Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Regulagem dos Freios

+2
Clayton
Gladston
6 participantes

Ir para baixo

Regulagem dos Freios Empty Regulagem dos Freios

Mensagem por Gladston Qui Out 30, 2008 1:42 am

Existe uma dúvida que paira como uma nuvem negra na minha mente. Todos sabemos que geralmente tanto em carros como nas motos a regulagem original dos freios é feita para atuação da força (ou pressão pra quem preferir) dos freios serem 70% na dianteira e 30% nas rodas de trás.
No caso dos Bugys que além de quase todo o peso e a tração também estarem na trazeira existe uma "atenção" maior dessa força nas rodas trazeiras? Qual seria a distribuição de força de frenagem ideal para os Buggy`s?
Quem se habilita a responder essa? hehe.
Gladston
Gladston
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 319
Idade : 42
Localização : Campinas
Tipo de Buggy : VW ANGRA BEACH // VW Buggy Emis
Pontos : 5868
Data de inscrição : 25/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem dos Freios Empty Re: Regulagem dos Freios

Mensagem por Clayton Qui Out 30, 2008 8:36 am

Caro amigo , pesquisando no nosso site, descobri que os primeiros buggys tinham motor 1200 ou 1300 cc , freios a tambor nas quatro rodas e diziam excelentes devido a sua relação peso/potência, depois a vw lançou o 1600 e já colocou disco na dianteira, na minha opinião fica excelente em um buggy , mas se deseja construir um bólido aí tem que abusar de tecnologia e grana . Com relação a porcentagem de 70/30% em um buggy está correta mesmo devido a ter motor e tração trazeira, já que o que segura mesmo o carro é o freio dianteiro e o trazeiro serve muito para dar estabilidade , acho também que mais vale a habilidade e prudência do motorista do que qualquer outra coisa. Isso é minha opinião Cool .
Clayton
Clayton
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1397
Idade : 51
Localização : Mogi Guaçu/SP
Tipo de Buggy : Glaspac 1971
Pontos : 7121
Data de inscrição : 22/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem dos Freios Empty Re: Regulagem dos Freios

Mensagem por Guga Pedrosa Qui Out 30, 2008 8:40 pm

Por isso acho que tem que se fazer com cuidado a adaptação do freio a disco na traseira, de modo que a frenagem continue 70%/30%.
Guga Pedrosa
Guga Pedrosa
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 672
Idade : 34
Localização : Recife - PE
Tipo de Buggy : Equus Maxis - 1994/1995
Pontos : 6306
Data de inscrição : 08/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem dos Freios Empty 50%

Mensagem por Zé Qui Out 30, 2008 10:09 pm

Temos que levar em consideração que a distribuição de peso no buggy é muito mais traseira então os parâmetros normais não se aplicam. A frente do buggy é muito leve e os pneus bem menores.

Também tem que se levar em consideração os pneus que usa, geralmente muito maiores na traseira, então o atrito é muito maior na traseira. Um efeito parecido com os triciclos, que só tem freios atrás.
A tendência é travar fácilmente a dianteira.
Tive um buggy com disco nas 4 rodas e 3 regulagens: frente/tras e dir/esq nas rodas traseiras. No caso desse buggy os pneus eram 175/70-14 na dianteira com 8lbs e 235/70-15 com 12 lbs (de S10) na traseira.
Na cidade e estrada eu deixava 50% tras/dianteira. Na terra eu usava 70% na traseira e 30% na dianteira. Ou seja, freiava mais na traseira.
No caso de buggy, opinião minha, poderia-se deixar tambor na frente e discos atrás.

Fazer esse sistema saiu relativamente barato: Usei torneiras de alta pressão vendidas em casas de material hidráulico, duas linhas para a traseira e uma para a dianteira. E discos de Gol.
Zé
Buggueiro
Buggueiro

Número de Mensagens : 33
Idade : 64
Localização : Praia, mas nunca vou, só cocô e lixo deixado por turista porco "da cumunidadi"
Pontos : 5852
Data de inscrição : 11/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem dos Freios Empty Re: Regulagem dos Freios

Mensagem por Beco Sex Out 31, 2008 9:06 am

Um buggy no estilo tradicional, como o meu - grandes rodas traseiras e pequenas dianteiras, tem uma grande desproporção na área de contato com o solo. Se estiver com mais freio na dianteira, ele vai arrastar as rodas e poderá provocar um acidente. Eu tive, durante muito tempo este problema e acabei colocando uma pequena válvula de controle de frenagem, normalmente encontrada em picapes pequenas, mas com função invertida, para reduzir a pressão nas rodas dianteiras. Eu também já pensei em colocar discos traseiros no meu buggy (ele é a tambor nas quatro, por enquanto).
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11938
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem dos Freios Empty coloca disco

Mensagem por Fabrício Marcon-Catarina Sex Out 31, 2008 9:25 am

É ISSO AÍ CARLÃO... COLOCA DISCO NAS 4 RODAS..... TÁ MAIS UM FÔLEGO PRO BUGGÃO!!!
VALEU!!!
Fabrício Marcon-Catarina
Fabrício Marcon-Catarina
Desbravador
Desbravador

Número de Mensagens : 248
Idade : 44
Localização : TUBARÃO/SC
Tipo de Buggy : MALIBUGGY - 1.6 AP INJETADO 4 BICOS- SUSP. IRS, HIDROVACUO, PX, XENON, BANCOS CONCHA RECLINÁVEIS, MUITO INOX, PRESSÃO ÓLEO, PRESSÃO COMBUSTÍVEL, TEMPERATURA ÓLEO, TEMPERATURA ÁGUA, VACUÔMETRO, AMPERÍMETRO, VOLTÍMETRO, HALLMETER, CONTAGIROS, GAIOLA DE PROTEÇÃO INTERNA, PISO DE ÔNIBUS, CINTOS 4 PONTAS SAN MARINO PRESOS NO CHASSI .... ENFIM,"COMPLICADO E PERFEITINHO".... EXPEDICIONÁRIO -
Pontos : 6041
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem dos Freios Empty Re: Regulagem dos Freios

Mensagem por Gladston Sex Out 31, 2008 1:58 pm

Realmente eu só tinha ouvido teorias, mas gostei das respostas, principalmente a do Carlão e a do Zé, por vivenciarem tal experiência. Vou acertar para ficarem com 50/50 e verificar a resposta de frenagem.... Mesmo que o impulso seja na dianteira, o maior contato com o solo está de fato na trazeira.
Convém lembrar aos marinheiros de primeira viagem que a Técnica aplicada muito comumente em motocicletas de dar primeiro uma cutucada no freio dianteiro e só depois aplicar uma força maior pode ser aplicada nos Buggys com a mesma intenção: EVITAR O TRAVAMENTO DAS RODAS NUMA FRENAGEM BRUSCA!

Obrigado pelas respostas e um grande abraço à todos!!!
Gladston
Gladston
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 319
Idade : 42
Localização : Campinas
Tipo de Buggy : VW ANGRA BEACH // VW Buggy Emis
Pontos : 5868
Data de inscrição : 25/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem dos Freios Empty Re: Regulagem dos Freios

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos