Filtro do Ar a Banho de Óleo
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Filtro do Ar a Banho de Óleo
Para manter a saúde do motor é preciso ter cuidado com a qualidade da gasolina que colocamos no tanque. Os malefícios de usar gasolina de má qualidade todo mundo já está careca de saber: falhas de ignição, batidas de pino, problemas no carburador, e tome dor de cabeça. O que poucos sabem de fato é que para manter uma combustão saudável o motor também precisa respirar ar puro, isso mesmo, o motor também respira. Quem diria hein?!
Para que a combustão ocorra é preciso que na câmara de combustão tenhamos três fatores básicos: combustível, ar, e calor. A mistura ar/combustível que entra na câmara é regulado pelo carburador ou pelos bicos injetores (no caso de injeção eletrônica). Dentro da câmara a vela de ignição produz uma forte centelha que faz queimar a mistura sob pressão. Se um destes três elementos for de má qualidade o motor pode sofrer desgaste excessivo e/ou falhar perdendo rendimento.
Pois bem, é neste ponto que entra o filtro do ar do motor. Sim, é ele mesmo, aquela panela de pressão que fica em cima do carburador chama-se na verdade "Filtro do Ar". Sua função como o próprio nome já diz é garantir que o ar aspirado pelo motor seja o mais puro possível, aumentando assim a vida útil do motor. No caso específico do Buggy um fator bastante preocupante é a areia já que andamos muito em praia e áreas dunares. Caso o motor aspire areia, esta irá até as câmaras de combustão e ficará acumulada prejudicando a vedação das válvulas do cabeçote e acelerando o desgaste do conjunto.
Existem basicamente dois tipos de filtro do ar: a elemento de papel ou tecido e o a banho de óleo. Os filtros a elemento de papel ou tecido possuem um material micro-poroso que permite a passagem do ar, mas retém a passagem de partículas estranhas que podem prejudicar o bom funcionamento do motor. Neste caso, os filtros a tecido e a banho de óleo levam certa vantagem, pois, podem ser lavados e reaproveitados, o que gera certa economia. Manter o filtro do ar em dia é um cuidado indispensável para manter o motor do seu possante sempre na melhor forma. De fato, não cuidar da qualidade do ar que o motor de seu carango respira pode ser extremamente prejudicial a saúde de sua conta bancária.
Funcionamento do Filtro a Banho de Óleo
Este tipo de filtro recebe este nome devido a seu princípio de funcionamento. O filtro a banho de óleo é formado basicamente por três câmaras, sendo que uma delas se assemelha e uma bacia onde deve ser depositada uma fina camada (de 3 a 5mm) de óleo. Neste tipo de filtro a entrada de ar é estrategicamente arranjada para que faça uma série de curvaturas durante a admissão. Desta forma, as partículas pesadas (como grãos de areia por exemplo) são arremessadas e "grudam" no óleo depositado no recipiente inferior da peça. Após este estágio o ar passa por uma intrincada malha de fibras que prende as partículas mais leves elevando a eficiência da filtragem.
Filtro a Banho de Óleo
Já que o óleo tem papel importante no funcionamento da peça, deve-se sempre ter cuidado para não deixar o óleo secar ou acumular muita sujeira para não prejudicar sua eficiência. Em condições normais de uso na cidade recomenda-se uma limpeza a cada cinco mil quilômetros ou depois de transpor trechos de elevada poeira ou areia, o que é definitivamente o nosso caso. A limpeza do filtro é extremamente simples e rápida ao mesmo tempo em que é benéfica ao motor. Um filtro do ar sujo além de não cumprir bem o seu papel atrapalha. A sujeira acumulada no seu interior pode oferecer resistência a passagem do ar aumentando o consumo e diminuindo a potência do motor, já que a mistura ar/comburente ficará comprometida.
Filtro Após Passeio nas Dunas (Note a quantidade de areia grudada na parte superior)
Limpeza do Filtro a Banho de óleo
Este procedimento é extremamente simples e não leva mais de quinze minutos. Pra limpar o filtro do seu possante você vai precisar dos seguintes materiais:
• Chave de Fenda Média
• Chave "L" 10mm ou 11mm (Dependendo da presilha do seu filtro
• Querosene ou Gasolina
• Óleo SAE 15W40
Procedimento:
1- Folgue o parafuso da presilha que prende o filtro na boca do carburador com uma chave de fenda ou uma chave "L";
2 - Folgue a borboleta na parte superior do filtro e desmonte suas partes. Tome especial cuidado com os anéis de vedação de borracha. Preste atenção na desmontagem para montá-los de forma correta sob pena de prejudicar o funcionamento da peça;
Filtro Desmontado (Note a Quantidade de Areia na Parte Interna)
3 - Despeje o óleo velho e raspe a sujeira no fundo do recipiente com uma chave de fenda ou equivalente;
4 - Passe uma flanela embebida em querosene em todo o filtro para tirar a poeira e o óleo velho. Nesta etapa você pode borrifar querosene ou gasolina na peça dando em seguida um jato forte de água para arrastar a sujeira;
5 - Despeje uma quantidade generosa de querosene dentro do "miolo" na parte superior do filtro, chacoalhe bem a peça despejando em seguida. Repita este passo umas duas ou três vezes;
Filtro Limpo. Na sequência de montagem da esquerda para a direita: Presilha de fixação no carburador, base, arruela de borracha da base, recipiente do óleo, arruela de vedação pequena, elemento filtrante (miolo), ao centro, a borboleta de fixação do conjunto.6 - Despeje uma fina camada de óleo no recipiente interno da peça antes da remontagem;
Despejando óleo no recipiente
7 - Monte as partes do filtro tomando cuidado na fixação das arruelas de vedação de borracha nos locais corretos;
8 - Aperte a borboleta de fixação;
Filtro Montado. Ao lado, tubo do suspiro do motor e presilha de fixação.
9 - Encaixe o filtro na boca do carburador;
OBS: Ao final não esqueça de encaixar a mangueira do suspiro do motor. Esta mangueira injeta o refluxo dos gases internos do motor na base do filtro. Os vapores provenientes do suspiro ajudam a manter saudáveis as sedes de válvulas do cabeçote do motor.
[esse artigo foi tirado do buggy club de natal, o nome do autor é delano lopes (eu acho)]
Para que a combustão ocorra é preciso que na câmara de combustão tenhamos três fatores básicos: combustível, ar, e calor. A mistura ar/combustível que entra na câmara é regulado pelo carburador ou pelos bicos injetores (no caso de injeção eletrônica). Dentro da câmara a vela de ignição produz uma forte centelha que faz queimar a mistura sob pressão. Se um destes três elementos for de má qualidade o motor pode sofrer desgaste excessivo e/ou falhar perdendo rendimento.
Pois bem, é neste ponto que entra o filtro do ar do motor. Sim, é ele mesmo, aquela panela de pressão que fica em cima do carburador chama-se na verdade "Filtro do Ar". Sua função como o próprio nome já diz é garantir que o ar aspirado pelo motor seja o mais puro possível, aumentando assim a vida útil do motor. No caso específico do Buggy um fator bastante preocupante é a areia já que andamos muito em praia e áreas dunares. Caso o motor aspire areia, esta irá até as câmaras de combustão e ficará acumulada prejudicando a vedação das válvulas do cabeçote e acelerando o desgaste do conjunto.
Existem basicamente dois tipos de filtro do ar: a elemento de papel ou tecido e o a banho de óleo. Os filtros a elemento de papel ou tecido possuem um material micro-poroso que permite a passagem do ar, mas retém a passagem de partículas estranhas que podem prejudicar o bom funcionamento do motor. Neste caso, os filtros a tecido e a banho de óleo levam certa vantagem, pois, podem ser lavados e reaproveitados, o que gera certa economia. Manter o filtro do ar em dia é um cuidado indispensável para manter o motor do seu possante sempre na melhor forma. De fato, não cuidar da qualidade do ar que o motor de seu carango respira pode ser extremamente prejudicial a saúde de sua conta bancária.
Funcionamento do Filtro a Banho de Óleo
Este tipo de filtro recebe este nome devido a seu princípio de funcionamento. O filtro a banho de óleo é formado basicamente por três câmaras, sendo que uma delas se assemelha e uma bacia onde deve ser depositada uma fina camada (de 3 a 5mm) de óleo. Neste tipo de filtro a entrada de ar é estrategicamente arranjada para que faça uma série de curvaturas durante a admissão. Desta forma, as partículas pesadas (como grãos de areia por exemplo) são arremessadas e "grudam" no óleo depositado no recipiente inferior da peça. Após este estágio o ar passa por uma intrincada malha de fibras que prende as partículas mais leves elevando a eficiência da filtragem.
Filtro a Banho de Óleo
Já que o óleo tem papel importante no funcionamento da peça, deve-se sempre ter cuidado para não deixar o óleo secar ou acumular muita sujeira para não prejudicar sua eficiência. Em condições normais de uso na cidade recomenda-se uma limpeza a cada cinco mil quilômetros ou depois de transpor trechos de elevada poeira ou areia, o que é definitivamente o nosso caso. A limpeza do filtro é extremamente simples e rápida ao mesmo tempo em que é benéfica ao motor. Um filtro do ar sujo além de não cumprir bem o seu papel atrapalha. A sujeira acumulada no seu interior pode oferecer resistência a passagem do ar aumentando o consumo e diminuindo a potência do motor, já que a mistura ar/comburente ficará comprometida.
Filtro Após Passeio nas Dunas (Note a quantidade de areia grudada na parte superior)
Limpeza do Filtro a Banho de óleo
Este procedimento é extremamente simples e não leva mais de quinze minutos. Pra limpar o filtro do seu possante você vai precisar dos seguintes materiais:
• Chave de Fenda Média
• Chave "L" 10mm ou 11mm (Dependendo da presilha do seu filtro
• Querosene ou Gasolina
• Óleo SAE 15W40
Procedimento:
1- Folgue o parafuso da presilha que prende o filtro na boca do carburador com uma chave de fenda ou uma chave "L";
2 - Folgue a borboleta na parte superior do filtro e desmonte suas partes. Tome especial cuidado com os anéis de vedação de borracha. Preste atenção na desmontagem para montá-los de forma correta sob pena de prejudicar o funcionamento da peça;
Filtro Desmontado (Note a Quantidade de Areia na Parte Interna)
3 - Despeje o óleo velho e raspe a sujeira no fundo do recipiente com uma chave de fenda ou equivalente;
4 - Passe uma flanela embebida em querosene em todo o filtro para tirar a poeira e o óleo velho. Nesta etapa você pode borrifar querosene ou gasolina na peça dando em seguida um jato forte de água para arrastar a sujeira;
5 - Despeje uma quantidade generosa de querosene dentro do "miolo" na parte superior do filtro, chacoalhe bem a peça despejando em seguida. Repita este passo umas duas ou três vezes;
Filtro Limpo. Na sequência de montagem da esquerda para a direita: Presilha de fixação no carburador, base, arruela de borracha da base, recipiente do óleo, arruela de vedação pequena, elemento filtrante (miolo), ao centro, a borboleta de fixação do conjunto.
Despejando óleo no recipiente
8 - Aperte a borboleta de fixação;
Filtro Montado. Ao lado, tubo do suspiro do motor e presilha de fixação.
9 - Encaixe o filtro na boca do carburador;
OBS: Ao final não esqueça de encaixar a mangueira do suspiro do motor. Esta mangueira injeta o refluxo dos gases internos do motor na base do filtro. Os vapores provenientes do suspiro ajudam a manter saudáveis as sedes de válvulas do cabeçote do motor.
[esse artigo foi tirado do buggy club de natal, o nome do autor é delano lopes (eu acho)]
Re: Filtro do Ar a Banho de Óleo
aproveitando isso queria de vocês o seguinte opiniões sobre os filtros:
papel
x banho de óleo
Re: Filtro do Ar a Banho de Óleo
desde quando comprei meu buggy, penso em colocar nele um filtro de papel, acho que não é atoa que todos os fabricantes deixaram de usar o de óleo.
Re: Filtro do Ar a Banho de Óleo
Bom moçada .. Nessa área Eu posso Opinar ... hehehe ..
A eficiencia e a capacidade do filtro de cartucho (Papel) é infinitamente maior que a dos filtros de banho de óleo.
A eficiencia maior, reduz a quantidade de poeira de todos os tamanhos indo para dentro do motor e, consequentemente, aumenta a vida útil das partes móveis como anéis e pistões.
Não tenham dúvida, migrem para o sistema com elemento seco !!!
Abraço,
A eficiencia e a capacidade do filtro de cartucho (Papel) é infinitamente maior que a dos filtros de banho de óleo.
A eficiencia maior, reduz a quantidade de poeira de todos os tamanhos indo para dentro do motor e, consequentemente, aumenta a vida útil das partes móveis como anéis e pistões.
Não tenham dúvida, migrem para o sistema com elemento seco !!!
Abraço,
Terrorista- Super Desbravador
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Re: Filtro do Ar a Banho de Óleo
Fransuelder escreveu:desde quando comprei meu buggy, penso em colocar nele um filtro de papel, acho que não é atoa que todos os fabricantes deixaram de usar o de óleo.
NA VERDADE, EM 30 ANOS DE BUGGY, NUNCA IMAGINEI QUE ALGUÉM AINDA UTILIZASSE FILTRO DE ÓLEO!!!!! ISSO COM AREIA DÁ UM BELO PIRÃO!!!
Nil- Homem das Dunas
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Re: Filtro do Ar a Banho de Óleo
Terrorista escreveu:Bom moçada .. Nessa área Eu posso Opinar ... hehehe ..
A eficiencia e a capacidade do filtro de cartucho (Papel) é infinitamente maior que a dos filtros de banho de óleo.
A eficiencia maior, reduz a quantidade de poeira de todos os tamanhos indo para dentro do motor e, consequentemente, aumenta a vida útil das partes móveis como anéis e pistões.
Não tenham dúvida, migrem para o sistema com elemento seco !!!
Abraço,
cara, muito grato pelo esclarecimento, vou procurar um suporte para filtro legal para por no meu...
Re: Filtro do Ar a Banho de Óleo
Terrorista escreveu:Bom moçada .. Nessa área Eu posso Opinar ... hehehe ..
A eficiencia e a capacidade do filtro de cartucho (Papel) é infinitamente maior que a dos filtros de banho de óleo.
A eficiencia maior, reduz a quantidade de poeira de todos os tamanhos indo para dentro do motor e, consequentemente, aumenta a vida útil das partes móveis como anéis e pistões.
Não tenham dúvida, migrem para o sistema com elemento seco !!!
Abraço,
Também concordo contigo. O filtro de papel além de ser simples, fácil e prático de trocar, ainda é um serviço mais limpo de se fazer e deve ser mais barato do que o valor pago por um litro de óleo.
Moacir- Super Desbravador
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Re: Filtro do Ar a Banho de Óleo
Uso o filtro com óleo. Acho mais clássico. Mas realmente o de papel ganha em simplicidade e eficência.
Pietro- Moderador
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Tipo de Buggy : Já tive um Emis 83 e um Bugre 68... De olho no próximo.
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Re: Filtro do Ar a Banho de Óleo
Hehe eu em 45 anos de vida vim conhecer isso somente agora em 2012 quando descobri um fusca 1200 64 parado a bem mais de 30 anos no fundo do quintal de uma casa, o ex dono morreu velhinho a mais de 25 anos atrás e segundo os familiares quando isso ocorreu o fusca já se encontrava parado naquele mesmo estado a muitos anos antes, talvez pra quela época esse sistema fosse revolucionário pela dificuldade de se encontrar os elementos filtrantes a venda na zona rural das pequenas cidades do interior desse nosso Brasilsão.
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
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Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
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Re: Filtro do Ar a Banho de Óleo
ei Bugólatra, rapaz, fiquei até triste imaginando a sena do velhinho e seu fusca... fui imaginando no tempo que ele andava nele... e no tempo que ele não pode mais andar e deixou o fusca guardado na saudade... sem poder mais andar.
imagina ai quando nós não tiver mais condição de subir no buggy e ficar só na saudade...
imagina ai quando nós não tiver mais condição de subir no buggy e ficar só na saudade...
Re: Filtro do Ar a Banho de Óleo
Bugólatra escreveu:Hehe eu em 45 anos de vida vim conhecer isso somente agora em 2012 quando descobri um fusca 1200 64 parado a bem mais de 30 anos no fundo do quintal de uma casa, o ex dono morreu velhinho a mais de 25 anos atrás e segundo os familiares quando isso ocorreu o fusca já se encontrava parado naquele mesmo estado a muitos anos antes, talvez pra quela época esse sistema fosse revolucionário pela dificuldade de se encontrar os elementos filtrantes a venda na zona rural das pequenas cidades do interior desse nosso Brasilsão.
Eu já tive o "prazer" de conhecer este sistema no meu primeiro carro (Fuscão 1.500 - 72 - verde abacate, parecido com o do Alvinhom), era original do carro............e o meu pai teve um "68" vermelho (1.300) que também utilizava este sistema..................abs.
Luciano Bohn- Homem das Dunas
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Re: Filtro do Ar a Banho de Óleo
Tenho um filtro desses, original do meu fuscão 1500 1974, filtra bem, mas tem sempre sujeira de oleo no motor.
jperson- Moderador
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Re: Filtro do Ar a Banho de Óleo
jperson escreveu:Tenho um filtro desses, original do meu fuscão 1500 1974, filtra bem, mas tem sempre sujeira de oleo no motor.
o óleo que fica dentro do filtro gosta de descer pelo carburador e melar tudo... um dos motivos que eu quero trocar ele é esse...
Re: Filtro do Ar a Banho de Óleo
Esses filtros a oleo são do tempo em que os fuscas só rodavam em estrada de terra, tinha que limpa-lo diariamente.
jperson- Moderador
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Re: Filtro do Ar a Banho de Óleo
new escreveu:Fransuelder escreveu:desde quando comprei meu buggy, penso em colocar nele um filtro de papel, acho que não é atoa que todos os fabricantes deixaram de usar o de óleo.
NA VERDADE, EM 30 ANOS DE BUGGY, NUNCA IMAGINEI QUE ALGUÉM AINDA UTILIZASSE FILTRO DE ÓLEO!!!!! ISSO COM AREIA DÁ UM BELO PIRÃO!!!
É sério Nil? Pois já ouvi falar que o filtro banhado a óleo é mais adequado para buggy. Realmente de vez em quando tem que dar aquela limpada nada prática. Mas vocês recomendam usar o filtro de papel?
O meu buggy tem um carburador Solex Pic 30. Qual seria o mais adequado? Teria que colocar aqueles compartimentos plásticos para proteger da água? Os filtros esportivos (cônicos) ficam muito expostos à água.
albertocn- Doido por areia!!!!
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Re: Filtro do Ar a Banho de Óleo
Fora a eficiencia péssima, penso que da forma que é andado pelas dunas esse óleo pode ir pra dentro do motor com areia e tudo, e aquela malha para filtrar contaminantes mais finos até uns 20 anos atraz filtrava alguma coisa, agora só serve para enfeite.. hehehe, coloquei no meu 1300 esse tipo aqui http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-227680650-filtro-de-ar-esportivo-aluminio-polido-elemento-respiro-_JM e acho que trabalha bem, alguem tem ideia se fiz m.. ou esse filtro corresponde pro meu buggy? sou leigo no que se trata de mecânica.
Re: Filtro do Ar a Banho de Óleo
o meu uso o filtro a oleo do 1300 beeeemmmmm melhor que o filtro de papel pra mim muitas dunas areia de praia.... o a oleo ta bem melhor
Mad Well- Homem das Dunas
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Re: Filtro do Ar a Banho de Óleo
jperson escreveu:Esses filtros a oleo são do tempo em que os fuscas só rodavam em estrada de terra, tinha que limpa-lo diariamente.
Este produto foi abolido a anos até pelos veículos concebidos para trafegarem especialmente fora de estrada como os tratores, jeeps, e toyota bandeirantes que inicialmente todos eram equipados com filtro de ar a banho de óleo mas desde dos anos 80 pela ineficiência desse sistema as fábricas aboliram completamente essa prática.
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
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Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
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Re: Filtro do Ar a Banho de Óleo
joaoavg escreveu:Fora a eficiencia péssima, penso que da forma que é andado pelas dunas esse óleo pode ir pra dentro do motor com areia e tudo, e aquela malha para filtrar contaminantes mais finos até uns 20 anos atraz filtrava alguma coisa, agora só serve para enfeite.. hehehe, coloquei no meu 1300 esse tipo aqui http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-227680650-filtro-de-ar-esportivo-aluminio-polido-elemento-respiro-_JM e acho que trabalha bem, alguem tem ideia se fiz m.. ou esse filtro corresponde pro meu buggy? sou leigo no que se trata de mecânica.
cara é bonito esse filtro... acho que ele é lavável... se aqui na minha cidade tivesse dele eu comprava. sou impaciente para comprar pela internet.
Re: Filtro do Ar a Banho de Óleo
só um detalhe... aquele suspiro do motor (que o pessoal coloca esse filtro pequeno), que é conectado ao filtro de ar, ele é muito importante para o motor, pois desconectando ele do filtro, as válvulas se desgasta mais rápido, por queimar "seco" de mais.
e também esse filtro pequeno vai ficar encharcado de óleo.
e também esse filtro pequeno vai ficar encharcado de óleo.
Re: Filtro do Ar a Banho de Óleo
Pessoal,
Antes não se utilizava filtro. Em 1915 o Sr. Frank Donaldson inventou uma engenhoca para colocar em cima da admissão de ar do motor dos tratores que vendia pois, o pessoal que comprava reclamava da durabilidade do motor dos famosos "Bull Tractor USA".
A engenhoca consistia de uma lata de sopa com uma erva dentro, chamada de spanish moss, erva hispânica.
A empresa demitiu ele porque a revenda de kits de pistões caiu e descobriram que a culpa era dele. Ele fundou a Donaldson Corporate International, que hoje fatura 2.3 Bilhões de dólares e é líder mundial em tecnologia de filtragem. Empresa esta de qual sou o gerente para a america latina .... hehehehhe ....
O pessoal só passou a dominar a técnica de plissar (dobrar) papel a partir de 1960, e fomos nós que inventamos. O filtro por banho de óleo é patético para a filtragem. Só segura os contaminantes mais pesados!!
É hipotético, mas imaginem se está passando uma pena de pardal ao lado do carburador do desenho acima mostrado, iria para dentro do motor ou não? Claro que não pois ela pararia na tela, mas e se ela tivesse 40 microns? Esse é o limite do que você pode ver. É o tamanho de meio cabelo humano. É muiiiiiiiiito maior do que o necessário para danificar o motor e muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito menor que a telinha que sobrou depois do lixo do óleo deste sistema de filtragem.
Uma pena queimaria na combustão, mas a silica, fuligem de escapamento e outras partículas perigosas vão pra dentro da camara de combustão e não queimam. Tem um destino somente, descem pela folga entre a camisa e o pistão, danificando estas camisas e se depositando no óleo do carter. Essas particulas estragam as características do óleo, como detergência, anti-oxidância, lubricidade e afins, deteriorando a médio prazo as bronzinas e virabrequins.
Para ilustrar um pouco mais, os fuscas não tem filtro de óleo porque?? Porque o óleo segura a sujeira ???? hehehehe ...
Não tem porque naquela época de mil novecentos e guaraná de rolha não existia a técnica para plissar e encapsular numa carcaça a um custo baixo o suficiente para não aumentar o preço do carro.
Agora parem de falar groselha e vamos opinar em outro tópico. Esse já está encerrado filtro tem de ser com elemento seco.
Se quiserem falar mais do assunte me mandem um email ....
aputada@hotmail.com
abraço,
Antes não se utilizava filtro. Em 1915 o Sr. Frank Donaldson inventou uma engenhoca para colocar em cima da admissão de ar do motor dos tratores que vendia pois, o pessoal que comprava reclamava da durabilidade do motor dos famosos "Bull Tractor USA".
A engenhoca consistia de uma lata de sopa com uma erva dentro, chamada de spanish moss, erva hispânica.
A empresa demitiu ele porque a revenda de kits de pistões caiu e descobriram que a culpa era dele. Ele fundou a Donaldson Corporate International, que hoje fatura 2.3 Bilhões de dólares e é líder mundial em tecnologia de filtragem. Empresa esta de qual sou o gerente para a america latina .... hehehehhe ....
O pessoal só passou a dominar a técnica de plissar (dobrar) papel a partir de 1960, e fomos nós que inventamos. O filtro por banho de óleo é patético para a filtragem. Só segura os contaminantes mais pesados!!
É hipotético, mas imaginem se está passando uma pena de pardal ao lado do carburador do desenho acima mostrado, iria para dentro do motor ou não? Claro que não pois ela pararia na tela, mas e se ela tivesse 40 microns? Esse é o limite do que você pode ver. É o tamanho de meio cabelo humano. É muiiiiiiiiito maior do que o necessário para danificar o motor e muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito menor que a telinha que sobrou depois do lixo do óleo deste sistema de filtragem.
Uma pena queimaria na combustão, mas a silica, fuligem de escapamento e outras partículas perigosas vão pra dentro da camara de combustão e não queimam. Tem um destino somente, descem pela folga entre a camisa e o pistão, danificando estas camisas e se depositando no óleo do carter. Essas particulas estragam as características do óleo, como detergência, anti-oxidância, lubricidade e afins, deteriorando a médio prazo as bronzinas e virabrequins.
Para ilustrar um pouco mais, os fuscas não tem filtro de óleo porque?? Porque o óleo segura a sujeira ???? hehehehe ...
Não tem porque naquela época de mil novecentos e guaraná de rolha não existia a técnica para plissar e encapsular numa carcaça a um custo baixo o suficiente para não aumentar o preço do carro.
Agora parem de falar groselha e vamos opinar em outro tópico. Esse já está encerrado filtro tem de ser com elemento seco.
Se quiserem falar mais do assunte me mandem um email ....
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Terrorista- Super Desbravador
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Tipo de Buggy : BRM M7 - 1600 Turbo
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Re: Filtro do Ar a Banho de Óleo
Terrorista escreveu:Pessoal,
Antes não se utilizava filtro. Em 1915 o Sr. Frank Donaldson inventou uma engenhoca para colocar em cima da admissão de ar... ...me mandem um email ....
aputada@hotmail.com
abraço,
cara, já vai encerrando o tópico assim... , deixa nós conversar... queria achar um modelo legal de filtro.
Re: Filtro do Ar a Banho de Óleo
comprei o do meu... lá vai as fotos...
suporte >
obs. o suporte só achei usado aqui... mais pelo menos foi 10 reais... e o elemento foi 12
suporte >
obs. o suporte só achei usado aqui... mais pelo menos foi 10 reais... e o elemento foi 12
Re: Filtro do Ar a Banho de Óleo
Fransuelder escreveu: obs. o suporte só achei usado aqui... mais pelo menos foi 10 reais... e o elemento foi 12
PERFEITO!
Nil- Homem das Dunas
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Re: Filtro do Ar a Banho de Óleo
NILL escreveu:Fransuelder escreveu: obs. o suporte só achei usado aqui... mais pelo menos foi 10 reais... e o elemento foi 12
PERFEITO!
E pelo jeito protege bastante da água que possa respingar acidentalmente, o que não acontece naqueles filtros esportivos nos quais a parte de papel fica muito exposta. Imagine cair um pedaço de lama nestes esportivos... Entrar no motor não entra, mas vai exigir uma limpeza ou substituição.
albertocn- Doido por areia!!!!
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