Injecao Monoponto Analogica e Usar pistao alcool em gasolina AP
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Nil
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Re: Injecao Monoponto Analogica e Usar pistao alcool em gasolina AP
jperson escreveu:Eu uso ao contrario, uso alcool no meu motor com taxa 6,5:1, mas quando o turbo enche a taxa passa dos 12:1.
Por isso alcool nos motores turbo.
Nos motor vw a ar tem uns aneis nas retificas que são para acertar a taxa quando se faz retifica dos cabeçotes e remove material.
No caso de rebaixar os cabeçotes para aumentar a taxa para 8,5:1(rebaixar 1,5 mm chega proximo disso) e usar carburação simples, tem que acertar o comprimento do coletor de adm. para que ele não deixe entrar ar falso.
Voce vai diminuir a distancia tirarndo material do cabeçote, então tem que diminuir a mesma medida no coletor para um encaixe perfeito.
Mais simples é colocar dupla carburação.
Exato JP.
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Re: Injecao Monoponto Analogica e Usar pistao alcool em gasolina AP
Tem carros de competição que chegam a usar taxas altíssimas na gasolina, mas o desgaste do motor é prematuro, mas para competição não é isso que importa.
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Re: Injecao Monoponto Analogica e Usar pistao alcool em gasolina AP
MARCELO BRASIL escreveu:
Vc releu é não achou nenhuma resposta duvidosa porque não foi isso que eu disse!! duvidoso sim é andar com taxa de 12.5 na gasolina a achar que o motor vai ter a mesma durabilidade de um original, começando pelas velas...
ah tah. entendi agora.. valeu!
Nil- Homem das Dunas
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Injecao Monoponto Analogica e Usar pistao alcool em gasolina AP
Certo Marcelo Obrigado, mas acho q de certo modo vc e o nil, estao quase que no mesmo conceito, acredito que a junta de aco,estava olhando o site ali das juntas, possa vir a destaxar tranquilmente sem comprometer o motor, certo? mas ainda fica a duvida dos pistoes, acredito que aguentem tambem., mas claro toda sugestao e bem vinda.MARCELO BRASIL escreveu:Tem carros de competição que chegam a usar taxas altíssimas na gasolina, mas o desgaste do motor é prematuro, mas para competição não é isso que importa.
JUVANIO- Desbravador
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Re: Injecao Monoponto Analogica e Usar pistao alcool em gasolina AP
JUVANIO escreveu:Certo Marcelo Obrigado, mas acho q de certo modo vc e o nil, estao quase que no mesmo conceito, acredito que a junta de aco,estava olhando o site ali das juntas, possa vir a destaxar tranquilmente sem comprometer o motor, certo? mas ainda fica a duvida dos pistoes, acredito que aguentem tambem., mas claro toda sugestao e bem vinda.MARCELO BRASIL escreveu:Tem carros de competição que chegam a usar taxas altíssimas na gasolina, mas o desgaste do motor é prematuro, mas para competição não é isso que importa.
Os pistões com certeza aguentam, a diferença é somente a altura deles, fazendo com que altere a taxa, mas se corrigir na junta, vai ficar ótimo.
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Re: Injecao Monoponto Analogica e Usar pistao alcool em gasolina AP
Nos anos 80/90 era comum destaxar os motoeres para uso de gasolina.
Eu tinha um gol 1989 com motor AP e junta grossa, originalmente a alcool, foi feito apenas destaxamento com a junta, acerto de carburação e ponto do distribuidor, andava que é uma maravilha.
Nunca houve detonação.
Eu tinha um gol 1989 com motor AP e junta grossa, originalmente a alcool, foi feito apenas destaxamento com a junta, acerto de carburação e ponto do distribuidor, andava que é uma maravilha.
Nunca houve detonação.
jperson- Moderador
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Re: Injecao Monoponto Analogica e Usar pistao alcool em gasolina AP
Valores típicos de octanagem no combustível brasileiro
Gasolina do tipo C comum, por exemplo Gasolina Especial C/Texaco - índice de octano 87 IAD http://www.anp.gov.br/glossario/index.asp?strAlpha=G
Gasolina do tipo C aditivada, por exemplo Gasolina Plus/Texaco: índice de octano 87 IAD http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf/0/49D529BACC6C630D032571EE0060A69B?OpenDocument
Gasolina do tipo C premium, por exemplo Gasolina Premium/Texaco - índice de octano 91 IAD: http://www.anp.gov.br/glossario/index.asp?strAlpha=G
Gasolina do tipo C, por exemplo Podium/BR : índice de octano 95 IAD http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf/0/3010419FB43C7E20032571EE006F3DB8?OpenDocument
Gasolina de aviação: índice de octano 100 - 145 Resolução ANP n° 5 de 2009 [1]
Álcool etílico anidro: índice de octano 100
Gasolina do tipo C comum, por exemplo Gasolina Especial C/Texaco - índice de octano 87 IAD http://www.anp.gov.br/glossario/index.asp?strAlpha=G
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Gasolina do tipo C premium, por exemplo Gasolina Premium/Texaco - índice de octano 91 IAD: http://www.anp.gov.br/glossario/index.asp?strAlpha=G
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Re: Injecao Monoponto Analogica e Usar pistao alcool em gasolina AP
Juvanio, eu só dou dicas profissionais, quando eu tinha oficina, eu não aceitava gambiarra, ou improvisos, se não pode gastar, eu não faço, pois prezo meu nome, e eu sou assim comigo, se eu não posso gastar eu não improviso, se uma coisa foi feito pra uma finalidade, não podemos mudar pq a gente acha que fica bom... tudo tem fisica e muito estudo no neio, mas está a seu criterio agora. estou torcendo para o seu porjeto ir pra frente e funcionar bem.
Fabrício®©- Louco das Dunas
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Re: Injecao Monoponto Analogica e Usar pistao alcool em gasolina AP
Estes AP carburados são realmente muito taxados, 12,3:1,00. Mas nossa gasolina é 25% álcool... algumas coisas ficaram subentendidas nas respostas acima. Precisa colocar uma junta mais grossa? Acho que sim, mas o mais importante é o controle de temperatura, já que o motor álcool trabalha mais quente. E precisa, claro, ajustar os gicleurs do carburador para uma menor quantidade de combustível. Fora isso, não há mistério em trocar para gasolina, até porque a tecnologia utilizada para queimar álcool é simples demais - só taxar e esquentar o motor.
Acrescentem, não subtraiam!
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Re: Injecao Monoponto Analogica e Usar pistao alcool em gasolina AP
Bom Pessoal, assim como o cabecalho diz, a principio e o monoponto, mas...... aos 45 do 2 tempo, apareceu uma injecao completa do polo, acho que com a opcao de colocar o chip flex, (vou ver ainda) e melhor pouca diferenca ,assim que comecar a ir pro lugar vou tentar ir postando tudo, mas a questao taxa, vou tentar na junta mais grossa mesmo, olhando alguns forums de preparados, o pessoal tem usado e parece que grande maioria aprova.
JUVANIO- Desbravador
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Re: Injecao Monoponto Analogica e Usar pistao alcool em gasolina AP
Juvanio, vai trocar o cabeçote?
Fabrício®©- Louco das Dunas
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Re: Injecao Monoponto Analogica e Usar pistao alcool em gasolina AP
Mas fabricio o cabecote tem muita diferenca? nao seria so a passagem de agua?Fabrício®© escreveu:Juvanio, vai trocar o cabeçote?
JUVANIO- Desbravador
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Re: Injecao Monoponto Analogica e Usar pistao alcool em gasolina AP
o modelo do polo aintigo e esse ai, a diferenca me parece que fica somente na passagem de agua que ia pro coletor correto? ou posso estar enganado tambem
https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/32/cabecotepolo979818mlbo1.jpg/
https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/32/cabecotepolo979818mlbo1.jpg/
JUVANIO- Desbravador
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Re: Injecao Monoponto Analogica e Usar pistao alcool em gasolina AP
é isso mesmo Juvanio, muda a passagem de agua... mas trabalha bem tb.
Fabrício®©- Louco das Dunas
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Re: Injecao Monoponto Analogica e Usar pistao alcool em gasolina AP
Aqui do serviço nao consigo ve fotos... :/
Fabrício®©- Louco das Dunas
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Re: Injecao Monoponto Analogica e Usar pistao alcool em gasolina AP
Conseguiu o coletor tambem?
Fabrício®©- Louco das Dunas
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Re: Injecao Monoponto Analogica e Usar pistao alcool em gasolina AP
sim, meu mecanico falou que ta completinho,so que ta sem os bico, mas o bom ja e colocar novo tbm, amanha eu vejo na certeza, abracoFabrício®© escreveu:Conseguiu o coletor tambem?
JUVANIO- Desbravador
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Re: Injecao Monoponto Analogica e Usar pistao alcool em gasolina AP
Show de bola, pede o chicote da injeção completo também, pra ficar a instalação 100%.
Fabrício®©- Louco das Dunas
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Re: Injecao Monoponto Analogica e Usar pistao alcool em gasolina AP
Amigos do forum, pintou outra duvida, o cabecote por ser mais antigo e alcool, tem diferenca muito grande, dos Ap com injecao? na monoponto se tem relatos que nao apresentam problemas, mas e no caso do mutiponto? .....
JUVANIO- Desbravador
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Re: Injecao Monoponto Analogica e Usar pistao alcool em gasolina AP
Juvanio, realmente não sei te informar se irá funcionar bem, nunca fiz esta adaptaçao em cabeçote carburado.
Fabrício®©- Louco das Dunas
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Re: Injecao Monoponto Analogica e Usar pistao alcool em gasolina AP
O problema é que vc vai ter que fazer a furação dos bicos, fora isso acho que só o tucho que é mecânico e dos MI são hidraulicos, mas também não tenho certeza...
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Re: Injecao Monoponto Analogica e Usar pistao alcool em gasolina AP
Marcelo, tem coletor do MI que a furação dos bicos vem no pe do coletor, bem proximo ao cabeçote, mas tem cabeçote com a furação que utiliza injeção direta mesmo, ele terá que vê qual é o kit dele, bem lembrado.
Fabrício®©- Louco das Dunas
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Re: Injecao Monoponto Analogica e Usar pistao alcool em gasolina AP
marcelo , fabricio, ja vi e comprei RS 600, modulo, tbi e coletor completo com flauta e bicos, todos chicotes, modulo e distribuidor, e o melhor (nada roubado) heheheso vou ver cabecote depois .....desculpa ai caiu a net e sabe ne bem na hora....Fabrício®© escreveu:Marcelo, tem coletor do MI que a furação dos bicos vem no pe do coletor, bem proximo ao cabeçote, mas tem cabeçote com a furação que utiliza injeção direta mesmo, ele terá que vê qual é o kit dele, bem lembrado.
Última edição por JUVANIO em Qui Ago 09, 2012 5:02 pm, editado 1 vez(es)
JUVANIO- Desbravador
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Re: Injecao Monoponto Analogica e Usar pistao alcool em gasolina AP
Juvanio, vc citou minha resposta e não falou nada...
Fabrício®©- Louco das Dunas
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Re: Injecao Monoponto Analogica e Usar pistao alcool em gasolina AP
Bom Pessoal, achei uma materia interessante que aborda o assunto de injecao nos dois motores AP e AR
Na prática: substituição do carburador por injeção eletrônica
Dando continuidade ao consultor OB do mês de agosto, agora serão apresentados alguns métodos práticos de como fazer a instalação de um sistema de injeção eletrônica em veículos originalmente carburados. Como exemplo, dois motores muito populares e fáceis de trabalhar serão utilizados, o AP e o VW a ar 1.5l e 1.6l.
Em ambos os casos, tudo deve começar com planejamento feito a partir das necessidades do cliente e de qual sistema será utilizado. Lembre-se que é possível utilizar tanto uma UCE original da marca quanto uma unidade programável que se aplica a qualquer motor e tem diversas possibilidades de ajuste.
Nos motores AP 1.6l, 1.8l ou 2.0l pode ser aplicado o sistema Marelli IAW 1AVB, que saíram nestes mesmos motores de 1997 a 2002. O IAW 1AVP, de alguns modelos a partir de 1998, também é compatível, porém será necessário eliminar o imobilizador presente na central.
Os principais itens necessários para a conversão e os preços médios são:
O distribuidor e o coletor de admissão são perfeitamente compatíveis. Atenção para os modelos a álcool, que possuem uma saída de água do cabeçote para aquecer o coletor de admissão que precisa ser fechada, assim como o alojamento da bomba de combustível original. Para isso existem tampões próprios.
Para instalar a sonda lambda é preciso retirar a saída de escapamento logo após o coletor e soldar uma porca onde a sonda será fixada. O sensor de detonação deve ser preso junto ao bloco do motor, preferencialmente na direção de um dos cilindros e apertado com 2,5kgf.m de torque. É comum existir uma área já faceada e com rosca.
A instalação da bomba elétrica pode ser feita logo na saída do tanque de combustível e o filtro instalado no cofre do motor utilizando sempre mangueiras especificas para suportar a pressão do sistema. Jamais utilize as mangueiras originais do veiculo, apenas o caminho por onde elas passam, onde estarão bem protegidas.
A ligação dos relés de injeção e bomba elétrica, não tem segredo, o ideal é acompanhar o esquema elétrico com atenção e ter muito cuidado para não deixar os fios em contato direto com a lata do carro, principalmente os que vão para a bomba de combustível, pois percorrem um caminho mais longo e com a movimentação pode descascar provocando um curto circuito, por isso use sempre fusíveis conforme o esquema.
Os conectores do chicote têm desenhos específicos, assim a ligação é simples e instintiva, raramente dois sensores ou atuadores são do mesmo formato, a atenção maior deve ser para o posicionamento. Utilize os furos já existentes no painel corta fogo para passar o chicote por dentro do carro, onde ficará a central.
Motores VW a ar
Para estes motores, o melhor método de fazer a conversão é instalando o kit completo da Kombi 1.6 a partir de 1997, e só serve nos cabeçotes dos motores 1.5l e 1.6l que possuem entrada para dupla carburação. O motor também deve estar equipado com alternador. Os itens necessários e preços médios são:
Usando como exemplo um fusca, a bomba de combustível deve ser instalada em baixo do tanque de combustível e as mangueiras passam por dentro do carro, novamente muito cuidado para evitar o contato com a lata, tanto das mangueiras quanto dos fios. O módulo irá ficar posicionado dentro do compartimento do motor, no lado direito, assim como os relés, que utilizarão os fios de alimentação e pós chave diretamente dos chicote original do carro.
Segundo Denis Paes, experiente preparador de veículos de competição e proprietário da NY Motorsports, o tempo de trabalho para instalar um sistema de injeção eletrônica gira em torno de 2 dias e costuma cobrar cerca de R$500,00 para os motores AP e R$700,00 para os motores a ar. Assim o custo total em um motor AP ficaria em torno de R$3300,00 e no motor a ar cerca de R$3900,00.
Em ambos os casos é possível substituir a unidade de injeção e chicote original por uma programável que custa cerca de R$1500,00 e os sensores e atuadores permanecem os mesmo. Neste caso o ideal é consultar os revendedores autorizados da marca que sempre estão dispostos a prestar informações de ajuste e instalação
LINK .http://www.oficinabrasil.com.br/index.php/consultor-ob/1091
Na prática: substituição do carburador por injeção eletrônica
Dando continuidade ao consultor OB do mês de agosto, agora serão apresentados alguns métodos práticos de como fazer a instalação de um sistema de injeção eletrônica em veículos originalmente carburados. Como exemplo, dois motores muito populares e fáceis de trabalhar serão utilizados, o AP e o VW a ar 1.5l e 1.6l.
Em ambos os casos, tudo deve começar com planejamento feito a partir das necessidades do cliente e de qual sistema será utilizado. Lembre-se que é possível utilizar tanto uma UCE original da marca quanto uma unidade programável que se aplica a qualquer motor e tem diversas possibilidades de ajuste.
Nos motores AP 1.6l, 1.8l ou 2.0l pode ser aplicado o sistema Marelli IAW 1AVB, que saíram nestes mesmos motores de 1997 a 2002. O IAW 1AVP, de alguns modelos a partir de 1998, também é compatível, porém será necessário eliminar o imobilizador presente na central.
Os principais itens necessários para a conversão e os preços médios são:
O distribuidor e o coletor de admissão são perfeitamente compatíveis. Atenção para os modelos a álcool, que possuem uma saída de água do cabeçote para aquecer o coletor de admissão que precisa ser fechada, assim como o alojamento da bomba de combustível original. Para isso existem tampões próprios.
Para instalar a sonda lambda é preciso retirar a saída de escapamento logo após o coletor e soldar uma porca onde a sonda será fixada. O sensor de detonação deve ser preso junto ao bloco do motor, preferencialmente na direção de um dos cilindros e apertado com 2,5kgf.m de torque. É comum existir uma área já faceada e com rosca.
A instalação da bomba elétrica pode ser feita logo na saída do tanque de combustível e o filtro instalado no cofre do motor utilizando sempre mangueiras especificas para suportar a pressão do sistema. Jamais utilize as mangueiras originais do veiculo, apenas o caminho por onde elas passam, onde estarão bem protegidas.
A ligação dos relés de injeção e bomba elétrica, não tem segredo, o ideal é acompanhar o esquema elétrico com atenção e ter muito cuidado para não deixar os fios em contato direto com a lata do carro, principalmente os que vão para a bomba de combustível, pois percorrem um caminho mais longo e com a movimentação pode descascar provocando um curto circuito, por isso use sempre fusíveis conforme o esquema.
Os conectores do chicote têm desenhos específicos, assim a ligação é simples e instintiva, raramente dois sensores ou atuadores são do mesmo formato, a atenção maior deve ser para o posicionamento. Utilize os furos já existentes no painel corta fogo para passar o chicote por dentro do carro, onde ficará a central.
Motores VW a ar
Para estes motores, o melhor método de fazer a conversão é instalando o kit completo da Kombi 1.6 a partir de 1997, e só serve nos cabeçotes dos motores 1.5l e 1.6l que possuem entrada para dupla carburação. O motor também deve estar equipado com alternador. Os itens necessários e preços médios são:
Usando como exemplo um fusca, a bomba de combustível deve ser instalada em baixo do tanque de combustível e as mangueiras passam por dentro do carro, novamente muito cuidado para evitar o contato com a lata, tanto das mangueiras quanto dos fios. O módulo irá ficar posicionado dentro do compartimento do motor, no lado direito, assim como os relés, que utilizarão os fios de alimentação e pós chave diretamente dos chicote original do carro.
Segundo Denis Paes, experiente preparador de veículos de competição e proprietário da NY Motorsports, o tempo de trabalho para instalar um sistema de injeção eletrônica gira em torno de 2 dias e costuma cobrar cerca de R$500,00 para os motores AP e R$700,00 para os motores a ar. Assim o custo total em um motor AP ficaria em torno de R$3300,00 e no motor a ar cerca de R$3900,00.
Em ambos os casos é possível substituir a unidade de injeção e chicote original por uma programável que custa cerca de R$1500,00 e os sensores e atuadores permanecem os mesmo. Neste caso o ideal é consultar os revendedores autorizados da marca que sempre estão dispostos a prestar informações de ajuste e instalação
LINK .http://www.oficinabrasil.com.br/index.php/consultor-ob/1091
JUVANIO- Desbravador
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Re: Injecao Monoponto Analogica e Usar pistao alcool em gasolina AP
Muito boa materia Juvanio, o forum da OB é muito bom, mas la so entra quem é mecânico, eu tenho cadastro la, na época que eu trabalhava em oficina eu sempre tirava duvidas com amigos mecânicos lá, e até hoje recebo mts artigos, jornais e revistas de onde sou cadastrado.
Fabrício®©- Louco das Dunas
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