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Refrigeração do óleo.

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Refrigeração do óleo. - Página 3 Empty Re: Refrigeração do óleo.

Mensagem por GTMartini Sex Ago 03, 2012 3:12 pm

O radiador foi deslocado por causa da temperatura e nao pelo fluxo, com o radiador deslocado o fluxo é até menor (a parte que passa pelo radiador vai pra fora do motor). Apesar de termos 2 tamanhos de ventoinha, ambas eram usadas na capela pior a deslocada usa a maior delas. Possuo os modelos em casa e eu mesmo que mudei a minha. Hj meu motor é um 2.1. Motores mais antigos tinham o came do distribuidor para o cilindro 3 atrasado para nao bater pino.

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Refrigeração do óleo. - Página 3 Empty Re: Refrigeração do óleo.

Mensagem por fmgsm Sex Ago 03, 2012 3:13 pm

Fabrício®© escreveu:GT foi modificada a somente a posição do radiador, se vc é eng. iria reparar isso, o ar continua passando nele, o projeto estava errado mesmo, por isso citei da kombi tork. O que ocorria é que o fluxo de ar para o 3 cilindro era pouco devido o radiador e nao a temperatura de oleo, quem conhece de motor vw sabe perfeitamente disso!

vamos dizer que era os dois fatores, o radiador prejudica a passagem de ar, e o ar que passa, já vai mais aquecido por ele.

no caso o vento que é gerado pela ventoinha do motor, é muito maior que esse radiador precisa, por isso ele foi colocado um pouco de lado, deixando passar mais ar para os cilindros... melhorando bastante o sistema.
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Refrigeração do óleo. - Página 3 Empty Re: Refrigeração do óleo.

Mensagem por Fabrício®© Sex Ago 03, 2012 3:17 pm

Então amigo, o radiador foi deslocado par aaumentar o fluxo de ar, so foi posto pra fora pq nao tinha logica puxar pra dentro novamente... olhe a capela.
Mas até hj é assim, com injeção também atrasa o ponto no 3 cilindro.
Para os que nao conhecem está ai a capela, nao foi movido devido o ar quente e sim pelo fluxo de ar que é pouco devido o radiador

Refrigeração do óleo. - Página 3 Images?q=tbn:ANd9GcQbMYlZI9TFGR-qVPWnv3oASSDugywJYOEg-6FVtljXCQ-6oR_0ny8iEFWEBg
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Refrigeração do óleo. - Página 3 Empty Re: Refrigeração do óleo.

Mensagem por Bugólatra Sex Ago 03, 2012 3:18 pm

Fabrício®️©️ escreveu:GT foi modificada a somente a posição do radiador, se vc é eng. iria reparar isso, o ar continua passando nele, o projeto estava errado mesmo, por isso citei da kombi tork. O que ocorria é que o fluxo de ar para o 3 cilindro era pouco devido o radiador e nao a temperatura de oleo, quem conhece de motor vw sabe perfeitamente disso!
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Refrigeração do óleo. - Página 3 Empty Re: Refrigeração do óleo.

Mensagem por GTMartini Sex Ago 03, 2012 3:18 pm

Fransuelder escreveu:o que seria bom mesmo, seria tirar o radiador de óleo de dentro da capela, instalar ele fora e por uma ventoinha, com um sensor de temperatura, para quando o óleo chegar a uma temperatura adequada, ela ligar.

e não ficar ligada direto, isso iria fazer o motor chegar sua temperatura normal de trabalho em um tempo bem mais alto que o normal, prejudicando o motor.

fora o barulho da ventoinha, pois andando em estradas, o próprio vento que entra no cofre do motor, iria resfriar o radiador.

Aquela capela meio triangular pra motor preparado é exatamente pra isso, nela nào cabe o radiador dentro. Meu motor usa um radiador deslocado e um externo com 2 coolers que pretendo colocar a ventoinha unversal e acertar um defletor de ar pra pegar o vento de baixo do carro e depois desviar do carburador. Qdo motor frio nao passa oleo (passa mto pouco) pelo radiador da capela. O que seria melhor pra aquecer o motor é usar as portinholas dentro da capela que todo mundo tira (eu mesmo nao tenho) e são mto dificies de achar. Elas servem pra nao deixar passar ar que refigera o cabeçote pra ajudar a aquecer bem mais rapido.
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Refrigeração do óleo. - Página 3 Empty Re: Refrigeração do óleo.

Mensagem por fmgsm Sex Ago 03, 2012 3:21 pm

se o radiador não esquentasse, para quê ele dentro da capela então? ou melhor, para que ele?
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Refrigeração do óleo. - Página 3 Empty Re: Refrigeração do óleo.

Mensagem por Fabrício®© Sex Ago 03, 2012 3:24 pm

Nao estou discutindo, estamos trocando opniões, pois como posso aprender com ele, ele pode aprender comigo, gosto disso, debater com alguem que entende, pois ai sim fica muito interessante o tópico, e eu estou afirmando tudo que eu sempre li e estudei e ele também.
Evilasio escreveu:
Fabrício®️©️ escreveu:GT foi modificada a somente a posição do radiador, se vc é eng. iria reparar isso, o ar continua passando nele, o projeto estava errado mesmo, por isso citei da kombi tork. O que ocorria é que o fluxo de ar para o 3 cilindro era pouco devido o radiador e nao a temperatura de oleo, quem conhece de motor vw sabe perfeitamente disso!
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Mensagem por GTMartini Sex Ago 03, 2012 3:25 pm

Só não entendo como que vai aumentar o fluxo de ar se uma parte nem vai mais passar pelo motor. Se eventualmente fosse aumentar o fluxo para o cilindro 3, vai diminuir pra todos os outros! Nao tenho certesa, mas pelo qeu me recordo os novos distribuidores nào são mais deslocados.

eu tnho alguns livros sobre esse motor (mais precisamente acho que 4). e lá eles comentam sobre isso. Vou ver se acho e posto aqui.

Mas toda ideia e teste é sempre bem vinda, se vc tiver o medidor de cabeçote seria legal postar os resultados.
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Mensagem por GTMartini Sex Ago 03, 2012 3:27 pm

Fabrício®© escreveu:Nao estou discutindo, estamos trocando opniões, pois como posso aprender com ele, ele pode aprender comigo, gosto disso, debater com alguem que entende, pois ai sim fica muito interessante o tópico, e eu estou afirmando tudo que eu sempre li e estudei e ele também.
[/quote]

Com certeza gosto mto de conversar com ideias diferentes tb. Sei que nao sou o dono da verdade e se eu não fosse de colocar a mão na massa como um mecanico, eu nem saberia o que é um carburador. Ainda bem que gosto de me sujar..rsss
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Refrigeração do óleo. - Página 3 Empty Re: Refrigeração do óleo.

Mensagem por Fabrício®© Sex Ago 03, 2012 3:27 pm

GTMartini escreveu:
Fransuelder escreveu:o que seria bom mesmo, seria tirar o radiador de óleo de dentro da capela, instalar ele fora e por uma ventoinha, com um sensor de temperatura, para quando o óleo chegar a uma temperatura adequada, ela ligar.

e não ficar ligada direto, isso iria fazer o motor chegar sua temperatura normal de trabalho em um tempo bem mais alto que o normal, prejudicando o motor.

fora o barulho da ventoinha, pois andando em estradas, o próprio vento que entra no cofre do motor, iria resfriar o radiador.

Aquela capela meio triangular pra motor preparado é exatamente pra isso, nela nào cabe o radiador dentro. Meu motor usa um radiador deslocado e um externo com 2 coolers que pretendo colocar a ventoinha unversal e acertar um defletor de ar pra pegar o vento de baixo do carro e depois desviar do carburador. Qdo motor frio nao passa oleo (passa mto pouco) pelo radiador da capela. O que seria melhor pra aquecer o motor é usar as portinholas dentro da capela que todo mundo tira (eu mesmo nao tenho) e são mto dificies de achar. Elas servem pra nao deixar passar ar que refigera o cabeçote pra ajudar a aquecer bem mais rapido.

Essas portinholas eu nao conheço ou não estou lembrado, tem foto ai?
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Mensagem por Bugólatra Sex Ago 03, 2012 3:29 pm

Fabrício®️©️ escreveu:Nao estou discutindo, estamos trocando opniões, pois como posso aprender com ele, ele pode aprender comigo, gosto disso, debater com alguem que entende, pois ai sim fica muito interessante o tópico, e eu estou afirmando tudo que eu sempre li e estudei e ele também.
Evilasio escreveu:
Fabrício®️©️ escreveu:GT foi modificada a somente a posição do radiador, se vc é eng. iria reparar isso, o ar continua passando nele, o projeto estava errado mesmo, por isso citei da kombi tork. O que ocorria é que o fluxo de ar para o 3 cilindro era pouco devido o radiador e nao a temperatura de oleo, quem conhece de motor vw sabe perfeitamente disso!
bem agora é você que esta teimando com um engenheiro kkkkkkkk. Twisted Evil
eu não falei em discussão e sim em teimosia rsrsrs, mas continua ai a troca de opiniões que eu estou gostando do debate e no final eu tiro somente pra mim a conclusão de quem esta com a razão.
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Mensagem por Fabrício®© Sex Ago 03, 2012 3:30 pm

GTMartini escreveu:Só não entendo como que vai aumentar o fluxo de ar se uma parte nem vai mais passar pelo motor. Se eventualmente fosse aumentar o fluxo para o cilindro 3, vai diminuir pra todos os outros! Nao tenho certesa, mas pelo qeu me recordo os novos distribuidores nào são mais deslocados.

eu tnho alguns livros sobre esse motor (mais precisamente acho que 4). e lá eles comentam sobre isso. Vou ver se acho e posto aqui.

Mas toda ideia e teste é sempre bem vinda, se vc tiver o medidor de cabeçote seria legal postar os resultados.


Depois posta ai entao, conhecimento nunca é d+
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Refrigeração do óleo. - Página 3 Empty Re: Refrigeração do óleo.

Mensagem por Fabrício®© Sex Ago 03, 2012 3:31 pm

IDEM... rs...
GTMartini escreveu:
Fabrício®© escreveu:Nao estou discutindo, estamos trocando opniões, pois como posso aprender com ele, ele pode aprender comigo, gosto disso, debater com alguem que entende, pois ai sim fica muito interessante o tópico, e eu estou afirmando tudo que eu sempre li e estudei e ele também.

Com certeza gosto mto de conversar com ideias diferentes tb. Sei que nao sou o dono da verdade e se eu não fosse de colocar a mão na massa como um mecanico, eu nem saberia o que é um carburador. Ainda bem que gosto de me sujar..rsss[/quote]
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Refrigeração do óleo. - Página 3 Empty Re: Refrigeração do óleo.

Mensagem por GTMartini Sex Ago 03, 2012 3:39 pm

Essa aqui (bem nas saidas do ar pros cabeçotes):



Refrigeração do óleo. - Página 3 Flapcontrolvwar

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Refrigeração do óleo. - Página 3 Empty Re: Refrigeração do óleo.

Mensagem por Fabrício®© Sex Ago 03, 2012 3:42 pm

Aqui na empresa nao ta abrindo, ta bloqueado visualizar fotos de alguns sites, em casa eu do uma olhada.
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Mensagem por Bugólatra Sex Ago 03, 2012 3:55 pm

GTMartini escreveu:Essa aqui (bem nas saidas do ar pros cabeçotes):



Refrigeração do óleo. - Página 3 Flapcontrolvwar

mas isso também é uma adaptação.
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Refrigeração do óleo. - Página 3 Empty Re: Refrigeração do óleo.

Mensagem por Farina Sex Ago 03, 2012 5:51 pm

Não é adaptação não... é original e só é recomendado o uso onde faz muito frio aqui no brasil essa peça pode ser removida que não fara falta, desmancho muitos fuscas Itamar e todos tem esse sistema para aquecer mais rapidamente o motor e ja vi muitos que ficam trancados na posição fechado ai ja viu né o motor vai para as cucuias ligeirinho.
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Mensagem por lubisomem01 Sex Ago 03, 2012 6:05 pm

Creio que os amigos estão conversando qual é o sexo dos anjos ;;;pois é publico e notorio que dentre os tipos de capela usada pela VW as que melhores rerfrigeraõ são:
a do 1200 antiga ( redonda ) com o radiador dentro ( usada nas fucas de D3 antigas )
e a melhor delas todas ( moderna) com o radiador deslocado
Se quiser melhor a refrigeração aconselho um radiador de oleo externo como inclusive eu uso ou pelo menos um filtro de oleo externo poi se não estou enganado os fuscas mexicanos usavam..

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Mensagem por Fabrício®© Sex Ago 03, 2012 6:24 pm

Legal essa ai eu não conhecia, para o motor a alcool deve ficar ótimo...
GTMartini escreveu:Essa aqui (bem nas saidas do ar pros cabeçotes):



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Mensagem por Bugólatra Sex Ago 03, 2012 7:56 pm

Farina escreveu:Não é adaptação não... é original e só é recomendado o uso onde faz muito frio aqui no brasil essa peça pode ser removida que não fara falta, desmancho muitos fuscas Itamar e todos tem esse sistema para aquecer mais rapidamente o motor e ja vi muitos que ficam trancados na posição fechado ai ja viu né o motor vai para as cucuias ligeirinho.
É! vivendo e aprendendo, pra essas bandas de cá eu nunca vi essas portinholas não, sem duvidas é um sistema interessante pra controlar melhor a temperatura do motor, eu só queria saber como é que ela é acionada, nos carros refrigerado a água existe a válvula de retenção que abre e fecha automaticamente pela temperatura da água.
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Mensagem por Farina Sáb Ago 04, 2012 8:46 am

Nesses também, vou tirar uma foto de como funciona o sistema na próxima vez que desmanchar um, mas é simples uma mola que estica e encolhe conforme a temperatura ela fica no meio dos cilindro 4 e 3 quando atinge uma certa temperatura a mola se encolhe abrindo as portinholas dentro da capela, a explicação mecânica é essa a física eu deixo para alguém mais habilitado... hehehe!!!
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Mensagem por Fabrício®© Sáb Ago 04, 2012 8:52 am

Essa mola deve ter o funcionamento parecido com a valvula termostatica,
que possue em seu interior uma cápsula de cera expansiva derivada de petróleo que é calibrada de acordo com as especificações de cada motor. Quando a temperatura sobe, a cera do termoelemento expande e comprime a mola e com isso abere a válvula e a passa o líquido para o radiador.
Será que é tipo isso farina?
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Mensagem por Farina Sáb Ago 04, 2012 9:33 am

é isso mesmo... assim que eu achar essa mola no meu estoque de quinquilharias eu tiro uma foto do sistema e publico aqui...
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Mensagem por Fabrício®© Sáb Ago 04, 2012 9:38 am

Show, publica ai pq eu nao achei informação dela... vc tem alguma capela dessa perdida ai? essa capela tem radiador deslocado tb?
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Mensagem por lubisomem01 Sáb Ago 04, 2012 10:38 am

Farina esta peça não me é estranha não, não lembro agora se usavam tambem no motor deitado e nos primeiros fuscas a alcool com motor 1300 cc
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Mensagem por Fabrício®© Sáb Ago 04, 2012 10:41 am

lubi, essa pessa é mt interessante, até animei em por o meu buggy no alcool, o motor deve esquentar mt rapido né? engraçado que eu não conhecia...
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