Sincronismo do ponto da correia dentada do Motor VW AP 1.6/1.8/2.0
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Sincronismo do ponto da correia dentada do Motor VW AP 1.6/1.8/2.0
A Montadora recomenda a troca da Correia dentada a cada 80,000Km
Caso não haja a instalação da correia com precisão, pode haver dano nos pistões e Válvulas.
Se possível, um cheque de compressão de todos os cilindros deveria ser executado antes de remover o CABEÇOTE.
Precauções;
- Desconecte o cabo terra da Bateria
- Não gire a Árvore de Manivelas nem o Comando de Válvulas ao remover a correia dentada.
- Remova as velas para aliviar a pressão do motor se ele tiver que ser girado.
- Gire a Árvore de manivelas no sentido normal de funcionamento ou seja no sentido horário.
- Não gire a Árvore de Manivelas pelo Comando de Válvulas ou pôr outra polia.
- Observe todos torques.
Diagrama
Remoção
1-Remova.
a) - Correia de acessórios
b) - Polia da Bomba de Água.
c) - Parafusos da Polia da árvore de Manivelas.
d) - Polia da árvore de Manivelas.
c) - Protetores da Correia.
2-Instale provisóriamente a polia da árvore de manivelas.
3-Girar a árvore de manivelas remova a tampa do destribuidor verefique o rotor, este aponta para a marca do cilindro 1 na sua carcaça. Em caso negativo girar a árvore do distribuidor até obter o alinhamento correto reinstalar a tampa.
4-Utilizando um alicate de bico curvo, girar o eixo exêntrico da polia tensora tensionando no sentido horário ou afrouxando no sentido anti-horário a correia dentada.
5-Apertar o parafuso de fixação do eixo excêntrico da roda tensora, ao torque de 45 Nm.
OBS; É indespensavel que o ajuste seja feito girando-se a roda tensora no sentido horário, a fim de que a roda seja posicionada de maneira a não interferir com a tampa da correia.
Instalação
1-Sempre que a correia dentada for removida a sua reinstalação deverá ser feita da seguinte maneira:
a-Alinhar a marca da engrenagem da árvore de comando com a tampa do cabeçote.
b-Colocar a árvore de manivelas na posição correspondente ao ponto morto superio PMS do Cilindro 1.
c-Instalar a correia dentada e regular a tensão.
Nota:A tensão da correia dentada estará correta quando for possivel torcer o centro da mesma entre as engrenagens da árvore de comando e polia intermediária, em um ângulo de 90º.
2- Remova a tampa do destribuidor verefique o rotor aponta a marca do cilindro 1 na sua carcaça. Em caso negativo girar a árvore do distribuidor até obter o alinhamento correto reinstalar a tampa.
Na caixa seca tem uma abertura onde temos que localizar também o ponto do volante motriz, este tem que ficar no OT conforme figura.
3-Girar duas Voltas a árvore de Manivelas e comprovar se as marcações na árvore de comando de válvulas e arvore de manivelas coincidem com seus pontos de referência.
4-Verificar o Ponto de Ignição e ajustar com a lampada de ponto.
Se for o motor 1.6 com Injeção de 1 bico conhecida como EEC-IV (CFI) devemos usar o avanço de 9º graus.
Para ajustar o ponto de ignição dos veículos equipados com a CFI proceda da seguinte maneira:
-Dê partida no motor
-Folgue o distribuidor.
-Com o motor funcionando, retire o clip de regulagem do ponto de ignição
-Com o uso de uma lâmpada de ponto , verifique se o ponto de ignição está de acordo com a tabela do fabricante do veiculo - se não estiver, ajuste manualmente no distribuidor, como nos veículos com carburador.
Qualquer duvida estou a disposição para esclarecer.
Caso não haja a instalação da correia com precisão, pode haver dano nos pistões e Válvulas.
Se possível, um cheque de compressão de todos os cilindros deveria ser executado antes de remover o CABEÇOTE.
Precauções;
- Desconecte o cabo terra da Bateria
- Não gire a Árvore de Manivelas nem o Comando de Válvulas ao remover a correia dentada.
- Remova as velas para aliviar a pressão do motor se ele tiver que ser girado.
- Gire a Árvore de manivelas no sentido normal de funcionamento ou seja no sentido horário.
- Não gire a Árvore de Manivelas pelo Comando de Válvulas ou pôr outra polia.
- Observe todos torques.
Diagrama
Remoção
1-Remova.
a) - Correia de acessórios
b) - Polia da Bomba de Água.
c) - Parafusos da Polia da árvore de Manivelas.
d) - Polia da árvore de Manivelas.
c) - Protetores da Correia.
2-Instale provisóriamente a polia da árvore de manivelas.
3-Girar a árvore de manivelas remova a tampa do destribuidor verefique o rotor, este aponta para a marca do cilindro 1 na sua carcaça. Em caso negativo girar a árvore do distribuidor até obter o alinhamento correto reinstalar a tampa.
4-Utilizando um alicate de bico curvo, girar o eixo exêntrico da polia tensora tensionando no sentido horário ou afrouxando no sentido anti-horário a correia dentada.
5-Apertar o parafuso de fixação do eixo excêntrico da roda tensora, ao torque de 45 Nm.
OBS; É indespensavel que o ajuste seja feito girando-se a roda tensora no sentido horário, a fim de que a roda seja posicionada de maneira a não interferir com a tampa da correia.
Instalação
1-Sempre que a correia dentada for removida a sua reinstalação deverá ser feita da seguinte maneira:
a-Alinhar a marca da engrenagem da árvore de comando com a tampa do cabeçote.
b-Colocar a árvore de manivelas na posição correspondente ao ponto morto superio PMS do Cilindro 1.
c-Instalar a correia dentada e regular a tensão.
Nota:A tensão da correia dentada estará correta quando for possivel torcer o centro da mesma entre as engrenagens da árvore de comando e polia intermediária, em um ângulo de 90º.
2- Remova a tampa do destribuidor verefique o rotor aponta a marca do cilindro 1 na sua carcaça. Em caso negativo girar a árvore do distribuidor até obter o alinhamento correto reinstalar a tampa.
Na caixa seca tem uma abertura onde temos que localizar também o ponto do volante motriz, este tem que ficar no OT conforme figura.
3-Girar duas Voltas a árvore de Manivelas e comprovar se as marcações na árvore de comando de válvulas e arvore de manivelas coincidem com seus pontos de referência.
4-Verificar o Ponto de Ignição e ajustar com a lampada de ponto.
Se for o motor 1.6 com Injeção de 1 bico conhecida como EEC-IV (CFI) devemos usar o avanço de 9º graus.
Para ajustar o ponto de ignição dos veículos equipados com a CFI proceda da seguinte maneira:
-Dê partida no motor
-Folgue o distribuidor.
-Com o motor funcionando, retire o clip de regulagem do ponto de ignição
-Com o uso de uma lâmpada de ponto , verifique se o ponto de ignição está de acordo com a tabela do fabricante do veiculo - se não estiver, ajuste manualmente no distribuidor, como nos veículos com carburador.
Qualquer duvida estou a disposição para esclarecer.
Fabrício®©- Louco das Dunas
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Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
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jperson- Moderador
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Re: Sincronismo do ponto da correia dentada do Motor VW AP 1.6/1.8/2.0
Com essas dicas até um retardado consegue executar esses serviços, o tutorial esta muito bem explicado, parabéns Fabrício você acaba de ganhar mais um ponto +.
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
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Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
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Re: Sincronismo do ponto da correia dentada do Motor VW AP 1.6/1.8/2.0
jperson escreveu:Boa fabricio!
vlw jperson, abraço!
Fabrício®©- Louco das Dunas
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Re: Sincronismo do ponto da correia dentada do Motor VW AP 1.6/1.8/2.0
Evilasio escreveu:Com essas dicas até um retardado consegue executar esses serviços, o tutorial esta muito bem explicado, parabéns Fabrício você acaba de ganhar mais um ponto +.
Vlw Evilasio, obrigado mesmo pela pontuação, fico satisfeito em saber que to ajudando.
Tenho mt material de Injeção e mecânica aqui guardado, se precisar de algo é so falar, e se eu não tiver, tento arrumar. Abraço!
Fabrício®©- Louco das Dunas
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Re: Sincronismo do ponto da correia dentada do Motor VW AP 1.6/1.8/2.0
Abaixo segue a tabela com o avançodo ponto de ignição VW para calibrar com a pistola de ponto.
Última edição por Fabrício-RJ em Sáb Mar 12, 2011 9:25 pm, editado 1 vez(es)
Fabrício®©- Louco das Dunas
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Re: Sincronismo do ponto da correia dentada do Motor VW AP 1.6/1.8/2.0
Fabrício não apareceu nada, reedita a mensagem ou posta novamente que isso muito me interessa rsrsrs.Fabrício-RJ escreveu:Abaixo segue a tabela com o avançodo ponto de ignição VW para calibrar com a pistola de ponto, sairam alguns da GM, mas favor desconsiderar.
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
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Re: Sincronismo do ponto da correia dentada do Motor VW AP 1.6/1.8/2.0
perai, pra mim ta aparecendo aqui, vou re-editar.
Fabrício®©- Louco das Dunas
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Re: Sincronismo do ponto da correia dentada do Motor VW AP 1.6/1.8/2.0
Aqui pra mim ta aparecendo do jeito que aparece na citação acima, só as duas janelinhas em branco.
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
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Re: Sincronismo do ponto da correia dentada do Motor VW AP 1.6/1.8/2.0
Evilasio, vê se agora vc consegue vê.
Fabrício®©- Louco das Dunas
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Re: Sincronismo do ponto da correia dentada do Motor VW AP 1.6/1.8/2.0
Eitaaaaa!!!!
Matou a pau Fabrício!! Qualquer dia vou a Campos só para tirar xerox dessa pastinha de esquemas que você tem escondida aí! KKKKKK
Bom mesmo valeu pela colaboração!!
Abração pra você.
Matou a pau Fabrício!! Qualquer dia vou a Campos só para tirar xerox dessa pastinha de esquemas que você tem escondida aí! KKKKKK
Bom mesmo valeu pela colaboração!!
Abração pra você.
Convidad- Convidado
Re: Sincronismo do ponto da correia dentada do Motor VW AP 1.6/1.8/2.0
Agora deu certo, também muito boa essa tabela e você vai ganhar mais um merecido +.Fabrício-RJ escreveu:Evilasio, vê se agora vc consegue vê.
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
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Re: Sincronismo do ponto da correia dentada do Motor VW AP 1.6/1.8/2.0
Márcio SPA escreveu: Eitaaaaa!!!!
Matou a pau Fabrício!! Qualquer dia vou a Campos só para tirar xerox dessa pastinha de esquemas que você tem escondida aí! KKKKKK
Bom mesmo valeu pela colaboração!!
Abração pra você.
E ai marcio, blz? hehehe rapaiz, não é pastinha não, ta tudo no hd do pc, tenho até que gravar em dvd isso, so to enrolando.
Se precisar de algo é só falar que se eu não tiver tento arrumar com amigos mecânicos.
Abração.
Fabrício®©- Louco das Dunas
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Re: Sincronismo do ponto da correia dentada do Motor VW AP 1.6/1.8/2.0
Evilasio escreveu:Agora deu certo, também muito boa essa tabela e você vai ganhar mais um merecido +.Fabrício-RJ escreveu:Evilasio, vê se agora vc consegue vê.
Valeu evilasio, muito obrigado, Abração.
Fabrício®©- Louco das Dunas
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Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
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