Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

MOTOR BOXER 1800

+17
leandrolima2005
Marcos Henrique
wiltonsp
Beco
WalterJunior
fmgsm
Reinaldo
splitspeed
Henrique_buggueiro
lucasferreira
Deyvison
Fabrício Marcon-Catarina
lubisomem01
Farina
Guga Pedrosa
Kibe
Nil
21 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

MOTOR BOXER 1800 - Página 2 Empty Re: MOTOR BOXER 1800

Mensagem por WalterJunior Ter Abr 07, 2015 12:00 pm

Pessoal, bom dia.
  É minha primeira postagem aqui, e se não entrei nesse forum antes foi porque não tenho Buggy, e não pretendia atentar miolo de ninguém com questões fora do contexto. Não tenho não por falta de vontade, que vem desde pequeno, desde a década de 70 quando meu tio e o amigo tinham um Buggy (e eu achava lindo), mas sim por motivos práticos e óbvios: Belo Horizonte não tem nem mar e as poucas praias que temos aqui são de rios, sendo pequenas para aventuras Buggueiras. Então tenho um Jeep Willys, e uma Rural Willys também, mais adequados ao barreiro que temos essa época, e já com tração nas 4 rodas e motores de alto torque em baixíssima rotação, como gostamos. Tenho também um Fuscão 71, comprado zero por meu pai, e uma Kombi 90. O Fuscão é meu carro de uso diário. Além do Fuscão, meu pai teve um 1200 1964, então com isso, eu praticamente tenho convivo com Fuscas desde 1 ano de idade.
  Desculpem-me já chegar dando pitaco em coisa grande, como é essa questão de motores, sendo um novado de primeira postagem. Mas acompanho esse tópico há muito como visitante, dando uma olhada quando em vez. Como ele foi reaberto esse ano, fiz minha inscrição para palpitar e aprender aqui. Assim sendo, vamos meter o bedelho:
O Nil passou uma configuração com virabrequim de 74 mm que me agrada. Ele é o imediatamente acima em curso do original, entre os virabrequins que achamos com facilidade, se é que existe cursos entre 69 e 74. Seu curso não é tão exagerado, e acredito que não há necessidade de se trabalhar a carcaça para montar ele. Com um kit de 88 mm teremos o 1800 que é objeto desse tópico. Eu prefereria montar com o kit original 1600, o de 85,5 mm, pois esse tem aletas mais altas, refrigerando melhor, mas ai teremos é 1700 e não 1800. Mas esse kit 85,5 se acha com mais facilidade, e isso reflete no custo.
  Outras coisas a se considerar é o custo e o uso. O custo não sendo problema, e acho que não é para ninguém que se presta a montar um motor assim, mesmo porque se ficar um pouco mais caro, não gastamos com isso todo dia. E o uso ? O uso seria para dia a dia ou não ? Para o dia a dia temos que pensar mais em durabilidade e, no mesmo plano, em consumo. Não sendo para o dia a dia, no caso dos Buggys, temos que pensar em aumentar o torque em baixa. Acho que dá para conciliar esses desejos em um só motor, e para isso acredito que usando o comando da Kombi Tork, cabeçotes sem retrabalho, e (não é brinquedo) um carburador só, um 30PIC com calibres adequados. Teremos o torque aumentado e jogado para uma rotação bem baixa, que é o objetivo, num é ? A taxa de compressão deveria ficar em torno de 7,5. Pode parecer uma configuração demasiadamente conservadora, mas o motor VW a ar já é bem próximo de nosso desejo, e acho que mexemos só para ganhar maior quantidade de torque em uma rotação mais baixa que a original, e com a potencia ligeiramente aumentada. Qualquer alteração muito fora disso estaremos elevando a rotação de torque máximo, e privilegiando a potencia.
  O meu caso, por se tratar de automóvel com rodas de diâmetro menor e diferencial mais longo, um comando W100 seria melhor vindo. Poderia modificar o ponto para algo em torno de 12º também. Ganharia um pouco mais de potencia, mas principalmente aumentaria o meu torque, pois apesar de automóvel é um Fusca, que sobe barranco e atravessa valas, como ele muito já fez, quando era o único meio de transporte da família.
  Como já dito, cada caso é um caso, e depende dos desejos e necessidades que se tem. O fato é que esse motor, além de símples e robusto, permite-nos mexer ao gosto do que quisermos, praticamente como bem entendermos. Prova disso é esse tópico, que trata de transformar um motor VW a ar em 1800, e se arruma soluções mil, do jeitinho que der vontade.

WalterJunior
Novato

Número de Mensagens : 7
Data de inscrição : 06/04/2015

http://www.waltergjunior.com

Ir para o topo Ir para baixo

MOTOR BOXER 1800 - Página 2 Empty Re: MOTOR BOXER 1800

Mensagem por Beco Ter Abr 07, 2015 5:21 pm

Caro Walter, fecho contigo! acho que esta é uma receita bem conservadora mas muito adequada ao buggy, no seu uso mais tradicional. O povo que gosta de maior potência, já vai para o AP - que todos aqui sabem que eu não gosto. Já tive carburação dupla no meu Velho, mas um bom carburador único tem seu valor no meio da trilha e da areia!

Valeu pelas dicas! E te prepara que vem polêmica por aí! hehe
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11928
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

MOTOR BOXER 1800 - Página 2 Empty Re: MOTOR BOXER 1800

Mensagem por wiltonsp Qua Abr 08, 2015 8:54 am

Carlão escreveu:Caro Walter, fecho contigo! acho que esta é uma receita bem conservadora mas muito adequada ao buggy, no seu uso mais tradicional. O povo que gosta de maior potência, já vai para o AP - que todos aqui sabem que eu não gosto. Já tive carburação dupla no meu Velho, mas um bom carburador único tem seu valor no meio da trilha e da areia!

Valeu pelas dicas! E te prepara que vem polêmica por aí! hehe
Eu estou com o Carlão, como nao quero um foguete e sim um carro confiavel, o meu é 1.600 de variant com carburação simples....eu vou e volto!! desfilando. Very Happy
wiltonsp
wiltonsp
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1004
Idade : 59
Localização : São Paulo
Tipo de Buggy : VW PRETTY CALHAMBEQUE
Pontos : 5521
Data de inscrição : 09/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

MOTOR BOXER 1800 - Página 2 Empty Re: MOTOR BOXER 1800

Mensagem por Marcos Henrique Qua Abr 08, 2015 10:42 am

Eu também, como o Walter, tenho apenas um Fusca e moro muito longe da praia (DF). Mas acredito que as preparações no motor boxer, apesar das aplicações diferentes, passam por melhorar a resposta do motor. Também utilizo a planilha do Vader para fazer simulações. O Vader é Engenheiro Mecânico e preparador de motores. Sabe muito e compartilha o que sabe com nosotros. Também sou eng. mecânico, mas não sou preparador. Também acredito como alguns que com menos se pode fazer mais. 
Apesar de gostar muito da hipótese inicial do motor 1800 (tivemos muitos motores maravilhosos com essa cilindrada), eu trocaria o kit original sim, mas pelo de 88mm, e um modelo que se encaixe diretamente na carcaça sem precisar de usinagem dela e do cabeçote. 
Isso reduziria a condição de base do projeto para o popular 1700 (não conhecemos quase nenhum motor com essa cilindrada - mas isso não tem nada a ver com o sucesso do motor - é só uma coincidência numérica). Qual a vantagem? Investimento menor no virabrequim de curso, deixando a grana para o trabalho dos cabeçotes. Ah, quanto ao comando, iria para o W-100 sem nenhuma dúvida, pois é o que oferece mais torque em rotações mais baixas (máximo a 3800 rpm). 
Por uma questão mais de filosofia e de senso prático, acho que é mais sensato começar pela preparação da parte alta do motor (alimentação - dispositivo de mistura, dutos e cabeçotes), antes de se partir para a parte baixa. Assim, eu iniciaria pela troca da carburação pela injeção da kombi, com o módulo original desbloqueado (nem sei se é a melhor solução) ou com um módulo programável (gosto mais dessa alternativa). Em seguida, partiria para uma preparação dos cabeçotes, com polimento dos dutos (dos coletores de admissão também), abertura das válvulas para 40/35,5, novos tuchos e balanceiros 1.25 com molas duplas ou simplesmente mais duras como as dos Opalas (vamos lembrar que estamos fazendo o motor respirar mais; mais ar que vai entrar, mais ar que vai sair). Isso vai forçar a um escapamento dimensionado (cerca de 1" e 5/8").
Essa brincadeira, no simulador do Vader vai levar a potência do motor para cerca de 120CV e o torque para 18kgf.m. 
Agora, para o tipo de uso que será feito do veículo, vamos partir para a escolha da relação de transmissão. Se quiser a resposta mais rápida, sem se preocupar com altas velocidades finais, escolha a relação da kombi flex (34 x 7), o que vai deixar o câmbio um pouco curto, mas levará a criança para velocidade final de cerca de 175km/h e 0-100 em 7,5 segundos. Me parece um pouco brutal para um buggy, exigindo uma mente muito bem controlada para não jogar os passageiros para fora em manobras de arrancadas. Já com a relação do VW 1300, as coisas ficariam um pouco mais civilizadas e bem equilibradas, mas mesmo assim, um buggy muito forte, com final de cerca de 190km/h e 0-100 na casa de 8 segundos. Já dá para encarar até uns chatos de BMW e uns APs preparados sem se sentir humilhado e, ainda mais com a sensação de vento na cara. É bom pensar no uso de EPI (capacetes, óculos, luvas). Rs.
Como  o buggy não vai rebocado para a praia, ou seja, ele vai percorrer estradas em geral asfaltadas e com trânsito de carretas que andam prá valer, mesmo carregadas, é necessário que ele não deixe o seu condutor na mão ou pressionado entre gigantes que parecem não estar nem aí para os carros pequenos. Eu ficaria com a segunda opção. 
Observação: esse motor ficaria forte, mas sem necessidade de forjar, de fazer alterações na carcaça e com um comportamento muito redondo em várias situações de uso. 
Como foi muito bem lembrado, mais energia, mais calor a ser dissipado. Para isso eu adotaria uma bomba de óleo de maior vazão, como uma schadek 32mm e um radiadorzinho de sub-cárter com cerca de 1,5l de óleo a mais. Como ele é todo aletado, ajuda no arrefecimento, enquanto a bomba também acelera o fluxo de óleo, também melhorando as trocas de calor. 
O problema depois é acertar os freios, a suspensão ao novo pacote.

Marcos Henrique
Novato

Número de Mensagens : 3
Localização : BRASÍLIA
Tipo de Buggy : Fusca em preparação.
Pontos : 3322
Data de inscrição : 08/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

MOTOR BOXER 1800 - Página 2 Empty Re: MOTOR BOXER 1800

Mensagem por Marcos Henrique Qua Abr 08, 2015 1:24 pm

Ah, para a configuração acima, basta usar o vira de 74mm que se chega aos 1800,3cc. Daí sim, um exato 1.8. Bom para todos os desejos e ajustável a quase todos os propósitos. Estou inclinado a fazer essa receita no meu. Resultado: 128cv, vel final de 199km/h e 0-100 em 8,1s.

Marcos Henrique
Novato

Número de Mensagens : 3
Localização : BRASÍLIA
Tipo de Buggy : Fusca em preparação.
Pontos : 3322
Data de inscrição : 08/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

MOTOR BOXER 1800 - Página 2 Empty Re: MOTOR BOXER 1800

Mensagem por lucasferreira Qua Abr 08, 2015 1:44 pm

Bom galera como os textos tinham dado uma parada por aqui eu acabei trocando ideias em outro fórum, pois bem vamos atualizar resolvi ficar com o 1700 com vira de 76 mm kit 85,5 de 8 aletas que refrigeram melhor por ter mais aletas e aletas maiores que o de 88mm sem usinagem, fora que são mais baratos e mais fáceis de achar. cabeçotes modificados com dutos maiores e válvulas em inox, balancins 1:25 molas duplas, lasch caps. E conversando com algumas pessoas surgiu a possibilidade do comando TCS-10 que trás o torque máximo pra 3000 rpm bem próximo do 2700 de torque máximo do 2AG (kombi injetada) só que em 2700 RPM o TCS-10 já tem um torque maior que o 2AG, porem a sportsystem me ofereceu o Pauter Machine - B4E0 similar ao W-100MOTOR BOXER 1800 - Página 2 FICHA%20PAUTER%20-%20W100%20-%20TRATADA
quanto a taxa algo em torno de 8,2 a 8,5. Carburação inicialmente será uma solex 32 trabalhada com borboletas maiores e venturis trocados pois já tenho elas, caso não seja satisfatória será uma dupla de solex 40. e todos os periféricos necessários, radiador de alumínio Empi, bomba de óleo de 32mm, radiador externo com ventoinha e filtro (talvez um sobrecárter), e ventoinha de 37 mm e ai o que me dizem ?
lucasferreira
lucasferreira
Interessado
Interessado

Número de Mensagens : 13
Localização : Maceió/AL
Tipo de Buggy : Gurgel X-12 Tocantins TR/89
Gurgel X-12 TR/83
Pontos : 4796
Data de inscrição : 08/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

MOTOR BOXER 1800 - Página 2 Empty Re: MOTOR BOXER 1800

Mensagem por WalterJunior Qua Abr 08, 2015 7:05 pm

Ô Carlão, bão ?
Trocamos umas mensagens há uns 7 anos, quando pedi sua autorização para colocar o link do Planeta Buggy na página do Edwaldo e da Faustina. Tenho elas aqui, guardadas num disquinho. Guardei tudo que já tinha, quando fui obrigado a abandonar o Outlook Express por causa dessa pemba de Uindous Seti.
Mas não tenho birra com carburação dupla. Minha Kombi está do jeitinho de fábrica, com os dois carburadores. Combino bem com eles, quase nunca brigamos. Só quando bebem mais que eu, mas ai dou jeito de acertar eles. O motivo que eu disse da carburação simples é por causa de torque mesmo, que será mais alto e em rotação menor que com dois carburadores. As restrições ao fluxo na admissão, seja o comprimento maior do coletor, a rugosidade do cabeçote não trabalhado, o diâmetro menor da válvula original vão beneficiar o torque. O que pode parecer esquisito é o 30PIC trabalhando com um 1800, mas ele consegue até mais, é só acertar os calibres com critério.
Marcos Henrique,
Já ouvi bem falar dessa planilha, mas não a tenho. Se me puder passar um link, ou mesmo o arquivo em mensagem privada agradeço. Só achei muito 120 CV e 18 Kgm. Se for isso mesmo, é felicidade pura.
O  2AG, se num tô enganado, começou a sair nas Kombis em 84, no motor Tork. A minha é 1990, e pelo manual dela o torque máximo está em 2400 rpm. É o mesmo comando da Kombi com injeção, e segundo o Lucas dá torque máximo em 2700 rpm. Toprque máximo em 3800 rpm é rotação alta para Buggy. Isso Buggy na essência do uso, onde se sobe uma duna longa e fofa, e chega lá em cima em primeira com o motor quase apagando. Quase, pois não apaga. Um caipira que conheci, e que nem que nóis, uma vez me disse do Jeep. "Sobe tuc-tuc-tuc, mais num morre de jeito nenhum..." E o VW a ar faz isso. Com o W100 terá mais torque com certeza, mas numa rotação mais alta. É o caso que citei se fosse colocar no meu carro. Desgraçadamente as fábricas nunca soltaram curvas de torque e potencia. O máximo que vi disso foi um esboço de gráfico numa propaganda da Ranger com motor diesel 3000.
Ah ! Tem o Civic de uns 10 anos atrás, acho que é o que chamavam New Civic, que tem motor 1700.
Lucas,
Do pouco que sei, esse TCS10 é indicado prá motor superalimentado, turbo. Não conheço essa trafizunga a fundo, mas estou querendo me inteirar mais. Só que vou com calma, tenho tempo. Meu motor vai durar mais de 50.000 Km ainda, e isso dá uns 10,12 anos pelo tanto que eu ando nele. O seu caso é mais urgente, mas te indico a mesma calma. Pelo que está me parecendo você está em dúvida do que quer, se é potencia ou torque. Dá uma parada, respira fundo, toma uma (ou duas), e pense bem no que está querendo para seu carro, levando em conta as características dele. Essa hora aparece palpiteiro de tudo que é lado, e isso não é coisa prá se brincar. Se montar o motor e no final não gostar vai fazer o que ? Desmontar, trocar as peças ? Jogar fora a peça que não está no que deseja ?
Dá uma olhadela na página da Fuscanet e Ancona também. Na Fuscanet tem um comando W100 da EMPI a 380,00, bem melhor que o da SportSystem. A titica é que você quer montar o motor com eles, então num sei até onde eles vão gostar que você leve as peças. Dá uma olhada no virabrequim de 74mm também. Esse te dá exatos 1700 com o kit 85,5, e exatos 1800 com kit 88 mm. É essa configuração 74 e 88 que é o objeto da discursão.
Acho que já disse que esse carro será para uso diário. Lembre-se do consumo, com gasolina a 3,50. Cavalo que anda come. Cavalo que corre come mais.

WalterJunior
Novato

Número de Mensagens : 7
Localização : Belo Horizonte
Tipo de Buggy : Buggy tenho vontade.
Pontos : 3329
Data de inscrição : 06/04/2015

http://www.waltergjunior.com

Ir para o topo Ir para baixo

MOTOR BOXER 1800 - Página 2 Empty Re: MOTOR BOXER 1800

Mensagem por Beco Qua Abr 08, 2015 8:14 pm

Em 2007, Walter! Tenho o Gmail, que é o melhor sistema de emails que tem no planeta (terra, não buggy). 

Estou mexendo no motor do Gurja esta semana. Ele é um 1300 original e vou abrir os cabeçotes para colocar um kit 1600 original. Com o carburador original, o mesmo vira, que tá bom e tava pensando em mudar o comando para um da Kombi tork, mas gostei da idéia do Empi a 380! 

Grande abraço. Onde está a página da Faustina e do Edwaldo? Não encontrei com os links antigos.
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11928
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

MOTOR BOXER 1800 - Página 2 Empty Re: MOTOR BOXER 1800

Mensagem por lucasferreira Qua Abr 08, 2015 8:49 pm

kkkkk parece até praga. Hoje resolvi dar fim a essa novela das 9 e fechar a compra do motor com 76 x 85,5 mas ai, como um chute com o mindinho na quina da parede, me informam que acabou o vira de 76 e os balancins de 1:25 (ô ceus ô vida kkkkk) ai me ofereceram o de vira 74 com kit 88 que da 1800 ou o vira de 74 com kit 85,5 que da 1700 p%$#$@$ kkkkkk 

MOTOR 1.7cc com vira 74mm de curso e pistões 85,5mm

CARCAÇA MODELO STREET AND RACING

VIRABREQUIM 74MM EM AÇO FORJADO

BIELAS MODELO i EM AÇO FORJADO

COMANDO IMPORTADO PAUTER MACHINE B4E0

TUCHOS EMPI IMPORTADOS C/ MAIOR LUBRIFICAÇÃO


CABEÇOTES 8 ALETAS 37,5X32mm RETRABALHADOS

KIT DE PISTÃO 85,5mm (gasolina)

BALANCEIROS 1.1 EMBUCHADOS SPORTSYSTEM


ou 

MOTOR 1.8cc com vira 74mm de curso e pistões 88mm

CARCAÇA MODELO STREET AND RACING

VIRABREQUIM 74MM EM AÇO FORJADO

BIELAS MODELO i EM AÇO FORJADO

COMANDO IMPORTADO PAUTER MACHINE B4E0

TUCHOS EMPI IMPORTADOS C/ MAIOR LUBRIFICAÇÃO


CABEÇOTES 8 ALETAS 37,5X32mm RETRABALHADOS

KIT DE PISTÃO 88mm (gasolina)

BALANCEIROS 1.1 EMBUCHADOS SPORTSYSTEM

O uso será como eu disse, meio a meio, dia-a-dia/viagens e trilhas diversas, eu sei que é um jogo de ganha e perde, ganha-se em um perde-se em outro por isso quero alguma coisa mais equilibrada onde não sacrifique tanto a durabilidade do motor e o consumo, como não sou preparador e sim um curioso e novato no mundo vw preciso das opnioes ainda mais quando tem tanto $$$ em jogo
lucasferreira
lucasferreira
Interessado
Interessado

Número de Mensagens : 13
Localização : Maceió/AL
Tipo de Buggy : Gurgel X-12 Tocantins TR/89
Gurgel X-12 TR/83
Pontos : 4796
Data de inscrição : 08/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

MOTOR BOXER 1800 - Página 2 Empty Re: MOTOR BOXER 1800

Mensagem por WalterJunior Qua Abr 08, 2015 11:13 pm

Meu primo, professor do CEFET de informática, sempre fala: Usa mensagens on-line. Não baixe nada. Fica cheio de entulho depois... Mas além do costume, tenho que manter muitas mensagens aqui. Coisa de serviço, somada à bagulhada que junta.
  O 1300 tem que mandrilhar a carcaça também, num tem ? Também gostei do preço, e até pensei em comprar um W100. Mas ai e excesso demais, é antecipar despesa além do que se deve.
  O endereço da pagina do Edwaldo e da Faustina é www.waltergjunior.com . Tiveram umas duas mudanças, eu usava domínio gratuito. Agora quietou.
  Lucas, acho que vai ficar bem servido com o 74mm. Passe a receita toda quando definir. E passe também o custo desse bolo. Pode ser deselegante pedir o preço, mas a curiosidade minha e do resto da turma faz a gente perder a cerimônia todinha.

WalterJunior
Novato

Número de Mensagens : 7
Localização : Belo Horizonte
Tipo de Buggy : Buggy tenho vontade.
Pontos : 3329
Data de inscrição : 06/04/2015

http://www.waltergjunior.com

Ir para o topo Ir para baixo

MOTOR BOXER 1800 - Página 2 Empty Re: MOTOR BOXER 1800

Mensagem por lucasferreira Qui Abr 09, 2015 12:29 am

Como eu perdi a carcaça do meu que estava com um mancal rachado, e como eu acabei descobrindo que ele saiu de fabrica com o motor do gol Bx 1600 a álcool e o os cabeçotes tem entrada simples, eu não aproveitei nada dele, ou seja estou comprando um motor completamente novo tanto parte de força, (carcaça, vira, biela, comando e etc) como os periféricos, radiadores de oleo capela bomba e os carburadores, ou seja, uma pequena fortuna pra um sonho antigo, no qual a patroa e a mãe estão quase me matando kkkkkkk
lucasferreira
lucasferreira
Interessado
Interessado

Número de Mensagens : 13
Localização : Maceió/AL
Tipo de Buggy : Gurgel X-12 Tocantins TR/89
Gurgel X-12 TR/83
Pontos : 4796
Data de inscrição : 08/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

MOTOR BOXER 1800 - Página 2 Empty Re: MOTOR BOXER 1800

Mensagem por WalterJunior Qui Abr 09, 2015 10:22 am

Vou dar pitaco porque pediu...
Se vai trocar tudo, coloca 88 mm, tenha um 1800 legítimo, pois num vai alterar é praticamente nada no preço final. Ainda por cima que está colocando radiador externo.
Agora a pergunta é minha:
  Esse radiador externo com ventoinha é necessário mesmo ? Um radiador externo discreto vem bem, seu clima é quente. Coloca ele lá na frente do carro, escondido entremeado e protegido pelo para-choque. Mas a menos que vá dar pau no motor toda hora, num deve precisar tanto radiador com ventoinha. Mesma coisa com o subcarter. Esse eu não sei se eu colocaria, só depois, caso precisasse mesmo. Já vai ter volume maior de óleo com filtro, mangueiras e radiador, deixe o manejo do subcarter prá precisão. A idéia dele acho muito legal, principalmente num carro alto como o seu. O aumento do volume de óleo é até mais importante que o acréscimo de um radiadorzão de óleo. Mas ele me dá uma impressão de dor de cabeça com vazamento.Enquanto tá tudo novinho, bom. Eu quero ver ele com 50.000 Km de uso. De qualquer forma o subcarter é muito fácil tanto de colocar quanto de tirar. Inclusive tirar vazamento.
  Quanto ao custo, faça que nem o Gutty amigo meu. Trocou o motor 2600 do Jeep por um 3000 e gastou 50 reais. Dizia que achou tudinho num ferro velho a preço de banana. Nisso eu tenho sorte, pois minha mulher participa de tudo. Acha ruim também os gastos, mas num é tanto. Só que prá gente você pode contar, que prometemos guardar segredo.
  A tal planilha se puder me mandar em mensagem privada, ficarei feliz.

WalterJunior
Novato

Número de Mensagens : 7
Localização : Belo Horizonte
Tipo de Buggy : Buggy tenho vontade.
Pontos : 3329
Data de inscrição : 06/04/2015

http://www.waltergjunior.com

Ir para o topo Ir para baixo

MOTOR BOXER 1800 - Página 2 Empty Re: MOTOR BOXER 1800

Mensagem por lucasferreira Qui Abr 09, 2015 11:02 am

Vai o link http://fuscaclubepanambi.com.br/artigos/83-simulador-de-preparacao-vw-a-ar-the-last-one-pack-ii
lucasferreira
lucasferreira
Interessado
Interessado

Número de Mensagens : 13
Localização : Maceió/AL
Tipo de Buggy : Gurgel X-12 Tocantins TR/89
Gurgel X-12 TR/83
Pontos : 4796
Data de inscrição : 08/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

MOTOR BOXER 1800 - Página 2 Empty Re: MOTOR BOXER 1800

Mensagem por Marcos Henrique Qui Abr 09, 2015 7:51 pm

Olá Walter, os 120cv é com alterações plenas no cabeçote. Parece muito e me assusta. Mas é o que a planilha oferece. Com o cabeçote original, comando W-100 (giro a 6000 rpm) mantendo-se o kit 88mm, vira original d 69mm e a injeção da kombi, a potência fica em 111cv e o torque em 16,8kgfm, o que não deixa de ser uma maravilha, graças mais ao comando que ao kit 88mm. O kit acrescenta cerca de 3% de capacidade volumétrica, o que é realmente muito pouco e só compensa se for necessária a troca. Já o comando W-100 eleva 30% (31 x 8, 84 em diante até o Itamar e SP2) ou 42% (relação 33 x 8, 1500 e 1600 até 82) o limite de giros e, por consequência, a potência final. Para mim, qualquer mechida para deixar os nossos Fuscas mais espertos deve passar pela troca do comando. O resto, acrescenta pouco. As alterações no cabeçote só se justificam se quiser um plus (e aqui já é um refinamento, porque o cabeçote já tem fluxo cruzado, mas uma melhora no enchimento só faz aproveitar melhor os giros e pode até mesmo deixar o bichinho mais econômico, caso se tenha injeção e a miraculosa sonda lambda. Eu gosto muito do carburador, mas uma atualização na alimentação, que a Volkswagen nos penalizou não fazendo aqui enquanto já tinha feito desde os anos 70 na Alemanha e México para o mercado dos EUA, é muito bem vinda e dá mais saúde e tempo de vida aos nossos motores. E como o sistema da kombi é a cópia do sistema dos fuscas feitos para o mercado norte-americano, maravilha. 
Obs.: mandei duas planilhas com simulações para o seu e-mail. Aqui não foi possível anexar.

Marcos Henrique
Novato

Número de Mensagens : 3
Localização : BRASÍLIA
Tipo de Buggy : Fusca em preparação.
Pontos : 3322
Data de inscrição : 08/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

MOTOR BOXER 1800 - Página 2 Empty Re: MOTOR BOXER 1800

Mensagem por WalterJunior Qui Abr 09, 2015 10:50 pm

Achei sensacional essa planilha. Coisa de gente desprendida, e muito. Só o conhecimento que tem incluso nela, é coisa de anos para se conquistar. Fiquei feliz quando ela me confirmou que eu estava certo no que eu sabia, e mais feliz ainda em aprender um tantão que ela me ensinou.
  Duas coisa que notei sobre ela: Ela não leva em conta diâmetro de válvulas, e me parece que fornece a potência na norma DIN. Como gosto mais de treim véio, tenho mais costume com a norma SAE. Costume de ordem de grandeza, para comparação. É que nem pegar um americano e informar à ele uma velocidade em Km/h. Embaralha sim, mas é só acostumar. Só que cv DIN ainda tá é bão. Na hora que vem o SI dando potencia em Kw eu perco a referencia todinha, não tenho costume algum.
  Desde o início eu ponderei pensando num Buggy fazendo seu primeiro trabalho, soltando torque pelas ventas com rotação baixinha. Mas há necessidades, jeitos de dirigir, desejos diferentes. Eu particularmente gosto dessa característica de torque alto em baixíssima rotação. Sempre usei o motor VW a ar que é assim, e também o Willys, que dá torque máximo a 2.000 rpm. É a anti-tese dos carros plasticos modernos, que matam a gente de raiva querendo só giro alto, incluindo a perrenguiçe do tal acelerador eletrônico. Falta uma voz sintetizada falar após a sonda lâmbda cheirar a descarga: "Não posso injetar a quantidade desejada de combustível no momento. Aguarde 8,7,6... segundos". Acho melhor a gente mandar no carro, pisar no acelerador sabendo que injetou na bomba de aceleração e abriu o suplementar do gicleur principal, e depois voltar o pé quando quiser fazendo o suplementar fechar. Lá centralina soy yo, costumo brincar. E brinco também quando dirijo, nossos carros são divertidos.
  Ah ! Uma que aprendi hoje com a planilha é que o 30PIC, ao contrário do que eu imaginava, não serveria em um 1800 com W100. Com o W100 ele dá só para um 1300. Mas serve direitinho para qualquer comando mais manso que o W100. Só que aprendi também que a limitação do 30PIC estaria nas rotações elevadas. Olhando gráficos gráficos e fuxicando, acredito que ele possa ser montado dependendo do uso que se faça do carro. A rotação é crítica para ele além dos 4800/5000 rpm. Mas eu rodo lá pelos 4000 estourando em 4500 rpm, então acredito que para mim essa configuração serviria.
  Resumindo: Adorei a planilha. Só gostaria da confirmação da norma que ela informa a potencia.

WalterJunior
Novato

Número de Mensagens : 7
Localização : Belo Horizonte
Tipo de Buggy : Buggy tenho vontade.
Pontos : 3329
Data de inscrição : 06/04/2015

http://www.waltergjunior.com

Ir para o topo Ir para baixo

MOTOR BOXER 1800 - Página 2 Empty Re: MOTOR BOXER 1800

Mensagem por leandrolima2005 Sex Abr 10, 2015 8:32 am

Acompanhando!

leandrolima2005
Interessado
Interessado

Número de Mensagens : 22
Localização : Santa Luzia do Pará
Tipo de Buggy : Buggy/Orion 1979
Pontos : 3600
Data de inscrição : 24/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

MOTOR BOXER 1800 - Página 2 Empty Re: MOTOR BOXER 1800

Mensagem por Bruno Itapeva Ter Abr 28, 2015 11:35 am

Guga Pedrosa escreveu:
Farina BRM escreveu:
1700cc³ injetado com 9,2:1 de taxa e dupla admissão de 40mm no dinamometro deu 95cv de potencia a 4000rpm

1800cc³ dupla carburação retrabalhada, taxa de 9:1 no dinamometro 90cv de potencia a 4200rpm

1900cc³ injeção original da Kombi com 9:1 de taxa no dinamometro 100cv de potencia a 4000rpm esse motor em breve recebera duas borboletas de 40mm e ai testaremos novamente mas esperamos algo em torno de 115cv a 4000rpm

Obs... para o kit do porsche 914 tem que retrabalhar o bloco mudando os prisoneiros de lugar e o cabeçote é especifico para camisas maiores.

Abraço

Farina
Esses motores usam comando de válvulas original né?
Já pensou trocar o comando?

Abraços,
Gustavo Pedrosa
Boa tarde a todos estou chegando agora tenho um buggy brm m-10

Farina estava vende esse kit 88mm q vai pra 1700cc correto? 

meu carro esta com motor 1600 torque baixo carburaçao simples!!

oq teria q trocar tanto? queria algumas dicas obrigado abraço

ATT Bruno

Bruno Itapeva
Novato

Número de Mensagens : 2
Localização : Itapeva - SP
Tipo de Buggy : BRM M10 e BRM M11
Pontos : 3301
Data de inscrição : 28/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

MOTOR BOXER 1800 - Página 2 Empty Re: MOTOR BOXER 1800

Mensagem por Woodboy Seg Jan 23, 2017 7:58 am

Alguém aqui montou esses motores?
Woodboy
Woodboy
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 97
Localização : São Paulo
Tipo de Buggy : Glaspac 73, misto off-road / urbano.
Pontos : 4336
Data de inscrição : 02/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

MOTOR BOXER 1800 - Página 2 Empty Re: MOTOR BOXER 1800

Mensagem por Woodboy Qua Fev 01, 2017 11:24 pm

Discussão interessante sobre motores com 2000cc no

TopClassic - ABCVA - Associação Brasileira de Colecionadores de Veículos Antigos

http://www.topclassic.com.br/viewtopic.php?f=3&t=1420
Woodboy
Woodboy
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 97
Localização : São Paulo
Tipo de Buggy : Glaspac 73, misto off-road / urbano.
Pontos : 4336
Data de inscrição : 02/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

MOTOR BOXER 1800 - Página 2 Empty Re: MOTOR BOXER 1800

Mensagem por Mad Well Qui Fev 02, 2017 9:41 am

o motor n foi montado pq roubaram os cabeçotes
Mad Well
Mad Well
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2121
Idade : 28
Localização : Aracaju-SE
Tipo de Buggy : Sabre amarelo 93 motor boxer 1600 da kombi carburador solex 40/44 EIS marcha lenta 75, alta 200, injetor 65, difusor 7, venture 30! projeto em caminho de aro 16 nas 4! amortecedor dianteiro, traseiro do celta. amortecedor traseiro, traseiro da montana!, pneu traseiro 265/75r16 BFgoodrich A/T
Pontos : 6873
Data de inscrição : 28/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

MOTOR BOXER 1800 - Página 2 Empty Re: MOTOR BOXER 1800

Mensagem por Woodboy Qui Fev 02, 2017 12:38 pm

Mad Well escreveu:o motor n foi montado pq roubaram os cabeçotes
Fiquei sabendo! Sad

Que pena!
Woodboy
Woodboy
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 97
Localização : São Paulo
Tipo de Buggy : Glaspac 73, misto off-road / urbano.
Pontos : 4336
Data de inscrição : 02/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

MOTOR BOXER 1800 - Página 2 Empty Re: MOTOR BOXER 1800

Mensagem por Woodboy Qui Fev 02, 2017 1:22 pm

Estou reunindo aqui algumas planilhas e materias mencionas durante a discussão. 

1- As planilhas do Vader 

Dicas de preparação (Panilha do Vader)


https://mega.nz/#!EQ4DgCpY!pUeCkhJXwW0XV0L2cVDcZzPVYiDz_pU_Oam9KYZGTXA

Antiga (o Mad me enviou) 

https://mega.nz/#!IIgXnSzJ!FN91c59E59eEo0Y7hREWiY98iynwY7hh8o7hUnlLEIA

Atual (baixei do forum Fusca 4 Ever)

https://docs.google.com/file/d/0Bz3glTZXuOJeQ0hKaXAydXFIOXc/edit

2- Planihas Marchas x Velocidade (enviada pelo Mad)

https://mega.nz/#!IIgXnSzJ!FN91c59E59eEo0Y7hREWiY98iynwY7hh8o7hUnlLEIA

3- Planilha de Velocidade (Online site Gurgel 800)

http://www.gurgel800.com.br/diversos/calculo.php

4- Preparação do Motor Boxer  (Pimeira Mão / Clube do Puma)

Os links postados pelo Nill para as matérias sobre veneno do Jornal Primeira Mão estão inativos, procurando pela neta eu esbarrei num pdf com essas reportagens no site do Clube do Puma  http://www.clubedopuma.com.br/ Vou postar aqui os links sobre motor/mecânica.

https://mega.nz/#!tQg3zBhK

5- Calibragem Carburador Boxer (Puma)

https://mega.nz/#!sJYW1BIC

Vou reunir mais materias e postarei aqui!
Woodboy
Woodboy
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 97
Localização : São Paulo
Tipo de Buggy : Glaspac 73, misto off-road / urbano.
Pontos : 4336
Data de inscrição : 02/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

MOTOR BOXER 1800 - Página 2 Empty Re: MOTOR BOXER 1800

Mensagem por Mad Well Seg Fev 06, 2017 8:02 am

boa o cara com tempo livre é outra cosia vai caçar links la nacasa da peste
Mad Well
Mad Well
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2121
Idade : 28
Localização : Aracaju-SE
Tipo de Buggy : Sabre amarelo 93 motor boxer 1600 da kombi carburador solex 40/44 EIS marcha lenta 75, alta 200, injetor 65, difusor 7, venture 30! projeto em caminho de aro 16 nas 4! amortecedor dianteiro, traseiro do celta. amortecedor traseiro, traseiro da montana!, pneu traseiro 265/75r16 BFgoodrich A/T
Pontos : 6873
Data de inscrição : 28/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

MOTOR BOXER 1800 - Página 2 Empty Re: MOTOR BOXER 1800

Mensagem por Woodboy Qua Fev 08, 2017 11:25 am

Mad Well escreveu:boa o cara com tempo livre é outra cosia vai caçar links la nacasa da peste
Falta do que fazer nas férias da nisso kkkkkkk
Woodboy
Woodboy
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 97
Localização : São Paulo
Tipo de Buggy : Glaspac 73, misto off-road / urbano.
Pontos : 4336
Data de inscrição : 02/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

MOTOR BOXER 1800 - Página 2 Empty Re: MOTOR BOXER 1800

Mensagem por gabrielbradacz Qua Mar 22, 2017 7:31 pm

Woodboy escreveu:Estou reunindo aqui algumas planilhas e materias mencionas durante a discussão. 

1- As planilhas do Vader 

Dicas de preparação (Panilha do Vader)


https://mega.nz/#!EQ4DgCpY!pUeCkhJXwW0XV0L2cVDcZzPVYiDz_pU_Oam9KYZGTXA

Antiga (o Mad me enviou) 

https://mega.nz/#!IIgXnSzJ!FN91c59E59eEo0Y7hREWiY98iynwY7hh8o7hUnlLEIA

Atual (baixei do forum Fusca 4 Ever)

https://docs.google.com/file/d/0Bz3glTZXuOJeQ0hKaXAydXFIOXc/edit

2- Planihas Marchas x Velocidade (enviada pelo Mad)

https://mega.nz/#!IIgXnSzJ!FN91c59E59eEo0Y7hREWiY98iynwY7hh8o7hUnlLEIA

3- Planilha de Velocidade (Online site Gurgel 800)

http://www.gurgel800.com.br/diversos/calculo.php

4- Preparação do Motor Boxer  (Pimeira Mão / Clube do Puma)

Os links postados pelo Nill para as matérias sobre veneno do Jornal Primeira Mão estão inativos, procurando pela neta eu esbarrei num pdf com essas reportagens no site do Clube do Puma  http://www.clubedopuma.com.br/ Vou postar aqui os links sobre motor/mecânica.

https://mega.nz/#!tQg3zBhK

5- Calibragem Carburador Boxer (Puma)

https://mega.nz/#!sJYW1BIC

Vou reunir mais materias e postarei aqui!


Show ajudou muito a tabela mas faltou a senha no mega tentei baixar pediu.....

gabrielbradacz
Novato

Número de Mensagens : 1
Idade : 32
Localização : Arroio dos ratos RS
Tipo de Buggy : Gol BX
Pontos : 2606
Data de inscrição : 22/03/2017

Ir para o topo Ir para baixo

MOTOR BOXER 1800 - Página 2 Empty Re: MOTOR BOXER 1800

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos