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Sofrendo com a temperatura...

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MOTOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 2 Empty Re: Sofrendo com a temperatura...

Mensagem por Beco Sex Dez 10, 2010 4:51 pm

Luk, qualquer coisa que precises, estando perto daqui, é só ligar (te passo meu celular por mp). Vou te pegar onde estiveres!

Mas não é só a mistura com álcool que permite uma absorção maior de calor, fervendo lá pelos 120º. A pressão dos sistema também causa este fenômeno de permitir que a água ainda recolha temperatura do bloco, mesmo estando perto dos 100ºC. Quem tem Tempra sabe disso, porque eles trabalham lá pelos 95ºC! Por isso, falei da tampa do reservatório de expansão. Que, por sinal, precisa estar com o retorno (aquele cano fininho) sem obstrução.

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MOTOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 2 Empty Re: Sofrendo com a temperatura...

Mensagem por Terrorista Ter Dez 21, 2010 12:41 pm

Luk escreveu:A todos que postaram neste fórum MUITO OBRIGADO.
Todas as dicas são muito válidas porem todas as situações prováveis já foram testadas e descartadas,todos os componentes do sistema são novos e ja foram substituidos ou testados,tampa e taxa de compressão revisados e agora por ultimo baixamos a velocidade do sistemas trocando a polia do verabrequim por uma menor e da bomba por uma maior na tentativa de mantermos a agua mais tempo no radiador e desta forma baixar a temperatura.O resultado não foi tão satisfatório quanto eu esperava mas foi o suficiente para poder rodar a 100Km por hora a 95º de temperatura em 60Kms percorridos e concordando com o colega Peterson acho que já é suficiente. E para esclarecer ao colega EVILASIO a temperatura de ebulição da agua é 100º porem hoje usamos substâncias alcaloides com temperatura de ebulição bem mais altas permitindo que veiculos como o mencionado ou o proprio gol1000 16V trabalhe entre 105º e 112º de temperatura.
Grato e se o grande Mestre Buggyyero (DEUS)permitir na sexta dia 17 passo pelos domínios do Mestre Carlão apontado ao Chui a bordo de meu buggy acompanhado de minha filha Mell para um passeio de 2000KM no Uruguai.
Grato a todos e grande abraço a aqueles que de alguma forma se demostraram interessados pelo meu problema.
Luciano Avila

Velho,

Tudo que você comentou que fez foi agir no sintoma do problema e não na causa raiz da bagaça!!
Tudo que foi comentando, válvula termostática, marcador, cebolinha do ventilador, polia maior ou menor ... Também deixaria o motor aquecer em baixa.

Duas coisas saltam à vista, o momento que esquenta (2800 RPM) e a situação de ser na estrada.

Pode ser que seu motor esteja trabalhando com mistura pobre demais e isso aumenta a detonação e aquece demais o motor. Principalmente no regime de torque máximo. É dificil ficar andando em torque máximo na cidade, mas na estrada é assim que andamos!!

Outra coisa que está na cara. Quando você acelera na estrada, o fluxo do ar no cofre está acontecendo de tal forma que um vacuo deve estar se formando na região do radiador, e aí meu amigo, voce pode botar um ventilador do tamanho da helice do titanic e um radiador de injetora de plástico, que a agua que passa no radiador vai entrar e sair praticamente na mesma temperatura.

Fazer furos na carenagem não resolvem o problema, mas adaptar bons direcionadores de ar para o radiador devem resolver muito mais que esse monte de troca de polias.

O Ar é preguiçoso, sempre vai procurar um caminho mais fácil para passar do que nas entranhas da colmeia do seu radiador. Se você nào criar defletores e forçar ele lá pra dentro. Pode esquecer, principalmente em velocidade!!

Faça um teste simples, arrume umas mangueiras de piscina, longas, e vá mudando o radiador de lugar. Coloque numa região do buggy que você sabe que tem fluxo de ar. Depois você nos conta o resultado.

Att,

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Mensagem por Fabrício®© Sex Dez 31, 2010 10:07 am

Amigo, o que está ocorrendo ai é simples, sou mecânico e já peguei vários casos deste.
Seguinte, compre as polias originais do motor, tanto da bomba d’agua quanto do vira, não caia na conversa de mecânicos que alterando o tamanho da polia irá resolver, pois não irá, você fez uma solução paliativa ai e não definitiva.

Reinstale a válvula termostatica na bomba d’agua( nunca remova-a por dica de mechanico, mecânico que é mecânico e conhece o real funcionamento da mesma não faz este tipo de serviço), se ela veio de fabrica é porque precisa dela, sem ela a água volta para o motor quente e não tem ventuinha que resfrie, pois ela não para no radiador, a água fica circulando a todo tempo sem o tempo de retenção necessário no radiador, os engenheiros não iam instalar este acessório no motor atoa não é verdade?

Se caso ele estiver com a valvula, confira se não está trancada ou na aplicação certa, pois ela tem a temperatura exata de abrir como nos cebolões.

Essa estoria de que se retirar a valvula resfria mais o motor é mentira.

De uma conferida na polaridade de ligação da ventuinha também, ela não pode soprar o ar para o radiador e sim sugar o ar.
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Mensagem por juca tigre Ter Jan 04, 2011 9:29 am

Falou tudo.
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Mensagem por juca tigre Ter Jan 04, 2011 9:39 am

Luk, resolveu o problema, passe ai uma posição pra nois...
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Mensagem por Gladston Sáb Mar 12, 2011 5:25 am

Já pensou em fazer uma entrada de ar auxiliar nas laterais do teu Buggy? Se o motor estiver num espaço muito apertado e a ventoinha não for suficiente para trocar o ar em volta do motor o calor fica retido....
Bolar um fluxo de ar (entrada e saída) resolveria o problema principalmente na estrada, já que quanto maior a velocidade, maior será o fluxo de ar trocado na área do motor... Fácil, barato e bonito!
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Mensagem por VIVINHOM Sáb Mar 12, 2011 5:35 am

Só ñ sei se vai ser eficiente, pois a maioria dos buggys ñ tem entrada de ar e ñ apresenta esse problema, entende?, abração.
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Mensagem por Fabrício®© Sáb Mar 12, 2011 8:06 am

é verdade vivinho.

E ai Luk, sumiu? teve alguma solução no caso?
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Mensagem por Armando1 Qua Mar 16, 2011 6:03 pm

Terrorista e Fabricio estão com toda razão, mantenha toda mecanica original. Refrigeração a água precisa de cuidados, no meu caso o buggy fervia a 100 km/h foi só colocar um isolante (espuma plastica) entre o radiador e a carroceria, para que todo ar que entrasse pela frente do buggy passasse obrigatoriamente pelo radiador e não escapasse pelos lados do radiador. Problema resolvido. A refrigeração esta perfeita. ABS
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Mensagem por Clayton Qua Mar 16, 2011 7:45 pm

Armando, tem como postar umas fotos da adaptação dessa espuma, iria enriquecer esse tópico.
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Mensagem por LeoMaraski Qua Mar 16, 2011 8:25 pm

Amigos, Meu buggy tem motor AP e eu uso o radiador do Corsa (aquele comprido e baixinho) na frente do buggy. Precisei de 8 metros de mangueiras para levar a água até o radiador e traze-la de volta refrigerada.
A dica é a seguinte:
- Com o radiador atrás, proximo ao motor, ele irá funcionar perfeitamente na cidade, onde se utiliza baixa rotação, assim a ventoinha da conta de frefrigerar a agua. Porem, na estrada, como se esta sempre em alta rotação e por um periodo longo, o radiador nao recebe o ar da estrada, ou seja, ele depende inteiramente da ventoinha, por isso esquenta. (sei porque passei por isso, tenho fotos do radiador atras, ate tentei fazer uma entrada de ar extra na lateral, mas nao adianta!)
Eu passei o radiador para a frente, assim vc deve utilizar a valvula termostatica, pois sem ela, o motor demorará a esquentar para funcionar corretamente. Isso prejudica o motor e o bolso!
E o mais importante: DEVE-SE RETIRAR TODO O AR DO SISTEMA, se não a bomba nao circulárá corretamente a agua ate o radiador.
Isto resolveu meus problemas. Na estrada eu viajo em alta rotação e a temperatura se mantem em 80º as vezes ate menos. Perfect!
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Mensagem por Armando1 Qua Mar 16, 2011 8:52 pm

Clayton, impossível postar fotos agora pois para chegar até o radiador é necessário a retirada do tanque de gasolina, parachoque dianteiro e drenar toda o líquido de refrigeração, mas vamos ver se consigo explicar o que fiz. O Kadron tem um "papo" curvo que começa proximo do tubo inferior da suspenção e termina na linha que seria o parachoque. O radiador utilizado foi do Corsa. Se voce imaginar que o radiador é plano e que o "papo" é curvo e o radiador esta apoiado na curva, sobram espaços que parecem arcos nas laterais. Estes arcos e todos o perimetro do radiador foram isolados com espuma de alta densidade obrigando o ar que entra pela grade passe pelo radiador e ainda foi constuido um pequeno spoiler para direcionar o ar para a grade dianteira. Acho que da para entender. ABS
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Mensagem por Fabrício®© Qua Mar 16, 2011 9:02 pm

Armando, nao tem foto da frente do buggy? queria ve como foi o esquema da grade.
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Mensagem por Armando1 Qua Mar 16, 2011 9:10 pm

Fabrício

Estou viajando e o computador que uso aqui não tem as fotos e dessa vez não vim de buggy, estou tomando chuva de triciclo. Estou em Alcobaça BA, na semana que vem coloco as fotos. ABS
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Mensagem por Armando1 Qua Mar 16, 2011 9:53 pm

Consegui estas fotos

http://img861.imageshack.us/content_round.php?page=done&l=img861/594/radiadorbuggy001.jpg

http://img705.imageshack.us/content_round.php?page=done&l=img705/9493/radiadorbuggy002.jpg

http://img819.imageshack.us/content_round.php?page=done&l=img819/5876/radiadorbuggy003.jpg
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Mensagem por LeoMaraski Qua Mar 16, 2011 10:06 pm

Amigo, que tela é essa protegendo o radiador?
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Mensagem por Armando1 Qua Mar 16, 2011 10:11 pm

Isso não é tela, é chapa 14 (1,9 mm) perfurada, voce não imagina o trabalho que deu para curva-la. ABS
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Mensagem por Fabrício®© Qua Mar 16, 2011 10:19 pm

Armando, ficou muito bom! Gostei da tela também!
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Mensagem por cartech preparaçoes e adp Qui Jun 30, 2011 8:28 pm

amigo como trabalho muito com adaptaçao ja consegui resolver esse problema ,o que acontecendo no seu buggy e um pro problema de vacuo na trazeira do seu veiculo,quan to na cidade nao cria vacuo devido a baixa velocidade
pra resolver esse problema e muito simples ,voce tem que vazer defletores de ar e nao dutos ,do lado do proprio radiador e enbaixo tanbem ,acho que com essa dica resolvera seu problema ok cartech preparaçoes a seu dispor fone 47 84120557 ou 47 32490551

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Mensagem por Convidad Ter Jul 19, 2011 8:04 pm

Alguém aqui ja fez, ou ja viu a instalaçao de um blower para soprar ar vindo da dianteira em direçao ao radiador instalado na trazeira???

Será que funciona???

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Mensagem por Fabrício Marcon-Catarina Ter Jul 19, 2011 9:52 pm

Alemão/Floripa escreveu:Alguém aqui ja fez, ou ja viu a instalaçao de um blower para soprar ar vindo da dianteira em direçao ao radiador instalado na trazeira???

Será que funciona???

Oh Alemão, o que fiz no meu buggy e que resolveu o problema de aquecer quando estava a 110 -120km/h foi instalar 01 radiador com uma ventuina soprando na frente e outra sugando atrás. Ficou perfeito, não precisa de muito espaço e no buggy qe estais ele usa ventuina estreita dos carro novos, ficará mais fácil. Essta técnica é muito utilizada em carros de fritão que esquentam pra caramba e estão sempre parados, com isso o radiador estará sempre recebendo ar!!!
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Mensagem por Waybecker Qua Jul 20, 2011 12:15 am

Fabrício Marcon-Catarina escreveu:
Alemão/Floripa escreveu:Alguém aqui ja fez, ou ja viu a instalaçao de um blower para soprar ar vindo da dianteira em direçao ao radiador instalado na trazeira???

Será que funciona???

Oh Alemão, o que fiz no meu buggy e que resolveu o problema de aquecer quando estava a 110 -120km/h foi instalar 01 radiador com uma ventuina soprando na frente e outra sugando atrás. Ficou perfeito, não precisa de muito espaço e no buggy qe estais ele usa ventuina estreita dos carro novos, ficará mais fácil. Essta técnica é muito utilizada em carros de fritão que esquentam pra caramba e estão sempre parados, com isso o radiador estará sempre recebendo ar!!!
Forte abraço!
pelo que entendi o buggy fica com dois radiadores,é isso

abraço.
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Mensagem por Fabrício Marcon-Catarina Qua Jul 20, 2011 8:33 am

Não, não Becker....
Lembra da dança do machiche: "...... eh um homem no meio com duas mulheres fazendo sanduiche........"..... é isso.... um radiador com duas ventuinas: uma soprando e outra sugando! Uma na frente e outra atrás do radiador (com o radiador no meio)!!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
FORTE ABRAÇO MEU AMIGO!!!!!!
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Mensagem por Fabrício Marcon-Catarina Qua Jul 20, 2011 8:37 am

Alemão/Floripa escreveu:Alguém aqui ja fez, ou ja viu a instalaçao de um blower para soprar ar vindo da dianteira em direçao ao radiador instalado na trazeira???

Será que funciona???

OH ALIMÃO........

Eu tinha até antes da reforma uma entrada de ar no paralama dianteiro que levava ar até lá atrás....... te confesso que é o empenho de recortar a fibra pra pouco resultado.......... retirei nessa reforma!!!! Voto nas duas ventuinas!!
Valeu!
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Mensagem por Luciano Bohn Qua Jul 20, 2011 8:45 am

Fabrício Marcon-Catarina escreveu:Não, não Becker....
Lembra da dança do machiche: "...... eh um homem no meio com duas mulheres fazendo sanduiche........"..... é isso.... um radiador com duas ventuinas: uma soprando e outra sugando! Uma na frente e outra atrás do radiador (com o radiador no meio)!!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
FORTE ABRAÇO MEU AMIGO!!!!!!

kkkkkkkkkkkkkk, dança do machiche, esse Fabrício tá andando muito com a alemão (piadista), kkkkkkkkkk...............mas confesso que fiquei com a mesma dúvida do becker, agora esclarecida............abçs.
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Mensagem por Waybecker Qua Jul 20, 2011 9:12 am

agora entendi,kkkkkkk

abraço.
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