REGULAGEM DO FACÃO!!
+14
Clayton
Beco
Farina
Moacir
alanplick
Fabrício®©
Bugólatra
Victor Hugo (vtr_kd)
Nil
VIVINHOM
Pescador
jperson
FUJTSU
Diogo Lima
18 participantes
Página 2 de 3
Página 2 de 3 • 1, 2, 3
Re: REGULAGEM DO FACÃO!!
Tem que observar que esses graus são para as duas barras de torções novas pois depois de muito usadas a força de torção delas ficam menor por isso geralmente quando trocamos apenas de um lado e usamos os graus correto o carro tende a ficar um pouco torto.jperson escreveu:Algumas especificações para a regulagem dos facões:
Sedan 1200 e 1300: 17º 30' + 50'
Sedan 1500: 18º 30' +50'
Variant, TL: 23º 30' +50'
Acho que esses são os mais comuns.
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
- Número de Mensagens : 4999
Data de inscrição : 17/05/2008
Re: REGULAGEM DO FACÃO!!
É verdade Evilasio bem lembrado, tem isso também, com o tempo de uso a barra sede, como ocorre com as molas.
Fabrício®©- Louco das Dunas
- Número de Mensagens : 4296
Idade : 45
Localização : Campos - RJ
Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
Pontos : 10112
Data de inscrição : 02/12/2009
Re: REGULAGEM DO FACÃO!!
Opa! Que beleza JP!!! Valeu mesmo ...
O meu Bugre V continua com 17º, vou mandar fazer o serviço passando para os 18º 30' + 50. Será que 1º 30' é o suficiente para deixar as rodas alinhadas??? Não estão tão abertas, tanto que não come os pneus!!
O pessoal pode ficar tranquilo que sempre mexo nos dois lados para não correr o risco de dar diferenças!!
O meu Bugre V continua com 17º, vou mandar fazer o serviço passando para os 18º 30' + 50. Será que 1º 30' é o suficiente para deixar as rodas alinhadas??? Não estão tão abertas, tanto que não come os pneus!!
O pessoal pode ficar tranquilo que sempre mexo nos dois lados para não correr o risco de dar diferenças!!
Convidad- Convidado
Re: REGULAGEM DO FACÃO!!
Serviço mais chato que este no buggy tá pra existir.
Fabrício®©- Louco das Dunas
- Número de Mensagens : 4296
Idade : 45
Localização : Campos - RJ
Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
Pontos : 10112
Data de inscrição : 02/12/2009
Re: REGULAGEM DO FACÃO!!
já tentei fazer isso em casa e me chateei bastante , mas neste tipo de sistema bem comun o desgaste irregular de pneus, a regulagen apenas minimiza isso.
Se trocar os pneus por outros de modelo diferente perceba que já vai ser nescessario outra regulagen
Se trocar os pneus por outros de modelo diferente perceba que já vai ser nescessario outra regulagen
alanplick- Buggueiro
- Número de Mensagens : 32
Idade : 54
Localização : são paulo
Tipo de Buggy : BUGRE,verdinho como um pé de couve
Pontos : 5058
Data de inscrição : 22/02/2011
Re: REGULAGEM DO FACÃO!!
Acho que deve ser na terceira letra, porque regulagem de facão parece que não é muito fácil de fazer.
Moacir- Super Desbravador
- Número de Mensagens : 367
Idade : 71
Localização : Florianópolis - SC
Tipo de Buggy : VW GLASPAC 1971/1971, motor 1500, quase zero, alternador novinho, ignição eletrônica, estribos laterais precisando de um retoque na pintura, espelhos retrovisores externos do toyota bandeirantes 1984, carburador zerinho, zerinho, amortecedores também zerinhos.
Pontos : 5629
Data de inscrição : 01/11/2010
Meu Naja voltou da Oficina!
Pessoal,
Bom Dia a todos!
Como havia dito aqui no tópico na segunda feira pela manhã, levei meu buggy lá na Dejauto para acerto do Facão, fui pegá-lo hoje pela manhã.
Na hora de pagar, pude conversar com o Dejair... conversar sobre os graus e as dúvidas dos nossos amigos buggeiros aqui do site... pois bem... eis que aqui estou para dizer minha conversa com ele. O Dejair explicou que é muito difícil ele dar uma medida exata de graus pois como o buggy é um veículo fabricado independentemente seguindo gabaritos que não são oficiais, ele falou que a média de uma regulagem para deixar os pneus normais é de 17º a 18,5º... Ele falou que ele começa o trabalho da seguinte forma, coloca na regulagem padrão do Fusca, de 17,5º (acho que foi isso que ele falou), ele disse a regulagem normal do fusca, e daí ele ve se com a regulagem padrão fica bom, se nào ficar ele coloca para mais ou para menos para que as rodas fiquem | |, eu pedi para que ele deixasse com as rodas um pouquinho só para dentro \ /, poca coisa mesmo... pois como carrego peso (capacidade de carga de 4 pessoas), ele acaba abrindo o normal...
Meu buggy a abertura inicial estava 10º... para vcs verem como estava desregulado...
Espero ter ajudado... A Dejauto também trabalha com as maserattis que correm em Interlagos, o filho dele chamado Renan Guerra é piloto desta categoria, a oficina dele é super bem equipada e ele e a equipe sào bem honestos e justos no trabalho... Ah e como disse foi só 100 reais o ajuste mesmo!!! =D
abaixo segue o cartão da dejauto:
https://2img.net/r/ihimizer/i/cartaodejauto.jpg/
Grande Abraço
Bom Dia a todos!
Como havia dito aqui no tópico na segunda feira pela manhã, levei meu buggy lá na Dejauto para acerto do Facão, fui pegá-lo hoje pela manhã.
Na hora de pagar, pude conversar com o Dejair... conversar sobre os graus e as dúvidas dos nossos amigos buggeiros aqui do site... pois bem... eis que aqui estou para dizer minha conversa com ele. O Dejair explicou que é muito difícil ele dar uma medida exata de graus pois como o buggy é um veículo fabricado independentemente seguindo gabaritos que não são oficiais, ele falou que a média de uma regulagem para deixar os pneus normais é de 17º a 18,5º... Ele falou que ele começa o trabalho da seguinte forma, coloca na regulagem padrão do Fusca, de 17,5º (acho que foi isso que ele falou), ele disse a regulagem normal do fusca, e daí ele ve se com a regulagem padrão fica bom, se nào ficar ele coloca para mais ou para menos para que as rodas fiquem | |, eu pedi para que ele deixasse com as rodas um pouquinho só para dentro \ /, poca coisa mesmo... pois como carrego peso (capacidade de carga de 4 pessoas), ele acaba abrindo o normal...
Meu buggy a abertura inicial estava 10º... para vcs verem como estava desregulado...
Espero ter ajudado... A Dejauto também trabalha com as maserattis que correm em Interlagos, o filho dele chamado Renan Guerra é piloto desta categoria, a oficina dele é super bem equipada e ele e a equipe sào bem honestos e justos no trabalho... Ah e como disse foi só 100 reais o ajuste mesmo!!! =D
abaixo segue o cartão da dejauto:
https://2img.net/r/ihimizer/i/cartaodejauto.jpg/
Grande Abraço
Victor Hugo (vtr_kd)- Desbravador
- Número de Mensagens : 158
Idade : 34
Localização : Sâo Paulo
Tipo de Buggy : Fercar Naja-One 2002
Motor: 1600 Monocarburado
Carbura: H30 Pic
Pneus:: Diant.: Rosava 185/70 R14 Tras: Maxxis Bravo A/T 235/75 R15
Ignição Eletrônica, Alternador
Pontos : 5195
Data de inscrição : 11/03/2011
Re: REGULAGEM DO FACÃO!!
Pessoal, voltando ao assunto sobre a regulagem...
Conforme tinha comentado antes (citei novamente) o facão do meu buggy esta com uma regulagem meio sem noção e na epoca que comentei sobre isso o chassi tava sem peso e por isso o facão ficava apoiado no batente mas hoje mesmo com o motor e a carroceria o facão também não se move de jeito algum, coloquei uma foto pra se ter uma ideia de como veio a regulagem do meu facão.
Em repouso o meu facão fica mais ou menos com esta diferença que fiz com a linha vermelha (da uns 5 centimetros de distancia do batente), para colocar o facão pra cima pra poder fechar a tampa é necessário uma alavanca sem noção e quando se apoia no batente não há peso que o faça se mover.
A pergunta é, quando se regula o facão as medidas começam antes do batente ou são do batente pra cima?
Conforme tinha comentado antes (citei novamente) o facão do meu buggy esta com uma regulagem meio sem noção e na epoca que comentei sobre isso o chassi tava sem peso e por isso o facão ficava apoiado no batente mas hoje mesmo com o motor e a carroceria o facão também não se move de jeito algum, coloquei uma foto pra se ter uma ideia de como veio a regulagem do meu facão.
Em repouso o meu facão fica mais ou menos com esta diferença que fiz com a linha vermelha (da uns 5 centimetros de distancia do batente), para colocar o facão pra cima pra poder fechar a tampa é necessário uma alavanca sem noção e quando se apoia no batente não há peso que o faça se mover.
A pergunta é, quando se regula o facão as medidas começam antes do batente ou são do batente pra cima?
Diogo Lima escreveu:Marcio, o meu buggy ta completamente negativa até porque esta até sem motor nem nada, mas eu também estou com a mesma duvida que você porque tenho certeza que mesmo colocando o motor e a carroceria no lugar o facão não vai nem se mexer. quando fui trocar as borrachas do facão o meu chassi estava puro sem nada preso e eu percebi que o facão estava no limite pra baixo mas estava ali ja forçando muito, quando marretei ele pra fora ( foi na marreta mesmo) ele desceu uns 5 cm com força total, ja desconfiado que isso poderia acontecer eu ja fiz uma gabiarra por segurança com uns parafusos preso no local onde se prende a tampa das buchas e como eu não tinha ideia se isso estava certo ou não eu coloquei do jeito que estava ( com a mesma pressão) e pra fazer ele voltar pro batente com essa força toda eu usei um tubo de uns 5 metros com o chassi de cabeça pra baixo e eu me pendurava na ponta do tubo que ja pesa muito e o meu tio em pé na frente do chassi pra ele não virar uma cambalhota, foi um sufoco e super perigoso ja que quando o facão chegava ao nivel do batente outra pessoa colocava ele pra dentro na marreta, tenho certeza que esta manobra toda foi idéia de mané e que o facão não deveria esta fazendo tanta, mas tanta força pra se manter no minimo (o batente) por isso eu também gostaria de saber qual é o grau certo (se é que existe, talvez cada caso seja um caso).
Diogo Lima- Desbravador Master
- Número de Mensagens : 523
Idade : 42
Localização : São Gonçalo RJ
Tipo de Buggy : Pami montado só pra rodar e AMX (o da foto) em reforma
Pontos : 6401
Data de inscrição : 19/01/2009
Re: REGULAGEM DO FACÃO!!
Diogo, facão e cambio são as unicas coisas que não mecho no buggy, porque são complexas e precisam de ferramentas especificas, eu prefiro pagar.
Fabrício®©- Louco das Dunas
- Número de Mensagens : 4296
Idade : 45
Localização : Campos - RJ
Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
Pontos : 10112
Data de inscrição : 02/12/2009
Re: REGULAGEM DO FACÃO!!
Concordo Fabricio, é muito trabalho para pouco lucro.
jperson- Moderador
- Número de Mensagens : 4836
Idade : 63
Localização : IJUI-RS
Pontos : 10985
Data de inscrição : 17/05/2008
Re: REGULAGEM DO FACÃO!!
A regulagem da VW prevê o peso da carroceria do fusca. Quando temos um buggy muito mais leve, tem que compensar isso. O que acontece é que se baixarmos demais para ficar certo, quando colocamos três pessoas na parte traseira, o bixo arria... temos que saber qual o uso do carro para fazer uma regulagem média.
Mas atenção, este trabalho envolve risco sério de ferimentos, caso não seja feito com as ferramentas e cuidados apropriados. Melhor deixar para quem tem experiência...
Mas atenção, este trabalho envolve risco sério de ferimentos, caso não seja feito com as ferramentas e cuidados apropriados. Melhor deixar para quem tem experiência...
Re: REGULAGEM DO FACÃO!!
Diogo Lima escreveu:Pessoal, voltando ao assunto sobre a regulagem...
Conforme tinha comentado antes (citei novamente) o facão do meu buggy esta com uma regulagem meio sem noção e na epoca que comentei sobre isso o chassi tava sem peso e por isso o facão ficava apoiado no batente mas hoje mesmo com o motor e a carroceria o facão também não se move de jeito algum, coloquei uma foto pra se ter uma ideia de como veio a regulagem do meu facão.
Em repouso o meu facão fica mais ou menos com esta diferença que fiz com a linha vermelha (da uns 5 centimetros de distancia do batente), para colocar o facão pra cima pra poder fechar a tampa é necessário uma alavanca sem noção e quando se apoia no batente não há peso que o faça se mover.
A pergunta é, quando se regula o facão as medidas começam antes do batente ou são do batente pra cima?
No meu montei com pequena pressão sobre o limite, andei um pouco depois de funcionar o motor e ficou levemente alto, acho que não prescisa mexer mais. Para colocar e pressionar o facão usei um esticador de cabo de aço 5/16", no que eu prescisava deu certo, mas no caso de Fusca/Brasília acho que fica fraco.
http://www.dutramaquinas.com.br/produto/default.asp?secaoID=4&ci=35.76.051.600&mundoVC=&grupoID=43&subgrupoID=2583&produtoID=917
Clayton- Atolado na Lama
- Número de Mensagens : 1397
Idade : 52
Localização : Mogi Guaçu/SP
Tipo de Buggy : Glaspac 1971
Pontos : 7308
Data de inscrição : 22/06/2008
Re: REGULAGEM DO FACÃO!!
Clayton, ele aguentou puxar o facão tranguilo?
Fabrício®©- Louco das Dunas
- Número de Mensagens : 4296
Idade : 45
Localização : Campos - RJ
Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
Pontos : 10112
Data de inscrição : 02/12/2009
Re: REGULAGEM DO FACÃO!!
É uma otima idéia, quando voltar a mexer no buggy eu vo experimentar fazer isso, pretendo deixar com uns 2 cm +/- de pressão.
Clayton escreveu:Diogo Lima escreveu:Pessoal, voltando ao assunto sobre a regulagem...
Conforme tinha comentado antes (citei novamente) o facão do meu buggy esta com uma regulagem meio sem noção e na epoca que comentei sobre isso o chassi tava sem peso e por isso o facão ficava apoiado no batente mas hoje mesmo com o motor e a carroceria o facão também não se move de jeito algum, coloquei uma foto pra se ter uma ideia de como veio a regulagem do meu facão.
Em repouso o meu facão fica mais ou menos com esta diferença que fiz com a linha vermelha (da uns 5 centimetros de distancia do batente), para colocar o facão pra cima pra poder fechar a tampa é necessário uma alavanca sem noção e quando se apoia no batente não há peso que o faça se mover.
A pergunta é, quando se regula o facão as medidas começam antes do batente ou são do batente pra cima?
No meu montei com pequena pressão sobre o limite, andei um pouco depois de funcionar o motor e ficou levemente alto, acho que não prescisa mexer mais. Para colocar e pressionar o facão usei um esticador de cabo de aço 5/16", no que eu prescisava deu certo, mas no caso de Fusca/Brasília acho que fica fraco.
http://www.dutramaquinas.com.br/produto/default.asp?secaoID=4&ci=35.76.051.600&mundoVC=&grupoID=43&subgrupoID=2583&produtoID=917
Diogo Lima- Desbravador Master
- Número de Mensagens : 523
Idade : 42
Localização : São Gonçalo RJ
Tipo de Buggy : Pami montado só pra rodar e AMX (o da foto) em reforma
Pontos : 6401
Data de inscrição : 19/01/2009
Re: REGULAGEM DO FACÃO!!
Fabrício®© escreveu:Clayton, ele aguentou puxar o facão tranguilo?
Fabrício e Diogo, puxou bem mas no caso do Fusca acho que não dá. No caso pesquise um de maior capacidade.
Clayton- Atolado na Lama
- Número de Mensagens : 1397
Idade : 52
Localização : Mogi Guaçu/SP
Tipo de Buggy : Glaspac 1971
Pontos : 7308
Data de inscrição : 22/06/2008
Re: REGULAGEM DO FACÃO!!
http://julianodr.sites.uol.com.br/motores23.html
deem uma olhada nesse regulável, achei interessante.
deem uma olhada nesse regulável, achei interessante.
Terra- Super Desbravador
- Número de Mensagens : 463
Idade : 103
Localização : Maricá
Tipo de Buggy : EQUUS MAXIS
Pontos : 5454
Data de inscrição : 15/05/2011
Re: REGULAGEM DO FACÃO!!
Este sistema é muito legal, vai colocar?
Fabrício®©- Louco das Dunas
- Número de Mensagens : 4296
Idade : 45
Localização : Campos - RJ
Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
Pontos : 10112
Data de inscrição : 02/12/2009
Re: REGULAGEM DO FACÃO!!
vou não...
Terra- Super Desbravador
- Número de Mensagens : 463
Idade : 103
Localização : Maricá
Tipo de Buggy : EQUUS MAXIS
Pontos : 5454
Data de inscrição : 15/05/2011
Re: REGULAGEM DO FACÃO!!
aê, será que dá pra trabalhar no facão, usando aqueles esticadores de cabo de aço? alguém já fez?
Terra- Super Desbravador
- Número de Mensagens : 463
Idade : 103
Localização : Maricá
Tipo de Buggy : EQUUS MAXIS
Pontos : 5454
Data de inscrição : 15/05/2011
Re: REGULAGEM DO FACÃO!!
O cara que regulou pra mim usou esse esticador e deu certo, mas tem que ser um esticador "parrudo" e tem que achar um ponto de fixação para ele que seja seguro!!
Márcio Barbas- Desbravador
- Número de Mensagens : 226
Idade : 56
Localização : Cordeiro - RJ
Tipo de Buggy : Bugre IV 1974 trilheiro / Gaiola (aranha)
Pontos : 5315
Data de inscrição : 01/01/2011
Re: REGULAGEM DO FACÃO!!
Terra escreveu:http://julianodr.sites.uol.com.br/motores23.html
deem uma olhada nesse regulável, achei interessante.
Alguém sabe se nesse sistema dá pra levantar a traseira sem que haja o efeito \ / ??
Márcio Barbas- Desbravador
- Número de Mensagens : 226
Idade : 56
Localização : Cordeiro - RJ
Tipo de Buggy : Bugre IV 1974 trilheiro / Gaiola (aranha)
Pontos : 5315
Data de inscrição : 01/01/2011
Re: REGULAGEM DO FACÃO!!
a fixação seria no facão e onde prende o amortecedor na parte de cima. se der certo assim, creio que seja fácil resolver, vou ver o preço dessa peça depois.
Terra- Super Desbravador
- Número de Mensagens : 463
Idade : 103
Localização : Maricá
Tipo de Buggy : EQUUS MAXIS
Pontos : 5454
Data de inscrição : 15/05/2011
Re: REGULAGEM DO FACÃO!!
Terra, da certo sim, o clayton fez no dele com isso!
Fabrício®©- Louco das Dunas
- Número de Mensagens : 4296
Idade : 45
Localização : Campos - RJ
Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
Pontos : 10112
Data de inscrição : 02/12/2009
regulagem facão
e rapaziada blz fiz o cadastro aqui só pra postar essa informação galera tenho um livro que explica a regulagem facao do fusca 1200 e 1300 e fica entre 17º e 30º a altura vai depender do estado das molas (barra) e tambem do gosto de cada um, acho que se aplica para o buggy tbm, vou dar uma olhadinha e depois eu posto outras informações. espero ter ajudado fuiii
negrovisk- Novato
- Número de Mensagens : 1
Localização : grajau sp
Tipo de Buggy : nao tenho buggy ainda, secma f 16
Pontos : 4382
Data de inscrição : 24/11/2012
Página 2 de 3 • 1, 2, 3
Tópicos semelhantes
» Borrachas do facão traseiro
» Facão regulável
» Relogios de painel
» Trocando as buchas do facão
» Regulagem dos Freios
» Facão regulável
» Relogios de painel
» Trocando as buchas do facão
» Regulagem dos Freios
Página 2 de 3
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos