CABOS E VELAS
+21
Moacir
Marcus Valdetaro
felipecsilva
Louro_José
Victor Hugo (vtr_kd)
grtecno®
Waybecker
Roan L. Trajano
Fabiano Marques
Pietro
Bugólatra
Daniel Sul
Fabrício®©
Clayton
Volnei S
VIVINHOM
Denimelo
Kibe
Betinho
jperson
Guga Pedrosa
25 participantes
Planeta Buggy :: Mecânica :: Motor Boxer
Página 2 de 3
Página 2 de 3 • 1, 2, 3
Re: CABOS E VELAS
Fabiano Marques escreveu:Fuçando pelo fórum achei esse tópico e resolvi desenterra-ló para questionar sobre as velas iridium o que vocês acham dessas velas?
Para o uso comum (motor normal) não vai alterar muita coisa, agora se o motor é preparado, e o sistema de ignição for de alta potência, vai valer a pena investir nelas...
Quanto as velas, de experiência própria, a NGK é superior as Bosch, pois nitidamente a Bosch "amarra" o carro. Para ter um efeito "igual" as NGK, abrir o eletrodo para 0,9 a 1,0 mm, mas a durabilidade cai pela metade, pois para cada 0,1 mm o arco voltaico (faísca) é equivalente a 10 mil volts. (ou seja, para a abertura normal de 0.8mm seria o equivalente a 80 mil volts na faísca)...
Aproveitando o tópico, vou colocar algumas informações sobre velas:
A vela é bem simples em teoria: ela força o arco elétrico por uma abertura, como um raio. A eletricidade deve ter uma tensão muito alta para atravessar a abertura e criar uma boa centelha. A tensão em uma vela pode estar entre 40 mil e 100 mil volts.
A vela deve possuir uma passagem isolada para que essa tensão atravesse o eletrodo, onde poderá saltar entre a folga e, a partir daí, ser conduzida para o bloco do motor e aterrada. Ela também deve ser capaz de suportar altas temperaturas e pressões dentro do cilindro e deve ser projetada de modo que não se acumulem depósitos de aditivos do combustível.
As velas utilizam um inserto cerâmico para isolar a alta tensão no eletrodo, assegurando que a centelha ocorra na ponta do eletrodo e não em outro lugar da vela. Esse inserto ajuda também a queimar os depósitos. A cerâmica não é boa condutora de calor, de modo que o material fica muito quente durante a operação. Este calor ajuda a queimar os depósitos no eletrodo.
Alguns carros necessitam de uma vela quente. Esse tipo de vela é projetado com inserto cerâmico que possui uma área de contato ainda menor com a parte metálica da vela. Isto reduz a transferência de calor da cerâmica, fazendo-a funcionar ainda mais quente e queimar ainda mais os depósitos. As velas frias são projetadas com uma área de contato maior e, portanto, funcionam mais frias.
A diferença entre as velas quentes e frias está no formato da ponta de cerâmica
A fábrica selecionará a vela com a temperatura correta para cada carro. Alguns carros com alto desempenho naturalmente geram mais calor, de modo que necessitam de velas mais frias. Se a vela ficar muito quente, poderá inflamar o combustível antes que a centelha ocorra, portanto é importante manter o tipo correto de vela para seu carro.
Fonte: http://carros.hsw.uol.com.br/sistema-de-ignicao-de-um-automovel.htm
grtecno®- Desbravador
- Número de Mensagens : 186
Data de inscrição : 18/09/2011
Re: CABOS E VELAS
Eu acho isso de vela NGK e vela bosch mito... afinal, existem carros que saem de fábrica com velas bosch e já vi kits completos da bosch a venda com tudo desde cabos até distribuidor... Esse negócio é apenas clichê... na minha opinião claro...
É a mesma coisa, o povo todo guarda ovo na geladeira... por que??? se no mercado e na feira e onde quer que se vá eles estão armazenados em temperatura ambiente... simplesmente porque alguém disse isso... eu acho que a Bosch pelo renome que tem não faria velas ruins... eu uso no meu buggy e não tenho o que reclamar... as antigas eram NGK e não percebi diferença.
Mas talvez usem Bosch-NGK na sequência por ser clássico.. e buggy remete à clássicos!
É a mesma coisa, o povo todo guarda ovo na geladeira... por que??? se no mercado e na feira e onde quer que se vá eles estão armazenados em temperatura ambiente... simplesmente porque alguém disse isso... eu acho que a Bosch pelo renome que tem não faria velas ruins... eu uso no meu buggy e não tenho o que reclamar... as antigas eram NGK e não percebi diferença.
Mas talvez usem Bosch-NGK na sequência por ser clássico.. e buggy remete à clássicos!
Victor Hugo (vtr_kd)- Desbravador
- Número de Mensagens : 158
Idade : 34
Localização : Sâo Paulo
Tipo de Buggy : Fercar Naja-One 2002
Motor: 1600 Monocarburado
Carbura: H30 Pic
Pneus:: Diant.: Rosava 185/70 R14 Tras: Maxxis Bravo A/T 235/75 R15
Ignição Eletrônica, Alternador
Pontos : 5196
Data de inscrição : 11/03/2011
Re: CABOS E VELAS
Mais info sobre velas:
http://www.ngkntk.com.br/direct/velas.html
Abs
http://www.ngkntk.com.br/direct/velas.html
Abs
Louro_José- Super Desbravador
- Número de Mensagens : 279
Localização : Natal
Tipo de Buggy : Selvagem
Pontos : 5418
Data de inscrição : 11/11/2010
Re: CABOS E VELAS
Amigo, as velas tanto bosch quanto NGK são ótimas. Quanto aos cabos de vela, os de silicone, 10mm, são excelentes! Muito bons e superiores aos convencionais. Tu podes molhar à vontade, passando em atoleiro, riachos e etc que o carro nao sai pulando nem nada! Eu comprei e o pessoal aqui do Cassino Buggy Clube tb comprou e todo o mundo aprovou!!!
felipecsilva- Buggueiro
- Número de Mensagens : 39
Localização : Rio Grande-Cassino Buggy clube
Tipo de Buggy : Buggy Toy. Motor 1600 moderno. Pneus Bfgoodrich All Terrain 15.
Pontos : 5026
Data de inscrição : 11/04/2011
Re: CABOS E VELAS
Acho que n tem essa de marca não
é só verificar o tipo de vela e a amperagem que o fabricante especifica pro motor
as velas do motor aqui eram 2 NGK e 2 bosch, doido não??
troquei pela ngk faz uns 3 anos, até agora nenhum problem....
né não??
é só verificar o tipo de vela e a amperagem que o fabricante especifica pro motor
as velas do motor aqui eram 2 NGK e 2 bosch, doido não??
troquei pela ngk faz uns 3 anos, até agora nenhum problem....
né não??
Troca de velas e cabos.
Sou novinho novinho neste mundo dos buggys, mas como forma de agradecimento pelo belo material que vocês postam neste forum, vou repassar o que um mecânico aposentado que trabalhou na VW e que sempre me ajuda com o meu Buggy, deixando inclusive eu fazer o serviço para aprender. O nome dele é chico,já é um senhor que ainda trabalha pelo setor de oficinas do Nucleo Bandeirantes em Brasília DF.
Quando for trocar as velas NGK espere o motor esfriar para não correr o risco de espanar a rosca ou da vela ficar travada. Dicas de um veterano.
Abraço a todos.
Depois que comprei o Buggy estou sempre com um sorrizo no rosto.
Quando for trocar as velas NGK espere o motor esfriar para não correr o risco de espanar a rosca ou da vela ficar travada. Dicas de um veterano.
Abraço a todos.
Depois que comprei o Buggy estou sempre com um sorrizo no rosto.
Re: CABOS E VELAS
É assim mesmo, ficamos com cara de bobo, feito criança que acaba de ganhar um brinquedo, e na verdade ñ deixa de ser um brinquedo, um pouquinho caro, mas um brinquedo
VIVINHOM- Homem das Dunas
- Número de Mensagens : 3522
Idade : 63
Localização : MARICÁ-RJ
Tipo de Buggy : COYOTE
Pontos : 9572
Data de inscrição : 15/07/2008
Re: CABOS E VELAS
VIVINHOM escreveu:É assim mesmo, ficamos com cara de bobo, feito criança que acaba de ganhar um brinquedo, e na verdade ñ deixa de ser um brinquedo, um pouquinho caro, mas um brinquedo
Dizem que a diferença entre homens e crianças é o preço do brinquedo
Abs
Louro_José- Super Desbravador
- Número de Mensagens : 279
Localização : Natal
Tipo de Buggy : Selvagem
Pontos : 5418
Data de inscrição : 11/11/2010
Re: CABOS E VELAS
Os meus irmãos me dizem que eu fiquei muito mais simpático depois que comprei o buggy. Eles dizem que eu vivo rindo à toa. Esse brinquedo deve ter alguma coisa que contagia.
Moacir- Super Desbravador
- Número de Mensagens : 367
Idade : 71
Localização : Florianópolis - SC
Tipo de Buggy : VW GLASPAC 1971/1971, motor 1500, quase zero, alternador novinho, ignição eletrônica, estribos laterais precisando de um retoque na pintura, espelhos retrovisores externos do toyota bandeirantes 1984, carburador zerinho, zerinho, amortecedores também zerinhos.
Pontos : 5630
Data de inscrição : 01/11/2010
Re: CABOS E VELAS
Ai vai a minha receita perfeita do bolo pro boxer 1600 :
Velas NGK BP5ES - as velas da Bosch nao sao tao boas, isso tudo mundo concorda ! (confere a compatibilidade, tem roscas diferente dependendo do ano, mas acho que a mais comum é essa)
Cabos BOSCH 9 295 080 047 (linha premium para Fusca / Kombi 1.6 92 > 98)
Sao cabos de pino, entao combina com uma bobina de pino KW da Bosch e a tampa do distribuidor 9 232 081 442 tambem da Bosch ! A escolha de usar cabos de pino é óbvia : pode mergulhar com o buggy dentro dagua até o filtro que o boxer fica funcionando redondinho
Para quem quizer chegar na autopeças com as referencias na mao e ter certeza de sair com o material certo, de qualidade e confiavel, acho que você pode ir nessa de olhos fechados
Velas NGK BP5ES - as velas da Bosch nao sao tao boas, isso tudo mundo concorda ! (confere a compatibilidade, tem roscas diferente dependendo do ano, mas acho que a mais comum é essa)
Cabos BOSCH 9 295 080 047 (linha premium para Fusca / Kombi 1.6 92 > 98)
Sao cabos de pino, entao combina com uma bobina de pino KW da Bosch e a tampa do distribuidor 9 232 081 442 tambem da Bosch ! A escolha de usar cabos de pino é óbvia : pode mergulhar com o buggy dentro dagua até o filtro que o boxer fica funcionando redondinho
Para quem quizer chegar na autopeças com as referencias na mao e ter certeza de sair com o material certo, de qualidade e confiavel, acho que você pode ir nessa de olhos fechados
weshwesh- Doido por areia!!!!
- Número de Mensagens : 143
Idade : 44
Localização : Litoral do Ceara
Tipo de Buggy : Nordestino !!
Pontos : 5482
Data de inscrição : 21/06/2010
Velas de ignição: Quando trocar?
As velas de ignição, são os componentes responsáveis pela queima do combustível, quando este está dentro das câmaras de combustão. Sua faísca dá início a explosão que impulsiona os pistões, movimentando o motor contínuamente. Mas as velas têm vida útil e devem ser inspecionadas pelo mecânico a cada 10.000 km na maioria dos veículos nacionais.
Assim como a fumaça emitida pelo escapamento, inspecionar as velas periodicamente pode nos dar muitas informações sobre o estado geral do motor pois dependendo do estado, as velas indicam defeitos que podem comprometer outros componentes e evitar que danos mais significativos aconteçam.
Após 10.ooo km rodados, já é possível perceber diversos sintomas e problemas indicados pelo estado das velas. Vamos descrever os principais e mais comuns de se identificar após remover o jogo de velas. São eles:
Desgaste natural
Se o pé do isolador estiver levemente amarelado ou marrom, indica que tudo correu bem durante a vida útil das velas. O motor está em boas condições e o tipo da vela estava correta para este motor.
Desgaste natural excedido
Mesmo que o motor esteja em boas condições e que as velas estejam corretas para o tipo de motor, permanecer muito tempo sem substituir as velas irá causar o desgaste excessivo do eletrodo central (erosão). A distância entre os eletrodos fica muito grande e a alta voltagem fornecida pela(s) bobina(s) passa a ser insuficiente para causar a faísca.
Sintomas:
- Solavancos do motor, principalmente ao acelerar para ultrapassagens ou em subidas.
- Dar partida no motor fica mais difícil. Demora para pegar.
Corrosão dos eletrodos
Esta situação geralmente é confundida com o derretimento dos eletrodos por superaquecimento. Ao contrário do que parece, este sintoma é causado pela presença de agentes e/ou aditivos corrosivos no combustível ou óleo lubrificante e é comum encontrar depósitos de resíduos que acabam influindo no fluxo de gases. Geralmente também é causado por combustível de má qualidade.
Sintomas:
- Solavancos do motor, principalmente ao acelerar para ultrapassagens ou em subidas.
- Dar partida no motor fica mais difícil. Demora para pegar.
Fuligem preta (carbonização seca)
A formação desta fuligem preta e seca, cobrindo os eletrodos e a cabeça da vela, pode ter diversas causas. As principais são: Filtro de ar sujo, afogador com mal-funcionamento ou acionado por muito tempo, combustível de má qualidade, carburador ou injeção desregulados (mistura ar-combustível muito rica), motor funcionando em baixa rotação por muito tempo, regulagem do ponto de ignição muito atrasado (faísca atrasada), uso de velas inadequadas (muito frias).
Sintomas:
- Dificuldade na partida do motor, principalmente quando ainda estiver frio.
- Motor falha quando em rotação de marcha lenta.
No casos de você ter abastecido com gasolina ruim, fazer o veículo rodar em primeira ou segunda marcha, com a rotação bem alta por alguns instantes pode eliminar as impurezas acumuladas na ponta da vela, se o carro já estiver abastecido com combustível de qualidade. Mesmo assim, é importante revisar a regulagem e os filtros. Trocar as velas por novas, também é uma boa idéia.
Sujeira preta e oleosa (carbonização oleosa)
Esta situação indica problemas graves no cabeçote do motor e possivelmente um serviço de retífica será necessário. Os eletrodos ficam cobertos por uma camada de óleo e carvão, o que indica excesso de óleo do motor passando para a câmara de combustão por desgaste ou defeito nos anéis de pistão e/ou guias de válvula.
Sintomas:
- Dificuldade na partida do motor, principalmente quando ainda estiver frio.
- Motor falha quando em rotação de marcha lenta.
Resíduos de Chumbo
Manchas amareladas, principalmente em volta do isolador, indicam muita concentração de chumbo no combustível que NÃO deve ser de boa qualidade justamente por isso. Com o aumento da temperatura na câmara de combustão estes resíduos tendem a tornar-se condutores elétricos anulando a funcionalidade da vela e causando falhas na ignição (ou seja, na faísca). Nesse caso, nem adianta tentar limpar as velas, pois o chumbo já deve ter-se vitrificado sobre a cerâmica do isolador. Trocar o posto onde você abastece também deve ajudar.
Sintomas:
- Falhas na faísca de ignição, principalmente em velocidades mais altas.
Outros Resíduos e Impurezas
Aditivos do óleo e/ou do combustível podem deixar resíduos “incombustíveis” (que não são queimados) na câmara de combustão. Estes resíduos pode ser visíveis nos pistões, válvulas, cabeçote e na própria vela. Ocorre especialmente em motores com consumo de óleo acima do normal ou abastecidos com combustível de má qualidade. Limpeza e uma boa regulagem do motor pode resolver o problema.
Sintomas:
- Perda de potência do motor.
- Danos ao motor e cabeçote.
Superaquecimento
São vários os motivos que podem causar o derretimento do eletrodo central, fundindo-o parcialmente. Os mais comuns são: uso de velas incorretas (muito quentes), resíduos (sujeira) na câmara de combustão, válvulas defeituosas, ponto de ignição desregulado (adiantado), mistura ar combustível muito pobre, distribuidor com defeito, combustível de má qualidade ou velas mal instaladas/apertadas.
Sintomas:
- Perda de potência do motor.
- Falhas na faísca de ignição.
- Danos ao motor.
Eletrodo Central Fundido
O derretimento do eletrodo central pode se agravar por conta do superaquecimento da câmara de combustão, causando trincas e quebras no pé do isolador. As causas ainda são as mesmas mas os danos ao motor já podem ser maiores. Neste caso, será necessário revisar o motor e os sistemas de ignição e alimentação.
Sintomas:
- Perda de potência do motor.
- Falhas na faísca de ignição.
- Danos ao motor.
Eletrodos Central e Lateral Fundidos
Neste ponto, a combustão se dá por incandescência, ou seja, não há mais faísca e a alta temperatura faz com que o combustível queime. O uso contínuo de velas e combustíveis inadequados podem fazer as velas chegarem a este estado.
Se o motor ainda não quebrou neste ponto, você ainda deverá estar percebendo sintomas como:
- Perda de potência do motor.
- Falhas na faísca de ignição.
- Danos ao motor.
Isolador trincado ou quebrado
Aditivos agressivos adicionados ao combustível podem causar corrosão do eletrodo central e, com o tempo acabar trincando o isolador, assim como muita fuligem de combustão acumulada entre o isolador e o eletrodo central.
Também é muito comum que este dano seja causado pelo uso de ferramentas inadequadas na manutenção das velas, por exemplo, usar uma chave de fenda para afastar os eletrodos. Com o isolador quebrado a faísca salta do eletrodo central direto para a carcaça lateral da vela.
Sintomas:
- Dificuldade na partida do motor.
- Falhas de ignição.
IMPORTANTE:
Note que é possível perceber-se os mesmos sintomas causados por problemas diferentes. Por isso, é importante que seu mecânico de confiança dê sua opinião sobre o que pode estar causando estes problemas.
Em qualquer uma destas situações, aproveite para substituir o jogo de velas do seu carro por velas de ignição novas, verificando a aplicação correta descrita na embalagem.
Nunca reaproveite velas danificadas. Limpar, lixar ou aproximar os eletrodos não devolverá a sua funcionalidade corretamente. Lembre-se de que existem ferramentas específicas para remoção e instalação das velas e o torque de aperto varia de um modelo para outro. Então, se você não tiver o equipamento adequado, deixe que seu mecânico faça este procedimento para você.
fonte:http://motorsa.com.br/2010/06/velas-de-ignicao-quando-trocar/
Assim como a fumaça emitida pelo escapamento, inspecionar as velas periodicamente pode nos dar muitas informações sobre o estado geral do motor pois dependendo do estado, as velas indicam defeitos que podem comprometer outros componentes e evitar que danos mais significativos aconteçam.
Após 10.ooo km rodados, já é possível perceber diversos sintomas e problemas indicados pelo estado das velas. Vamos descrever os principais e mais comuns de se identificar após remover o jogo de velas. São eles:
Desgaste natural
Se o pé do isolador estiver levemente amarelado ou marrom, indica que tudo correu bem durante a vida útil das velas. O motor está em boas condições e o tipo da vela estava correta para este motor.
Desgaste natural excedido
Mesmo que o motor esteja em boas condições e que as velas estejam corretas para o tipo de motor, permanecer muito tempo sem substituir as velas irá causar o desgaste excessivo do eletrodo central (erosão). A distância entre os eletrodos fica muito grande e a alta voltagem fornecida pela(s) bobina(s) passa a ser insuficiente para causar a faísca.
Sintomas:
- Solavancos do motor, principalmente ao acelerar para ultrapassagens ou em subidas.
- Dar partida no motor fica mais difícil. Demora para pegar.
Corrosão dos eletrodos
Esta situação geralmente é confundida com o derretimento dos eletrodos por superaquecimento. Ao contrário do que parece, este sintoma é causado pela presença de agentes e/ou aditivos corrosivos no combustível ou óleo lubrificante e é comum encontrar depósitos de resíduos que acabam influindo no fluxo de gases. Geralmente também é causado por combustível de má qualidade.
Sintomas:
- Solavancos do motor, principalmente ao acelerar para ultrapassagens ou em subidas.
- Dar partida no motor fica mais difícil. Demora para pegar.
Fuligem preta (carbonização seca)
A formação desta fuligem preta e seca, cobrindo os eletrodos e a cabeça da vela, pode ter diversas causas. As principais são: Filtro de ar sujo, afogador com mal-funcionamento ou acionado por muito tempo, combustível de má qualidade, carburador ou injeção desregulados (mistura ar-combustível muito rica), motor funcionando em baixa rotação por muito tempo, regulagem do ponto de ignição muito atrasado (faísca atrasada), uso de velas inadequadas (muito frias).
Sintomas:
- Dificuldade na partida do motor, principalmente quando ainda estiver frio.
- Motor falha quando em rotação de marcha lenta.
No casos de você ter abastecido com gasolina ruim, fazer o veículo rodar em primeira ou segunda marcha, com a rotação bem alta por alguns instantes pode eliminar as impurezas acumuladas na ponta da vela, se o carro já estiver abastecido com combustível de qualidade. Mesmo assim, é importante revisar a regulagem e os filtros. Trocar as velas por novas, também é uma boa idéia.
Sujeira preta e oleosa (carbonização oleosa)
Esta situação indica problemas graves no cabeçote do motor e possivelmente um serviço de retífica será necessário. Os eletrodos ficam cobertos por uma camada de óleo e carvão, o que indica excesso de óleo do motor passando para a câmara de combustão por desgaste ou defeito nos anéis de pistão e/ou guias de válvula.
Sintomas:
- Dificuldade na partida do motor, principalmente quando ainda estiver frio.
- Motor falha quando em rotação de marcha lenta.
Resíduos de Chumbo
Manchas amareladas, principalmente em volta do isolador, indicam muita concentração de chumbo no combustível que NÃO deve ser de boa qualidade justamente por isso. Com o aumento da temperatura na câmara de combustão estes resíduos tendem a tornar-se condutores elétricos anulando a funcionalidade da vela e causando falhas na ignição (ou seja, na faísca). Nesse caso, nem adianta tentar limpar as velas, pois o chumbo já deve ter-se vitrificado sobre a cerâmica do isolador. Trocar o posto onde você abastece também deve ajudar.
Sintomas:
- Falhas na faísca de ignição, principalmente em velocidades mais altas.
Outros Resíduos e Impurezas
Aditivos do óleo e/ou do combustível podem deixar resíduos “incombustíveis” (que não são queimados) na câmara de combustão. Estes resíduos pode ser visíveis nos pistões, válvulas, cabeçote e na própria vela. Ocorre especialmente em motores com consumo de óleo acima do normal ou abastecidos com combustível de má qualidade. Limpeza e uma boa regulagem do motor pode resolver o problema.
Sintomas:
- Perda de potência do motor.
- Danos ao motor e cabeçote.
Superaquecimento
São vários os motivos que podem causar o derretimento do eletrodo central, fundindo-o parcialmente. Os mais comuns são: uso de velas incorretas (muito quentes), resíduos (sujeira) na câmara de combustão, válvulas defeituosas, ponto de ignição desregulado (adiantado), mistura ar combustível muito pobre, distribuidor com defeito, combustível de má qualidade ou velas mal instaladas/apertadas.
Sintomas:
- Perda de potência do motor.
- Falhas na faísca de ignição.
- Danos ao motor.
Eletrodo Central Fundido
O derretimento do eletrodo central pode se agravar por conta do superaquecimento da câmara de combustão, causando trincas e quebras no pé do isolador. As causas ainda são as mesmas mas os danos ao motor já podem ser maiores. Neste caso, será necessário revisar o motor e os sistemas de ignição e alimentação.
Sintomas:
- Perda de potência do motor.
- Falhas na faísca de ignição.
- Danos ao motor.
Eletrodos Central e Lateral Fundidos
Neste ponto, a combustão se dá por incandescência, ou seja, não há mais faísca e a alta temperatura faz com que o combustível queime. O uso contínuo de velas e combustíveis inadequados podem fazer as velas chegarem a este estado.
Se o motor ainda não quebrou neste ponto, você ainda deverá estar percebendo sintomas como:
- Perda de potência do motor.
- Falhas na faísca de ignição.
- Danos ao motor.
Isolador trincado ou quebrado
Aditivos agressivos adicionados ao combustível podem causar corrosão do eletrodo central e, com o tempo acabar trincando o isolador, assim como muita fuligem de combustão acumulada entre o isolador e o eletrodo central.
Também é muito comum que este dano seja causado pelo uso de ferramentas inadequadas na manutenção das velas, por exemplo, usar uma chave de fenda para afastar os eletrodos. Com o isolador quebrado a faísca salta do eletrodo central direto para a carcaça lateral da vela.
Sintomas:
- Dificuldade na partida do motor.
- Falhas de ignição.
IMPORTANTE:
Note que é possível perceber-se os mesmos sintomas causados por problemas diferentes. Por isso, é importante que seu mecânico de confiança dê sua opinião sobre o que pode estar causando estes problemas.
Em qualquer uma destas situações, aproveite para substituir o jogo de velas do seu carro por velas de ignição novas, verificando a aplicação correta descrita na embalagem.
Nunca reaproveite velas danificadas. Limpar, lixar ou aproximar os eletrodos não devolverá a sua funcionalidade corretamente. Lembre-se de que existem ferramentas específicas para remoção e instalação das velas e o torque de aperto varia de um modelo para outro. Então, se você não tiver o equipamento adequado, deixe que seu mecânico faça este procedimento para você.
fonte:http://motorsa.com.br/2010/06/velas-de-ignicao-quando-trocar/
Re: CABOS E VELAS
Kleyton Maia escreveu:As velas de ignição, são os componentes responsáveis pela queima do combustível, quando este está dentro das câmaras de combustão. Sua faísca dá início a explosão que impulsiona os pistões, movimentando o motor contínuamente. Mas as velas têm vida útil e devem ser inspecionadas pelo mecânico a cada 10.000 km na maioria dos veículos nacionais.
Assim como a fumaça emitida pelo escapamento, inspecionar as velas periodicamente pode nos dar muitas informações sobre o estado geral do motor pois dependendo do estado, as velas indicam defeitos que podem comprometer outros componentes e evitar que danos mais significativos aconteçam.
Após 10.ooo km rodados, já é possível perceber diversos sintomas e problemas indicados pelo estado das velas. Vamos descrever os principais e mais comuns de se identificar após remover o jogo de velas. São eles:
Desgaste natural
Se o pé do isolador estiver levemente amarelado ou marrom, indica que tudo correu bem durante a vida útil das velas. O motor está em boas condições e o tipo da vela estava correta para este motor.
Desgaste natural excedido
Mesmo que o motor esteja em boas condições e que as velas estejam corretas para o tipo de motor, permanecer muito tempo sem substituir as velas irá causar o desgaste excessivo do eletrodo central (erosão). A distância entre os eletrodos fica muito grande e a alta voltagem fornecida pela(s) bobina(s) passa a ser insuficiente para causar a faísca.
Sintomas:
- Solavancos do motor, principalmente ao acelerar para ultrapassagens ou em subidas.
- Dar partida no motor fica mais difícil. Demora para pegar.
Corrosão dos eletrodos
Esta situação geralmente é confundida com o derretimento dos eletrodos por superaquecimento. Ao contrário do que parece, este sintoma é causado pela presença de agentes e/ou aditivos corrosivos no combustível ou óleo lubrificante e é comum encontrar depósitos de resíduos que acabam influindo no fluxo de gases. Geralmente também é causado por combustível de má qualidade.
Sintomas:
- Solavancos do motor, principalmente ao acelerar para ultrapassagens ou em subidas.
- Dar partida no motor fica mais difícil. Demora para pegar.
Fuligem preta (carbonização seca)
A formação desta fuligem preta e seca, cobrindo os eletrodos e a cabeça da vela, pode ter diversas causas. As principais são: Filtro de ar sujo, afogador com mal-funcionamento ou acionado por muito tempo, combustível de má qualidade, carburador ou injeção desregulados (mistura ar-combustível muito rica), motor funcionando em baixa rotação por muito tempo, regulagem do ponto de ignição muito atrasado (faísca atrasada), uso de velas inadequadas (muito frias).
Sintomas:
- Dificuldade na partida do motor, principalmente quando ainda estiver frio.
- Motor falha quando em rotação de marcha lenta.
No casos de você ter abastecido com gasolina ruim, fazer o veículo rodar em primeira ou segunda marcha, com a rotação bem alta por alguns instantes pode eliminar as impurezas acumuladas na ponta da vela, se o carro já estiver abastecido com combustível de qualidade. Mesmo assim, é importante revisar a regulagem e os filtros. Trocar as velas por novas, também é uma boa idéia.
Sujeira preta e oleosa (carbonização oleosa)
Esta situação indica problemas graves no cabeçote do motor e possivelmente um serviço de retífica será necessário. Os eletrodos ficam cobertos por uma camada de óleo e carvão, o que indica excesso de óleo do motor passando para a câmara de combustão por desgaste ou defeito nos anéis de pistão e/ou guias de válvula.
Sintomas:
- Dificuldade na partida do motor, principalmente quando ainda estiver frio.
- Motor falha quando em rotação de marcha lenta.
Resíduos de Chumbo
Manchas amareladas, principalmente em volta do isolador, indicam muita concentração de chumbo no combustível que NÃO deve ser de boa qualidade justamente por isso. Com o aumento da temperatura na câmara de combustão estes resíduos tendem a tornar-se condutores elétricos anulando a funcionalidade da vela e causando falhas na ignição (ou seja, na faísca). Nesse caso, nem adianta tentar limpar as velas, pois o chumbo já deve ter-se vitrificado sobre a cerâmica do isolador. Trocar o posto onde você abastece também deve ajudar.
Sintomas:
- Falhas na faísca de ignição, principalmente em velocidades mais altas.
Outros Resíduos e Impurezas
Aditivos do óleo e/ou do combustível podem deixar resíduos “incombustíveis” (que não são queimados) na câmara de combustão. Estes resíduos pode ser visíveis nos pistões, válvulas, cabeçote e na própria vela. Ocorre especialmente em motores com consumo de óleo acima do normal ou abastecidos com combustível de má qualidade. Limpeza e uma boa regulagem do motor pode resolver o problema.
Sintomas:
- Perda de potência do motor.
- Danos ao motor e cabeçote.
Superaquecimento
São vários os motivos que podem causar o derretimento do eletrodo central, fundindo-o parcialmente. Os mais comuns são: uso de velas incorretas (muito quentes), resíduos (sujeira) na câmara de combustão, válvulas defeituosas, ponto de ignição desregulado (adiantado), mistura ar combustível muito pobre, distribuidor com defeito, combustível de má qualidade ou velas mal instaladas/apertadas.
Sintomas:
- Perda de potência do motor.
- Falhas na faísca de ignição.
- Danos ao motor.
Eletrodo Central Fundido
O derretimento do eletrodo central pode se agravar por conta do superaquecimento da câmara de combustão, causando trincas e quebras no pé do isolador. As causas ainda são as mesmas mas os danos ao motor já podem ser maiores. Neste caso, será necessário revisar o motor e os sistemas de ignição e alimentação.
Sintomas:
- Perda de potência do motor.
- Falhas na faísca de ignição.
- Danos ao motor.
Eletrodos Central e Lateral Fundidos
Neste ponto, a combustão se dá por incandescência, ou seja, não há mais faísca e a alta temperatura faz com que o combustível queime. O uso contínuo de velas e combustíveis inadequados podem fazer as velas chegarem a este estado.
Se o motor ainda não quebrou neste ponto, você ainda deverá estar percebendo sintomas como:
- Perda de potência do motor.
- Falhas na faísca de ignição.
- Danos ao motor.
Isolador trincado ou quebrado
Aditivos agressivos adicionados ao combustível podem causar corrosão do eletrodo central e, com o tempo acabar trincando o isolador, assim como muita fuligem de combustão acumulada entre o isolador e o eletrodo central.
Também é muito comum que este dano seja causado pelo uso de ferramentas inadequadas na manutenção das velas, por exemplo, usar uma chave de fenda para afastar os eletrodos. Com o isolador quebrado a faísca salta do eletrodo central direto para a carcaça lateral da vela.
Sintomas:
- Dificuldade na partida do motor.
- Falhas de ignição.
IMPORTANTE:
Note que é possível perceber-se os mesmos sintomas causados por problemas diferentes. Por isso, é importante que seu mecânico de confiança dê sua opinião sobre o que pode estar causando estes problemas.
Em qualquer uma destas situações, aproveite para substituir o jogo de velas do seu carro por velas de ignição novas, verificando a aplicação correta descrita na embalagem.
Nunca reaproveite velas danificadas. Limpar, lixar ou aproximar os eletrodos não devolverá a sua funcionalidade corretamente. Lembre-se de que existem ferramentas específicas para remoção e instalação das velas e o torque de aperto varia de um modelo para outro. Então, se você não tiver o equipamento adequado, deixe que seu mecânico faça este procedimento para você.
fonte:http://motorsa.com.br/2010/06/velas-de-ignicao-quando-trocar/
[b style="color: rgb(68, 68, 68); font-family: arial, sans-serif; font-size: small; font-weight: bold; line-height: 16px;"][b style="color: rgb(68, 68, 68); font-family: arial, sans-serif; font-size: small; font-weight: bold; line-height: 16px;"][b style="color: rgb(68, 68, 68); font-family: arial, sans-serif; font-size: small; font-weight: bold; line-height: 16px;"][b style="color: rgb(68, 68, 68); font-family: arial, sans-serif; font-size: small; font-weight: bold; line-height: 16px;"]impressionado com o domínio e riqueza do assunto por parte dos senhores !! Posts como esses deveriam ficar disponíveis por toda a eternidade.
Pois certamente outras gerações buscaram aqui fonte de pesquisa para soluções de vários problemas !! [/b][/b][/b][/b]
Joker- Desbravador Master
- Número de Mensagens : 924
Idade : 46
Localização : Arkham City(Salvador)
Tipo de Buggy : Buggy Bird 77
Pontos : 5198
Data de inscrição : 23/04/2013
Página 2 de 3 • 1, 2, 3
Tópicos semelhantes
» Cabos de vela fusca 1300
» CABOS DE FREIO DE MAO E DE EMBREAGEM
» velas maiores
» Feedback com as Velas
» Velas suspeitas...
» CABOS DE FREIO DE MAO E DE EMBREAGEM
» velas maiores
» Feedback com as Velas
» Velas suspeitas...
Planeta Buggy :: Mecânica :: Motor Boxer
Página 2 de 3
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos