Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sofrendo com a temperatura...

+23
Nil
JUVANIO
GTMartini
Luciano Bohn
Fabrício Marcon-Catarina
cartech preparaçoes e adp
LeoMaraski
Clayton
Armando1
VIVINHOM
Gladston
juca tigre
Fabrício®©
Terrorista
marcelo.gc
Waybecker
PETERSON (BIRD)
Ed
Farina
Bugólatra
jperson
Beco
Luk
27 participantes

Página 6 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6

Ir para baixo

MOTOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 6 Empty Re: Sofrendo com a temperatura...

Mensagem por Convidado Ter Jan 26, 2016 2:45 pm

chevas escreveu:Eu vou ter que pensar e avaliar o custo/benefício...
[]'s

Foi bem essa conta que eu fiz.. custo do radiador versus uma junta do cabeçote queimada no mínimo..

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

MOTOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 6 Empty Re: Sofrendo com a temperatura...

Mensagem por chevas Ter Fev 09, 2016 1:57 pm

Carlos, se não for pedir demais, a lista de peças usadas é, basicamente: radiador com ventilador, mangueiras e flange? Onde se compra esse flange? Será que tem para o meu motor? E a ligação elétrica para o ventilador do radiador de óleo, basta puxar uma extensão dos fios originais do ventilador do radiador de água? Obrigado.
[]'s
chevas
chevas
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 830
Idade : 55
Localização : Rio Grande - RS
Tipo de Buggy : Fercar Naja One Sumaya
Pontos : 5877
Data de inscrição : 09/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

MOTOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 6 Empty Re: Sofrendo com a temperatura...

Mensagem por Convidado Qua Fev 10, 2016 7:13 pm

chevas escreveu:Carlos, se não for pedir demais, a lista de peças usadas é, basicamente: radiador com ventilador, mangueiras e flange? Onde se compra esse flange? Será que tem para o meu motor? E a ligação elétrica para o ventilador do radiador de óleo, basta puxar uma extensão dos fios originais do ventilador do radiador de água? Obrigado.
[]'s

Isso mesmo.. 

+/- 450 de radiador com ventilador
+/- 250 de mangueiras dependendo da distância
+/- 60 de flange (loja de preparação ou mercado livre)

qual é seu motor? mas tem para todos sim..

exato, ligação em paralelo com o eletroventilador de água..

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

MOTOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 6 Empty Re: Sofrendo com a temperatura...

Mensagem por chevas Qui Fev 11, 2016 5:24 am

É o EA-111 1.4 flex, da Kombi. Acho que o flange é igual ao do AP, pois o radiador de óleo original é o mesmo também...mas pra confirmar é só comparar o filtro de óleo do AP com o EA.
[]'s
chevas
chevas
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 830
Idade : 55
Localização : Rio Grande - RS
Tipo de Buggy : Fercar Naja One Sumaya
Pontos : 5877
Data de inscrição : 09/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

MOTOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 6 Empty Re: Sofrendo com a temperatura...

Mensagem por chevas Qua Set 21, 2016 1:58 pm

Caros, continuo com o problema de aquecimento. Na cidade não tem problema, a ventoinha liga em 90ºC e andando normal fica estável. O problema é na estrada, não dá pra passar de 80km/h nem ficar muito tempo em velocidade porque a temperatura vai a 110-115 ou mais. Não espero subir mais, tiro o pé ou paro para esfriar. Consigo chegar na praia (que fica a uns 25 km de asfalto) bem, mas não arrisco ir mais longe que isso, a não ser que vá devagar e parando, o que inviabiliza um pouco aventuras em locais mais distantes. Não coloquei ventoinha adicional, nem radiador de óleo, porque acho que são soluções paliativas, além do que o Nil tem nos carros dele o radiador nessa mesma posição e não esquentam...embora sejam radiadores maiores. Mas como no meu não cabem radiadores maiores, estou pensando agora em bolar uns defletores para captar mais ar e direcioná-lo ao radiador, ou colocar um segundo radiador pequeno em série (tipo os de ar quente) em algum lugar que pegue mais vento, pra ver se melhora...alguém tem mais alguma sugestão? Obrigado.
[]'s
chevas
chevas
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 830
Idade : 55
Localização : Rio Grande - RS
Tipo de Buggy : Fercar Naja One Sumaya
Pontos : 5877
Data de inscrição : 09/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

MOTOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 6 Empty Re: Sofrendo com a temperatura...

Mensagem por Beco Sex Set 23, 2016 11:55 am

não há dúvida que a tomada de ar está mal localizada, fazendo com que não entre em velocidade, talvez até retirando o ar daquele espaço. Fazer tomadas de ar adequadas não é tarefa simples, pois tem que considerar o fluxo de ar tanto na entrada quanto na saída.
Tua ventoinha está na frente ou atrás do radiador? Tem algum tipo de coifa no acoplamento? Tem obstáculos atrás ou na frente do radiador? O reservatório de expansão é de bom tamanho? Qual o tipo de líquido de arrefecimento estás usando?
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11886
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

MOTOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 6 Empty Re: Sofrendo com a temperatura...

Mensagem por chevas Sex Set 23, 2016 1:14 pm

Oi Carlão. 
Na verdade nem tem tomada de ar...
Neste mesmo tópico tem umas fotos do meu motor e outros detalhes descritos, mas o radiador é do Gol mil sem ar, com ventoinha original e suas latarias. Sempre achei ele meio sub-dimensionado, pois além do motor do buggy ser 1.4L,  ele está atrás e recebe bem menos ar do que num carro com motor na frente, para os quais foram construídos estes radiadores. 
O radiador está meio atravessado, mas pode-se considerar que a ventoinha está atrás, empurrando ar para o radiador e para o motor, como dizem ser o certo.  O reservatório de expansão é o original do motor e está acima do resto todo.
Ontem falei com uma empresa de ar condicionado, expliquei o caso e ele acredita que colocando uma segunda ventoinha puxando o ar, deve melhorar. Era uma das minhas idéias. Ele tem também radiadores de ar quente de diversos tipos, quem sabe dê pra adaptar e colocar um no circuito pra ajudar a refrigeração. Amanhã vou lá pra ele ver a viabilidade técnica e eu a financeira...Dou notícias.
[]'s
chevas
chevas
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 830
Idade : 55
Localização : Rio Grande - RS
Tipo de Buggy : Fercar Naja One Sumaya
Pontos : 5877
Data de inscrição : 09/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

MOTOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 6 Empty Re: Sofrendo com a temperatura...

Mensagem por Nil Sex Set 23, 2016 8:43 pm

Mais um buggy Peixoto com o problema de refrigeraçaõ resolvido!


era assim

MOTOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 6 2hyxq36



ficou assim

MOTOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 6 Flzybc

MOTOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 6 Mbs6so
Nil
Nil
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3761
Idade : 49
Localização : CEARA
Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos : 10075
Data de inscrição : 13/05/2008

http://www.bugway.com.br ; WWW.BUGGYCAUYPE.COM.BR

Ir para o topo Ir para baixo

MOTOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 6 Empty Re: Sofrendo com a temperatura...

Mensagem por chevas Sex Set 23, 2016 9:26 pm

O que dá pra ver é que mudou o ângulo da posição do radiador. Esta ventoinha está empurrando o ar para o radiador ou puxando o ar dele? O meu empurra, mas a ventoinha está do outro lado. A diferença que eu vejo entre este é o meu é o ângulo em relação ao eixo do comprimento do carro, além de eu não ter defletores para conduzir o ar.
[]'s
chevas
chevas
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 830
Idade : 55
Localização : Rio Grande - RS
Tipo de Buggy : Fercar Naja One Sumaya
Pontos : 5877
Data de inscrição : 09/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

MOTOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 6 Empty Re: Sofrendo com a temperatura...

Mensagem por chevas Dom Set 25, 2016 5:06 pm

Caros, venho com prazer anunciar que acho que resolvi o problema do aquecimento!
Ainda vou testar mais, mas acho que está confirmado, e sendo isso mesmo...me sinto um idiota. geek
     Vejam só: conforme disse ao Carlão, ontem levei o buggy numa empresa de ar condicionado (residencial e automotivo). Já tinha explicado pro cara da oficina e ele queria ver se dava pra colocar uma 2ª ventoinha puxando o ar pra ajudar. Pois bem, até daria, mas ele observou a ventoinha funcionando e disse: acho que o sentido de rotação da ventoinha está invertido!
     Trocamos os fios e observamos que o barulho diminuiu (era uma reclamação  minha, a ventoinha era muito ruidosa) e o vento que ela passou a fazer para fora era bem forte! Bastante pressão de ar mesmo.  Ela agora estava puxando o ar do radiador e enviando para fora e para trás, ficando todo o fluxo de ar no mesmo sentido da frente para trás do carro. E agora entendo pra que servem aquelas "venezianas" móveis que tem na lataria do radiador: quando a ventoinha entra em funcionamento, elas fecham, potencializando a sucção de ar frio. Bem bolado.
     Embora tenham dito o contrário aqui no fórum, acho que o sujeito da oficina tinha razão e o ventilador deve mesmo puxar o ar do radiador, pelo menos neste modelo de radiador. Fui para os testes hoje.
     Andei uma meia hora na cidade, tudo normal, mas antes também era assim. Só tive que parar para verificar se a ventoinha estava funcionando, pois ela ficou bem silenciosa. Tudo beleza, ela ligava a 85-90°C cravados.
     Fui para a estrada. Andando até a 80 km/h, tudo beleza como antes. Aí comecei os testes e judiei do buggy: forcei um pouco, fiz arrancadas fortes, estiquei as marchas (descobri que o motor tem corte de giro em 5 mil rpm...se não andava mais, hehe Twisted Evil ), andei a 120-130Km/h constantes (o que antes não dava), fiz simulações de ultrapassagens fortes, e a temperatura continuava cravada em 85-90°C! Que felicidade!
     Quando parava, logo em seguida a ventoinha desligava, antes ficava um tempão ligada. Enfim, acho que resolveu!  cheers

Vou ter que voltar lá pra agradecer o cara da oficina!
Obrigado a todos que responderam e deram opiniões. 
Qq novidade eu aviso.
[]'s


Última edição por chevas em Ter Set 27, 2016 7:45 am, editado 2 vez(es)
chevas
chevas
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 830
Idade : 55
Localização : Rio Grande - RS
Tipo de Buggy : Fercar Naja One Sumaya
Pontos : 5877
Data de inscrição : 09/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

MOTOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 6 Empty Re: Sofrendo com a temperatura...

Mensagem por Nil Seg Set 26, 2016 9:41 pm

chevas escreveu:O que dá pra ver é que mudou o ângulo da posição do radiador. Esta ventoinha está empurrando o ar para o radiador ou puxando o ar dele? O meu empurra, mas a ventoinha está do outro lado. A diferença que eu vejo entre este é o meu é o ângulo em relação ao eixo do comprimento do carro, além de eu não ter defletores para conduzir o ar.
[]'s


  esse defletor foi colocado de volta, pois ja tinha, mas apenas pra cobrir o radiador a pedido do proprietario, eu sou contra ele.

ai foi mudado o radiador que vem de fabrica, errado, o eletroventilador e o suporte de plastico que segura o eletro.  
  O eletroventilador tem que sempre puxar o ar(exaustar) exatamente como é no Gol.   nada de inverter rotação ou posição do radiador. Sempre deixo tudo original e nao ferve nunca.
Nil
Nil
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3761
Idade : 49
Localização : CEARA
Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos : 10075
Data de inscrição : 13/05/2008

http://www.bugway.com.br ; WWW.BUGGYCAUYPE.COM.BR

Ir para o topo Ir para baixo

MOTOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 6 Empty Re: Sofrendo com a temperatura...

Mensagem por chevas Ter Set 27, 2016 7:33 am

Pois é, o meu provavelmente foi montado errado, e eu não sabia...e olha que aqui no fórum várias pessoas falaram que o correto era empurrar o ar para o radiador, mas enfim...que bom que resolveu. Agora tenho que ver o vazamento de óleo pelo retentor traseiro, que começou de novo, e mais do que antes...não consigo entender o que aconteceu. Ou foi defeito na peça ou foi montado errado, danificando o retentor. Tirar o motor de novo, que saco isso... Sad
Espero que o mecânico honre seu trabalho e considere garantia, pois faz só 3 meses que trocamos o retentor. Pelo menos terei uma desculpa para revisar a caixa de câmbio e tentar arrumar seus vazamentos... Rolling Eyes 
[]'s
chevas
chevas
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 830
Idade : 55
Localização : Rio Grande - RS
Tipo de Buggy : Fercar Naja One Sumaya
Pontos : 5877
Data de inscrição : 09/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

MOTOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 6 Empty Re: Sofrendo com a temperatura...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 6 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos