CARBURADOR EMBOLANDO DA "BAIXA PARA ALTA" AO ACELERAR RÁPIDO
+15
Armando1
lubisomem01
Bugólatra
jperson
Fabrício®©
Diogo Lima
Gustavo
OZZORIO
marcos musso
Macedo
Guga Pedrosa
Pietro
Kleyton Maia
Hedney
Denimelo
19 participantes
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Re: CARBURADOR EMBOLANDO DA "BAIXA PARA ALTA" AO ACELERAR RÁPIDO
jperson, uma vez ocorreu um problema desses comigo na areia,
mas o carro andava e morria depois de um tempo, desmontei o carburador todo...
estava muito longe de casa... limpei e nada de resolver, parado a cuba estava
cheia, andava a cuba esvaziava... e o carburador limpinho.
Eu uso 3 filtros, um
na saída do tanque, um na entrada da bomba e outro na saída da bomba.
Depois de penar... anoitecendo... tive a idéia de
olhar os filtros, soprei eles ao contrario, saiu uma sujeirada preta... instalei
todos os filtros novamente, virei o carro e fui embora...
mas o carro andava e morria depois de um tempo, desmontei o carburador todo...
estava muito longe de casa... limpei e nada de resolver, parado a cuba estava
cheia, andava a cuba esvaziava... e o carburador limpinho.
Eu uso 3 filtros, um
na saída do tanque, um na entrada da bomba e outro na saída da bomba.
Depois de penar... anoitecendo... tive a idéia de
olhar os filtros, soprei eles ao contrario, saiu uma sujeirada preta... instalei
todos os filtros novamente, virei o carro e fui embora...
Fabrício®©- Louco das Dunas
- Número de Mensagens : 4296
O meu filtro é de corsa injetado(o de metal), tinha uns 3 anos instalado, tava na hora de mexer nele, mas a gente sempre esquece do coitado.
http://jperson.nafoto.net/photo20080316103320.html
http://jperson.nafoto.net/photo20080316103320.html
jperson- Moderador
- Número de Mensagens : 4836
Pontos : 10985
Os meus filtros eram novos, o tanque é novo.
Eu descobri o que estava sujando os filtros assim, o caninho da gasolina que
passa por dentro do tunel, estava soltando muita ferrugem, removi ele, instalei
mangueira por dentro do tunel e o problema foi sanado.
Eu descobri o que estava sujando os filtros assim, o caninho da gasolina que
passa por dentro do tunel, estava soltando muita ferrugem, removi ele, instalei
mangueira por dentro do tunel e o problema foi sanado.
Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
Pontos : 10112
É Gustavo te dei algumas alternativas confiando na limpeza que fez no carburador, mas estou com o Fabrício, acredito que você sacando o carburador e refazendo o serviço do zero, olhando detalhe por detalhe com calma e cuidado, o problema vai desaparecer e tudo volta ao normal.
Convidad- Convidado
Há muito tempo postei no planeta uma tabela de calibragens dos carburadores Solex para motores VW boxer, esta na página inicial em mecanica. O melhor a fazer é recomeçar do zero seguindo os parametros originais. Não se esqueça que o diafragma do injetor determina o volume de injeção e o bico injetor o tempo e injeção, então mesmo que esteja injetando é melhor medir o volume de injeção e o diametro do injetor. Veja também a folga existente entre a haste do diafragama e o furo existente no suporte do eixo da borboleta, não pode existir folga, ao menor acionamento da borboleta deve iniciar a injeção. ABS
Armando1- Doido por areia!!!!
- Número de Mensagens : 123
Tipo de Buggy : Kadron 1970
Pontos : 6121
Beleza Galera , vou insistir no carbura .
Semana que vem vou fazer uma nova limpeza e calibragem , só para constar o filtro é novo e de marca boa (FRAN) .
Abraços e obrigado.
Semana que vem vou fazer uma nova limpeza e calibragem , só para constar o filtro é novo e de marca boa (FRAN) .
Abraços e obrigado.
Gustavo- Desbravador Master
- Número de Mensagens : 805
Tipo de Buggy : BUGGY BABY 2K
Pontos : 6510
Embolando quando "balança"
Problema crônico do meu Bugrelo - Toda vez que o carro passa por um quebra molas (ou algo parecido) que faça com que o carro pule um pouco a aceleração embola na retomada. Meu caso difere um pouco do abordado neste tópico porque em situações de retomadas sem que haja um balanço do carro a reaceleração flui de forma normal. Será que é isso é normal?? Se não, o que poderia ser? Desde que comprei o Buggy há cinco anos isso sempre aconteceu, mesmo quando coloquei um carburador novo!! A única época que o problema foi resolvido foi quando levei o carro num mecânico em Araruama (que o Márcio SPA me indicou), mas isso já tem uns dois anos e aqui na minha terra não tem quem dê jeito...
Márcio Barbas- Desbravador
- Número de Mensagens : 226
Tipo de Buggy : Bugre IV 1974 trilheiro / Gaiola (aranha)
Pontos : 5315
Márcio está parecendo regulagem do nivel da bóia (está muito alta). Quanto o carro tem um balanço mais acentuado a gasolina transborda da cuba e dá um pequeno excesso no carburador que logo é queimado e volta ao funcionamento regular.
Convidad- Convidado
Concordo com o marcio.
Veja o nivel, tem que ser um pouco acima da metade da cuba.
Veja o nivel, tem que ser um pouco acima da metade da cuba.
jperson- Moderador
- Número de Mensagens : 4836
Pontos : 10985
também acho que seja isso, coloque mais uma arruela fina "de estilete" no estilete que ela limita a entrada da gasolina e abaixa um pouco a boia.
Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
Boa noite galera ,
Consegui um tempinho e futuquei no BUGGY , então não podia deixar de dar o feedback ...
Segui o conselho da galera e principalmente do Marcio e desmontei o carbura NOVAMENTE .
Lavei bem com tiner e abusei do spray de limpeza em todos os orifícios do dito cujo , depois disso peguei um compressor odontológico que tenho e soprei nele todo , com mais intensidade na passagem do diafragma e dos furos de progressão .
Remontei cuidadosamente e pelo que conferi as medidas dos gicles estão OK , a única alteração que fiz foi da "bengalinha" (injetor), estava 60 e resolvi colocar 70 . Já sei ,já sei , o carro vai beber que só , mas pensei o seguinte ... com essas gasosas de hoje em dia que tem 1/4 de álcool acho que o projeto desse carbura não contava com isso na época e pode ser que ajude o desempenho com essa melhorada na "alimentação " .
Em fim , o problema da aceleração está resolvido , agora posso " chamar " no acelerador que ele responde BONITO , só senti uma coisa : em aceleração constante ou em retomadas , ele dá uma pequena " soluçada " , tipo uns coices e estou achando que pode ser parte elétrica ou ponto , vou ver depois com calma .
Será que pode ser exesso por causa do injetor de 70 ?
Grato a todos pelas dicas que foram certeiras e me pouparam um bom tempo ...
Abraços .
Consegui um tempinho e futuquei no BUGGY , então não podia deixar de dar o feedback ...
Segui o conselho da galera e principalmente do Marcio e desmontei o carbura NOVAMENTE .
Lavei bem com tiner e abusei do spray de limpeza em todos os orifícios do dito cujo , depois disso peguei um compressor odontológico que tenho e soprei nele todo , com mais intensidade na passagem do diafragma e dos furos de progressão .
Remontei cuidadosamente e pelo que conferi as medidas dos gicles estão OK , a única alteração que fiz foi da "bengalinha" (injetor), estava 60 e resolvi colocar 70 . Já sei ,já sei , o carro vai beber que só , mas pensei o seguinte ... com essas gasosas de hoje em dia que tem 1/4 de álcool acho que o projeto desse carbura não contava com isso na época e pode ser que ajude o desempenho com essa melhorada na "alimentação " .
Em fim , o problema da aceleração está resolvido , agora posso " chamar " no acelerador que ele responde BONITO , só senti uma coisa : em aceleração constante ou em retomadas , ele dá uma pequena " soluçada " , tipo uns coices e estou achando que pode ser parte elétrica ou ponto , vou ver depois com calma .
Será que pode ser exesso por causa do injetor de 70 ?
Grato a todos pelas dicas que foram certeiras e me pouparam um bom tempo ...
Abraços .
Beleza Gustavo, carburação é isso mesmo, chato e detalhado!!! Com o injetor maior (nº 70) seu carro não vai beber mais, isso é folclore. O injetor define o tempo de injeção de determinada quantidade de combustível (injetores menores mias tempo, injetores maiores menos tempo), o volume é determinado pela bomba de aceleração. O que vai ditar o consumo agora é a forma de dirigir.
O "novo" problema que vc detectou me parece que tem a ver com parte elétrica, procure saber como estão os cabos de velas, tampa do distribuidor, rotor, condensador e abertura do platinado. Acho que a solução passa por aí!!
Abração.
O "novo" problema que vc detectou me parece que tem a ver com parte elétrica, procure saber como estão os cabos de velas, tampa do distribuidor, rotor, condensador e abertura do platinado. Acho que a solução passa por aí!!
Abração.
Convidad- Convidado
Coloca o motor a funcionar no escuro, para ver se não existem fugas de corrente pela tampa do distribuidor ou da bobina.
Márcio ... escreveu: Beleza Gustavo, carburação é isso mesmo, chato e detalhado!!! Com o injetor maior (nº 70) seu carro não vai beber mais, isso é folclore. O injetor define o tempo de injeção de determinada quantidade de combustível (injetores menores mias tempo, injetores maiores menos tempo), o volume é determinado pela bomba de aceleração. O que vai ditar o consumo agora é a forma de dirigir.
Abração.
Valeu Marcio , grato mais uma vez pelas suas dicas .
Vou seguir nesse caminho , acho que é a parte elétrica mesmo . Hoje ajustei o ponto no "olhômetro e ouvidômetro" , pois me falta a pistola de ponto , mas só nesse ajuste já deu uma melhorada boa .
Confesso que achei que o injetor maior = maior consumo , entendo que a pressão é determinada pela bomba , mas o volume injetado em cada aceleração pensei que fosse de acordo com a bitola ...
Os outros gicles são 60 da lenta , 135 o principal e 125 central .
Abraços .
Carlão escreveu:Coloca o motor a funcionar no escuro, para ver se não existem fugas de corrente pela tampa do distribuidor ou da bobina.
Essa eu tinha testado a algum tempo ( na verdade muuito tempo ) e não havia fuga , mas vale a revisão ...
Valeu Carlão .
pra não fujir corrente eu coloquei cabos supresivos, nunca mais saiu faíca
Gustavo acho que a configuração do seu carburador está boa ... faça a revisão elétrica que o carro ficará 100%! Qualquer coisa grita aí!! Abração.
Convidad- Convidado
Eu detesto carburador, sou fã da injeção... rsrsrs as dicas que foram dadas são boas, basta seguir, não esqueça de regular as valvulas...
Fabrício®© escreveu:Eu detesto carburador, sou fã da injeção... rsrsrs as dicas que foram dadas são boas, basta seguir, não esqueça de regular as valvulas...
por isso é que quer colocar uma injeção de kombi no seu né?
Pescador- Super Desbravador
- Número de Mensagens : 432
Tipo de Buggy : Giants
Pontos : 6025
é... com injeção é muito, mas muito mais pratico descobrir um problema do que carburador.
Com um multimetro automotivo e a tabela de valores vc descobre o sensor que está danificado, se por no scanner então, é melzinho na chupeta.
Com um multimetro automotivo e a tabela de valores vc descobre o sensor que está danificado, se por no scanner então, é melzinho na chupeta.
Fabrício escreveu:é... com injeção é muito, mas muito mais pratico descobrir um problema do que carburador.
Aí é molezinha mesmo Fabrício, mas continuo achando que eletrônica e maresia não são grandes amigos ... em um buggy que anda a beira mar a questão não é se vai dar problema e sim quando vai dar o problema!!
Convidad- Convidado
Então Marcio, entendo perfeitamente seu ponto de vista...
Mas tudo tem uma manhã... os conectores dos sensores são blincados para não entrar agua. O modulo de injeção e seu conector não tem blindagem pois ele é feito pra ser instalado dentro do carro, mas isso tem como resolver. Passar silicone em volta do modulo e do conector e instalá-lo em um local coberto, de preferencia fazer uma caixinha de fibra para tampá-lo, mas se fosse pensar assim não poderiamos usar ignição eletrônica da bosch por causa da maresia.
Mas tudo tem uma manhã... os conectores dos sensores são blincados para não entrar agua. O modulo de injeção e seu conector não tem blindagem pois ele é feito pra ser instalado dentro do carro, mas isso tem como resolver. Passar silicone em volta do modulo e do conector e instalá-lo em um local coberto, de preferencia fazer uma caixinha de fibra para tampá-lo, mas se fosse pensar assim não poderiamos usar ignição eletrônica da bosch por causa da maresia.
Olhando por aí é até verdade, mas confesso que além de cismado, buggy pra mim tem que ter motor Boxer e carburação ... coisa de buggueiro conservador!!!
Convidad- Convidado
Página 2 de 2 • 1, 2