Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

SOCORRO!!! Sera que queimei o modulo da ignicao?

3 participantes

Ir para baixo

ignição - SOCORRO!!! Sera que queimei o modulo da ignicao? Empty SOCORRO!!! Sera que queimei o modulo da ignicao?

Mensagem por J. VIDA Sáb Jul 19, 2014 12:51 am

Salve galera bugueira!!!
    Estava com meu "Baby" desmontado para uma geral no chassis (solda e pintura). Quando desmontei marquei toda a fiaçao que desliguei (alternador, bobina, arranque, distribuidor "cebolao" do oleo, bateria e luz de re).  Ficou 01 ano desmontado e quando montei religuei tudo e nao quis pegar, tinha "negativo" na bobina (-) mas não tinha "positivo" (15) com a chave ligada e mesmo quando dava partida no arranque. Resolvi levar um fio com corrente até o terminal 15 da bobina, assim que encostei, ele faiscou, tentei dar partida e nada. Desfiz essa ligaçao e depois disso nem "negativo" tem mais no terminal (-) da bobina. Sera que queimei o modulo da ignicao? Ele é um Bosch. Tem como testa-lo?
     Se alguem puder me dar uma luz...
     Abraco a todos!
J. VIDA
J. VIDA
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 106
Idade : 59
Localização : Itaipuaçu - Maricá - RJ
Tipo de Buggy : BABY
Pontos : 4985
Data de inscrição : 10/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

ignição - SOCORRO!!! Sera que queimei o modulo da ignicao? Empty Re: SOCORRO!!! Sera que queimei o modulo da ignicao?

Mensagem por Beco Dom Jul 20, 2014 8:51 am

Não sei como testar fora do carro. O que fizemos, por aqui, é colocar em outro carro que não tenha problemas e ver se funciona...
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11921
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

ignição - SOCORRO!!! Sera que queimei o modulo da ignicao? Empty Re: SOCORRO!!! Sera que queimei o modulo da ignicao?

Mensagem por J. VIDA Dom Jul 20, 2014 9:38 am

Obrigado Carlão!!! Vou tentar isso. Abraço!
J. VIDA
J. VIDA
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 106
Idade : 59
Localização : Itaipuaçu - Maricá - RJ
Tipo de Buggy : BABY
Pontos : 4985
Data de inscrição : 10/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

ignição - SOCORRO!!! Sera que queimei o modulo da ignicao? Empty Re: SOCORRO!!! Sera que queimei o modulo da ignicao?

Mensagem por Convidado Dom Jul 20, 2014 12:22 pm

J. VIDA escreveu:Obrigado Carlão!!! Vou tentar isso. Abraço!

Opa!
O que eu faço nestes casos é pegar o esquema elétrico na internet e testar fio por fio com um multímetro.. 
Vc testou todo o chicote? testou os conectores do distribuidor, bobina e ignição eletrônica?
abs!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

ignição - SOCORRO!!! Sera que queimei o modulo da ignicao? Empty Re: SOCORRO!!! Sera que queimei o modulo da ignicao?

Mensagem por J. VIDA Dom Jul 20, 2014 7:08 pm

Valeu Carlos.Borowik, vou pegar o esquema e ver se alguém me ajuda com isso...
J. VIDA
J. VIDA
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 106
Idade : 59
Localização : Itaipuaçu - Maricá - RJ
Tipo de Buggy : BABY
Pontos : 4985
Data de inscrição : 10/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

ignição - SOCORRO!!! Sera que queimei o modulo da ignicao? Empty Re: SOCORRO!!! Sera que queimei o modulo da ignicao?

Mensagem por Convidado Dom Jul 20, 2014 7:41 pm

J. VIDA escreveu:Valeu Carlos.Borowik, vou pegar o esquema e ver se alguém me ajuda com isso...

Se ajudar:

Esquema de ligaçao de alguns tipos de igniçao eletronica


Sistema de ignição mini (5 terminais) 
ignição - SOCORRO!!! Sera que queimei o modulo da ignicao? Ignicao2


Sistema de ignição transistorizada TSZ-i (6 terminais) 
ignição - SOCORRO!!! Sera que queimei o modulo da ignicao? Ignicao3



Sistema de ignição eletrônica TSZ-i com ccr (7 terminais) 

ignição - SOCORRO!!! Sera que queimei o modulo da ignicao? Ignicao4



Sistema de ignição por efeito Hall- TZH (7 terminais) 

ignição - SOCORRO!!! Sera que queimei o modulo da ignicao? Ignicao5


ps. Linha 15 é o pós-chave e linha 1 é o pulso negativo da bobina..

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

ignição - SOCORRO!!! Sera que queimei o modulo da ignicao? Empty Re: SOCORRO!!! Sera que queimei o modulo da ignicao?

Mensagem por J. VIDA Dom Jul 20, 2014 9:03 pm

Opa, Vlw Borovik, Será que quando eu liguei um positivo direto no terminal 15 da bobina, danifiquei a ignição? Pq antes dessa ligação existia negativo no terminal 1, depois da ligação até esse negativo sumiu. Abraço!
J. VIDA
J. VIDA
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 106
Idade : 59
Localização : Itaipuaçu - Maricá - RJ
Tipo de Buggy : BABY
Pontos : 4985
Data de inscrição : 10/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

ignição - SOCORRO!!! Sera que queimei o modulo da ignicao? Empty Re: SOCORRO!!! Sera que queimei o modulo da ignicao?

Mensagem por Convidado Dom Jul 20, 2014 9:17 pm

J. VIDA escreveu:Opa, Vlw Borovik, Será que quando eu liguei um positivo direto no terminal 15 da bobina, danifiquei a ignição? Pq antes dessa ligação existia negativo no terminal 1, depois da ligação até esse negativo sumiu. Abraço!

Provavelmente não danificou, só repare que o pulso negativo na linha 1 depende da posição do eixo do distribuidor, ele não fica negativo constante.. justamente para ele gerar a centelha para os 4 cilindros..

Vc por acaso não ligou a linha 1 no negativo diretamente não, né?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

ignição - SOCORRO!!! Sera que queimei o modulo da ignicao? Empty Re: SOCORRO!!! Sera que queimei o modulo da ignicao?

Mensagem por J. VIDA Dom Jul 20, 2014 9:45 pm

Não, a única ligação que tentei foi mesmo essa que falei, fico aliviado em saber que o terminal 1 não fica negativo constante, vou conferir todas as ligações e dar uma limpeza nos terminais que ainda não limpei. Mas, com a chave ligada, tem que ter positivo no terminal 15, ou a ignição manda esse positivo somente depois quando viro o arranque? Desculpe estar te chateando com isso, mas estou doido para ver o "bichinho" funcionando de novo. Abração!
J. VIDA
J. VIDA
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 106
Idade : 59
Localização : Itaipuaçu - Maricá - RJ
Tipo de Buggy : BABY
Pontos : 4985
Data de inscrição : 10/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

ignição - SOCORRO!!! Sera que queimei o modulo da ignicao? Empty Re: SOCORRO!!! Sera que queimei o modulo da ignicao?

Mensagem por Convidado Seg Jul 21, 2014 12:43 pm

J. VIDA escreveu:Não, a única ligação que tentei foi mesmo essa que falei, fico aliviado em saber que o terminal 1 não fica negativo constante, vou conferir todas as ligações e dar uma limpeza nos terminais que ainda não limpei. Mas, com a chave ligada, tem que ter positivo no terminal 15, ou a ignição manda esse positivo somente depois quando viro o arranque? Desculpe estar te chateando com isso, mas estou doido para ver o "bichinho" funcionando de novo. Abração!

Sem problemas, brincar com isso é uma terapia pra mim.. Smile
Correto, com a chave ligada deve ter positivo constante mesmo com o motor desligado, é o mesmo positivo da bateria apenas com o miolo da ignição entre eles..
O positivo do arranque é outro fio no próximo estágio do miolo de ignição..

Vc está usando bobina plástica (tipo de gol) ou aqueles redondas antigas? se for da redonda, um defeito comum e barato de resolver é mal contato nos terminais, neste caso, como o fio geralmente quebra na entrada do terminal, é melhor cortar o fio e colocar terminais novos, não esquece de colocar as capinhas dos terminais, ninguém coloca isso.. rsrrss

Vc já tirou o cabo de vela da tampa do ditribuidor (cabo que vem da bobina) e tentou dar partida com ele próximo em algum lugar que tenha terra para verificar se existe centelha? fazendo isso vc elimina a chance de ser algum problema na tampa do distribuidor para frente (rotor, cabos, velas, etc..) e se concentra apenas no problema da bobina para trás (bobina, chicote, central, etc..)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

ignição - SOCORRO!!! Sera que queimei o modulo da ignicao? Empty Re: SOCORRO!!! Sera que queimei o modulo da ignicao?

Mensagem por Nevio Qua Jul 23, 2014 2:23 pm

Alguém saberia me dizer se esse sistema Hall da ignição eletronica presta?? Vi no ML isso: 01 Distribuidor p/ Ig. Eletr, 01 Bobina MI ( quadradinha ), 01 Módulo ig., 01 chicote = 199,00, é para o motor boxer 1.6, que estou fazendo, é seguro colocar esse sistema de ignição????
Nevio
Nevio
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 411
Idade : 65
Localização : SP/SP
Tipo de Buggy : Buggy Menon/71, Amarelo, 1.6, carburação dupla, rodas Gauchas....
Pontos : 5088
Data de inscrição : 12/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

ignição - SOCORRO!!! Sera que queimei o modulo da ignicao? Empty Re: SOCORRO!!! Sera que queimei o modulo da ignicao?

Mensagem por Convidado Qui Jul 24, 2014 10:29 am

Nevio escreveu:Alguém saberia me dizer se esse sistema Hall da ignição eletronica presta?? Vi no ML isso: 01 Distribuidor p/ Ig. Eletr, 01 Bobina MI ( quadradinha ), 01 Módulo ig., 01 chicote = 199,00, é para o motor boxer 1.6, que estou fazendo, é seguro colocar esse sistema de ignição????

Nevio,
Blz?
Seguro é sim! Tenho um kit destes com sensor hall no fyber e funciona muito bem.. aumenta a potência e diminui o consumo.. além do funcionamento ser bem mais suave.
Mas cuidado.. existem muitos kits sendo vendidos com qualidade duvidosa.. recentemente um amigo comprou um para instalarmos no Maverick dele, e já estamos na troca do quarto kit por diversos defeitos.. o mais grave foi o primeio kit que depois de uma semana apresentou vazamento no eixo do distribuidor, o carro minava óleo no chão, o outro veio com o eixo do rotor torto, o outro não dava ponto de ignição, etc.. os módulos de ignição (caixinhas) paralelos/chineses tb costumam apresentar defeito.. se possível use Bosch, e o distribuidor de um vendedor decente que vc consiga trocar facilmente em caso de problemas..

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

ignição - SOCORRO!!! Sera que queimei o modulo da ignicao? Empty Re: SOCORRO!!! Sera que queimei o modulo da ignicao?

Mensagem por Nevio Qui Jul 24, 2014 5:14 pm

carlos.borowik escreveu:
Nevio escreveu:Alguém saberia me dizer se esse sistema Hall da ignição eletronica presta?? Vi no ML isso: 01 Distribuidor p/ Ig. Eletr, 01 Bobina MI ( quadradinha ), 01 Módulo ig., 01 chicote = 199,00, é para o motor boxer 1.6, que estou fazendo, é seguro colocar esse sistema de ignição????

Nevio,
Blz?
Seguro é sim! Tenho um kit destes com sensor hall no fyber e funciona muito bem.. aumenta a potência e diminui o consumo.. além do funcionamento ser bem mais suave.
Mas cuidado.. existem muitos kits sendo vendidos com qualidade duvidosa.. recentemente um amigo comprou um para instalarmos no Maverick dele, e já estamos na troca do quarto kit por diversos defeitos.. o mais grave foi o primeio kit que depois de uma semana apresentou vazamento no eixo do distribuidor, o carro minava óleo no chão, o outro veio com o eixo do rotor torto, o outro não dava ponto de ignição, etc.. os módulos de ignição (caixinhas) paralelos/chineses tb costumam apresentar defeito.. se possível use Bosch, e o distribuidor de um vendedor decente que vc consiga trocar facilmente em caso de problemas..
Carlos, tudo caminhando bem, só não sei pra onde, kkkkk, grato pela dica, peguei hoje o Kit, retirei no local, o pessoal é gente fina, se tiver qualquer problema é só levar até eles, colocarei sábado no banbino, vamos ver como reage, grato mais uma vez..............
Nevio
Nevio
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 411
Idade : 65
Localização : SP/SP
Tipo de Buggy : Buggy Menon/71, Amarelo, 1.6, carburação dupla, rodas Gauchas....
Pontos : 5088
Data de inscrição : 12/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

ignição - SOCORRO!!! Sera que queimei o modulo da ignicao? Empty Re: SOCORRO!!! Sera que queimei o modulo da ignicao?

Mensagem por J. VIDA Qui Jul 24, 2014 11:06 pm

carlos.borowik escreveu:
J. VIDA escreveu:Não, a única ligação que tentei foi mesmo essa que falei, fico aliviado em saber que o terminal 1 não fica negativo constante, vou conferir todas as ligações e dar uma limpeza nos terminais que ainda não limpei. Mas, com a chave ligada, tem que ter positivo no terminal 15, ou a ignição manda esse positivo somente depois quando viro o arranque? Desculpe estar te chateando com isso, mas estou doido para ver o "bichinho" funcionando de novo. Abração!

Sem problemas, brincar com isso é uma terapia pra mim.. Smile
Correto, com a chave ligada deve ter positivo constante mesmo com o motor desligado, é o mesmo positivo da bateria apenas com o miolo da ignição entre eles..
O positivo do arranque é outro fio no próximo estágio do miolo de ignição..

Vc está usando bobina plástica (tipo de gol) ou aqueles redondas antigas? se for da redonda, um defeito comum e barato de resolver é mal contato nos terminais, neste caso, como o fio geralmente quebra na entrada do terminal, é melhor cortar o fio e colocar terminais novos, não esquece de colocar as capinhas dos terminais, ninguém coloca isso.. rsrrss

Vc já tirou o cabo de vela da tampa do ditribuidor (cabo que vem da bobina) e tentou dar partida com ele próximo em algum lugar que tenha terra para verificar se existe centelha? fazendo isso vc elimina a chance de ser algum problema na tampa do distribuidor para frente (rotor, cabos, velas, etc..) e se concentra apenas no problema da bobina para trás (bobina, chicote, central, etc..)
   Então Borowik, ainda não tinha respondido pois não tive tempo de fazer os testes. Minha bobina é das redondas antigas, e não tem centelha, acho que pq não está chegando corrente no terminal 15, vou verificar se o fio está partido no terminal, assim que fizer os testes posto aqui. Abração
J. VIDA
J. VIDA
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 106
Idade : 59
Localização : Itaipuaçu - Maricá - RJ
Tipo de Buggy : BABY
Pontos : 4985
Data de inscrição : 10/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

ignição - SOCORRO!!! Sera que queimei o modulo da ignicao? Empty Re: SOCORRO!!! Sera que queimei o modulo da ignicao?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos