Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Direção pesada e não desfaz sozinha

+13
Farina
DIRCEU BORBOLETA
VIVINHOM
Bocca
Elvis
grtecno®
Nevio
Antonio Marcos Silva
Ed
lubisomem01
Beco
jperson
albertocn
17 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Direção pesada e não desfaz sozinha - Página 2 Empty Re: Direção pesada e não desfaz sozinha

Mensagem por Beco Ter Out 25, 2011 12:44 pm

O amortecedor não dá este tipo de reação. Se está estragado, da pancadas fortes na direção, quando passa em algum buraco, mas não altera em mais nada.

Continuo achando que o problema é o caster. A propósito, qual a calibragem destes pneus?

Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Direção pesada e não desfaz sozinha - Página 2 Empty RODAS

Mensagem por Antonio Marcos Silva Ter Out 25, 2011 1:15 pm

Carlão,

Eu uso 16 libras,porém como vc falou ,Eu tb uso volante de raio pq rodas de magnésio tala 13 e pneus largos tb atrapalha correto?

Antonio Marcos Silva
Interessado
Interessado

Número de Mensagens : 15
Localização : Rio de Janeiro
Tipo de Buggy : Eu tenho um Buggy Woody ano 73
Pontos : 4741
Data de inscrição : 26/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Direção pesada e não desfaz sozinha - Página 2 Empty Re: Direção pesada e não desfaz sozinha

Mensagem por albertocn Ter Out 25, 2011 4:16 pm

Carlão escreveu:O amortecedor não dá este tipo de reação. Se está estragado, da pancadas fortes na direção, quando passa em algum buraco, mas não altera em mais nada.

Continuo achando que o problema é o caster. A propósito, qual a calibragem destes pneus?


Estou usando 13 libras nos dianteiros. E era a pressão que usava antes.
albertocn
albertocn
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 141
Localização : Aracaju/SE
Tipo de Buggy : Fibrava Vip 1600
Pontos : 5374
Data de inscrição : 27/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Direção pesada e não desfaz sozinha - Página 2 Empty Re: Direção pesada e não desfaz sozinha

Mensagem por albertocn Ter Out 25, 2011 4:20 pm

Carlão escreveu:O amortecedor não dá este tipo de reação. Se está estragado, da pancadas fortes na direção, quando passa em algum buraco, mas não altera em mais nada.

Continuo achando que o problema é o caster. A propósito, qual a calibragem destes pneus?


Carlão, recebi uma mensagem dizendo privada que pelo fato do Fibravan usar chassi tubular, já teria o problema do Caster resolvido. Então acho que só resta a questão do parafuso da caixa de direção.
albertocn
albertocn
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 141
Localização : Aracaju/SE
Tipo de Buggy : Fibrava Vip 1600
Pontos : 5374
Data de inscrição : 27/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Direção pesada e não desfaz sozinha - Página 2 Empty Re: Direção pesada e não desfaz sozinha

Mensagem por Beco Ter Out 25, 2011 7:16 pm

Pode ser... mas este teu buggy parece ter a suspensão dianteira rebaixada. O original da Fibravan me parece mais alta... ele não tem uma catraca por ali?
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11921
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Direção pesada e não desfaz sozinha - Página 2 Empty Re: Direção pesada e não desfaz sozinha

Mensagem por Beco Ter Out 25, 2011 7:20 pm

O Nil me levou para visitar a fábrica da Fibravan. Fiquei impressionado com o nível do acabamento dos buggies dele! Este modelo, especificamente, não serviu no velho enorme aqui. Deve ter sido feito sob medida para magrinhos...

Mas voltei ao site deles para ver as fotos e a dianteira é mais alta que o buggy que aparece no teu avatar. Não é pelo fato de ser chassi tubular que o problema não apareça. Ele deve ter sido feito para um padrão de rodas e pneus e uma altura também padrão. Mexer em qualquer destes parâmetros dá diferença.
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11921
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Direção pesada e não desfaz sozinha - Página 2 Empty Re: Direção pesada e não desfaz sozinha

Mensagem por albertocn Ter Out 25, 2011 8:28 pm

Carlão escreveu:Pode ser... mas este teu buggy parece ter a suspensão dianteira rebaixada. O original da Fibravan me parece mais alta... ele não tem uma catraca por ali?
Ela era mais baixa (o pneu raspava no para-lamas às vezes) porque estava com poucos feixes de mola e um amortecedor estava travado. Só para você ter uma idéia, coloquei um feixe novo e juntei os antigos para formar um outro. A suspensão subiu uns 5 cm na frente. Olhando as fotos do site realmente a do meu parece mais baixa, mas não tem catraca com certeza.
albertocn
albertocn
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 141
Localização : Aracaju/SE
Tipo de Buggy : Fibrava Vip 1600
Pontos : 5374
Data de inscrição : 27/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Direção pesada e não desfaz sozinha - Página 2 Empty Re: Direção pesada e não desfaz sozinha

Mensagem por Bocca Ter Out 25, 2011 8:51 pm

albertocn escreveu:
Carlão escreveu:Pode ser... mas este teu buggy parece ter a suspensão dianteira rebaixada. O original da Fibravan me parece mais alta... ele não tem uma catraca por ali?
Ela era mais baixa (o pneu raspava no para-lamas às vezes) porque estava com poucos feixes de mola e um amortecedor estava travado. Só para você ter uma idéia, coloquei um feixe novo e juntei os antigos para formar um outro. A suspensão subiu uns 5 cm na frente. Olhando as fotos do site realmente a do meu parece mais baixa, mas não tem catraca com certeza.

O meu buggy também veio rebaixado. Quando comprei ele nem percebi. Mas, ao leva-lo ao mecânico pra fazer uma revisão geral ele me disse que estava faltando mais da metade do feixes de mola e me perguntou se eu queria deixar assim ou levanta-lo. Na hora mandei completar os feixes para deixa-lo original. Também tive a impressão de que ele subiu uns 5 cm. Fora que ficou bem mais estável.
Bocca
Bocca
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 783
Idade : 45
Localização : Tubarão SC
Tipo de Buggy : Greta - Gamo 89
Pontos : 5533
Data de inscrição : 30/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Direção pesada e não desfaz sozinha - Página 2 Empty Re: Direção pesada e não desfaz sozinha

Mensagem por albertocn Qui Nov 03, 2011 6:16 pm

Pessoal,


Liguei para a TRW e a informação deles é que não posso fazer regulagem na caixa. Se fizer, perco a garantia.


Mas eles disseram que não era para estar pesada e que eu poderia levar a caixa para a autopeças que me vendeu que eles trocariam por outra. É exatamente o que consta no documento que descreve a garantia das peças. Pelo menos a TRW paga a mão-de-obra para desinstalar e reinstalar a caixa.


Vou confirmar na autopeças e agendar uma data com o mecânico para fazer a troca. Depois posto o resultado.
albertocn
albertocn
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 141
Localização : Aracaju/SE
Tipo de Buggy : Fibrava Vip 1600
Pontos : 5374
Data de inscrição : 27/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Direção pesada e não desfaz sozinha - Página 2 Empty Re: Direção pesada e não desfaz sozinha

Mensagem por lubisomem01 Sex Nov 04, 2011 9:01 am

Como falei anteriormente um amigo teve um problema similar e trocou a cx por outra e ficou tudo ok provavelmente deve ser um caso similar..
lubisomem01
lubisomem01
Lama para todo Lado
Lama para todo Lado

Número de Mensagens : 1622
Localização : Rio de Janeiro - B R A S I L
Pontos : 7402
Data de inscrição : 25/06/2008

http://pumaslubisomem.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Direção pesada e não desfaz sozinha - Página 2 Empty Re: Direção pesada e não desfaz sozinha

Mensagem por Convidad Ter Dez 06, 2011 8:09 pm

Rapaziada vou pegar um gancho nesse tópico para dissipar uma dúvida cruel... alguém pode informar qual o tipo de graxa e como faço o serviço de lubrificação da cx. de direção do buggy?

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Direção pesada e não desfaz sozinha - Página 2 Empty Re: Direção pesada e não desfaz sozinha

Mensagem por lubisomem01 Qua Dez 07, 2011 5:25 am

Márcio © escreveu:Rapaziada vou pegar um gancho nesse tópico para dissipar uma dúvida cruel... alguém pode informar qual o tipo de graxa e como faço o serviço de lubrificação da cx. de direção do buggy?

Precisa Marcio ??
lubisomem01
lubisomem01
Lama para todo Lado
Lama para todo Lado

Número de Mensagens : 1622
Localização : Rio de Janeiro - B R A S I L
Pontos : 7402
Data de inscrição : 25/06/2008

http://pumaslubisomem.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Direção pesada e não desfaz sozinha - Página 2 Empty Re: Direção pesada e não desfaz sozinha

Mensagem por Convidad Qua Dez 07, 2011 5:36 am

Luby aí é que está... não tenho certeza! Preciso verificar se há necessidade de fazer o serviço e em que condições está a graxa da caixa, entende?!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Direção pesada e não desfaz sozinha - Página 2 Empty Re: Direção pesada e não desfaz sozinha

Mensagem por VIVINHOM Qua Dez 07, 2011 5:37 am

Geralmente é bom usar com grafite, ou seja, graxa grafitada.
VIVINHOM
VIVINHOM
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3522
Idade : 62
Localização : MARICÁ-RJ
Tipo de Buggy : COYOTE
Pontos : 9367
Data de inscrição : 15/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Direção pesada e não desfaz sozinha - Página 2 Empty Re: Direção pesada e não desfaz sozinha

Mensagem por Convidad Qua Dez 07, 2011 5:39 am

VIVINHOM escreveu:Geralmente é bom usar com grafite, ou seja, graxa grafitada.

E como é que faço a verificação e o serviço se for necessário?

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Direção pesada e não desfaz sozinha - Página 2 Empty Re: Direção pesada e não desfaz sozinha

Mensagem por VIVINHOM Qua Dez 07, 2011 5:44 am

A regulagem? se é preciso?
VIVINHOM
VIVINHOM
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3522
Idade : 62
Localização : MARICÁ-RJ
Tipo de Buggy : COYOTE
Pontos : 9367
Data de inscrição : 15/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Direção pesada e não desfaz sozinha - Página 2 Empty Re: Direção pesada e não desfaz sozinha

Mensagem por Convidad Qua Dez 07, 2011 5:47 am

As duas coisas... lubrificação e regulagem! regulagem não tem mistério, mas nunca fiz ou vi fazer a lubrificação!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Direção pesada e não desfaz sozinha - Página 2 Empty Re: Direção pesada e não desfaz sozinha

Mensagem por VIVINHOM Qua Dez 07, 2011 6:03 am

Seguinte:


No topo da caixa tem , ou teria que ter, uma tampinha de "prártico" que vc remove e por ali efetua a injeção de graxa, quanto a regulagem, esterce toda a direção para um lado, só então proceda ao aperto do parafuso que tem uma porca de 17mm, primeiro afroxe a porca depois aperte o parafuso com a chave de fenda, é isso que vc queria saber?
VIVINHOM
VIVINHOM
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3522
Idade : 62
Localização : MARICÁ-RJ
Tipo de Buggy : COYOTE
Pontos : 9367
Data de inscrição : 15/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Direção pesada e não desfaz sozinha - Página 2 Empty Re: Direção pesada e não desfaz sozinha

Mensagem por Convidad Qua Dez 07, 2011 6:07 pm

VIVINHOM escreveu:Seguinte:


No topo da caixa tem , ou teria que ter, uma tampinha de "prártico" que vc remove e por ali efetua a injeção de graxa, quanto a regulagem, esterce toda a direção para um lado, só então proceda ao aperto do parafuso que tem uma porca de 17mm, primeiro afroxe a porca depois aperte o parafuso com a chave de fenda, é isso que vc queria saber?

Ok Alvinho, as informações são de grande valia, mas ainda faltam algumas questões, ajuda aí...

Como é que vejo o "nivel" da graxa? study

Como é que faço a injeção se for necessário? study

Essa é novidade não sabia: Porque esterçar a direção para um dos lados ao fazer a regulagem da caixa?? scratch

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Direção pesada e não desfaz sozinha - Página 2 Empty Re: Direção pesada e não desfaz sozinha

Mensagem por DIRCEU BORBOLETA Qua Dez 07, 2011 6:14 pm

Márcio ©️ escreveu:
VIVINHOM escreveu:Seguinte:


No topo da caixa tem , ou teria que ter, uma tampinha de "prártico" que vc remove e por ali efetua a injeção de graxa, quanto a regulagem, esterce toda a direção para um lado, só então proceda ao aperto do parafuso que tem uma porca de 17mm, primeiro afroxe a porca depois aperte o parafuso com a chave de fenda, é isso que vc queria saber?

Ok Alvinho, as informações são de grande valia, mas ainda faltam algumas questões, ajuda aí...

Como é que vejo o "nivel" da graxa? study

Como é que faço a injeção se for necessário? study

Essa é novidade não sabia: Porque esterçar a direção para um dos lados ao fazer a regulagem da caixa?? scratch



eSTE ASSUNTO ME INTERESSA TAMBEM VIVINHOM, QUAL GRAXA USAR, A AZUL?? TEM ALGUMA ESPECIFICAÇÃO E ESTERÇAR SO PARA UM LADO.. TO VIRANDO MECHANICO....JA DESMONTEIO O CARBURA...DESMONTAR FOI FACIL...RSRSRS QUERO VER MONTAR,,,
DIRCEU BORBOLETA
DIRCEU BORBOLETA
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 258
Idade : 58
Localização : lauro de freitas
Tipo de Buggy : buggy valente ano 1996
Pontos : 5053
Data de inscrição : 24/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Direção pesada e não desfaz sozinha - Página 2 Empty Re: Direção pesada e não desfaz sozinha

Mensagem por Ed Qua Dez 07, 2011 6:29 pm

Na verdade, são duas tampas de "prartico", retire as duas e ponha graxa em um dos furos, quando começar a vazar pelo outro furo, aí vc pode parar de injetar. Certo??? O mesmo vale para a suspensão dianteira, injeta graxa até vazar.
Ed
Ed
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 969
Idade : 54
Localização : Campinas, SP
Tipo de Buggy : Terral 2 com a frente remodelada com faróis redondos.
Pontos : 6709
Data de inscrição : 06/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Direção pesada e não desfaz sozinha - Página 2 Empty Re: Direção pesada e não desfaz sozinha

Mensagem por Farina Qua Dez 07, 2011 7:11 pm

sempre que se faz o embuchamento com troca de pivos e tudo mais a direção tende a ficar mais pesada, com o tempo isso melhora, os pivos novos são realmente muito duros.
Farina
Farina
Superintendente
Superintendente

Número de Mensagens : 804
Idade : 46
Localização : Porto Alegre - RS
Tipo de Buggy : Farina F-1600
Pontos : 6618
Data de inscrição : 12/05/2008

http://www.farinaautomoveis.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Direção pesada e não desfaz sozinha - Página 2 Empty Re: Direção pesada e não desfaz sozinha

Mensagem por Gustavo Qua Dez 07, 2011 7:43 pm

Vixe , a minha direção tah dura tbm , mas não tem o problema de não voltar ao fazer curvas ...
Gustavo
Gustavo
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 805
Idade : 52
Localização : Cabo Frio - RJ
Tipo de Buggy : BUGGY BABY 2K
Pontos : 6306
Data de inscrição : 11/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Direção pesada e não desfaz sozinha - Página 2 Empty Re: Direção pesada e não desfaz sozinha

Mensagem por VIVINHOM Qui Dez 08, 2011 4:48 am

Quando vc esterça vc elemina a probabilidade de folgas nas engrenagens, para a injeção de graxa use um êmbulo (mais complicado de se achar, tipo as antigas bombas de inseticida) ou então use um saco de feijão ou coisa parecida, faça um furo no mesmo e coloque graxa, o resto é fácil, quanto ao nìvel o ED já respondeu, eu tenho uma graxeira, coisa meio que desnecessário comprar só pra isso, como tenho três chassis de fusca, ganhei de um amigo pra poder lubrificar os mesmos, faltou algo?
VIVINHOM
VIVINHOM
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3522
Idade : 62
Localização : MARICÁ-RJ
Tipo de Buggy : COYOTE
Pontos : 9367
Data de inscrição : 15/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Direção pesada e não desfaz sozinha - Página 2 Empty Re: Direção pesada e não desfaz sozinha

Mensagem por Convidad Qui Dez 08, 2011 4:50 am

Agora está completo, valeu irmão!

P.S. - Não posso deixar de comentar... você está tão bonito nessa foto nova!!! What a Face

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Direção pesada e não desfaz sozinha - Página 2 Empty Re: Direção pesada e não desfaz sozinha

Mensagem por Convidad Qui Dez 08, 2011 4:52 am

Farina escreveu:sempre que se faz o embuchamento com troca de pivos e tudo mais a direção tende a ficar mais pesada, com o tempo isso melhora, os pivos novos são realmente muito duros.

Tem fundamento! Comecei a sentir um peso na direção depois que troquei os pivos! study

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Direção pesada e não desfaz sozinha - Página 2 Empty Re: Direção pesada e não desfaz sozinha

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos