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Estabilidade do buggy

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Mensagem por Moacir Seg Nov 01, 2010 4:19 pm

Meu buggy "dança" muito no asfalto, quanto estou a mais de 70 km/h. Já fiz geometria e balanceamento várias vezes, toda suspenção está OK, os pneus dianteiros são novos. Será que é por causa das rodas traseiras. Elas são Dany 11L-15 e estão "meia boca". É um perigo no asfalto.


Última edição por Fabrício-RJ em Qua Mar 16, 2011 12:48 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Corrigido erro de português, estava com o titulo estailidade. Foi alterado para estabilidade.)
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Mensagem por Bugólatra Seg Nov 01, 2010 4:56 pm

Moacir Goulart escreveu:Meu buggy "dança" muito no asfalto, quanto estou a mais de 70 km/h. Já fiz geometria e balanceamento várias vezes, toda suspenção está OK, os pneus dianteiros são novos. Será que é por causa das rodas traseiras. Elas são Dany 11L-15 e estão "meia boca". É um perigo no asfalto.
Ola Moacir seja bem vindo ao PB, amigo eu não sei o que pode esta acontecendo com o seu buggy pois apesar de eu saber que buggy não seja um veiculo seguro pra grandes velocidades as vezes quando eu viajo no meu EMIS e que encontro um trecho da estrada em boas condições e pouco movimento eu costumo testar um pouco o buggy e chego a botar 130km e graças a deus eu nunca encontrei esses problemas de má estabilidade nele mesmo com os amortecedores ruim como estavam até hoje pois acabei de comprar os 2 traseiros novos e vou instala-los amanhã cedinho, os meus pneus traseiros são os de caminhonetes 255 70 R 15.
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Mensagem por Convidad Seg Nov 01, 2010 5:12 pm

Moacyr, bem vindo ao fórum!!!
Procure verificar os componentes da suspensão dianteira para ver se não existe algo com folga ou estourado. Peça para um bom mecânico reavaliar a suspensão como um todo e deixe-a devidamente lubrificada. Outra coisa importante a ser verificada é a caixa de direção! Pode estar com a folga muito grande (que pode ser regulada) ou pode já estar ruim.

Não esqueça que os buggys são carros mais leves que os Fuscas e sua aerodinâmica não favorece a passagem pelo ar, isso influencia bastante na falta de estabilidade.

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Mensagem por Moacir Seg Nov 01, 2010 5:38 pm

A suspensão está ótima, foi toda revisada na semana passada. Os pneus dianteiros são novos, a caixa de direção tambpem está boa.Agora tô pensando em trocar os pneus traseiros prá ver se melhora. Um abraço a todos.
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Mensagem por Bugólatra Seg Nov 01, 2010 6:30 pm

Márcio SPA escreveu: Moacyr, bem vindo ao fórum!!!
Procure verificar os componentes da suspensão dianteira para ver se não existe algo com folga ou estourado. Peça para um bom mecânico reavaliar a suspensão como um todo e deixe-a devidamente lubrificada. Outra coisa importante a ser verificada é a caixa de direção! Pode estar com a folga muito grande (que pode ser regulada) ou pode já estar ruim.

Não esqueça que os buggys são carros mais leves que os Fuscas e sua aerodinâmica não favorece a passagem pelo ar, isso influencia bastante na falta de estabilidade.
Tudo bem Marcio que buggy seja leve e não tenha boa aerodinâmica mas dai balançar muito apenas a 70 KM não esta certo não, Moacir confira isso que tem algum erro grave no seu buggy.
Obs.
Eu acho que ele é chassi VW, verifique se não trocaram o cabeçote dele e se não o soldaram torto.
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Mensagem por Convidad Seg Nov 01, 2010 7:15 pm

Está estranho mesmo!!!
Mas o amigo disse que já fez todas as verificações geométricas ... pneu também não deve ser ..... Evil or Very Mad

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Mensagem por Moacir Qui Nov 04, 2010 10:18 am

Bom dia companheiros!
Troquei as rodas traseiras do buggy Dany 11L-15 que estão "meia boca", por dois pneus de raly, bem borrachudos, aro 15, 205 por 65. Nem fiz ainda o balanceamento das rodas, mas já melhorou muito, já consigo dirigir a 90 km/h, sem ele balançar toda a frente. Este pneu ainda não é o ideal, pois é muito duro e também não é tão largo, mas já foi um grande progresso. Vou continuar procurando o pneu ideal. Se alguém tiver uma idéia, desde já agradeço.

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Mensagem por Convidad Qui Nov 04, 2010 10:22 am



Posso te emprestar um jogo traseiro para vc fazer o teste....também sou de floripa.

Tenho 255/70/15 no uso do buggy e ele fica perfeito.

Abraços,

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Mensagem por Nil Qui Nov 04, 2010 11:16 am

OLA´MOACIR, EU AINDA NAO TINHA VISTO SEU TÓPICO, MAS PODE TER CERTEZA QUE O PROBLEMA TÁ NO PNEUS.

NÃO ACONSELHO O USO DE PNEU DUNE BUGGY RECAUCHUTADO. ELE DEIXA O BUGGY SEM ESTABILIDADE E AINDA FORÇA O CAMBIO.


Moacir Goulart escreveu:Bom dia companheiros!
Troquei as rodas traseiras do buggy Dany 11L-15 que estão "meia boca", por dois pneus de raly, bem borrachudos, aro 15, 205 por 65. Nem fiz ainda o balanceamento das rodas, mas já melhorou muito, já consigo dirigir a 90 km/h, sem ele balançar toda a frente. Este pneu ainda não é o ideal, pois é muito duro e também não é tão largo, mas já foi um grande progresso. Vou continuar procurando o pneu ideal. Se alguém tiver uma idéia, desde já agradeço.

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Mensagem por shaolin Seg Nov 22, 2010 8:09 pm

Talvez não sejao seu problema, como observei parece já ter descoberto a solução, mas há pouco tempo, estive com um problema cuja causa só localizei por ocasião de um outro serviço. Havia trocado os pivôs e desde o primeiro alinhamento e cambagem o bugggy ficava desgovernado acima dos 60 km/h. Passei algum tempo com ele assim, até precisar trocar a caixa de direção e observar que aquele 'braço' que é fixado no tarugo que sai embaixo da caixa de direção (ouvi dizer que o nome é braço 'pitman' - não sei se é correto), mas estava nele o desgaste. Ao se testar a folga nos terminais e pivôs, estes se davam por condenados. Sei que, finalmente, está resolvido, o buguinho com a frente bem controlada.

Com esse livro todo, quero dizer que pelo fato de ser uma peça pouco lembrada, vez por outra também vale a pena observá-la. Consegui numa sucata em ótimo estado por R$ 30.
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Mensagem por Bugólatra Seg Nov 22, 2010 8:40 pm

diego shaolin escreveu:Talvez não sejao seu problema, como observei parece já ter descoberto a solução, mas há pouco tempo, estive com um problema cuja causa só localizei por ocasião de um outro serviço. Havia trocado os pivôs e desde o primeiro alinhamento e cambagem o bugggy ficava desgovernado acima dos 60 km/h. Passei algum tempo com ele assim, até precisar trocar a caixa de direção e observar que aquele 'braço' que é fixado no tarugo que sai embaixo da caixa de direção (ouvi dizer que o nome é braço 'pitman' - não sei se é correto), mas estava nele o desgaste. Ao se testar a folga nos terminais e pivôs, estes se davam por condenados. Sei que, finalmente, está resolvido, o buguinho com a frente bem controlada.

Com esse livro todo, quero dizer que pelo fato de ser uma peça pouco lembrada, vez por outra também vale a pena observá-la. Consegui numa sucata em ótimo estado por R$ 30.
Essa peça que você citou (aqui no Ceara a conhecemos por Setor de direção) realmente ela as vezes alisa o fresado e fica deslizando quando se tenta enrolar o giro.
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Mensagem por Nil Ter Nov 23, 2010 4:28 am

diego shaolin escreveu: aquele 'braço' que é fixado no tarugo que sai embaixo da caixa de direção (ouvi dizer que o nome é braço 'pitman' - não sei se é correto),


o nome é braço pitman mesmo.
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Mensagem por Pietro Ter Nov 23, 2010 5:03 pm

Evilasio escreveu:
Moacir Goulart escreveu:Meu buggy "dança" muito no asfalto, quanto estou a mais de 70 km/h. Já fiz geometria e balanceamento várias vezes, toda suspenção está OK, os pneus dianteiros são novos. Será que é por causa das rodas traseiras. Elas são Dany 11L-15 e estão "meia boca". É um perigo no asfalto.
Ola Moacir seja bem vindo ao PB, amigo eu não sei o que pode esta acontecendo com o seu buggy pois apesar de eu saber que buggy não seja um veiculo seguro pra grandes velocidades as vezes quando eu viajo no meu EMIS e que encontro um trecho da estrada em boas condições e pouco movimento eu costumo testar um pouco o buggy e chego a botar 130km e graças a deus eu nunca encontrei esses problemas de má estabilidade nele mesmo com os amortecedores ruim como estavam até hoje pois acabei de comprar os 2 traseiros novos e vou instala-los amanhã cedinho, os meus pneus traseiros são os de caminhonetes 255 70 R 15.


Evilásio, buggy para andar acima de 130km/h só conheço o Emis. Pode ser que os novos com chassi tubular e suspensão independente sejam tão bons quanto, mas nunca dirigi.

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Mensagem por Bugólatra Ter Nov 23, 2010 5:52 pm

Pietro pode botar um motor tork no seu buggy que ele estando com cambio, pneus, amortecedores e freios bons ele atingira essa velocidade de 130 km sem problemas sempre que você quiser.
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Mensagem por Ed Ter Nov 23, 2010 6:03 pm

Pietro escreveu:
Evilasio escreveu:
Moacir Goulart escreveu:Meu buggy "dança" muito no asfalto, quanto estou a mais de 70 km/h. Já fiz geometria e balanceamento várias vezes, toda suspenção está OK, os pneus dianteiros são novos. Será que é por causa das rodas traseiras. Elas são Dany 11L-15 e estão "meia boca". É um perigo no asfalto.
Ola Moacir seja bem vindo ao PB, amigo eu não sei o que pode esta acontecendo com o seu buggy pois apesar de eu saber que buggy não seja um veiculo seguro pra grandes velocidades as vezes quando eu viajo no meu EMIS e que encontro um trecho da estrada em boas condições e pouco movimento eu costumo testar um pouco o buggy e chego a botar 130km e graças a deus eu nunca encontrei esses problemas de má estabilidade nele mesmo com os amortecedores ruim como estavam até hoje pois acabei de comprar os 2 traseiros novos e vou instala-los amanhã cedinho, os meus pneus traseiros são os de caminhonetes 255 70 R 15.


Evilásio, buggy para andar acima de 130km/h só conheço o Emis. Pode ser que os novos com chassi tubular e suspensão independente sejam tão bons quanto, mas nunca dirigi.

Está enganado, o meu atinge facil os 160, às vezes ele parece estar saindo do chão, mas aí eu alivio o pé e ele cai para 140, 130 e fico tranquilo, talvez o formato do santo antonio ajude a dar estabilidade (faz a função de aerofolio). Pessoas que já andaram comigo (mecanicos), disseram que o buggynho tem a 4ª louca, alguém sabe o é isto?
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Mensagem por Waybecker Ter Nov 23, 2010 6:09 pm

o meu chega facil a 198kh na areia subindo duna, dai eu tiro o pé para poder descer trnquilo a 145kh.

mas no asfalto nem testei ainda,da até medo.kkkkkkkk

brincadeira hein...


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Mensagem por Volnei S Ter Nov 23, 2010 6:20 pm

waybecker escreveu:o meu chega facil a 198kh na areia subindo duna, dai eu tiro o pé para poder descer trnquilo a 145kh.

mas no asfalto nem testei ainda,da até medo.kkkkkkkk

brincadeira hein...


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Mensagem por jperson Ter Nov 23, 2010 6:29 pm

Já andei a mais de 180 km/h, mas por pouco tempo, andou legal, sem alterações de trajetoria, mas fico com medo de aparecer alguem ou algo na frente e não ter como frear a tempo.
Normalmente passeio, acelerar so na pista, ou quando aparece um engraçadinho.
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Mensagem por RafaelBekar Ter Nov 23, 2010 6:52 pm

o simples fato de vc colocar um amortecedor + duro ja melhora muito!!! agora claro que se o pneu nao tiver bom nao faz milagre!!!
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Mensagem por Ed Ter Nov 23, 2010 6:58 pm

waybecker escreveu:o meu chega facil a 198kh na areia subindo duna, dai eu tiro o pé para poder descer trnquilo a 145kh.

mas no asfalto nem testei ainda,da até medo.kkkkkkkk

brincadeira hein...


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Mensagem por Kleyton Maia Qua Nov 24, 2010 5:36 am

Pessoal aonde acho o braço pitman novo pra vender ? o meu esta com um jogo e caixa ja foi trocada recaindo sobre ele que é original 1974 .

Ed talvez algum antigo dono deste carro tenha alterado as engrenagens internas da sua 4 marcha podendo dar esse resultado, acho que abrindo voce tira a duvida.
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Mensagem por Waybecker Qua Nov 24, 2010 8:46 pm

Ed escreveu:
waybecker escreveu:o meu chega facil a 198kh na areia subindo duna, dai eu tiro o pé para poder descer trnquilo a 145kh.

mas no asfalto nem testei ainda,da até medo.kkkkkkkk

brincadeira hein...


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ED eu nunca ouvi falar.

abração.

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Mensagem por shaolin Sáb Nov 27, 2010 2:15 pm

Como disse anteriormente, encontrei o braço pitman numa sucata por R$ 30. Procurei antes numa loja, mas por sorte o cara não tinha (disse que se tivesse custaria R$ 160!!!). O que comprei tá novíssimo, o mais importante é o 'canelado' ou fresado estar em boas condições pra 'casar' bem com a caixa de direção.
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Mensagem por Luiz/BA Sex Dez 03, 2010 2:26 pm

Nunca coloquei mais de 80km/h no meu BRM. Sempre achei que o Buggy nao tinha estabilidade suficiente para grandes velocidades. Estou surpreso em ver as velocidades que voces jah colocaram nos Buguinhos !!

Um dia, com estrada livre, eu arrisco uma velocidade maior !!
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Mensagem por basso Sex Dez 03, 2010 2:49 pm

Luiz/BA escreveu:Nunca coloquei mais de 80km/h no meu BRM. Sempre achei que o Buggy nao tinha estabilidade suficiente para grandes velocidades. Estou surpreso em ver as velocidades que voces jah colocaram nos Buguinhos !!

Um dia, com estrada livre, eu arrisco uma velocidade maior !!


essa coisa de velocidade tudo depende do bug..
o meu que está todo original, já coloquei 130 km/h na estrada
mas quando cheguei nessa velocidade logo reduzi e refleti da besteira que fiz..
pois bug é uma "pena" e mínimas proteções pra anda nessa velocidade... imagina se acontece algo

mas hoje quando pego estrada ou lugares apropriados.. 80 a 100 vai tranquilo quando preciso, mas não permaneço nessas velocidades
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Tipo de Buggy : BRM M8-Long Exclusiv 2005


Pontos : 5733
Data de inscrição : 07/10/2010

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