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Deixar suspensão macia Belfusca

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Mensagem por felipe_belfusca Dom Ago 12, 2012 8:56 pm

Galera, boa noite.

Primeiramente, sei que existem inúmeros tópicos sobre isso. Procurei vários, alguns diziam sobre utilizar amortecedores do corsa entre outros, porém eram para outros tipos de buggy.

Vi tbm em relação a suspensão duplo A, porém não quero gastar esse dinheiro todo para comprar uma e tbm fora o trabalho para montar.

Existe alguma solução mais rápida? Tipo, trocar o amortecedor por de algum outro carro que melhore um pouco? Pois o meu buggy é bem complicado passar nas buraqueiras, ele eh bem leve, então a suspensão parece nem trabalhar direito.
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Mensagem por Fabiano Marques Dom Ago 12, 2012 9:08 pm

Felipe acho que o amortecedor de corsa serve em seu buggy!
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Mensagem por fmgsm Dom Ago 12, 2012 10:00 pm

uma opção bem barata e rápida é, fazer ele ficar pesado... encha o tanque, coloque mais uns 20 kg na mala da frente.

calibre os pneus dianteiros com umas 8 libras.

vai mudar um bocado.
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Mensagem por Bugólatra Seg Ago 13, 2012 6:50 am

felipe_belfusca escreveu:Galera, boa noite.

Primeiramente, sei que existem inúmeros tópicos sobre isso. Procurei vários, alguns diziam sobre utilizar amortecedores do corsa entre outros, porém eram para outros tipos de buggy.

Vi tbm em relação a suspensão duplo A, porém não quero gastar esse dinheiro todo para comprar uma e tbm fora o trabalho para montar.

Existe alguma solução mais rápida? Tipo, trocar o amortecedor por de algum outro carro que melhore um pouco? Pois o meu buggy é bem complicado passar nas buraqueiras, ele eh bem leve, então a suspensão parece nem trabalhar direito.
rapaz a frente de todos os buggys realmente são muito leves mas isso não é problema não e pra você passar com tranquilidade nas buraqueiras é só você diminuir a velocidades quando estiver passando por esses locais esburacados.
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Mensagem por lubisomem01 Seg Ago 13, 2012 8:23 am

felipe_belfusca escreveu:Galera, boa noite.

Primeiramente, sei que existem inúmeros tópicos sobre isso. Procurei vários, alguns diziam sobre utilizar amortecedores do corsa entre outros, porém eram para outros tipos de buggy.

Vi tbm em relação a suspensão duplo A, porém não quero gastar esse dinheiro todo para comprar uma e tbm fora o trabalho para montar.

Existe alguma solução mais rápida? Tipo, trocar o amortecedor por de algum outro carro que melhore um pouco? Pois o meu buggy é bem complicado passar nas buraqueiras, ele eh bem leve, então a suspensão parece nem trabalhar direito.



Tira umas 2 laminas da suspensão dianteira que melhora bastante..
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Mensagem por Convidad Seg Ago 13, 2012 7:29 pm

Uma boa lubrificada, amortecedores em ordem ajudam bastante!

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Mensagem por Waybecker Seg Ago 13, 2012 8:43 pm

amortecedores trazeiros do corsa uma boa engraxada nos tubos e 12 libras nos pneus, e outra dica pneu com perfil alto quanto mais alto o perfil do pneu mais macio e pneu de 4 ou 6 lonas no maxmo.

vai ficar uma manteguinha de macio.
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Mensagem por felipe_belfusca Seg Ago 13, 2012 8:53 pm

vou comprar o amortecedor do corsa... Pode ser qualquer ano?? aqueles ultimos modelos?
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Mensagem por Bugólatra Seg Ago 13, 2012 9:05 pm

felipe_belfusca escreveu:vou comprar o amortecedor do corsa... Pode ser qualquer ano?? aqueles ultimos modelos?
não não, tem que ser dos modelos antigos que atualmente passaram a chamar-se classic, ele são os mesmos amortecedores do celta.
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Mensagem por Waybecker Seg Ago 13, 2012 9:08 pm

Evilasio escreveu:
felipe_belfusca escreveu:vou comprar o amortecedor do corsa... Pode ser qualquer ano?? aqueles ultimos modelos?
não não, tem que ser dos modelos antigos que atualmente passaram a chamar-se classic, ele são os mesmos amortecedores do celta.

É do corsa antigo,fica bem bom.

abração.
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Mensagem por fmgsm Seg Ago 13, 2012 9:17 pm

o meu já veio com o amortecedor do corsa... ajuda um pouco... acho o que ajudaria mais, seria tirar laminas da suspensão... para ficar mais "mole".

o meu deixei original, para ficar com a frente mais alta.
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Mensagem por Bocca Seg Ago 13, 2012 9:38 pm

o meu está com os amortecedores do fusca, molas em dia e não tenho do que reclamar... mas, fiquei curioso quanto aos amortecedores do classic... nos chassis tubulares também vale essa regra? fica muito melhor?
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Mensagem por alexandre_bortoto Seg Jul 07, 2014 11:35 am

Felipe, sou novo no forum e tenho o mesmo problema que você, meu buggy parece um carrinho de rolemã de tão duro a suspensão.Você conseguiu alguma alternativa para melhorar ela? Preciso de uma luz pq ja estou desanimando rsrs

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Mensagem por rodrigo rodrigues Qua Jul 09, 2014 9:32 pm

A dica do pneu com baixa calibragem funciona bem...
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Mensagem por Beco Qua Jul 09, 2014 10:05 pm

tira a barra estabilizadora dianteira...
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Mensagem por Alessandro1980 Qui Jul 10, 2014 2:17 pm

Salve Carlão, se tirar a barra não influencia na estabilidade ?
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Mensagem por jperson Qui Jul 10, 2014 2:45 pm

Buggies não precisam dessa barra, são muito mais leves que os fuscas.
Apenas faça um bom alinhamento.
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Mensagem por Beco Qui Jul 10, 2014 4:44 pm

Muitos criticam a retirada da barra mas ela tem ação apenas para manter os dois lados da suspensão sendo acionados ao mesmo tempo. Em uma curva, por exemplo, a roda externa abaixa a suspensão e a interna levanta. A barra compensa isso, arriando a roda interna também. Mas em um carro leve como um buggy, este efeito acaba não acontecendo e a suspensão fica mais dura.

O resto deve ser visto também. Se os rolamentos (ou buchas) das molas estiverem estragados (ou sem graxa), vais ter uma suspensão dura. Se os pinos estiverem gastos, vais ter uma suspensão dura e barulhenta. Examina todos estes pontos e vais ter um buggy... menos duro.
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Mensagem por Reinaldo Qui Jul 10, 2014 4:47 pm

JP, boa tarde.

A barra estabilizadora na dianteira, trabalha independentemente do peso do Buggy... A barra é para compensar o "balanço" lateral do carro em curvas fazendo com que diminuam a diferença de aderência das rodas com o chão. Tem um tópico falando disso e tem boas informações lá:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Eu não recomendo a retirada da barra na dianteira, só se for usar exclusivamente e 100% do tempo em Off-Road.

O bom alinhamento é indispensável para todos os carros.

Abraços.

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Mensagem por jperson Qui Jul 10, 2014 5:05 pm

No meu nunca usei barra, anda com força em linha reta e sem sustos em curvas.
Prefiro sem a barra, a suspensão fica mais maleavel.
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Mensagem por Reinaldo Qui Jul 10, 2014 5:34 pm

JP

A maioria não usa mesmo... Por ser mais fácil retirar do que colocar ou ainda não colocar quando já compra sem...

Mas isso não quer dizer que seja o correto...

Todo mundo que tem Buggy, sabe que é bem fácil de travar as rodas da frente numa freada por ser leve, e isso a barra estabilizadora não evita, mas diminui por manter as rodas dos dois lados mais próximo de ter a mesma aderência com o solo no momento da freada e não só nas curvas.

Não vou ser repetitivo, no tópico que eu indiquei que é exclusivo de Barra Estabilizadora explica qual os benefícios e porque usar e também quando não usar, é só ler lá.

Quanto a deixar a suspensão mais mole ou mais dura, nada tem haver com a Barra Estilizadora ou amortecedores, pivôs ou buchas... Essas peças não atuam para deixar a suspensão mais dura ou mais mole, só as molas que sustentam o carro é que determinam o quanto será dura ou mole a suspensão.

Pivôs, buchas, caixa de direção contribuem para deixar a dirigibilidade sem folgas e alinhadas.

Os amortecedores são apenas para evitarem que o carro oscile varias vezes mantendo as rodas/pneus a maior parte do tempo em contato com o solo fornecendo a maior aderência possível.

Abraços.

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Mensagem por Bugólatra Qui Jul 10, 2014 6:38 pm

Quando eu comprei esse meu emis ele não veio com a barra estabilizadora e eu percebia que ele balançava muito a frente quando passava em algum trecho com remendos no asfalto e isso eu já tinha percebido anteriormente que acontecia em outro buggy que eu tive e que também não tinha a barra estabilizadora então eu resolvi comprar uma barra estabilizadora numa sucata pra ver se quando clocasse resolvia esse problema e a partir desse dia realmente o buggy se mostrou bem mais estável.
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Mensagem por Beco Qui Jul 10, 2014 7:27 pm

pesquisei bastante nos sites americanos e tenho um livro que inclusive sugere usar o ferro da barra para reforçar os braços da suspensão.

Esta é uma discussão daquelas infindáveis... mas como digo sempre que buggy não é carro para correr, então continuo achando que esta barra não faz falta. Tirei do meu há uns 25 anos. Nem lembro como era antes... mas tem uma barra que pode ser muito bem usada e que não tem nos fuscas. A traseira seria uma atualização muito interessante e alguns modelos de fusca até vieram com esta barra.

O que eu não recomendo é a retirada de folhas de mola. Isso parece ter tudo para dar errado.

Uma vez, quando era guri, retirei os amortecedores para me divertir um pouco. Ao freiar o buggy saltava como um sapo. Brinquei um fim de semana inteiro e, na segunda, troquei as molas quebradas...
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Mensagem por Reinaldo Qui Jul 10, 2014 9:03 pm

Carlão

Tem que confiar na minha explicação como se confia em um Médico quando vai a um hospital... Rsrsrsrrsrsrsrsr!!!!!

Não quero parecer arrogante e nem dono da verdade ao dizer isto, mas não tem como dizer de outra maneira...

Eu estudei isso antes de me formar Engenheiro Mecânico e continuo estudando para me aperfeiçoar, por isso afirmo algumas coisas aqui com intensão de orientar e não de contestar ou competir com ninguém... Este é um caso...

A percepção pessoal de uma experiência não condiz com a realidade física e provada por cálculos e testes científicos... Se essa barra não fizesse efeito nenhum ela não existiria, simples assim...

A barra estabilizadora trabalha mesmo em baixas velocidades o tempo todo, mesmo você não percebendo ou não tendo a percepção do que acontece...

Correr com o Buggy é muito relativo, pois qualquer velocidade acima de 40Km/h já faz a barra funcionar e muito e nas freadas também...

Experimenta vir a 40,30 ou até 20Km/ h e fazer uma curva de 90° sem frear para ver o que acontece...

Quase todas as peças dos nossos Buggys foram feitas para outros carros, por isso existe essa divergência de o que é correto usar ou não... E dependo do uso que for feito do Buggy, deve-se usar uma peça e outra não, a barra estabilizadora na dianteira é um caso. Só é recomendado não usar a barra estabilizadora em uso 100% off-road de baixa velocidade(Trilha), se for fazer Rally na terra(Acima de 40 Km/h) já deve usar a barra.

Em uso misto(Cidade/asfalto/estrada), areia, terra, que são 99% dos casos dos nossos Buggys, é 100% recomendável o uso da Barra Estabilizadora na dianteira.

Na traseira, teremos que abrir outro tópico para falar, pois dá um livro e tem muito mais variáveis a se considerar por ser o eixo de tração no caso dos Buggys.

Obs: Se alguém entender o que eu escrevi como agressivo, arrogância ou se ofender, por favor não é minha intensão e não entendam dessa maneira, a minha intenção é orientar e esclarecer as dúvidas dividindo conhecimento e aprendendo também.

Abraços.

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Mensagem por Gui Kaufmann Qui Jul 10, 2014 9:51 pm

alexandre_bortoto escreveu:Felipe, sou novo no forum e tenho o mesmo problema que você, meu buggy parece um carrinho de rolemã de tão duro a suspensão.Você conseguiu alguma alternativa para melhorar ela? Preciso de uma luz pq ja estou desanimando rsrs

Não vejo muita vantagem na retirada da barra, apenas para uso fora de estrada acho útil.

Quanto a suspensão dura, pode melhorar tirando duas lâminas da suspensão dianteira (assim como já dito neste tópico). Amortecedores influenciam na dureza da suspensão, mas isso só seria um problema se os seus forem "preparados" ou estiverem com mais carga que o original.

Pneus rodando com muita pressão podem te dar essa impressão que a suspensão está dura, mas isso vai depender do uso.. No meu uso 17 na frente e 23 atrás.
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