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Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

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Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro - Página 9 Empty Re: Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

Mensagem por Reinaldo Qui Out 26, 2017 6:27 pm

Beco escreveu:Bueno, o Detran-RS respondeu minha solicitação.

Perguntei:

Sou administrador de um site de buggies ([Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] e surgiu uma dúvida que dividiu os usuários. A categoria B da CNH permite conduzir um veículo com até 3.500kg de PBT. A dúvida é se, ao rebocar um buggy no cambão, o que vale é a soma dos dois Pesos Brutos Totais ou o Peso bruto dos dois somados? Ou seja, uma camionete que pesa, digamos, 2.500kg mas tem peso bruto total de 3.200kg, poderia tracionar um buggy de 700kg, desde que não estivesse carregada? O buggy seria carga no caso?

A resposta veio em um dia:

Conforme resposta encaminhada pela Divisão de Habilitação, informamos que a soma dos dois veículos não pode ultrapassar o peso bruto total (PBT) de 3500kg, senão poderá ser caracterizado como categoria "C".

Lembramos que há diferença entre Tara, que é peso próprio do veículo, acrescido dos pesos da carroçaria e equipamento, do combustível – pelo menos 90% da capacidade do(s) tanque(s), das ferramentas e dos acessórios, da roda sobressalente, do extintor de incêndio e do fluido de arrefecimento, expresso em quilogramas e PBT, que é o peso máximo (autorizado) que o veículo pode transmitir ao pavimento, constituído da soma da tara mais a lotação.




Bueno, esta é a interpretação do Detran-RS. Aqui, portanto, é bom cuidar a soma dos PBT do buggy e do carro trator. Esta é uma situação muito rara de se atingir, na verdade e me deu outra dúvida. No caso da liberação para motorhome, que é de 6.000kg, o buggy ficaria incluído também, desde que o motorhome tivesse, digamos 5.000kg?

Alguém poderia fazer as pesquisas nos demais Detrans do país?

Tá, perdi essa. Vamos para a próxima!

Bom... Acho que agora não tem mais dúvidas sobre quem está certo, né?

Eu aceito as desculpas sem rancor, de quem for humilde o bastante para reconhecer que eu estava certo o tempo todo...

Abraços a todos.

Reinaldo

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Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro - Página 9 Empty Re: Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

Mensagem por Beco Qui Out 26, 2017 6:43 pm

Vamos te pegar na próxima! hehehe Smile
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Mensagem por Reinaldo Qui Out 26, 2017 7:00 pm

Beco escreveu:Vamos te pegar na próxima! hehehe Smile

Não é uma desculpa propriamente dito, mas eu entendi e aceito.... Rrsrsrsrsrrsrsrsrsr

Abraços

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Mensagem por Beco Qui Out 26, 2017 7:31 pm

É o máximo que o Velho aqui pode dar! hehe, mas eu fui atrás da informação e não escondi! Acho que foi uma boa discussão, sim. E aprendemos um pouco mais. Repara que tem três palavras grifadas para dar destaque. Não acho que se tenha problemas rebocando acima deste limite, em alguns casos. Mas, como no parasol, estepe e chave de fenda, que são obrigatórios e nem todos usam... eu sempre procuro estar de acordo com todos os pontos da legislação, mesmo que não concorde. Meu buggy, pela idade, não precisa ter lavador de parabrisa ou espelho no lado direito ou encosto de cabeça. Mas, por muito tempo, andei com as regras na carteira para mostrar. Uso cintos abdominais porque a legislação permite em carros conversíveis. E, no meu Gurgel, abaixava o parabrisa só fora da estrada, pois tem uma regrinha (idiota, mas existe), que obriga o uso de capacete quando estiver sem o parabrisa...
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Mensagem por Bugólatra Seg Out 30, 2017 3:15 pm

Hehe, eu acho que essa discussão não vai terminar ainda, pelo menos por enquanto, no fórum 4X4 brasil também teve essa discussão e foi solicitado ao DENATRAN os devidos esclarecimentos e a resposta foi a seguinte.

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Mensagem por Reinaldo Seg Out 30, 2017 3:19 pm

Bugólatra escreveu:Hehe, eu acho que essa discussão não vai terminar ainda, pelo menos por enquanto, no fórum 4X4 brasil também teve essa discussão e foi solicitado ao DENATRAN os devidos esclarecimentos e a resposta foi a seguinte.

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Hhahahhahahhahahah!!!!!! Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy

2006 ???????? Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
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Mensagem por Beco Seg Out 30, 2017 3:20 pm

ok, Evilásio! Tens autorização do Planeta para fazer esta mesma consulta em nosso nome. Mas precisamos algo mais palpável, como o embasamento legal da coisa e maior explicidade. O que tem ali não dá para mostrar a um agente de trânsito...

Acho que a única coisa que dá para fazer, caso haja alguma intimação, como sempre, é pedir que o agente identifique perfeitamente o que está multando. Não apenas colocando um artigo da lei, mas escrevendo o que está rolando. Se não fizer, podes fazer isso na assinatura do termo. Nunca se negar a assinar, que é furada.
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Mensagem por Beco Seg Out 30, 2017 3:21 pm

fiz a mesma consulta para o Detran de Santa Catarina e o do Ceará. Vamos ver o que eles respondem. Agora, fazer a consulta ao Denatran pode ser interessante, mas tem que ser mais explícita a resposta.
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Mensagem por Bugólatra Seg Out 30, 2017 3:25 pm

Além do mais a legislação foi bem clara quando regulamentou os towbar para veículos até 3500kg deixando o fabricante do reboque fazer os ensaios e determinar a CMT para cada reboque e as industrias automobilísticas determinarem o CMT para cada carro por isso a ficha técnica da D-20 mostra que ela tem o PBT inferior a 3500km sendo exigido apenas a categoria B para dirigi-la mesmo ela tedo a capacidade e autorização de tracionar um reboque de até 5.600km


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Mensagem por Reinaldo Seg Out 30, 2017 3:28 pm

Beco escreveu:fiz a mesma consulta para o Detran de Santa Catarina e o do Ceará. Vamos ver o que eles respondem. Agora, fazer a consulta ao Denatran pode ser interessante, mas tem que ser mais explícita a resposta.

Por que não fez a pergunta para todos os estados? Aí faz uma média das respostas... Rrsrsrrsrsrs

Desculpe é brincadeira... Rrsrsrrsrsrrsrsrsrsrrsrs

Abraços

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Mensagem por Bugólatra Seg Out 30, 2017 3:31 pm

Beco escreveu:ok, Evilásio! Tens autorização do Planeta para fazer esta mesma consulta em nosso nome. Mas precisamos algo mais palpável, como o embasamento legal da coisa e maior explicidade. O que tem ali não dá para mostrar a um agente de trânsito...

Acho que a única coisa que dá para fazer, caso haja alguma intimação, como sempre, é pedir que o agente identifique perfeitamente o que está multando. Não apenas colocando um artigo da lei, mas escrevendo o que está rolando. Se não fizer, podes fazer isso na assinatura do termo. Nunca se negar a assinar, que é furada.
Vou fazer isso, mas gostei das respostas do 4X4 Brasil porque esse tema vem sendo debatido lá a anos inclusive hoje eu reacendi a discussão lá mas com certeza não haverá nada de novo pois a resolução que regulamentou isso permanece em vigor e inalterada desde que foi proclamada em 2006 tendo apenas uma pequena retificação no mesmo ano

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Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro - Página 9 Empty Re: Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

Mensagem por Bugólatra Seg Out 30, 2017 3:37 pm

Com o golf acontece a mesma coisa, a capacidade útil de carga dele é apenas 533 kg enquanto a capacidade de tração chega a até 1800 kg para reboques com freio próprio.


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Mensagem por Beco Seg Out 30, 2017 3:42 pm

não esqueça que os freios inerciais não estão presentes no buggy!
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Mensagem por Beco Seg Out 30, 2017 3:43 pm

até dá pra fazer um sistema de cambão com freios inerciais ligados ao sistema de freios do buggy, mas acho que não seria uma grande ideia...
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Mensagem por Bugólatra Seg Out 30, 2017 4:06 pm

Fiz a consulta ao DENATRAN com a seguinte pergunta, Sou proprietário de um buggy, e um Gurgel Tocantins, e no momento estou em plena negociação para a aquisição de um jipe willys, participo de vários fóruns inerente a esses carros e num desses fóruns surgiu uma dúvida que dividiu a opinião dos participantes por isso gostaria de obter esclarecimentos sobre a seguinte pergunta: Um motorista com CNH categoria B conduzindo seu veículo para rebocar um buggy que pesa aproximadamente 600 kg, ou um jipe que pesa aproximadamente 2.000kg deve considerar o peso do veículo rebocado junto ao o PBT (Peso bruto total) do carro rebocador ou levar em consideração o limite da CMT (Carga Máxima de tração) do veículo rebocador? 

Agora é só aguardar a resposta, o que me desanimou foi que essa resposta pode demorar entre 20 e 60 dias.
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Mensagem por Bugólatra Seg Out 30, 2017 4:09 pm

Beco escreveu:não esqueça que os freios inerciais não estão presentes no buggy!
Mas um buggy não pesa 1800kg, o peso do buggy está em conformidade com o permitido para o golf que é 680kg sem maiores exigências além da corrente e chicote de iluminação.
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Mensagem por Bugólatra Seg Out 30, 2017 4:16 pm

Segue o link com a ficha técnica do Golf somente para servir de exemplo do que eu venho afirmando aqui nesse tópico que o peso que é levado em consideração ao rebocar outro veículo é baseado na CMT(Carga Máxima de Tração) do carro rebocador e não o PBT(Peso Bruto Total) pois se assim fosse seria necessário ter a CNH categoria C para se conduzir um golf quando este fosse utilizado em sua total capacidade onde seria somado o peso do carro que é 1.317 quilos, + os 533 quilos de carga útil interna, + os 1800 quilos possíveis de rebocar o que somado daria exatos 3.650 quilos, ou seja! 150 quilos acima da capacidade permitida para a categoria B.

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Mensagem por Reinaldo Seg Out 30, 2017 4:34 pm

Bugólatra escreveu:Com o golf acontece a mesma coisa, a capacidade útil de carga dele é apenas 533 kg enquanto a capacidade de tração chega a até 1800 kg para reboques com freio próprio.


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PBT !!!! Não tem nada de carga útil.... rsrrsrsrsr

A capacidade de tração pode ser até 10.000 Kgf ... Não importa, o que vale é o PBT somado...
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Mensagem por Reinaldo Seg Out 30, 2017 4:39 pm

Bugólatra escreveu:Fiz a consulta ao DENATRAN com a seguinte pergunta, Sou proprietário de um buggy, e um Gurgel Tocantins, e no momento estou em plena negociação para a aquisição de um jipe willys, participo de vários fóruns inerente a esses carros e num desses fóruns surgiu uma dúvida que dividiu a opinião dos participantes por isso gostaria de obter esclarecimentos sobre a seguinte pergunta: Um motorista com CNH categoria B conduzindo seu veículo para rebocar um buggy que pesa aproximadamente 600 kg, ou um jipe que pesa aproximadamente 2.000kg deve considerar o peso do veículo rebocado junto ao o PBT (Peso bruto total) do carro rebocador ou levar em consideração o limite da CMT (Carga Máxima de tração) do veículo rebocador? 

Agora é só aguardar a resposta, o que me desanimou foi que essa resposta pode demorar entre 20 e 60 dias.

Nossa mãe.... Que pergunta confusa.... Misturou tudo.... Rrsrsrrsrsrsrsr

É possível que receba uma resposta completamente diferente do tema...

Tinha que perguntar se soma o PBT dos dois carros quando rebocando... Só isso... Rrsrsrrsrsrsr

Acho que vou ter que continuar escrevendo os capítulos...

Tudo bem que isso movimenta o fórum, mas já está ficando sem graça... Além de fazer um grande desserviço para quem busca informação correta que já foi comprovada...

Mas... Tudo bem... Vão em frente!

Abraços.

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Mensagem por Reinaldo Seg Out 30, 2017 4:47 pm

Bugólatra escreveu:Segue o link com a ficha técnica do Golf somente para servir de exemplo do que eu venho afirmando aqui nesse tópico que o peso que é levado em consideração ao rebocar outro veículo é baseado na CMT(Carga Máxima de Tração) do carro rebocador e não o PBT(Peso Bruto Total) pois se assim fosse seria necessário ter a CNH categoria C para se conduzir um golf quando este fosse utilizado em sua total capacidade onde seria somado o peso do carro que é 1.317 quilos, + os 533 quilos de carga útil interna, + os 1800 quilos possíveis de rebocar o que somado daria exatos 3.650 quilos, ou seja! 150 quilos acima da capacidade permitida para a categoria B.

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É isso mesmo! Se a soma dos PBTs dos dois carros for maior que 3.500 Kg tem que ter CNH C para cima para poder conduzir... Não importa com qual carro for...

Carlão tem usar da mesma medida que anteriormente... Isso é errado, ficar postando esse monte de coisas só para confundir mais ainda o pessoal...

Você pediu "silêncio" até a resposta da sua consulta, que por sinal parece que não foi suficiente nem para você nem para o ego de alguns...

Deveria solicitar silêncio até as respostas das suas novas consultas também...

Para o Evilasio não adianta, ele vai continuar postando qualquer coisa, para tentar contradizer e satisfazer as suas necessidade de estar sempre certo...  Seja qual for e quantas respostas você conseguir... rrsrsrrsrs

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Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro - Página 9 Empty Re: Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

Mensagem por Bugólatra Seg Out 30, 2017 5:38 pm

A resposta mostrada acima foi respondida pura e simplesmente pelo DENATRAN, ou seja! foi uma manifestação clara, direta, emitida pelo órgão máximo que regula todas as leis de transito do país inteiro, inclusive essa aqui debatida, então isso deixa mais que provado e comprovado que tudo que eu, e todos os outros, vem dizendo aqui nesse tópico está correto, e que tudo que você escreveu até agora simplesmente não passou de balela, conversa fiada sem sentido, somente no intuito de confundir os membros mais recentes, ou menos esclarecidos no assunto, que lerem as suas mensagens completamente equivocadas.
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Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro - Página 9 Empty Re: Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

Mensagem por Reinaldo Seg Out 30, 2017 5:55 pm

Bugólatra escreveu:A resposta mostrada acima foi respondida pura e simplesmente pelo DENATRAN, ou seja! foi uma manifestação clara, emitida pelo órgão máximo que regula todas as leis de transito do país inteiro, inclusive essa aqui debatida, então isso deixa mais que provado e comprovado que tudo que eu e os outros vem dizendo aqui nesse tópico está correto, e que tudo que você escreveu até agora não passou de balela, conversa fiada sem sentido, somente no intuito de confundir os membros mais recentes ou menos esclarecidos no assunto que lerem as suas mensagens completamente equivocadas.

Claro... Claro...

Uma consulta feita em 2006 que foi atualizada diversas vez até hoje, vale bem mais do que o texto escrito da lei atualizada que postei e esclareci a interpretação, e ainda a consulta do Carlão(Beco) recentemente...

Nada disso vale para você né?

Tá ficando ridículo isso... Graças a Deus, a maioria aqui sabe ler e entender o que está escrito...

Tá fazendo papel de bobo... É até feio...(Não você, a atitude...rsrrsrsr).

Se tiver alguma lei mais atual ou alguma resolução nova contraria a que eu indiquei e comprovei, pode postar... É até bom para nos mantermos atualizados, mas postar besteira confundindo todo mundo só para satisfazer seu ego, não é bom para o fórum... Que é uma fonte séria de consulta...

Abraços.

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Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro - Página 9 Empty Re: Cambão: Capacidade de tração em kg versus peso do carro

Mensagem por Bugólatra Seg Out 30, 2017 6:00 pm

A resolução 197, em questão, continua em vigor e inalterada tal qual estava no dia da consulta, portanto a resposta do DENATRAN continua atualizada tal qual a resolução.
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Mensagem por Reinaldo Seg Out 30, 2017 6:03 pm

Bugólatra escreveu:A resolução 197, em questão, continua em vigor e inalterada tal qual estava no dia da consulta, portanto a resposta do DENATRAN continua atualizada tal qual a resolução.

Tá errado!!!!!
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Mensagem por Bugólatra Seg Out 30, 2017 6:11 pm

Reinaldo escreveu:
Bugólatra escreveu:A resolução 197, em questão, continua em vigor e inalterada tal qual estava no dia da consulta, portanto a resposta do DENATRAN continua atualizada tal qual a resolução.

Tá errado!!!!!


Somente pra você que ela está errada! Já para todos os outros mais de 200.000.000 de brasileiros, incluindo os agentes de trânsito das esferas federal, estaduais, e municipais, ela está atualizadíssima, valendo, e servindo de referência para todos se basearem no assunto debatido aqui.
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Mensagem por Bugólatra Seg Out 30, 2017 6:33 pm

Reinaldo escreveu:
Bugólatra escreveu:Com o golf acontece a mesma coisa, a capacidade útil de carga dele é apenas 533 kg enquanto a capacidade de tração chega a até 1800 kg para reboques com freio próprio.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
PBT !!!! Não tem nada de carga útil.... rsrrsrsrsr

A capacidade de tração pode ser até 10.000 Kgf ... Não importa, o que vale é o PBT somado...

Ainda bem que eu estou longe de ti pois do contrário eu estaria seriamente preocupado em levar coices, aff, acho que você deveria retornar ao primário e tentar aprender a somar, leia novamente a ficha técnica do golf que eu postei acima e some o peso do carro, e os pesos citados na capacidade de carga útil, e de tração que o carro tem, sei o quanto vai ser difícil você entender mas se você fizer isso com paciência você vai conseguir, pelo menos eu tenho esperança que sim.
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