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Tem algum jeito ou suspensao menos dura?

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Mensagem por Henrique_buggueiro Sáb Abr 17, 2010 6:52 pm

Pessoal, tem alguma suspensao, algum jeito, mola amortecedor, sei la que consiga deixar os buggys menos duros e mais sociaveis? a ponto de realmente poder andar no dia a dia?

Estou pensando em montar um street buggy, baixo, rodas grandes, bem street mesmo, mas com suspensao dura é impraticavel, fica bonito mas nao usavel , ou seja, nao serve pra nada.

A ideia era sei la, adaptar molas e amortecedores melhores e usar o que ja temos.

o buggy em questao sera um kadron.

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Mensagem por Ed Sáb Abr 17, 2010 7:06 pm

O meu é usado na rotina, é com molas de xlx envolvendo o amotecedor de fusca, na frente por ele ser com catraca, uso amortecedor encurtado para diminuir o curso e não bater no final. Quanto a maciez, rebaixado ou não, acho que não interfere, pois a mola, seja de facão ou helicoidal desde que tenha ela, fará seu papel, a função principal do amortecedor é quando o carro sobe impulsionado pelas molas, permitir que ele suba macio, de outra forma o carro andaria pulando. Já vi escrito em alguns carros rebaixados um adesivo "NO MOLAS", quando simplesmente cortam as molas e não trocam os amortecedores, deveriam escrever "NO AMORTECEDORES".
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Mensagem por Henrique_buggueiro Sáb Abr 17, 2010 11:41 pm

xlx moto???

pra ser sincero tenho duas ideias meio malucas:

1 - suspensao a ar, assim eu poderia deixar mais street (nao qro rebaixado soh nao qro muito grande na frente, pra nao prejudicar a estetica, talvez rodas aro 15 em td mas na frente com pneu nao tao alto pra destacar as rodas) e tb qdo quisesse uma trilha trocar soh as rodas e suspensar a altura geral do buggynho.

2- suspensao de rosca, mesmo efeito mas mais barato..

a grande sacada é aliar um minimo de conforto (sem ficar pulando q nem carro rebaixado) com o maximo de alturas possivel, assim eu poderia fazer uma trilha leve de vez em qdo e usar na cidade bem sport ... se é que é possivel isso.

soh que original, nao rola, pelo menos nos ultimos que andei, era uma tristeza, duro pra kct, bom pra dar uns saltos, cair em buraco que nao detonava mas um pau seco desgracado na cidade.

se fosse possivel aliar alguns saltinhos (desses de estrada de terra, com aquelas lombadas de terra mesmo natural), com um visual mais casado com rodas esportivas seria otimo (claro que iria trocar as rodas qdo fosse colocar pra trilha, isso ja esta pensando, rodinhas de ferro, basica na frente, atras vai continuar as esportivas pois o pneu de camionete vai segurar bem...).

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Mensagem por lubisomem01 Dom Abr 18, 2010 9:55 am

Qual os pneus que vc usa ??
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Mensagem por Clayton Dom Abr 18, 2010 6:02 pm

Também sobre os pneus, qual calibragem?
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Mensagem por Nil Dom Abr 18, 2010 8:27 pm

HENRIQUE, SEU BUGGY DEVE TÁ MUITO DETONADO DE SUSPENSÃO. NO SEU CASO, UM CHASSI VW QUE DEVE TER SIDO ERDADO DE UM FUSCA E PRECISA DE UMA ANALISE GERAL PRA VER O DEIXOU DURO, POIS FUSCA É UM CARRO URBANO E NÃO TEM ESSE PROBLEMA.

AQUI NO CEARÁ TODO BUGGY É UTILIZADO TANTO NAS DUNAS COMO NA CIDADE. OU SEJA, BUGGY É ALL TERRIAM GRAÇA A CONFIGURAÇÃO DO
CHASSI TUBULAR. É MUITO COMUM FAMILIAS QUE TEM APENAS UM CARRO, NO CASO, UM BUGGY. E POR SER CHASSI TUBULAR COM SUSPENSÃO INDEPENDENTE NA TRASEIRA, COM MOLAS HELICOIDAIS, BASTA COLOCAR AMORTECEDOR DE D20 PRA TER CONFORTO E EFICICENCIA OFF ROAD AO MESMO TEMPO. JÁ NA DIANTEIRA, BASTA RETIRAR UMA MOLA E COLOCAR AMORTECEDOR DE CORSA. SE PREFERIR AINDA PODE UTILIZAR "CATRACAS" DE PUMA PARA ELEVAR OU BAIXAR AO SEU BEL PRAZER.
QUANTO AOS PNEUS. FORAM ABOLIDOS OS PNEUS DUNE BUGGY. AQUI ISSO É COISA DO PASSADO, ELES SOBRAM NAS LOJAS A PREÇO DE BANANA.


DETALHE: AS PRINCIPAIS MARCAS DE BUGGYS LOCAIS JÁ SAEM COM ESSA CONFIGURAÇÃO DE FÁBRICA.

Henrique_buggueiro escreveu:Pessoal, tem alguma suspensao, algum jeito, mola amortecedor, sei la que consiga deixar os buggys menos duros e mais sociaveis? a ponto de realmente poder andar no dia a dia?

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Mensagem por Pescador Seg Abr 19, 2010 4:38 pm

NILL, falando dos pneus que sobram nas lojas e a preço de banana, quanto está custando esses dune buggy aí? e quais os pneus que estão usando no lugar?
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Mensagem por Nil Ter Abr 20, 2010 8:48 pm

Pescador escreveu:NILL, falando dos pneus que sobram nas lojas e a preço de banana, quanto está custando esses dune buggy aí? e quais os pneus que estão usando no lugar?


dune buggy firestone 11l15 r$ 350,00

usamos pneus de pickup all terriam
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Mensagem por MARCO SAQUAREMA Seg Jun 28, 2010 7:53 am

Bom dia, Nill.

Quando você disse: "JÁ NA DIANTEIRA, BASTA RETIRAR UMA MOLA E COLOCAR AMORTECEDOR DE CORSA", você quer dizer retirar uma lâmina da suspensão dianteira? Com relação ao amortecedor de corsa, seria o dianteiro ou o traseiro do corsa, para colocar na dianteira do buggy?
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Mensagem por Pescador Seg Jun 28, 2010 9:08 am

Alguém sabe me dizer se retirando as lâminas flutuantes da suspensão dianteira tanto da superior quanto da inferior, ela ficaria mais macia? alteraria a altura da carroceria?
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Mensagem por Convidad Seg Jun 28, 2010 9:43 am

Quando vc retira as lâminas da suspensão dianteira, o primeiro resultado prático que vc terá e o enfraquecimento da mesma, com o risco de quebra e acidente. Quem já fez, jura que fica mais macia, porém acho que o risco não compensa o pequeno conforto, até porque existem outras formas de chegar a uma suspensão mais macia.
No que diz respeito a altura da carroceria, se for em relação a própria suspensão não muda nada mas se for em relação ao solo até pode mudar, um sistema de catracas acho que satisfaz e é seguro!!
Grande abraço.

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Mensagem por MARCO SAQUAREMA Seg Jun 28, 2010 10:01 am

Márcio, qual seria a outra forma de ter uma suspensão dianteira mais macia, sem fazer muitas alterações?
Outra dúvida, a carroceria do buggy é muito mais leve do que a do fusca e da brasília, sendo assim, o fato de retirar uma lâmina da suspensão dianteira para uso no buggy enfraqueceria a suspensão a ponto de poder quebrar? A suspensão não deveria ser redimensionada para o peso do buggy? A suspensão dianteira do fusca fica dura no buggy, a prova prática disso é que tem que ser compensado na calibragem dos pneus, que são bem menores que no fusca ou seja, para se ter mais conforto tem que se compensar o efeito da suspensão com os pneus mais baixos. Isso acaba acarretando um esforço maior na direção além de aumentar o consumo do carro. Você não acha?
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Mensagem por lubisomem01 Seg Jun 28, 2010 11:01 am

Amigos é como o Nill falou acima, e um detalhe tecnico no bugre a diferença de peso compensa a falta da laminha.
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Mensagem por Pescador Seg Jun 28, 2010 4:45 pm

lubisomem01 escreveu:Amigos é como o Nill falou acima, e um detalhe tecnico no bugre a diferença de peso compensa a falta da laminha.

Quando o NILL mensiona "tirar uma mola e colocar amortecedor de corsa" isso significa tirar todo o feixe de mola superior ou inferior? ou somente retirar os feixes flutuantes do superior e inferior? qual a diferença do amortecedor do fusca para o de corsa? o amortecedor de corsa seria de que ano? quais as diferenças do amortecedor de D20 para o do fusca trazeiro?
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Mensagem por Convidad Seg Jun 28, 2010 5:45 pm

lubisomem01 escreveu:Amigos é como o Nill falou acima, e um detalhe tecnico no bugre a diferença de peso compensa a falta da laminha.
Luby o que se enfraquece é a própria estrutura da suspensão mesmo com menos peso em cima! Não podemos esquecer que o uso do Buggy em regra, é bem diferente, muito mais severo (aceita muito mais disaforo) que o uso de um fusca.
Marcos como forma de melhorar a dureza da suspensão dianteira vc poderia começar retirando a barra estabilizadora (essa sim!), nos buggys pelo seu pouco peso não tem influência nenhuma e ainda dificultam o curso da mesma. Outra opção seria a colocação dos amortecedores do Corsa, que vão infuenciar mais na estabilidade do carro do que propriamente na maciez. Outra opção vc mesmo já deu ... baixar a calibragem dos pneus para não andar em um "cabrito" ... pneus muito duros transferem tudo para a suspensão e para a direção ... mesmo tendo um atrito maior com o solo acredito que o consumo se mantenha, pois os Buggys são bem mais leves que os fuscas e brasílias.
Tudo isso é válido desde que vc mantenha as partes móveis da suspensão em dia, ajustadas e lubrificadas.
Abraço para todos!!

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Mensagem por MARCO SAQUAREMA Ter Jun 29, 2010 1:35 pm

O amortecedor de corsa seria o traseiro? Outra pergunta, se não mexer no feixe de molas e colocar um amortecedor mais macio do que o de fusca, na dianteira do buggy, o carro ficaria mais macio? Porquê o amortecedor de corsa? O de uno, gol, etc... não servem? Qual seria melhor para amaciar a dianteira do buggy?
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Mensagem por NUNES/GIANTS Sex Jul 02, 2010 11:04 pm

Olá Ed, está acontecendo algo estranho, postei uma mensagem para o forum as 10:18PM e até agora a mesma ñ caiu na listagem dos ultimos assuntos, problema este que já se tornando frequente, mais deixa pra lá! Vc instalou as castanhas (catracas) no tubo inferior do eixo ou nos dois (superior e inferior)? qual o amortecedor que vc usa? Onde comprar as catracas?

Um abraço do amigo capixaba,

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Mensagem por Vitorhugo Ter Jul 06, 2010 8:30 am

Olá. Gostaria de saber se esse negócio de tirar um feixe de molas para a suspensão ficar mais macia funciona mesmo e como o feixe deve ser retirado. Não entendo muito de mecânica, e pelo que sei (posso estar errado) existem dois conjuntos de molas na suspensão dianteira, os quais são formados por vários feixes de molas. Minha outra dúvida é se deve ser tirado um conunto todo ou se é para ser tirado apenas um feixe de mola.

Obrigado.

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Mensagem por Bugólatra Ter Jul 06, 2010 8:54 am

Vitaum51 escreveu:Olá. Gostaria de saber se esse negócio de tirar um feixe de molas para a suspensão ficar mais macia funciona mesmo e como o feixe deve ser retirado. Não entendo muito de mecânica, e pelo que sei (posso estar errado) existem dois conjuntos de molas na suspensão dianteira, os quais são formados por vários feixes de molas. Minha outra dúvida é se deve ser tirado um conunto todo ou se é para ser tirado apenas um feixe de mola.

Obrigado.
Olá Vitaum51, basta tirar uma mola de cada feixe que já melhora muito mas depois de testado se quiser pode ir ajustando a seu gosto tirando mais outra mola de cada feixe que da certo mas acho que quando se tira 2 molas de cada feixe a frente do carro fica bem mais baixa. cheers
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Mensagem por Vitorhugo Ter Jul 06, 2010 10:11 am

Evilasio, mas se eu tirar essas molas será que o conjunto não vai ficar balançando dentro do cilindro, haja vista ele ter ficado "menos justo", ou seja, mais vazio?

Vc já ouviu falar em molas mais finas para colocar no lugar das que normalmente são usadas nos fuscas?

Abraço, cara.

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Mensagem por Bugólatra Ter Jul 06, 2010 10:16 am

Vitaum51 escreveu:Evilasio, mas se eu tirar essas molas será que o conjunto não vai ficar balançando dentro do cilindro, haja vista ele ter ficado "menos justo", ou seja, mais vazio?

Vc já ouviu falar em molas mais finas para colocar no lugar das que normalmente são usadas nos fuscas?

Abraço, cara.
Vitaum51 não vão ficar folgadas pois no centro do eixo existe um parafuso cônico para ajuste da folga das molas e isso foi feito muitas vezes por donos de fuscas que queriam rebaixar suas baratinhas no glorioso tempo de sucesso desses carrinhos. cheers
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Mensagem por Rick Ter Jul 06, 2010 6:09 pm

Henrique, estou fazendo alguns testes no meu buggy, e te dou alguma resposta, pois minha idéia e colocar suspensão a ar na dianteira, olhe no meu topico de https://planetabuggy.forumeiros.com/emis-f30/novo-teste-para-suspensao-trazeira-do-emis-t1964.htm#18466 e estou vendo se dar certo estou torcendo. abs
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Mensagem por ébano "cara-de-pau" Sáb Jul 10, 2010 11:34 am

HENRIQUE, EMIS é a solução!
por ter uma suspensão diferenciada, essa suspensãoo torna mais máciom mais street.
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Mensagem por Vitorhugo Qua Ago 11, 2010 9:43 pm

Pessoal, levei o buggy ao mecânico e discutimos sobre tirar algumas molas da suspensão dianteira. No final, decidimos por tirar todo o molejo inferior.

Será que isso vai prestar? será que a suspensão vai ficar muito frágil ou muito molenga?
abçs

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Mensagem por Rick Qui Ago 12, 2010 6:55 am

Bem, no meu caso eu tirei metade das laminas e a suspensão só fica mais baixa, nada funcional só não tentei colocar molas no amortecedor depois de tirada as laminas, o que podia sim melhorar e ficar mais macia.
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