Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cambio encontra a ré quando engata a 2ª marcha

+5
Gustavo
Farina
Edmilson
Pietro
Ed
9 participantes

Ir para baixo

Cambio encontra a ré quando engata a 2ª marcha Empty Cambio encontra a ré quando engata a 2ª marcha

Mensagem por Ed Qui Jun 04, 2009 1:34 pm

Olá pessoal, estou com problemas no cambio meu Terral, toda vez que vou engatar a 2ª marcha ele raspa e ré. Até já me acostumei com isto; o problema é quando outro tenta dirigir (apanha). Já troquei o trambulador, a bucha plastica do varão, a chapa guia, troquei até o varão, mas está dificil entrar num acordo, não sei se o problema está na chapa guia. Já ouvi falar que existe um calço plastico que vai embaixo da alavanca, não sei pra que serve. Com a palavra os entendidos.
Ed
Ed
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 969
Idade : 54
Localização : Campinas, SP
Tipo de Buggy : Terral 2 com a frente remodelada com faróis redondos.
Pontos : 6717
Data de inscrição : 06/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Cambio encontra a ré quando engata a 2ª marcha Empty Re: Cambio encontra a ré quando engata a 2ª marcha

Mensagem por Pietro Qui Jun 04, 2009 4:41 pm

Ed, existe uma bucha que fica naquela janela do chassi localizada próximo a numeração do mesmo.
É só trocá-la. Custa uns R$ 6,00. Dá trabalho na primeira vez, mas depois você pega know-how.

Pietro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1814
Idade : 56
Localização : Rio das Ostras - RJ
Tipo de Buggy : Já tive um Emis 83 e um Bugre 68... De olho no próximo.
Pontos : 7673
Data de inscrição : 20/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cambio encontra a ré quando engata a 2ª marcha Empty Re: Cambio encontra a ré quando engata a 2ª marcha

Mensagem por Ed Qui Jun 04, 2009 5:00 pm

JÁ TROQUEI O TRAMBULADOR, A BUCHA BRANCA QUE É ENCAIXADA NO VARÃO, A CHAPA GUIA E O PROBLEMA CONTINUA, TEM ALGUM SEGREDO? ALGUEM TEM FOTOS DO PASSO A PASSO?
Ed
Ed
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 969
Idade : 54
Localização : Campinas, SP
Tipo de Buggy : Terral 2 com a frente remodelada com faróis redondos.
Pontos : 6717
Data de inscrição : 06/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Cambio encontra a ré quando engata a 2ª marcha Empty Re: regular...

Mensagem por Edmilson Qui Jun 04, 2009 8:04 pm

Olá chará,tente fazer uma boa regulagem da chapa guia,talvez a que vç adiquiriu não seja de boa qualidade,talvez o desgaste da alavanca também influi.Se não resolver ,precisará verificar a tampa do cambio com seu respectivo garfo uma folga a mais e já vui... arranha mesmo.Abs Edmilson.-.
Edmilson
Edmilson
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 121
Idade : 57
Localização : São Bernardo do Campo-São Paulo
Tipo de Buggy : phanton-preto 76
Pontos : 5737
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cambio encontra a ré quando engata a 2ª marcha Empty Problema Chato!!!

Mensagem por Farina Sex Jun 05, 2009 8:24 am

este problema é muito comum, o defeito esta na alavanca e na chapinha limitadora, se tu olhar para a alavanca verá que tem um anel que encosta em uma especie de cantoneira, o bom seria simular com a alavanca fora para estudar o movimento, não tenho foto para ajudar na explicação, mas vou tentar... quando puxamos rapidamente a alavanca para 2º essa peça permite que a alavanca passe do ponto e engate a ré, a solução que encontrei é correr um pequeno cordão de solda para aumentar essa área, só cuide para não aumentar demais que não engatara mais a ré depois é só trabalhar com uma lima ou uma mini retifica para que a peça fique lisa e sem rebarbas de metal ai é só testar... a ré fica mais justa e a 2º agora pode puxar com vontade que não entrara mais a ré.

Abraço

Farina
Farina
Farina
Superintendente
Superintendente

Número de Mensagens : 804
Idade : 47
Localização : Porto Alegre - RS
Tipo de Buggy : Farina F-1600
Pontos : 6626
Data de inscrição : 12/05/2008

http://www.farinaautomoveis.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Cambio encontra a ré quando engata a 2ª marcha Empty Re: Cambio encontra a ré quando engata a 2ª marcha

Mensagem por Gustavo Sex Jun 05, 2009 9:37 am

Amigo Ed ,

Tenho o mesmíssimo problema , sempre arranha a segunda , tem que ter muito cuidado ao passá-la e outra coisa que notei é que quando fico dois ou tres dias sem andar com o meu BUGRE a alavanca do cambio fica dura a ponto de quase não conseguir "balançar" no ponto morto ...
Alguém pode me dar uma dica do que causa isso , lembrando que o óleo da caixa é novo .

Farina , essa dica da "solda guia " é boa , mas tem que ser feito por alguem que entende e tenha recursos de ferramentas etc. Não é o meu caso no momento .
Tá faltando coragem para desmontar e tentar fazer tudo que o Ed já fez e não ter sucesso ...

Abraços.
Gustavo
Gustavo
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 805
Idade : 52
Localização : Cabo Frio - RJ
Tipo de Buggy : BUGGY BABY 2K
Pontos : 6314
Data de inscrição : 11/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Cambio encontra a ré quando engata a 2ª marcha Empty Troca!!!

Mensagem por Farina Sex Jun 05, 2009 5:06 pm

Tem uma outra maneira, passa em um ferro velho e pega o conjunto original VW que também resolve... o difícil é achar original!!!
Farina
Farina
Superintendente
Superintendente

Número de Mensagens : 804
Idade : 47
Localização : Porto Alegre - RS
Tipo de Buggy : Farina F-1600
Pontos : 6626
Data de inscrição : 12/05/2008

http://www.farinaautomoveis.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Cambio encontra a ré quando engata a 2ª marcha Empty Re: Cambio encontra a ré quando engata a 2ª marcha

Mensagem por Clayton Sex Jun 05, 2009 6:55 pm

Gustavo, no seu caso dê uma avaliada nos coxins do câmbio, tem três um logo abaixo da tampa do mesmo e dois proximo ao motor. Ou pode ser que esteja faltando uma graxinha na alavanca.
Clayton
Clayton
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1397
Idade : 51
Localização : Mogi Guaçu/SP
Tipo de Buggy : Glaspac 1971
Pontos : 7112
Data de inscrição : 22/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cambio encontra a ré quando engata a 2ª marcha Empty Chapa guia

Mensagem por Ed Sáb Jun 06, 2009 8:19 pm

Alguém sabe dizer o posicionamento correto da chapa guia do cambio, acho que é só o que falta para acertar. Grato.
Ed
Ed
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 969
Idade : 54
Localização : Campinas, SP
Tipo de Buggy : Terral 2 com a frente remodelada com faróis redondos.
Pontos : 6717
Data de inscrição : 06/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Cambio encontra a ré quando engata a 2ª marcha Empty Re: Cambio encontra a ré quando engata a 2ª marcha

Mensagem por Hedney Qui Jun 11, 2009 7:16 pm

Bom pessoal eu tbm tinha esse mesmo problema e eu resolvi da seguinte forma: Depois de analizar bastate percebi que quando se corta o cachimbo, que é aquele varão que une a alavanca ao eixo da caixa, ñ se deve alinhar a cabeça onde fica aquela bola da alavanca, com o furo do parafuso que prende a união da caixa, aquele parafuso da cabeça quadrada, tem uma pequena defasagem para um dos lados só se comprova pegando um original e olhando ele na horizontal de frente ao rosto, procurei manter a mesma inclinação até aquela curvatura que tem no meio do cachimbo eu conservei por que se ela esta alí tem algum motivo, fiz duas emendas mais ficou muito bom, muitos mecânicos cortam e soldam de qualquer jeito.
É isso aí pessoal foi assim que eu consegui resolver meu problema, espero ter contribuido.
Hedney
Hedney
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 307
Idade : 47
Localização : Maceió/AL
Tipo de Buggy : Baby TS 86
X-12 Tocantins TR 89
Pontos : 5998
Data de inscrição : 12/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cambio encontra a ré quando engata a 2ª marcha Empty Re: Cambio encontra a ré quando engata a 2ª marcha

Mensagem por Ed Sex Jun 12, 2009 8:19 am

Também já resolvi o problema. Desmontei tudo de novo (dá trabalho), comprei outro varão (cachimbo), fiz os recortes e soldei exatamente como diz nosso amigo e "bingo" funcionou perfeitamente, ah a chapa guia eu coloquei com a dobra menor virada para o lado esquerdo (saliencia para cima), o pino que não deixa a alavanca ficar girando eu tirei, estava atrapalhando. Quem for fazer, fique atento para o comprimento do varão, o cachimbo tem que ficar no centro do buraco onde vai a alavanca (com o cambio desengatado), tem que ter uma curvatura no varão para ele passar pela bucha plastica que segura o mesmo (essa bucha mantem o cachimbo na posição certa), não pode haver saliencias no varao, senão ela não desliza pela bucha plastica. De tanto tirar e colocar o varão acabei espanando a rosca do trambulador (aquela peça que une o cambio ao varão), para resolver furei com uma broca 8mm e coloquei parafusos passantes com porcas, ficou 10 (a autopeças pediu R$21,00) como já havia trocado não quiz gastar de novo.

P.S.> Alguém poderia ensinar a colocar fotos, assim eu mostraria o trabalho.
Ed
Ed
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 969
Idade : 54
Localização : Campinas, SP
Tipo de Buggy : Terral 2 com a frente remodelada com faróis redondos.
Pontos : 6717
Data de inscrição : 06/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Cambio encontra a ré quando engata a 2ª marcha Empty Re: Cambio encontra a ré quando engata a 2ª marcha

Mensagem por Clayton Sex Jun 12, 2009 1:21 pm

Clayton
Clayton
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1397
Idade : 51
Localização : Mogi Guaçu/SP
Tipo de Buggy : Glaspac 1971
Pontos : 7112
Data de inscrição : 22/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cambio encontra a ré quando engata a 2ª marcha Empty Re: Cambio encontra a ré quando engata a 2ª marcha

Mensagem por Gustavo Sex Jun 12, 2009 3:24 pm

HEDNEY e ED , esse assunto interessa muita gente , inclusive Eu .

As dicas são ótimas , mas como não tenho tanta experiência , ainda não entendi muito bem e realmente se coneguir postar as fotos vai ser de grande ajuda !!!

Grato pela força .

ps.: Não entendi a parte do alinhamento do cachimbo "com o furo do parafuso que prende a união da caixa" ...
Gustavo
Gustavo
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 805
Idade : 52
Localização : Cabo Frio - RJ
Tipo de Buggy : BUGGY BABY 2K
Pontos : 6314
Data de inscrição : 11/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Cambio encontra a ré quando engata a 2ª marcha Empty Re: Cambio encontra a ré quando engata a 2ª marcha

Mensagem por Hedney Sáb Jun 13, 2009 7:24 am

Gustavo escreveu:HEDNEY e ED , esse assunto interessa muita gente , inclusive Eu .

As dicas são ótimas , mas como não tenho tanta experiência , ainda não entendi muito bem e realmente se coneguir postar as fotos vai ser de grande ajuda !!!

Grato pela força .

ps.: Não entendi a parte do alinhamento do cachimbo "com o furo do parafuso que prende a união da caixa" ...


Gustavo realmente é complicado de entender a explicação sem ver o indivíduo, vamos aguardar as fotos do Ed para ver se da pra ver como ele fez infelizmente ñ tenho fotos desse processo mas vou ver se consigo aí eu coloco pra vc's.
Hedney
Hedney
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 307
Idade : 47
Localização : Maceió/AL
Tipo de Buggy : Baby TS 86
X-12 Tocantins TR 89
Pontos : 5998
Data de inscrição : 12/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cambio encontra a ré quando engata a 2ª marcha Empty Re: Cambio encontra a ré quando engata a 2ª marcha

Mensagem por Ed Ter Jun 23, 2009 2:18 pm

Cambio encontra a ré quando engata a 2ª marcha Posiodachapaguia.th
Observem que a dobra menor da chapa guia está do lado esquerdo...
Cambio encontra a ré quando engata a 2ª marcha Centralizaodocachimbo.th
...O cachimbo deve ficar centralizado com o furo da chapa guia com o cambio desengatado, notem que os furos menores desta peça são largos, é para ajustar o engate das marchas...
Cambio encontra a ré quando engata a 2ª marcha Posicionamentodocachimb.th
...Para fazer os ajustes, soltem a emenda do cachimbo com o cambio (soltando o parafuso do trambulador) peça que une o cambio ao cachimbo. Com o cambio engatado na ré, posicionem a o cachimbo inclinado para a direita (como na foto). Marque no cano perto da ponta trazeira do cachimbo o rumo do furo do trambulador, no rumo desta marcação deverá ficar o orificio onde trava o parafuso conico do trambulador. Sera necessario tirar o cachimbo (ele só sai pela frente) para fazer a mudança; marque antes para dar certo. Feito isso, é só montar. Cuidado ao fazer o serviço para não deixar a solda muito grossa, pois o cachimbo tem que passar pela bucha plastica que fica dentro do tunel, aproveite e troque a bucha (R$1.00), é ela que segura a frente do chimbo pra cima. Outra dica; para retirar o cahimbo, use um fio de cobre (duro), deixe ele dentro do tunel para colocar o cachimbo de novo, é um lugar de dificil acesso. Ao mexer na parte trazeira do cachimbo, observem também se o trambulador não está com muita folga, se tiver troque também.
Tem que ter paciencia de Jó.
Abraços.
Ed
Ed
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 969
Idade : 54
Localização : Campinas, SP
Tipo de Buggy : Terral 2 com a frente remodelada com faróis redondos.
Pontos : 6717
Data de inscrição : 06/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Cambio encontra a ré quando engata a 2ª marcha Empty Re: Cambio encontra a ré quando engata a 2ª marcha

Mensagem por Gustavo Qua Jun 24, 2009 9:44 am

Bom dia Ed ,

É impressão minha ou sua chapa Guia está bem desgastada ???

As fotos estão ótimas , já comprei uma chapa guia no ferro velho , está em bom estado . Irei tentar a substituição nesse final de semana , mas ainda tenho dúvidas sobre a posição do cachimbo e a retirada dele sem perder o rumo do trambulador e das marchas .

Valeu pelas dicas , se eu me enrrolar , posto aqui denovo .


Abraços e obrigado .
Gustavo
Gustavo
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 805
Idade : 52
Localização : Cabo Frio - RJ
Tipo de Buggy : BUGGY BABY 2K
Pontos : 6314
Data de inscrição : 11/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Cambio encontra a ré quando engata a 2ª marcha Empty Re: Cambio encontra a ré quando engata a 2ª marcha

Mensagem por Ed Qua Jun 24, 2009 11:39 am

Gustavo escreveu:Bom dia Ed ,

É impressão minha ou sua chapa Guia está bem desgastada ???

As fotos estão ótimas , já comprei uma chapa guia no ferro velho , está em bom estado . Irei tentar a substituição nesse final de semana , mas ainda tenho dúvidas sobre a posição do cachimbo e a retirada dele sem perder o rumo do trambulador e das marchas .

Valeu pelas dicas , se eu me enrrolar , posto aqui denovo .


Abraços e obrigado .

A chapa guia da foto é bastante usada, não usei ela para montar, apenas para ilustrar o trabalho. Siga o passo a passo que dá certo.
abraços
Ed
Ed
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 969
Idade : 54
Localização : Campinas, SP
Tipo de Buggy : Terral 2 com a frente remodelada com faróis redondos.
Pontos : 6717
Data de inscrição : 06/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Cambio encontra a ré quando engata a 2ª marcha Empty Varao de marchas buggy kadron.

Mensagem por leonardomoratto Sex Abr 16, 2010 11:43 am

Preciso muito de ajuda com relação ao varao de marchas do buggy kadron, estou montando um com chassi de brasilia, foi encurtado +/- uns 35 cm, e nao consigo adptar o varao, tem hora q engata as marchas mais com dificuldade, depois nao engata 1 nem 2, não sei mais oke fazer para adaptar.

Me ajudem por favor.

abraços

leonardomoratto
Novato

Número de Mensagens : 4
Localização : Capivari Sp
Tipo de Buggy : Tenho um buggy Kadron ( replica)
Pontos : 5245
Data de inscrição : 06/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Cambio encontra a ré quando engata a 2ª marcha Empty Re: Cambio encontra a ré quando engata a 2ª marcha

Mensagem por jperson Sex Abr 16, 2010 3:43 pm

Leonardo, voce viu como era o anterior, se der copia, deve ter uma pequena curvatura, veja bem também a chapimnha em baixo da alavanca.
jperson
jperson
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4836
Idade : 63
Localização : IJUI-RS
Pontos : 10789
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cambio encontra a ré quando engata a 2ª marcha Empty Re: Cambio encontra a ré quando engata a 2ª marcha

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos