Bateria arriada corta o motor?
+2
lubisomem01
jalbas
6 participantes
Página 1 de 1
Bateria arriada corta o motor?
Pessoal, ontem a noite a bateria que já não está lá estas coisas arriou e o buggy pegou rapidinho no tranco, só que ficou apagando e não acendia nenhuma luz, nadinha. Qualquer descidinha ele pegava fácil mas ficava o tempo todo querendo apagar e só não morria se eu segurasse o motor em alta rotação. Alguém teria alguma idéia ou dica sobre o que pode estar acontecendo?
jalbas- Super Desbravador
- Número de Mensagens : 250
Tipo de Buggy : Cooper
Pontos : 6085
Re: Bateria arriada corta o motor?
jalbas escreveu:Pessoal, ontem a noite a bateria que já não está lá estas coisas arriou e o buggy pegou rapidinho no tranco, só que ficou apagando e não acendia nenhuma luz, nadinha. Qualquer descidinha ele pegava fácil mas ficava o tempo todo querendo apagar e só não morria se eu segurasse o motor em alta rotação. Alguém teria alguma idéia ou dica sobre o que pode estar acontecendo?
A bateria já era ..
lubisomem01 escreveu:jalbas escreveu:Pessoal, ontem a noite a bateria que já não está lá estas coisas arriou e o buggy pegou rapidinho no tranco, só que ficou apagando e não acendia nenhuma luz, nadinha. Qualquer descidinha ele pegava fácil mas ficava o tempo todo querendo apagar e só não morria se eu segurasse o motor em alta rotação. Alguém teria alguma idéia ou dica sobre o que pode estar acontecendo?
A bateria já era ..
Pois é Lubisomem01 me parece que sim, mas o que a minha ignorância no assunto não permite entender é porque o motor ficava morrendo. Eu sempre pensei que depois de o motor começasse a rodar ele não desligaria, mesmo com a bateria arriada. Então é normal a bateria arriada parar o motor?
O alternador esta carregando? derepente o motor nw esta produzindo o minimo de energia para o propio funcionamento!jalbas escreveu:lubisomem01 escreveu:jalbas escreveu:Pessoal, ontem a noite a bateria que já não está lá estas coisas arriou e o buggy pegou rapidinho no tranco, só que ficou apagando e não acendia nenhuma luz, nadinha. Qualquer descidinha ele pegava fácil mas ficava o tempo todo querendo apagar e só não morria se eu segurasse o motor em alta rotação. Alguém teria alguma idéia ou dica sobre o que pode estar acontecendo?
A bateria já era ..
Pois é Lubisomem01 me parece que sim, mas o que a minha ignorância no assunto não permite entender é porque o motor ficava morrendo. Eu sempre pensei que depois de o motor começasse a rodar ele não desligaria, mesmo com a bateria arriada. Então é normal a bateria arriada parar o motor?
Kibe- Desbravador Master
- Número de Mensagens : 814
Tipo de Buggy : BUGGY CAUYPE/GASPLAC NEXTEL ID 126*78933
Pontos : 6679
Boa tarde Jalbas ,
Possivelmente a bateria se foi por um problema no alternador , pois ocorre que se o alternador não carrega ou está com algum outro defeito (até mesmo sobretensão), a bateria logo "abre o bico" e já não mais será possível ligar o carro .
Se a bateria estiver ruim , mas conseguir ligar o carro e o alternador estiver bom , o carro tem que se manter funcionando , se está "apagando" , pode ser que o alternador não esteja gerando carga ou até mesmo a sua bateria pode estar com um curto brabo que afete toda a elétrica do carro .
Teste com um multimetro a tensão da bateria com o carro desligado e depois com ele ligado , tem que estar em média 12 v e 13,5 v respectivamente .
Lembre-se de antes de descartar a bateria , tentar uma carga lenta , eu recuperei a minha esses dias com 48 horas de carga , deve durar mais alguns meses .
Abraços .
Possivelmente a bateria se foi por um problema no alternador , pois ocorre que se o alternador não carrega ou está com algum outro defeito (até mesmo sobretensão), a bateria logo "abre o bico" e já não mais será possível ligar o carro .
Se a bateria estiver ruim , mas conseguir ligar o carro e o alternador estiver bom , o carro tem que se manter funcionando , se está "apagando" , pode ser que o alternador não esteja gerando carga ou até mesmo a sua bateria pode estar com um curto brabo que afete toda a elétrica do carro .
Teste com um multimetro a tensão da bateria com o carro desligado e depois com ele ligado , tem que estar em média 12 v e 13,5 v respectivamente .
Lembre-se de antes de descartar a bateria , tentar uma carga lenta , eu recuperei a minha esses dias com 48 horas de carga , deve durar mais alguns meses .
Abraços .
Gustavo- Desbravador Master
- Número de Mensagens : 805
Tipo de Buggy : BUGGY BABY 2K
Pontos : 6513
Gustavo escreveu:Boa tarde Jalbas ,
Abraços .
Boa tarde Gustavo, respondendo inicialmente a voce e ao Kibe, o alternador foi todo refeito há poucos meses.
A bateria já tinha arriado uns 2 meses atrás e recarreguei e funcionou numa boa até ontem. Acho que agora realmente pifou. Estou dando uma carga lenta de 24h até amanhã cedo para ver se dá para ir até a auto elétrica onde pretendo troca-la.
O que eu não estava entendendo, era porque o motor morria logo depois de pegar, mas acho que já matei a charada. Se a bateria estiver muito ruim, não tem como mandar energia para o distribuidor correto? Se o distribuidor não funciona o motor morre. Seria essa é a lógica correta do problema?
Um detalhe importante: é platinado ou ignição transistorizada ? Se não estou enganado fusca com platinado depois de ligado funciona ate sem bateria mas não pode ligar NADA da parte eletrica com ignição creio que já fica complicado....
Na verdade , o alternador estando bom como vc mencionou , depois de ligado e mesmo com a bateria ruim (a não ser que esteja em curto) , teria que funcionar normalmente o carro ...
No meu caso funcionou normal , a bateria estava arriada e eu liguei usabdo uma auxiliar , depois removi e ficou somente com a do bugre ...
A verdade é que , quase sempre quando se chega ao ponto de precisar dar carga fora do veículo , é o inicio do fim , hehehe . A bateria estará com os dias ou meses (poucos) contados .
Abraços .
No meu caso funcionou normal , a bateria estava arriada e eu liguei usabdo uma auxiliar , depois removi e ficou somente com a do bugre ...
A verdade é que , quase sempre quando se chega ao ponto de precisar dar carga fora do veículo , é o inicio do fim , hehehe . A bateria estará com os dias ou meses (poucos) contados .
Abraços .
O meu é ignição eletrônica. Já tive vários fuscas e Brasilias nas décadas de 70/80 mas nunca tinha visto isso de pegar no tranco e ficar morrendo o tempo todo. Acho que quando eu pisava no freio exigia energia para acender a luz de freio e aí ele morria. Não foi fácil chegar em casa domingo tarde da noite, tive até que percorrer um quarteirão bem escuro na contra-mão com todas as luzes desligadas e com todo mundo passando e gritando que eu estava errado. Que sufoco!!! Bom, acabei de comprar e instalar uma Heliar nova, que espero dure pelo menos uns 3 anos.
Agradeço a todos pelas dicas e informações.
Agradeço a todos pelas dicas e informações.
Bateria!!!
Pessoal, a bateria pode estar em curto, com a aceleração o alternador compensa a baixa voltagem entretanto com baixa rotação a bateria em curto aumenta excessivamente o consumo de energia e o alternador não da conta de manter o sistema funcionando e assim o motor morre.
Essas seria a explicação para o motor morrer na lenta.
Abraço
Farina
Abraço
Farina
Farina , falou tudo ...
Como eu tinha mencionado antes , era uma das possibilidades e pelos sintomas de morrer ao freiar , pode ter sido isso mesmo . Facil de comprovar medindo a tensão da dita cuja fora do carro .
Abraços .
Como eu tinha mencionado antes , era uma das possibilidades e pelos sintomas de morrer ao freiar , pode ter sido isso mesmo . Facil de comprovar medindo a tensão da dita cuja fora do carro .
Abraços .
Farina BRM escreveu:Pessoal, a bateria pode estar em curto, com a aceleração o alternador compensa a baixa voltagem entretanto com baixa rotação a bateria em curto aumenta excessivamente o consumo de energia e o alternador não da conta de manter o sistema funcionando e assim o motor morre.
Abraço
Farina
Boa explicação Farina, tanto a sua como a do Gustavo. Eu não estava lembrando que além de descarregar a bateria tambem pode entrar em curto. Quando o giro baixava o motor morria mas quando mantinha o giro lá em cima dava uns pipocos mas até que rodava bem. Troquei a danada por uma Heliar e agora é só curtir o buguinho.
Abraço a todos.
Tópico bloqueado para edição, liberado somente para consultas.
Caso ache necessário a reabertura deste tópico, envie uma MP para o Administrador ou Moderadores, justificando a razão do desbloqueio.
Caso ache necessário a reabertura deste tópico, envie uma MP para o Administrador ou Moderadores, justificando a razão do desbloqueio.
Fabrício®©- Louco das Dunas
- Número de Mensagens : 4296
Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
Pontos : 10115