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Trocando as velas - Passo a Passo e dicas.

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Mensagem por Kleyton Maia Sex Mar 02, 2012 7:44 am

Salve galera como ja estava na epoca mesmo e tentando resolver o problema do carro apagar do nada, vou demonstrar os passos para trocar as velas do carro , mesmo sendo uma tarefa simples vou detalhar o processo:

Remova cada cabo de vela um de cada vez, iniciei pelo lado do motorista porem não importa a ordem no caso da troca:









Posicione a chave de vela com cuidado de forma a ficar bem firme e com a haste gire para o sentido anti horário para remover a vela, por ser um lugar de dificil acesso até faça a tarefa com cuidado para nao danificar a rosca nem o cabeçote:








Comparando a vela antiga e a nova apesar do desgaste fisico ela estava em bom estado de uso, é interessante sempre analisar a vela para ver o estado geral e como esta a queima isso pode lhe indicar vários problemas simples como regular o ponto etc...: 







Com a lamina de calibre 0,80 para o motor 1.600 regule a vela , a lamina de calibre 0.80 deve entrar entre o eletrodo da vela e a haste e deslizar justinho entre ambos, na caixa da vela NGK pelo lado de dentro vem a tabela de especificação de medidas e de torque algo em torno de 4kgf dependendo do seu bloco (ferro ou alunimio).







Desgaste natural


Se o pé do isolador estiver levemente amarelado ou marrom, indica que tudo correu bem durante a vida útil das velas. O motor está em boas condições e o tipo da vela estava correta para este motor.


Apos calibrada a vela nova , posicione ela no local com a mão rosqueie até onde sua força permitir dai sim coloque a chave e aperte , se tiver o torquímetro (ainda eu não tenho) aplique o torque correto, aproveite e analise a necessidade da troca dos cabos de vela , eu troquei sem segredo desde que faça um de cada vez pois a posição dele deve ser respeitada remova um de cada vez e reconecte o novo.

Bem é isso uma tarefa simples que leva 30 minutos pode ser feito em qualquer garagem e ajuda bastante a queima correta do motor na embalagem indicava que essa troca deve ser feita a cada 10 mil a 15 mil Km rodados.

Abraços.

Mais sobre cabos e velas:
https://planetabuggy.forumeiros.com/t935p40-cabos-e-velas

Sobre torque da vela:
https://planetabuggy.forumeiros.com/t4110-torque-de-aperto-da-vela-para-vw-16
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Mensagem por Fabiano Marques Sex Mar 02, 2012 9:48 am

O Kleyton tá ficando um mecânico de primeira!
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Mensagem por Clayton Sex Mar 02, 2012 9:55 am

Uma dica que sugiro é passar um poco de graxa na rosca e se não tiver um cálibre para ajustar a folga, pode usar uma lâmina de serrinha que é de espessura de 0,7mm.
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Mensagem por Kleyton Maia Sex Mar 02, 2012 11:26 am

Fabiano Marques escreveu:O Kleyton tá ficando um mecânico de primeira!

Hahahah magina Fabiano , aprendo muito por aqui , tamos aew , e que eu pesquisei sobre a montagem da bomba de gasolina nao tem nada falando e ainda é coisa facil dai é legal colocar pro pessoal ver que da pra fazer em casa mesmo !! nesse mercado de carro antigo tem muito mito sabe aquela historia do mico da tigre ... rsrs, pelo contrario hoje em dia com ipva, seguro, vai numa concessionaria troca uma peça pra ver e tudo mais eu to vendo que melhor manter meu buggynho em dia e rodar com ele pq alem de econômico é de mecânica fácil !! obrigado pelo elogio !
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E fuja do MICO ! kkkkk
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Mensagem por Bugólatra Sex Mar 02, 2012 12:09 pm

Clayton escreveu:Uma dica que sugiro é passar um poco de graxa na rosca e se não tiver um cálibre para ajustar a folga, pode usar uma lâmina de serrinha que é de espessura de 0,7mm.
cara eu não aconselho a botar graxa nas velas não, a graxa vira uma espécie de cola ao receber o imenso calor da câmara de combustão e isso em vez de ajudar faz é dificultar a retirada das velas.
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Mensagem por Clayton Sex Mar 02, 2012 2:30 pm

Essa é boa, graxa virar cola depois de aquecida Laughing .
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Mensagem por jperson Sex Mar 02, 2012 3:17 pm

Eu sempre passo wd 40 ou similar nas rocas das velas antes de coloca-las, e depois saem com facilidade.
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Mensagem por Convidad Sex Mar 02, 2012 5:29 pm

A dica que aprendi com um mecânico das antigas que faço e sempre deu certo é passar grafite em pó nas rosacas das velas antes de aperta-las nos cabeçotes... nunca agarraram!!

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Mensagem por Kleyton Maia Sáb Mar 03, 2012 11:02 pm

Márcio ® escreveu:A dica que aprendi com um mecânico das antigas que faço e sempre deu certo é passar grafite em pó nas rosacas das velas antes de aperta-las nos cabeçotes... nunca agarraram!!

Marcio a grafite e muito usada em miolos de chaves e partes que atritam pra deslizar melhor ... meu receio e que se elas nao causariam algum desgaste na rosca ....
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Mensagem por Bugólatra Dom Mar 04, 2012 6:21 am

Clayton escreveu:Essa é boa, graxa virar cola depois de aquecida Laughing .
porquê a surpresa amigo? as únicas graxas que suportam temperaturas elevadas são a graxa a base de lítio e a graxa a base de cobre, e essa resistência da graxa de lítio seria a uma temperatura máxima de 180º e mesmo assim nessas condições ela fica em ponto de gotejamento (liquido) por isso essa formula não é indicada para roscas e principalmente roscas de velas onde a temperatura na câmara de combustão fica em torno dos 600º, a unica graxa que teoricamente suportaria as altas temperatura absorvida pelas roscas das velas seria a graxa a base de cobre pois essa realmente suporta temperaturas muito elevadas as vezes suportando até 1.000º mas o problema é que dificilmente encontramos essa graxa disponível a venda nas auto peças ou postos de combustíveis pois devido a pouca demanda e o alto preço desse produto para uso altamente especifico os comerciantes evitam disponibilizar estoques delas, na verdade praticamente só lidamos no dia a dia com graxas multi uso a base de cálcio, sódio, politetrafluoroetileno, grafite, bissulfêto de molibdênio, glicerol, e aluminium e todos essas graxas mudam completamente suas propriedades ficando ressecadas ou as vezes totalmente rígidas quando submetidas a altas temperaturas e eventualmente isso pode sim fazer as velas colarem nos cabeçotes.

veja que as indicações para o uso de graxas são sempre para lubrificar peças que estão em constantes movimentos e atritos com exceção para a conservação de peças ferrosas contra as oxidações causadas pelas intempéries do tempo.

Graxas

São lubrificantes com propriedades de redução de atrito e desgaste, com consistência
graxosa, compostos de óleo, engrossadas através de espessantes.
Os espessantes das massas são, na regra, sabões metálicos ou agentes espessantes
orgânicos ou inorgânicos. A aplicação é feita, na maioria das vezes, em pontos de
lubrificação que não podem ser alimentados com óleos lubrificantes ou não são aptos
para a lubrificação com óleo.

Os principais objetivos são:

- redução de desgaste
- redução de atrito
- proteção contra corrosão a intempéries do tempo
- diminuir ruídos
- reduzir as vibrações

Menos : Eliminar o calor gerado pelo atrito
Mais : Vedação contra o meio ambiente (poeira, água, etc.).
Evitar fugas do lubrificante (do óleo).

A maioria dos mancais de rolamentos é lubrificada com graxa, especialmente
devido aos poucos problemas de vedação dos rolamentos.
Graxas com lubrificantes sólidos são, na sua maioria, previstas para condições de
atritos mistos em baixas velocidades ou elevadas cargas. Estas massas com lubrificantes sólidos, como por exemplo graxas grafitadas ou com bissulfêto de molibdênio, podem aumentar a vida útil dos rolamentos consideravelmente.

O primeiro passo para escolher a graxa adequada é a informação da velocidade (rpm)
e o diâmetro médio do rolamento para poder calcular o fator DN.
Tendo esta informação podemos indicar a consistência adequada:
Consistência de Graxa

Classe- NLGI Descrição Valor (mm|min)
00 graxa fluida 1 até 1,2 x 106 (Max. 1,5 x 106)
0 a 1 rotação elevada até Max. 1x 106
2 normal até Max. 800.000
3 normal até Max. 400.000
4 graxa vedante até Max. 50.000

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Mensagem por Convidad Dom Mar 04, 2012 1:05 pm

Kleyton Maia escreveu:Marcio a grafite e muito usada em miolos de chaves e partes que atritam pra deslizar melhor ... meu receio e que se elas nao causariam algum desgaste na rosca ....

Ao contrário Kleyton, exatamente por ser um facilitador, ajuda a preservar as sedes dos cabeçotes. A sua rosca estará preservada!!! Very Happy

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Mensagem por TaZmaniA Dom Mar 04, 2012 1:12 pm

Já que falaram, a graxa cobreada vendem em lojas de eletrônica, o potinho com 20g se não me engano custa apenas 3 reais, comprei um semana passada. A quatidade com certeza seria suficiente para isso.

Porém sinceramente acho bobagem, não é necessário se vc colocar a vela sem forçar a rosca. Muita gente utiliza um pedaço de mangueira de jardim cortado para servir como extensor e poder enroscar com a mão.
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Mensagem por Kleyton Maia Dom Mar 04, 2012 7:51 pm

Márcio ®️ escreveu:
Kleyton Maia escreveu:Marcio a grafite e muito usada em miolos de chaves e partes que atritam pra deslizar melhor ... meu receio e que se elas nao causariam algum desgaste na rosca ....

Ao contrário Kleyton, exatamente por ser um facilitador, ajuda a preservar as sedes dos cabeçotes. A sua rosca estará preservada!!! Very Happy

To fora , passo nada na rosca não essa ta super preservada graças a deus !!! kkkkk, vcs que precisam disso ai boa sorte kkkkkkkkkkkkk
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Mensagem por DakarItape Qua Jan 01, 2014 1:25 pm

Fiz um teste nas velas antes de trocar... aquele teste de tirar o cabo dela com o motor ligado pra identificar se ela esta queimada, o motor reduz a rotação ao tirar o cabo, caso a vela esteja queimada... porem, pra minha surpresa, no meu caso a rotação não diminuiu, deduzi que ela estava queimada, troquei a vela e pra minha surpresa refiz o teste e, novamente não teve redução na rotação do motor ao tirar o cabo mesmo com a vela nova. (estranho). Isso esta ocorrendo nas duas velas do lado do passageiro. As duas do outro lado reduz a rotação ao tirar o cabo. Alguém saberia me dizer o que poderia estar acontecendo??? Grato!!
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Mensagem por Chico Biela Qua Jan 01, 2014 2:38 pm

Pode estar ocorrendo entrada falsa de ar e apagando os cilindros 1 e 2.
Se for dupla de solex 32, o da direita não está com seu sistema de marcha-lenta funcionando bem ou tem junta vazando.
Se for um solex 30 e cabeçotes de furo simples, pode ter vazamento pela junta metálica do coletor com o cabeçote.
Abraço.
Chico Biela.
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Mensagem por Bugólatra Qua Jan 01, 2014 3:32 pm

Chico Biela escreveu:Pode estar ocorrendo entrada falsa de ar e apagando os cilindros 1 e 2.
Se for dupla de solex 32, o da direita não está com seu sistema de marcha-lenta funcionando bem ou tem junta vazando.
Se for um solex 30 e cabeçotes de furo simples, pode ter vazamento pela junta metálica do coletor com o cabeçote.
Abraço.
Chico Biela.
Já passei por isso.
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Mensagem por DakarItape Qui Jan 02, 2014 4:29 pm

Valeu pela orientação, mas a resposta foi muito técnica, risos... Solex 32 ou 30.... seria carburador?? Se for o meu é simples.. Abraço!!!
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Mensagem por jperson Qui Jan 02, 2014 5:59 pm

São carburadores sim.
O Pic(S) 30 é de carburação simples e o solex 32 é dupla, todos originais dos vw a ar.
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