SOCORRO!!! Sera que queimei o modulo da ignicao?
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SOCORRO!!! Sera que queimei o modulo da ignicao?
Salve galera bugueira!!!
Estava com meu "Baby" desmontado para uma geral no chassis (solda e pintura). Quando desmontei marquei toda a fiaçao que desliguei (alternador, bobina, arranque, distribuidor "cebolao" do oleo, bateria e luz de re). Ficou 01 ano desmontado e quando montei religuei tudo e nao quis pegar, tinha "negativo" na bobina (-) mas não tinha "positivo" (15) com a chave ligada e mesmo quando dava partida no arranque. Resolvi levar um fio com corrente até o terminal 15 da bobina, assim que encostei, ele faiscou, tentei dar partida e nada. Desfiz essa ligaçao e depois disso nem "negativo" tem mais no terminal (-) da bobina. Sera que queimei o modulo da ignicao? Ele é um Bosch. Tem como testa-lo?
Se alguem puder me dar uma luz...
Abraco a todos!
Estava com meu "Baby" desmontado para uma geral no chassis (solda e pintura). Quando desmontei marquei toda a fiaçao que desliguei (alternador, bobina, arranque, distribuidor "cebolao" do oleo, bateria e luz de re). Ficou 01 ano desmontado e quando montei religuei tudo e nao quis pegar, tinha "negativo" na bobina (-) mas não tinha "positivo" (15) com a chave ligada e mesmo quando dava partida no arranque. Resolvi levar um fio com corrente até o terminal 15 da bobina, assim que encostei, ele faiscou, tentei dar partida e nada. Desfiz essa ligaçao e depois disso nem "negativo" tem mais no terminal (-) da bobina. Sera que queimei o modulo da ignicao? Ele é um Bosch. Tem como testa-lo?
Se alguem puder me dar uma luz...
Abraco a todos!
J. VIDA- Doido por areia!!!!
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Re: SOCORRO!!! Sera que queimei o modulo da ignicao?
Não sei como testar fora do carro. O que fizemos, por aqui, é colocar em outro carro que não tenha problemas e ver se funciona...
Re: SOCORRO!!! Sera que queimei o modulo da ignicao?
Obrigado Carlão!!! Vou tentar isso. Abraço!
J. VIDA- Doido por areia!!!!
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Re: SOCORRO!!! Sera que queimei o modulo da ignicao?
J. VIDA escreveu:Obrigado Carlão!!! Vou tentar isso. Abraço!
Opa!
O que eu faço nestes casos é pegar o esquema elétrico na internet e testar fio por fio com um multímetro..
Vc testou todo o chicote? testou os conectores do distribuidor, bobina e ignição eletrônica?
abs!
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Re: SOCORRO!!! Sera que queimei o modulo da ignicao?
Valeu Carlos.Borowik, vou pegar o esquema e ver se alguém me ajuda com isso...
J. VIDA- Doido por areia!!!!
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Re: SOCORRO!!! Sera que queimei o modulo da ignicao?
J. VIDA escreveu:Valeu Carlos.Borowik, vou pegar o esquema e ver se alguém me ajuda com isso...
Se ajudar:
Esquema de ligaçao de alguns tipos de igniçao eletronica
Sistema de ignição mini (5 terminais)
Sistema de ignição transistorizada TSZ-i (6 terminais)
Sistema de ignição eletrônica TSZ-i com ccr (7 terminais)
Sistema de ignição por efeito Hall- TZH (7 terminais)
ps. Linha 15 é o pós-chave e linha 1 é o pulso negativo da bobina..
Convidado- Convidado
Re: SOCORRO!!! Sera que queimei o modulo da ignicao?
Opa, Vlw Borovik, Será que quando eu liguei um positivo direto no terminal 15 da bobina, danifiquei a ignição? Pq antes dessa ligação existia negativo no terminal 1, depois da ligação até esse negativo sumiu. Abraço!
J. VIDA- Doido por areia!!!!
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Re: SOCORRO!!! Sera que queimei o modulo da ignicao?
J. VIDA escreveu:Opa, Vlw Borovik, Será que quando eu liguei um positivo direto no terminal 15 da bobina, danifiquei a ignição? Pq antes dessa ligação existia negativo no terminal 1, depois da ligação até esse negativo sumiu. Abraço!
Provavelmente não danificou, só repare que o pulso negativo na linha 1 depende da posição do eixo do distribuidor, ele não fica negativo constante.. justamente para ele gerar a centelha para os 4 cilindros..
Vc por acaso não ligou a linha 1 no negativo diretamente não, né?
Convidado- Convidado
Re: SOCORRO!!! Sera que queimei o modulo da ignicao?
Não, a única ligação que tentei foi mesmo essa que falei, fico aliviado em saber que o terminal 1 não fica negativo constante, vou conferir todas as ligações e dar uma limpeza nos terminais que ainda não limpei. Mas, com a chave ligada, tem que ter positivo no terminal 15, ou a ignição manda esse positivo somente depois quando viro o arranque? Desculpe estar te chateando com isso, mas estou doido para ver o "bichinho" funcionando de novo. Abração!
J. VIDA- Doido por areia!!!!
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Re: SOCORRO!!! Sera que queimei o modulo da ignicao?
J. VIDA escreveu:Não, a única ligação que tentei foi mesmo essa que falei, fico aliviado em saber que o terminal 1 não fica negativo constante, vou conferir todas as ligações e dar uma limpeza nos terminais que ainda não limpei. Mas, com a chave ligada, tem que ter positivo no terminal 15, ou a ignição manda esse positivo somente depois quando viro o arranque? Desculpe estar te chateando com isso, mas estou doido para ver o "bichinho" funcionando de novo. Abração!
Sem problemas, brincar com isso é uma terapia pra mim..
Correto, com a chave ligada deve ter positivo constante mesmo com o motor desligado, é o mesmo positivo da bateria apenas com o miolo da ignição entre eles..
O positivo do arranque é outro fio no próximo estágio do miolo de ignição..
Vc está usando bobina plástica (tipo de gol) ou aqueles redondas antigas? se for da redonda, um defeito comum e barato de resolver é mal contato nos terminais, neste caso, como o fio geralmente quebra na entrada do terminal, é melhor cortar o fio e colocar terminais novos, não esquece de colocar as capinhas dos terminais, ninguém coloca isso.. rsrrss
Vc já tirou o cabo de vela da tampa do ditribuidor (cabo que vem da bobina) e tentou dar partida com ele próximo em algum lugar que tenha terra para verificar se existe centelha? fazendo isso vc elimina a chance de ser algum problema na tampa do distribuidor para frente (rotor, cabos, velas, etc..) e se concentra apenas no problema da bobina para trás (bobina, chicote, central, etc..)
Convidado- Convidado
Re: SOCORRO!!! Sera que queimei o modulo da ignicao?
Alguém saberia me dizer se esse sistema Hall da ignição eletronica presta?? Vi no ML isso: 01 Distribuidor p/ Ig. Eletr, 01 Bobina MI ( quadradinha ), 01 Módulo ig., 01 chicote = 199,00, é para o motor boxer 1.6, que estou fazendo, é seguro colocar esse sistema de ignição????
Nevio- Super Desbravador
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Tipo de Buggy : Buggy Menon/71, Amarelo, 1.6, carburação dupla, rodas Gauchas....
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Re: SOCORRO!!! Sera que queimei o modulo da ignicao?
Nevio escreveu:Alguém saberia me dizer se esse sistema Hall da ignição eletronica presta?? Vi no ML isso: 01 Distribuidor p/ Ig. Eletr, 01 Bobina MI ( quadradinha ), 01 Módulo ig., 01 chicote = 199,00, é para o motor boxer 1.6, que estou fazendo, é seguro colocar esse sistema de ignição????
Nevio,
Blz?
Seguro é sim! Tenho um kit destes com sensor hall no fyber e funciona muito bem.. aumenta a potência e diminui o consumo.. além do funcionamento ser bem mais suave.
Mas cuidado.. existem muitos kits sendo vendidos com qualidade duvidosa.. recentemente um amigo comprou um para instalarmos no Maverick dele, e já estamos na troca do quarto kit por diversos defeitos.. o mais grave foi o primeio kit que depois de uma semana apresentou vazamento no eixo do distribuidor, o carro minava óleo no chão, o outro veio com o eixo do rotor torto, o outro não dava ponto de ignição, etc.. os módulos de ignição (caixinhas) paralelos/chineses tb costumam apresentar defeito.. se possível use Bosch, e o distribuidor de um vendedor decente que vc consiga trocar facilmente em caso de problemas..
Convidado- Convidado
Re: SOCORRO!!! Sera que queimei o modulo da ignicao?
Carlos, tudo caminhando bem, só não sei pra onde, kkkkk, grato pela dica, peguei hoje o Kit, retirei no local, o pessoal é gente fina, se tiver qualquer problema é só levar até eles, colocarei sábado no banbino, vamos ver como reage, grato mais uma vez..............carlos.borowik escreveu:Nevio escreveu:Alguém saberia me dizer se esse sistema Hall da ignição eletronica presta?? Vi no ML isso: 01 Distribuidor p/ Ig. Eletr, 01 Bobina MI ( quadradinha ), 01 Módulo ig., 01 chicote = 199,00, é para o motor boxer 1.6, que estou fazendo, é seguro colocar esse sistema de ignição????
Nevio,
Blz?
Seguro é sim! Tenho um kit destes com sensor hall no fyber e funciona muito bem.. aumenta a potência e diminui o consumo.. além do funcionamento ser bem mais suave.
Mas cuidado.. existem muitos kits sendo vendidos com qualidade duvidosa.. recentemente um amigo comprou um para instalarmos no Maverick dele, e já estamos na troca do quarto kit por diversos defeitos.. o mais grave foi o primeio kit que depois de uma semana apresentou vazamento no eixo do distribuidor, o carro minava óleo no chão, o outro veio com o eixo do rotor torto, o outro não dava ponto de ignição, etc.. os módulos de ignição (caixinhas) paralelos/chineses tb costumam apresentar defeito.. se possível use Bosch, e o distribuidor de um vendedor decente que vc consiga trocar facilmente em caso de problemas..
Nevio- Super Desbravador
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Re: SOCORRO!!! Sera que queimei o modulo da ignicao?
Então Borowik, ainda não tinha respondido pois não tive tempo de fazer os testes. Minha bobina é das redondas antigas, e não tem centelha, acho que pq não está chegando corrente no terminal 15, vou verificar se o fio está partido no terminal, assim que fizer os testes posto aqui. Abraçãocarlos.borowik escreveu:J. VIDA escreveu:Não, a única ligação que tentei foi mesmo essa que falei, fico aliviado em saber que o terminal 1 não fica negativo constante, vou conferir todas as ligações e dar uma limpeza nos terminais que ainda não limpei. Mas, com a chave ligada, tem que ter positivo no terminal 15, ou a ignição manda esse positivo somente depois quando viro o arranque? Desculpe estar te chateando com isso, mas estou doido para ver o "bichinho" funcionando de novo. Abração!
Sem problemas, brincar com isso é uma terapia pra mim..
Correto, com a chave ligada deve ter positivo constante mesmo com o motor desligado, é o mesmo positivo da bateria apenas com o miolo da ignição entre eles..
O positivo do arranque é outro fio no próximo estágio do miolo de ignição..
Vc está usando bobina plástica (tipo de gol) ou aqueles redondas antigas? se for da redonda, um defeito comum e barato de resolver é mal contato nos terminais, neste caso, como o fio geralmente quebra na entrada do terminal, é melhor cortar o fio e colocar terminais novos, não esquece de colocar as capinhas dos terminais, ninguém coloca isso.. rsrrss
Vc já tirou o cabo de vela da tampa do ditribuidor (cabo que vem da bobina) e tentou dar partida com ele próximo em algum lugar que tenha terra para verificar se existe centelha? fazendo isso vc elimina a chance de ser algum problema na tampa do distribuidor para frente (rotor, cabos, velas, etc..) e se concentra apenas no problema da bobina para trás (bobina, chicote, central, etc..)
J. VIDA- Doido por areia!!!!
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