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Partida pesada

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Mensagem por Guga Pedrosa Sáb Set 25, 2010 10:32 pm

Bom galera, hoje fui andar no buggy e descobri mais um problema nele Laughing

De manha ele ligou tranquilo, partida normal.
Dei umas voltas nele, paro em um posto de gasolina e ele morreu na marcha lenta.
Até ai beleza, eu tinha regulado a marcha-lenta dele muito em baixo.
Mas quando tento ligar novamente, a partida fica muito pesada. Não dava um solo bom.
A princípio achei que era ponto muito adiantado. Mexi no distribuidor pra lá, pra cá, e nada.
Ai esperei um bom tempo no posto, toquei na chave, ele deu um solo massa e pegou.

Rodei com ele por mais um bom tempo. Toda hora com medo que ele morresse na lenta e não conseguisse dar solo.
Mas parei em mais dois postos de gasolina, e ele conseguiu dar partida.

Depois, quando estava já perto de casa ele morre na lenta e o arranque fica pesado Mad
Fiquei tentando dar partida por um tempo e nada.
Perdi a paciência e liguei pro "resgate". Meu pai veio, e rebocou o buggy com o carro dele Razz

Chego em casa, converso um pouco com meu pai, e ele suspeita que seja bateria ruim.
Ele sugere que eu pegue a bateria de outro carro e dê uma chupeta, para comprovar que a minha está ruim.
OK. Vou lá, pego as ferramentas, tiro a bateria do carro, levo pro buggy, e tal...
Mas antes de fazer o teste, tento ligar só com a bateria dele... e não é que pegou Shocked
Beleza, fazia um tempão que o motor ficou parado (esperar o resgate, pegar as ferramentas, tirar a bateria do outro carro...).
Mas de repente o motor morre de novo.
Tento ligar, e o arranque está pesado. Boto a chupeta com a outra bateria, deu um solo massa, o motor pega na hora.
Percebi também a bateria do buggy estava meio quente (não sei se isso é normal)...

Ai eu pergunto a vocês, será que é simples problema de bateria ruim, ou esse teste que eu fiz foi apenas coincidência?
Não pode ser algum defeito no motor de arranque ou na fiação?
Algo intermitente, que só acontece quando o motor esquenta?

Pois eu acho meio estranho a bateria ficar sem carga para dar solo, e depois de uns 30 minutos parada, conseguir ter carga para dar um solo bom. Entendem?

Abraços,
Gustavo Pedrosa.
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Mensagem por Volnei S Sáb Set 25, 2010 10:41 pm

Aí Gustavo. Você pode estar com o motor de aranque pesado e a bateria meia boca. Quando o motor tá quente os dois problemas se somam. Ande o dia de amanhã com a bateria do carro só pra definir o estado da bateria.
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Mensagem por Bugólatra Dom Set 26, 2010 6:28 am

Olá Guga, amigo pelos sintomas citado com certeza o seu problema esta nas buchas do arranque que estão gastas, troque as duas, a do fundo do arranque a da caixa seca que certamente a partida do motor vai ficar normal, querendo aproveitar a mão de obra troque também as escovas.
cheers EVILASIO cheers
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Mensagem por Fabrício®© Dom Set 26, 2010 12:53 pm

Guga, boa tarde!
Pode ser várias coisas, pode ser o que o amigo evilasio disse, pode ser falta de aterramento na bateria ou no arranque, pode ser ponto avançado, mas bateria não é... ela está esquentando, isso é sintoma de aterramento ruim, faz a bateria e os cabos esquentarem também, ou até mesmo o arranque virando pesado...
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Mensagem por Pietro Dom Set 26, 2010 6:49 pm

Vou bicar também. Very Happy
Quando você regulou a lenta o alternador deixou de carregar a bateria quando em marcha lenta muito lenta, aí quando morreu a bateria estava meia bomba.
Provavelmente é uma bateria de 40Ah, e já com alguns anos de uso.....

Viu? Bico bem. Very Happy

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Mensagem por Guga Pedrosa Dom Set 26, 2010 8:53 pm

Volnei S escreveu:Aí Gustavo. Você pode estar com o motor de aranque pesado e a bateria meia boca. Quando o motor tá quente os dois problemas se somam. Ande o dia de amanhã com a bateria do carro só pra definir o estado da bateria.
Dei partida hoje no motor e ele pegou de primeira. Deu um solo bom...

Então já posso descartar problemas com a bateria né?

Abraços,
Gustavo Pedrosa.
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Mensagem por Guga Pedrosa Dom Set 26, 2010 8:59 pm

Evilasio escreveu:Olá Guga, amigo pelos sintomas citado com certeza o seu problema esta nas buchas do arranque que estão gastas, troque as duas, a do fundo do arranque a da caixa seca que certamente a partida do motor vai ficar normal, querendo aproveitar a mão de obra troque também as escovas.
cheers EVILASIO cheers
São as buchas do eixo do induzido né?
É meio estranho isso, eu lembro que troquei elas em janeiro. É um trampo até chatinho para tirar da caixa seca...
Alguém tem alguma dica pra tirar e colocar? Da ultima vez o eletricista usou uma ferramenta própria para isso.

Como que essas buchas podem deixar o arranque mais pesado?

Abraços,
Gustavo Pedrosa.
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Mensagem por Volnei S Dom Set 26, 2010 9:05 pm

Guga Pedrosa escreveu:
Volnei S escreveu:Aí Gustavo. Você pode estar com o motor de aranque pesado e a bateria meia boca. Quando o motor tá quente os dois problemas se somam. Ande o dia de amanhã com a bateria do carro só pra definir o estado da bateria.
Dei partida hoje no motor e ele pegou de primeira. Deu um solo bom...

Então já posso descartar problemas com a bateria né?

Abraços,
Gustavo Pedrosa.
GUGA: O motor chegou a morrer e conseguiu aranque legal, daí descarta o problema da bateria. Com o motor frio voçê disse que tava legal o aranque.
O motor de aranque pesado deve ser estas buchas que o Evilásio falou e/ou as escovas gastas. Se for tira-lo troque os dois.
Também temos a dica do Fabrício sobre o aterramento.
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Mensagem por Guga Pedrosa Dom Set 26, 2010 9:18 pm

Fabrício-RJ escreveu:Guga, boa tarde!
Pode ser várias coisas, pode ser o que o amigo evilasio disse, pode ser falta de aterramento na bateria ou no arranque, pode ser ponto avançado, mas bateria não é... ela está esquentando, isso é sintoma de aterramento ruim, faz a bateria e os cabos esquentarem também, ou até mesmo o arranque virando pesado...
Ponto adiantado eu tenho certeza que não é.
Mexi muito no distribuidor e de nada adiantou...

Agora, aterramento é bem provável.
Para onde vai o cabo do terra da bateria nos buggys de chassi tubular? Nill?
E como é feito o aterramento do motor de arranque?

Abraços,
Gustavo Pedrosa.
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Mensagem por Fabrício®© Dom Set 26, 2010 9:21 pm

A buxas deixa o arranque virar pesado pelo seguinte, o induzido tem que trabalhar alinhado, centrado, com a buxa gasta ele tem um leve deslocamento para os lados e gira pesado, prendendo... eu tiro esta buxa geralmente com um parafuso que de pra forçar e parafusar nela, depois é só puxar que sai da caixa seca.
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Mensagem por Guga Pedrosa Dom Set 26, 2010 9:22 pm

Pietro escreveu:Vou bicar também. Very Happy
Quando você regulou a lenta o alternador deixou de carregar a bateria quando em marcha lenta muito lenta, aí quando morreu a bateria estava meia bomba.
Provavelmente é uma bateria de 40Ah, e já com alguns anos de uso.....

Viu? Bico bem. Very Happy
Nada, eu sempre fico atento a luz do alternador do painel. Sempre regulo pra deixa-la apagada.
Provavelmente não foi isso não...

A bateria é meio velhinha mesmo, mas a danada é dura na queda!
Mesmo passando muito tempo sem ligar o buggy, quando tento ela mostra que ainda está viva Laughing

Abraços,
Gustavo Pedrosa.
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Mensagem por Guga Pedrosa Dom Set 26, 2010 9:31 pm

Volnei S escreveu:O motor de aranque pesado deve ser estas buchas que o Evilásio falou e/ou as escovas gastas. Se for tira-lo troque os dois.
Também temos a dica do Fabrício sobre o aterramento.

Fabrício-RJ escreveu:A buxas deixa o arranque virar pesado pelo seguinte, o induzido tem que trabalhar alinhado, centrado, com a buxa gasta ele tem um leve deslocamento para os lados e gira pesado, prendendo...

Ok.
Estou apostando minhas fichas no motor de arranque e no aterramento.
Agora só fico meio intrigado com uma coisa...
Se a bucha está ruim, era para o motor de arranque girar pesado toda hora, não?
Porque ele só gira pesado quando o motor esquenta?

Fabrício-RJ escreveu:eu tiro esta buxa geralmente com um parafuso que de pra forçar e parafusar nela, depois é só puxar que sai da caixa seca.
Entendi.
Eu não lembro direito, mas o mais complicado é para tirar né?
Para colocar é só "empurrar" para dentro do furo da caixa seca, não é?

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Mensagem por Fabrício®© Dom Set 26, 2010 9:32 pm

Guga Pedrosa escreveu:
Volnei S escreveu:O motor de aranque pesado deve ser estas buchas que o Evilásio falou e/ou as escovas gastas. Se for tira-lo troque os dois.
Também temos a dica do Fabrício sobre o aterramento.

Fabrício-RJ escreveu:A buxas deixa o arranque virar pesado pelo seguinte, o induzido tem que trabalhar alinhado, centrado, com a buxa gasta ele tem um leve deslocamento para os lados e gira pesado, prendendo...

Ok.
Estou apostando minhas fichas no motor de arranque e no aterramento.
Agora só fico meio intrigado com uma coisa...
Se a bucha está ruim, era para o motor de arranque girar pesado toda hora, não?
Porque ele só gira pesado quando o motor esquenta?

Fabrício-RJ escreveu:eu tiro esta buxa geralmente com um parafuso que de pra forçar e parafusar nela, depois é só puxar que sai da caixa seca.
Entendi.
Eu não lembro direito, mas o mais complicado é para tirar né?
Para colocar é só "empurrar" para dentro do furo da caixa seca, não é?

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é isso ae, tirar é mais dificil que colocar, mas é so ter um pouco de paciencia que sai fácil...
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Mensagem por brunorodrigo Sex Out 01, 2010 8:45 am

o meu buguelo tava fazendo a mesma coisa, achava que estava fora do tempo, adiantado, mas não, eu tive que mandar retirar o motor de partida, limpeza, lubrificação, troca de escovas e chave magnética, por R$ 100,00 ficou uma beleza, dá partida qtas vezes quiser sem nem achar ruim... detalhe, eu já havia substituído essas buchas a menos de 2 meses...
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Mensagem por Guga Pedrosa Sex Out 01, 2010 10:30 am

brunorodrigo escreveu:o meu buguelo tava fazendo a mesma coisa, achava que estava fora do tempo, adiantado, mas não, eu tive que mandar retirar o motor de partida, limpeza, lubrificação, troca de escovas e chave magnética, por R$ 100,00 ficou uma beleza, dá partida qtas vezes quiser sem nem achar ruim... detalhe, eu já havia substituído essas buchas a menos de 2 meses...
É cara, me lembraram no outro fórum que quando o motor esquenta, as peças se dilatam um pouco, ai qualquer sujeirinha dentro do motor de arranque vai fazer com que ele gire pesado...
Esse arranque eu troquei em janeiro, o eletricista me garantiu que ele estava revisado com escova nova, bucha, etc... Mas acho que vou ter que abrir ele mesmo Shocked Laughing

Quando eu tiver tempo vou checar essas coisas com calma. Arranque, fiação...

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Mensagem por Bugólatra Sex Out 01, 2010 12:13 pm

Guga Pedrosa escreveu:
Volnei S escreveu:O motor de aranque pesado deve ser estas buchas que o Evilásio falou e/ou as escovas gastas. Se for tira-lo troque os dois.
Também temos a dica do Fabrício sobre o aterramento.

Fabrício-RJ escreveu:A buxas deixa o arranque virar pesado pelo seguinte, o induzido tem que trabalhar alinhado, centrado, com a buxa gasta ele tem um leve deslocamento para os lados e gira pesado, prendendo...

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É verdade, tirar a bucha da carcaça da um trabalhinho irritante mas faça como o amigo Fabricio indicou que é a maneira mais fácil de tirar elas, para você definir o melhor parafuso para esse serviço faça da seguinte maneira: quando comprar a bucha nova vá a uma loja de parafusos peça um de +- uns 12 cm de comprimento e meça a bucha nele na forma que o parafuso fique mais grosso que o diâmetro interno da bucha e mais fino que o diâmetro externo para não danificar o alojamento da bucha, em seguida desligue o terminal + da bateria antes de tirar o motor de partida e enrrosque o parafuso no centro da bucha atpe perceber que ele enscostou na carcaça do motor e depois puxe-o para traz que a bucha sai, e se você quiser trabalhar mais folgado calce bem o carro e levante-o com um macaco retire o pneu traseiro direito e bote ele num local que se o com o balançado o carro escapolir do macaco o pneu segure o mesmo.
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Mensagem por claudio castilho Dom Dez 26, 2010 2:32 pm

O MEU BUGGY tava assim, quando esquentava o motor a lenta ficava ruim,e o motor morria , saia fumaça etc e tal,ai fiz retifica do motor e ele ficou bom ,um abraço.
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Mensagem por Fabrício®© Sáb Mar 26, 2011 12:59 pm

Tópico bloqueado para edição, liberado somente para consultas.
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