Baja..
+2
Beco
Felipe
6 participantes
Página 1 de 1
Baja..
E ai pessoal 100%??? Bom. é o seguinte.... levantei meu baja, soldei uma manga de eixo em cima da outra na dianteira, essa adaptação entre os bajeiros heheheh se chama manga de eixo sobreposta, agora para levantar a parte de trás vou colocar a canela da kombi com a redução. qq vcs acham? rola? vai andar menos ne? depois vou postar as fotos q tenho abs!
Felipe- Doido por areia!!!!
- Número de Mensagens : 90
Tipo de Buggy : Off road...
Pontos : 6100
Re: Baja..
Claro que com a redução, ele vai andar menos. Daí, com a colocação de rodas maiores, dá para compensar um pouco isto, além do uso de um diferencial mais longo (o mais longo é do SP2). O que eu não gosto destas reduções é o estranho comportamento na arrancada, levantando o carro... é bem estranho.
Carlão...tirei da cabeça essa redução, estou andando com a frente mais allta mesmo to nem aí hehehehe mais pra frente vou colocar a irs. depois posto fotos dele. abs!!
Suspensão x estabilidade x conforto
Olá a todos, sou novo no fórum e também pretendo montar um baja ou se conseguir uma oferta legal... talvez, compre um para modificá-lo ao meu gosto..(R$)
Tenho lido muito a respeito dos kits de fibra e alterações nas suspensões. As minhas dúvidas (algumas das muitas...) são sobre:
* como instalar a suspensão IRS?
* precisa modificar a caixa?
* para a suspensão dianteira existe algum kit pronto? Gabarito? Como fazer a alteração?
* Compensam essas alterações para um carro misto - Cidade/trilha leve ??
* alteração na documentação? Sei que pela nova regulamentação é proibido alterar a suspensão de qualquer veículo, mas e nesses casos? Vi várias fotos, inclusive de usuários do fórum, com suspensões alteradas.. São veículos exclusivamente para trilha? Não trafegam no meio urbano?
Gostaria de esclarecimentos
Obrigado
Tenho lido muito a respeito dos kits de fibra e alterações nas suspensões. As minhas dúvidas (algumas das muitas...) são sobre:
* como instalar a suspensão IRS?
* precisa modificar a caixa?
* para a suspensão dianteira existe algum kit pronto? Gabarito? Como fazer a alteração?
* Compensam essas alterações para um carro misto - Cidade/trilha leve ??
* alteração na documentação? Sei que pela nova regulamentação é proibido alterar a suspensão de qualquer veículo, mas e nesses casos? Vi várias fotos, inclusive de usuários do fórum, com suspensões alteradas.. São veículos exclusivamente para trilha? Não trafegam no meio urbano?
Gostaria de esclarecimentos
Obrigado
dhmarcio05- Novato
- Número de Mensagens : 3
Tipo de Buggy : Baja
Pontos : 5723
No site do planeta tem falando sobre a instalação da suspenção irs.
http://planetabuggy.com.br/mecanica/irsconvertion.htm
Acho que precisa trocar a caixa, essa nova terá juntas homocinéticas.
Suspenção dianteira, ou você modifica a manga de eixo, ou coloca uma catraca no seu quadro de suspenção.
Esses dois jeitos servem tanto para levantar como rebaixar. Agora, apenas com a catraca você pode ficar regulando a altura.
http://planetabuggy.com.br/mecanica/suspensao/catraca.htm
Essa é uma foto de uma manga de eixo modificada:
http://images.thesamba.com/vw/gallery/pix/284697.jpg
não sei se dá pra você perceber como funciona, você tira o eixo original, e solda outra manga de eixo na "manga sem eixo". Sendo que você solda mais para baixo, para o eixo ficar mais em baixo, e consequentemente levantar mais o carro.
Acredito que alterações na altura para carros off-road sempre são bem-vindas.
Quanto a documentação eu nem sei direito como está. Parece que o sistema de catraca está proibido.
Qual quer coisa, pergunta ai
Abraços,
Gustavo Pedrosa
http://planetabuggy.com.br/mecanica/irsconvertion.htm
Acho que precisa trocar a caixa, essa nova terá juntas homocinéticas.
Suspenção dianteira, ou você modifica a manga de eixo, ou coloca uma catraca no seu quadro de suspenção.
Esses dois jeitos servem tanto para levantar como rebaixar. Agora, apenas com a catraca você pode ficar regulando a altura.
http://planetabuggy.com.br/mecanica/suspensao/catraca.htm
Essa é uma foto de uma manga de eixo modificada:
http://images.thesamba.com/vw/gallery/pix/284697.jpg
não sei se dá pra você perceber como funciona, você tira o eixo original, e solda outra manga de eixo na "manga sem eixo". Sendo que você solda mais para baixo, para o eixo ficar mais em baixo, e consequentemente levantar mais o carro.
Acredito que alterações na altura para carros off-road sempre são bem-vindas.
Quanto a documentação eu nem sei direito como está. Parece que o sistema de catraca está proibido.
Qual quer coisa, pergunta ai
Abraços,
Gustavo Pedrosa
Guga Pedrosa- Desbravador Master
- Número de Mensagens : 672
Tipo de Buggy : Equus Maxis - 1994/1995
Pontos : 6493
suspensão original x alterada
Obrigado, Gustavo..
Outra dúvida que eu tenho é a seguinte:
* os Bajas que tem a suspensão alterada podem circular livremente em vias urbanas e rodovias ou somente em vias secundárias e trilhas??
* Se podem, como fica no documento? Buggy? ou VW sedan/Fusca?
* Veículos de trilha precisam de documentação??? (desculpem a minha ignorância!!!)
* para a suspensão dianteira existe algum kit pronto? Gabarito? Ou simplesmente vai "no olho"??
Achei uma carcaça de fusca numa oficina perto de casa e pensei em comprá-la para "montar" o meu Baja, só que realmente teria que fazer muita coisa. Está totalmente vazio por dentro, só vem a caixa e sem motor.. o fundo tá precisando de reparos, mas a lataria no geral, está legal..
Vale à pena???
* os Bajas que tem a suspensão alterada podem circular livremente em vias urbanas e rodovias ou somente em vias secundárias e trilhas??
* Veículos de trilha precisam de documentação??? (desculpem a minha ignorância!!!)
* para a suspensão dianteira existe algum kit pronto? Gabarito? Ou simplesmente vai "no olho"??
Achei uma carcaça de fusca numa oficina perto de casa e pensei em comprá-la para "montar" o meu Baja, só que realmente teria que fazer muita coisa. Está totalmente vazio por dentro, só vem a caixa e sem motor.. o fundo tá precisando de reparos, mas a lataria no geral, está legal..
Vale à pena???
dhmarcio05- Novato
- Número de Mensagens : 3
Tipo de Buggy : Baja
Pontos : 5723
dhmarcio05 escreveu:Obrigado, Gustavo..
Vale à pena???
Gustavo,
Vale a pena mesmo e comprar um carro andando pq ai vc não vai ter grandes surpresas ..... e no final das contas vc acaba economizando ....
Agora.. comprando as partes separadas vc consegue diluir o gasto durante o projeto .... eu estou fazendo isso na montagem do meu buggy .....
Espero ter ajudado
Abs
P. Marcos- Interessado
- Número de Mensagens : 17
Tipo de Buggy : Malibuggy
Pontos : 5761
Carlão escreveu:Claro que com a redução, ele vai andar menos. Daí, com a colocação de rodas maiores, dá para compensar um pouco isto, além do uso de um diferencial mais longo (o mais longo é do SP2). O que eu não gosto destas reduções é o estranho comportamento na arrancada, levantando o carro... é bem estranho.
Andei num gaiola com redução e na trilha travada ela ajuda muito .. no atoleiro por exemplo ela da um empurrão no carro e ajuda a desatolar ...
Em arrancadas como disse o Carlão ela fica bem estranha (sai pulando e vc perde um pouco o controle)..... tem jeito de amenizar isso ... os gringos usam uma barra estabilizadora no facão....
Ja vi em fotos esta redução colocada na horizontal .... vc elimina este comportamento .... e ainda joga a roda mais para tras .. o que melhora a saida no off road....
Vou instalar essa redução no meu chassis este fim de semana ..... a melhor solução que achei foi soldar o facão da kombi no fação da brasilia e fazer um espaçador para a diferença de largura....
Vamo ve no que da
Felipe,
Tambem vou fazer a manga de eixo .... foi tranquilo ... teve alguma surpresa ..... o suporte da pinça foi soldado junto ...
Sds
Ha ... desculpe a falta de acento nas palavras meu notebook esta desconfigurado.....
P. Marcos- Interessado
e ai cara.. olha o cara que fez pra mim, eu fiquei na colca dele, fiz ele gastar muitaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa solda heheheh o trampo ficou bom e não tenho problemas :-)... na trilha faz uma diferença e tanto!
em relação a caixa de redução.. não vou colocar mesmo não; abs!!
em relação a caixa de redução.. não vou colocar mesmo não; abs!!
Oque é essa redução? Eu confundia com relação da caixa de marcha (8x31, 8x33, etc..).
Mas pelo que vocês falam, é fora da caixa né?
Mas pelo que vocês falam, é fora da caixa né?
E isso ai Guga.... ela fica proxima a roda ..... as Kombis de 77 pra baixo tem essa redução..
Tem um baja aqui no site bem alto e usa estas reduções
http://planetabuggy.com.br/baja/dicas_guidetti.htm
Abs
Tem um baja aqui no site bem alto e usa estas reduções
http://planetabuggy.com.br/baja/dicas_guidetti.htm
Abs
P. Marcos- Interessado
justamente p.marcos..
Agora vi oque era. Valeu!!!
Manga sobreposta
Como vai rapaziada?
Alguém pode recomendar um cara caprichoso pra fazer um kit soldado de manga de eixo sobreposta...
Meu mecânico viu umas fotos e não quer pegar o serviço.
Comprei uma suspensão completa do fuscão no ferro velho e antes de comprar os reparos preciso definir o que fazer.
Obrigado
Inté!
Alguém pode recomendar um cara caprichoso pra fazer um kit soldado de manga de eixo sobreposta...
Meu mecânico viu umas fotos e não quer pegar o serviço.
Comprei uma suspensão completa do fuscão no ferro velho e antes de comprar os reparos preciso definir o que fazer.
Obrigado
Inté!
Angelo Negri- Novato
- Número de Mensagens : 1
Tipo de Buggy : Baja em construção... ou fusca em desconstrução.
Pontos : 5701
Esta redução também pode ser usada para colocar outra caixa no buggy/baja. Por exemplo, uma de Santana, com cinco marchas. Como este tipo de caixa não suporta a inversão da coroa/pinhão (como a do fusca), ela só pode rodar em um sentido. Esta redução inverte este sentido. Como no buggy do Ricardo. Olha só a caixa do Santana: