Vazamento de óleo.
4 participantes
Planeta Buggy :: Mecânica :: Motor Boxer
Página 1 de 1
Vazamento de óleo.
Pessoal recorro a turma para discutirmos um problema que estou tendo com um motor de um grande amigo meu, é o seguinte o motor é novo, deve ter uns 1000km porem desde que retificamos ele o motor vaza óleo, seguem os problemas que ja descartamos:
Polia trocamos 4 até fazer uma sob medidaque mas ja descobrimos que não é ali que vaza...
Tinha um pequeno vazamento na bomba de circulação extarna, ja resolvemos este...
E o mais estranho vaza óleo pela vareta, é ai que esta nosso vazamento. Mas porque pela vareta...
Compressão para o carter? o relógio da pressão não indica aumento de pressão do óleo... porem estamos suspeitando que possa ter anel alinhado pois só vaza em alto giro.
Aceito qualquer dica até a mais bizzarra, pois tem algo que não estamos vendo e sabe la se alguem não da uma luz.
Um Grande Abraço a Todos.
Farina
Polia trocamos 4 até fazer uma sob medidaque mas ja descobrimos que não é ali que vaza...
Tinha um pequeno vazamento na bomba de circulação extarna, ja resolvemos este...
E o mais estranho vaza óleo pela vareta, é ai que esta nosso vazamento. Mas porque pela vareta...
Compressão para o carter? o relógio da pressão não indica aumento de pressão do óleo... porem estamos suspeitando que possa ter anel alinhado pois só vaza em alto giro.
Aceito qualquer dica até a mais bizzarra, pois tem algo que não estamos vendo e sabe la se alguem não da uma luz.
Um Grande Abraço a Todos.
Farina
Re: Vazamento de óleo.
Achei que era algo esquisito e fui perguntar para o Dane Caetano. Ele falou que é muito comum, quando se monta motores, deixar o respiro entupido ou até fechado (eu mesmo já vi suspiro fechado com rolha...) Dá uma olhada e vê se não é isso aí. Ali cria uma borra de óleo que pode estar entupindo, mesmo.
Não é uma sugestão bizarra, mas pode ajudar...
Não é uma sugestão bizarra, mas pode ajudar...
è comum o respiro estar entupido, principalmente com borra.
A gradinha que é montada entre o bloco e a base do pé do dinamo foi montada corretamente?
Na vareta existe um pequeno feltro para que por ali não vaze oleo, verifique.
A gradinha que é montada entre o bloco e a base do pé do dinamo foi montada corretamente?
Na vareta existe um pequeno feltro para que por ali não vaze oleo, verifique.
jperson- Moderador
- Número de Mensagens : 4836
Pontos : 10985
Suspiro...
Suspeitamos tambem mesmo com a tampa do óleo aberta ele joga óleo para fora tentei tapar com a mão o bocal da enrada do óleo e não sopra e nem tem pressão... continuo quebrando a cabeça!
Agradeço as dicas pois ja tentamos de tudo e neste final de semana começaremos do 0 fazendo passo a passo.
Abraço
Farina
Agradeço as dicas pois ja tentamos de tudo e neste final de semana começaremos do 0 fazendo passo a passo.
Abraço
Farina
jperson escreveu:è comum o respiro estar entupido, principalmente com borra.
Essa gradinha é uma possibilidade, já aconteceu comigo. Montada invertida, dá em algo parecido.
Gradinha...
iremos verificar neste final de semana, mas sera que a gradinha invertida jogaria o óleo pela vareta? faria sentido pois a pressão do sistema sairia pela vareta... é uma luz no fim do tunel? ou sera o trem... vou verificar e coloco o veredito.
Abraço a todos
Farina
Abraço a todos
Farina
Nivel...
o óleo ta no nivel, mas realmente estou com a tal da gradinha na cabeça pois um pouco de vapor deveria sair pelo suspiro e da ultima vez que soltamos o suspiro não lembro desta pressão, só tem uma coisa que não encaixa nesta minha teoria baseada na dica de vocês, se o vapor não sobe o óleo passaria para o carter ou também ficaria retido?
O oleo tenta sair pelo local mais facil quando a pressão interna é grande.
Olhe dentro da vareta de oleo e veja se tem um feltro vedando a saída, se não tiver ou estiver danificado, substitua, ou coloque um pedaço de feltro ali.
Olhe dentro da vareta de oleo e veja se tem um feltro vedando a saída, se não tiver ou estiver danificado, substitua, ou coloque um pedaço de feltro ali.
jperson- Moderador
- Número de Mensagens : 4836
Pontos : 10985
Encontrei um site gringo que diz que não é incomum vazar pela vareta. Eles dizem: supõe-se que exista um pequeno vedante ao redor da vareta, dentro do copo na ponta. Também já vi "o-ring" neste local, para evitar vazamento...
Vereta...
é uma possibilidade, a vareta esta sem esse feltro, vamos esperimentar trocar a vareta ou colocar um oring.
Valeu pelas dicas...
Abraço
Farina
Valeu pelas dicas...
Abraço
Farina
Com certeza o seu motor está com a saida do respiro entupida , a tal gradinha ou tubo do respiro , pois vc disse que não está soprando , pois com o movimento dos cilindros gera uma pressão dentro do cárter , e não adianta nada colocar anel 'o' ring na vareta que vai sair oleo por outro lugar , até pelas capas de tuchos e camisas, cabeçote , etc , danificando juntas e vedações.
Clayton- Atolado na Lama
- Número de Mensagens : 1397
Tipo de Buggy : Glaspac 1971
Pontos : 7308
òleo!!!
Pessoal a saga continua... segue o que ja descartamos:
Suspiro - é novo e não esta entupido
Gradinha - não conseguimos ver neste final de semana pois eu estava com uma gripe danada e acabei ficando de cama
Vareta - ja tinhamos colocado o tal allring e não tinha resolvido, o que chama a atenção é que quando tiro a vareta do meu motor e acelero não sai óleo como no motor do meu amigo
Conclusão, com certeza tem a ver com pressão dentro do carter, mas de onde? nos restam as opções a seguir precisamos descartar elas para dar o proximo passo:
Gradinha - precisamos descobrir se ela pode estar causando esta pressão e como
Aneis - temos que medir a compressão para ver se conseguimos descobrir se tem algum anel alinhado que possa estar deixando passar um pouco de compressão para o carter e assim jogando óleo para fora
caso nenhuma destas nos de uma pista só abrindo o motor, no proximo final de semana posto as novidades.
Um Grande Abraço a Todos
Farina
Suspiro - é novo e não esta entupido
Gradinha - não conseguimos ver neste final de semana pois eu estava com uma gripe danada e acabei ficando de cama
Vareta - ja tinhamos colocado o tal allring e não tinha resolvido, o que chama a atenção é que quando tiro a vareta do meu motor e acelero não sai óleo como no motor do meu amigo
Conclusão, com certeza tem a ver com pressão dentro do carter, mas de onde? nos restam as opções a seguir precisamos descartar elas para dar o proximo passo:
Gradinha - precisamos descobrir se ela pode estar causando esta pressão e como
Aneis - temos que medir a compressão para ver se conseguimos descobrir se tem algum anel alinhado que possa estar deixando passar um pouco de compressão para o carter e assim jogando óleo para fora
caso nenhuma destas nos de uma pista só abrindo o motor, no proximo final de semana posto as novidades.
Um Grande Abraço a Todos
Farina
Esse enrosco é dos grandes! Falei com o Dane e ele acha que a gradinha não pode ser o vilão da história, pois teria que estar entupida e se estivesse virada, estaria jogando óleo lá no respiro.
A compressão pode estar vindo de um pistão quebrado em alguma canaleta. A verificação da compressão em cada cilindro mata esta charada.
Se tu tampares a saída da vareta hermeticamente, sai pressão lá em cima ou vaza na polia? Esta história de não ir pressão lá para o respiro é que deixa todo mundo perdido...
A compressão pode estar vindo de um pistão quebrado em alguma canaleta. A verificação da compressão em cada cilindro mata esta charada.
Se tu tampares a saída da vareta hermeticamente, sai pressão lá em cima ou vaza na polia? Esta história de não ir pressão lá para o respiro é que deixa todo mundo perdido...
Morta a cobra!!!
Pessoal, ontem a noite meu amigo tirou os cabeçotes e as camisas fora e descobrimos o responsavem por jogar óleo fora, os aneis do 2 cilindro estavam parcialmente alinhados, conforme informações que arrecadamos não é tão incomum como pensei os anés rodam no pistão até seu assentamento, é uma loteria infeliz e fomos sorteados néla, mas agora ja descobrimos e resolveremos a branca.
Obrigado pelas dicas de todos!
Abraço
Farina
Obrigado pelas dicas de todos!
Abraço
Farina