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Bobina e CDI esquentando

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Mensagem por weshwesh Ter Set 07, 2010 2:29 pm

Problema : O buggy anda que é uma maravilha... mas depois de algum minutos ele para e so pega de novo quando resfria !! Ao parar, quando vou conferir a bobina e o CDI, os dois estao MUITO quentes, nao da pra deixar a mao ! A bobina é NOVA (bosch 9 220 081 097 KW 12V)

O chicote do CDI ta respeitando esse esquema :
Bobina e CDI esquentando Ignicao_tszi

O aterramento ta correto.

O unico erro possivel é a ligaçao do positivo da bobina. Ele é ligado ao chicote do CDI (isso ta correto) e tambem ao chicote geral (isso eu nao tenho certeza). Alguem poderia esclarecer esse ponto ?

Valeu galera Wink


Última edição por weshwesh em Sex Set 10, 2010 9:39 am, editado 2 vez(es)
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Mensagem por Guga Pedrosa Ter Set 07, 2010 5:30 pm

Como está instalada a bobina no capela? Ela está com os plugs para cima, ou para baixo?
Por ela ser banhada a óleo, talvez exista a remota chance de ela esquentar quando instalada com os plugs para cima.
Se ela estiver assim, você vira ela e vê se para...

Se não resolver, vai em uma auto-peças e compra uma pré-resistência para colocar no positivo antes da bobina.
Provavelmente vai resolver o problema...

Abraços,
Gustavo Pedrosa.
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Mensagem por Convidad Ter Set 07, 2010 6:15 pm

Verifica se na bobina não está a recomendação de usar resistência!!! Muitos eletricistas acreditam que esse negócio de pré-resistência é bobagem, não há necessidade ... desconhecem porém, que a Bosch fabrica dois tipos de bobina de alta tensão para motores a ar, uma realmente não necessita mas a outra precisa para não esquentar e por isso informa na sua etiqueta sobre a necessidade do uso pré-resistido ... tem a ver com a velocidade de carga do circuito primário da bobina! Portanto, procure uma auto peças como o Guga falou e evite um mal maior.


https://2img.net/r/ihimizer/img228/6298/bobina001.jpg

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Mensagem por weshwesh Ter Set 07, 2010 7:00 pm

A minha bobina ta virada pra cima (os fios e cabos em cima). Vou tentar virada pra baixo... se nao me engano a 9 220 081 097 é de Kombi 1600 a ar. E se nao me engano nesses vehiculos a bobine é virada pra baixo. Sera que......
Mas sempre tive bobinas viradas pra cima, e nunca tive problemas por causa disso scratch
Vou conferir amanha esse negocio de pré-resistancia tambem... ver se tiver alguma coisa marcada na bobina indicando a necessidade.
Outras coisas :
1/ o positivo da bobina ta ligado ao IGN do cilindro de igniçao. Ta certo ?
2/ to andando com bateria morta, totalmente descaregada e que nao pega mais a carga, sera que pode ser a causa ?
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Mensagem por Fabrício®© Qua Set 08, 2010 1:49 pm

Bateria morta causa sobrecarga no sistema de ignição, por isso que está superaquecendo, está dando sorte que ainda não queimou a ignição, se tiver um multimetro, confere a corrente que o gerador ou alternador está gerando, deve está acima do normal, pela sua descrição está tudo certo, até a ligação, seu problema é bateria, e se permanecer mesmo trocando bateria, instale a bobina de gol MI, menos da marca marflex, e está resolvido seu problema de aquecimento de bobina!

Bobina virada para cima ou para baixo é lenda!
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Mensagem por Fabrício®© Sex Set 10, 2010 9:41 am

Fez o que pra resolver?
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Mensagem por weshwesh Sex Set 10, 2010 10:33 am

Bom, trocei a bateria por uma Moura 45A (R$210). Pensei que era resolvido mas nao é. Continua falhando depois dum tempo, bobina e CDI muito quentes. Falta so tentar essa pre-resistencia, e conferir de novo as conexoes da bobina e do CDI......
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Mensagem por weshwesh Sex Set 10, 2010 10:35 am

Pois é Fabrício, tinha marcado que o problema tava resolvido, mas un teste prolongado mostrou que nao era...
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Mensagem por Fabrício®© Sex Set 10, 2010 11:21 am

Então coloque a resistência, mas a questão de bobina em pé ou deitada nao tem nada a vê, se eu fosse você compraria uma bobina de gol mi 1.6 ou santana 2.0 de 2 pinos e instalava, o carro fica uma maravilha redondo, e acaba o problema de bobina esquentar...
Mas aqui, você tem certeza que a bobina está instalada correta, positivo com positivo e negativo com negativo?
Dê uma conferida no aterramento que tem entre o cambio e o chassi, por de baixo do carro, e o aterramento da caixinha de ignição, se você souber utilizar um multimetro messa a resistencia da sua bobina, bobina quando começa a esquentar é porque está cansada, e utilizar o carro com bateria arriada é um erro fatal, queima vários sistemas eletrônicos dos carros...
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Mensagem por Fabrício®© Sex Set 10, 2010 12:10 pm

Essa aqui é boa, pode comprar sem medo que ficará ótimo, vem até com o plug para adaptar, link abaixo;

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-151368136-bobina-do-gol-mi-bosch-serve-em-fusca-kombi-brasilia-magneti-_JM

A minha é uma dessa, nunca mais tive problema de bobina esquentar!
Se você comprar, na entrada do conector da bobina, tem a marcação + e - para efetuar a ligação correta, não irá se arrepender, e qualquer duvida, posso ajudá-lo na adaptação e tem outros amigos aqui no forum que com certeza irão ajudar!
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Mensagem por Armando1 Sex Set 10, 2010 5:09 pm

A bobina com inscrição KW é para trabalhar com pré resistencia (serve aquelas de porcelana que os Opalas usavam), ela da uma queda de tensão de +/- 3 volts, com certeza vai parar de esquentar, só que pode dificultar a partida, por isso no automatico do motor de arranque tem um terminal que alimenta direto a bobina com 12v, só no momento da partida. A pré resistencia é instalada no positivo da bobina, a alimentação do modulo vem da chave de contato e tem que trabalhar com 12v, se ela tambem esquenta pode ter algum problema. Descarta esses modulos do paralelo, prefira um bosch. ABS
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Mensagem por Armando1 Sex Set 10, 2010 5:15 pm

Esqueci,tem mais uma coisa, coloquei uma injeção no Kadron e sobrou bobina, chicote, modulo, pre resistencia se interessar posso ver o frete para o Ceará, passa seu CEP. Vendo tudo por R$ 100,00. Abraços
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Mensagem por weshwesh Sex Set 10, 2010 5:20 pm

Boa dica Fabricio... vou eperar juntar uma graninha e tentar essa bobina.
Mas eu continuo achando que é um simples problema életrico. Eu conferi todas as conexoes, lixando os conectores, vaporizando desengripante, ... e melhorou bastante. Ainda esquenta mas bem menos.
Outra coisa : tu falou do aterramento entre a caixa e o chassi... dai eu descobri que aquela bracadeira com os coxims que segura a caixa de marcha (lado oposto a base da caixa) ta meio solta, parafusos travado, imposivel apertar. E como o aterramento da caixa é justalmente nessa barcadeira, pode ser que nao seja otimo !
Vou dar um jeito nisso tambem Wink
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Mensagem por weshwesh Sex Set 10, 2010 5:26 pm

Ta Armando, vou ver se eu encontro uma pré resistencia por aqui para fazer um teste Wink
O senao eu troco uma vez por toda essa bobina KW por outra foncionando no 12V !! Talvez seja mais simple que enjambraçoes Rolling Eyes
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Mensagem por Daniel Sul Sex Set 10, 2010 7:28 pm

tambem acho!!!! rsrsrsr
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Mensagem por Fabrício®© Sex Set 10, 2010 7:50 pm

Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
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Mensagem por weshwesh Dom Set 12, 2010 4:24 pm

Fabrício, essa bobina do Gol MI est compativel com cabos de pino ?
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Mensagem por Fabrício®© Dom Set 12, 2010 7:44 pm

Camarada, ela é de pino no cabo de vela, é isso que queria saber? Qualquer duvida é so falar, se quiser faço um esquema pra vc de como ligar...
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Mensagem por weshwesh Dom Set 12, 2010 8:48 pm

E isso ai que eu queria saber... porque a minha instalaçao toda é com cabos de pino Wink
E em relaçao a instalaçao, eu acho que eu consigo, ja que vocé disse que o positivo e o negativo eram marcados no corpo da bobina. Mas um esquema poderia enriquecer esse tópico Twisted Evil
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Mensagem por Fabrício®© Seg Set 13, 2010 1:36 pm

é isso aê, mas weshwesh, se vc no momento não puder trocar a bobina, instale a pré resistencia, na linha 15 + da bobina que irá quebrar o galho até que vc possa instalar a bobina de gol MI, vai parar de esquentar, como disse o Márcio SPA..., ela quebra a corrente de 12 v para 8 v.
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Mensagem por Convidad Seg Set 13, 2010 2:13 pm

Pode ir sem medo, Weshwesh!! Essas pré-resistências não são caras e resolvem o problema, aliás, não é gambiarra não, há indicação da própria Bosch pra seu uso ... o díficil, pelo meos aqui na minha região, foi achar!!! scratch

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Mensagem por Fabrício®© Seg Set 13, 2010 2:18 pm

Você pode escolher em trocar o fio por um fio resistivo ou a resistência igual a foto, é universal essa.

Como disse o Marcio, não é mesmo gambiarra...

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Mensagem por Convidad Seg Set 13, 2010 2:23 pm

Fabrício-RJ escreveu:Você pode escolher em trocar o fio por um fio resistivo ou a resistência igual a foto, é universal essa.

Como disse o Marcio, não é mesmo gambiarra...

Bobina e CDI esquentando Img?s=MLB&f=82695267_6804

Se olhar as fotos que postei verá que é exatamente esta aí da foto que coloquei no Bugre V!! vai nessa!!

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Mensagem por Fabrício®© Seg Set 13, 2010 4:07 pm

Márcio SPA, aqui do trabalho nao abre imagens do ImageShack, não tinha visto por isso, mas vlw!
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Mensagem por weshwesh Seg Set 13, 2010 5:35 pm

Gente, passando na frente do jeep willys 1964 desmontadissimo que eu comprei a pouco tempo, que ta esperando uma reforma PESADA, vi que tinha uma pre-resitencia ao lado da bobina !!! Se isso nao é sorte... !!! Achei tambem na garagem uma Marflex, que nao deve precisar de pre-resitencia. Com tudo isso acho que eu vou puder dar um jeito Wink
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