Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

troca do cilindro mestre

+18
Fabiano Marques
LEONARDO RS
Samuca
Ed
Maidana
Pescador
Fabrício®©
GTMartini
eder_gaiola
FUJTSU
Rick
Bugólatra
MARCO SAQUAREMA
Kleyton Maia
Pedro Monitor
Clayton
jperson
jose augusto
22 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

freio - troca do cilindro mestre - Página 2 Empty Re: troca do cilindro mestre

Mensagem por eder_gaiola Ter Fev 15, 2011 7:36 pm

Até que não muda muito pra antiga!!!

Dei uma pintada no assoalho pq tava feio demais!!! caiu fluido e o ex-proprietário nao limpo estrago a pintura

no mesmo dia que comprei arranquei essa porcaria fora!!!

eu ia coloca o mesmo sistema mas fiquei sabendo que é perigoso!!! então parti pro duplo!!!

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

eder_gaiola
Desbravador
Desbravador

Número de Mensagens : 200
Data de inscrição : 02/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

freio - troca do cilindro mestre - Página 2 Empty Re: troca do cilindro mestre

Mensagem por Pescador Qua Fev 16, 2011 8:29 am

GTMartini escreveu:Na verdade em qqr lugar q vc por a cebolinha e ela entrar vc pode colocar. Eu tenho duas uma que esta com defeito e só serve pra tampar um furo que nao estou usando pois pra tras eu só coloquei um tubo. O ideal (e que qro fazer qdo tiver paciencia) é levar um pra cada roda sim, até pq se levar só um pra tras, os freios ficam mto fracos atras (a força divide em duas rodas). Até onde sei, o correto é colocar um pra cada roda em X ou seja, a roda direita da frente com a roda esquerda traseira em um corpo e as outras no outro, pois assim se der algum problema em um dos corpos, as outras rodas funcionarao cruzadas. E ai sobra um lugar pra colocar o sensor (no corpo mais a frente)

Dêem uma olhada na furação que fica dentro de cada buraco e verão que onde entra o sensor a furação é maior, então o certo é colocar dois sensores en série, é assim que as brasilias saem da fábrica, com cilindro mestre duplo com 2 sensores um para frente e outro para a trazeira, e só vai uma tubulação para a trazeira.
Pescador
Pescador
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 432
Idade : 54
Localização : rio de janeiro
Tipo de Buggy : Giants
Pontos : 5827
Data de inscrição : 21/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

freio - troca do cilindro mestre - Página 2 Empty Re: troca do cilindro mestre

Mensagem por eder_gaiola Qua Fev 16, 2011 9:17 am

Pescador escreveu:
GTMartini escreveu:Na verdade em qqr lugar q vc por a cebolinha e ela entrar vc pode colocar. Eu tenho duas uma que esta com defeito e só serve pra tampar um furo que nao estou usando pois pra tras eu só coloquei um tubo. O ideal (e que qro fazer qdo tiver paciencia) é levar um pra cada roda sim, até pq se levar só um pra tras, os freios ficam mto fracos atras (a força divide em duas rodas). Até onde sei, o correto é colocar um pra cada roda em X ou seja, a roda direita da frente com a roda esquerda traseira em um corpo e as outras no outro, pois assim se der algum problema em um dos corpos, as outras rodas funcionarao cruzadas. E ai sobra um lugar pra colocar o sensor (no corpo mais a frente)

Dêem uma olhada na furação que fica dentro de cada buraco e verão que onde entra o sensor a furação é maior, então o certo é colocar dois sensores en série, é assim que as brasilias saem da fábrica, com cilindro mestre duplo com 2 sensores um para frente e outro para a trazeira, e só vai uma tubulação para a trazeira.

Agora não entendi mais nada!!! não é um tubo para cada roda? e uma cebolinha?

HELPPP
eder_gaiola
eder_gaiola
Desbravador
Desbravador

Número de Mensagens : 200
Localização : Casa
Tipo de Buggy : Gaiola
Pontos : 5157
Data de inscrição : 02/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

freio - troca do cilindro mestre - Página 2 Empty Re: troca do cilindro mestre

Mensagem por GTMartini Qua Fev 16, 2011 10:24 am

Esses furos maiores não sao pra cebolinha e nem tubulação.
São pra entrada do fluido que vem do reservatorio. É uma entrada pra cada corpo, vc tem que fazer uma mangueira em Y ou eu nao sei se tem algum reservatorio que fica preso em cima que nem esse do simples.
Os outros 5 sao um pra cada roda e um pra cebollinha mesmo Eder
GTMartini
GTMartini
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 708
Idade : 43
Localização : Tatui
Tipo de Buggy : Abais
Pontos : 5631
Data de inscrição : 10/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

freio - troca do cilindro mestre - Página 2 Empty Re: troca do cilindro mestre

Mensagem por eder_gaiola Qua Fev 16, 2011 3:00 pm

o reservatório é este

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
eder_gaiola
eder_gaiola
Desbravador
Desbravador

Número de Mensagens : 200
Localização : Casa
Tipo de Buggy : Gaiola
Pontos : 5157
Data de inscrição : 02/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

freio - troca do cilindro mestre - Página 2 Empty Re: troca do cilindro mestre

Mensagem por Bugólatra Seg Mar 07, 2011 10:34 pm

Tópico fundido a um semelhante que já existia.
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11764
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

freio - troca do cilindro mestre - Página 2 Empty Esquema de instalação do cilindro mestre duplo

Mensagem por Maidana Dom Jul 03, 2011 8:12 am

Esquema de instalação do cilindro mestre duplo e canos no buggy alguem tem?
Estou trocando o sistema e quero eu mesmo fazer as ligações...outra pergunta normalmente o cano fica longo e o pessoal dá umas voltas tipo aspiral (mola ) para encurtar o cano,,,como fazer isso sem dobrar demais e entupir o cano?
Maidana
Maidana
Novato

Número de Mensagens : 9
Localização : S.Paulo
Tipo de Buggy : Kadron - Street
Pontos : 5789
Data de inscrição : 11/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

freio - troca do cilindro mestre - Página 2 Empty Re: troca do cilindro mestre

Mensagem por Ed Dom Jul 03, 2011 8:27 am

Meça ele e vá até um freieiro para encurtar, fica igual original.
Ed
Ed
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 969
Idade : 54
Localização : Campinas, SP
Tipo de Buggy : Terral 2 com a frente remodelada com faróis redondos.
Pontos : 6715
Data de inscrição : 06/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

freio - troca do cilindro mestre - Página 2 Empty Re: troca do cilindro mestre

Mensagem por Samuca Dom Jul 03, 2011 8:56 am

pois é pessoal, eu tava fuçando num site de como as coisas funcionam,e descobri q a bomba dupla iguala a pressao em todas as rodas(pressao de fluido)qdo esse sistema ta funcion perfeitamente, freio a tambor já freia menos q disco, e ainda em carros leves na traseira é usado um equalizador de freio q reduz a pressao q chega nas rodas tras.entao indiferente se vc colocar um ou dois canos p/ tras vc tera a mesma pressao, pois o fluido nao pode ser comprimido(incompressivel).Com dois canos p/ tras vc só dividirá a vazao, mas nao a pressao final,ja´q mesmo sem acionar o pedal de freio, os canos estarao cheios de fluido.foi assim q entendi. Very Happy
Samuca
Samuca
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 117
Idade : 46
Localização : pomerode/sc
Tipo de Buggy : glaspac 72 azul,
Pontos : 4940
Data de inscrição : 10/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

freio - troca do cilindro mestre - Página 2 Empty Re: troca do cilindro mestre

Mensagem por Maidana Dom Jul 03, 2011 9:47 am

Achei esta materia aprendendo conhecendo TRW cilindro duplo , mas ficou muito tecnico preciso do desenho com a direção e fixação dos canos e a sangria dos mesmos , mas a materia deve ajudar a muito no entendimento segue>

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Maidana
Maidana
Novato

Número de Mensagens : 9
Localização : S.Paulo
Tipo de Buggy : Kadron - Street
Pontos : 5789
Data de inscrição : 11/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

freio - troca do cilindro mestre - Página 2 Empty Re: troca do cilindro mestre

Mensagem por Samuca Dom Jul 03, 2011 10:37 am

aí Maidana, agora descobri q eu tava fazendo uma baita cag@#$% no meu buggy semana passada pois eu tava invertendo os canos diant e tras do meu sistema no cilindro mestre, devido À PRESSAO residual q tem p/ o freio à tambor. entendi tudinho, mas se eu for explicarà alguem tô ferrado. Mad
Samuca
Samuca
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 117
Idade : 46
Localização : pomerode/sc
Tipo de Buggy : glaspac 72 azul,
Pontos : 4940
Data de inscrição : 10/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

freio - troca do cilindro mestre - Página 2 Empty Re: troca do cilindro mestre

Mensagem por Samuca Dom Jul 03, 2011 10:46 am

aí Maidana, agora descobri q eu tava fazendo uma baita cag@#$% no meu buggy semana passada pois eu tava invertendo os canos diant e tras do meu sistema no cilindro mestre, devido À PRESSAO residual q tem p/ o freio à tambor. entendi tudinho, mas se eu for explicarà alguem tô ferrado. Mad
Samuca
Samuca
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 117
Idade : 46
Localização : pomerode/sc
Tipo de Buggy : glaspac 72 azul,
Pontos : 4940
Data de inscrição : 10/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

freio - troca do cilindro mestre - Página 2 Empty Freio cilindro mestre duplo

Mensagem por Maidana Seg Jul 04, 2011 7:43 am

Bom....ainda bem que ja ajudou alguem....achei um esquema com desenho de ligação ....não em x , pois na materia que li ....colocar ligação dos canos de freio em x só a partir do ano 1976 em que as rodas traseiras ficaram negativas , foi introduzido no Brasil com o passat acho que em 1976.....antes disso a ligação dos tubos deve ser em paralelo roda diant e roda traseira.....mas vou ver se aclaro melhor as ideias e entendimento , pois para quem é leigo até a interpretação atrapalha.....acho melhor achar o esquema original da Brasilia feita pela VW
Maidana
Maidana
Novato

Número de Mensagens : 9
Localização : S.Paulo
Tipo de Buggy : Kadron - Street
Pontos : 5789
Data de inscrição : 11/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

freio - troca do cilindro mestre - Página 2 Empty Re: troca do cilindro mestre

Mensagem por Convidad Seg Jul 04, 2011 3:39 pm

Maidana escreveu:Bom....ainda bem que ja ajudou alguem....achei um esquema com desenho de ligação ....não em x , pois na materia que li ....colocar ligação dos canos de freio em x só a partir do ano 1976 em que as rodas traseiras ficaram negativas , foi introduzido no Brasil com o passat acho que em 1976.....antes disso a ligação dos tubos deve ser em paralelo roda diant e roda traseira.....mas vou ver se aclaro melhor as ideias e entendimento , pois para quem é leigo até a interpretação atrapalha.....acho melhor achar o esquema original da Brasilia feita pela VW



Uma observaçao muito importante nos Buggys que são leves, é andar com os freios traseiros sempre bem regulados para evitar arrastar com facilidade a frente.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

freio - troca do cilindro mestre - Página 2 Empty Re: troca do cilindro mestre

Mensagem por GTMartini Seg Jul 04, 2011 4:43 pm

Maidana escreveu:Achei esta materia aprendendo conhecendo TRW cilindro duplo , mas ficou muito tecnico preciso do desenho com a direção e fixação dos canos e a sangria dos mesmos , mas a materia deve ajudar a muito no entendimento segue>

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


bacana
GTMartini
GTMartini
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 708
Idade : 43
Localização : Tatui
Tipo de Buggy : Abais
Pontos : 5631
Data de inscrição : 10/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

freio - troca do cilindro mestre - Página 2 Empty Re: troca do cilindro mestre

Mensagem por Pescador Qua Jul 06, 2011 10:51 am

o meu é assim


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Pescador
Pescador
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 432
Idade : 54
Localização : rio de janeiro
Tipo de Buggy : Giants
Pontos : 5827
Data de inscrição : 21/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

freio - troca do cilindro mestre - Página 2 Empty Re: troca do cilindro mestre

Mensagem por Clayton Seg Jul 11, 2011 8:08 am

Pescador, você pode melhorar esse circuito de freio, tem uma saída inutilizada no corpo traseiro, pode liga-la em uma roda dianteira, comprar mais um tubo comprido(traseiro) e liga-lo em uma roda traseira mas no corpo dianteiro, fazendo um circuito em "x", entendeu?
Clayton
Clayton
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1397
Idade : 51
Localização : Mogi Guaçu/SP
Tipo de Buggy : Glaspac 1971
Pontos : 7110
Data de inscrição : 22/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

freio - troca do cilindro mestre - Página 2 Empty Re: troca do cilindro mestre

Mensagem por Pescador Seg Jul 11, 2011 2:32 pm

Clayton escreveu:Pescador, você pode melhorar esse circuito de freio, tem uma saída inutilizada no corpo traseiro, pode liga-la em uma roda dianteira, comprar mais um tubo comprido(traseiro) e liga-lo em uma roda traseira mas no corpo dianteiro, fazendo um circuito em "x", entendeu?

entendi perfeitamente sua informação, mas um amigo que é mecânico das antigas disse que essa saída é para fazer a sangria do cilindro e podemos ver que essa saída é diferente das outras, não sei que também tem a mesma rosca das outras saídas
Pescador
Pescador
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 432
Idade : 54
Localização : rio de janeiro
Tipo de Buggy : Giants
Pontos : 5827
Data de inscrição : 21/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

freio - troca do cilindro mestre - Página 2 Empty Re: troca do cilindro mestre

Mensagem por Clayton Qua Jul 13, 2011 7:46 pm

Pescador, o seu amigo está enganado, já montei cilindro duplo desse jeito que mencionei e ficou ok. Além do mais, quando montar o cilindro pode começar fazendo a sangria pelo próprio tubo, depois para as rodas.
Clayton
Clayton
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1397
Idade : 51
Localização : Mogi Guaçu/SP
Tipo de Buggy : Glaspac 1971
Pontos : 7110
Data de inscrição : 22/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

freio - troca do cilindro mestre - Página 2 Empty Re: troca do cilindro mestre

Mensagem por LEONARDO RS Dom Jul 17, 2011 6:04 pm

Opá!

Alguém já utilizou cilindro mestre duplo da kombi 82...?
LEONARDO RS
LEONARDO RS
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 87
Localização : CACHOEIRINHA RS
Tipo de Buggy : CHASSIS TUBULAR
MOTOR AP 1.9 fluxo cruzado
272° FUELTECH
levemente forte
CORTANDO GIRO... no video aew
https://www.youtube.com/watch?v=9yxpco93OoE



Pontos : 4805
Data de inscrição : 16/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

freio - troca do cilindro mestre - Página 2 Empty Re: troca do cilindro mestre

Mensagem por Fabiano Marques Dom Jul 17, 2011 9:00 pm

Ontem vi um amigo meu adaptando o cilindro mestre de corsa sedan no fusca!
Fabiano Marques
Fabiano Marques
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2126
Idade : 38
Localização : Conceição da Feira-BA
Tipo de Buggy : Toy
Pontos : 7287
Data de inscrição : 19/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

freio - troca do cilindro mestre - Página 2 Empty Re: troca do cilindro mestre

Mensagem por Fabiano Marques Ter Jan 31, 2012 7:22 pm

É seguro cortar diminuir e soldar o cano do freio ou é melhor dar umas voltas tipo aspiral para diminuir o cano do freio?
Fabiano Marques
Fabiano Marques
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2126
Idade : 38
Localização : Conceição da Feira-BA
Tipo de Buggy : Toy
Pontos : 7287
Data de inscrição : 19/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

freio - troca do cilindro mestre - Página 2 Empty Re: troca do cilindro mestre

Mensagem por Bugólatra Ter Jan 31, 2012 7:27 pm

Fabiano Marques escreveu:É seguro cortar diminuir e soldar o cano do freio ou é melhor dar umas voltas tipo aspiral para diminuir o cano do freio?
tanto faz, os dois modos são seguros desde que quando cortar o cano faça a ponta corretamente pra evitar vazamentos.
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11764
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

freio - troca do cilindro mestre - Página 2 Empty Re: troca do cilindro mestre

Mensagem por Fabiano Marques Ter Jan 31, 2012 7:39 pm

Bugólatra escreveu:
Fabiano Marques escreveu:É seguro cortar diminuir e soldar o cano do freio ou é melhor dar umas voltas tipo aspiral para diminuir o cano do freio?
tanto faz, os dois modos são seguros desde que quando cortar o cano faça a ponta corretamente pra evitar vazamentos.
Valeu Evilásio, hoje comprei um cano novo amanhã vou instalar, já que os dois modos são seguros a primeira opção vai ser cortar e soldar, mais se não encontrar alguém para soldar vou dar umas voltas no cano para diminuir e instalar assim mesmo.
Fabiano Marques
Fabiano Marques
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2126
Idade : 38
Localização : Conceição da Feira-BA
Tipo de Buggy : Toy
Pontos : 7287
Data de inscrição : 19/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

freio - troca do cilindro mestre - Página 2 Empty Re: troca do cilindro mestre

Mensagem por Bugólatra Ter Jan 31, 2012 7:42 pm

Fabiano Marques escreveu:
Bugólatra escreveu:
Fabiano Marques escreveu:É seguro cortar diminuir e soldar o cano do freio ou é melhor dar umas voltas tipo aspiral para diminuir o cano do freio?
tanto faz, os dois modos são seguros desde que quando cortar o cano faça a ponta corretamente pra evitar vazamentos.
Valeu Evilásio, hoje comprei um cano novo amanhã vou instalar, já que os dois modos são seguros a primeira opção vai ser cortar e soldar, mais se não encontrar alguém para soldar vou dar umas voltas no cano para diminuir e instalar assim mesmo.
Nããããooooo é pra soldar Fabiano rsrsrs, use uma conexão de cobre e faça as pontas com um equipamento próprio pra isto, qualquer mecânico sabe fazer isso.
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11764
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

freio - troca do cilindro mestre - Página 2 Empty Re: troca do cilindro mestre

Mensagem por Fabiano Marques Ter Jan 31, 2012 7:54 pm

Bugólatra escreveu:
Nããããooooo é pra soldar Fabiano rsrsrs, use uma conexão de cobre e faça as pontas com um equipamento próprio pra isto, qualquer mecânico sabe fazer isso.
Agora entendi como deve ser feito, vou tentar encontrar a conexão, aproveitando a sua boa vontade em ajudar você tem alguma sugestão de como eu diminuir o cabo de freio de mão, é que comprei hoje os canos do freio e os cabos de freio de mão novos e amanhã pretendo troca-los aproveitar que tirei a carroçeria para reformar o chassi e assim fica mais fácil de fazer o serviço, tava pensando em cortar o cabo na parte que prende na roda, será que dá certo?
Fabiano Marques
Fabiano Marques
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2126
Idade : 38
Localização : Conceição da Feira-BA
Tipo de Buggy : Toy
Pontos : 7287
Data de inscrição : 19/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

freio - troca do cilindro mestre - Página 2 Empty Re: troca do cilindro mestre

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos