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Mensagem por Felipe Sex Jan 16, 2009 5:35 am

E ai pessoal 100%??? Bom. é o seguinte.... levantei meu baja, soldei uma manga de eixo em cima da outra na dianteira, essa adaptação entre os bajeiros heheheh se chama manga de eixo sobreposta, agora para levantar a parte de trás vou colocar a canela da kombi com a redução. qq vcs acham? rola? vai andar menos ne? depois vou postar as fotos q tenho abs!

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Mensagem por Beco Seg Jan 19, 2009 8:22 pm

Claro que com a redução, ele vai andar menos. Daí, com a colocação de rodas maiores, dá para compensar um pouco isto, além do uso de um diferencial mais longo (o mais longo é do SP2). O que eu não gosto destas reduções é o estranho comportamento na arrancada, levantando o carro... é bem estranho.
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Mensagem por Felipe Qui Jan 22, 2009 5:13 am

Carlão...tirei da cabeça essa redução, estou andando com a frente mais allta mesmo to nem aí hehehehe mais pra frente vou colocar a irs. depois posto fotos dele. abs!!

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Baja.. Empty Suspensão x estabilidade x conforto

Mensagem por dhmarcio05 Qui Mar 26, 2009 8:08 pm

Olá a todos, sou novo no fórum e também pretendo montar um baja ou se conseguir uma oferta legal... talvez, compre um para modificá-lo ao meu gosto..(R$)
Tenho lido muito a respeito dos kits de fibra e alterações nas suspensões. As minhas dúvidas (algumas das muitas...) são sobre:
* como instalar a suspensão IRS?
* precisa modificar a caixa?
* para a suspensão dianteira existe algum kit pronto? Gabarito? Como fazer a alteração?
* Compensam essas alterações para um carro misto - Cidade/trilha leve ??
* alteração na documentação? Sei que pela nova regulamentação é proibido alterar a suspensão de qualquer veículo, mas e nesses casos? Vi várias fotos, inclusive de usuários do fórum, com suspensões alteradas.. São veículos exclusivamente para trilha? Não trafegam no meio urbano?

Gostaria de esclarecimentos

Obrigado

dhmarcio05
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Mensagem por Guga Pedrosa Sex Mar 27, 2009 4:12 pm

No site do planeta tem falando sobre a instalação da suspenção irs.
http://planetabuggy.com.br/mecanica/irsconvertion.htm

Acho que precisa trocar a caixa, essa nova terá juntas homocinéticas.

Suspenção dianteira, ou você modifica a manga de eixo, ou coloca uma catraca no seu quadro de suspenção.
Esses dois jeitos servem tanto para levantar como rebaixar. Agora, apenas com a catraca você pode ficar regulando a altura.
http://planetabuggy.com.br/mecanica/suspensao/catraca.htm
Essa é uma foto de uma manga de eixo modificada:
http://images.thesamba.com/vw/gallery/pix/284697.jpg
não sei se dá pra você perceber como funciona, você tira o eixo original, e solda outra manga de eixo na "manga sem eixo". Sendo que você solda mais para baixo, para o eixo ficar mais em baixo, e consequentemente levantar mais o carro.

Acredito que alterações na altura para carros off-road sempre são bem-vindas.

Quanto a documentação eu nem sei direito como está. Parece que o sistema de catraca está proibido.

Qual quer coisa, pergunta ai Wink

Abraços,
Gustavo Pedrosa
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Baja.. Empty suspensão original x alterada

Mensagem por dhmarcio05 Seg Mar 30, 2009 9:44 pm

Obrigado, Gustavo..

Outra dúvida que eu tenho é a seguinte:
* os Bajas que tem a suspensão alterada podem circular livremente em vias urbanas e rodovias ou somente em vias secundárias e trilhas??
* Se podem, como fica no documento? Buggy? ou VW sedan/Fusca?
* Veículos de trilha precisam de documentação??? (desculpem a minha ignorância!!!)
* para a suspensão dianteira existe algum kit pronto? Gabarito? Ou simplesmente vai "no olho"??

Achei uma carcaça de fusca numa oficina perto de casa e pensei em comprá-la para "montar" o meu Baja, só que realmente teria que fazer muita coisa. Está totalmente vazio por dentro, só vem a caixa e sem motor.. o fundo tá precisando de reparos, mas a lataria no geral, está legal..
Vale à pena???

dhmarcio05
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Mensagem por P. Marcos Qua Abr 01, 2009 6:03 pm

dhmarcio05 escreveu:Obrigado, Gustavo..

Outra dúvida que eu tenho é a seguinte:
* os Bajas que tem a suspensão alterada podem circular livremente em vias urbanas e rodovias ou somente em vias secundárias e trilhas??
* Se podem, como fica no documento? Buggy? ou VW sedan/Fusca?
* Veículos de trilha precisam de documentação??? (desculpem a minha ignorância!!!)
* para a suspensão dianteira existe algum kit pronto? Gabarito? Ou simplesmente vai "no olho"??

Achei uma carcaça de fusca numa oficina perto de casa e pensei em comprá-la para "montar" o meu Baja, só que realmente teria que fazer muita coisa. Está totalmente vazio por dentro, só vem a caixa e sem motor.. o fundo tá precisando de reparos, mas a lataria no geral, está legal..
Vale à pena???

Gustavo,

Vale a pena mesmo e comprar um carro andando pq ai vc não vai ter grandes surpresas ..... e no final das contas vc acaba economizando ....

Agora.. comprando as partes separadas vc consegue diluir o gasto durante o projeto .... eu estou fazendo isso na montagem do meu buggy .....

Espero ter ajudado

Abs

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Mensagem por P. Marcos Qua Abr 01, 2009 6:18 pm

Carlão escreveu:Claro que com a redução, ele vai andar menos. Daí, com a colocação de rodas maiores, dá para compensar um pouco isto, além do uso de um diferencial mais longo (o mais longo é do SP2). O que eu não gosto destas reduções é o estranho comportamento na arrancada, levantando o carro... é bem estranho.

Andei num gaiola com redução e na trilha travada ela ajuda muito .. no atoleiro por exemplo ela da um empurrão no carro e ajuda a desatolar ...

Em arrancadas como disse o Carlão ela fica bem estranha (sai pulando e vc perde um pouco o controle)..... tem jeito de amenizar isso ... os gringos usam uma barra estabilizadora no facão....

Ja vi em fotos esta redução colocada na horizontal .... vc elimina este comportamento .... e ainda joga a roda mais para tras .. o que melhora a saida no off road....

Vou instalar essa redução no meu chassis este fim de semana ..... a melhor solução que achei foi soldar o facão da kombi no fação da brasilia e fazer um espaçador para a diferença de largura....

Vamo ve no que da

Felipe,

Tambem vou fazer a manga de eixo .... foi tranquilo ... teve alguma surpresa ..... o suporte da pinça foi soldado junto ...

Sds

Ha ... desculpe a falta de acento nas palavras meu notebook esta desconfigurado.....

P. Marcos
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Mensagem por Felipe Qua Abr 01, 2009 7:02 pm

e ai cara.. olha o cara que fez pra mim, eu fiquei na colca dele, fiz ele gastar muitaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa solda heheheh o trampo ficou bom e não tenho problemas :-)... na trilha faz uma diferença e tanto!

em relação a caixa de redução.. não vou colocar mesmo não; abs!! bounce

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Mensagem por Guga Pedrosa Qua Abr 01, 2009 8:30 pm

Oque é essa redução? Eu confundia com relação da caixa de marcha (8x31, 8x33, etc..).
Mas pelo que vocês falam, é fora da caixa né?
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Mensagem por P. Marcos Qui Abr 02, 2009 9:45 pm

E isso ai Guga.... ela fica proxima a roda ..... as Kombis de 77 pra baixo tem essa redução..

Tem um baja aqui no site bem alto e usa estas reduções

http://planetabuggy.com.br/baja/dicas_guidetti.htm

Abs

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Mensagem por Felipe Sex Abr 03, 2009 12:39 pm

justamente p.marcos.. What a Face

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Mensagem por Guga Pedrosa Sex Abr 03, 2009 2:27 pm

Agora vi oque era. Valeu!!!
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Mensagem por Angelo Negri Qua Abr 15, 2009 2:28 pm

Como vai rapaziada?

Alguém pode recomendar um cara caprichoso pra fazer um kit soldado de manga de eixo sobreposta...

Meu mecânico viu umas fotos e não quer pegar o serviço.

Comprei uma suspensão completa do fuscão no ferro velho e antes de comprar os reparos preciso definir o que fazer.

Obrigado

Inté!

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Mensagem por Beco Qua Abr 15, 2009 7:48 pm

Esta redução também pode ser usada para colocar outra caixa no buggy/baja. Por exemplo, uma de Santana, com cinco marchas. Como este tipo de caixa não suporta a inversão da coroa/pinhão (como a do fusca), ela só pode rodar em um sentido. Esta redução inverte este sentido. Como no buggy do Ricardo. Olha só a caixa do Santana:

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