Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Um Novato com um Projeto - conselhos por favor !!!

+5
navilus
Guga Pedrosa
jalbas
lubisomem01
Novato-RJ
9 participantes

Ir para baixo

Um Novato com um Projeto - conselhos por favor !!! Empty Um Novato com um Projeto - conselhos por favor !!!

Mensagem por Novato-RJ Qui Fev 19, 2009 12:37 pm

Oi gente, como vcs devem ter notado sou um COMPLETO novato. Moro no Rio de Janeiro, sou professor e estou com "O" mirabolante plano de montar meu Baja Bug. Tudo começou quando vi a foto abaixo e simplesmente fiquei fascinado ... ahuHUAhuhUA... (vcs sabem como é o sentimento neh)

Um Novato com um Projeto - conselhos por favor !!! Bajabug1lp0.th

Um Novato com um Projeto - conselhos por favor !!! Bajabug2ez9.th

Um Novato com um Projeto - conselhos por favor !!! Bajabug3nm4.th

Pois bem, depois da idéia de montar meu Bug, a minha cabeça deu um nó com tantas dúvidas. Vou tentar ordenar elas aqui na esperança de que algumas possam ser solucionadas por vocês que já têm mais prática.

1- Qual o melhor custo-benefício? comprar um fusca e modificá-lo ou procurar um baja pronto e comprá-lo? (Eu tenho noção de que montando um eu poderia fazê-lo a minha maneira, mas o orçamento não está permitindo muita inovação)

2- Meu Bug será meu primeiro carro e meu objetivo é fazer dele um Bug mais adaptado pra "cidade-estradas-pista de terra batida". Não pretendo, pelo menos por agora, colocá-lo em off-road. Estou pesquisando um pouco mas como meu conhecimento é muito raso gostaria de saber se preciso de muitos acessórios além do básico?

3- Li aqui mesmo no planeta que o kit é melhor que a modificação na própria lataria quanto ao custo-benefício, é isso mesmo?

4- Andei lendo alguns tópicos pelo forum e não estou familiarizado com a parte mecânica. Quero que o meu Bug tenha esse mesmo estilo do bug das fotos acima. Alguem teria uma possivel previsão de orçamento da montagem de um bug nesse estilo?

5- Na compra do fusca quais seriam as principais preocupações alem do motor e chassis? A lataria é importante tambem neh, ou nem tanto?

Bom, essas são as primeiras dúvidas de muitas que acredito surgir conforme for me aprofundando no assunto. Desde já agradeço o auxilio

Obs: Caso haja algum site relacionado com venda/montagem de Baja Bug que voces conheçam, seria muito util pra mim.

Aguardo respostas
Novato-RJ

Novato-RJ
Novato

Número de Mensagens : 1
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Tipo de Buggy : Baja Bug
Pontos : 5566
Data de inscrição : 19/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Um Novato com um Projeto - conselhos por favor !!! Empty Re: Um Novato com um Projeto - conselhos por favor !!!

Mensagem por lubisomem01 Qui Fev 19, 2009 2:43 pm

Não sei não, mas creio que seja melhor comprar um já pronto....
lubisomem01
lubisomem01
Lama para todo Lado
Lama para todo Lado

Número de Mensagens : 1622
Localização : Rio de Janeiro - B R A S I L
Pontos : 7417
Data de inscrição : 25/06/2008

http://pumaslubisomem.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Um Novato com um Projeto - conselhos por favor !!! Empty Re: Um Novato com um Projeto - conselhos por favor !!!

Mensagem por jalbas Qui Fev 19, 2009 4:18 pm

Novato dá uma olhada nesse site: http://www.penatti.baja.nom.br/page.aspx
jalbas
jalbas
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 250
Idade : 70
Localização : Goiânia - GO
Tipo de Buggy : Cooper
Pontos : 5893
Data de inscrição : 18/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Um Novato com um Projeto - conselhos por favor !!! Empty Re: Um Novato com um Projeto - conselhos por favor !!!

Mensagem por Guga Pedrosa Qui Fev 19, 2009 4:26 pm

Boa noite,

1- Acho melhor você comprar um fusca, e ir modificando ele ao longo do tempo. Garanto que será uma ótima experiencia, montar seu próprio carro.

2- Já que você não vai coloca-lo logo pra rodar fora de estrada, é mais um motivo pra comprar um fusca. Quanto aos equipamentos, depende apenas do uso e da necessidade para enfrentar os obstáculos. Você pode começar comprando um kit de carroceria de fibra de vidro e um jogo de rodas maiores. Dai ele já ficava com cara de Baja.

3- Não sei o preço de um kit de fibra de vidro, nem o custo de modificação de carroceria.

4- Pelas fotos percebi que ele alterou a carroceria, colocou pneus maiores, farois de milha, parachoques e estribos... Não aprece ter levantado a suspenção nem ter modificado o motor, colocou apenas um escape tipo de buggy. Não sei lhe informar os preços dessas peças.

5- Se for colocar um kit, não precisa se preocupar com o estado dos paralamas, tampa do motor, etc... (peças que você irá substituir com o kit). Verifique também se o chassis e motor estão ok. Um mecanico de confiança pode ver isso.


Abraços,
Gustavo Pedrosa
Guga Pedrosa
Guga Pedrosa
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 672
Idade : 34
Localização : Recife - PE
Tipo de Buggy : Equus Maxis - 1994/1995
Pontos : 6304
Data de inscrição : 08/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Um Novato com um Projeto - conselhos por favor !!! Empty baja

Mensagem por navilus Qui Fev 19, 2009 5:40 pm

Novato-RJ, o grande problema a ser enfrentado é a documentação. Toda alteração no fusca está passível de contrariar as normas do CONTRAN. Por este motivo, te aconselho a buscar informações junto aos fabricantes dos kits ou comprar um que já esteja modificado e regulamentado no documento. Mas se pretendes usa-lo em local sem fiscalização podes começar comprando o kit de fibra, depois um fusca que não esteja com a lataria danificada (exceto pelos capôs, paralamas, parachoques e saias, que podem estar podres, pois serão retirados). Os acessórios são comprados conforme teu gosto em casas de autopeças. Este meu eu refiz todo (todo mesmo) em casa a partir de um que estava podre, mas com documentação regularizada e gastei em torno de R$ 8.000,00, portanto tudo que puderes economizar é sempre bem vindo. Se decidires partir pro ataque, posso ter dar mais dicas.
navilus
navilus
Buggueiro
Buggueiro

Número de Mensagens : 36
Idade : 56
Localização : pelotas/rs
Tipo de Buggy : bajanete menon
Pontos : 5699
Data de inscrição : 20/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Um Novato com um Projeto - conselhos por favor !!! Empty Re: Um Novato com um Projeto - conselhos por favor !!!

Mensagem por Clayton Qui Fev 19, 2009 7:08 pm

Caro "Novato" , pode ir já mudando o seu "nome de guerra" , aqui o pessoal é tudo gente fina e disposto a compartilhar idéias, fique em casa. Todos aqui são "doentes" por esses carrinhos , buggys, bajas, gaiolas, tanto beach, street, como off road, acho que você também está contaminado por esse vírus. No seu caso , já comprou o carro? Se não, acho mais seguro comprar um baja já com documento Baja Buggy , pois se modificar um fusca como o da foto vai ter problemas com a fiscalização, tanto na hora de transferir como na hora de vender. Mas é muito difícil achar um em bom estado por um preço bacana, pois ultimamente esses carros estão sendo muito procurados. Mas não desanime , procure com cuidado ,pesquise que achará negócio bom . Mas não se esqueca que para ter um carro desses tens que gostar de mexer em graxa! Se é a sua vá em frente e não desanime! Um cheers e seja bem vindo Very Happy .
Clayton
Clayton
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1397
Idade : 51
Localização : Mogi Guaçu/SP
Tipo de Buggy : Glaspac 1971
Pontos : 7119
Data de inscrição : 22/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Um Novato com um Projeto - conselhos por favor !!! Empty Re: Um Novato com um Projeto - conselhos por favor !!!

Mensagem por Beco Sex Fev 20, 2009 5:58 am

Caro professor, atualmente, temos um grande problema para fazer bajas a partir do zero. A nova legislação impede, por exemplo, que se coloquem pneus de diâmetro maior que os originais, o que torna um baja meio fora de "foco"... E vais ter que gastar bastante para conseguir fazer o teu baja, mesmo assim. Mas bajas ainda não são como buggies, que tiveram uma grande valorização no último ano. Ainda é possível comprar bajas a preço de fusca ou pouco maior, já com o documento regularizado (atenção a este fato - tem que constar na documentação, a alteração para baja!). E daí, partir para a acomodação dele ao teu estilo. Te prepara para ser o melhor amigo de algum bom mecânico! O que é ótimo, pois oficinas são locais muito bons para catarse.
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11936
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Um Novato com um Projeto - conselhos por favor !!! Empty Re: Um Novato com um Projeto - conselhos por favor !!!

Mensagem por Felipe Qui Mar 05, 2009 10:53 am

fala novato, infelizmente vou ter q vender o meu, ele é documentado e está com 2009 pago documento Vw baja bug. já peguei estrada varias vezes o carro esta muito bom, motor 1600 (MUITO NOVO) baja na cor vermelha, bancos de uno, anda com pneus 235/75-15 na frente e 255/75-15 atrás, susp. dianteira nova amortecedor novo, pivôs novos, freio a disco na frente... e tals... estou pedindo 7500 qualquer coisa estamos aí abs!

Felipe
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 90
Localização : Minas Gerais
Tipo de Buggy : Off road...
Pontos : 5911
Data de inscrição : 11/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Um Novato com um Projeto - conselhos por favor !!! Empty Re: Um Novato com um Projeto - conselhos por favor !!!

Mensagem por Pietro Qui Mar 05, 2009 12:51 pm

Professor, ouça a voz da experiência.
Carlão está certíssimo. Compre um Baja, pois é isso que você quer.
E segue abaixo um conselho:
- O carro tem que estar sempre em condiçoes de uso. Não tente desmontá-lo e fazer tudo de uma vez. Faça aos poucos e sempre mantendo o carro pronto para uso. Tempo máximo de indisponibilidade = 15 dias, passou disso é dor de cabeça.
- E mais, o carro é feito para andar, então, mantenha o seu andando, curta o veículo, e vá embelezando-o aos pouco.
Sucesso.

Pietro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1814
Idade : 56
Localização : Rio das Ostras - RJ
Tipo de Buggy : Já tive um Emis 83 e um Bugre 68... De olho no próximo.
Pontos : 7680
Data de inscrição : 20/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Um Novato com um Projeto - conselhos por favor !!! Empty Reforma

Mensagem por Clayton Qui Mar 05, 2009 6:16 pm

Certíssimo Pietro, já tenho experiência com esse tipo de reforma quando tive o meu Dodge. Quando comprei-o queria fazer tudo de uma vez, tinha uns troco guardado e achava que era suficiente , desmontei inteiro em casa , mandei para funilaria e ali ficou por 4 meses , foi indo grana , eu a pé. Inventava uma coisa ou outra e acabou a poupança Neutral . Só depois de muita luta fui andar com o possante , aí apareceu outros pepinos na parte mecânica (vazamentos, suspenção, rodas , pneus , etc. ) . Por isso o melhor a fazer é ir curtindo a máquina e ajeitando devagar dentro das condições. Um cheers .
Clayton
Clayton
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1397
Idade : 51
Localização : Mogi Guaçu/SP
Tipo de Buggy : Glaspac 1971
Pontos : 7119
Data de inscrição : 22/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Um Novato com um Projeto - conselhos por favor !!! Empty Re: Um Novato com um Projeto - conselhos por favor !!!

Mensagem por Pietro Sex Mar 06, 2009 2:18 pm

Certamente Cayton, estou com um Santa Matilde há 2 anos parado por ter desmontado tudo..... E para fazer os caras trabalharem no carro só molhando a mão.

Pietro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1814
Idade : 56
Localização : Rio das Ostras - RJ
Tipo de Buggy : Já tive um Emis 83 e um Bugre 68... De olho no próximo.
Pontos : 7680
Data de inscrição : 20/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Um Novato com um Projeto - conselhos por favor !!! Empty Re: Um Novato com um Projeto - conselhos por favor !!!

Mensagem por jalbas Sáb Mar 07, 2009 9:07 pm

Novato dá uma olhada nesse link, tem um Baja cor vinho por 5.000 e parece estar bem razoável.

http://imagem.www.quebarato.com.br/classificados/baja-jipe-gasolina-1-3-6-mecanico-2-portas-2008-2009__1184893.html
jalbas
jalbas
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 250
Idade : 70
Localização : Goiânia - GO
Tipo de Buggy : Cooper
Pontos : 5893
Data de inscrição : 18/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Um Novato com um Projeto - conselhos por favor !!! Empty Re: Um Novato com um Projeto - conselhos por favor !!!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos