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Refrigeração do óleo.

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Refrigeração do óleo. - Página 2 Empty Re: Refrigeração do óleo.

Mensagem por fmgsm Sex Ago 03, 2012 9:23 am

uma dúvida que tenho, quando o cara faz esse sistema ai, o óleo demora mais para ir para a tubulação/veias do motor certo? que tem que passar por esses tubos até voltar ao sistema original.

como funciona a bomba do motor boxer nacional? ela empurra do óleo para dentro do motor, ou ela suga?

no caso daquelas bombas que tem a saída para conectar o filtro, já vi delas com uma saída, a outra ponta seria ligado aonde?

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Refrigeração do óleo. - Página 2 Empty Re: Refrigeração do óleo.

Mensagem por Bugólatra Sex Ago 03, 2012 11:50 am

Fransuelder isso funciona mais ou menos assim, a bomba gira junto com o motor através de engrenagens que jogam o óleo pra cima e nesse caso ai o óleo quando chega na bomba ele entra nessa serpentina circula por ela esfriando-o um pouco e retorna praticamente pro mesmo lugar e nesse momento a bomba joga esse óleo pra cima mas dessa vez pelo caminho correto e vai lubrificando o motor e seguindo por esse caminho ele vai passar pelo radiador que através do vento gerado pela ventuinha o óleo esfria um pouco e volta pro carter lubrificando e refrigerando o motor mas nesse caso ai da serpentina quando o óleo chegar no radiador ele devera esta mais frio que o óleo de um motor que não tenha esse sistema de resfriamento adicional, entendeu?
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Refrigeração do óleo. - Página 2 Empty Re: Refrigeração do óleo.

Mensagem por Fabrício®© Sex Ago 03, 2012 12:16 pm

É mais ou menos o efeito deste desenho!

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Refrigeração do óleo. - Página 2 Empty Re: Refrigeração do óleo.

Mensagem por GTMartini Sex Ago 03, 2012 12:17 pm

Não façam isso, fazer isso vai esquentar sim o óleo pois o calor retiado da serpentina vai voltar pro motor. No passado algumas pessoas chegaram a colocar outro dadiador de óleo bem ai na entrada do ar, o resultado éra nada satisfa'torio e esquntava mais ainda. Pricipalmente pelo fato de que a parte mais quente do motor são os cabeçotes e eles precisam ser mto bem refirgerados. Se for usar a serpentina, acho mto melhor prender nela um cooler de PC e deixar ela longe da entrada de ar do motor.
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Refrigeração do óleo. - Página 2 Empty Re: Refrigeração do óleo.

Mensagem por Fabrício®© Sex Ago 03, 2012 12:21 pm

GT, descordo da sua opnião, isso foi feito por engenheiro, o calor que vai fazer ali será insignificante!, se fosse assim o del rey não poderia ter a ventuinha atras do radiador puxando o vento quente para cima do motor!
Eu vou fazer e testar com o termometro, e por aqui o resultado.
Sem falar que um cooler alem de nao ventar nada seria uma gambiarra.
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Refrigeração do óleo. - Página 2 Empty Re: Refrigeração do óleo.

Mensagem por Bugólatra Sex Ago 03, 2012 12:24 pm

GTMartini escreveu:Não façam isso, fazer isso vai esquentar sim o óleo pois o calor retiado da serpentina vai voltar pro motor. No passado algumas pessoas chegaram a colocar outro dadiador de óleo bem ai na entrada do ar, o resultado éra nada satisfa'torio e esquntava mais ainda. Pricipalmente pelo fato de que a parte mais quente do motor são os cabeçotes e eles precisam ser mto bem refirgerados. Se for usar a serpentina, acho mto melhor prender nela um cooler de PC e deixar ela longe da entrada de ar do motor.
isso faz sentido.
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Refrigeração do óleo. - Página 2 Empty Re: Refrigeração do óleo.

Mensagem por Fabrício®© Sex Ago 03, 2012 12:26 pm

rs... sem comentarios.
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Mensagem por Bugólatra Sex Ago 03, 2012 12:29 pm

Fabrício®© escreveu:GT, descordo da sua opnião, isso foi feito por engenheiro, o calor que vai fazer ali será insignificante!, se fosse assim o del rey não poderia ter a ventuinha atras do radiador puxando o vento quente para cima do motor!
Eu vou fazer e testar com o termometro, e por aqui o resultado.
Sem falar que um cooler alem de nao ventar nada seria uma gambiarra.
a intenção da ventuinha do del rey é esfriar a água do motor e não o bloco por isso ela fica localizada ali atrás do radiador fazendo um papel de exaustor pra sugar o vento que esta a frente do radiador forçando-o a passar pelo radiador e esfriar a água que esta dentro dele.
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Mensagem por Fabrício®© Sex Ago 03, 2012 12:31 pm

kkkkkkkkkkkk evilasio, vc ta trocando 6 por meia duzia com a sua explicação, eu sou mecânico.
O que eu quiz diser que o calor que sai dali é insignificante para esquentar o motor, e nao para refrigerar o motor, vai da no mesmo esta serpentina!
Ou você quer teimar com um engenheiro que estudou anos para criar a peça e instalar ali como foi os que fizeram esta serpentina?
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Mensagem por Fabrício®© Sex Ago 03, 2012 12:47 pm

Se for pra usar com ventuinha, o melhor é usar radiador de óleo com a ventuinha propria, ai sim!
Refrigeração do óleo. - Página 2 RADIADOR%20COM%20VENTOINHA%20-%202
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Mensagem por Convidad Sex Ago 03, 2012 1:15 pm

lubisomem01 escreveu:Uma otima pedidada pra quem não tem ainda e quer melhorar a refrigeração do seu motor boxer é colocar a capela moderna com o radiador deslocado uma das poucas coisas que a vw fez em prol do motor boxer,para saber se a sua tem o radiador deslocado ou não basta olhar na parte traseira da capela as que tem na traseira tem um carroço aonde o radiador fica alojado.

Essa é sem dúvida a melhor opção para quem tem um boxer ainda original ou levemente preparado!!

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Mensagem por Fabrício®© Sex Ago 03, 2012 1:23 pm

É vdd Marcio, nem tinha reparado este comentario do Lubi.
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Mensagem por Convidad Sex Ago 03, 2012 1:32 pm

Fabrício®️©️ escreveu:É vdd Marcio, nem tinha reparado este comentario do Lubi.

Fabrício as vezes a gente tenta solucionar os problemas da forma mais complexa e a melhor maneira está na nossa frente... é da natureza humana!!

Temos outros artifícios que melhoram a refrigeração e desempenho nos Boxers, que são baratos e fácil de serem feitos, refurar bronzinas para melhorar a lubrificação é um exemplo, mas aí já é papo pra boteco!! Very Happy

Abração.

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Mensagem por Fabrício®© Sex Ago 03, 2012 1:37 pm

kkkkkkkk é vdd!
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Refrigeração do óleo. - Página 2 Empty Re: Refrigeração do óleo.

Mensagem por fmgsm Sex Ago 03, 2012 2:27 pm

o que eu queria saber era: se o óleo que vem do cárter passa primeiro pela bomba, ou passa por último por ela...

nos outros sistemas o óleo passa pela bomba, vai para o filtro, depois para o sistema.

no caso do boxer seria igual, com exceção do radiador. ficaria assim então.

sistema original do sem filtro externo: bomba > radiador > sistema. (ele quente)

estava vendo aqui em um site, que diz o seguinte:
Quando se dá a partida, com o motor frio, o óleo é mais denso e a pressão é maior; neste caso, o êmbolo é comprimido e o óleo é encaminhado diretamente aos pontos a lubrificar, sendo o excesso desviado para o cárter.
Com o motor a temperatura média, mas inferior a normal de trabalho, o óleo é encaminhado diretamente aos pontos a lubrificar e uma pequena parte atravessa o radiador de óleo.
Com o motor a temperatura normal de trabalho, o óleo só chega aos pontos a lubrificar depois de atravessar o radiador de óleo.

por causa de válvula de controle de pressão do óleo. não sabia disso.
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Mensagem por fmgsm Sex Ago 03, 2012 2:31 pm

a minha dúvida seria por causa do filtro, tem que ter mais cuidado na hora da partida, tem que esperar mais alguns segundos, para dar tempo o óleo circular pela tubulação extra que foi adicionada.

o bom mesmo, seria esperar até o motor chegar a sua temperatura normal de trabalho. (como diz o manual)
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Mensagem por fmgsm Sex Ago 03, 2012 2:44 pm

esse sensor que esta na bomba, seria de temperatura? (essa foto é do site)
Refrigeração do óleo. - Página 2 Bomba
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Mensagem por Fabrício®© Sex Ago 03, 2012 2:45 pm

No moxer o óleo vem direto do carter e passa pela bomba, procure fotos.
Nessa imagem vc vê o pescador onde puxa o óleo.

Refrigeração do óleo. - Página 2 Engine-air-cooled-VW-2

Tem varios sistemas como este com radiador e ventoinha, que sai pela bomba passa pelo radiador e o óleo permanece no seu percurso original.
Refrigeração do óleo. - Página 2 Kit-radiador-vent
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Refrigeração do óleo. - Página 2 Empty Re: Refrigeração do óleo.

Mensagem por Fabrício®© Sex Ago 03, 2012 2:46 pm

Sim é o sensor de temperatura, não está no local mais adequado, mas ele mede a temperatura certa que está o bloco.
Fransuelder escreveu:esse sensor que esta na bomba, seria de temperatura? (essa foto é do site)
Refrigeração do óleo. - Página 2 Bomba
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Refrigeração do óleo. - Página 2 Empty Re: Refrigeração do óleo.

Mensagem por Bugólatra Sex Ago 03, 2012 2:51 pm

Fabrício®© escreveu:kkkkkkkkkkkk evilasio, vc ta trocando 6 por meia duzia com a sua explicação, eu sou mecânico.
O que eu quiz diser que o calor que sai dali é insignificante para esquentar o motor, e nao para refrigerar o motor, vai da no mesmo esta serpentina!
Ou você quer teimar com um engenheiro que estudou anos para criar a peça e instalar ali como foi os que fizeram esta serpentina?
não Fabrício eu não vou teimar com os engenheiros que fizeram isso não até porque eu sou leigo no assunto mas nem por isso eu vou ficar convencido que eles estão certos só porque são engenheiros, eu já estou cansado de ver os projetos dos mais bem conceituados engenheiros do mundo serem obrigados a voltar para as concessionárias para passar por processos de recaals por erros altamente grosseiros deles.
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Mensagem por Fabrício®© Sex Ago 03, 2012 3:01 pm

Em 1000 projetos acho que 5 ou até menos que isso ocorre erro, muito normal, seres humanos erram, mas que não tem lógica a temperatura do óleo que vai passar pela serpentina esquentar mais o motor, isso não tem. Senão a propria VW iria retirar o radiador de óleo de dentro da capela da kombi tork, será bem parecido com este sistema!
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Mensagem por GTMartini Sex Ago 03, 2012 3:03 pm

Fabrício®© escreveu:GT, descordo da sua opnião, isso foi feito por engenheiro, o calor que vai fazer ali será insignificante!, se fosse assim o del rey não poderia ter a ventuinha atras do radiador puxando o vento quente para cima do motor!
Eu vou fazer e testar com o termometro, e por aqui o resultado.
Sem falar que um cooler alem de nao ventar nada seria uma gambiarra.

Se nao tivesse problema isso, pq mudaram o radiador pra fora da capela? Pq com o radiador dentro o cilindro 3 sofre tanto?

Se usar o cooler é gambiarra, usar a serpentina não seria tb????

Sou engenheiro mecanico, trabalhei na area de arrefecimento de veiculos. Esse metodo de colocar a na entrada de ar já foi tentanda. Possuo o livro how to make buggies and baja e nele estão mostradas e faladas essas opções. Vc pode até diminur a temperatura do óleo, mas o cabeçote vai sofrer e é a parte mais critica. Se vc colocar o medidor de temperatura nos cabeçotes vai ver do que estou falando, mas terá que usar o medidor correto pra ele.
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Mensagem por fmgsm Sex Ago 03, 2012 3:04 pm

mais o motor não trabalha melhor quente, em torno de 90 graus?

obrigado "Fabrício®©" pela explicação!

como os carros de "hoje" fazem, só liga a ventoinha depois que a temperatura da água do radiador atinge 90º.

no caso da água, quando a água chega em 90º, o óleo deve estar vários graus acima.

se o óleo não estiver na temperatura certa, o óleo não vai lubrificar de maneira satisfatória, fazendo assim, o motor diminuir a sua vida útil.
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Mensagem por Fabrício®© Sex Ago 03, 2012 3:05 pm

GT foi modificada a somente a posição do radiador, se vc é eng. iria reparar isso, o ar continua passando nele, o projeto estava errado mesmo, por isso citei da kombi tork. O que ocorria é que o fluxo de ar para o 3 cilindro era pouco devido o radiador e nao a temperatura de oleo, quem conhece de motor vw sabe perfeitamente disso!
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Mensagem por fmgsm Sex Ago 03, 2012 3:09 pm

o que seria bom mesmo, seria tirar o radiador de óleo de dentro da capela, instalar ele fora e por uma ventoinha, com um sensor de temperatura, para quando o óleo chegar a uma temperatura adequada, ela ligar.

e não ficar ligada direto, isso iria fazer o motor chegar sua temperatura normal de trabalho em um tempo bem mais alto que o normal, prejudicando o motor.

fora o barulho da ventoinha, pois andando em estradas, o próprio vento que entra no cofre do motor, iria resfriar o radiador.
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Mensagem por GTMartini Sex Ago 03, 2012 3:12 pm

O radiador foi deslocado por causa da temperatura e nao pelo fluxo, com o radiador deslocado o fluxo é até menor (a parte que passa pelo radiador vai pra fora do motor). Apesar de termos 2 tamanhos de ventoinha, ambas eram usadas na capela pior a deslocada usa a maior delas. Possuo os modelos em casa e eu mesmo que mudei a minha. Hj meu motor é um 2.1. Motores mais antigos tinham o came do distribuidor para o cilindro 3 atrasado para nao bater pino.
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