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Motor falhando

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Mensagem por Ed Sex maio 20, 2011 7:01 pm

Estou com problemas no meu buggy, dias atraz fui com ele no sitio e no meio do caminho fiquei sem a correia do alternador, o motor esquentou e chegou a 100º, eu acelerava na subida e na descida desligava com isso as valvulas prenderam, fiz a regulagem, porém depois deste dia o buggy não é mais o mesmo, não aceita regulagem de carburadores, levei ele no especialista em carbura e ele tentou equalizar mas não fica legal, segundo ele; isto é causado por ele estar fora do ponto ou com problemas no cabeçote porque ele disse que o carburador está soprando ao invés de sulgar, detalhe; o motor estando frio ele funciona bem, depois que esquenta começa a falhar dando a clara impressão de que está bebendo muito, o que pode ser? Ah. é 1600 alcool carburação dupla, os cabeçotes foram feitos dias antes de ele ter superaquecido.
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Mensagem por Clayton Sex maio 20, 2011 7:25 pm

Ed,o motor boxer a alcool é muito"melindroso", pode ser que as valvulas tenham empenado com o super aquecimento, aí só retirando os cabeçotes e ajustar/retificar as guias e sedes de valvulas. Uma coisa que sempre devemos ter em um carro como buggy/fusca é uma correia sobressalente.
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Mensagem por Ed Sex maio 20, 2011 7:36 pm

Clayton escreveu:Ed,o motor boxer a alcool é muito"melindroso", pode ser que as valvulas tenham empenado com o super aquecimento, aí só retirando os cabeçotes e ajustar/retificar as guias e sedes de valvulas. Uma coisa que sempre devemos ter em um carro como buggy/fusca é uma correia sobressalente.
Clayton, no meu caso foi a polia que quebrou, eu não ando sem cabo de acelerador e sem correia, mas nunca imaginei que uma polia quebraria. Quanto ao motor, o mecanico diz que o funcionamento dele está normal, mas depois que esquenta ele parece estar engasopando (com excesso).
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Mensagem por jperson Sex maio 20, 2011 8:46 pm

Dá uma olhada no ponto do distribuidor, veja com pistola de preferencia.
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Mensagem por Fabrício®© Sex maio 20, 2011 9:55 pm

Isso ta parecendo problema de valvula nas sedes ou molas destemperadas e enfraquecidas devido a alta temperatura...
Ed vc tem conhecimento de mecânica? Sabendo usar esta ferramente vc irá descobrir o real problema.
Vou te da uma dica de como analisar o motor com o vacuometro.
É uma ferramenta barata.
Este é o vacuometro;
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Motor en condições normais - Marcha lenta;
Com o motor em marcha lenta entre 700 e 1000 RPM, o manometro deve indicar o valor entre 500 e 550 mmHg sem muita oscilação.

Motor en condições normais - Aceleração;
Quando o motor sai da posição de marcha lenta e é acelerado rapidamente e logo em seguida cai a aceleração, o manômetro devera partir do seu ponto de origem (500 mmHg), cair para proximo de 50 mmHg, subir para proximo de 630 mmHg e voltar mara 500mmHg.

Comando fora de sinncronismo;
Com o motor acelerado (proximo a 5000 rpm), o manômetro deverá apresentar uma leitura baixa, porem estavel, entre 100mmHg à 350 mmHG.

Guias de valvulas gastas;
O ponteiro do manômetro irá oscilar rapidamente em marcha lenta entre 370 a 480mmHg. essa oscilação tende a diminuir com o aumento de rotação.

Ignição atrasada;
Nesta condição o manômetro indicará uma leitura estável, proximo à 400 mmHg quando o motor estiver acelerado.

Vazamento no sistema de admissão;
Com o motor funcionando em lenta ou acelerado, o manometro irá registrar um baixo valor de depressão, entre 50 a 150 mmHg.
Se isso ocorrer, verifique falsa entrada de ar.

Vedação insuficiente dos aneis;
Com o motor em lenta, o manômetro irá indicar entre 100 à 150 mmHg abaixo do valor normal, ou seja proximo de 400mmHg. além dos aneis, veja a qualidade do lubrificante aplicado.

Valvulas presas;
O leitor apresenta uma leitura intermitente em lenta, entre 420 à 490 mmHg.

Valvulas com vazamento;
O ponteiro cai entre 480 à 420mmHg quando as valvulas fecharem,. curto circuitando as velas uma a uma, deverá indicar qual cilindro apresenta o defeito. O motor deve estar em lenta.

Valvulas carbonizadas;
Em lenta o ponteiro fica estavel, proximo a 500mmHg, porem ocorre queda no valor repentinamente.

Ignição com defeito;
Caso o ponteiro se mova lentamente entre 380 a 420 mmHg com motor em lenta, verifique as velas, contatos do distribuidor e a ignição em geral.

Escapamento obstruido;
Assim que o motor entrar em funcionamento, o manômetro indicará um valor alto e cai ate proximo de zero em lenta e depois volta para proximo de 400 mmhg.

Carburador com ajuste incorreto;
Com o motor em lenta o ponteiro irá oscilar lentamente entre 350 a 450 mmHg.

Aneis com defeito ou lubricante de ma qualidade;
O ponteiro indica um valor estável em lenta e quando acelerado cai muito proximo de zero, voltando em seguida para cerca de 600mmHg

Junta queimada ou molas fracas;
Com motor acelerado o ponteiro irá oscilar entre 300 a 580 mmHg. na medida que a rotação aumenta, a oscilação também aumenta.

Vazamento no cabeçote ou entre cilindros;
O ponteiro varia muito de forma regular entre 170 a 480 mmHg em lenta.
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Mensagem por VIVINHOM Sáb maio 21, 2011 6:05 am

Mais um pontinho Exclamation
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Mensagem por Convidad Sáb maio 21, 2011 6:35 am

Aprendi mais uma Fábríco .... boa!!!

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Mensagem por Bugólatra Sáb maio 21, 2011 9:27 am

Fabrício excelente postagem, no mx tem um vacometro no painel mas ele esta desligado mas agora sabendo de sua utilidade vou mandar liga-lo, eu só não entendi o penultimo íten, que junta é essa passível de queima?
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Mensagem por Pietro Sáb maio 21, 2011 9:29 am

Fabrício, bom material.
Estava lendo e pensei, não vai ter explicação para problemas de ignição... e tinha.
Tive um problema semelhante uma vez, comprei um carburador recondicionado no ML, pois pensei que fosse entrada de ar indevida, o carburador recondicionado não resolveu. Comprei um novo. Melhrou, mas não resolveu.
Troquei tampa do distribuidor, bobina, cabos e velas; com aquele sietema de pinos, então resolveu.
Se tivesse um vacuômetro, e as dicas, ecomizaria uns dois carburadores.

De pois passou um menino recolhendo sucata metálicas para vender, e entreguei os dois carburadores. Falei que custavam R$100,00 cada para não entregar por qualquer merreca.
Pelo menos fiz uma boa ação. Ou duas, uma foi no buggy.

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Mensagem por Fabrício®© Sáb maio 21, 2011 11:09 am

Bugólatra escreveu:Fabrício excelente postagem, no mx tem um vacometro no painel mas ele esta desligado mas agora sabendo de sua utilidade vou mandar liga-lo, eu só não entendi o penultimo íten, que junta é essa passível de queima?

Evilasio, este penultimo, da junta de cabeçote é para motores mais modernos tipo Ap, CHT e etc... para o buggy não se aplica, eu postei várias dicas que serve para vários motores.

O vacuometro é uma ferramenta de diagnostico muito importante em uma oficina para partes mecânicas.
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Mensagem por Fabrício®© Sáb maio 21, 2011 11:13 am

Pietro escreveu:Fabrício, bom material.
Estava lendo e pensei, não vai ter explicação para problemas de ignição... e tinha.
Tive um problema semelhante uma vez, comprei um carburador recondicionado no ML, pois pensei que fosse entrada de ar indevida, o carburador recondicionado não resolveu. Comprei um novo. Melhrou, mas não resolveu.
Troquei tampa do distribuidor, bobina, cabos e velas; com aquele sietema de pinos, então resolveu.
Se tivesse um vacuômetro, e as dicas, ecomizaria uns dois carburadores.

De pois passou um menino recolhendo sucata metálicas para vender, e entreguei os dois carburadores. Falei que custavam R$100,00 cada para não entregar por qualquer merreca.
Pelo menos fiz uma boa ação. Ou duas, uma foi no buggy.

É verdade pietro, não tem como a gente imaginar e tentar descobrir os defeitos por achar o que é, com a ferramente adequada ela te da o caminho das pedras, basta usar a inteligência e saber entender o que ela te fala.

Vale a pena comprar este equipamento, a marca kitest é muito boa.
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Mensagem por Fabiano Marques Sáb maio 21, 2011 11:15 am

Quanto custa esse vacuometro?
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Mensagem por Fabrício®© Sáb maio 21, 2011 11:15 am

Márcio SPA escreveu:Aprendi mais uma Fábríco .... boa!!!

Show de bola marcio.
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Mensagem por Fabrício®© Sáb maio 21, 2011 11:16 am

VIVINHOM escreveu:Mais um pontinho Exclamation

VLW Vivinho.

Pessoal, manda o e-mail de vocês que eu mando o manual de utilização do vacuometro da kitest bem mais detalhado e ilustrado, bem mais fácil de entender.
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Mensagem por Fabrício®© Sáb maio 21, 2011 11:19 am

Fabiano Marques escreveu:Quanto custa esse vacuometro?

Fabiano, 40 reais neste site, pode comprar la que eu compro muita ferramenta nele e esles são muito honestos e rapido na entrega;

http://www.tudoparamecanico.com.br/526690/Ka-010-VaCuoMeTRo-KiTeST
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Mensagem por jperson Sáb maio 21, 2011 12:08 pm

se for instalar vacuometro em um motor com dupla carburação, precisa instalar dois(um para cada carburador), senão não tem leitura adequada.
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Mensagem por Fabrício®© Sáb maio 21, 2011 12:12 pm

é isso mesmo, se for instalar o acessório vacuometro tem que ser 2 se for dupla carburação.
Este vacuometro que eu to mensionando não é acessório é ferramenta, e como o jperson frisou, se for dupla carburação tem que usar 2 vacuometros sendo ferramenta ou acessório...

Vlw jperson, esqueci deste detalhe.
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Mensagem por jperson Sáb maio 21, 2011 12:17 pm

Fabricio como ferramenta, dá para usar um e ir alternando o lado do motor.
Primeiro testa um lado, depois o outro.
Para uso diario, 2 são necessários para poder controlar do painel com o veiculo em movimento.
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Mensagem por Fabrício®© Sáb maio 21, 2011 12:20 pm

jperson, o problema é que se um lado estiver errado o outro também irá mancar, ai vc pode ter leitura errada, o ideal é utilizar 2 pois não usam o mesmo coletor e ocorre leitura errada.
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Mensagem por jperson Sáb maio 21, 2011 2:58 pm

Isso é verdade.
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Mensagem por Clayton Sáb maio 21, 2011 5:16 pm

Mas esse vacuômetro não pode ser instalado no tubo que interliga um coletor ao outro, aquele que fica atrás da capela?
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Mensagem por Ed Sáb maio 21, 2011 5:19 pm

Não entendi muito, este aparelho é colocado no bocal da vela no cabeçote?
Por que só falha depois que esquenta?
Tem a ver com o superaquecimento?
Retirando os cabos do distribuidor com o motor funcionando da pra ver que está passando corrente normal, porque o cilindro começa a falhar.
Um mecanico falou que parece não ser problema do cabeçote, outros dizem que "acham" que pode ser cabeçote, vale lembrar que no dia que ele esquentou as valvulas prenderam, mas foram reguladas.
Temo em desmontar tudo, trocar os cabeçotes e não serem eles.
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Mensagem por Fabrício®© Sáb maio 21, 2011 5:50 pm

ED, isso utiliza na entrada do avanço a vacuo do carburador, coloca a mangueirinha.
Com este equipamento vc sabera o que está ruim, pela leitura no manometro, nao tem segredo.
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Mensagem por Bugólatra Sáb maio 21, 2011 8:06 pm

Fabrício-RJ escreveu:
VIVINHOM escreveu:Mais um pontinho Exclamation

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Pessoal, manda o e-mail de vocês que eu mando o manual de utilização do vacuometro da kitest bem mais detalhado e ilustrado, bem mais fácil de entender.


Ai vai o meu e-mail, não esqueça de mandar o post. rsrsrs
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Mensagem por Fabrício®© Sáb maio 21, 2011 10:43 pm

Evilasio, não tem como mandar arquivo neste link, me passa o seu e-mail pessoal que te mando!


Última edição por Fabrício-RJ em Ter maio 24, 2011 11:33 am, editado 1 vez(es)
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