CHASSI TUBULAR
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Re: CHASSI TUBULAR
Sente muito porquê, Reinaldo? Só estamos "conversando"... e gosto de ler as opiniões do outros colegas do fórum.Reinaldo escreveu:Sinto muito... Só estou explicando tecnicamente...
[]'s
chevas- Moderador
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Re: CHASSI TUBULAR
Sinto muito, por que você disse que não gostou de saber do quadro soldado no chassi e que só viu depois.... Só isso... Também só estou conversando... Guarde a "faca".... rsrrsrsrrschevas escreveu:Sente muito porquê, Reinaldo? Só estamos "conversando"... e gosto de ler as opiniões do outros colegas do fórum.Reinaldo escreveu:Sinto muito... Só estou explicando tecnicamente...
[]'s
Re: CHASSI TUBULAR
Ah tá, agora entendi. Capaz, sem stress. Detesto brigas, sejam reais ou virtuais...
Na próxima vez que eu for a SP visitar meus irmãos tento entrar em contato contigo...só que vou de avião, não de buggy, hehe.
Mas falando sobre o chassi, se a solda estiver bem feita não devo ter problemas, né? Afinal a Fercar está no ramo há anos...
Abração.
Na próxima vez que eu for a SP visitar meus irmãos tento entrar em contato contigo...só que vou de avião, não de buggy, hehe.
Mas falando sobre o chassi, se a solda estiver bem feita não devo ter problemas, né? Afinal a Fercar está no ramo há anos...
Abração.
chevas- Moderador
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Data de inscrição : 09/10/2010
Re: CHASSI TUBULAR
Um dia, todos nós vamos ter algum problema na suspensão dianteira... E será necessário retirar para reparar ou trocar.... Aí é que está o problema de ser soldado...
Agora se a solda foi bem feita ou não? Se a estrutura está e fraca ou não? Se tem torção ou não? Seria leviano diagnosticar sem analisar de perto.
Eu não posso julgar o fabricante, pois não sei porque ele optou por essa solução... Se o motivo foi técnico, econômico ou qualquer outra coisa.
O que eu posso dizer é que isso não é uma solução que eu adotaria em projeto nenhum, assim como os outros fabricantes tradicionais também não adotam...
Agora se a solda foi bem feita ou não? Se a estrutura está e fraca ou não? Se tem torção ou não? Seria leviano diagnosticar sem analisar de perto.
Eu não posso julgar o fabricante, pois não sei porque ele optou por essa solução... Se o motivo foi técnico, econômico ou qualquer outra coisa.
O que eu posso dizer é que isso não é uma solução que eu adotaria em projeto nenhum, assim como os outros fabricantes tradicionais também não adotam...
Re: CHASSI TUBULAR
Entendo. Eu também não faria isso.
Mas para ilustrar, esta abaixo é a melhor foto que eu tenho agora da minha suspensão dianteira. Vou tentar tirar outras depois.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
[]'s
Mas para ilustrar, esta abaixo é a melhor foto que eu tenho agora da minha suspensão dianteira. Vou tentar tirar outras depois.
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chevas- Moderador
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Re: CHASSI TUBULAR
Desenterrando de novo...chevas escreveu:
Aliás, sobre manutenção do chassi, o que acham da prática recomendada por alguns de "engraxar o chassi" por dentro, pelos furos que normalmente existem nos tubos por baixo? Vale a pena ou não adianta nada na prevenção da ferrugem?
[]'s
Sobre este assunto de graxa no interior dos tubos do chassi, alguém mais tem alguma sugestão ou indicação?
[]'s
chevas- Moderador
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Data de inscrição : 09/10/2010
Re: CHASSI TUBULAR
CORRETÍSSIMO!Reinaldo escreveu:Não, não é padrão soldar o quadro da suspensão dianteira no chassi em carro nenhum... Muito pelo contrario, isso é uma "aberração"...
Nenhum VW teve a suspensão soldada no chassi, nem os Puma, nem os Gurgel, e os inúmeros derivados da mecânica VW a Ar também não.
Os BRM, Fyber, Bugre, Selvagem também não são...
O chassi deve se rígido e forte suficiente para receber o quadro da suspensão, fixado ao cabeçote do chassi (Tubular ou VW). E não usar o quadro da suspensão como parte da estrutura do chassi...
Além disso, impede a retirada para uma eventual manutenção ou correção do Caster, que é muito comum em Buggy por causa das rodas grandes na traseira.
Obs: Já vi projetos de fixação do quadro da suspensão em outros pontos diferentes do original (Mais abertos), mas sempre parafusados e nunca soldados.
Soldar a suspensão no chassi, é como soldar o motor e o cambio no chassi...
Nil- Homem das Dunas
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Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos : 10314
Data de inscrição : 13/05/2008
Re: CHASSI TUBULAR
CADE A AMARRAÇÃO DESSE CHASSI???? DESSA FORMA AI VAI TORCER MUITO E RACHAR A FIBRA. NO CHASSI TUBULAR, QUEM TRABALHA É A SUSPENSAO E NAO O CHASSI, COMO NOS JIPES.
Nil- Homem das Dunas
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Re: CHASSI TUBULAR
Pois é, Nil, sempre achei esse meu chassi muito fraco...lembrando que esta foto não é a do meu mas é bem parecido, e eu não tenha certeza de que nesta fase este chassi já estaria pronto para ser montado na carroceria. Uma dúvida: a grossura da fibra, que no meu acho boa, não faz diferença na robustez do conjunto? E seria possível trocar o meu chassi por um melhor? Posso aproveitar o meu quadro de suspensão dianteira? E por último, vc faria um chassi pra mim ou vc não faz mais reformas deste tipo? Obrigado.
[]'s
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chevas- Moderador
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Re: CHASSI TUBULAR
Estive pensando, talvez seja mais interessante (e econômico) apenas reforçar este meu chassi e não trocá-lo. Nesse caso o que os colegas sugerem? Pensei em colocar duas longarinas no sentido longitudinal, mais umas travessas em diagonal formando treliças...chevas escreveu:Pois é, Nil, sempre achei esse meu chassi muito fraco...lembrando que esta foto não é a do meu mas é bem parecido, e eu não tenha certeza de que nesta fase este chassi já estaria pronto para ser montado na carroceria. Uma dúvida: a grossura da fibra, que no meu acho boa, não faz diferença na robustez do conjunto? E seria possível trocar o meu chassi por um melhor? Posso aproveitar o meu quadro de suspensão dianteira? E por último, vc faria um chassi pra mim ou vc não faz mais reformas deste tipo? Obrigado.
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chevas- Moderador
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Data de inscrição : 09/10/2010
Re: CHASSI TUBULAR
André, reforme o seu chassi e aproveite para reforça-lo. coloque amarações onde achar necessario. So nao entendo como sao fixados a alavanca de marchas e os pedais nesse chassi que voce postou? seria nao fibra??? se for, é uma grande falha.
Nil- Homem das Dunas
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Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
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Data de inscrição : 13/05/2008
Re: CHASSI TUBULAR
Deve ser. O meu é assim:
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Repare que tem um "degrau" bem embaixo do suporte da alavanca de marchas. É uma travessa que tem no chassi. Os parafusos dos bancos pegam bem ali. Já a pedaleira só tem freio e embreagem, o acelerador é suspenso (eletrônico) por causa do motor EA111. Esses detalhes não me incomodam tanto quanto a resistência geral do chassi. Mas o assoalho tem 4 níveis:
1) nos pés dos passageiros de trás;
2) embaixo dos bancos até essa travessa no meio;
3) nos pés dos passageiros da frente; e
4) na estrutura lateral do chassi, como visto na foto.
Esses níveis devem ajudar um pouco na resistência geral. Mesmo assim, num futuro próximo penso em reforçar o chassi.
[]'s
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Repare que tem um "degrau" bem embaixo do suporte da alavanca de marchas. É uma travessa que tem no chassi. Os parafusos dos bancos pegam bem ali. Já a pedaleira só tem freio e embreagem, o acelerador é suspenso (eletrônico) por causa do motor EA111. Esses detalhes não me incomodam tanto quanto a resistência geral do chassi. Mas o assoalho tem 4 níveis:
1) nos pés dos passageiros de trás;
2) embaixo dos bancos até essa travessa no meio;
3) nos pés dos passageiros da frente; e
4) na estrutura lateral do chassi, como visto na foto.
Esses níveis devem ajudar um pouco na resistência geral. Mesmo assim, num futuro próximo penso em reforçar o chassi.
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chevas- Moderador
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