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Motor 1600 Turbo

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Mensagem por LOYO Dom Set 26, 2010 6:55 am

Estou a abrir este tópico para me darem umas dicas e ajuda sobre a colocação de um turbo num motor 1600, os turbos é algo que existe em grande quantidade por aqui em desmanches de automoveis praticamente novos , por aqui é muito raro um Buggy ou Fusca turbinado, e pelo que tenho investigado no Brasil é impressionante a quantidade de turbinados.

O Motor para o turbo é:

VW a AR tipo 1 Alemão 1973 designação do Bloco "AB" com radiador deslocado, este motor é proveniente de um 1303 (Super Beetle nos USA)
Foi todo rectificado e calibrado tudo com material de origem.
As cabeças são de dupla admissão ainda originais (vou colocar molas reforçadas ou duplas, valvulas novas e guias)
Tem distribuidor 009
Bobine Azul Bosch
Dois carburadores Solex originais de uma Brasilia 1600
Escape 4/1
Já fiz a rodagem a este motor, rodou cerca de 10.000, os primeiros 1.000 a baixa rotação sem passar dos 70 km/h, até aos 2.000 abaixo dos 90, depois aumentei gradualmente e consegui velocidades de ponta acima dos 150 km/h, viagens de 300 km sem aquecer e sem nenhum problema, isto num Fusca aligeirado.
Agora vai levar carter suplementar e bomba de oleo de grande débito e radiador de oleo suplementar exterior.
A ideia é conseguir na ordem dos 110 a 140 cv para colocar na réplica que esta nos "outros projectos" no Planeta Buggy .

Qual o melhor turbo para colocar num motor com esta configuração?

Aqui um link para fazerem uma ideia de Turbos à venda em Portugal:

http://www.olx.pt/searchpages.php?searchbox=vendo+turbo+garrett+&section=377&nq=%7C%7C%7C%7C&o=65&p=1

http://www.olx.pt/searchpages.php?searchbox=vendo+turbo+kkk&section=377&nq=%7C%7C%7C%7C&o=65&p=1

Breve coloco fotos
Cumprimentos


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Mensagem por jperson Dom Set 26, 2010 8:28 am

Loyo, aqui no bBrasil se usa muito em motores vw 1600 turbinas pequenas(por aqui a mais comum é a T2), muito parecida com essa que tem no link abaixo.
Pelo que vi no seu motor, podes simplesmente acrescentar o kit turbo recalibrando os carburadores e usar pressão baixa( até 0,6 bar) já que presumo não teres Alcool(etanol) para vender nos postos por aí.
Dá uma olhada no meu ALBUM do forum, tem algumas fotoas do meu motor.

http://moimentadabeira.olx.pt/vendo-turbo-iveco-kkk14-em-bom-estado-iid-23094470
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Mensagem por LOYO Dom Set 26, 2010 9:20 am

Obrigado Jperson

Pena este do link já estar vendido e era aqui perto Wink e barato mas já dá uma ideia do que procurar.
Os turbos dos VW Golf também dão?

http://www.olx.pt/searchpages.php?searchbox=turbo+garrett+para+golf+&section=377&nq=%7C%7C%7C%7C&o=65&p=1

Pois o teu motor é uma das minhas referências, e poder contar com os teus conhecimentos sobre este tema é muito bom.

Alcool aqui só nas farmácias ou nas tavernas Laughing Laughing
Abraço
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Mensagem por jperson Dom Set 26, 2010 10:20 am

As turbinas menores enchem mais rápido, a minha por exemplo é uma APL, carcaça quente 36 e carcaça fria 42, demora um pouco para o turbo agir, depois da uma estilingada(anda rápido repentinamente), nas turbinas menores ele demora menos para agir.
Para Turbo o ideal é taxa de compressão baixa(a minha é os 7,2:1 originais dos 1600 por aqui), até 8,0:1 e pressão até 0,6 bar ou um pouco mais, podes andar com gasolina boa, se for de alta octanagem melhor, menor o risco de pre ignição.
Não sei se por aí existe a valvula de alivio separada da turbina como no meu caso, por isso essas turbinas com valvula incorporada, mais simples, as T2 são assim.
Velas mais frias são indispensaveis, uso Grau 8(NGK Bpr8hs)
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Mensagem por LOYO Dom Set 26, 2010 12:27 pm

Aqui a gasolina há 96 e 98 sem chumbo, e 98 aditivada para automoveis
mais antigos.
Quanto à valvula de alivio separada deve existir, embora nos Fuscas aqui não apliquem muito os turbos o pessoal dos Tuning abusa Shocked

O motor é este de origem com radiador deslocado, assim como passagens de oleo interiores maiores. a taxa de compressão é de 7,5:1, aqui as especifiçações de origem.
Motor 1600 Turbo Semttulo
Está meio desmontado para colocar as guias e valvulas

Motor 1600 Turbo IMAG0001

Motor 1600 Turbo IMAG0002

Motor 1600 Turbo IMAG0003

Motor 1600 Turbo IMAG0004

Motor 1600 Turbo IMAG0007

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Mensagem por jperson Dom Set 26, 2010 2:10 pm

Talvez vá precisar também travar o distribuidor para limitar o avanço, no meu foi feito isso.Outra coisa, voce vai usar bomba eletrica de combustivel? Não sei se a bomba original mecanica de conta da quantidade de combustivel necessaria. A ignição é a platinado?, não dá ´para substituir para uma eletronica para melhorar a faísca?
Esse radiador de oleo deslocado ajuda bastante na refrigeralção.
A taxa de compressão tá boa.
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Mensagem por LOYO Dom Set 26, 2010 4:05 pm

jperson escreveu:Talvez vá precisar também travar o distribuidor para limitar o avanço, no meu foi feito isso.Outra coisa, voce vai usar bomba eletrica de combustivel? Não sei se a bomba original mecanica de conta da quantidade de combustivel necessaria. A ignição é a platinado?, não dá ´para substituir para uma eletronica para melhorar a faísca?
Esse radiador de oleo deslocado ajuda bastante na refrigeralção.
A taxa de compressão tá boa.

Grande ajuda obrigado jperson.
Este 009 não limita, sim a bomba vou usar uma electrica, a ignição estava a pensar colocar electronica

http://www.fuscanet.com/pertronix-ignitor-para-distribuidor-p-176.html

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Mensagem por Guga Pedrosa Dom Set 26, 2010 8:48 pm

jperson escreveu:As turbinas menores enchem mais rápido, a minha por exemplo é uma APL, carcaça quente 36 e carcaça fria 42, demora um pouco para o turbo agir, depois da uma estilingada(anda rápido repentinamente), nas turbinas menores ele demora menos para agir.
Para Turbo o ideal é taxa de compressão baixa(a minha é os 7,2:1 originais dos 1600 por aqui), até 8,0:1 e pressão até 0,6 bar ou um pouco mais, podes andar com gasolina boa, se for de alta octanagem melhor, menor o risco de pre ignição.
Não sei se por aí existe a valvula de alivio separada da turbina como no meu caso, por isso essas turbinas com valvula incorporada, mais simples, as T2 são assim.
Velas mais frias são indispensaveis, uso Grau 8(NGK Bpr8hs)
Jairo, que comando você usa em seu motor?
Já que Loyo vai montar com um comando original, talvez seja melhor ele colocar uma turbina pequena mesmo.

Abraços,
Gustavo Pedrosa.
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Mensagem por LOYO Seg Set 27, 2010 7:08 pm

A dupla carburação da Brasilia funcionam bem com o turbo? e quais as transformações a fazer neles?

Agradeço toda a ajuda prestada

Abraço
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Mensagem por Guga Pedrosa Seg Set 27, 2010 8:12 pm

Loyo escreveu:A dupla carburação da Brasilia funcionam bem com o turbo? e quais as transformações a fazer neles?

Agradeço toda a ajuda prestada

Abraço
Funcionar, funciona...
Já vi vários boxers turbos com dupla solex 32.
Agora, deixar o motor bem acertado é que é complicado...

As transformações devem ser basicamente mudança de gicleurs, tamanho das válvulas da bóia, tamanho dos venturis, etc...
Isso é o que eu acho mais complicado. Pois é feito na base da tentativa...
Tem que ir testando várias configurações.

O ideal é pegar a configuração de alguém que tenha um motor parecido com seu, e usar como ponto de partida.

Abraços,
Gustavo Pedrosa.
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Mensagem por jperson Seg Set 27, 2010 8:14 pm

Guga, no meu motor tem um comando 276, já usava ele no tempo que o motor era aspirado.
Loyo, se usa muito por aqui turbinar o motor 1600 a ar com dupla carburação solex 32, muito parecido com os seus.
As mudanças devem ser poucas, acho que um bom a certo de giclagem( pode ser até um pouco rica a mistura) e talvez um aumento no difusor(se for de 24mm) para 26mm.
No meu motor, que uso um par de solex 40, só aumentei o gicle principal e para não faltar combustivel foi instalado um bico injetor na boca da turbina acionada por um pressostato (um termostato de geladeira devidamente alterado)
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Mensagem por LOYO Ter Set 28, 2010 4:54 am

Guga por aqui ninguem tem motores de fusca turbinados para eu me guiar, por isso a vossa ajuda e experiência na matéria é uma grande ajuda.
jperson a ideia é idealizar bem o motor para nao dar tiros no pé Very Happy agora outra possibilidade é que eu tenho um par de carburadores duplos Weber IDF 36 (verticais) será que o iria melhorar o desempenho mesmo com uma turbina menor?


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Mensagem por LOYO Ter Set 28, 2010 6:11 am

Algo assim Very Happy

Motor 1600 Turbo Semttulo-1
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Mensagem por jperson Ter Set 28, 2010 6:53 am

Loyo, aturbina menor é usada por causa da pequena cilindrdada do motor.
Os weber também são bastante usados nos turbo por aqui, principalmente os 40, mas os que vi eram em motores maiores 1800 para cima.
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Mensagem por Convidad Ter Set 28, 2010 7:37 am

Loyo escreveu:Algo assim Very Happy

Motor 1600 Turbo Semttulo-1

CARAMBA!!!! Shocked

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Mensagem por LOYO Ter Set 28, 2010 7:48 am

Marcio esse é da CB Performance
Tem boas dicas para mexer nos motores

http://www.cbperformance.com/techguide.asp

http://www.cbperformance.com/techtalk.asp

e podem baixar o catalogo para sonhar Very Happy Very Happy

http://www.cbperformance.com/catalog.asp?ProductID=408

jperson escreveu:Loyo, aturbina menor é usada por causa da pequena cilindrdada do motor.
Os weber também são bastante usados nos turbo por aqui, principalmente os 40, mas os que vi eram em motores maiores 1800 para cima.

Estes que tenho são 36 tambem não são os ideais para motores grandes.
Sabem qual a estimativa (aproximada) da potência para um motor com a configuração 1600 original com turbina pequena a 0,6 bar sem mexer no comando ?


Última edição por Loyo em Ter Set 28, 2010 8:15 am, editado 2 vez(es)
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Mensagem por jperson Ter Set 28, 2010 7:54 am

Acho que entre 90 e 100 cv vai depender de um acerto fino da carburação, ignição, valvulas...
O Porsche 356 1600 tinha motor de 100 cv, aspirado.
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Mensagem por LOYO Ter Set 28, 2010 8:18 am

jperson escreveu:Acho que entre 90 e 100 cv vai depender de um acerto fino da carburação, ignição, valvulas...
O Porsche 356 1600 tinha motor de 100 cv, aspirado.

Então um pequeno aumento da pressão do turbo representa muitos cavalos?

Sabe qual a potênia do seu motor turbo? Evil or Very Mad
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Mensagem por Guga Pedrosa Ter Set 28, 2010 10:01 am

Loyo escreveu:
Estes que tenho são 36 tambem não são os ideais para motores grandes.
Sabem qual a estimativa (aproximada) da potência para um motor com a configuração 1600 original com turbina pequena a 0,6 bar sem mexer no comando ?
Acho que fica perto de 100cv.
Mas tudo depende do acerto do motor. Gicleurs, ponto de ignição, etc...

Com essa dupla weber vai ficar melhor Twisted Evil

Abraços,
Gustavo Pedrosa.
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Mensagem por LOYO Qua Set 29, 2010 6:29 am

Pois essa potência não me agrada muito Rolling Eyes

Será possível chegar aos 140 cv com fiabilidade e sem abrir o Bloco Question

Utilizar os dois Webers duplos e aumentando a cilindrada para 1641cc Embarassed será que vai chegar lá perto:?:

Terá utilidade neste caso aumentar diâmetro das válvulas???

Obrigado pela ajuda
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Mensagem por jperson Qua Set 29, 2010 7:01 am

Loyo para esta potencia ajuda o aumento de pressão da turbina(mais de 1 bar), mas não sei se com gasolina não vais ter problemas de pre-ignição.
Para turbo não precisa muito de valvulas grandes, pois a mistura é empurrada para dentro da camara de combustão e não aspirada.
O Bloco ideal para essa sua preparação é o que utiliza prisioneiros de 8 mm, aqui conhecidos como prisioneiros finos, os dos motores mais antigos utilizavam os prisioneiros de 10mm, os de 8 mm não sofrem com o calor o que faz dos de 10mm soltarem, ha dilatação e eles não voltam para o lugar.
Meus prisioneiros são os de 10mm mas não utilizo pressão muito grande, (08 bar).
Refrigerar os cabeçotes pode ajudar nessa tarefa(fazer um respiro para que os gazes circulem pelo cabeçote(fiz duas tampas com respiro mas ainda não as utilizei).
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Mensagem por Guga Pedrosa Qua Set 29, 2010 11:10 pm

Loyo escreveu:Pois essa potência não me agrada muito Rolling Eyes

Será possível chegar aos 140 cv com fiabilidade e sem abrir o Bloco Question

Utilizar os dois Webers duplos e aumentando a cilindrada para 1641cc Embarassed será que vai chegar lá perto:?:

Terá utilidade neste caso aumentar diâmetro das válvulas???

Obrigado pela ajuda

Loyo, sem abrir o bloco você vai ficar restrito apenas a aumentar a alimentação e a pressão da turbina para conseguir potência.
Aumentar a cilindrada através da retífica das camisas e pistões sobre medida é muito pouco eficiente. Vai lhe render muito poucos cavalos a mais...

A alimentação já está "no máximo", pois webers duplos já proporciona "comida suficiente" para vários cavalos Laughing
Ai só lhe resta aumentar a pressão da turbina...
E pra chegar nessa potência, você vai ter que aumentar muito a pressão, deixar perto de 2 bar!
Eu não sei se isso é possível não... acho muito arriscado. Com certeza, iria precisar de peças forjadas....

O grande problema disso tudo, é que seu motor não passa das 4.500 rpm (por causa do comando de válvulas).
Se você pudesse trocar o comando, por um de maior permanência, ai a coisa ia mudar Twisted Evil
Um comando que levasse sua rotação máxima para mais de 6000 rpm iria fazer com que o motor desenvolvesse muito mais potência!
Com isso você iria poder atingir sua meta de 140cv usando bem menos pressão. Assim você não teria problemas em usar gasolina como combustível, e nem precisaria usar vira/biela/pistão forjados!!!

Abraços,
Gustavo Pedrosa.
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Mensagem por Nil Qui Set 30, 2010 5:06 am

O GUSTAVO FALOU TUDO!!!!



Guga Pedrosa escreveu:
Loyo escreveu:Pois essa potência não me agrada muito Rolling Eyes

Será possível chegar aos 140 cv com fiabilidade e sem abrir o Bloco Question

Utilizar os dois Webers duplos e aumentando a cilindrada para 1641cc Embarassed será que vai chegar lá perto:?:

Terá utilidade neste caso aumentar diâmetro das válvulas???

Obrigado pela ajuda

Loyo, sem abrir o bloco você vai ficar restrito apenas a aumentar a alimentação e a pressão da turbina para conseguir potência.
Aumentar a cilindrada através da retífica das camisas e pistões sobre medida é muito pouco eficiente. Vai lhe render muito poucos cavalos a mais...

A alimentação já está "no máximo", pois webers duplos já proporciona "comida suficiente" para vários cavalos Laughing
Ai só lhe resta aumentar a pressão da turbina...
E pra chegar nessa potência, você vai ter que aumentar muito a pressão, deixar perto de 2 bar!
Eu não sei se isso é possível não... acho muito arriscado. Com certeza, iria precisar de peças forjadas....

O grande problema disso tudo, é que seu motor não passa das 4.500 rpm (por causa do comando de válvulas).
Se você pudesse trocar o comando, por um de maior permanência, ai a coisa ia mudar Twisted Evil
Um comando que levasse sua rotação máxima para mais de 6000 rpm iria fazer com que o motor desenvolvesse muito mais potência!
Com isso você iria poder atingir sua meta de 140cv usando bem menos pressão. Assim você não teria problemas em usar gasolina como combustível, e nem precisaria usar vira/biela/pistão forjados!!!

Abraços,
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Mensagem por LOYO Qui Set 30, 2010 5:24 am

Guga Pedrosa escreveu:

Aumentar a cilindrada através da retífica das camisas e pistões sobre medida é muito pouco eficiente. Vai lhe render muito poucos cavalos a mais...

Com certeza, iria precisar de peças forjadas....

O grande problema disso tudo, é que seu motor não passa das 4.500 rpm (por causa do comando de válvulas).
Se você pudesse trocar o comando, por um de maior permanência, ai a coisa ia mudar Twisted Evil
Um comando que levasse sua rotação máxima para mais de 6000 rpm iria fazer com que o motor desenvolvesse muito mais potência!
Com isso você iria poder atingir sua meta de 140cv usando bem menos pressão. Assim você não teria problemas em usar gasolina como combustível, e nem precisaria usar vira/biela/pistão forjados!!!

Abraços,
Gustavo Pedrosa.

Boas Gustavo
Na Europa os Fuscas sairam sempre só com material forjado, as rpm com distribuidor 009 não são limitadas há motores com comando de origem que chegam às 6000rpm, o problema é que mesmo o vira forjado de origem não aguenta muito acima das 6000 RPM a não ser que tenha sido calibrado com contra pesos para o efeito e não é o caso, foi calibrado para regimes de origem. O aumento para os 1641 seria através de um Kit da Mahle, que possibilita sem o turbo potências na ordem dos 120 cv com cabeças trabalhadas e cames 120 Engle e outras coisitas mais .

Aqui um motor 1641 com turbo

http://www.volkszone.com/VZi/showthread.php?t=597341
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Mensagem por LOYO Qui Set 30, 2010 11:27 am

jperson escreveu:Loyo para esta potencia ajuda o aumento de pressão da turbina(mais de 1 bar), mas não sei se com gasolina não vais ter problemas de pre-ignição.
Para turbo não precisa muito de valvulas grandes, pois a mistura é empurrada para dentro da camara de combustão e não aspirada.
O Bloco ideal para essa sua preparação é o que utiliza prisioneiros de 8 mm, aqui conhecidos como prisioneiros finos, os dos motores mais antigos utilizavam os prisioneiros de 10mm, os de 8 mm não sofrem com o calor o que faz dos de 10mm soltarem, ha dilatação e eles não voltam para o lugar.
Meus prisioneiros são os de 10mm mas não utilizo pressão muito grande, (08 bar).
Refrigerar os cabeçotes pode ajudar nessa tarefa(fazer um respiro para que os gazes circulem pelo cabeçote(fiz duas tampas com respiro mas ainda não as utilizei).
Abraço

Os prisioneiros (aqui é pernos Very Happy ) é realmente o ideal, aqui saíram nos Blocos "AS" muito difícil de encontrar actualmente, o melhor mesmo é fazer a troca por uns de 8mm.
O respiro é uma óptima ideia.

Está a custar-me abrir este motor, mas o ideal seria uma cames para o turbo.
Já agora quais os martelos (acho que vocês chamam roletes) tem o seu motor Question
eu estou a pensar colocar 1,25:1 para ter as válvulas mais abertas e por conseguinte melhorar e facilitar o enchimento e vazamento, ou os de origem cumprem bem a missão?

Abraço
LOYO
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