Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dica: A segunda marcha escapa. Sera que tem solução sem abrir o câmbio?

+3
chevas
Evaldo Ribeiro Jr
lucianomartini
7 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Dica: A segunda marcha escapa. Sera que tem solução sem abrir o câmbio?  Empty Dica: A segunda marcha escapa. Sera que tem solução sem abrir o câmbio?

Mensagem por lucianomartini Seg Dez 10, 2012 2:50 pm

Introdução:
Se a sua segunda marcha esta escapando nem tudo esta perdido...
Antes de abrir o cambio e levar para frezar gostaria de compartilhar com todos a minha experiência.


Um pouco de história:
Meu fusca nunca parou em segunda desde que comprei, se colocasse a
segunda e não segurasse bastava passar num buraco ou cair numa valeta q
ela escapava. Pior ainda, se pisasse na embreagem e soltasse-a
novamente, a segunda na mesma hora virava ponto morto como se fosse
mágica. E que mágica desagradavel, no inicio quase bateram na minha
traseira por causa dela.
Então vou contar minha experiência.


Analisando:
Nada de especial apenas um fusca 1300 que escapa a segunda marcha e precisa frezar o cambio, com um dono negligente que não quer gastar para consertar o problema certo ? Errado!


Solução:
Vamos a solução que consegui, e não esta escapando a segunda de jeito
nenhum, vim trabalhar em segunda o caminho todo de tão feliz que
fiquei(quem estava atras não ficou tão feliz, mas etar o engenho), e
ainda, peguei subidas buraco, pisei na embreagem soltei, engatei,
re-engatei e la ficou a segunda engatadinha como mágica.


Gastos:
Dinheiro = R$ 0,00
Paciência = R$ 100.000,00
Mas com o tutorial vai ficar mais fácil, porque tive que tentar todas
as posições possiveis do universo hehehe =] Então corrigindo:
Paciência = R$ 0,00


Veredito:

Ficou Perfeito não escapa mais de jeito nenhum, nem nas estradas
esburacadas que ando mais de 10km. Pode pisar na embreagem e soltar com
tudo que ela fica la engatadinha.
Ainda não encontrei uma lógica: Ainda não ficou claro para mim,
mas funciona e tentei voltar como tava antes e voltou a escapar
imediatamente, então percebi que achei a solução de um problema típico.
Atualizado: Ver respostas do tópico para lógica encontrada.

Segue-se a solução:

(Teste o carro antes numa rua onde esteja escapando primeiro para que você usando-a novamente saiba se resolveu o problema)


Passo-a-Passo:
1 - Retire o tapete que fica sobre a alavanca de cambio.

2 - Tendo conseguido, vai ver uma chapinha perto da sua manopla de
cambio com 2 parafusos 13. Pode usar alicate de pressão, pode usar
chave 13, qualquer coisa desde que consiga girar o parafuso. Você acha
a chave 12-13 em qualquer hiper-mercado.

3 - Solte os parafusos mas não até o fim apenas para que fique frouxo. Solte ambos.

4 - Movimente a chapinha na direção da terceira marcha, va movimento ela suavemente
para direita e para cima de forma que va em direção a terceira pode
usar a própria manopla para faze-lo, com os parafusos no lugar ok, ela deve ficar nesta posição
/ (ou seja a chapinha deve ficar assim inclindada apontando para a terceira e para a segunda ao mesmo tempo ao mesmo tempo).

5 - Aperte bem os parafusos.

6 - Verifique se é possível com o carro parado engatar todas as marchas e a ré.

7 - Coloque no ponto morto e de a partida. De uma volta, coloque a
segunda para trabalhar, nos buracos e nas subidas.

8- Se escapar, puxe mais um pouco na direção contrária da segunda (apesar de parecer contraditório vai diminuir o espaço para ela escapar). Se ainda escapar tente outras configurações.

Deu certo? Conte sua experiência para sabermos se é mesmo uma solução genérica!!! Pois deu em outro fusca de um amigo meu.

Abraços à todos.


Última edição por lucianomartini em Qui maio 16, 2013 7:57 pm, editado 2 vez(es)

lucianomartini
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 124
Idade : 36
Localização : Curitiba-PR
Tipo de Buggy : No momento não tenho nenhum, apenas um fusca, mas percebi que os tópicos daqui são muito bons para manutenção do meu carro.

Pontos : 4402
Data de inscrição : 19/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Dica: A segunda marcha escapa. Sera que tem solução sem abrir o câmbio?  Empty Quarta marcha

Mensagem por Evaldo Ribeiro Jr Qui maio 16, 2013 6:34 am

Escutou com esse problema na quarta marcha! Será que arrumo danmesma forma?

Evaldo Ribeiro Jr
Novato

Número de Mensagens : 2
Localização : Curitiba-Pr
Tipo de Buggy : Giants
Pontos : 4073
Data de inscrição : 24/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Dica: A segunda marcha escapa. Sera que tem solução sem abrir o câmbio?  Empty Re: Dica: A segunda marcha escapa. Sera que tem solução sem abrir o câmbio?

Mensagem por lucianomartini Qui maio 16, 2013 7:51 pm

Seguinte, eu observei melhor e até vou revisar esse tópico, o que ocorre é que a marcha escapa, indo na direção da marcha oposta tipo, a segunda escapa indo pra "frente", o q ocorre é q quando puxa a parte de cima da chapinha pra direita (no caso da segunda), fica mais dificil de ela volta, daí tem impressão q o problema resolveu.

O mesmo é para a quarta, só q o contrário, deixa a chapinha assim \ para que ela forme uma barreira para segunda não escapar digamos, ou seja em direção da quarta, existe uma grande chance de não escapar, pois apesar de ficar mais dificil de engatar a própria chapa guia segura a marcha no lugar (não é a solução ideal, a solução ideal é frezar, mas se funcionar é muito mais barato). Vai ficar bem mais dificil para engatar a terceira, mas como ela não escapa.... Enfim fique observando para que lado a manopla escapa e tente dificultar esse movimento, o q conseguir sem atrapalhar outras marchas!

lucianomartini
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 124
Idade : 36
Localização : Curitiba-PR
Tipo de Buggy : No momento não tenho nenhum, apenas um fusca, mas percebi que os tópicos daqui são muito bons para manutenção do meu carro.

Pontos : 4402
Data de inscrição : 19/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Dica: A segunda marcha escapa. Sera que tem solução sem abrir o câmbio?  Empty Re: Dica: A segunda marcha escapa. Sera que tem solução sem abrir o câmbio?

Mensagem por chevas Dom Dez 18, 2016 7:37 am

Estou com esse problema, e essa sua dica tem lógica. Hoje mesmo tentei regular a alavanca várias vezes, mas a 2a continua escapando, porém menos do que antes. Mas só tentei deslocar a chapinha de forma reta (pra frente, pra trás pros lados) e não na diagonal como vc sugeriu. Uma coisa que notei é que a marcha escapa mais quando se tira o pé do acelerador enquanto está andando em 2a, não sei se isso dá algum diagnóstico...mas vou tentar essa dica, depois aviso como ficou. Ainda acho que é mais regulagem e menos problema nas engrenagens...vamos ver.
[]'s
chevas
chevas
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 830
Idade : 55
Localização : Rio Grande - RS
Tipo de Buggy : Fercar Naja One Sumaya
Pontos : 5927
Data de inscrição : 09/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dica: A segunda marcha escapa. Sera que tem solução sem abrir o câmbio?  Empty Re: Dica: A segunda marcha escapa. Sera que tem solução sem abrir o câmbio?

Mensagem por fmgsm Seg Dez 19, 2016 7:15 am

chevas se der resultado posta aqui, queria saber se deu certo, vou tentar no meu também, as vezes escapa a segunda também, se soltar o pé do acelerador em rotação mais alta.
fmgsm
fmgsm
Lama para todo Lado
Lama para todo Lado

Número de Mensagens : 1619
Idade : 37
Localização : parelhas rn
Tipo de Buggy : baby, vermelho.
Pontos : 6357
Data de inscrição : 06/11/2011

https://www.facebook.com/fransuelder

Ir para o topo Ir para baixo

Dica: A segunda marcha escapa. Sera que tem solução sem abrir o câmbio?  Empty Re: Dica: A segunda marcha escapa. Sera que tem solução sem abrir o câmbio?

Mensagem por fmgsm Seg Dez 19, 2016 7:20 am

rapaz, na verdade não tem muita lógica não, acho que esta batendo na chapinha da ré e esta ajudando a marcha não sair "sem querer", só pode ser isso, que tirando a chapinha, não tem nada nada ali que influencie. a não ser a mola que matem a alavanca no meio.
fmgsm
fmgsm
Lama para todo Lado
Lama para todo Lado

Número de Mensagens : 1619
Idade : 37
Localização : parelhas rn
Tipo de Buggy : baby, vermelho.
Pontos : 6357
Data de inscrição : 06/11/2011

https://www.facebook.com/fransuelder

Ir para o topo Ir para baixo

Dica: A segunda marcha escapa. Sera que tem solução sem abrir o câmbio?  Empty Re: Dica: A segunda marcha escapa. Sera que tem solução sem abrir o câmbio?

Mensagem por chevas Seg Dez 19, 2016 10:22 am

Pois é, também acho. Vou ter que levar o buggy no mecânico pra ver um vazamento no coletor de escape e ele disse que vai dar uma olhada nisso também. Eu aviso depois.
[]'s
chevas
chevas
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 830
Idade : 55
Localização : Rio Grande - RS
Tipo de Buggy : Fercar Naja One Sumaya
Pontos : 5927
Data de inscrição : 09/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dica: A segunda marcha escapa. Sera que tem solução sem abrir o câmbio?  Empty Re: Dica: A segunda marcha escapa. Sera que tem solução sem abrir o câmbio?

Mensagem por Bugólatra Ter Dez 20, 2016 9:47 pm

Façam o seguinte teste, encaixe a macha que escapa e dê algumas arrancadas com o buggy, acelere o máximo que puder e solte o acelerador, repita esse processo várias vezes e caso a marcha escape com facilidade ai só corrige se retificar as engrenagens mas isso eu não aconselho pois vai ficar roncando muito, é melhor trocar esse câmbio por outro numa sucata que sai mais barato e eficiente, Mas atenção! antes da aquisição negocie com o sucateiro uma garantia de troca do produto ou devolução do dinheiro pois a recém adquirida já poder ser objeto de outra troca.
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11773
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dica: A segunda marcha escapa. Sera que tem solução sem abrir o câmbio?  Empty Re: Dica: A segunda marcha escapa. Sera que tem solução sem abrir o câmbio?

Mensagem por fmgsm Qua Dez 21, 2016 6:32 am

Evilásio, você deu uma boa ideia, o cara engata a segunda e solta o varão da alavanca lá no câmbio, e faz o teste, se não desengatar, o problema pode ser o coxim do câmbio, ou o varão ou a alavanca.
fmgsm
fmgsm
Lama para todo Lado
Lama para todo Lado

Número de Mensagens : 1619
Idade : 37
Localização : parelhas rn
Tipo de Buggy : baby, vermelho.
Pontos : 6357
Data de inscrição : 06/11/2011

https://www.facebook.com/fransuelder

Ir para o topo Ir para baixo

Dica: A segunda marcha escapa. Sera que tem solução sem abrir o câmbio?  Empty Re: Dica: A segunda marcha escapa. Sera que tem solução sem abrir o câmbio?

Mensagem por chevas Qua Jan 11, 2017 4:17 pm

fmgsm escreveu:chevas se der resultado posta aqui, queria saber se deu certo, vou tentar no meu também, as vezes escapa a segunda também, se soltar o pé do acelerador em rotação mais alta.

Bom, gente, até agora nada feito. Tentei várias regulagens mas continua escapando....
Qualquer novidade eu aviso.
[]'s
chevas
chevas
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 830
Idade : 55
Localização : Rio Grande - RS
Tipo de Buggy : Fercar Naja One Sumaya
Pontos : 5927
Data de inscrição : 09/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dica: A segunda marcha escapa. Sera que tem solução sem abrir o câmbio?  Empty Re: Dica: A segunda marcha escapa. Sera que tem solução sem abrir o câmbio?

Mensagem por Reinaldo Qua Jan 11, 2017 6:33 pm

.


Última edição por Reinaldo em Ter Jan 17, 2017 8:16 am, editado 1 vez(es)
Reinaldo
Reinaldo
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1231
Localização : São Paulo - SP
Tipo de Buggy : BRM M8 1995
Pontos : 7216
Data de inscrição : 02/06/2008

http://rollerbuggy.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Dica: A segunda marcha escapa. Sera que tem solução sem abrir o câmbio?  Empty Re: Dica: A segunda marcha escapa. Sera que tem solução sem abrir o câmbio?

Mensagem por fmgsm Qui Jan 12, 2017 9:04 pm

Reinaldo escreveu: Chevas, seja qual for a marcha que está escapando, não precisa abrir o cambio para solucionar o problema.... É dificil explicar por escrito, mas tem o vídeo abaixo explicando como funciona o retém das marchas e o que faz elas escaparem... Dá uma olha:

Obs: Não é qualquer mecânico que faz esse serviço, porque precisa de ferramentas especificas e ter muito conhecimento e cuidado para desmontar, reparar e montar novamente...

boa noite reinaldo, o que faz a segunda marcha escapar, não são as hastes e garfos de acionamento, e sim os dentes da engrenagem que desgastam, aqueles que o anel faz o acoplamento para tracionar, nesse vídeo aqui o cara esta tentando fazer o reparo para não saltar a primeira e a segunda. > https://www.youtube.com/watch?v=bSNIQcNliJo

na minha opinião, é serviço de otário, pois é muito melhor comprar as engrenagens novas, que ter que fazer o serviço duas vezes, pois não fica 100%.
fmgsm
fmgsm
Lama para todo Lado
Lama para todo Lado

Número de Mensagens : 1619
Idade : 37
Localização : parelhas rn
Tipo de Buggy : baby, vermelho.
Pontos : 6357
Data de inscrição : 06/11/2011

https://www.facebook.com/fransuelder

Ir para o topo Ir para baixo

Dica: A segunda marcha escapa. Sera que tem solução sem abrir o câmbio?  Empty Re: Dica: A segunda marcha escapa. Sera que tem solução sem abrir o câmbio?

Mensagem por Reinaldo Sex Jan 13, 2017 5:02 am

.


Última edição por Reinaldo em Ter Jan 17, 2017 8:17 am, editado 1 vez(es)
Reinaldo
Reinaldo
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1231
Localização : São Paulo - SP
Tipo de Buggy : BRM M8 1995
Pontos : 7216
Data de inscrição : 02/06/2008

http://rollerbuggy.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Dica: A segunda marcha escapa. Sera que tem solução sem abrir o câmbio?  Empty Re: Dica: A segunda marcha escapa. Sera que tem solução sem abrir o câmbio?

Mensagem por chevas Sex Jan 13, 2017 7:55 am

Muito elucidativo o vídeo (apesar do Tonella explicar um pouco melhor, hehe, mas valeu). E me deu uma idéia...Se essas molas cansadas podem ser uma das causas de marchas escapando, bastaria trocar essas molas, mas por que não trocar toda a tampa da caixa pela da minha caixa antiga? Daria um pouco menos de trabalho, mas como tem que tirar motor e caixa do carro do mesmo jeito, então, não sei se vale a pena. Se for fazer isso, já desmonta tudo e reforma a caixa toda.
[]'s
chevas
chevas
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 830
Idade : 55
Localização : Rio Grande - RS
Tipo de Buggy : Fercar Naja One Sumaya
Pontos : 5927
Data de inscrição : 09/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dica: A segunda marcha escapa. Sera que tem solução sem abrir o câmbio?  Empty Re: Dica: A segunda marcha escapa. Sera que tem solução sem abrir o câmbio?

Mensagem por Reinaldo Sex Jan 13, 2017 10:43 am

.


Última edição por Reinaldo em Ter Jan 17, 2017 8:19 am, editado 1 vez(es)
Reinaldo
Reinaldo
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1231
Localização : São Paulo - SP
Tipo de Buggy : BRM M8 1995
Pontos : 7216
Data de inscrição : 02/06/2008

http://rollerbuggy.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Dica: A segunda marcha escapa. Sera que tem solução sem abrir o câmbio?  Empty Re: Dica: A segunda marcha escapa. Sera que tem solução sem abrir o câmbio?

Mensagem por fmgsm Seg Jan 16, 2017 7:38 am

eu sei do que você esta falando, seria a parte do vídeo 16:00 minutos, mas não é bem assim amigo, essa mola não perde pressão tão fácil, os câmbios quando estão saltando marcha, você pode segurar emburrando para o lado da marcha, que a engrenagem empurra de volta com mais força que o você, imagina para uma mola dessa, pergunte a qualquer mecânico, que ele vai te falar justamente o que te falei.
ela fica igual a uma chave que espanou uma porca, fica saltando para fora, cria uma rosca.
fmgsm
fmgsm
Lama para todo Lado
Lama para todo Lado

Número de Mensagens : 1619
Idade : 37
Localização : parelhas rn
Tipo de Buggy : baby, vermelho.
Pontos : 6357
Data de inscrição : 06/11/2011

https://www.facebook.com/fransuelder

Ir para o topo Ir para baixo

Dica: A segunda marcha escapa. Sera que tem solução sem abrir o câmbio?  Empty Re: Dica: A segunda marcha escapa. Sera que tem solução sem abrir o câmbio?

Mensagem por fmgsm Seg Jan 16, 2017 7:41 am

as vezes cria quando é tracionada (acelera), e as vezes cria quando destraciona (tira o pé do acelerador em marcha), ou os dois, dai só resolve se usinar (que não recomendo), ou se trocar as engrenagens gastas. tem gente que enche de solda e refaz os dentes.
fmgsm
fmgsm
Lama para todo Lado
Lama para todo Lado

Número de Mensagens : 1619
Idade : 37
Localização : parelhas rn
Tipo de Buggy : baby, vermelho.
Pontos : 6357
Data de inscrição : 06/11/2011

https://www.facebook.com/fransuelder

Ir para o topo Ir para baixo

Dica: A segunda marcha escapa. Sera que tem solução sem abrir o câmbio?  Empty Re: Dica: A segunda marcha escapa. Sera que tem solução sem abrir o câmbio?

Mensagem por Reinaldo Seg Jan 16, 2017 7:51 am

.


Última edição por Reinaldo em Ter Jan 17, 2017 8:19 am, editado 1 vez(es)
Reinaldo
Reinaldo
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1231
Localização : São Paulo - SP
Tipo de Buggy : BRM M8 1995
Pontos : 7216
Data de inscrição : 02/06/2008

http://rollerbuggy.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Dica: A segunda marcha escapa. Sera que tem solução sem abrir o câmbio?  Empty Re: Dica: A segunda marcha escapa. Sera que tem solução sem abrir o câmbio?

Mensagem por fmgsm Seg Jan 16, 2017 8:17 am

Reinaldo escreveu:
Viu como você não viu o vídeo inteiro e/ou não prestou atenção na explicação do engenheiro... Ou ainda não quer aceitar...

Não é só a mola que faz a retenção, tem mais coisa... Em fim, a explicação já foi dada... Aceitar ou não é opção de cada um... Abraços.

amigo, ele mesmo explica no vídeo, que se essas molas estiverem fracas, a marcha escapa sim, mas é só uma das possibilidades.

mas a mola teria que estar tão fraca, que a esfera não esteja nem tocando no ressalto.

desculpe, não sabia que por eu não ser engenheiro, não podia opinar, desculpe vossa alteza.
fmgsm
fmgsm
Lama para todo Lado
Lama para todo Lado

Número de Mensagens : 1619
Idade : 37
Localização : parelhas rn
Tipo de Buggy : baby, vermelho.
Pontos : 6357
Data de inscrição : 06/11/2011

https://www.facebook.com/fransuelder

Ir para o topo Ir para baixo

Dica: A segunda marcha escapa. Sera que tem solução sem abrir o câmbio?  Empty Re: Dica: A segunda marcha escapa. Sera que tem solução sem abrir o câmbio?

Mensagem por chevas Seg Jan 16, 2017 9:13 am

As molas devem ser uma das últimas coisas a dar problema...vejam, ele abriu um câmbio com mais de 40 e tantos anos e as molas estavam boas...enfim, câmbio quando dá problema é um conjunto de coisas. 
Mas no meu caso, se eu ficar com a mão na alavanca ela não escapa. Não precisa fazer força, basta ficar segurando. E quando escapa é quase sempre quando desacelera.
Outra coisa, todo mundo pode opinar, sim, sendo técnico ou não. O que não pode é se estressar. Vamos na boa que de amarga basta a vida... 
[]''s
chevas
chevas
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 830
Idade : 55
Localização : Rio Grande - RS
Tipo de Buggy : Fercar Naja One Sumaya
Pontos : 5927
Data de inscrição : 09/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dica: A segunda marcha escapa. Sera que tem solução sem abrir o câmbio?  Empty Re: Dica: A segunda marcha escapa. Sera que tem solução sem abrir o câmbio?

Mensagem por Reinaldo Seg Jan 16, 2017 11:52 am

.


Última edição por Reinaldo em Ter Jan 17, 2017 8:21 am, editado 1 vez(es)
Reinaldo
Reinaldo
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1231
Localização : São Paulo - SP
Tipo de Buggy : BRM M8 1995
Pontos : 7216
Data de inscrição : 02/06/2008

http://rollerbuggy.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Dica: A segunda marcha escapa. Sera que tem solução sem abrir o câmbio?  Empty Re: Dica: A segunda marcha escapa. Sera que tem solução sem abrir o câmbio?

Mensagem por fmgsm Seg Jan 16, 2017 7:19 pm

chevas escreveu:As molas devem ser uma das últimas coisas a dar problema...vejam, ele abriu um câmbio com mais de 40 e tantos anos e as molas estavam boas...enfim, câmbio quando dá problema é um conjunto de coisas. 
Mas no meu caso, se eu ficar com a mão na alavanca ela não escapa. Não precisa fazer força, basta ficar segurando. E quando escapa é quase sempre quando desacelera.
Outra coisa, todo mundo pode opinar, sim, sendo técnico ou não. O que não pode é se estressar. Vamos na boa que de amarga basta a vida... 
[]''s

se você desacelerar bruscamente, você não sente a alavanca ser empurrada para frente? e dependendo da força da desaceleração, ela dar até uns estalos, tipo quando engata a marcha fora de tempo?

se a marcha salta quando acelera ou desacelera, é quase certeza ser a engrenagem gasta, o meu saltava a ré bastante, tinha que ficar segundando a alavanca quando dava ré, trocou a engrenagem, ficou 100%, só fiquei com a segunda que não troquei, por causa do mecânico que disse que já estava usinada, dai confiei que ia ficar bom, mas não ficou, se soltar o acelerador com o carro um pouco mais rápido, ela salta.

tranquilo amigo Smile
fmgsm
fmgsm
Lama para todo Lado
Lama para todo Lado

Número de Mensagens : 1619
Idade : 37
Localização : parelhas rn
Tipo de Buggy : baby, vermelho.
Pontos : 6357
Data de inscrição : 06/11/2011

https://www.facebook.com/fransuelder

Ir para o topo Ir para baixo

Dica: A segunda marcha escapa. Sera que tem solução sem abrir o câmbio?  Empty Re: Dica: A segunda marcha escapa. Sera que tem solução sem abrir o câmbio?

Mensagem por Reinaldo Seg Jan 16, 2017 9:16 pm

.


Última edição por Reinaldo em Ter Jan 17, 2017 8:21 am, editado 1 vez(es)
Reinaldo
Reinaldo
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1231
Localização : São Paulo - SP
Tipo de Buggy : BRM M8 1995
Pontos : 7216
Data de inscrição : 02/06/2008

http://rollerbuggy.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Dica: A segunda marcha escapa. Sera que tem solução sem abrir o câmbio?  Empty Re: Dica: A segunda marcha escapa. Sera que tem solução sem abrir o câmbio?

Mensagem por chevas Ter Jan 17, 2017 6:00 am

fmgsm escreveu:
chevas escreveu:As molas devem ser uma das últimas coisas a dar problema...vejam, ele abriu um câmbio com mais de 40 e tantos anos e as molas estavam boas...enfim, câmbio quando dá problema é um conjunto de coisas. 
Mas no meu caso, se eu ficar com a mão na alavanca ela não escapa. Não precisa fazer força, basta ficar segurando. E quando escapa é quase sempre quando desacelera.
Outra coisa, todo mundo pode opinar, sim, sendo técnico ou não. O que não pode é se estressar. Vamos na boa que de amarga basta a vida... 
[]''s

se você desacelerar bruscamente, você não sente a alavanca ser empurrada para frente? e dependendo da força da desaceleração, ela dar até uns estalos, tipo quando engata a marcha fora de tempo?
...
Pois então, fmgsm, sinto sim, é exatamente como descreveste, mas não é forte o salto da alavanca, ela apenas sai do lugar e fica meio estranha, faz uns barulhos como se estivesse arranhando, mas com a marcha desengatada. Parece que ela fica no meio do caminho entre a segunda e o ponto morto.
Eu ainda acho estranho pois logo que peguei o buggy depois da troca da caixa, era a ré que escapava. Depois de uma regulada, a ré nunca mais escapou, mas a segunda sim. Por isso ainda acho que falta alguma coisa, uma regulagem mais fina, sei lá. Mas vamos tentando. Todo final de semana antes de sair com ele eu dou uma mexida na posição da alavanca. As arruelas dos parafusos já estão ficando amassadas, preciso trocá-las por umas mais grossas.
Sobre o teu câmbio, eu iria conversar com o mecânico, pois se ele disse que a segunda estava boa ele deve arcar com o conserto, já que ela não está...o problema é que eles dão uma garantia limitada do serviço: ele certamente arrumaria a segunda em garantia, mas o serviço de tirar e colocar o motor e a caixa vai ser cobrado...o mesmo ocorreu no meu caso quando comprei a caixa usada. Ele devolveria o dinheiro da caixa se ela apresentasse problemas, mas não pagaria o serviço do mecânico...
[]'s
chevas
chevas
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 830
Idade : 55
Localização : Rio Grande - RS
Tipo de Buggy : Fercar Naja One Sumaya
Pontos : 5927
Data de inscrição : 09/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dica: A segunda marcha escapa. Sera que tem solução sem abrir o câmbio?  Empty Re: Dica: A segunda marcha escapa. Sera que tem solução sem abrir o câmbio?

Mensagem por fmgsm Ter Jan 17, 2017 6:44 am

pois é chevas, é que o serviço que levei para ele fazer (levei a caixa de marcha já fora), foi justamente a ré, que estava saltando muito mesmo, a segunda já tinha sido feito reparo com outro mecânico antes que eu comprei o buggy, não sei nem quem foi, mas eu poderia sim levar o buggy lá novamente, mas eu não quis desmontar tudo novamente, na época eu tinha medo de desmontar a caixa e eu mesmo mexer, mas é planos futuro meu, desmontar a caixa e eu mesmo fazer uma revisão nela, deixar 0 km, assim como o motor eu mesmo fiz a retífica.
fmgsm
fmgsm
Lama para todo Lado
Lama para todo Lado

Número de Mensagens : 1619
Idade : 37
Localização : parelhas rn
Tipo de Buggy : baby, vermelho.
Pontos : 6357
Data de inscrição : 06/11/2011

https://www.facebook.com/fransuelder

Ir para o topo Ir para baixo

Dica: A segunda marcha escapa. Sera que tem solução sem abrir o câmbio?  Empty Re: Dica: A segunda marcha escapa. Sera que tem solução sem abrir o câmbio?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos