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Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

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Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro - Página 10 Empty Re: Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

Mensagem por Bugólatra Seg Out 30, 2017 6:33 pm

Reinaldo escreveu:
Bugólatra escreveu:Com o golf acontece a mesma coisa, a capacidade útil de carga dele é apenas 533 kg enquanto a capacidade de tração chega a até 1800 kg para reboques com freio próprio.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
PBT !!!! Não tem nada de carga útil.... rsrrsrsrsr

A capacidade de tração pode ser até 10.000 Kgf ... Não importa, o que vale é o PBT somado...

Ainda bem que eu estou longe de ti pois do contrário eu estaria seriamente preocupado em levar coices, aff, acho que você deveria retornar ao primário e tentar aprender a somar, leia novamente a ficha técnica do golf que eu postei acima e some o peso do carro, e os pesos citados na capacidade de carga útil, e de tração que o carro tem, sei o quanto vai ser difícil você entender mas se você fizer isso com paciência você vai conseguir, pelo menos eu tenho esperança que sim.

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Mensagem por Reinaldo Seg Out 30, 2017 6:35 pm

Bugólatra escreveu:
Reinaldo escreveu:
Bugólatra escreveu:Com o golf acontece a mesma coisa, a capacidade útil de carga dele é apenas 533 kg enquanto a capacidade de tração chega a até 1800 kg para reboques com freio próprio.


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PBT !!!! Não tem nada de carga útil.... rsrrsrsrsr

A capacidade de tração pode ser até 10.000 Kgf ... Não importa, o que vale é o PBT somado...

Ainda bem que eu estou longe de ti pois do contrário eu estaria seriamente preocupado em levar coices, aff, acho que você deveria retornar ao primário e tentar aprender a somar, leia novamente a ficha técnica do golf que eu postei acima e some o peso do carro, e os pesos citados na capacidade de carga útil, e de tração que o carro tem, sei o quanto vai ser difícil você entender mas se você fizer isso com paciência você vai conseguir, pelo menos eu tenho esperança que sim.

Ave Maria... Rrsrsrsrrs
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Mensagem por Reinaldo Seg Out 30, 2017 6:38 pm

Reinaldo escreveu:
Beco escreveu:Bueno, o Detran-RS respondeu minha solicitação.

Perguntei:

Sou administrador de um site de buggies ([Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] e surgiu uma dúvida que dividiu os usuários. A categoria B da CNH permite conduzir um veículo com até 3.500kg de PBT. A dúvida é se, ao rebocar um buggy no cambão, o que vale é a soma dos dois Pesos Brutos Totais ou o Peso bruto dos dois somados? Ou seja, uma camionete que pesa, digamos, 2.500kg mas tem peso bruto total de 3.200kg, poderia tracionar um buggy de 700kg, desde que não estivesse carregada? O buggy seria carga no caso?

A resposta veio em um dia:

Conforme resposta encaminhada pela Divisão de Habilitação, informamos que a soma dos dois veículos não pode ultrapassar o peso bruto total (PBT) de 3500kg, senão poderá ser caracterizado como categoria "C".

Lembramos que há diferença entre Tara, que é peso próprio do veículo, acrescido dos pesos da carroçaria e equipamento, do combustível – pelo menos 90% da capacidade do(s) tanque(s), das ferramentas e dos acessórios, da roda sobressalente, do extintor de incêndio e do fluido de arrefecimento, expresso em quilogramas e PBT, que é o peso máximo (autorizado) que o veículo pode transmitir ao pavimento, constituído da soma da tara mais a lotação.




Bueno, esta é a interpretação do Detran-RS. Aqui, portanto, é bom cuidar a soma dos PBT do buggy e do carro trator. Esta é uma situação muito rara de se atingir, na verdade e me deu outra dúvida. No caso da liberação para motorhome, que é de 6.000kg, o buggy ficaria incluído também, desde que o motorhome tivesse, digamos 5.000kg?

Alguém poderia fazer as pesquisas nos demais Detrans do país?

Tá, perdi essa. Vamos para a próxima!

Bom... Acho que agora não tem mais dúvidas sobre quem está certo, né?

Eu aceito as desculpas sem rancor, de quem for humilde o bastante para reconhecer que eu estava certo o tempo todo...

Abraços a todos.

Reinaldo

Tô muito errado.... !!!!!! Hhahahhahahhaha Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy

Não sou só eu que está interpretando a lei como se deve...
Reinaldo
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Mensagem por Beco Seg Out 30, 2017 6:39 pm

ok, meninos, vamos dar um tempo nesta discussão. Fiz uma consulta ao Denatran e aos Detrans de Santa Catarina e Ceará. O de Santa recebeu e disse que vai responder. O do Ceará, nem tchum!

Vamos bloquear de novo e, quando tiver mais respostas, vou apagar todo o resto e colocar as informações oficiais, tá bom?

Aproveitem a semana!
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Mensagem por Beco Qua Nov 01, 2017 5:07 pm

ok, vou colocar as duas imagens passadas pelo Evilásio, com uma consulta ao Denatran e a respectiva resposta:


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desbloqueei, mas espero sinceramente, que não continuem com a briguinha, ok crianças?


Última edição por Beco em Qua Nov 01, 2017 9:04 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Bugólatra Sex Nov 03, 2017 9:05 am

Beco escreveu:ok, vou colocar as duas imagens passadas pelo Evilásio, com uma consulta ao Denatran e a respectiva resposta:




[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

desbloqueei, mas espero sinceramente, que não continuem com a briguinha, ok crianças?
Vou tentar explicar de forma mais clara a resposta do DENATRAN: O CMT (CARGA MÁXIMA DE TRAÇÃO) de todos os carros sempre é maior que o PBT (PESO BRUTO TOTAL), isso porque PBT é o peso bruto total que o veículo em si e tudo que está sustentado em cima dele impõe ao o solo, Ou seja! PBT é o peso do próprio veículo, de toda a carga, e lotação, que estiver em cima dele, já CMT é referente ao esforço que o veículo faz ao tracionar qualquer outro veículo, ou objeto, e o peso exercido por este arrasto é sempre menor que o peso real do objeto em si, Exemplo: Ninguém sozinho é capaz de levantar um buggy a pelo menos 1 palmo de altura, mas é capaz de empurra-lo sozinho pela distância que se fizer necessário.
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Mensagem por Nil Sex Nov 03, 2017 10:37 am

MELHOR ENCERRAR ESSE ASSUNTO.

COM O TEMPO, NOVAS INFORMAÇÕES DE  OUTROS DETRANS SERAO COLOCADAS.
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Mensagem por Reinaldo Seg Nov 20, 2017 12:30 pm

E aí? Não teve mais nenhuma resposta?
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Mensagem por Beco Seg Nov 20, 2017 4:24 pm

não, só o Detran gaúcho que respondeu.
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Mensagem por Bugólatra Qui Nov 30, 2017 5:00 pm

Recebida a resposta da consulta ao DENATRAN que referendou tudo que eu venho dizendo aqui desde o início, que o peso que importa quando um veículo de PBT de até 3.500 kg categoria B for tracionar um outro veículo deve respeitar é a CMT (CAPACIDADE MÁXIMA DE TRAÇÃO) do veículo rebocador, e do engate, e não o PBT, Um bom exemplo disso é a D-20 onde o PBT é de 3.500kg e a CMT é de 5.600kg o que permite qualquer um condutor com categoria B ao conduzir uma D20 poder rebocar uma F 4.000 sem nenhum restrição embora o mesmo motorista não possa conduzir a F4.000 para rebocar a D20, até porque esse tema é regulamentado única e exclusivamente pela resolução 197 como o próprio DENATRAN informou.


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