Luz bateria acesa
+8
Terra
Volnei S
grtecno®
Kleyton Maia
lubisomem01
Waybecker
Fabiano Marques
TaZmaniA
12 participantes
Página 1 de 1
Luz bateria acesa
Pessoal,
Meu buggy tem alternador e sempre que ele está na marcha lenta ou rotação bem baixa, acende a luz da bateria do meu painel (painel de gol chaleira).. Será que tem alguma coisa de errado ? saiu de uma revisão do eletrecista que refez todo o chicote dianteiro e verificou o traseiro.
Será que seria o caso de trocar a polia ? como saber ??
Abraço
Meu buggy tem alternador e sempre que ele está na marcha lenta ou rotação bem baixa, acende a luz da bateria do meu painel (painel de gol chaleira).. Será que tem alguma coisa de errado ? saiu de uma revisão do eletrecista que refez todo o chicote dianteiro e verificou o traseiro.
Abraço
TaZmaniA- Super Bugueiro
- Número de Mensagens : 61
Tipo de Buggy : Buggy Way - Branco - 1975 - Ignição eletrônica - Alternador - Pneus dune
Pontos : 4803
Re: Luz bateria acesa
Manda o olhar o alternador pode não está funcionando corretamente.
Fabiano Marques- Homem das Dunas
- Número de Mensagens : 2126
Tipo de Buggy : Toy
Pontos : 7485
Fabiano Marques escreveu:Manda o olhar o alternador pode não está funcionando corretamente.
Tenho usado bastante o carro (por ser brinquedo novo) e nunca fiquei na rua, bem pelo contrario, quando comprei estava parado ha um tempao e a bateria estava ótima, e continua...
Será que pode ter defeito mesmo ?
como medir com o multimetro, é possivel ?!
TaZmaniA- Super Bugueiro
Tipo de Buggy : Buggy Way - Branco - 1975 - Ignição eletrônica - Alternador - Pneus dune
um bom eletrecista nem vvai te cobrar nada pra te medir com o multimetro e diagnosticcar se a problema no alternador.
abraço
abraço
Não está com a aceleração muito baixa não?! Se for, aumente ligeiramente a rotação do motor que a luz deve apagar!
Convidad- Convidado
Márcio © escreveu:Não está com a aceleração muito baixa não?! Se for, aumente ligeiramente a rotação do motor que a luz deve apagar!
um bom começo é este que o marcio falou....
Bom Taz , se a bateria ja tiver uns 3 anos considere troca -la pois a vida util media dela ja deu.
Você pode com o multímetro em escala DC 20v ou maior medir a bateria com o carro ligado deve ficar sempre acima dos 12v pois isso indica que o alternador esta entregando a mais e isso que carrega a bateria .. acelere o carro e notará que na leitura do multímetro a tensão entregue sobre algo em torno de 14v..
Dessa forma o alternador esta ok. A bateria pode ser a vilã sim, no meu troquei em dezembro por uma HELIAR 48a, ate o motor de arranque agora esta mais solto.. a minha antiga era da CARL ficou no carro por uns 5 anos a densidade dela tava no meio mas nao quiz arriscar mais...
Abs.
Você pode com o multímetro em escala DC 20v ou maior medir a bateria com o carro ligado deve ficar sempre acima dos 12v pois isso indica que o alternador esta entregando a mais e isso que carrega a bateria .. acelere o carro e notará que na leitura do multímetro a tensão entregue sobre algo em torno de 14v..
Dessa forma o alternador esta ok. A bateria pode ser a vilã sim, no meu troquei em dezembro por uma HELIAR 48a, ate o motor de arranque agora esta mais solto.. a minha antiga era da CARL ficou no carro por uns 5 anos a densidade dela tava no meio mas nao quiz arriscar mais...
Abs.
se quando acelera a lampada apaga, tá tudo normal, se quando gira a chave NÃO ACENDE ou quando acelera continua acesa, realmente tá com pau
A lâmpada acende de repente ou vai ficando mais forte medida que cai a rotação?
A lâmpada acende de repente ou vai ficando mais forte medida que cai a rotação?
grtecno®- Desbravador
- Número de Mensagens : 186
Tipo de Buggy : Bugre (?) 67 em restauro...
Pontos : 5033
Levei no cara de volta ja com uma correia do alternador nova pois a minha estava velha e eu tinha ouvido algumas patinadas.
O eletrecista verificou q a polia ja estava muito rasgada e inclusive rachada, fez a troca e diminuiu um pouco. Sempre pareceu estar bem, mas nao gosto daquela luz acesa. Ela acende abaixo de 1500 (no ouvido) quando esta na lenta p aceleracao. Mas se esta acelerado e para no sinal por exemplo demora uns 15 seg para aparecer.
Abraco
O eletrecista verificou q a polia ja estava muito rasgada e inclusive rachada, fez a troca e diminuiu um pouco. Sempre pareceu estar bem, mas nao gosto daquela luz acesa. Ela acende abaixo de 1500 (no ouvido) quando esta na lenta p aceleracao. Mas se esta acelerado e para no sinal por exemplo demora uns 15 seg para aparecer.
Abraco
TaZmaniA- Super Bugueiro
Não entendi no vídeo. Com 12 volts a lâmpada liga, acima desliga. Como é feito este "fenômeno" ?
PS: esta dúvida não é de agora, só tô aproveitando.
Volnei S- Homem das Dunas
- Número de Mensagens : 2201
Tipo de Buggy : Emis 93 Vermelho com portas.
Pontos : 7785
Bom, não entendo muito não, mas o lance da lampada é que quando o alternador está parado a lampada piloto fica alimentada por 2 polos, um positivo e um negativo (que vem proveniente do aterramento do alternador quando ele está parado), aí acende, pois o alternador não está gerando carga positiva. Quando ele é ligado passa a gerar a carga positiva e a lampada apaga. (dois positivos não acende a lampada). assim foi me explicado certa vez, deixa a galera confirmar ou não se é isso mesmo.Volnei S escreveu:Não entendi no vídeo. Com 12 volts a lâmpada liga, acima desliga. Como é feito este "fenômeno" ?
Terra- Super Desbravador
- Número de Mensagens : 463
Tipo de Buggy : EQUUS MAXIS
Pontos : 5454
Estamos no caminho Terra, mas deve ter mais alguma coisa. Se a lâmpada liga com um + e um - e para ela apagar um outro positivo tem que ir no -, a primeira vista fecha um curto. Se retirar o - a lâmpada apaga e não precisa do +.
Sei lá, não sei.
Daqui a pouco chega alguém para fazer entender.
Sei lá, não sei.
Daqui a pouco chega alguém para fazer entender.
Volnei S- Homem das Dunas
- Número de Mensagens : 2201
Tipo de Buggy : Emis 93 Vermelho com portas.
Pontos : 7785
TaZmaniA escreveu:Pessoal,
Abraço
Bom dia para todos....
O meu estava assim também, ( luz de bateria acessa), levei no auto-eletro e o cara olhou, re-olhou, lixou alguma coisa lá.... Mediu se estava carregando etc.. Carregando 100%.
Me disse que o alternador é Wapsa e só apagaria em alta e realmente quando subo o giro a luz se apaga.
Será isso ??
Boas curvas..
Tonka- Desbravador
- Número de Mensagens : 161
Tipo de Buggy : Giant´s - 1987 - Vermelho e branco.
“Da vida não quero muito.
Quero apenas saber que tentei tudo que quis, tive
tudo que pude, amei tudo o que valia, e perdi apenas
o que, no fundo nunca foi meu!”
Pontos : 4764
quando era gerador, a lampada era ligada entre o positivo do gerador e da bateria, assim que ele começava a gerar, a lampada apagava.
uma vantagem do alternador, é que, só começa a gerar e consequentemente a "pesar" ao motor, depois que o motor já esta em pleno funcionamento, por isso demora a apagar a lampada piloto. para não "pesar" para o motor, durante a partida.
no caso do alternador, a lampada piloto, é usada para alimentar a bobina que gera o campo magnético no eixo central do alternador, que só inicia após o motor esta em uma determinada rotação, e também alimenta o regulador de tensão.
quando chega a uma rotação de ~2000 rpm no alternador, e/ou no motor a ~900 rpm, (pois a polia multiplica a rotação) começa a gerar, apagando a lampada piloto.
uma vantagem do alternador, é que, só começa a gerar e consequentemente a "pesar" ao motor, depois que o motor já esta em pleno funcionamento, por isso demora a apagar a lampada piloto. para não "pesar" para o motor, durante a partida.
no caso do alternador, a lampada piloto, é usada para alimentar a bobina que gera o campo magnético no eixo central do alternador, que só inicia após o motor esta em uma determinada rotação, e também alimenta o regulador de tensão.
quando chega a uma rotação de ~2000 rpm no alternador, e/ou no motor a ~900 rpm, (pois a polia multiplica a rotação) começa a gerar, apagando a lampada piloto.
uma grande desvantagem do gerador ou dínamo, é que em baixa rotação, ele descarrega a bateria.
ele ajudar ao motor girar, fazendo o trabalho inverso.
um motor elétrico e um gerador, é a mesma coisa.
(isso não acontece com o alternador)
ele ajudar ao motor girar, fazendo o trabalho inverso.
um motor elétrico e um gerador, é a mesma coisa.
(isso não acontece com o alternador)
Volnei S escreveu:Não entendi no vídeo. Com 12 volts a lâmpada liga, acima desliga. Como é feito este "fenômeno" ?
é assim, quando o motor do carro é ligado o gerador ou alternador giram junto com ele através da correia mas isso não quer dizer que ele esteja gerando não, ele só começa a gerar carga se for atiçado por algum contato e a lampada serve justamente pra isso, se por algum motivo ele deixar de gerar automaticamente a lampada acende novamente.
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
- Número de Mensagens : 4999
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11962
Que eu tenha conhecimento, funciona assim mesmo !
VIVINHOM- Homem das Dunas
- Número de Mensagens : 3522
Tipo de Buggy : COYOTE
Pontos : 9571