Adaptação do Modulo de ignição TFI.
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Nil
Fabrício®©
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Adaptação do Modulo de ignição TFI.
Este Esquema é para ligação do distribuidor com platinado.
Este esquema serve para transformar sistema a platinado para um sistema com ignição eletrônica, sem ser preciso torcar o distribuidor com platinado por um distribuidor com sensor Hall, neste caso sera usado o módulo TFI, que é usado nos carros injeção EEC-IV (mono ponto ou 1 bico só).
Não é preciso usar condensador e se houver resistor no circuito da bobina, deve ser retirado.
A abertura do pratinado é de +/- 0,55 mm.
O avanço será centrifugo, mecânico pelo próprio distribuidor.
Este módulo utilizado com platinado trará o ganho de potencia, pois é usada a bobina de ignição MI, da ordem de 45,0 KV. Esta mudança trará um rendimento considerável em todas as fases de trabalho do motor.
Numero reposição da bobina a ser usada: F 000 ZS0 105
Numero da bobina original: 9 220 081 504
Para fazer a ligação da bobina, será necessário comprar o conector de dois pinos original para este modelo de bobina.
Caso fique alguma duvida estou diposto a ajudar.
Última edição por Fabrício-RJ em Sex Jun 18, 2010 8:32 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Faltou texto.)
Fabrício®©- Louco das Dunas
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Re: Adaptação do Modulo de ignição TFI.
FABRICIO, NÃO COMPENSA NENHUMA SOLUÇÃO DE TENTAR MELHORAR O PLATINADO. UMA IGNIÇÃO ELETRONICA É MILHÕES DE VEZES SUPERIOR E MUITO BARATO.
PRA SER SINCERO, EU ACHO O CÚMULO DO ABSURDO AINDA UTILIZAREM BUGGY COM PLATINADO!!! E COM GERADOR NEM SE FALA!!!! É GOSTAR DE SOFRER!!!!
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Nil- Homem das Dunas
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Re: Adaptação do Modulo de ignição TFI.
NILL escreveu:FABRICIO, NÃO COMPENSA NENHUMA SOLUÇÃO DE TENTAR MELHORAR O PLATINADO. UMA IGNIÇÃO ELETRONICA É MILHÕES DE VEZES SUPERIOR E MUITO BARATO.
PRA SER SINCERO, EU ACHO O CÚMULO DO ABSURDO AINDA UTILIZAREM BUGGY COM PLATINADO!!! E COM GERADOR NEM SE FALA!!!! É GOSTAR DE SOFRER!!!!
É verdade, Nill disse tudo! Creio que os que ainda não efetuaram essas melhorias nos seus buggys, ou estão com a grana meio curta ou desconhecem completamente seus benefícios!! Está aí a informação prontinha para ser usada!!
Convidad- Convidado
Re: Adaptação do Modulo de ignição TFI.
Basicamente esta adaptação transformaria a ignição em "assistida", pelo que andei lendo pela net essa transformação ja traz grande melhoria, talvez se for investir em todas as peças novas não seja viavel mas ja tendo alguma coisa ou a nivel de conhecimento.. ta valendo pra caramba.
Diogo Lima- Desbravador Master
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Re: Adaptação do Modulo de ignição TFI.
Não é tão barato. O distribuidor eletrônico custa uma boa grana, novo, e não se acha usado. Esta opção fica em um ponto intermediário e não impede de se colocar o distribuidor eletrônico mais tarde.
Re: Adaptação do Modulo de ignição TFI.
Carlão aqui na minha cidade tem um mecanico especialista em adaptar a ingnição eletrônica em VW boxer, geralmente ele usa nessas adaptações a ignição de gol, corcel II ou chevette todos adquirido em ferro velho para baratear os custos, apenas ele corta o distribuidor na parte das engrenagens e solda as engrenagens do distribuidor original nesse outro que vai ser usado e cobra por esse serviço apenas R$ 150,00 com tudo dele, MODULO BOSCH com a instalação eletrica e DISTRIBUIDOR já adaptado e entregando já instalado e testado, a unica coisa que o cliente tem que comprar é uma bobina KW.Carlão escreveu:Não é tão barato. O distribuidor eletrônico custa uma boa grana, novo, e não se acha usado. Esta opção fica em um ponto intermediário e não impede de se colocar o distribuidor eletrônico mais tarde.
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Re: Adaptação do Modulo de ignição TFI.
Nill, neste tipo de funcionamento, o pratinado não receberá mais a carga que antes recebia com a instalação original, com isso não tem desgaste do polo de contato, se você analizar melhor o circuito irá entender, pois o pratinado fará somente o papel de sensor, como se fosse o sensor hall de um distribuidor de ignição, e verá que compensa sim e muito, pois um distribuidor de ignição ta pra la dos 200 reais.
Neste tópico, esqueçam como o pratinado funciona na ignição convencional, pois ele irá trabalhar nesta nova forma de ignição como um sensor, mandando pulsos para a bobina gerar corrente, acho que fui mais claro agora.
Neste tópico, esqueçam como o pratinado funciona na ignição convencional, pois ele irá trabalhar nesta nova forma de ignição como um sensor, mandando pulsos para a bobina gerar corrente, acho que fui mais claro agora.
NILL escreveu:FABRICIO, NÃO COMPENSA NENHUMA SOLUÇÃO DE TENTAR MELHORAR O PLATINADO. UMA IGNIÇÃO ELETRONICA É MILHÕES DE VEZES SUPERIOR E MUITO BARATO.
PRA SER SINCERO, EU ACHO O CÚMULO DO ABSURDO AINDA UTILIZAREM BUGGY COM PLATINADO!!! E COM GERADOR NEM SE FALA!!!! É GOSTAR DE SOFRER!!!!
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Re: Adaptação do Modulo de ignição TFI.
Mais ou menos isso diogo, compensa sim, pois este modulo tem muito mais tecnologia que o modulo de ignição convencional.
Em breve vou postar umk tópico utilizando uma ignição melhor ainda, a ignição TLZ.
Em breve vou postar umk tópico utilizando uma ignição melhor ainda, a ignição TLZ.
Diogo Lima escreveu:Basicamente esta adaptação transformaria a ignição em "assistida", pelo que andei lendo pela net essa transformação ja traz grande melhoria, talvez se for investir em todas as peças novas não seja viavel mas ja tendo alguma coisa ou a nivel de conhecimento.. ta valendo pra caramba.
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Re: Adaptação do Modulo de ignição TFI.
Carlão, falou pouco mas falou MUITO! esta é a idéia.
Carlão escreveu:Não é tão barato. O distribuidor eletrônico custa uma boa grana, novo, e não se acha usado. Esta opção fica em um ponto intermediário e não impede de se colocar o distribuidor eletrônico mais tarde.
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Re: Adaptação do Modulo de ignição TFI.
Evilasio, também é uma boa alternativa, mas este modulo tem uma técnologia melhor, proporciona uma queima melhor do combustível, do que os modulos que vc se referiu, mas é uma boa opção TB.
Evilasio escreveu:Carlão aqui na minha cidade tem um mecanico especialista em adaptar a ingnição eletrônica em VW boxer, geralmente ele usa nessas adaptações a ignição de gol, corcel II ou chevette todos adquirido em ferro velho para baratear os custos, apenas ele corta o distribuidor na parte das engrenagens e solda as engrenagens do distribuidor original nesse outro que vai ser usado e cobra por esse serviço apenas R$ 150,00 com tudo dele, MODULO BOSCH com a instalação eletrica e DISTRIBUIDOR já adaptado e entregando já instalado e testado, a unica coisa que o cliente tem que comprar é uma bobina KW.Carlão escreveu:Não é tão barato. O distribuidor eletrônico custa uma boa grana, novo, e não se acha usado. Esta opção fica em um ponto intermediário e não impede de se colocar o distribuidor eletrônico mais tarde.
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Re: Adaptação do Modulo de ignição TFI.
Marcio, Acho que expliquei melhor como funciona respondendo ao Nill.
Abraço.
Abraço.
Márcio SPA escreveu:NILL escreveu:FABRICIO, NÃO COMPENSA NENHUMA SOLUÇÃO DE TENTAR MELHORAR O PLATINADO. UMA IGNIÇÃO ELETRONICA É MILHÕES DE VEZES SUPERIOR E MUITO BARATO.
PRA SER SINCERO, EU ACHO O CÚMULO DO ABSURDO AINDA UTILIZAREM BUGGY COM PLATINADO!!! E COM GERADOR NEM SE FALA!!!! É GOSTAR DE SOFRER!!!!É verdade, Nill disse tudo! Creio que os que ainda não efetuaram essas melhorias nos seus buggys, ou estão com a grana meio curta ou desconhecem completamente seus benefícios!! Está aí a informação prontinha para ser usada!!
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Re: Adaptação do Modulo de ignição TFI.
Fabricio até entendo que esse sistema TFI seja mais moderno mas constantemente o bloco de atrito do platinado (aquela parte plastica do platinado que abre quando o eixo do distribuidor gira) ira se acabar então continuara sempre sendo necessário a troca periódica do platinado, manutenção essa que a ignição eletrônica convencional com o modulo BOSCH não necessita. EVILASIOFabrício-RJ escreveu:Evilasio, também é uma boa alternativa, mas este modulo tem uma técnologia melhor, proporciona uma queima melhor do combustível, do que os modulos que vc se referiu, mas é uma boa opção TB.Evilasio escreveu:Carlão aqui na minha cidade tem um mecanico especialista em adaptar a ingnição eletrônica em VW boxer, geralmente ele usa nessas adaptações a ignição de gol, corcel II ou chevette todos adquirido em ferro velho para baratear os custos, apenas ele corta o distribuidor na parte das engrenagens e solda as engrenagens do distribuidor original nesse outro que vai ser usado e cobra por esse serviço apenas R$ 150,00 com tudo dele, MODULO BOSCH com a instalação eletrica e DISTRIBUIDOR já adaptado e entregando já instalado e testado, a unica coisa que o cliente tem que comprar é uma bobina KW.Carlão escreveu:Não é tão barato. O distribuidor eletrônico custa uma boa grana, novo, e não se acha usado. Esta opção fica em um ponto intermediário e não impede de se colocar o distribuidor eletrônico mais tarde.
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Re: Adaptação do Modulo de ignição TFI.
Evilasio, posso estar enganado, eu sou mecanico, no nomemto não trabalho mais na área, e sempre vejo e vi o desgaste do pratinado no polo de contato, e não na buxa, por isso que disse que não averá desgaste como o pratinado em seu uso convencional, mas tudo é possível, mas como o Carlão disse, futuramente pode-se trocar o distribuidor por um de ignição, esta adaptação pode ser paleativa com o distribuidor de pratinado ou não, ai vai do gosto ou poder aquisitivo de cada um.
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Re: Adaptação do Modulo de ignição TFI.
Bem, esta é uma boa polêmica. Eu já coloquei o sistema Bosh no Velho, com todas as peças novas. Mas acredito que tenha uma grande vantagem no uso do sistema via platinado. Em uma situação em que o módulo dê pane, não é difícil colocar o platinado a funcionar como tal, bastando uma nova regulagem e restabelecendo as ligações originais. Quanto ao uso e desgaste, um platinado sem passar a corrente elevada normal, dura um bocado! Pode pensar em troca em uns 50 mil km...
Re: Adaptação do Modulo de ignição TFI.
Mais uma vêz o Carlão falou tudo.
Carlão escreveu:Bem, esta é uma boa polêmica. Eu já coloquei o sistema Bosh no Velho, com todas as peças novas. Mas acredito que tenha uma grande vantagem no uso do sistema via platinado. Em uma situação em que o módulo dê pane, não é difícil colocar o platinado a funcionar como tal, bastando uma nova regulagem e restabelecendo as ligações originais. Quanto ao uso e desgaste, um platinado sem passar a corrente elevada normal, dura um bocado! Pode pensar em troca em uns 50 mil km...
Fabrício®©- Louco das Dunas
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Re: Adaptação do Modulo de ignição TFI.
Olá Fabrício, como vai?
Este seu esquema de ligação é ótimo.
Meu primo é mecânico e eu mostrei a ele este esquema, ele falou que é ótimo e que não sabia desta possibilidade de adaptação.
Ele tem o modulo TFI deste e vai adaptar no buggy dele que é de pratinado, no meu não vou mexer porque já está com ignição bosch.
Ganhou 1 + por isso, parabéns.
Este seu esquema de ligação é ótimo.
Meu primo é mecânico e eu mostrei a ele este esquema, ele falou que é ótimo e que não sabia desta possibilidade de adaptação.
Ele tem o modulo TFI deste e vai adaptar no buggy dele que é de pratinado, no meu não vou mexer porque já está com ignição bosch.
Ganhou 1 + por isso, parabéns.
juca tigre- Doido por areia!!!!
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Re: Adaptação do Modulo de ignição TFI.
Muito obrigado Juca Tigre, Fico feliz em saber que estou ajudando alguém.
Fabrício®©- Louco das Dunas
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Re: Adaptação do Modulo de ignição TFI.
Fabrício-RJ escreveu:Neste tópico, esqueçam como o pratinado funciona na ignição convencional, pois ele irá trabalhar nesta nova forma de ignição como um sensor, mandando pulsos para a bobina gerar corrente, acho que fui mais claro agora.
BELEZA FABRÍCIO, DEI MAIS ATENÇÃO AO ESQUEMA E PERCEBI QUE VOCE ESTÁ CERTO. DE QUALQUER FORMA, O SISTEMA DA IGNIÇÃO DAS KOMBIS É MUITO BARATO POR AQUI E ACREDITO QUE NO BRASIL INTEIRO POIS KOMBI É O QUE NÃO FALTA NO MERCADO.
AQUI É NORMAL TRANSFORMAR O DISTIBUIDOR DE OUTROS CARROS PRA USAR NO BOXER. O DO MOTOR CHT É O MAIS FÁCIL DE TRANSFORMAR. BREVEMENTE VOU DAR MINHA CONTRIBUIÇÃO E MOSTRAR PASSO-A-PASSO COMO FAZER.
PS. É ÓBVIO QUE TODA CONTRIBUIÇÃO AQUI É BEM VINDA E A SUA COM CERTEZA VAI AJUDAR A MUITA GENTE AI DO SUDESTE.
GRANDE ABRAÇO
Nil- Homem das Dunas
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Re: Adaptação do Modulo de ignição TFI.
Nill, posta esta do distribuidor, achei interessante...
Abraço!
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NILL escreveu:Fabrício-RJ escreveu:Neste tópico, esqueçam como o pratinado funciona na ignição convencional, pois ele irá trabalhar nesta nova forma de ignição como um sensor, mandando pulsos para a bobina gerar corrente, acho que fui mais claro agora.
BELEZA FABRÍCIO, DEI MAIS ATENÇÃO AO ESQUEMA E PERCEBI QUE VOCE ESTÁ CERTO. DE QUALQUER FORMA, O SISTEMA DA IGNIÇÃO DAS KOMBIS É MUITO BARATO POR AQUI E ACREDITO QUE NO BRASIL INTEIRO POIS KOMBI É O QUE NÃO FALTA NO MERCADO.
AQUI É NORMAL TRANSFORMAR O DISTIBUIDOR DE OUTROS CARROS PRA USAR NO BOXER. O DO MOTOR CHT É O MAIS FÁCIL DE TRANSFORMAR. BREVEMENTE VOU DAR MINHA CONTRIBUIÇÃO E MOSTRAR PASSO-A-PASSO COMO FAZER.
PS. É ÓBVIO QUE TODA CONTRIBUIÇÃO AQUI É BEM VINDA E A SUA COM CERTEZA VAI AJUDAR A MUITA GENTE AI DO SUDESTE.
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Re: Adaptação do Modulo de ignição TFI.
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Fabrício®©- Louco das Dunas
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