Bomba de óleo com suporte para filtro.
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Re: Bomba de óleo com suporte para filtro.
albertocn escreveu:Salve Alker,
Também tenho interesse nela.
Se pudar passar as dicas e a experiência será de grande proveito.
Aonde comprou? Quanto?Alker escreveu:Salve rapaziada, preciso reviver esse tópico.
Depois de muito namorar a bomba de óleo, consegui comprar uma. =D
A dúvida é a seguinte, qual o procedimento para instalar essa bomba?
Não encontrei nenhum HowTo sobre a instalação.
Pelo que vi, a coisa deve ser simples, mas como deve ter algum detalhe, prefiro perguntar antes de fazer uma cagad@.
Vou colocar aqui os passos que eu vou tomar e se tiver algum pulo do gato, gostaria que você me falassem.
*Esgotar o óleo do motor.
*Retirar a bomba original.
*Instalar a nova bomba nova com o filtro. (Devo colocar óleo dentro do filtro tambem?)
*Colocar 3 litros de óleo pra dentro do motor.
*Dar partida e ver se a luz do óleo apaga.
É só isso? Tem algum detalhe ai no meio?
Abraço galera, espero a colaboração de vocês.
Ps.: Vou tirar fotos do passo a passo e depois posto aqui. =)
Albertocn,
comprei na mofoco.com
o link direto pra bomba que comprei é esse: http://www.mofoco.com/item.php?item_id=336
Comprei no dia 8 de março, o cara enviou no dia 13 de março e chegou ontem (dia 13 de abril). Eles enviam via USPS com track number, mas não sei porque motivo, o rastreamento não ficou certo no site. Enfim... demorou um pouquinho, mas chegou tudo certinho, graças a Deus. =)
Paguei 85,04U$ (algo próximo a 156,00 R$) pela peça, esse valor já estava incluído o frete. Dei sorte da alfândega não tarifar a peça, mas caso tarifassem, creio que pagaria 60% do valor da peça.
Os caras do site são muito atenciosos, responderam todos meus emails, enchi um pouco o saco deles pq não conseguia ver o rastreamento no site, mas o atendente sempre foi muito educado e prestativo. Se quiser, o nome do cara é Paul e contato dele é paul@mofoco.com
Pelo que vi, o frete subiu um pouco, mas nada demais.
Vou montar a bomba hoje ou amanhã e se tudo correr bem, daqui uns dias, vou encomendar mais uma pro buggy do meu irmão. =P
No mais, foi isso ai, fiquei um pouco tenso por causa da demora e do rastreamento (que não foi culpa da loja e sim da USPS), mas deu tudo certo no final.
Abraço
Re: Bomba de óleo com suporte para filtro.
Alker,
os prisioneiros que seguram a bomba terão que ser trocados pois são curtos demais para a nova bomba. Preste atenção, também, quando colocar a bomba, se o motor vai girar. Depois de colocar NÃO ligue o motor sem antes girar o vira e ver se ele não está prendendo. Pode acontecer dessa bomba pegar nos parafusos do comando (é bem provável que aconteça). Se pegar você vai ter que desgastar um pouco a bomba, como na foto abaixo. No meu caso, como o motor estava desmontado, desgastei também os parafusos do comando para não precisar desgastar muito a bomba.
Eu acho melhor você colocar 2 litros e meio de óleo, liga o carro e apagando a luz do óleo, desliga e coloca o resto (0,5 L).
Espero ter ajudado.
Abraço,
Fabrício Lamonica
www.fuscaetal.com.br
os prisioneiros que seguram a bomba terão que ser trocados pois são curtos demais para a nova bomba. Preste atenção, também, quando colocar a bomba, se o motor vai girar. Depois de colocar NÃO ligue o motor sem antes girar o vira e ver se ele não está prendendo. Pode acontecer dessa bomba pegar nos parafusos do comando (é bem provável que aconteça). Se pegar você vai ter que desgastar um pouco a bomba, como na foto abaixo. No meu caso, como o motor estava desmontado, desgastei também os parafusos do comando para não precisar desgastar muito a bomba.
Eu acho melhor você colocar 2 litros e meio de óleo, liga o carro e apagando a luz do óleo, desliga e coloca o resto (0,5 L).
Espero ter ajudado.
Abraço,
Fabrício Lamonica
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Re: Bomba de óleo com suporte para filtro.
Ola fabriciolamonica,
obrigado pelas dicas, mas agora vem as perguntas... =P
os parafusos que vem com a bomba são tão curtos assim? Pergunto isso pq não troquei ainda, então n sei como q vai ser o comprimento dos parafusos quando eu colocar no lugar.
Outra coisa, não entendi, pq precisou desgastar a bomba. Todas as bombas precisam der desgastadas um pouco para caber? Se puder esclarecer, eu agradeço.
Obrigado e abraço
obrigado pelas dicas, mas agora vem as perguntas... =P
os parafusos que vem com a bomba são tão curtos assim? Pergunto isso pq não troquei ainda, então n sei como q vai ser o comprimento dos parafusos quando eu colocar no lugar.
Outra coisa, não entendi, pq precisou desgastar a bomba. Todas as bombas precisam der desgastadas um pouco para caber? Se puder esclarecer, eu agradeço.
Obrigado e abraço
fabriciolamonica escreveu:Alker,
os prisioneiros que seguram a bomba terão que ser trocados pois são curtos demais para a nova bomba. Preste atenção, também, quando colocar a bomba, se o motor vai girar. Depois de colocar NÃO ligue o motor sem antes girar o vira e ver se ele não está prendendo. Pode acontecer dessa bomba pegar nos parafusos do comando (é bem provável que aconteça). Se pegar você vai ter que desgastar um pouco a bomba, como na foto abaixo. No meu caso, como o motor estava desmontado, desgastei também os parafusos do comando para não precisar desgastar muito a bomba.
Eu acho melhor você colocar 2 litros e meio de óleo, liga o carro e apagando a luz do óleo, desliga e coloca o resto (0,5 L).
Espero ter ajudado.
Abraço,
Fabrício Lamonica
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Re: Bomba de óleo com suporte para filtro.
Essa bomba nova é bem mais larga que a antiga pois as engrenagens são de 32 mm. Por isso ela é maior para os lados (no sentido da engrenagem dos comandos e também para fora do bloco).
Eu não usei esses parafusos pois acho melhor usar prisioneiros. Assim evitar o desgaste do bloco com o tira-e-põe de parafusos ao longo dos anos.
Abraço,
Fabrício Lamonica
www.fuscaetal.com.br
Eu não usei esses parafusos pois acho melhor usar prisioneiros. Assim evitar o desgaste do bloco com o tira-e-põe de parafusos ao longo dos anos.
Abraço,
Fabrício Lamonica
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Re: Bomba de óleo com suporte para filtro.
Salve, salve rapaziada.
Montei a bendita bomba ontem e posso afirmar sem sombre de dúvida que estou muito feliz com o resultado.
O procedimento foi bastante simples,
Retirei o óleo do motor
Saquei a polia
Retirei a bomba antiga
Retirei os restos da junta antiga
Instalei a bomba nova (além da junta que ja vem com a bomba, passei uma junta química para garantir que não haveria vazamentos)
Montei a polia
Coloquei 2,5 litros de óleo no motor, dei partida e após algumas minutos, coloquei mais 0,5 litro de óleo.
Observações gerais:
Diferente do fabricio, não utilizei prisioneiros, optei por usar os parafusos que acompanham a bomba, mas se algum dia eu tiver que desmontar a bomba, trocarei os parafusos por prisioneiros.
Durante a montagem, percebi que o curso do pino da engrenagem era muito grande, assim, a bomba não encaixava bem e ficava "sobrando", com muita paciência e carinho, desbastei cerca de 2 mm da ponta do eixo e refiz o recorte. O retrabalho ficou bom e nem parece que foi mexido. =P
Por fim, passei um pouco de óleo antes de montar as engrenagens e pronto.
Infelizmente, por motivos obvios, minhas mãos estavam cheias de óleo e não pude fotografar o procedimento.
Mas vou tirar uma foto dela montada.
Garanto que o procedimento é bastante simples e o resultado é bastante satisfatório.
Abraço
Montei a bendita bomba ontem e posso afirmar sem sombre de dúvida que estou muito feliz com o resultado.
O procedimento foi bastante simples,
Retirei o óleo do motor
Saquei a polia
Retirei a bomba antiga
Retirei os restos da junta antiga
Instalei a bomba nova (além da junta que ja vem com a bomba, passei uma junta química para garantir que não haveria vazamentos)
Montei a polia
Coloquei 2,5 litros de óleo no motor, dei partida e após algumas minutos, coloquei mais 0,5 litro de óleo.
Observações gerais:
Diferente do fabricio, não utilizei prisioneiros, optei por usar os parafusos que acompanham a bomba, mas se algum dia eu tiver que desmontar a bomba, trocarei os parafusos por prisioneiros.
Durante a montagem, percebi que o curso do pino da engrenagem era muito grande, assim, a bomba não encaixava bem e ficava "sobrando", com muita paciência e carinho, desbastei cerca de 2 mm da ponta do eixo e refiz o recorte. O retrabalho ficou bom e nem parece que foi mexido. =P
Por fim, passei um pouco de óleo antes de montar as engrenagens e pronto.
Infelizmente, por motivos obvios, minhas mãos estavam cheias de óleo e não pude fotografar o procedimento.
Mas vou tirar uma foto dela montada.
Garanto que o procedimento é bastante simples e o resultado é bastante satisfatório.
Abraço
Re: Bomba de óleo com suporte para filtro.
Fala, Alker
Parabéns pelo sucesso na montagem.
Essa bomba realmente é muito boa. É show de bola mesmo! Agora o óleo do motor vai ficar bem menos contaminado pelas impurezas.
Uma coisa que esqueci de dizer, mas agora é meio tarde é que você deve precisar cortar a lata que fica atrás da polia. Ela atrapalha um pouco.
Para o filtro, eu uso o da Fram PH2863 que é da linha Fiat e custa menos de R$ 15,00.
Abraço,
Fabrício Lamonica
www.fuscaetal.com.br
Parabéns pelo sucesso na montagem.
Essa bomba realmente é muito boa. É show de bola mesmo! Agora o óleo do motor vai ficar bem menos contaminado pelas impurezas.
Uma coisa que esqueci de dizer, mas agora é meio tarde é que você deve precisar cortar a lata que fica atrás da polia. Ela atrapalha um pouco.
Para o filtro, eu uso o da Fram PH2863 que é da linha Fiat e custa menos de R$ 15,00.
Abraço,
Fabrício Lamonica
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Re: Bomba de óleo com suporte para filtro.
Posta fotos da bomba instalada!
Fabiano Marques- Homem das Dunas
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Re: Bomba de óleo com suporte para filtro.
Seguem umas fotos dela instalada no motor:
Abraços,
Fabrício Lamonica
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Abraços,
Fabrício Lamonica
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Re: Bomba de óleo com suporte para filtro.
Beleza de bomba e o motor vai agradecer muito este filtro de oleo, se encontrar coloca um dissipador de calor no filtro de oleo, não tenho muita certeza não mas creio que os fuscas mexicanos vinham com esta bomba de oleo com o filtro de oleo acoplado.
Re: Bomba de óleo com suporte para filtro.
Ficaria bom se mudar o escape pelos daqueles que são só nas laterais, achei que o filtro fica muito perto desse original do fusca.
Clayton- Atolado na Lama
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Re: Bomba de óleo com suporte para filtro.
lubisomem01 escreveu:Beleza de bomba e o motor vai agradecer muito este filtro de oleo, se encontrar coloca um dissipador de calor no filtro de oleo, não tenho muita certeza não mas creio que os fuscas mexicanos vinham com esta bomba de oleo com o filtro de oleo acoplado.
Essa bomba realmente vinha nos besouros mexicanos, só não sei ao certo em que período Luby!
Convidad- Convidado
Re: Bomba de óleo com suporte para filtro.
Ai pessoal, demorei, mas estão aqui as fotos da bomba já instalada;
Apesar de parecer que os parafusos da bomba ficaram muito próximos a polia, existe uma distância de aproximadamente 3 mm, o que eu considero uma distância segura.
Em relação a distância do filtro de óleo do escapamento, andei por um bom tempo com ele e o filtro não esquentou, mas pode-se diminuir este problema, trocando por um filtro menor.
Para garantir que não terei problemas com o aquecimento do óleo, brevemente vou comprar a capela para radiador deslocado, sanando assim algum futuro problema.
Apesar de parecer que os parafusos da bomba ficaram muito próximos a polia, existe uma distância de aproximadamente 3 mm, o que eu considero uma distância segura.
Em relação a distância do filtro de óleo do escapamento, andei por um bom tempo com ele e o filtro não esquentou, mas pode-se diminuir este problema, trocando por um filtro menor.
Para garantir que não terei problemas com o aquecimento do óleo, brevemente vou comprar a capela para radiador deslocado, sanando assim algum futuro problema.
Re: Bomba de óleo com suporte para filtro.
Legal mesmo.
VIVINHOM- Homem das Dunas
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Re: Bomba de óleo com suporte para filtro.
acho que o clayton quiz dizer que esse escap que esta muito perto do filtro,e não o teu,
o teu acho que esta bom a distancia,
abraço
o teu acho que esta bom a distancia,
abraço
Re: Bomba de óleo com suporte para filtro.
Waybecker escreveu:acho que o clayton quiz dizer que esse escap que esta muito perto do filtro,e não o teu,
o teu acho que esta bom a distancia,
abraço
Waybecker, sim, eu entendi oq o clayton disse, eu só comentei, pq o filtro laranjado eh um pouquinho mais curto que o meu filtro branco.
Qd eu trocar, vou procurar algum que caiba e seja mais curtinho, pra ficar mais longe ainda no escape. =)))
Abraço
Re: Bomba de óleo com suporte para filtro.
Bom, pensei que a foto "de cima" fosse do Alker, mas foi o fabriciolamonica que postou da net (acho?) me confundí, desculpas!
Clayton- Atolado na Lama
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Re: Bomba de óleo com suporte para filtro.
Buggymaniac escreveu:Bom, pensei que a foto "de cima" fosse do Alker, mas foi o fabriciolamonica que postou da net (acho?) me confundí, desculpas!
que isso parcero,tanquilo,
abração.
Re: Bomba de óleo com suporte para filtro.
Alker ficou muito bom, mas fique atento ao desgaste do seu motor. Com o tempo e o uso, a folga axial do eixo vai aumentando e com isso a polia começa a se movimentar, como o parafuso da bomba de óleo está próximo da polia, passa a existir a possibilidade de encostar... o motor em funcionamento imagino que há grande chance de ocasionar algum dano.
Convidad- Convidado
Re: Bomba de óleo com suporte para filtro.
Marcio,
observação muito bem lembrada. =)
Graças a Deus, vou demorar muuuito para ter essa preocupação, pois fiz o motor a pouquíssimo tempo, mas ainda quero trocar esses parafusos por prisioneiros menores. =)
Mas a sua observação é algo a se pensar pra todos aqueles que vão comprar esse mesmo modelo de bomba. Vale conferir a folga axial do eixo.
Ps.: Abri o motor justamente por causa desta folga do eixo e acabei tendo que fazer a retifica dele todo, mas valeu o investimento.
observação muito bem lembrada. =)
Graças a Deus, vou demorar muuuito para ter essa preocupação, pois fiz o motor a pouquíssimo tempo, mas ainda quero trocar esses parafusos por prisioneiros menores. =)
Mas a sua observação é algo a se pensar pra todos aqueles que vão comprar esse mesmo modelo de bomba. Vale conferir a folga axial do eixo.
Ps.: Abri o motor justamente por causa desta folga do eixo e acabei tendo que fazer a retifica dele todo, mas valeu o investimento.
Márcio ® escreveu:Alker ficou muito bom, mas fique atento ao desgaste do seu motor. Com o tempo e o uso, a folga axial do eixo vai aumentando e com isso a polia começa a se movimentar, como o parafuso da bomba de óleo está próximo da polia, passa a existir a possibilidade de encostar... o motor em funcionamento imagino que há grande chance de ocasionar algum dano.
Re: Bomba de óleo com suporte para filtro.
Alker escreveu:Marcio,
observação muito bem lembrada. =)
Graças a Deus... retifica dele todo, mas valeu o investimento.Márcio ® escreveu:Alker ficou muito bom, mas... há grande chance de ocasionar algum dano.
qual foi o seu investimento no serviço? (quantos reais você gastou).
Re: Bomba de óleo com suporte para filtro.
Fransuelder,
paguei 156,00R$ na bomba de óleo e mais 30,00R$ em uma caixinha de skol pra tomar depois do trampo. =P
Brincadeiras a parte, gastei só com a bomba mesmo, o restante foi trabalho manual.
O retrabalho do eixo, foi feito por um amigo, por isso não gastei nada com isso, mas é coisa simples, só exige paciência.
Abraço
paguei 156,00R$ na bomba de óleo e mais 30,00R$ em uma caixinha de skol pra tomar depois do trampo. =P
Brincadeiras a parte, gastei só com a bomba mesmo, o restante foi trabalho manual.
O retrabalho do eixo, foi feito por um amigo, por isso não gastei nada com isso, mas é coisa simples, só exige paciência.
Abraço
Re: Bomba de óleo com suporte para filtro.
Alker escreveu:Fransuelder,
paguei 156,00R$ na bomba de óleo... gastei só com a bomba mesmo, o restante foi trabalho manual.
O retrabalho do eixo, foi feito por um amigo...
ah bom... pensei que você tinha retificado tudo... por isso fiquei na curiosidade.
Re: Bomba de óleo com suporte para filtro.
perguntei em outro tópico isso, mais não obtive resposta... vou perguntar novamente nesse tópico que abrange esse assunto.
não seria melhor, no lugar de ligar os tubos para um radiador externo (e/ou um filtro) na bomba de óleo, tirar o radiador de dentro da capela e por um, um pouco maior externamente com um filtro de óleo?
no caso poderia instalar nele até uma ventoinha.
já vi o pessoal colocar uma espiral de tubo de cobre na ventoinha da capela, para servir como radiador, mais achei meio feio o projeto.
um dos motivos seria a questão estética do motor, pois saindo aqueles tubos da frente, fica muito "parafernália", e no caso os tubos saindo dali (de dentro da capela), fica mais fácil e menos tubos, precisaria para se ter uma instalação adequada.
obs. só tenho essa dúvida, por questão didática mesmo, pois acho que a configuração original, já é o suficiente para o uso normal-pesado, do dia a dia.
não seria melhor, no lugar de ligar os tubos para um radiador externo (e/ou um filtro) na bomba de óleo, tirar o radiador de dentro da capela e por um, um pouco maior externamente com um filtro de óleo?
no caso poderia instalar nele até uma ventoinha.
já vi o pessoal colocar uma espiral de tubo de cobre na ventoinha da capela, para servir como radiador, mais achei meio feio o projeto.
um dos motivos seria a questão estética do motor, pois saindo aqueles tubos da frente, fica muito "parafernália", e no caso os tubos saindo dali (de dentro da capela), fica mais fácil e menos tubos, precisaria para se ter uma instalação adequada.
obs. só tenho essa dúvida, por questão didática mesmo, pois acho que a configuração original, já é o suficiente para o uso normal-pesado, do dia a dia.
Re: Bomba de óleo com suporte para filtro.
Fransuelder escreveu:perguntei em outro tópico isso, mais não obtive resposta... vou perguntar novamente nesse tópico que abrange esse assunto.
não seria melhor, no lugar de ligar os tubos para um radiador externo (e/ou um filtro) na bomba de óleo, tirar o radiador de dentro da capela e por um, um pouco maior externamente com um filtro de óleo?
no caso poderia instalar nele até uma ventoinha.
já vi o pessoal colocar uma espiral de tubo de cobre na ventoinha da capela, para servir como radiador, mais achei meio feio o projeto.
um dos motivos seria a questão estética do motor, pois saindo aqueles tubos da frente, fica muito "parafernália", e no caso os tubos saindo dali (de dentro da capela), fica mais fácil e menos tubos, precisaria para se ter uma instalação adequada.
obs. só tenho essa dúvida, por questão didática mesmo, pois acho que a configuração original, já é o suficiente para o uso normal-pesado, do dia a dia.
Cara,
Normalmente quando se vai retirar a capela, o pessoal muda a configuração do Bloco para Full Flow. Na tradução livre, fluxo direto.
Esse bloco do Boxer tem uns furos com tampões perto da bomba de óleo e do regulador de pressão que são usinados para fazer rosca e alí se conectam ons niples de tomada de óleo e de realimentação. Não tenho fotos agora mas basta procurar no google como Boxer full flow.
Quando se faz esta mudança, lá em cima na torre do radiador atual, dentro da capela, o pessoal coloca um tampão na tomada de óleo.
Não vale a pena sacar a capela pois você precisa dela para refrigerar os cilindros e cabeçotes. Tirando a torre do radiador de lá, você pode colocar uma nova capela com ventilador maior estilo americano. Também basta procurar no google.
Abraço,
Terrorista- Super Desbravador
- Número de Mensagens : 314
Idade : 46
Localização : Atibaia
Tipo de Buggy : BRM M7 - 1600 Turbo
Vulgo SOLUÇO
Pontos : 5438
Data de inscrição : 17/12/2010
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