Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY

+31
Tucandiraman
wiltonsp
Matheus Magalhães
zzefinho
Daniel Sul
gioandrade
daniel_s
J_Arruda
Raimundo_BA
chevas
Da1loudi
Sérgio Lins
Josias Tito Gomes
OCELO
lubisomem01
Saan
Kleyton Maia
Beco
Farina
Diogo Lima
Luciano Bohn
TaZmaniA
VIVINHOM
RECO
Mario - Canavieiras-BA
GTMartini
Gui Kaufmann
Nil
Clayton
fmgsm
Bugólatra
35 participantes

Página 3 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para baixo

EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY - Página 3 Empty NÃO É PERMITIDO TRANSFORMAR DOC VW EM BUGGY

Mensagem por Nil Qui Mar 01, 2012 7:12 pm

Gui Kaufmann escreveu:
RECO escreveu:Pelo que entendi, então voltou a ser possível fazer um buggy a partir de um carro VW antigo que esteja deteriorado desde que ele tenha a documentação regular. Desculpem a minha ignorância, sou novo nesse ramo e a informação é muito importante para as minhas pretensões. Grato.

É exatamente isso que está sendo descutido! Mas até onde entendi, pode sim realizar essa transformação, tendo que ser depois aprovada por uma oficina credenciada ao Inmetro..

OLA GUI E RECO. CONTINUA PROIBIDO ESSA TRANSFORMAÇÃO. ATÉ PORQUE AS COISAS ANDAM PRA FRENTE E NÃO PARA TRÁS. E O IPVA JAMAIS SERIA DISPENSADO. A RESOLUÇÃO 397 TRATA DE MODIFICAÇÕES PARA QUEM JÁ É HOMOLOGADO. CLARO QUE A COMPREENSÃO DELA É MAIS FACIL PARA QUEM JA ESTA FAMILIARIZADO COM ESSAS RESOLUÇÕES E PORTARIAS. ATÉ DESPACHANTES VACILAM COM ESSAS RESOLUÇÕES. SOU ASSOCIADO A ANFIR (http://www.anfir.org.br/) E RECEBO TODOS AS NOVAS RESOLUÇÕES DO DENATRAN E CONTRAN E SEMPRE QUE EXISTEM DÚVIDAS, ELES PRONTAMENTE EXPLICAM. ESSA RESOLUÇÃO É APENAS CORRETIVA A 292/08 E NÃO MUDA NADA COM RELAÇÃO A TRANSFORMAR DOC VW EM BUGGY. O ANEXO 2 É CLARO: MODIFICAÇÕES PARA QUEM JÁ É PREVIAMENTE HOMOLOGADO.

VOU CITAR UM EXEMPLO: TENHO UM AMIGO AQUI QUE FABRICA REBOQUES E TRANSFORMA MOTO EM TRICICLO DE CARGA. ELE SÓ TEM UM CÓDIGO MARCA/MODELO PARA APENAS 01 MODELO, O DE 1 EIXO. AI ELA FABRICA O REBOQUE DE 2 EIXOS, FAZ O CSV(CERTIFICADO DE SEGURANÇA VEICULAR) E USA O CAT DO MODELO DE 01 EIXO PARA LICENCIAR. DA MESMA FORMA UM FABRICANTE DE CARROCERIAS ABERTAS PARA CAMINHAO, SE NAO TIVER A HOMOLOGAÇÃO PARA TODOS OS MODELOS DE CARROCERIAS, ELE PODE FABRICAR UM MODELO DIFERENTE E FAZER O CSV NO INMETRO E USAR O CAT DO OUTRO MODELO. NO CASO DE BUGGY, VOCE PODE FAZER O CSV, SEM PROBLEMAS, POIS É UMA ATO SEPARADO DO LICENCIAMENTO, SÓ QUE QUANDO FOR DAR ENTRADA NO DETRAN ELES EXIGIRAM O CAT(CERTIFICADO DE ADEQUAÇÃO DE TRANSITO) E PARA CONSEGUIR O CAT, É NECESSARIO MONTAR UMA ESTRUTURA DE FABRICAÇÃO DE VEICULO.




PS. EU ESCREVO EM MAIUSCULO SEMPRE. MAS NAO QUER DIZER Q ESTOU GRITANDO.

ABÇ

NIL ARAUJO


Última edição por nil araujo em Ter Mar 06, 2012 10:14 am, editado 1 vez(es)

Nil
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3761
Data de inscrição : 13/05/2008

http://www.bugway.com.br ; WWW.BUGGYCAUYPE.COM.BR

Ir para o topo Ir para baixo

EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY - Página 3 Empty Re: EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY

Mensagem por Bugólatra Qui Mar 01, 2012 7:23 pm

RECO escreveu:Pelo que entendi, então voltou a ser possível fazer um buggy a partir de um carro VW antigo que esteja deteriorado desde que ele tenha a documentação regular. Desculpem a minha ignorância, sou novo nesse ramo e a informação é muito importante para as minhas pretensões. Grato.

Gui Kaufmann escreveu:
RECO escreveu:Pelo que entendi, então voltou a ser possível fazer um buggy a partir de um carro VW antigo que esteja deteriorado desde que ele tenha a documentação regular. Desculpem a minha ignorância, sou novo nesse ramo e a informação é muito importante para as minhas pretensões. Grato.

É exatamente isso que está sendo descutido! Mas até onde entendi, pode sim realizar essa transformação, tendo que ser depois aprovada por uma oficina credenciada ao Inmetro..

isso isso isso, a resolução 397 e a deliberação 1101/11 ambas do DENATRAN e que estão em pleno vigor diz claramente isso que os Srs. entenderam.
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11769
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY - Página 3 Empty Re: EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY

Mensagem por Convidad Qui Mar 01, 2012 8:20 pm

Clayton escreveu:
Bugólatra escreveu:isso não existe não, a resolução 397 é bem clara e em nenhum momento cita encarroçadores ou quaisquer outras pessoas jurídicas ou não como sendo os privilegiados por essa lei não e inclusive a constituição é bem clara no tocante aos direitos dos brasileiros e em seu texto diz claramente (todos são iguais perante a lei) se a lei vale pra um automaticamente vale pra todos por isso o amigo do Clayton transformou e legalizou o veículo dele.
PÁRA, PÁRA , PÁRA!!! O MEU BUGGY É VELHO MAS JÁ COMPREI LEGALIZADO COMO TAL, PRESTA ATENÇÃO, FIZ UM COMENTÁRIO DE UMA PEQUENA EMPRESA QUE TRANFORMA FUSCA EM TRICICLO, NÃO SEI "DETALHES" SOBRE ISSO!!!
É, ESTOU GRITANDO NESSA MENSAGEM!


kkkkkkkkkkkkk.............ja tão arrumando fraude no buggy do Clayton.........kkkkkkkkkk.....

Tão nada parceiro......foi so falha de interpretaçao......

Para, para, para, foi boa....kkkkkkkkkkk

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY - Página 3 Empty Re: EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY

Mensagem por Clayton Sex Mar 02, 2012 10:03 am

Peço desculpas pela má interpretação, mas no caso da se escrever em maiúsculo dá-se a impressão de estar gritando.
Clayton
Clayton
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1397
Idade : 51
Localização : Mogi Guaçu/SP
Tipo de Buggy : Glaspac 1971
Pontos : 7115
Data de inscrição : 22/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY - Página 3 Empty Re: EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY

Mensagem por RECO Sex Mar 02, 2012 4:50 pm

Parece que o assunto não está muito bem definido aqui no fórum, vou continuar acompanhando os debates para poder decidir o que fazer. Moro em Minas e aqui não é difícil encontrar um fusca ou uma brasília em boas condições mecânicas e a bom preço.

Mesmo assim agradeço os esclarecimentos do nil araújo, Gui Kaufmann e Bugólatra
RECO
RECO
Interessado
Interessado

Número de Mensagens : 23
Localização : Belo Horizonte
Tipo de Buggy : a procura de um
Pontos : 4482
Data de inscrição : 28/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY - Página 3 Empty Re: EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY

Mensagem por VIVINHOM Sex Mar 02, 2012 5:32 pm

Alemão/Floripa escreveu:
Clayton escreveu:
Bugólatra escreveu:isso não existe não, a resolução 397 é bem clara e em nenhum momento cita encarroçadores ou quaisquer outras pessoas jurídicas ou não como sendo os privilegiados por essa lei não e inclusive a constituição é bem clara no tocante aos direitos dos brasileiros e em seu texto diz claramente (todos são iguais perante a lei) se a lei vale pra um automaticamente vale pra todos por isso o amigo do Clayton transformou e legalizou o veículo dele.
PÁRA, PÁRA , PÁRA!!! O MEU BUGGY É VELHO MAS JÁ COMPREI LEGALIZADO COMO TAL, PRESTA ATENÇÃO, FIZ UM COMENTÁRIO DE UMA PEQUENA EMPRESA QUE TRANFORMA FUSCA EM TRICICLO, NÃO SEI "DETALHES" SOBRE ISSO!!!
É, ESTOU GRITANDO NESSA MENSAGEM!


kkkkkkkkkkkkk.............ja tão arrumando fraude no buggy do Clayton.........kkkkkkkkkk.....

Tão nada parceiro......foi so falha de interpretaçao......

Para, para, para, foi boa....kkkkkkkkkkk


KKKKKKKKKKKKKKK, gostei muito também alemão, para, para, para foi ótimo Clayton Razz Razz Razz Razz Razz Razz Exclamation .


A propósito, estou de volta e com saudades de todos Exclamation
VIVINHOM
VIVINHOM
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3522
Idade : 62
Localização : MARICÁ-RJ
Tipo de Buggy : COYOTE
Pontos : 9378
Data de inscrição : 15/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY - Página 3 Empty Re: EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY

Mensagem por Convidad Sex Mar 02, 2012 6:01 pm

Clayton lendo e imaginando:


Que tranqueira é essa....ja tão dizendo que meu buggy é gato.... Razz Razz Razz

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY - Página 3 Empty Re: EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY

Mensagem por TaZmaniA Sex Mar 02, 2012 6:22 pm

No meu a mulherada fala que o motora é que é gato não o buggy! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
TaZmaniA
TaZmaniA
Super Bugueiro
Super Bugueiro

Número de Mensagens : 61
Idade : 42
Localização : Porto Alegre, RS
Tipo de Buggy : Buggy Way - Branco - 1975 - Ignição eletrônica - Alternador - Pneus dune
Pontos : 4610
Data de inscrição : 11/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY - Página 3 Empty Re: EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY

Mensagem por Bugólatra Sex Mar 02, 2012 6:44 pm

RECO escreveu:Parece que o assunto não está muito bem definido aqui no fórum, vou continuar acompanhando os debates para poder decidir o que fazer. Moro em Minas e aqui não é difícil encontrar um fusca ou uma brasília em boas condições mecânicas e a bom preço.

Mesmo assim agradeço os esclarecimentos do nil araújo, Gui Kaufmann e Bugólatra
Reco sinceramente eu não sei qual é a sua duvida! quanto a isso a lei é bem clara, consulte um advogado ou qualquer funcionário do detran que comprovarás isso.
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11769
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY - Página 3 Empty Re: EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY

Mensagem por Convidad Sáb Mar 03, 2012 5:40 am

Bugólatra escreveu:
RECO escreveu:Parece que o assunto não está muito bem definido aqui no fórum, vou continuar acompanhando os debates para poder decidir o que fazer. Moro em Minas e aqui não é difícil encontrar um fusca ou uma brasília em boas condições mecânicas e a bom preço.

Mesmo assim agradeço os esclarecimentos do nil araújo, Gui Kaufmann e Bugólatra
Reco sinceramente eu não sei qual é a sua duvida! quanto a isso a lei é bem clara, consulte um advogado ou qualquer funcionário do detran que comprovarás isso.

Da forma que as coisas são colocadas (a ferro e fogo) qualquer um ficaria inseguro, entendo o companheiro...

A discussão é vazia! Discute-se a melhor forma de se construir um telhado quando o problema é começar a fundação... o que se quer saber simplesmente é se um proprietário de um fusca "velho" por exemplo, pode a partir dele ter na sua garagem um Buggy LEGALIZADO para sua diversão. Por anos, foi dito aqui no PB que não era mais possível (inverdade absurda), a BUGRE sempre fez! Aí então, em bom momento, veio esse tópico para reacender o assunto e jogar por terra toda uma teoria enganosa em prol dos buggys novos construidos por fabricantes que não conseguiram se adequar as normas técnicas (certificações e homologações) e exigências da legislação para continuar nesse nicho oferecido pelo mercado. É natural que se sintam ameaçados por terem que concorrer oferecendo seu produto de valor superior ao de um carro popular para disputar com outro idêntido que custa 40% desse valor... com o implemento dessa nova resolução trazida pelo Vila o panorama fica ainda mais caótico... a história dos buggys no Brasil conta que por muito menos, dezenas de fabricas boas simplesmente desapareceram, se houver dúvidas, vide a página de extintos!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY - Página 3 Empty Re: EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY

Mensagem por VIVINHOM Sáb Mar 03, 2012 6:11 am

Esse é meu garoto:!:
VIVINHOM
VIVINHOM
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3522
Idade : 62
Localização : MARICÁ-RJ
Tipo de Buggy : COYOTE
Pontos : 9378
Data de inscrição : 15/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY - Página 3 Empty Re: EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY

Mensagem por Luciano Bohn Sáb Mar 03, 2012 6:41 am

Márcio ® escreveu:
Bugólatra escreveu:
RECO escreveu:Parece que o assunto não está muito bem definido aqui no fórum, vou continuar acompanhando os debates para poder decidir o que fazer. Moro em Minas e aqui não é difícil encontrar um fusca ou uma brasília em boas condições mecânicas e a bom preço.

Mesmo assim agradeço os esclarecimentos do nil araújo, Gui Kaufmann e Bugólatra
Reco sinceramente eu não sei qual é a sua duvida! quanto a isso a lei é bem clara, consulte um advogado ou qualquer funcionário do detran que comprovarás isso.

Da forma que as coisas são colocadas (a ferro e fogo) qualquer um ficaria inseguro, entendo o companheiro...

A discussão é vazia! Discute-se a melhor forma de se construir um telhado quando o problema é começar a fundação... o que se quer saber simplesmente é se um proprietário de um fusca "velho" por exemplo, pode a partir dele ter na sua garagem um Buggy LEGALIZADO para sua diversão. Por anos, foi dito aqui no PB que não era mais possível (inverdade absurda), a BUGRE sempre fez! Aí então, em bom momento, veio esse tópico para reacender o assunto e jogar por terra toda uma teoria enganosa em prol dos buggys novos construidos por fabricantes que não conseguiram se adequar as normas técnicas (certificações e homologações) e exigências da legislação para continuar nesse nicho oferecido pelo mercado. É natural que se sintam ameaçados por terem que concorrer oferecendo seu produto de valor superior ao de um carro popular para disputar com outro idêntido que custa 40% desse valor... com o implemento dessa nova resolução trazida pelo Vila o panorama fica ainda mais caótico... a história dos buggys no Brasil conta que por muito menos, dezenas de fabricas boas simplesmente desapareceram, se houver dúvidas, vide a página de extintos!

Falou tudo..................como sempre, abs.
Luciano Bohn
Luciano Bohn
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2187
Idade : 52
Localização : JOINVILLE/SC
Tipo de Buggy : SEM BUGGY NO MOMENTO.........
Pontos : 7083
Data de inscrição : 26/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY - Página 3 Empty Re: EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY

Mensagem por VIVINHOM Sáb Mar 03, 2012 7:10 am

Luciano Bohn escreveu:
Márcio ® escreveu:
Bugólatra escreveu:
RECO escreveu:Parece que o assunto não está muito bem definido aqui no fórum, vou continuar acompanhando os debates para poder decidir o que fazer. Moro em Minas e aqui não é difícil encontrar um fusca ou uma brasília em boas condições mecânicas e a bom preço.

Mesmo assim agradeço os esclarecimentos do nil araújo, Gui Kaufmann e Bugólatra
Reco sinceramente eu não sei qual é a sua duvida! quanto a isso a lei é bem clara, consulte um advogado ou qualquer funcionário do detran que comprovarás isso.

Da forma que as coisas são colocadas (a ferro e fogo) qualquer um ficaria inseguro, entendo o companheiro...

A discussão é vazia! Discute-se a melhor forma de se construir um telhado quando o problema é começar a fundação... o que se quer saber simplesmente é se um proprietário de um fusca "velho" por exemplo, pode a partir dele ter na sua garagem um Buggy LEGALIZADO para sua diversão. Por anos, foi dito aqui no PB que não era mais possível (inverdade absurda), a BUGRE sempre fez! Aí então, em bom momento, veio esse tópico para reacender o assunto e jogar por terra toda uma teoria enganosa em prol dos buggys novos construidos por fabricantes que não conseguiram se adequar as normas técnicas (certificações e homologações) e exigências da legislação para continuar nesse nicho oferecido pelo mercado. É natural que se sintam ameaçados por terem que concorrer oferecendo seu produto de valor superior ao de um carro popular para disputar com outro idêntido que custa 40% desse valor... com o implemento dessa nova resolução trazida pelo Vila o panorama fica ainda mais caótico... a história dos buggys no Brasil conta que por muito menos, dezenas de fabricas boas simplesmente desapareceram, se houver dúvidas, vide a página de extintos!

Falou tudo..................como sempre, abs.



Grande Luciano, a quanto tempo amigão:!:
VIVINHOM
VIVINHOM
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3522
Idade : 62
Localização : MARICÁ-RJ
Tipo de Buggy : COYOTE
Pontos : 9378
Data de inscrição : 15/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY - Página 3 Empty Re: EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY

Mensagem por Luciano Bohn Sáb Mar 03, 2012 7:25 am

Fala Vivinhom........tâmu na área..............abs irmão.
Luciano Bohn
Luciano Bohn
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2187
Idade : 52
Localização : JOINVILLE/SC
Tipo de Buggy : SEM BUGGY NO MOMENTO.........
Pontos : 7083
Data de inscrição : 26/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY - Página 3 Empty Re: EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY

Mensagem por Diogo Lima Sáb Mar 03, 2012 7:42 pm

A questão é até simples, a proibição de fato nunca houve, o que fez a transformação ficar com cara de missão impossível para o fundo de quintal ou a montadora de baixo ou sem porte algum foi a exigência do CAT, se a "nova lei" não fala sobre o CAT acredito que o problema esteja resolvido, eu particularmente só não entendi o porque dessa alteração e o que o denatran e afins ganhará com isso, parece aquelas promoções de auto center que depois do orçamento final deles é que você vai dizer.... "Ahhhhhh! agora tudo faz sentido".

Abrir mão do CAT para transformações de veículos numa época onde a "$eguraaaaaança" dos passageiros são tão questionada não esta me parecendo uma coisa no estilo "Denatran" de pensar, mesmo que isto esteja escrito por eles parece que tem um mal entendido ou uma bela truta na parada, se eu tivesse com um dinheiro sobrando, eu ia pegar o buggy que ta com documento de brasilia pra testar e se eu conseguisse fazer tudo direitinho sem problemas, certamente iria ficar com aquela cara de quem viu o Pelé sendo premiado como o rei do basquete.

"entende?" rsrs
Diogo Lima
Diogo Lima
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 523
Idade : 42
Localização : São Gonçalo RJ
Tipo de Buggy : Pami montado só pra rodar e AMX (o da foto) em reforma
Pontos : 6208
Data de inscrição : 19/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY - Página 3 Empty Re: EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY

Mensagem por Bugólatra Sáb Mar 03, 2012 8:04 pm

Diogo Lima escreveu:A questão é até simples, a proibição de fato nunca houve, o que fez a transformação ficar com cara de missão impossível para o fundo de quintal ou a montadora de baixo ou sem porte algum foi a exigência do CAT, se a "nova lei" não fala sobre o CAT acredito que o problema esteja resolvido, eu particularmente só não entendi o porque dessa alteração e o que o denatran e afins ganhará com isso, parece aquelas promoções de auto center que depois do orçamento final deles é que você vai dizer.... "Ahhhhhh! agora tudo faz sentido".

Abrir mão do CAT para transformações de veículos numa época onde a "$eguraaaaaança" dos passageiros são tão questionada não esta me parecendo uma coisa no estilo "Denatran" de pensar, mesmo que isto esteja escrito por eles parece que tem um mal entendido ou uma bela truta na parada, se eu tivesse com um dinheiro sobrando, eu ia pegar o buggy que ta com documento de brasilia pra testar e se eu conseguisse fazer tudo direitinho sem problemas, certamente iria ficar com aquela cara de quem viu o Pelé sendo premiado como o rei do basquete.

"entende?" rsrs
Diogo o CAT não garante segurança nenhuma ao carro, veja a imensidão de recall de veículos das grandes marcas mundiais, outro dia mesmo os corolas fabricados na China e vendidos nos Estados Unidos e Europa apresentaram um problema no sensor de aceleração e houveram vários acidentes graves com eles mundo afora e no Brasil também é muito comum acontecer falhas graves em veículos de grandes marcas que detém vários CATS, na verdade o CAT serve apenas para que os fabricantes em larga escala serem responsabilizados pelo projeto e em caso de eventuais falhas providenciarem as soluções cabíveis (recall) nos modelos já vendidos e correção do defeito nos novos veículos, se não solucionarem o problema o CAT é cassado e a legalização desses veículos ficam proibidas, na verdade o que teoricamente geraria uma maior segurança ao projeto seria a aprovação na inspeção de segurança veícular feita pelo IMETRO e isso a nova lei ainda contempla essa obrigação tanto para fabricantes quanto para professores pardais como agente rsrsrs.
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11769
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY - Página 3 Empty Re: EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY

Mensagem por RECO Seg Mar 05, 2012 10:41 am

Márcio ® escreveu:Da forma que as coisas são colocadas (a ferro e fogo) qualquer um ficaria inseguro, entendo o companheiro...

A discussão é vazia! Discute-se a melhor forma de se construir um telhado quando o problema é começar a fundação... o que se quer saber simplesmente é se um proprietário de um fusca "velho" por exemplo, pode a partir dele ter na sua garagem um Buggy LEGALIZADO para sua diversão. Por anos, foi dito aqui no PB que não era mais possível (inverdade absurda), a BUGRE sempre fez! Aí então, em bom momento, veio esse tópico para reacender o assunto e jogar por terra toda uma teoria enganosa em prol dos buggys novos construidos por fabricantes que não conseguiram se adequar as normas técnicas (certificações e homologações) e exigências da legislação para continuar nesse nicho oferecido pelo mercado. É natural que se sintam ameaçados por terem que concorrer oferecendo seu produto de valor superior ao de um carro popular para disputar com outro idêntido que custa 40% desse valor... com o implemento dessa nova resolução trazida pelo Vila o panorama fica ainda mais caótico... a história dos buggys no Brasil conta que por muito menos, dezenas de fabricas boas simplesmente desapareceram, se houver dúvidas, vide a página de extintos!

Obrigado Márcio, sua mensagem foi esclarecedora, a partir de agora vou buscar um buggy que esteja inteiro e com preço razoável para atender minhas necessidades, se não aparecer, tenho a boa alternativa de montar um sem gastos enormes para colocar no barro.
RECO
RECO
Interessado
Interessado

Número de Mensagens : 23
Localização : Belo Horizonte
Tipo de Buggy : a procura de um
Pontos : 4482
Data de inscrição : 28/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY - Página 3 Empty Re: EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY

Mensagem por Convidad Seg Mar 05, 2012 12:51 pm

Reco não tem nada a me agradecer, essa é a função principal desse fórum, ajudar a todos indistintamente... cada um aqui tem uma necessidade e um sonho diferente, não há uniformidade de situações, portanto, cada um deve buscar o melhor vai lhe atender dentro das suas possibilidades.

Tenha paciênca e calma na compra... boa sorte e seja feliz com a sua escolha!!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY - Página 3 Empty Re: EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY

Mensagem por VIVINHOM Seg Mar 05, 2012 2:32 pm

AMÉM:!:
VIVINHOM
VIVINHOM
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3522
Idade : 62
Localização : MARICÁ-RJ
Tipo de Buggy : COYOTE
Pontos : 9378
Data de inscrição : 15/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY - Página 3 Empty Re: EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY

Mensagem por Farina Seg Mar 05, 2012 3:37 pm

Bom Pessoal, deixa eu colocar algumas respostas:

Não é permitido transformar documento de fusca e derivados em buggy, isso é proibido por lei desde 2001.

É possível ou pelo menos era possível a fabricação de um protótipo com a assinatura e projeto de um engenheiro e submetendo o referido veiculo a inspeção do INMETRO para obtenção do CSV (certificado de segurança veicular) neste caso no documento aparece Protótipo Buggy ano 2012 / 12 e paga IPVA, ja tentaram me vender protótipo 0K ano 1982 / 82 como fizeram isso eu não sei? mas tenho uma idéia... $$$$. Para aprovação no INMETRO aqui em Porto Alegre - RS o veiculo deve passar nos seguintes testes:

Emissão de poluentes nos padrões atuais, IMPOSSÍVEL com motor VW ou com AP.

Teste de Frenagem se passar é muita sorte.

Teste de ruido, este não é tão difícil.

Deve apresentar nota fiscal de todas peças de freio e suspensão.

Passando em todos os requisitos é só aguardar 6 meses para liberação do veiculo.

Obs. Éra possível emplacamento de protótipos mas segundo informações foi isso foi proibido no final de 2011 e os protótipos em circulação poderão circular até 2022 depois disso não sera liberado o licenciamento, não sei se essa informação procede, mas.... terra Brasil!!!

No caso de ser Fabricante e possuir CAT e CSV você pode emplacar qualquer coisa, mas deve ter ciência de que qualquer M*** vai estourar no seu, e o DENATRAN não aplica multas pequenas os valores são iguais aos aplicados a uma GM, VW, Fiat e etc...

Caso alguém queira abrir uma fabrica de buggys nova no RS eu passo o custo da brincadeira R$1.500.000,00 esse é o custo incluindo tudo que é necessário, fora o custo mensal.

Eu pergunto para quem diz que buggy 0K é caro, quanto vc gastou no seu buggy para deixar ele novo?

Monte seu buggy em casa sem problemas mas ele ira custar o dobro do que custa para uma fabrica, isso é fato.

Mais uma informação importante, ja tive diversos casos de buggys emplacados em outros estados que constava no documento Buggy e no cadastro nacional (BIN) constava Fusca ou Brasilia e afins neste caso o buggy não transfere, ele fica em um buraco burocrático sem solução.

Obs. isso estou falando em Porto Alegre e acreditem eu sei o que estou falando por experiencia própria.

Abraço a Todos!
Farina
Farina
Superintendente
Superintendente

Número de Mensagens : 804
Idade : 47
Localização : Porto Alegre - RS
Tipo de Buggy : Farina F-1600
Pontos : 6629
Data de inscrição : 12/05/2008

http://www.farinaautomoveis.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY - Página 3 Empty Re: EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY

Mensagem por Bugólatra Seg Mar 05, 2012 8:19 pm

caro Farina por favor não me leve a mau mas pelas suas declarações acima eu afirmo com certeza que você não leu a resolução 397 e nem as ultimas portarias e deliberações do DENATRAN pois se você tivesse lido todo esse conteúdo na íntegra certamente as suas declarações teriam sido totalmente inversa ao que você acabou de citar.
e lembre-se! de 2001 pra cá as coisas mudaram muito héim, principalmente essas regras que estão sendo debatidas nesse tópico. cheers
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11769
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY - Página 3 Empty Re: EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY

Mensagem por Beco Ter Mar 06, 2012 1:40 am

Bem, tem uma resolução do Contram que proíbe o corte de chassi. foi feita para caminhões, mas serve para qualquer veículo. No entanto, acredito que há a mesma possibilidade para fazer buggies com plataforma de fusca que há para fazer bajas ou fuscas conversíveis. A troca de característica é possível e está lá no anexo da resolução. Se não fosse possível, porque estaria buggy nas possibilidades de troca de carroceria?

Na verdade, esta opção sempre existiu, mesmo nas resoluções anteriores. O que parece ainda estar proibido é o corte de chassi para novas alterações. digo novos, pois é possível trocar o chassi de um buggy como o meu, que tem chassi cortado.

O que acontece com frequência, é que os detrans estaduais sequer aceitam iniciar o procedimento administrativo para tal mudança. Aí, a solução é uma ação na justiça. Sabe-se lá quando vai acabar...

O Farina tem razão quanto aos protótipos. Não é fácil emplacar um, embora não impossível. Mas também não existe a regra que não irão renovar emplacamento no futuro. Emplacou, é para toda a vida.

tivesse eu tempo e disposição e faria uma pesquisa mais aprofundada no assunto, embora tenha certeza que buggies sem corte no chassi sejam perfeitamente legais, atualmente, como alteração de característica e não como um novo veículo com nova marca/modelo/versão.

A única saída, pelo menos no RS, é a justiça, pois o Detran não autoriza iniciar os procedimentos para tal alteração.
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11932
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY - Página 3 Empty Re: EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY

Mensagem por Beco Ter Mar 06, 2012 1:41 am

Estas novas resoluções, na verdade, não alteraram em quase nada as anteriores.apenas coisas burocráticas. alguém poderia fazer uma comparação dos artigos que as novas resoluções alteram? Colocar lado a lado o que estava escrito e o que está escrito...
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11932
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY - Página 3 Empty NÃO É PERMITIDO TRANSFORMAR DOC VW EM BUGGY

Mensagem por Nil Ter Mar 06, 2012 6:18 am

Carlão escreveu:Estas novas resoluções, na verdade, não alteraram em quase nada as anteriores.apenas coisas burocráticas. alguém poderia fazer uma comparação dos artigos que as novas resoluções alteram? Colocar lado a lado o que estava escrito e o que está escrito...

Eu não ia mais falar nesse assunto, mas percebi que que tenho obrigação de esclarecer como moderador.

O Evilásio precisa pesquisar junto aos Detrans e esquecer sua interpretação pessoal e equivocada, pois, está prestando um des-serviço aos foristas que tem a intenção a montar um buggy pois gera uma expectativa que não é verdadeiira. Outras informações erradas também foram colocadas aqui, essas, fruto de preconceito e falta de conhecimento.

A lei pode não ser clara para quem ler, mas para quem é do ramo, sabe que o conjunto de resoluções e portarias regulamentam esse assunto.
Tudo começa na resolução 291/08 ainda vigente. Ela determina que todo modificação deverá ser precedida de obtenção de código marca/modelo(CAT)


http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_291.pdf

http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_292.pdf

Após a res. 291/08 foi lançada a 292/08 que regulamenta as modificações em veículo, todas prededidas do CAT. Notem que quando essa resolução cita no Anexo 2 "homologação compulsório" ela esta deixando subentendida a obrigatoriedade do CAT.


http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_397_11.pdf

A Res. 397 não muda nada, como bem falou o Carlão. Apenas corrige o texto burocraticamente. Notem que no cabeçalho da Res.397, indica alteração e não revogação, até porque o texto altera apenas 3 capitulos enquanto a resolução 292 é muito maior.
"Altera a Resolução nº 292, de 29 de agosto
de 2008, do CONTRAN, que dispõe sobre
modificações de veículos previstas nos arts.
98 e 106 da Lei nº 9503, de 23 de setembro
de 1997, que instituiu o Código de Trânsito
Brasileiro e dá outras providências. "


EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY - Página 3 397li

E pra complementar a portaria 1105/11 que o Evilásio citou, é mais clara ainda, pois cita o obrigatoriedade de homologação pra transformação de todos os veículos incluindo buggy na tabela.
EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY - Página 3 1105y




Só voces leram todas as outras respostas que coloquei nesse tópico iram entender perfeitamente o que falo. O Diogo raciocinou corretamente. É óbvio que jamais o Denatran vai liberar essa transformação feita em casa. Até para os fabricantes homologados a coisa vai complicar como falou o Farina. Será obrigado teste de emissão de poluentes e logo logo, air bags e abs. Lembrando que quando o Denatran faz uma resolução ela nem lembra que existe buggy e as normas são generalizantes. Buggy só é citado nas tabelas anexas onde existem os tipos de carrocerias.


Maiores esclarecimentos, no Detran de sua cidade.


PS. Todo fabricante/transformador precisa renovar o CSV a cada 2 anos, mas apartir de 2014 será obrigado renovar todos os anos. Já o CAT é concedido apenas uma única vez para cada modelo e é documento único.


Última edição por nil araujo em Ter Mar 06, 2012 10:11 am, editado 2 vez(es)
Nil
Nil
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3761
Idade : 50
Localização : CEARA
Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos : 10121
Data de inscrição : 13/05/2008

http://www.bugway.com.br ; WWW.BUGGYCAUYPE.COM.BR

Ir para o topo Ir para baixo

EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY - Página 3 Empty Re: EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY

Mensagem por Farina Ter Mar 06, 2012 8:13 am

Carlão de certa forma você esta correto referente aos protótipos, eu tinha esta mesma idéia, mas segundo informações que tenho o Denatran ira desqualificar os protótipos pelo seguinte motivo, as federações de corrida tipo a copa corsa compram carros com isenção de IPI somente com uma nota fiscal sem acessórios por preços subsidiados pelo fabricante este carro não tem numero de chassi, acontece que muitas pessoas estavam comprando estes carros e emplacando como protótipo e rodando normalmente, por isso o Detran RS entrou com um protocolo pedindo a extinção dos protótipos, como eles irão impedir o licenciamento, simples criando dificuldades assim como eles criam para buggys, exigindo vistoria anterior complicando com possíveis alterações (no ato da vistoria e para a própria emissão do CSV os órgãos ficam com fotos do veiculo e comparam a cada vistoria) impedindo, trancando e até apreendendo o veiculo.

Referente a montagem de um buggy em casa com chassi VW segue o que podia ser feito em 2003 quando montamos os buggys da Look:

Aquisição de uma carroceria homologada, deve possuir CAT para carroceria com cadastro Renavan / marca / modelo essa empresa cadastrava o teu nº de chassi na BIN junto com teu numero de motor e emite uma nota fiscal da carroceria. Esta é a primeira parte.

A montagem pode ser feita em casa, mas você tinha que ter uma nota fiscal de montagem emitida por uma empresa homologada na época era a FUNDATEC essa empresa aceitava uma nota fiscal de uma empresa instaladora de GNV pois essas empresas são homologadas para alteração de característica do veiculo.

Para proceder o emplacamento se levava a nota fiscal ao detran que emitia um pedido de laudo para a fundatec, nós juntávamos todas notas de montagem com as notas de peças que tinham que ser novas e levávamos o buggy para inspeção, o processo levava de 6 meses a 1 ano para a fundatec liberar, depois disso tínhamos que levar o buggy para fazer vistoria no detran e lacrar, no documento ficava assim VW/ Buggy / Look com o ano do carro doador e assim se emplacavam os buggys na época.

Naquele mesmo ano recebemos informação do detran que para emplacar os próximos buggys a Look teria de homologar um veiculo e cadastrar Marca / Modelo / nº de chassi próprio pois não podíamos mais emplacar os buggys novos com ano anterior tipo 1978, até podemos usar o chassi de fusca cortado remendado de qualquer jeito, mas tem que ter numero próprio (é o caso da Bugre) senão o detran nem abre o processo.

Bugolatra, as leis são feitas de modo dúbio, se você achar um juiz que interprete da mesma forma que você eu sugiro mover uma ação contra o denatran, com uma liminar o Detran sera obrigado a abrir o processo, mas mesmo assim não é garantia de que conseguira emplacar, te falo isso pois ja enfrentei as mais diversas situações, vou te citar um exemplo:

A 2 anos atras comprei um estoque de buggys semi novos da BRM em SP, todos buggys fabricados sem exceção tem a gravação do motor e chassi manual o que leva a todos os detrans do brasil a exigirem copia da vistoria anterior no caso essa vistoria deveria ser enviada pelo detran -SP. O resumo da ópera, o detran SP não faz as referidas vistorias pois eles terceirizam essa vistoria a uma empresa privada que por sinal faz uma bela vistoria com foto de todos ângulos do carro incluindo motor e chassi, o detran RS não aceita essa vistoria pois pela norma do denatran quem tem que fazer a referida vistoria é o detran sp, por lei eles não podem delegar a vistoria para empresa privada, nessas alturas eu estava com 10 buggys trancados sem poder transferir eu fiquei no que se chama num buraco burocrático, fui conversar com o supervisor do Detran - RS pois era inicio do verão eu estava com quase todos buggys vendidos e não podia transferir, de nada adiantou advogado juiz e o escambau pois cada estado tem uma interpretação da lei o Detran RS estava correto e o de SP também, o único errado era eu que estava no meio tive que devolver todo dinheiro que ja tinha recebido, e o pior é explicar o porque não se conseguia emplacar. Por sorte o Detran - RS resolveu o problema com o Denatran e liberou os buggys 9 meses depois.

Não sou do contra, acho valida todas as tentativas, mas não acho certo criar expectativas que podem cair e decepção.

Um Grande Abraço.
Farina
Farina
Superintendente
Superintendente

Número de Mensagens : 804
Idade : 47
Localização : Porto Alegre - RS
Tipo de Buggy : Farina F-1600
Pontos : 6629
Data de inscrição : 12/05/2008

http://www.farinaautomoveis.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY - Página 3 Empty NÃO É PERMITIDO TRANSFORMAR DOC VW EM BUGGY

Mensagem por Nil Ter Mar 06, 2012 8:47 am

Márcio ® escreveu:
A discussão é vazia! Discute-se a melhor forma de se construir um telhado quando o problema é começar a fundação... o que se quer saber simplesmente é se um proprietário de um fusca "velho" por exemplo, pode a partir dele ter na sua garagem um Buggy LEGALIZADO para sua diversão. Por anos, foi dito aqui no PB que não era mais possível (inverdade absurda), a BUGRE sempre fez! Aí então, em bom momento, veio esse tópico para reacender o assunto e jogar por terra toda uma teoria enganosa em prol dos buggys novos construidos por fabricantes que não conseguiram se adequar as normas técnicas (certificações e homologações) e exigências da legislação para continuar nesse nicho oferecido pelo mercado. É natural que se sintam ameaçados por terem que concorrer oferecendo seu produto de valor superior ao de um carro popular para disputar com outro idêntido que custa 40% desse valor... com o implemento dessa nova resolução trazida pelo Vila o panorama fica ainda mais caótico... a história dos buggys no Brasil conta que por muito menos, dezenas de fabricas boas simplesmente desapareceram, se houver dúvidas, vide a página de extintos!

Quanto ao preço dos buggys novos, é barato demais para quem fabrica, pois um buggy por R$ 30 mil com 90% de peças novas, deixa um lucro de aoenas 10% e não tem o menor sentido comparar com um buggy transformado com peças usadas por R$ 12 mil reais. é insano! Já debatemos isso aqui anos passados.

Lembrando que não sou contra o que a Bugre faz. É uma alternativa(O denatran não pode saber) e já fiz isso conforme afirmei aqui neste tópico. Inclusive já indiquei a Bugre para 2 clientes. Agora comparar é que não dá. Eu já produzi buggy com mecanica recondionada para concorrer com a BRM e me arrependi. Os únicos problemas com garantia que tivemos foi com mecanica recondicionada. Tanto que retiramos da tabela. Agora só montamos buggy 0km. Isso explica os problemas de alguns fabricantes por ai...


Já com relação as "legalizações" que existem por ai, correm o risco de serem canceladas. Eu já vi exemplo disso na cidade do Recife. O buggy havia sido legalizado em São Paulo e não constava na (BIN) base nacional como buggy. Aqui em 2009, tentei vender 2 documentos de way transformados de brasilia pra buggy 2004 em Curitiba/PR. Ofereci para compradores do Paraná pois somente lá é que podiam serem transferidos. resultado: substitui o chassi e coloquei outro documento e ainda hoje tenho esses 2 docs perdido, do Paraná.
Nil
Nil
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3761
Idade : 50
Localização : CEARA
Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos : 10121
Data de inscrição : 13/05/2008

http://www.bugway.com.br ; WWW.BUGGYCAUYPE.COM.BR

Ir para o topo Ir para baixo

EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY - Página 3 Empty Re: EM VIGOR RESOLUÇÃO 397 PERMITE TRANSFORMAR E LEGALIZAR OUTROS VEÍCULOS EM BUGGY

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos