Regulagem dos Freios
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Clayton
Gladston
6 participantes
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Regulagem dos Freios
Existe uma dúvida que paira como uma nuvem negra na minha mente. Todos sabemos que geralmente tanto em carros como nas motos a regulagem original dos freios é feita para atuação da força (ou pressão pra quem preferir) dos freios serem 70% na dianteira e 30% nas rodas de trás.
No caso dos Bugys que além de quase todo o peso e a tração também estarem na trazeira existe uma "atenção" maior dessa força nas rodas trazeiras? Qual seria a distribuição de força de frenagem ideal para os Buggy`s?
Quem se habilita a responder essa? hehe.
No caso dos Bugys que além de quase todo o peso e a tração também estarem na trazeira existe uma "atenção" maior dessa força nas rodas trazeiras? Qual seria a distribuição de força de frenagem ideal para os Buggy`s?
Quem se habilita a responder essa? hehe.
Gladston- Super Desbravador
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Re: Regulagem dos Freios
Caro amigo , pesquisando no nosso site, descobri que os primeiros buggys tinham motor 1200 ou 1300 cc , freios a tambor nas quatro rodas e diziam excelentes devido a sua relação peso/potência, depois a vw lançou o 1600 e já colocou disco na dianteira, na minha opinião fica excelente em um buggy , mas se deseja construir um bólido aí tem que abusar de tecnologia e grana . Com relação a porcentagem de 70/30% em um buggy está correta mesmo devido a ter motor e tração trazeira, já que o que segura mesmo o carro é o freio dianteiro e o trazeiro serve muito para dar estabilidade , acho também que mais vale a habilidade e prudência do motorista do que qualquer outra coisa. Isso é minha opinião .
Clayton- Atolado na Lama
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Re: Regulagem dos Freios
Por isso acho que tem que se fazer com cuidado a adaptação do freio a disco na traseira, de modo que a frenagem continue 70%/30%.
Guga Pedrosa- Desbravador Master
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50%
Temos que levar em consideração que a distribuição de peso no buggy é muito mais traseira então os parâmetros normais não se aplicam. A frente do buggy é muito leve e os pneus bem menores.
Também tem que se levar em consideração os pneus que usa, geralmente muito maiores na traseira, então o atrito é muito maior na traseira. Um efeito parecido com os triciclos, que só tem freios atrás.
A tendência é travar fácilmente a dianteira.
Tive um buggy com disco nas 4 rodas e 3 regulagens: frente/tras e dir/esq nas rodas traseiras. No caso desse buggy os pneus eram 175/70-14 na dianteira com 8lbs e 235/70-15 com 12 lbs (de S10) na traseira.
Na cidade e estrada eu deixava 50% tras/dianteira. Na terra eu usava 70% na traseira e 30% na dianteira. Ou seja, freiava mais na traseira.
No caso de buggy, opinião minha, poderia-se deixar tambor na frente e discos atrás.
Fazer esse sistema saiu relativamente barato: Usei torneiras de alta pressão vendidas em casas de material hidráulico, duas linhas para a traseira e uma para a dianteira. E discos de Gol.
Também tem que se levar em consideração os pneus que usa, geralmente muito maiores na traseira, então o atrito é muito maior na traseira. Um efeito parecido com os triciclos, que só tem freios atrás.
A tendência é travar fácilmente a dianteira.
Tive um buggy com disco nas 4 rodas e 3 regulagens: frente/tras e dir/esq nas rodas traseiras. No caso desse buggy os pneus eram 175/70-14 na dianteira com 8lbs e 235/70-15 com 12 lbs (de S10) na traseira.
Na cidade e estrada eu deixava 50% tras/dianteira. Na terra eu usava 70% na traseira e 30% na dianteira. Ou seja, freiava mais na traseira.
No caso de buggy, opinião minha, poderia-se deixar tambor na frente e discos atrás.
Fazer esse sistema saiu relativamente barato: Usei torneiras de alta pressão vendidas em casas de material hidráulico, duas linhas para a traseira e uma para a dianteira. E discos de Gol.
Zé- Buggueiro
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Localização : Praia, mas nunca vou, só cocô e lixo deixado por turista porco "da cumunidadi"
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Re: Regulagem dos Freios
Um buggy no estilo tradicional, como o meu - grandes rodas traseiras e pequenas dianteiras, tem uma grande desproporção na área de contato com o solo. Se estiver com mais freio na dianteira, ele vai arrastar as rodas e poderá provocar um acidente. Eu tive, durante muito tempo este problema e acabei colocando uma pequena válvula de controle de frenagem, normalmente encontrada em picapes pequenas, mas com função invertida, para reduzir a pressão nas rodas dianteiras. Eu também já pensei em colocar discos traseiros no meu buggy (ele é a tambor nas quatro, por enquanto).
coloca disco
É ISSO AÍ CARLÃO... COLOCA DISCO NAS 4 RODAS..... TÁ MAIS UM FÔLEGO PRO BUGGÃO!!!
VALEU!!!
VALEU!!!
Fabrício Marcon-Catarina- Desbravador
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Localização : TUBARÃO/SC
Tipo de Buggy : MALIBUGGY - 1.6 AP INJETADO 4 BICOS- SUSP. IRS, HIDROVACUO, PX, XENON, BANCOS CONCHA RECLINÁVEIS, MUITO INOX, PRESSÃO ÓLEO, PRESSÃO COMBUSTÍVEL, TEMPERATURA ÓLEO, TEMPERATURA ÁGUA, VACUÔMETRO, AMPERÍMETRO, VOLTÍMETRO, HALLMETER, CONTAGIROS, GAIOLA DE PROTEÇÃO INTERNA, PISO DE ÔNIBUS, CINTOS 4 PONTAS SAN MARINO PRESOS NO CHASSI .... ENFIM,"COMPLICADO E PERFEITINHO".... EXPEDICIONÁRIO -
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Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Regulagem dos Freios
Realmente eu só tinha ouvido teorias, mas gostei das respostas, principalmente a do Carlão e a do Zé, por vivenciarem tal experiência. Vou acertar para ficarem com 50/50 e verificar a resposta de frenagem.... Mesmo que o impulso seja na dianteira, o maior contato com o solo está de fato na trazeira.
Convém lembrar aos marinheiros de primeira viagem que a Técnica aplicada muito comumente em motocicletas de dar primeiro uma cutucada no freio dianteiro e só depois aplicar uma força maior pode ser aplicada nos Buggys com a mesma intenção: EVITAR O TRAVAMENTO DAS RODAS NUMA FRENAGEM BRUSCA!
Obrigado pelas respostas e um grande abraço à todos!!!
Convém lembrar aos marinheiros de primeira viagem que a Técnica aplicada muito comumente em motocicletas de dar primeiro uma cutucada no freio dianteiro e só depois aplicar uma força maior pode ser aplicada nos Buggys com a mesma intenção: EVITAR O TRAVAMENTO DAS RODAS NUMA FRENAGEM BRUSCA!
Obrigado pelas respostas e um grande abraço à todos!!!
Gladston- Super Desbravador
- Número de Mensagens : 319
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Localização : Campinas
Tipo de Buggy : VW ANGRA BEACH // VW Buggy Emis
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Data de inscrição : 25/08/2008
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