DICAS DE ESCAPAMENTO
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Re: DICAS DE ESCAPAMENTO
Beleza!
jperson- Moderador
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As fotos do outro escape
http://img42.imageshack.us/gal.php?g=p9200003w.jpg
jperson- Moderador
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Re: DICAS DE ESCAPAMENTO
jperson escreveu:http://img42.imageshack.us/gal.php?g=p9200003w.jpg
jperson esses escapes foi vc mesmo que fes? se foi me esplica direitinho como se faz pois tenho interece em fazer um igual ,se puder posta uma foto por traz dele na parte do abafador...obrigado
abraço
marcos
marcos musso- Desbravador
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Re: DICAS DE ESCAPAMENTO
Foram todos, os do baja e os outros mais acima no tópico, foram feitos a partir de escapes 4x2(tipo de buggy) usados, apenas cortei uma parte e aproveitei a parte traseira dos escapes, onde ficam os canos curvos de saída dos escapes perto da embreagem.
jperson- Moderador
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Re: DICAS DE ESCAPAMENTO
deixa eu ver se entendi vc cortou o abafador do escape 4x2 e soldou no abfador turbão é isso mesmo e esse turbão é de qual carro?
marcos musso- Desbravador
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Re: DICAS DE ESCAPAMENTO
É isso Marcos.
Os abafadores turbões são acessórios, não pertecem a um veículos especifico.
Tem em qualquer loja de escapes.
Nos que fiz para o buggy, usei um par com cano interno de 2,5pol para dar vazão aos 2 canos que saiam dos cilindros, tentei fazer com que os gases saisem o mais livre possivel, sem estrangulamento.
Voce corta próximo da junção dos canos na parte de tras dos escapes e solda os turbões de forma que não fiquem muito compridos e saiam para fora do parachoques.
Os abafadores turbões são acessórios, não pertecem a um veículos especifico.
Tem em qualquer loja de escapes.
Nos que fiz para o buggy, usei um par com cano interno de 2,5pol para dar vazão aos 2 canos que saiam dos cilindros, tentei fazer com que os gases saisem o mais livre possivel, sem estrangulamento.
Voce corta próximo da junção dos canos na parte de tras dos escapes e solda os turbões de forma que não fiquem muito compridos e saiam para fora do parachoques.
jperson- Moderador
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Re: DICAS DE ESCAPAMENTO
valeu ..agora eu acho que entendi direitinho ,vc comprou um abafador com o cano interno com 2,5pol é isso mesmo?
marcos musso- Desbravador
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Re: DICAS DE ESCAPAMENTO
É isso mesmo.
Se fores fazer, compre os abafadores com cano interno um pouco maior que a soma dos dois canos que vão entrar nele.
Por aqui paguei mais de 100,00 cada.
Nos do buggy, fiz também dois ganchos para prender as pontas na carroceria(ou em outro local próximo) com coxins de escape para que não quebrasse com a trepidação.
https://2img.net/r/ihimizer/i/gedc6850.jpg/
Se fores fazer, compre os abafadores com cano interno um pouco maior que a soma dos dois canos que vão entrar nele.
Por aqui paguei mais de 100,00 cada.
Nos do buggy, fiz também dois ganchos para prender as pontas na carroceria(ou em outro local próximo) com coxins de escape para que não quebrasse com a trepidação.
https://2img.net/r/ihimizer/i/gedc6850.jpg/
jperson- Moderador
- Número de Mensagens : 4836
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Data de inscrição : 17/05/2008
Re: DICAS DE ESCAPAMENTO
blz ...agora sim deu pra entender certinho, assim que acabar a reforma vou providenciar os escapes,na segunda agora ele vai pra pintura assim que tiver pronto coloco fotos...valeu pela dica
marcos musso- Desbravador
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Tipo de Buggy : Buggy KARIBÚ - 1972
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Re: DICAS DE ESCAPAMENTO
Aproveitando o tópico, já que o assunto é o mesmo mas a dúvida é outra ... Alguém sabe informar qual o melhor tipo de escapamento para os nossos buggys?
A pergunta interessa na medida que (dependendo do uso) forçamos muito os motores ao andar na areia e precisamos de um desempenho melhor, mais, força e desempenho sem um aquecimento exagerado.
A maioria dos fusqueiros, falam muito nos escapes dimensionados 4X2 e 4X1 com e sem abafadores, deixando a saída mais livre ou restringindo ... dizem que os 4X2 ajudam na subida de giro e " aliviam" a temperatura do motor pela maior facilidade de saída do fluxo dos gases o que ajudaria aos que andam mais nas ruas e rodovias. Os escapamentos 4X1 (em especial do Puma) apesar de não fazer feio, não teriam os mesmo desempenho dos 4X2 em alta, mas ajudariam bastante no torque que é ideal para os buggueiros que andam na areia, mas por reterem mais os gases, fazem a temperatura do motor subir (o que não é bom). Sobre os originais, nada se diz. Além disso, há uma série de dúvidas em relação aos fabricantes, modelos e utilização para cada cilindrada de motor preparado ou não! Como o assundo é complexo e as informações que consegui dizem respeito exclusivamente aos fuscas (que são da família, mas com uso distinto), deixo os questionamentos para os companheiros que tenham experiência no assunto ajudar!
A pergunta interessa na medida que (dependendo do uso) forçamos muito os motores ao andar na areia e precisamos de um desempenho melhor, mais, força e desempenho sem um aquecimento exagerado.
A maioria dos fusqueiros, falam muito nos escapes dimensionados 4X2 e 4X1 com e sem abafadores, deixando a saída mais livre ou restringindo ... dizem que os 4X2 ajudam na subida de giro e " aliviam" a temperatura do motor pela maior facilidade de saída do fluxo dos gases o que ajudaria aos que andam mais nas ruas e rodovias. Os escapamentos 4X1 (em especial do Puma) apesar de não fazer feio, não teriam os mesmo desempenho dos 4X2 em alta, mas ajudariam bastante no torque que é ideal para os buggueiros que andam na areia, mas por reterem mais os gases, fazem a temperatura do motor subir (o que não é bom). Sobre os originais, nada se diz. Além disso, há uma série de dúvidas em relação aos fabricantes, modelos e utilização para cada cilindrada de motor preparado ou não! Como o assundo é complexo e as informações que consegui dizem respeito exclusivamente aos fuscas (que são da família, mas com uso distinto), deixo os questionamentos para os companheiros que tenham experiência no assunto ajudar!
Convidad- Convidado
Re: DICAS DE ESCAPAMENTO
Márcio,
Esses 4X2 que você fala é aqueles de buggy, com um abafador para o cilindro 1 e 2, e outro para o cilindro 3 e 4?
Esses dai não são muito eficientes. Os melhores 4x2 são os capetinhas, ou 4x2 cruzados (geralmenta não usam abafador) que são usados na Copa Fusca.
Eles são bem barulhentos, mas quando são bem fabricados e dimensionados, dão um excelente resultado.
Agora dos 4x1, temos os modelos do tipo Puma. Alguns prestam e outros não.
Os que prestam tem uma chapinha divisora de fluxo na junção da arranha. Geralmente só os da Kadron possuem.
Fora isso, os escapes de Puma em si, possuem um tubo secundário muito comprido. No fórum do Fusca4Ever o pessoal recomenda encurtar esse tubo, colocando o abafador logo depois da junção da arranha.
Fora o escape de Puma, temos os 4x1 realmente dimensionados, ai esses não possuem esse problema de fluxo na junção dos quatro tubos, nem problema de tubo secundário muito comprido. Eles podem vir com abafador ou sem, só com aquela corneta
Abraços,
Gustavo Pedrosa
Esses 4X2 que você fala é aqueles de buggy, com um abafador para o cilindro 1 e 2, e outro para o cilindro 3 e 4?
Esses dai não são muito eficientes. Os melhores 4x2 são os capetinhas, ou 4x2 cruzados (geralmenta não usam abafador) que são usados na Copa Fusca.
Eles são bem barulhentos, mas quando são bem fabricados e dimensionados, dão um excelente resultado.
Agora dos 4x1, temos os modelos do tipo Puma. Alguns prestam e outros não.
Os que prestam tem uma chapinha divisora de fluxo na junção da arranha. Geralmente só os da Kadron possuem.
Fora isso, os escapes de Puma em si, possuem um tubo secundário muito comprido. No fórum do Fusca4Ever o pessoal recomenda encurtar esse tubo, colocando o abafador logo depois da junção da arranha.
Fora o escape de Puma, temos os 4x1 realmente dimensionados, ai esses não possuem esse problema de fluxo na junção dos quatro tubos, nem problema de tubo secundário muito comprido. Eles podem vir com abafador ou sem, só com aquela corneta
Abraços,
Gustavo Pedrosa
Guga Pedrosa- Desbravador Master
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Tipo de Buggy : Equus Maxis - 1994/1995
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Re: DICAS DE ESCAPAMENTO
Guga Pedrosa escreveu:Márcio,
Esses 4X2 que você fala é aqueles de buggy, com um abafador para o cilindro 1 e 2, e outro para o cilindro 3 e 4?
Esses dai não são muito eficientes. Os melhores 4x2 são os capetinhas, ou 4x2 cruzados (geralmenta não usam abafador) que são usados na Copa Fusca.
Eles são bem barulhentos, mas quando são bem fabricados e dimensionados, dão um excelente resultado.
Agora dos 4x1, temos os modelos do tipo Puma. Alguns prestam e outros não.
Os que prestam tem uma chapinha divisora de fluxo na junção da arranha. Geralmente só os da Kadron possuem.
Fora isso, os escapes de Puma em si, possuem um tubo secundário muito comprido. No fórum do Fusca4Ever o pessoal recomenda encurtar esse tubo, colocando o abafador logo depois da junção da arranha.
Fora o escape de Puma, temos os 4x1 realmente dimensionados, ai esses não possuem esse problema de fluxo na junção dos quatro tubos, nem problema de tubo secundário muito comprido. Eles podem vir com abafador ou sem, só com aquela corneta
Abraços,
Gustavo Pedrosa
Fala aí Guga!
Até onde me disseram, os escapamentos dos buggys são 2X1 para cada cabeçote, os 4X2 são os que vc citou (capetinha), particularmente acho que não ficam esteticamente bons num buggy e o som é muito alto! Os 4X1 são muito instalados pelos bugueiros daqui, mas questiono a qualidade e a melhora no rendimento, falam nos Kadrons e num da Sillkar ambos com a chapinha defletora e uma junção dos canos feita de forma mais bem acabada. Os da Sillkar teriam ainda o sistema de pré-aquecimento do pé do carburador que vejo com muito bons olhos, mas esbarra no problema do tudo secundário muito extenso e da mesma bitola da aranha. Assim como pode ver minhas dúvidas permanecem.
Convidad- Convidado
Re: DICAS DE ESCAPAMENTO
No meu buggy, uso um Truck, fabricado com tubos de maior diâmetro e com a tal defletora na junção. A saída era direta em uma corneta, mas acabei fazendo uma volta para colocar um terminal de alumínio. Bem, este terminal acabou sendo roubado (provavelmente deve ter rendido uma pedrinha...) e recoloquei a corneta com um cano interno e lã de vidro, para não ficar muito barulhento. Ficou muito bom. Melhor até que a ponteira de alumínio. Andei tirando umas fotos, mas não encontrei...
Re: DICAS DE ESCAPAMENTO
Esse tópico é de suma importância (também) para o bom funcionamento de nossos brinquedos, esse tipo de dúvida volta e meia ronda por aqui, parece uma coisa corriqueira, mas não é, e com a experiência de cada um de vocês vou aprendendo a cada dia, muito bom mesmo, parabéns a todos.
um abraço
Àlvaro
um abraço
Àlvaro
VIVINHOM- Homem das Dunas
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Re: DICAS DE ESCAPAMENTO
Ai a foto da descarga do Velho. Precisei alterar a posição da junção (mas mantendo o divisor, claro) para cima e fazer aquela curva toda. Ela ficou apoiada em uma braçadeira aparafusada no motor, lá atrás. Reparem na grossura dos canos. Após a junção, é recomendação da engenharia que o tubo tenha, no mínimo, 50% a mais de diâmetro. Dentro da corneta, a empresa de escapamentos colocou um cano furado, lã de vidro entre a corneta e este cano e fez um acabamento com uma chapa circular, furada no meio (como o escapamento de uma moto). Claro que precisamos contar com a paciência e capacidade do cara que trabalha com descargas. Mas normalmente eles gostam de um serviço que fuja à rotina. Atenção: primeiro fiz a descarga, depois o parachoque...
Última edição por Carlão em Ter Fev 02, 2010 7:09 am, editado 1 vez(es)
Re: DICAS DE ESCAPAMENTO
Putz Carlão! Ficou muito bonito o trabalho e bem diferente também .... não sei se você já usou escapamento convencional no velho 73 para fazer um comparativo, mas creio que deva ter tido um bom aumento de desempenho.
Legal mesmo, parabéns e grande abraço!!!
Legal mesmo, parabéns e grande abraço!!!
Convidad- Convidado
Re: DICAS DE ESCAPAMENTO
Que ótima ideia, mais um projeto para depois do verão, vou comprar 2 turbão pra instalar no buggy, acabei de ver uns videos no youtube, o barulho fica lindo.
Fabrício®©- Louco das Dunas
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Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
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Data de inscrição : 02/12/2009
Re: DICAS DE ESCAPAMENTO
Fabricio, eu fiz um com turbões, usava as vezes antes do turbo.
Tem um video dele e foto nas primeiras paginas deste tópico.
Está na brasilia de um amigo.
Tem um video dele e foto nas primeiras paginas deste tópico.
Está na brasilia de um amigo.
jperson- Moderador
- Número de Mensagens : 4836
Idade : 63
Localização : IJUI-RS
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Re: DICAS DE ESCAPAMENTO
Este tem o motor na frente da caixa e mais espaço para elaborar a descarga. Tá muito bonito, imagina o ronco.Carlão escreveu:E que tal parece este tipo de descarga? Do Anísio Campos.
Volnei S- Homem das Dunas
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Re: DICAS DE ESCAPAMENTO
E os escapes de Inox ? alguem sabe em são paulo alguma loja que fassa pro motor boxer 1600 ?
um bom escapamento e silencioso
Reformei meu fyber ta lindo puis peças assessório todos originais mas quero trocar a descarga qual devo estalar para ficar silencioso e bonito?, gratos pela atenção haaa aqui na chapada diamantina -Bahia só tem o meu fyber 2000 quero deixa lo apresentável kkkkkkk. obrigado
Chapada Ba- Novato
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Tipo de Buggy : fyber 2000 restaurado original
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Re: DICAS DE ESCAPAMENTO
Bem vindo ao forum Chapada!
Quanto ao escape de seu buggy o NILL pode ajudar bastante, ele logo aparece por aqui.
Tem alguns que instalam os abafadores de motos no escape duplo dos buggys normais.
Quanto ao escape de seu buggy o NILL pode ajudar bastante, ele logo aparece por aqui.
Tem alguns que instalam os abafadores de motos no escape duplo dos buggys normais.
jperson- Moderador
- Número de Mensagens : 4836
Idade : 63
Localização : IJUI-RS
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Data de inscrição : 17/05/2008
Re: DICAS DE ESCAPAMENTO
Chapada Ba escreveu:Reformei meu fyber ta lindo puis peças assessório todos originais mas quero trocar a descarga qual devo estalar para ficar silencioso e bonito?, gratos pela atenção haaa aqui na chapada diamantina -Bahia só tem o meu fyber 2000 quero deixa lo apresentável kkkkkkk. obrigado
PRA DEIXAR SEU FYBER SILENCIOSO E BONITO, BASTA COLOCAR UMA DESCARGA ORIGINAL KADRON.
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Nil- Homem das Dunas
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Localização : CEARA
Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
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