Motor 1600 Turbo
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jperson
LOYO
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Re: Motor 1600 Turbo
jperson escreveu:Loyo para esta potencia ajuda o aumento de pressão da turbina(mais de 1 bar), mas não sei se com gasolina não vais ter problemas de pre-ignição.
Para turbo não precisa muito de valvulas grandes, pois a mistura é empurrada para dentro da camara de combustão e não aspirada.
O Bloco ideal para essa sua preparação é o que utiliza prisioneiros de 8 mm, aqui conhecidos como prisioneiros finos, os dos motores mais antigos utilizavam os prisioneiros de 10mm, os de 8 mm não sofrem com o calor o que faz dos de 10mm soltarem, ha dilatação e eles não voltam para o lugar.
Meus prisioneiros são os de 10mm mas não utilizo pressão muito grande, (08 bar).
Refrigerar os cabeçotes pode ajudar nessa tarefa(fazer um respiro para que os gazes circulem pelo cabeçote(fiz duas tampas com respiro mas ainda não as utilizei).
Abraço
Os prisioneiros (aqui é pernos ) é realmente o ideal, aqui saíram nos Blocos "AS" muito difícil de encontrar actualmente, o melhor mesmo é fazer a troca por uns de 8mm.
O respiro é uma óptima ideia.
Está a custar-me abrir este motor, mas o ideal seria uma cames para o turbo.
Já agora quais os martelos (acho que vocês chamam roletes) tem o seu motor
eu estou a pensar colocar 1,25:1 para ter as válvulas mais abertas e por conseguinte melhorar e facilitar o enchimento e vazamento, ou os de origem cumprem bem a missão?
Abraço
Re: Motor 1600 Turbo
Os meus roletes(aqui chamamos balancins) são originais.
Acho que os 1,25:1 vão dar um novo animo ao motor.
Acho que os 1,25:1 vão dar um novo animo ao motor.
jperson- Moderador
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Re: Motor 1600 Turbo
Assim, eu não conheço esse seu comando...Loyo escreveu:
Boas Gustavo
Na Europa os Fuscas sairam sempre só com material forjado, as rpm com distribuidor 009 não são limitadas há motores com comando de origem que chegam às 6000rpm, o problema é que mesmo o vira forjado de origem não aguenta muito acima das 6000 RPM a não ser que tenha sido calibrado com contra pesos para o efeito e não é o caso, foi calibrado para regimes de origem. O aumento para os 1641 seria através de um Kit da Mahle, que possibilita sem o turbo potências na ordem dos 120 cv com cabeças trabalhadas e cames 120 Engle e outras coisitas mais .
Aqui um motor 1641 com turbo
http://www.volkszone.com/VZi/showthread.php?t=597341
Só sei que os daqui, originais, não prestam para muita coisa.
Você já chegou a andar com esse motor, não foi?
Qual a rpm máximo que ele atingiu com esse distribuidor?
Eu acho que sai como é esse kit do 1641. Você pensa em colocar ele por não precisar abrir o bloco né? (Só faz desmontar o cabeçote)
Continuo a acreditar que não seja tão vantajoso...
Esses 120cv desse motor ai, é mais devido ao comando e ao preparo do cabeçote, pois o aumento da cilindrada é muito pequeno.
Abraços,
Gustavo Pedrosa.
Guga Pedrosa- Desbravador Master
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Re: Motor 1600 Turbo
Boas Gustavo
O material aqui é quase todo de origem Alemã e a qualidade é boa, andei com o motor num Fusca sem conta giros mas as prestações são bem diferêntes do estado original, quanto ao Kit é mesmo para um ligeiro acrescimo de cilindrada sem usinar o bloco.
Esse motor é de um amigo e tem 120cv, e claro que é devido ao comando e ao preparo dos cabeçotes, e au pequeno aumento da cilindrada é muito .
O motor é o que dá mais trabalho e começa por aqui, toda a ajuda é bem vinda pois por vezes á coisas que nos passam ao lado e são importantes.
Abraço
O material aqui é quase todo de origem Alemã e a qualidade é boa, andei com o motor num Fusca sem conta giros mas as prestações são bem diferêntes do estado original, quanto ao Kit é mesmo para um ligeiro acrescimo de cilindrada sem usinar o bloco.
Esse motor é de um amigo e tem 120cv, e claro que é devido ao comando e ao preparo dos cabeçotes, e au pequeno aumento da cilindrada é muito .
O motor é o que dá mais trabalho e começa por aqui, toda a ajuda é bem vinda pois por vezes á coisas que nos passam ao lado e são importantes.
Abraço
Re: Motor 1600 Turbo
Loyo, eu estava pensando aqui...
Já que você não quer abrir o motor agora (por ele ter sido recém retificado), coloca essas weber nele e monta o kit turbo do jeito que ele está
Monta tudo, acerta o motor, e vê a como fica o desempenho.
Não vai chegar aos 140cv, mas por ser um comando original melhor do que os que a gente tem por aqui, provavelmente irá passar da nossa expectativa de 100cv.
Ai você brinca um pouco com ele nessa configuração, e depois de um tempo, quando você se cansar da "pouca potência"... .... Você abre o motor, troca o comando , monta tudo de novo e acerta o motor.
O único trabalho extra que você vai ter, vai ser acertar o motor duas vezes. Que para mim, isso parece ser um trabalho bem chato de se fazer...
Abraços,
Gustavo Pedrosa.
Já que você não quer abrir o motor agora (por ele ter sido recém retificado), coloca essas weber nele e monta o kit turbo do jeito que ele está
Monta tudo, acerta o motor, e vê a como fica o desempenho.
Não vai chegar aos 140cv, mas por ser um comando original melhor do que os que a gente tem por aqui, provavelmente irá passar da nossa expectativa de 100cv.
Ai você brinca um pouco com ele nessa configuração, e depois de um tempo, quando você se cansar da "pouca potência"... .... Você abre o motor, troca o comando , monta tudo de novo e acerta o motor.
O único trabalho extra que você vai ter, vai ser acertar o motor duas vezes. Que para mim, isso parece ser um trabalho bem chato de se fazer...
Abraços,
Gustavo Pedrosa.
Guga Pedrosa- Desbravador Master
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Re: Motor 1600 Turbo
Concordo com o Gustavo.
jperson- Moderador
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Re: Motor 1600 Turbo
Obrigado tambem concordo
Mas quanto ao turbo estava a pensar ir para um Garret t2, os gringos (como vossês apelidam ) usam muito, qual a vossa opnião ? é um pouco grande?
Algo deste tipo
http://www.bings.ca/files/GT2871R.JPG
Mas quanto ao turbo estava a pensar ir para um Garret t2, os gringos (como vossês apelidam ) usam muito, qual a vossa opnião ? é um pouco grande?
Algo deste tipo
http://www.bings.ca/files/GT2871R.JPG
Re: Motor 1600 Turbo
As turbinas com denominação T2 por aqui são geralmente pequenas, adequadas a um motor 1600.
jperson- Moderador
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Re: Motor 1600 Turbo
Loyo, eu não sei responder quanto a turbina.
Não sei quais ficam boas, ou ruim...
Abraços,
Gustavo Pedrosa.
Não sei quais ficam boas, ou ruim...
Abraços,
Gustavo Pedrosa.
Guga Pedrosa- Desbravador Master
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Re: Motor 1600 Turbo
7 anos depois eu pergunto:
E ai alguem montou esses motores? Como ficou?
E ai alguem montou esses motores? Como ficou?
Woodboy- Doido por areia!!!!
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Re: Motor 1600 Turbo
cara eu nao sei, sei que o jpserson tem um 1500 eu acho ate ou 1600 turbo, tinha ate video no youtube mas nao vou conseguir o link
Mad Well- Homem das Dunas
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Re: Motor 1600 Turbo
Meu motor é um 1700(pistões 88mm) turbo
jperson- Moderador
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Re: Motor 1600 Turbo
Fala mais um pouco sobre a performance desse motor turbo ai...jperson escreveu:Meu motor é um 1700(pistões 88mm) turbo
Como ficou a questão da durabilidade e longevidade?
Woodboy- Doido por areia!!!!
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Re: Motor 1600 Turbo
Tenho ele montado desde o ano 2001 e ainda funciona muito bem. Uso pressão baixa (0,5 bar) e isso ajuda na durabilidade. Quando instalei o kit turbo da sportsystem, meu motor já era um aspirado com algum veneno(comando, cabeçote trabalhado, dupla solex 40 e mais umas coisinhas), o kit turbo instalei em cima disso, apenas substituido os cabeçotes por 2 autolinea com taxa original e o mesmo retrabalho de angulo de valvulas. Tudo isso e mais algumas coisas(bomba de oleo de circulação, radiador oleo...) em uma carcaça BJ (1300) prisioneiro grosso.
jperson- Moderador
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