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Luz do óleo

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Mensagem por Convidad Sáb Dez 25, 2010 8:49 am

Quando meu carro está em marcha lenta em torno de 700 girus, a luz de óleo fica ascesa, só apaga com o motor em torno de 1200 giros, porêm já troquei a bomba e o motor foi inteiro aberto e limpo.Acontece isso com alguem?

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Mensagem por Nil Sáb Dez 25, 2010 11:30 am

MARCELO BRASIL escreveu:Quando meu carro está em marcha lenta em torno de 700 girus, a luz de óleo fica ascesa, só apaga com o motor em torno de 1200 giros, porêm já troquei a bomba e o motor foi inteiro aberto e limpo.Acontece isso com alguem?


troque a cebolinha do óleo Very Happy
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Mensagem por Convidad Sáb Dez 25, 2010 1:46 pm

NIL KEMUEL escreveu:
MARCELO BRASIL escreveu:Quando meu carro está em marcha lenta em torno de 700 girus, a luz de óleo fica ascesa, só apaga com o motor em torno de 1200 giros, porêm já troquei a bomba e o motor foi inteiro aberto e limpo.Acontece isso com alguem?


troque a cebolinha do óleo Very Happy

Já troquei 2 vezes, agora coloquei marca VDO, e mesmo assim persiste.......

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Mensagem por Convidad Sáb Dez 25, 2010 2:53 pm

Olá Marcelo, acho que deveria fazer um teste com essa bomba de óleo mesmo sendo nova ... ela pode não estar dando a pressão correta para lubrificação ainda em baixa.

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Mensagem por jperson Sáb Dez 25, 2010 3:31 pm

Primeiro aumente a marcha lenta para algo em torno de 900 rpm, depois retire o bujão da valvula de pressão de oleo(um parafuso de fenda ou alen nos mais novos e retire a mola e o embolo.
Meça o comprimento da mola, tem que ter 62 mm, se tiver menos a mola dá pouca pressão e o oleo passa direto(menos pressão no sistema).
Fiz essa mudança no meu motor, coloquei mola e embolo novos e uma arruela no bujão para aumentar a pressão da mola.
Agora com o motor, marcha lenta a 1000 rpm, a pressão não baixa de 1,2 bar no manometro e ao ligar está sempre a 3bar, que é quando a mola original abre,limite de pressão nos motores originais.
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Mensagem por Convidad Sáb Dez 25, 2010 4:51 pm

jperson escreveu:Primeiro aumente a marcha lenta para algo em torno de 900 rpm, depois retire o bujão da valvula de pressão de oleo(um parafuso de fenda ou alen nos mais novos e retire a mola e o embolo.
Meça o comprimento da mola, tem que ter 62 mm, se tiver menos a mola dá pouca pressão e o oleo passa direto(menos pressão no sistema).
Fiz essa mudança no meu motor, coloquei mola e embolo novos e uma arruela no bujão para aumentar a pressão da mola.
Agora com o motor, marcha lenta a 1000 rpm, a pressão não baixa de 1,2 bar no manometro e ao ligar está sempre a 3bar, que é quando a mola original abre,limite de pressão nos motores originais.

Jperson, como eu tenho a carcaça do motor antigo, retirei a mola e passei pro motor atual, realmente a mola do atual estava menor do que do motor antigo, mas mesmo menor medi 70mm, mas resolvi colocar a maior, porêm o problema persisti....A arruela que vc colocou foi entre o embolo e a mola? no embolo a parte de baixo é a parte vazada e a parte do lado de cima e com a superfície reta né?

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Mensagem por jperson Sáb Dez 25, 2010 5:48 pm

A fresta do embolo fica para cima, a parte fechada é em cima.
A arruele, coloquei por ultimo, no apoio da mola com o bujão roscado.
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Mensagem por Convidad Sáb Dez 25, 2010 7:41 pm

jperson escreveu:A fresta do embolo fica para cima, a parte fechada é em cima.
A arruele, coloquei por ultimo, no apoio da mola com o bujão roscado.

Entendi....
Vou tentar tambem, valeu pelas dicas, to tentando de tudo...

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Mensagem por Convidad Dom Dez 26, 2010 9:31 am

Outra coisa que percebi hoje foi que apesar do óleo estar até um pouquinho acima do normal, a luz continua acessa em marcha lenta, porêm quando o carro esta parado em uma subida o luz se apaga....Alguma outra dica?

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Mensagem por jperson Dom Dez 26, 2010 2:23 pm

Marcelo, é estranho isso, será que a paneira no carter não está obstruida por oleo velho, não deixando sugar oleo da forma normal, apenas quando o motor está inclinado.
Quem sabe comece trocando o oleo e a peneira, use um 20w50, MOBIL de preferencia.
O fato de funcionar com o motor inclinado para tras pode denunciar algo errado com a bomba de oleo.
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Mensagem por Convidad Dom Dez 26, 2010 5:36 pm

jperson escreveu:Marcelo, é estranho isso, será que a paneira no carter não está obstruida por oleo velho, não deixando sugar oleo da forma normal, apenas quando o motor está inclinado.
Quem sabe comece trocando o oleo e a peneira, use um 20w50, MOBIL de preferencia.
O fato de funcionar com o motor inclinado para tras pode denunciar algo errado com a bomba de oleo.

JP, ela está limpinha, o motor foi montado recentemente, mas se não me engano ela está um pouquinho amassada, quem sabe esse é o motivo, vou trocar tambem....Valeu JP

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Mensagem por jperson Dom Dez 26, 2010 7:56 pm

Voce disse que o motor foi montado recentemente, isso quer dizer retifica, não pode ter fica um pouco de sujeira em algum canal de oleo?
Outra coisa, já soube de casos em que a bomba de oleo nova não tinha os furos perfeitamente alinhados, voce trocou a bomba?
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Mensagem por Convidad Dom Dez 26, 2010 11:01 pm

jperson escreveu:Voce disse que o motor foi montado recentemente, isso quer dizer retifica, não pode ter fica um pouco de sujeira em algum canal de oleo?
Outra coisa, já soube de casos em que a bomba de oleo nova não tinha os furos perfeitamente alinhados, voce trocou a bomba?

Sugeira é dificil saber, a bomba foi trocada porque estava com esse problema, em lenta só tinha 0,3 de pressão, agora vou medir novamente, mas pelo jeito não melhorou....

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Mensagem por Fabrício®© Seg Dez 27, 2010 5:48 am

Isso pode ser problema de casquilho fixo ou eixo com folga alem do normal, foi retificado o eixo e trocado os fixos? quando ocorre desgaste vaza oleo pelos fixos e o oleo não corre com pressão, de uma conferida nisso.
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Mensagem por Convidad Seg Dez 27, 2010 12:34 pm

Fabrício-RJ escreveu:Isso pode ser problema de casquilho fixo ou eixo com folga alem do normal, foi retificado o eixo e trocado os fixos? quando ocorre desgaste vaza oleo pelos fixos e o oleo não corre com pressão, de uma conferida nisso.

Então Fabricio, não sei te dizer ao certo, porêm folga não tem nada nada, acabei de medir a pressão e realmente em baixa a pressão é nula.

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Mensagem por Fabrício®© Seg Dez 27, 2010 1:05 pm

Marcelo, pra ve a folga no casquilho fixo somente abrindo o motor, com certeza tem algo errado em alguma coisa, talvez possa ser a bomba com defeito, tem que analisar este motor com calma.

Pode ser a bomba na aplicação errada, de uma olhada nos valores que eu retirei do catalogo da brosol que eu tenho.

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PRESSÃO (bar): 2,0 à 2000/2500 RPM à 80ºC
MOTOR: 1500/1600 - (70/86)
OBSERVAÇÃO: Transporter Type I e II engrenagem de 21mm

CÓD. BOMBA: BO0792
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PRESSÃO (bar): 2,0 à 2000/2500 RPM à 80ºC
MOTOR: 1500/1600 - (71/80)
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Mensagem por Convidad Seg Dez 27, 2010 4:05 pm

Fabrício-RJ escreveu:Marcelo, pra ve a folga no casquilho fixo somente abrindo o motor, com certeza tem algo errado em alguma coisa, talvez possa ser a bomba com defeito, tem que analisar este motor com calma.

Pode ser a bomba na aplicação errada, de uma olhada nos valores que eu retirei do catalogo da brosol que eu tenho.

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Fabricio, no caso de estar com aplicação errada pode ocasionar esse problema?

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Mensagem por Fabrício®© Seg Dez 27, 2010 4:19 pm

Pode sim, ainda mais se for bomba paralela...
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Mensagem por Convidad Ter Dez 28, 2010 1:14 pm

Fabrício-RJ escreveu:Pode sim, ainda mais se for bomba paralela...

A princípio venho agradecer a todos que me ajudaram nesse tópico, venho avisar que o problema foi resolvido e vc Fabricio tinha razão, o problema estava na bomba de óleo (nova de 26mm), que a furação não batia com a original de 21mm, conversei com meu mecânico e ele desenformado falou que não sabia disso....Valeu Fabricio.

Agora mudando da água pro vinho , achei muito estranho o Marcio que tambem procurou me ajudar da melhor forma possível, estar negativado, fiquei triste quando eu vi, porêm vou positivar os que me ajudaram novamente...


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Mensagem por Fabrício®© Ter Dez 28, 2010 1:56 pm

Que bom que resolveu, os motores boxers são uns dos mais difíceis de se montar eles tem muitas particularidades, muitos detalhes, ponto do eixo de comando, ponto do distribuidor, varias manhãs, uma mínima coisa errada e pronto, já era o bom funcionamento, eu sou mecânico, estou parado mas em breve irei retornar a trabalhar, pois é o que amo fazer, qualquer duvida estamos aê... aqui no forum temos grandes conhecedores do boxer.
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Mensagem por Convidad Ter Dez 28, 2010 7:14 pm

MARCELO BRASIL escreveu:
Fabrício-RJ escreveu:Pode sim, ainda mais se for bomba paralela...

A princípio venho agradecer a todos que me ajudaram nesse tópico, venho avisar que o problema foi resolvido e vc Fabricio tinha razão, o problema estava na bomba de óleo (nova de 26mm), que a furação não batia com a original de 21mm, conversei com meu mecânico e ele desenformado falou que não sabia disso....Valeu Fabricio.

Agora mudando da água pro vinho , achei muito estranho o Marcio que tambem procurou me ajudar da melhor forma possível, estar negativado, fiquei triste quando eu vi, porêm vou positivar os que me ajudaram novamente...


Marcelo fico feliz que tenha resolvido o problema antes de ocorrer algum prejuízo ao motor do Mobby ... desde o início imaginei que a bomba não estava cumprindo corretamente a sua função, mas esperei que algum amigo com mais conhecimento complementasse a informação.
Quanto a questão de me negativarem por tentar ajudar a um companheiro que precisa, fique tranquilo ... não foi a primeira e acredito que não será a última vez! Tenho um admirador secreto no fórum que se esforça bastante para ser notado, talvez conseguisse um resultado melhor se prestasse auxílio ao invés de atrapalhar. Aprendi desde cedo com meu pai que cada um oferece aquilo que tem, se não tem nada ...
Abração!!! Very Happy

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Mensagem por VIVINHOM Qua Dez 29, 2010 7:22 am

Como diz o amigo alimão, as vezes é melhor ser coruja, equenta ñ Márcio, tem "gente" que nasceu pra tentar apagar o brilho dos outros.
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Mensagem por Fabrício®© Qua Dez 29, 2010 7:58 am

é isso aê, sempre iremos nos ajudar não importando com pequenas coisas!
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Mensagem por VIVINHOM Qua Dez 29, 2010 8:03 am

Falou e disse.
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Mensagem por Convidad Qua Dez 29, 2010 11:38 am

Alvinho e Fabrício, se o companheiro aí soubesse o quanto ele me perturba, já teria procurado outro entretenimento, outro passa tempo!!! KKKKKKKKK Sleep

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