Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Oficina...

+3
Reinaldo
jperson
chevas
7 participantes

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Oficina... Empty Oficina...

Mensagem por chevas Seg Out 10, 2016 3:13 pm

Agrupei minhas postagens de oficina num tópico novo, acho que eu estava desvirtuando o assunto do tópico "Conte a história do seu buggy aqui":

https://planetabuggy.forumeiros.com/t5824p50-conte-a-historia-do-seu-buggy-aqui#98857

Vou continuar aqui a contar minhas andanças nas oficinas e aproveitar para colocar também todos os melhoramentos e adaptações que eu fizer. Começo copiando tudo do tópico anterior relativo a oficina...

***

Re: Conte a História do seu buggy aqui!

Oficina... I_icon_minipost por chevas em Ter Maio 31, 2016 5:45 pm
chevas escreveu:Más notícias...o vazamento de óleo do motor está afetando a embreagem, que está patinando...vou ter que mandar tirar o motor pra arrumar.
Que trabalheira vai dar...fora que devem aparecer outras coisas... Oficina... Icon_cry
E o radiador está com problemas na fixação e na eficiência também...
Ainda dá pra andar, mas quero fazer essas coisas o quanto antes para que não piore. 
Talvez mês que vem...
[]'s
Continuando...

Caros, finalmente tomei coragem e mandei tirar o motor pra consertar o vazamento de óleo! 
Como eu pensava, está dando uma canseira no mecânico, por conta principalmente de como os chicotes foram montados e fixados. 
Também como eu tinha previsto, a embreagem terá que ser trocada. Encharcou com óleo de tal maneira que os elementos de fricção estavam se soltando dos rebites! E a embreagem aparentemente era nova. Vou aproveitar pra trocar o retentor e o rolamento do eixo-piloto da caixa também. Seguem umas fotos do serviço até o momento...

Sem motor:
Expandir esta imagem Ver em tamanho real
Oficina... 4JMAZvU

Motor no chão:
Expandir esta imagem Ver em tamanho real
Oficina... KhOZudG

Retentor novo colocado:
Expandir esta imagem Ver em tamanho real
Oficina... 4fMW58l

Que bagunça essa fiação:
Expandir esta imagem Ver em tamanho real
Oficina... RViLCSa

Ah, esqueci de comentar que mandei fazer uma fixação melhor para o radiador. Basicamente são 2 pranchetas de inox, uma por cima e outra por baixo do radiador, presas entre si por 2 barras rosqueadas nas pontas. Nessas pranchetas tem pequenas "orelhas" soldadas, onde se prendem os parafusos que seguram o conjunto do ventilador e também os coxins de fixação do radiador. Ficou bem resistente. Depois eu conto e mostro como ficou tudo...

[]'s
_________________

Chevas


Re: Conte a História do seu buggy aqui!
por chevas em Qua Jun 01, 2016 3:49 pm

Bom, pessoal, motor remontado, MAS...no teste apareceu um vazamento de água no radiador...resultado: mandamos pra uma oficina especializada em radiadores pra consertar. Também pedi pra trocar o reservatório de expansão do radiador, que era usado estava muito velho e sujo, nem dava pra ver o nível. Além disso, eu tinha pedido pro mecânico acertar a posição das coifas dos semi-eixos mas depois disso começou a vazar óleo do câmbio por elas. Talvez seja só óleo acumulado dentro das coifas, ou falta de aperto nas abraçadeiras, pois não tinha nenhuma marca de óleo ali antes...vamos ver. Ufa. Sabia que iam aparecer mais coisas...  
A saga continua! Quando estiver pronto eu conto e mostro tudo.
[]'s
_________________
Chevas

Re: Conte a História do seu buggy aqui!
Oficina... I_icon_minipost por chevas em Sab Jun 04, 2016 5:11 pm

Bom. Peguei o buggy na oficina hoje de manhã. Resultado da brincadeira: além de trocar o retentor traseiro do motor, o retentor do eixo-piloto do câmbio, o kit de embreagem e o reservatório de expansão, tive que trocar o radiador, pois não deu pra soldar o velho. Tudo isso mais os serviços deu um número de 4 dígitos $$$$. Mas pelo menos não vou me incomodar tão 
cedo, além de parar aquele vazamento de óleo nojento no chão da garagem. 
Próxima manutenção prevista: trocar o óleo, daqui a alguns meses.
Próximo passeio: amanhã, pra finalizar os testes da nova embreagem.
Hoje só dei uma volta rápida de testes, está bem melhor. Amanhã se o tempo estiver bom, vou esticar um pouco mais a distância e pisar um pouco mais fundo no pedal da direita, hehe!  Mas só pra testar.
[]'s

_________________
Chevas


 Re: Conte a História do seu buggy aqui! 
 por chevas em Sex Jul 15, 2016 5:11 pm

Mudanças na próxima revisão: vou mandar ver o vazamento de óleo do câmbio, pelas tampas laterais dos semi-eixos...quando mandar fazer eu posto fotos. Tá um pinga-pinga chato. Pelo menos é menor do que o antigo vazamento do motor.
[]'s
___________________

Chevas



 Re: Conte a História do seu buggy aqui!
Oficina... I_icon_minipost por Reinaldo em Sex Jul 15, 2016 6:47 pm
chevas escreveu:Mudanças na próxima revisão: vou mandar ver o vazamento de óleo do câmbio, pelas tampas laterais dos semi-eixos...quando mandar fazer eu posto fotos. Tá um pinga-pinga chato. Pelo menos é menor do que o antigo vazamento do motor.
[]'s
Chevas, antes de pagar para alguém, dá uma olhada vc mesmo... Às vezes é só apertar os parafusos das tampas laterais... Dá uma olhada nas coifas dos semi-eixos que é comum vazar e fácil de trocar vc mesmo...
_______________
Oficina... Af7yux
http://rollerbuggy.blogspot.com.br/
https://www.youtube.com/c/RollerBuggy
https://www.facebook.com/pages/Roller-Buggy/1585422061722474



Re: Conte a História do seu buggy aqui!
Oficina... I_icon_minipost por chevas em Sex Jul 15, 2016 10:34 pm

Oi Reinaldo. As coifas não são, foram revisadas e corrigida a posição na última vez. Apertar os parafusos me ocorreu, vou tentar neste findi.
_________________
Chevas


Re: Conte a História do seu buggy aqui!
Oficina... I_icon_minipost por chevas em Qui Ago 11, 2016 6:06 pm
chevas escreveu:Oi Reinaldo. As coifas não são, foram revisadas e corrigida a posição na última vez. Apertar os parafusos me ocorreu, vou tentar neste findi.
Não dei retorno.
As porcas e parafusos parecem bem apertadas, mas tem algumas que não consigo por causa do chassi. Só tirando tudo, motor inclusive, para mexer. Foi burrice não tirar a caixa para revisar tudo, quando tirei o motor para trocar o retentor. Por enquanto vou deixar quieto... 
[]'s

_________________
Chevas


Re: Conte a História do seu buggy aqui!
Oficina... I_icon_minipost por Reinaldo em Qui Ago 11, 2016 11:13 pm

Se o vazamento não for grande e você conseguir conviver com ele, tudo bem... Só verifique o nível do óleo com mais frequência.
_________________
Oficina... Af7yux
http://rollerbuggy.blogspot.com.br/
https://www.youtube.com/c/RollerBuggy
https://www.facebook.com/pages/Roller-Buggy/1585422061722474


Oficina... Empty Re: Conte a História do seu buggy aqui!


Oficina... I_icon_minipost por chevas em Dom Set 25, 2016 7:19 pm

Acho que resolvi o problema da temperatura, vejam no tópico abaixo:

https://planetabuggy.forumeiros.com/t2512p125-sofrendo-com-a-temperatura#98820

Próximos serviços: 
- troca de óleo;
- vazamento de óleo na caixa;
- escapamento melhor.

Antes do verão, acho que só a troca de óleo...

[]'s

Edit 26/09/16: putz! ontem fiz os testes do radiador, tudo certo. Mas hoje de manhã tinha uma poça de óleo embaixo do motor! Ou o vazamento do retentor voltou, ou é em outo lugar...  Oficina... Icon_cry 
Preciso voltar à oficina, afff...desanimador...conserta uma coisa e estraga outra.  Oficina... Icon_mad

Última edição por chevas em Qui Out 06, 2016 11:25 am, editado 1 vez(es)
_________________
Chevas


Re: Conte a História do seu buggy aqui!
Oficina... I_icon_minipost por chevas em Sab Out 01, 2016 8:48 pm

Aguardando resposta do mecânico que fez o serviço, que está com problemas de saúde...
Expandir esta imagem Ver em tamanho real
Oficina... XNCxy8H
Desculpem a linguagem, mas...que saco!
[]'s
_________________
Chevas


Re: Conte a História do seu buggy aqui!
Oficina... I_icon_minipost por chevas em Qui Out 06, 2016 10:09 am


chevas escreveu:

Do tópico "Sofrendo com a temperatura":  Oficina... I_icon_minipost em Ter Set 27, 2016 9:33 am



"... Agora tenho que ver o vazamento de óleo pelo retentor traseiro, que começou de novo, e mais do que antes...não consigo entender o que aconteceu. Ou foi defeito na peça ou foi montado errado, danificando o retentor. Tirar o motor de novo, que saco isso... Oficina... Icon_sad Espero que o mecânico honre seu trabalho e considere garantia, pois faz só 3 meses que trocamos o retentor. Pelo menos terei uma desculpa para revisar a caixa de câmbio e tentar arrumar seus vazamentos... Oficina... Icon_rolleyes "

Bom. Oficina (nova) agendada para a semana que vem...só no aguardo.  Infelizmente, tive que desistir do mecânico antigo, que não me ligou, provavelmente continua com problemas de saúde na família, e além disso, ele já estava aposentado, embora continuasse trabalhando até mais ou menos um mês atrás. (Também descobri que ele fez uns procedimentos não muito corretos na montagem, então deixa assim, paciência). Mas esse novo mecânico parece ser bom. O preço é equivalente. Segundo ele, já trabalhou com vários buggys, Gurgel e afins, inclusive refez chassis. Hoje em dia quase não mexe mais nesse tipo de veículo, mas como ele gostou muito do meu buggy, aceitou o serviço. Vou aproveitar pra trocar o óleo do motor e mexer na caixa, que está vazando um pouco de óleo pelas tampas laterais. Sei que alguma coisa a mais vai aparecer, mas espero que nada grave. Quando tiver novidades eu aviso. Por enquanto o buggy está de molho, não quero andar pra não estragar a embreagem nova com o vazamento de óleo...
[]'s

_________________
Chevas

Re: Conte a História do seu buggy aqui!
Oficina... I_icon_minipost por chevas em Sab Out 08, 2016 5:54 pm

Já que não posso andar de buggy, hoje resolvi dar uma mexida na parte elétrica, que tinha um problema desde que ele chegou: a luz espia verde da seta e pisca-alerta, que é um led, não apagava totalmente, o que me irritava profundamente. Achava que era terra ou ligação errada. Pois bem, depois de muito mexer, descobri que estava ligado errado! Agora etá funcionando corretamente, ou seja, não fica "meio acesa" e pisca normalmente. Isso me alegrou o sábado. Aproveitei para arrumar e prender os fios dos instrumentos, com abraçadeiras plásticas. Também instalei um aviso sonoro de pisca, típico de motos. Agora não tem como deixar o pisca ligado.  Oficina... Icon_biggrin

Fotinho dos instrumentos:
Expandir esta imagem Ver em tamanho real
Oficina... HbyOUPl
Bem no momento do piscar do led verde...
[]'s
_________________
Chevas


Re: Conte a História do seu buggy aqui!
Oficina... I_icon_minipost por chevas Hoje à(s) 3:14 pm

Oficina... Icon_mad   Ontem, entristeci: descobri que a ligação que eu tinha feito para a luz espia da seta estava errada...estavam acendendo todos as luzes de seta juntas, como se fosse pisca-alerta! Bah. Mas pesquisando um pouco mais, descobri que existe um relé específico para o que eu queria:
Oficina... IsMxPMD
É um relé normal de pisca mas com um terminal a mais, justamente para a luz piloto. É usado nos Fiat e outros.
Comprei, instalei e pronto! Tudo certo. Fiquei feliz de novo!  Oficina... Icon_biggrin 

PS: depois de 3 oficinas, acho que estamos mal servidos de auto-elétricos por aqui... ou pelo menos da boa vontade deles. Oficina... Icon_rolleyes 

[]'s


Última edição por chevas em Seg Nov 20, 2017 12:45 pm, editado 5 vez(es)
chevas
chevas
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 830
Idade : 55
Localização : Rio Grande - RS
Tipo de Buggy : Fercar Naja One Sumaya
Pontos : 5921
Data de inscrição : 09/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Oficina... Empty Re: Oficina...

Mensagem por chevas Qui Out 13, 2016 12:30 pm

Motor fora novamente! Ele já descobriu uns problemas de montagem no motor (silicone nas juntas!) e montagem errada na caixa. Vai ter que desmontar a caixa toda...

Oficina... TxJo2WV

Oficina... 2ZyampX

Acompanhando...

[]'s
chevas
chevas
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 830
Idade : 55
Localização : Rio Grande - RS
Tipo de Buggy : Fercar Naja One Sumaya
Pontos : 5921
Data de inscrição : 09/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Oficina... Empty Re: Oficina...

Mensagem por chevas Ter Out 18, 2016 5:44 am

Estão tirando a caixa e já achei outro problema: os parafusos que prendem a ponta de eixo no braço da suspensão traseira são muito compridos, deu interferência nos amortecedores, amassando-os. E o pior, estragaram eles. Terei que trocá-los. Depois colocarei fotos.
Não sei se isso veio de fábrica (erro de montagem, construção ou projeto) ou foi nas alterações da suspensão traseira que eu fiz aqui em RG...pelo menos é fácil de resolver, basta diminuir os parafusos ou invertê-los de lado, colocando a porca para fora.
Fora isso, teremos que trocar umas juntas e retentores das pontas de eixo também.
Continuamos acompanhando..
[]'s
chevas
chevas
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 830
Idade : 55
Localização : Rio Grande - RS
Tipo de Buggy : Fercar Naja One Sumaya
Pontos : 5921
Data de inscrição : 09/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Oficina... Empty Re: Oficina...

Mensagem por jperson Ter Out 18, 2016 6:01 am

Coloca umas fotos Chevas. Gosto dessas lambanças.
jperson
jperson
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4836
Idade : 63
Localização : IJUI-RS
Pontos : 10790
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Oficina... Empty Re: Oficina...

Mensagem por chevas Ter Out 18, 2016 6:48 am

jperson escreveu:Coloca umas fotos Chevas. Gosto dessas lambanças.
Sim, vou colocar. Vamos ver se hoje consigo. 
[]'s
chevas
chevas
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 830
Idade : 55
Localização : Rio Grande - RS
Tipo de Buggy : Fercar Naja One Sumaya
Pontos : 5921
Data de inscrição : 09/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Oficina... Empty Re: Oficina...

Mensagem por chevas Ter Out 18, 2016 11:23 am

O braço da suspensão está preso com um arame pra não cair no chão...mas dá pra ver claramente o amortecedor amassado... Mad
Oficina... F11OSIV

Sem a caixa...essa é a imagem do vazio!  Sad
Oficina... 1nGvYAm

Acompanhando...  Shocked

[]'s
chevas
chevas
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 830
Idade : 55
Localização : Rio Grande - RS
Tipo de Buggy : Fercar Naja One Sumaya
Pontos : 5921
Data de inscrição : 09/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Oficina... Empty Re: Oficina...

Mensagem por chevas Ter Out 18, 2016 12:00 pm

Olhando umas fotos de quando o buggy chegou, acho que ele veio com esse problema de interferência dos parafusos nos amortecedores...pressa na montagem, só pode ser.  Rolling Eyes
[]'s
chevas
chevas
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 830
Idade : 55
Localização : Rio Grande - RS
Tipo de Buggy : Fercar Naja One Sumaya
Pontos : 5921
Data de inscrição : 09/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Oficina... Empty Re: Oficina...

Mensagem por chevas Qua Out 19, 2016 5:42 am

Caixa fora. Esperando para ser limpa e desmontada...

Oficina... Mj17Mdc

Acompanhando...

[]'s
chevas
chevas
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 830
Idade : 55
Localização : Rio Grande - RS
Tipo de Buggy : Fercar Naja One Sumaya
Pontos : 5921
Data de inscrição : 09/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Oficina... Empty Re: Oficina...

Mensagem por chevas Ter Out 25, 2016 5:41 am

Caixa desmontada, sendo limpa. Aparentemente está em bom estado...

Oficina... UHyn8pq

[]'s
chevas
chevas
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 830
Idade : 55
Localização : Rio Grande - RS
Tipo de Buggy : Fercar Naja One Sumaya
Pontos : 5921
Data de inscrição : 09/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Oficina... Empty Re: Oficina...

Mensagem por chevas Qua Out 26, 2016 6:38 am

Bom. Últimas novidades da oficina, bem do tipo EU SABIA...  Mad

Com a caixa desmontada, foram encontrados os seguintes problemas:

- a caixa estava com pouco óleo, isso que eu completei não faz um ano;
- os semi-eixos tem duas peças - entre eles e a caixa das planetárias - que estão deslocados por mau montagem. É fácil arrumar;
- as juntas esféricas estavam sem os retentores (!) e sem as margaridas. Também fácil de arrumar;
- O maior problema está nas engrenagens: a quarta está com dentes quebrados (por isso fazia barulho), e a terceira já foi retificada.

Teremos que colocar um jogo novo de 4ª marcha, novos anéis sincronizadores em todas as marchas e ainda retificar o que vai junto da 3ª, pois se não fizer as peças não vão se ajustar direito. Ufa... Rolling Eyes

Ele disse que poderia ter limpado e montado tudo que iria funcionar, mas e se daqui a 6 meses quebrasse outro dente e destruísse o resto? É melhor fazer de uma vez. Quem está na chuva é pra se molhar.  Neutral

Ainda não deu pra tirar fotos da engrenagem quebrada, mas depois que desmontar o eixo primário eu mostro pra vcs.
Depois ainda falta o serviço do motor, que aparentemente vai dar menos trabalho do que a caixa. Ficar pronto, só pra semana que vem.  Mas o tempo aqui tá horrível mesmo, então...menos mal.

Acompanhando...

[]'s
chevas
chevas
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 830
Idade : 55
Localização : Rio Grande - RS
Tipo de Buggy : Fercar Naja One Sumaya
Pontos : 5921
Data de inscrição : 09/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Oficina... Empty Re: Oficina...

Mensagem por chevas Sex Out 28, 2016 1:56 pm

Bah, o negócio é o seguinte, tem mais coisas: o pinhão e a coroa foram mal montados também, e estão desgastados...até poderia, mas ele não recomenda montar assim. Tem mais o degaste das juntas esféricas, aperto exagerado nos parafusos das tampas laterais, enfim, um monte de problemas. Só os serviços de retífica feitos em Pelotas, onde ele manda fazer esses serviços, mais a substituição de peças vão sair muito caro, não valem a pena. Estamos procurando uma caixa agora...vai demorar isso...
Mad
[]'s
chevas
chevas
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 830
Idade : 55
Localização : Rio Grande - RS
Tipo de Buggy : Fercar Naja One Sumaya
Pontos : 5921
Data de inscrição : 09/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Oficina... Empty Re: Oficina...

Mensagem por jperson Sáb Out 29, 2016 4:53 pm

Quem foi que montou essa caixa com todos esses problemas?
jperson
jperson
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4836
Idade : 63
Localização : IJUI-RS
Pontos : 10790
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Oficina... Empty Re: Oficina...

Mensagem por chevas Dom Out 30, 2016 9:12 am

Não sei, veio assim de São Paulo. O fabricante deve comprar de desmanches e/ou oficinas de recuperação de câmbios...
[]'s


Última edição por chevas em Ter Nov 08, 2016 5:34 am, editado 1 vez(es)
chevas
chevas
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 830
Idade : 55
Localização : Rio Grande - RS
Tipo de Buggy : Fercar Naja One Sumaya
Pontos : 5921
Data de inscrição : 09/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Oficina... Empty Re: Oficina...

Mensagem por chevas Ter Nov 01, 2016 8:56 am

Caros, esse meu novo mecânico é bem interessado, já achou uma caixa. Apresento meu "novo" câmbio e seu doador, um Fusca 1985. Se ela estiver realmente boa, foi uma pechincha. Agora é esperar montar, dar uma revisada, trocar o óleo e testar. Espero que tudo dê certo. Claro, antes ainda tem a parte do motor...

Oficina... 6U6v3Gx

Oficina... EvpixZq

PS: Uma coisa que me deixou encucado é o seguinte: a minha caixa, a que veio no buggy, tem numeração BV, ou seja, de Brasília. Mas o mecânico contou os dentes e a relação é 9 x 43! Ele disse que é de Brasília mesmo. Mas de Brasília não era 8x33??? Pelo menos é o que diz as informações da internet e daqui do PB. Esta que comprei hoje a numeração começa com PT (8x31, Fusca pós 84). Se ele abrir as tampas laterais vou pedir pra contar os dentes. Se for assim e sem considerar o estado da caixa, será que ganhei ou perdi?
 scratch
chevas
chevas
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 830
Idade : 55
Localização : Rio Grande - RS
Tipo de Buggy : Fercar Naja One Sumaya
Pontos : 5921
Data de inscrição : 09/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Oficina... Empty Re: Oficina...

Mensagem por jperson Ter Nov 01, 2016 3:01 pm

Existiam brasilias 1300 a alcool, os primeiros motores a alcool a ar, pode ser de uma dessas.
jperson
jperson
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4836
Idade : 63
Localização : IJUI-RS
Pontos : 10790
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Oficina... Empty Re: Oficina...

Mensagem por chevas Ter Nov 01, 2016 5:12 pm

Boas notícias! A caixa parece estar em bom estado e não parece estar vazando, inclusive tem borrachas, calços e até a cebolinha da ré originais. Não tem indícios de que foi mexida. Tomara que na vida do Fusquinha doador ela tenha sido bem tratada...

Oficina... TeHlQUk

Oficina... 37RhZME

No aguardo...mas continuo com a pergunta: se essa agora é 8x31 e a minha anterior era 8x33 (ou 9x43??) o que será que vou sentir de diferença? Talvez um pouco de perda de torque na saída, mas acho que pelo fato do meu motor ser mais potente que um boxer, não devo sentir muito, e ainda por cima ganhar na velocidade final e economia...
[]'s
chevas
chevas
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 830
Idade : 55
Localização : Rio Grande - RS
Tipo de Buggy : Fercar Naja One Sumaya
Pontos : 5921
Data de inscrição : 09/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Oficina... Empty Re: Oficina...

Mensagem por chevas Qui Nov 03, 2016 5:48 pm

Hoje eles iam montar a caixa. Iam. Porque a caixa que veio no buggy é de Brasília, e a "nova" é de Fusca. Há uma diferença no comprimento da haste seletora que se acopla ao varão. Na Brasília é mais comprida, uns bons centímetros. Teremos que trocar a rabeta das duas... Rolling Eyes

Oficina... RHDwD3E

[]'s
chevas
chevas
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 830
Idade : 55
Localização : Rio Grande - RS
Tipo de Buggy : Fercar Naja One Sumaya
Pontos : 5921
Data de inscrição : 09/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Oficina... Empty Re: Oficina...

Mensagem por chevas Ter Nov 08, 2016 5:31 am

Ontem estive na oficina, poucas novidades. A caixa está colocada, mas ainda faltam vários detalhes. Nem valia a pena tirar fotos. Hoje ao final da tarde espero um pouco mais de evolução. 
[]'s
chevas
chevas
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 830
Idade : 55
Localização : Rio Grande - RS
Tipo de Buggy : Fercar Naja One Sumaya
Pontos : 5921
Data de inscrição : 09/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Oficina... Empty Re: Oficina...

Mensagem por chevas Qua Nov 09, 2016 10:51 am

Relato de ontem ao final da tarde...ainda está nos detalhes...agora está colocando as pontas de eixo e o sistema de freios traseiros. No motor, o óleo já foi esgotado. Estava muito sujo, segundo o mecânico, assim como o óleo da caixa. Vamos trocar todos os dois mais o filtro de óleo. O retentor traseiro do motor e os amortecedores já chegaram. Amanhã, espero poder relatar mais avanços.
[]'s
chevas
chevas
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 830
Idade : 55
Localização : Rio Grande - RS
Tipo de Buggy : Fercar Naja One Sumaya
Pontos : 5921
Data de inscrição : 09/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Oficina... Empty Re: Oficina...

Mensagem por chevas Qui Nov 10, 2016 5:19 am

Bem, ontem, alguns avanços e novas descobertas. Os avanços são: câmbio, amortecedores, coifas, pontas de eixo traseiras e freios/rodas colocados. No motor foi retirado o cárter, está escorrendo o resto do óleo para depois trocar o retentor e montar tudo.
As descobertas: não tinha sido trocado o retentor do eixo piloto do câmbio antigo. Tinham passado cola! E o cárter simplesmente caiu depois do último parafuso: estava sem cola (este cárter usa cola e não junta). Por isso (também) vazava óleo. E mais: quando estava escorrendo o óleo, eles ouviram barulhos de pequenas peças metálicas caindo. Para a surpresa de todos, encontraram dentro do cárter algumas partes de rolamentos de agulha e um eixo de balancim. Neste motor, os balancins são roletados. Deve ter dado algum problema e trocaram um ou mais, não se sabe. Só que nesse processo caíram pedaços dentro do motor e não viram ou simplesmente deixaram lá. Incrível. Ainda bem que não quebrou nada.  Para ter uma idéia, o comprimento das peças é de aproximadamente 1cm.

Shocked

Cárter aberto.
Oficina... 0NEmNzO

Pecinhas encontradas dentro do cárter:
Oficina... L38np7A

Câmbio e outras peças montadas:
Oficina... 1Uw6K1d

[]'s
chevas
chevas
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 830
Idade : 55
Localização : Rio Grande - RS
Tipo de Buggy : Fercar Naja One Sumaya
Pontos : 5921
Data de inscrição : 09/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Oficina... Empty Re: Oficina...

Mensagem por chevas Sex Nov 11, 2016 5:39 am

Ontem o único avanço no serviço foi a colocação do novo retentor traseiro do motor. Ele me mostrou a ferramenta que se usa pra colocar esse retentor:
Oficina... ZkeH3Cf
(Detalhe: ele tinha emprestado para outro mecânico, e roubaram...por isso demorou a mexer nessa parte)

Ele me mostrou também que o outro retentor tinha sido colocado sem a ferramenta (batendo com martelo) e usando cola...triste isso...

Aproveitei para tirar uma foto das pecinhas que encontraram dentro do cárter, para atualizar a postagem anterior...

[]'s
chevas
chevas
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 830
Idade : 55
Localização : Rio Grande - RS
Tipo de Buggy : Fercar Naja One Sumaya
Pontos : 5921
Data de inscrição : 09/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Oficina... Empty Re: Oficina...

Mensagem por chevas Seg Nov 14, 2016 7:30 pm

Tá quase...

Oficina... OEtmdeP

[]'s


Última edição por chevas em Qui Jun 06, 2019 7:15 pm, editado 1 vez(es)
chevas
chevas
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 830
Idade : 55
Localização : Rio Grande - RS
Tipo de Buggy : Fercar Naja One Sumaya
Pontos : 5921
Data de inscrição : 09/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Oficina... Empty Re: Oficina...

Mensagem por chevas Ter Nov 22, 2016 2:15 pm

Bom. Atualizando: acharam mais um detalhe na montagem: o conector do sensor de fase do comando foi adaptado, não se sabe por quê. Ele foi cortado e os fios soldados, ao invés de ter um conector no chicote, que aliás está muito curto. Estamos procurando um conjunto de sensor + conector com fios em desmanches para substituir. Do jeito que estava não dá... Hoje vou lá ver se ele já conseguiu.

Oficina... P1B4rCD

[]'s
chevas
chevas
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 830
Idade : 55
Localização : Rio Grande - RS
Tipo de Buggy : Fercar Naja One Sumaya
Pontos : 5921
Data de inscrição : 09/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Oficina... Empty Re: Oficina...

Mensagem por chevas Sex Nov 25, 2016 8:21 pm

Bom, gente, peguei o buggy hoje à tardinha e vim direto pra casa, mas deu pra perceber que a caixa está bem boa, só preciso regular melhor a alavanca do câmbio e o acoplamento do varão. Também notei que a luz de ré não está ligando, deve ser a cebolinha que não foi trocada. Amanhã vou ver isso tudo e dar uma limpada nele. Também não achamos o sensor de fase, então ele refez a fiação, soldou e isolou com silicone. Ainda vou procurar um melhor para trocar. Já a suspensão dianteira, que mandei engraxar, ficou muito boa, bem macia. Cada vez mais lembro do que o Reinaldo diz: " não existe buggy ruim, existe buggy mal ajustado", pois cada vez que mexemos ele fica melhor. Smile
Amanhã terei mais informações e talvez algumas fotos.

[]'s
chevas
chevas
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 830
Idade : 55
Localização : Rio Grande - RS
Tipo de Buggy : Fercar Naja One Sumaya
Pontos : 5921
Data de inscrição : 09/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Oficina... Empty Re: Oficina...

Mensagem por Reinaldo Sáb Nov 26, 2016 9:37 am

Chevas, você está sofrendo mais do que o normal... Rrsrsrsrrs!!!

Sempre tem o que melhorar...

Parabéns pela paciência e determinação!

Boa diversão!

Reinaldo
Reinaldo
Reinaldo
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1231
Localização : São Paulo - SP
Tipo de Buggy : BRM M8 1995
Pontos : 7210
Data de inscrição : 02/06/2008

http://rollerbuggy.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Oficina... Empty Re: Oficina...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos