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Motor vw ar 1600 para 1800 (kits) - Vale a pena???

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Motor vw ar 1600 para 1800 (kits) - Vale a pena??? Empty Motor vw ar 1600 para 1800 (kits) - Vale a pena???

Mensagem por Bocca Sex Out 05, 2012 5:15 pm

Amigos, fui no mecânico e pedi o que eu poderia fazer pro meu buggy passar dos 90 km/h. Não quero sair voando, nem perder o torque da caixa. Quero que ele chegue a 110 km/h nas ultrapassagem e fique mais forte nas dunas. Ele me aconselhou a colocar um kit 1800. Será que é uma boa? Teria que retificar o bloco, trocar os prisioneiros, instalar o kit 1800, trocar o virabrequim (78), passar a taxa de compressão para 9,5 por 1 (https://planetabuggy.forumeiros.com/t932-motor-boxer-1800). Com isso já daria uma grande diferença? Teria que trocar o comando de válvula ou pode se deixar o mesmo? Não gostaria de alterar o carburador, que é simples. Isso tudo usando gasolina, claro. Tenho que instalar o radiador deslocado da kombi ou posso deixar o mesmo (custo x benefício)? Teria necessidade de um radiador externo?

Alguém acha isso interessante ou foi insanidade do querido e ambicioso mecânico???

Farina, você faz esse tipo de serviço? Poderia me passar uma configuração legal e o custo?
Já estou querendo ir pra PoA ver um dos últimos jogos do meu querido Grêmio no Olímpico. Já iria ver dois. Um pra levar o buggy e outro pra busca-lo. hehehehe

Obrigado a todo antecipadamente pelas dicas.
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Motor vw ar 1600 para 1800 (kits) - Vale a pena??? Empty Re: Motor vw ar 1600 para 1800 (kits) - Vale a pena???

Mensagem por albertocn Sex Out 05, 2012 5:30 pm

Bocca,

Tem algo errado com seu motor. O meu é 1600 a ar e com o carburador Solex PIC 30 e ele chega a 120 km/h de terceira no GPS (140km/h no painel). Não sei se ele vai mais porque achei insanidade passar disso... Na verdade acho que 80km/h é uma boa velocidade de cruzeiro, mas para ultrapassagens é bom ter uma folga.

Veja se o problema não é outro.

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Motor vw ar 1600 para 1800 (kits) - Vale a pena??? Empty Re: Motor vw ar 1600 para 1800 (kits) - Vale a pena???

Mensagem por Mad Well Sex Out 05, 2012 5:50 pm

albertocn escreveu:Bocca,

Tem algo errado com seu motor. O meu é 1600 a ar e com o carburador Solex PIC 30 e ele chega a 120 km/h de terceira no GPS (140km/h no painel). Não sei se ele vai mais porque achei insanidade passar disso... Na verdade acho que 80km/h é uma boa velocidade de cruzeiro, mas para ultrapassagens é bom ter uma folga.

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Motor vw ar 1600 para 1800 (kits) - Vale a pena??? Empty Re: Motor vw ar 1600 para 1800 (kits) - Vale a pena???

Mensagem por Diogo Lima Sex Out 05, 2012 5:59 pm

Acho muita coisa para modificar, pode ser que o seu 1600 ja não esteja la aquelas coisas e sua caixa 8x35 esteja baixando a velocidade mas te dando uma força maior, uma saude no 1600 sem grandes modificações e uma caixa 8x33 ja pode melhorar bastante.

Obviamente o 1800 ja te daria tudo isso de sobra mas também poderia te dar uma senhora dor de cabeça e um custo fora do comum, o AP pode ser uma possibilidade também, ja andei vendo carros com AP por menos de 2 mil com milhões de problemas que não atrapalha em nada pra quem só quer o motor (com tudo, completissimo) e 2 mil pra fazer um boxer feijão com arroz ja vai facil, fazendo um UP para 1800 vai mais facil ainda.
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Motor vw ar 1600 para 1800 (kits) - Vale a pena??? Empty Re: Motor vw ar 1600 para 1800 (kits) - Vale a pena???

Mensagem por jperson Sex Out 05, 2012 6:00 pm

Também acho que tem que ver o seu motor, tem que render bem mais do jeito que está.
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Mensagem por Mad Well Sex Out 05, 2012 6:24 pm

bocca! manda ver seu carbura e remanufaturar se for o caso manda ver o ponto do distribuidor manda ver velas e cabos de velas se nao for seu caso compre um sistema de ignição eletronica hall no meu painel da 120 igual do alberto nunca testei um gps mas seu 1600 original eh pra dar 120 no painel sem pestanejar e ainda pedindo uma quarta e meia
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Mensagem por albertocn Sex Out 05, 2012 9:14 pm

Mad Well escreveu:
albertocn escreveu:Bocca,

Tem algo errado com seu motor. O meu é 1600 a ar e com o carburador Solex PIC 30 e ele chega a 120 km/h de terceira no GPS (140km/h no painel). Não sei se ele vai mais porque achei insanidade passar disso... Na verdade acho que 80km/h é uma boa velocidade de cruzeiro, mas para ultrapassagens é bom ter uma folga.

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Não entendi scratch
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Mensagem por Mad Well Sex Out 05, 2012 10:34 pm

albertocn escreveu:
Mad Well escreveu:
albertocn escreveu:Bocca,

Tem algo errado com seu motor. O meu é 1600 a ar e com o carburador Solex PIC 30 e ele chega a 120 km/h de terceira no GPS (140km/h no painel). Não sei se ele vai mais porque achei insanidade passar disso... Na verdade acho que 80km/h é uma boa velocidade de cruzeiro, mas para ultrapassagens é bom ter uma folga.

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Não entendi scratch
kkkkkkk eu disse que nao ia comentar porque se nao iam me crussificar... em relação a mexer em motor meu novo conceito de ética me faz pensar duas vezes kkk
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Mensagem por Bocca Sex Out 05, 2012 10:35 pm

albertocn escreveu:Bocca,

Tem algo errado com seu motor. O meu é 1600 a ar e com o carburador Solex PIC 30 e ele chega a 120 km/h de terceira no GPS (140km/h no painel). Não sei se ele vai mais porque achei insanidade passar disso... Na verdade acho que 80km/h é uma boa velocidade de cruzeiro, mas para ultrapassagens é bom ter uma folga.

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Alberto, também pensei que poderia ter algo de errado com meu motor, ou com o carburador. Por isso pedi pro mecânico dar uma olhada. Fiz a revisão do meu carburador e ele alterou os giclês. Mas, foi só os de baixa rotação, os de alta ele disse que estava bom. Mas, ele insiste em parar nos 90 km/h. Acho que essa velocidade de cruzeiro está mais do que boa. Mas, não pra fazer uma ultrapassagem. Os caminhões criam certa dificuldade nas ultrapassagens. Necessita-se de muito espaço para ultrapassa-los. Talvez seja a limitação da caixa mesmo. Mas, não queria altera-la. Ela se porta bem nas dunas. Outra coisa, o motor perde potência se eu manter essa velocidade (90 km/h). Tenho que manter uns 70 km/h para ele ir tranquilo.
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Mensagem por Mad Well Sex Out 05, 2012 10:48 pm

eu nao posso garantir nada a voce bocca mas axo que uso caixa 8x35 e nao 8x33 como a maioria do buggys novos.. o glicle de baixa eh bom voce manter o original pra nao afogar o motor troque o de alta eu uso um 145 na alta! se na revisao de tudo nao adiantar veja se tem algum cilindro sem compressao ou algo assim
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Mensagem por Bocca Sex Out 05, 2012 10:49 pm

Diogo, quando você fala em dar uma saúde no motor, há que você se refere? Sera que ao invés de alterar o motor eu deva alterar a relação da 4 marcha a fim de dar maior velocidade final? Não quero alterar muito minha caixa. Ela deixa ele bem esperto na areia. Se bem que eu queria diminuir ainda mais a relação da primeira marcha para ela ser mais curtinha, a segunda mais longa e aproveitar melhor o torque do motor.
Que dores de cabeça a alteração de 1600 para 1800 pode me dar? Que tipo de custo você se refere? O da montagem ou problemas que essa alteração pode causar? Não penso em motor ap, gosto do vw ar. Sei lá, pode ser bobagem minha, mas gosto do ronco, cheiro,... talvez eu seja um tanto nostálgico mesmo. hehehe

Diogo Lima escreveu:Acho muita coisa para modificar, pode ser que o seu 1600 ja não esteja la aquelas coisas e sua caixa 8x35 esteja baixando a velocidade mas te dando uma força maior, uma saude no 1600 sem grandes modificações e uma caixa 8x33 ja pode melhorar bastante.

Obviamente o 1800 ja te daria tudo isso de sobra mas também poderia te dar uma senhora dor de cabeça e um custo fora do comum, o AP pode ser uma possibilidade também, ja andei vendo carros com AP por menos de 2 mil com milhões de problemas que não atrapalha em nada pra quem só quer o motor (com tudo, completissimo) e 2 mil pra fazer um boxer feijão com arroz ja vai facil, fazendo um UP para 1800 vai mais facil ainda.
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Motor vw ar 1600 para 1800 (kits) - Vale a pena??? Empty Re: Motor vw ar 1600 para 1800 (kits) - Vale a pena???

Mensagem por Bocca Sex Out 05, 2012 10:58 pm

Bom, vou mandar analisar melhor o motor antes de altera-lo. Talvez deva manda-lo para uma retífica ou algo assim. Não sei. Mas, vou procurar um mecânico mais especializado para fazer uma avaliação do conjunto antes de tomar uma decisão deste tamanho. Pensei que essa alteração seria um modo de deixar o motor mais esperto, mas quero problema não. Bom saber que, do jeito que está, ele está devendo. Obrigado
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Mensagem por jperson Sáb Out 06, 2012 5:56 am

voce usa caixa dos 1300 (35x8)?
Pneus dunne buggy?
Se sim, ta aí a sua pouca velocidade.
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Motor vw ar 1600 para 1800 (kits) - Vale a pena??? Empty Re: Motor vw ar 1600 para 1800 (kits) - Vale a pena???

Mensagem por Mad Well Sáb Out 06, 2012 10:58 am

jperson escreveu:voce usa caixa dos 1300 (35x8)?
Pneus dunne buggy?
Se sim, ta aí a sua pouca velocidade.
nao eh bem por isso jp.. o alberto usa os dune buggy e a relação dele dever ser 8x33 e a diferença entre as velocidades tao mt grandes!
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Mensagem por jperson Sáb Out 06, 2012 11:02 am

Mad,com essa configuração que falei o motor trabalha em rotação elevada e velocidade baixa, tem muita força e pouca velocidade.
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Mensagem por lubisomem01 Sáb Out 06, 2012 11:14 am

Leva num mecanico e manda medir a compressão dos cilindros e aproveita e faz uma regulagem nos tuchos, com relação a caixa curta creio que não é o caso não pois uso cx curta do 1200 com motor 1600 + dany bugre e ando traquilo acima de 120 km, talvez o teu bugre esteja é com a cx muito longa tipo 8 x31 e com os pneu grandes e altos alonga ainda mais a relação final......
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Mensagem por Nil Sáb Out 06, 2012 3:55 pm

BOCCA, COM CERTEZA SEU MOTOR TÁ CANSADO , BASTA RETIFICA-LO E MANTE-LO ORIGINAL JÁ QUE ELE JÁ É MODERNO E ANDA A 120 KM/H SEM PROBLEMAS...
UM BOXER MODERNO 1600 COM COMANDO DA KOMBI ALCOOL OU INJETADA E UM LEVE REBAIXE NO CABEÇOTE, UMA BOA CARBURAÇÃO JÁ DÁ PRA BRINCAR LEGAL. NORMALMENTE QUANDO VOU FAZER UM MOTOR BOXER, JÁ APROVEITO E FAÇA ESSAS "MELHORIAS"
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Mensagem por Fabrício Marcon-Catarina Sáb Out 06, 2012 6:27 pm

Olá pessoal, tenho um motor 1600 tork com um carburador. Um kit de injeção eletrônica da kombi a gasolina e uma capela de 1200. Estou montando um motor pra colocar em um fusca 1977 original que tenho.... pergunto pra vcs o seguinte: como o 1600 tork tem o radiador deslocado posso colocar a capela do 1200 sem problemas com super aquecimento? Valeu galera....
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Mensagem por Mad Well Sáb Out 06, 2012 6:41 pm

Fabrício Marcon-Catarina escreveu:Olá pessoal, tenho um motor 1600 tork com um carburador. Um kit de injeção eletrônica da kombi a gasolina e uma capela de 1200. Estou montando um motor pra colocar em um fusca 1977 original que tenho.... pergunto pra vcs o seguinte: como o 1600 tork tem o radiador deslocado posso colocar a capela do 1200 sem problemas com super aquecimento? Valeu galera....
fabricio NA VERDADE nao sao todos os tork que sao com capela deslocada e sim as kombis mais modernas
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Mensagem por Nil Sáb Out 06, 2012 6:44 pm

Mad Well escreveu:
fabricio NA VERDADE nao sao todos os tork que sao com capela deslocada e sim as kombis mais modernas


EITA MAD, AGORA TU ATROPELOU UM VW COM UMA CAMINHÃO RSRSRSR TODO MOTOR TORK TEM A CAPELA DESLOCADA, FAZ PARTE EXATAMENTE DO PROJETO TORK.
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Mensagem por Mad Well Sáb Out 06, 2012 6:59 pm

Nil escreveu:
Mad Well escreveu:
fabricio NA VERDADE nao sao todos os tork que sao com capela deslocada e sim as kombis mais modernas


EITA MAD, AGORA TU ATROPELOU UM VW COM UMA CAMINHÃO RSRSRSR TODO MOTOR TORK TEM A CAPELA DESLOCADA, FAZ PARTE EXATAMENTE DO PROJETO TORK.
temos algum problema aqui entao nil! meu buggy tem numeração UG mas nao tem radiador deslocado
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Mensagem por Nil Sáb Out 06, 2012 7:03 pm

Mad Well escreveu:
temos algum problema aqui entao nil! meu buggy tem numeração UG mas nao tem radiador deslocado
ISSO QUER DIZER QUE SEU MOTOR PODE TER SIDO MONTADO OU SUBSTITUIDA A CARCAÇA. TODO MOTOR TORK TEM RADIADOR DESLOCADO.


Última edição por Nil em Sáb Out 06, 2012 7:04 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por jperson Sáb Out 06, 2012 7:04 pm

Mad,seu motor pode ter sido substituido(comprado a base de troca em retifica) aí aproveita-se a lataria do motor antigo.


Última edição por jperson em Sáb Out 06, 2012 7:24 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Mad Well Sáb Out 06, 2012 7:14 pm

problema resolvido VIA FACEBOOK graças a paciencia do nil araujo kkkk 1600 comum
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Mensagem por albertocn Sáb Out 06, 2012 8:29 pm

jperson escreveu:Mad,com essa configuração que falei o motor trabalha em rotação elevada e velocidade baixa, tem muita força e pouca velocidade.

Tem algo muito estranho. Hoje fizemos um passeio nas dunas do Jatobá e prestei atenção na rotação do motor na estrada. Segundo o conta-giros do meu buggy, por volta de 85km/h (no painel) ele está em 4° a 2000 rpm. A 140km/h (painel 120km/h real pelo GPS) em 4° estaria por volta de 3300 rpm.

Não sei qual é o diferencial do meu Buggy, mas pela minha experiência, como o Dune Buggy tem um diâmetro maior, acaba alongando a relação como um todo e faz atingirmos mais velocidade na mesma marcha. Tanto que o meu Buggy está mais para um câmbio 3+E, onde eu chego à máxima em 3° e a quarta é só para economia/silêncio.

Mas 90km/h é muito pouco para um 1600. Ou seu painel está marcando errado, ou seu motor tem algum problema. Afinal, esta velocidade até um BR-800 atingia com um Boxer 0.8 com 2 cilindros.
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