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Direção pesada e não desfaz sozinha

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Mensagem por albertocn Dom Out 23, 2011 3:19 pm

Caros colegas,

Tenho um Fibravan Vip 1600.
A suspensão estava baixa e qualquer buraco era uma pancada.
Coloquei quase tudo novo na suspensão dianteira dele (Caixa e amortecedor de direção TRW novos, terminais de direção Nakata, amortecedores originais
TRW
de dupla ação e um feixe de molas novo). A suspensão ficou bem melhor...

Mas o meu problema agora é que a direção ficou pesada e depois da curva tenho que desfazer o volante senão ele continua esterçado. Só rodei 250 km depois da reforma.

O meu mecânico disse que não pode mexer nas regulagens da caixa de direção porque senão perco a garantia da mesma.

Vocês têm alguma dica do que pode estar acontecendo?
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Mensagem por jperson Dom Out 23, 2011 3:24 pm

Alberto, isso é sintoma de caixa de direção desregulada, quando o parafuso de regulagem em cima dela tá muito apertado.
Normalmente uma nova regulagem resolve.
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Mensagem por Convidad Dom Out 23, 2011 6:10 pm

Alberto, é exatamente isso que o Jperson falou, levante a frente do buggy um pouco e vai soltando o parafuso de regulagem da caixa até sentir que não esta mais pesado,cuidado apenas para não soltar muito e ficar com folga.

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Mensagem por Beco Dom Out 23, 2011 7:56 pm

Pode ser o velho problema do caster. Dá uma olhada no site que tem alguma coisa sobre isso, acho que em https://planetabuggy.forumeiros.com/t185-rebocando-o-buggy


Última edição por Carlão em Dom Out 23, 2011 8:01 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : alterando o link)
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Mensagem por Convidad Dom Out 23, 2011 8:32 pm

Heheheh, ninguém lembra do cáster e o Carlão sempre lembra que ninguém se lembra... entenderam, não?!

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Mensagem por Beco Seg Out 24, 2011 3:42 am

o povo esquece... Very Happy
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Mensagem por lubisomem01 Seg Out 24, 2011 10:16 am

já fez o alinhamento ? um amigo meu teve problema com uma cx trw nova e teve que troca-la..
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Mensagem por Ed Seg Out 24, 2011 11:41 am

Manda seu mecanico (trocador de peças) caçar sapo de bodoque e procure outro que irá regular o parafuso da caixa no ponto certo. Se não estivesse pesada e só com problema de retorno do esterço, aí sim poderia ser outra hipotese.
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Mensagem por Antonio Marcos Silva Seg Out 24, 2011 12:09 pm

Semana passada fiz o embuchamento das mangas de eixo,em seguida dei pino troquei o disco de acplamento da direção(aquela borracha) depois troquei a caixa de direção por uma TRW e fianalmente alinhei todo o conjunto,mas mesmo assim permanece pesada a direção .

O mecanico afirmou que tem que rodar para amaciar é verdade???

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Mensagem por Nevio Seg Out 24, 2011 12:37 pm

Faça um regime amigão........kkkkkkkkkkkkkkk.....
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Mensagem por Antonio Marcos Silva Seg Out 24, 2011 12:51 pm

Nem preciso de academia,com essa direção..

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Mensagem por Beco Seg Out 24, 2011 2:22 pm

Mas com caster errado, a direção também fica muito pesada!
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Mensagem por grtecno® Seg Out 24, 2011 2:22 pm

Antonio Marcos Silva escreveu:Semana passada fiz o embuchamento das mangas de eixo,em seguida dei pino troquei o disco de acplamento da direção(aquela borracha) depois troquei a caixa de direção por uma TRW e fianalmente alinhei todo o conjunto,mas mesmo assim permanece pesada a direção .

O mecanico afirmou que tem que rodar para amaciar é verdade???

A verdade é que tão te enrrolando...
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Mensagem por albertocn Seg Out 24, 2011 10:12 pm

Carlão escreveu:Mas com caster errado, a direção também fica muito pesada!
Obrigado pessoal. As respostas foram muito rápidas mesmo. Eu fiz o alinhamento em local de confiança. Mas como eles não lidam muito com Buggy, podem ter esquecido ou não ter usado os valores corretos do Caster. Será que usara os valores padrão do fusca? São diferentes no Buggy? Onde será que posso encontrá-los?


Quanto ao parafuso da caixa, tem umas marcas de tinta amarela nos parafusos, como se fosse para identificar se foi feito algum aperto ou folga. Meu mecânico me falou que caso ele aperte ou folgue o parafuso eu posso perder a garantia da caixa (6 meses).
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Mensagem por Elvis Seg Out 24, 2011 10:29 pm

Então o melhor é acionar a garantia...
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Mensagem por Convidad Ter Out 25, 2011 5:04 am

Aí realmente não tem outro jeito, ou você aciona a garantia ou tenta a regulagem sem esquecer que a caixa já pode ter problemas.

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Mensagem por Beco Ter Out 25, 2011 7:05 am

A história do caster é a seguinte: Os buggies são cerca de 30cm menores que um fusca e isso altera a geometria toda. Agregando a isso, o fato de que normalmente temos pneus bem maiores na traseira do carro, fazendo com que a frente fique mais baixa (podem observar que a dianteira de um fusca é ligeiramente mais alta que a traseira). Isso faz com que o quadro da suspensão dianteira fique ligeiramente fora de nível.

Como corrigir? Esta é a parte relativamente fácil. Levantar a dianteira do buggy, afrouxar os quatro parafusos que seguram o quadro da suspensão, colocar um pequeno calço sob o tubo inferior (um casquilho serve perfeitamente) e apertar novamente. Testar andando para ver se o calço foi demais ou se precisa ser maior.

As rodas de um carro tem um comportamento mais ou menos como as rodas de um carrinho de supermercado. Por isso, elas retornam ao centro após uma curva e por isso elas acompanham o carro trator, quando rebocamos com cambão. Com a alteração deste ângulo, elas não voltam, a direção fica pesada e por aí vai.

A caixa não deve ter problemas, experimenta isso que é simples e não vai custar nada.

Mas direção de fusca é pesada mesmo... principalmente quando temos um volante esportivo de pequeno raio, pneus largos e de pequeno diâmetro (aros 13")...


Última edição por Carlão em Ter Out 25, 2011 7:08 am, editado 1 vez(es)
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Mensagem por lubisomem01 Ter Out 25, 2011 7:08 am

Um outro detalhe se não me engano andam vendendo cx de direção recondicionada pela trw e tambem pelo que me contaram elas dão defeito tb,
mesmo a cx sendo nova creio não ter problema mexer algum em tentar regula-la
pode ate ser que ela tenha vindo muito apertada mesmo e precise ser regulada..
o ideal seria levar para algum mecanico que entenda de fusca para ter outra opnião, cx nova realmente fica um pouco dura sim...
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Mensagem por Beco Ter Out 25, 2011 7:20 am

Tudo pode dar defeito, na verdade. O problema é que tem muita caixa recuperada em fundo de quintal, sem os devidos cuidados. A TRW vem em caixa da TRW com a indicação que é recondicionada. Tenho uma no meu há vários anos.

Algumas empresas (de má política de vendas, claro) vendem como recondicionada pela TRW, mas a caixa vem em saco plástico. Claro que pode ser uma TRW mas não é recondicionada pela fábrica.
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Mensagem por albertocn Ter Out 25, 2011 7:55 am

Carlão escreveu:A história do caster é a seguinte: Os buggies são cerca de 30cm menores que um fusca e isso altera a geometria toda. Agregando a isso, o fato de que normalmente temos pneus bem maiores na traseira do carro, fazendo com que a frente fique mais baixa (podem observar que a dianteira de um fusca é ligeiramente mais alta que a traseira). Isso faz com que o quadro da suspensão dianteira fique ligeiramente fora de nível.

Como corrigir? Esta é a parte relativamente fácil. Levantar a dianteira do buggy, afrouxar os quatro parafusos que seguram o quadro da suspensão, colocar um pequeno calço sob o tubo inferior (um casquilho serve perfeitamente) e apertar novamente. Testar andando para ver se o calço foi demais ou se precisa ser maior.

As rodas de um carro tem um comportamento mais ou menos como as rodas de um carrinho de supermercado. Por isso, elas retornam ao centro após uma curva e por isso elas acompanham o carro trator, quando rebocamos com cambão. Com a alteração deste ângulo, elas não voltam, a direção fica pesada e por aí vai.

A caixa não deve ter problemas, experimenta isso que é simples e não vai custar nada.

Mas direção de fusca é pesada mesmo... principalmente quando temos um volante esportivo de pequeno raio, pneus largos e de pequeno diâmetro (aros 13")...


Ficar leve eu não esperava mesmo. Até pelo que você já citou acima. Mas o estranho é o volante não voltar sozinho como qualquer outro carro. Eu aprendi a dirigir em um Fusca e não tinha este comportamento. E antes de fazer a troca da caixa e revisão geral na suspensão o Buggy não tinha este comportamento.
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Mensagem por albertocn Ter Out 25, 2011 7:59 am

Carlão escreveu:Tudo pode dar defeito, na verdade. O problema é que tem muita caixa recuperada em fundo de quintal, sem os devidos cuidados. A TRW vem em caixa da TRW com a indicação que é recondicionada. Tenho uma no meu há vários anos.

Algumas empresas (de má política de vendas, claro) vendem como recondicionada pela TRW, mas a caixa vem em saco plástico. Claro que pode ser uma TRW mas não é recondicionada pela fábrica.

Eu comprei como nova e veio com um certificado na própria caixa de papelão da TRW. O certificado foi preenchido pelo vendedor da autopeças e guardei.


Meu mecânico trabalha exclusivamente com Buggy, mas vou tentar as soluções do Carlão e de regular o parafuso. Depois posto o que resolveu!


Obrigado a todos.
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Mensagem por albertocn Ter Out 25, 2011 9:12 am

Carlão escreveu:Como corrigir? Esta é a parte relativamente fácil. Levantar a dianteira do buggy, afrouxar os quatro parafusos que seguram o quadro da suspensão, colocar um pequeno calço sob o tubo inferior (um casquilho serve perfeitamente) e apertar novamente. Testar andando para ver se o calço foi demais ou se precisa ser maior.
Então o quadro da suspensão ficaria menos na vertical e mais inclinado em direção à traseira do Buggy, correto?
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Mensagem por lubisomem01 Ter Out 25, 2011 12:16 pm

o amortecedor de direção é novo ? já foi testado ?
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Mensagem por albertocn Ter Out 25, 2011 12:43 pm

lubisomem01 escreveu:o amortecedor de direção é novo ? já foi testado ?


O amortecedor de direção é novo (TRW). Pensei que ele poderia ser a causa também, mas será que já veio com problema?


Por via das dúvidas, vou colocá-lo sob suspeita também.
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Mensagem por Beco Ter Out 25, 2011 12:44 pm

O amortecedor não dá este tipo de reação. Se está estragado, da pancadas fortes na direção, quando passa em algum buraco, mas não altera em mais nada.

Continuo achando que o problema é o caster. A propósito, qual a calibragem destes pneus?
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