Bobina e CDI esquentando
+5
Daniel Sul
Armando1
Fabrício®©
Guga Pedrosa
weshwesh
9 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Bobina e CDI esquentando
Problema : O buggy anda que é uma maravilha... mas depois de algum minutos ele para e so pega de novo quando resfria !! Ao parar, quando vou conferir a bobina e o CDI, os dois estao MUITO quentes, nao da pra deixar a mao ! A bobina é NOVA (bosch 9 220 081 097 KW 12V)
O chicote do CDI ta respeitando esse esquema :
O aterramento ta correto.
O unico erro possivel é a ligaçao do positivo da bobina. Ele é ligado ao chicote do CDI (isso ta correto) e tambem ao chicote geral (isso eu nao tenho certeza). Alguem poderia esclarecer esse ponto ?
Valeu galera
O chicote do CDI ta respeitando esse esquema :
O aterramento ta correto.
O unico erro possivel é a ligaçao do positivo da bobina. Ele é ligado ao chicote do CDI (isso ta correto) e tambem ao chicote geral (isso eu nao tenho certeza). Alguem poderia esclarecer esse ponto ?
Valeu galera
Última edição por weshwesh em Sex Set 10, 2010 9:39 am, editado 2 vez(es)
weshwesh- Doido por areia!!!!
- Número de Mensagens : 143
Tipo de Buggy : Nordestino !!
Pontos : 5485
Re: Bobina e CDI esquentando
Como está instalada a bobina no capela? Ela está com os plugs para cima, ou para baixo?
Por ela ser banhada a óleo, talvez exista a remota chance de ela esquentar quando instalada com os plugs para cima.
Se ela estiver assim, você vira ela e vê se para...
Se não resolver, vai em uma auto-peças e compra uma pré-resistência para colocar no positivo antes da bobina.
Provavelmente vai resolver o problema...
Abraços,
Gustavo Pedrosa.
Por ela ser banhada a óleo, talvez exista a remota chance de ela esquentar quando instalada com os plugs para cima.
Se ela estiver assim, você vira ela e vê se para...
Se não resolver, vai em uma auto-peças e compra uma pré-resistência para colocar no positivo antes da bobina.
Provavelmente vai resolver o problema...
Abraços,
Gustavo Pedrosa.
Guga Pedrosa- Desbravador Master
- Número de Mensagens : 672
Tipo de Buggy : Equus Maxis - 1994/1995
Pontos : 6497
Verifica se na bobina não está a recomendação de usar resistência!!! Muitos eletricistas acreditam que esse negócio de pré-resistência é bobagem, não há necessidade ... desconhecem porém, que a Bosch fabrica dois tipos de bobina de alta tensão para motores a ar, uma realmente não necessita mas a outra precisa para não esquentar e por isso informa na sua etiqueta sobre a necessidade do uso pré-resistido ... tem a ver com a velocidade de carga do circuito primário da bobina! Portanto, procure uma auto peças como o Guga falou e evite um mal maior.
https://2img.net/r/ihimizer/img228/6298/bobina001.jpg
https://2img.net/r/ihimizer/img43/9829/bobina003.jpg
Convidad- Convidado
A minha bobina ta virada pra cima (os fios e cabos em cima). Vou tentar virada pra baixo... se nao me engano a 9 220 081 097 é de Kombi 1600 a ar. E se nao me engano nesses vehiculos a bobine é virada pra baixo. Sera que......
Mas sempre tive bobinas viradas pra cima, e nunca tive problemas por causa disso
Vou conferir amanha esse negocio de pré-resistancia tambem... ver se tiver alguma coisa marcada na bobina indicando a necessidade.
Outras coisas :
1/ o positivo da bobina ta ligado ao IGN do cilindro de igniçao. Ta certo ?
2/ to andando com bateria morta, totalmente descaregada e que nao pega mais a carga, sera que pode ser a causa ?
Mas sempre tive bobinas viradas pra cima, e nunca tive problemas por causa disso
Vou conferir amanha esse negocio de pré-resistancia tambem... ver se tiver alguma coisa marcada na bobina indicando a necessidade.
Outras coisas :
1/ o positivo da bobina ta ligado ao IGN do cilindro de igniçao. Ta certo ?
2/ to andando com bateria morta, totalmente descaregada e que nao pega mais a carga, sera que pode ser a causa ?
Bateria morta causa sobrecarga no sistema de ignição, por isso que está superaquecendo, está dando sorte que ainda não queimou a ignição, se tiver um multimetro, confere a corrente que o gerador ou alternador está gerando, deve está acima do normal, pela sua descrição está tudo certo, até a ligação, seu problema é bateria, e se permanecer mesmo trocando bateria, instale a bobina de gol MI, menos da marca marflex, e está resolvido seu problema de aquecimento de bobina!
Bobina virada para cima ou para baixo é lenda!
Bobina virada para cima ou para baixo é lenda!
Fabrício®©- Louco das Dunas
- Número de Mensagens : 4296
Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
Pontos : 10116
Fez o que pra resolver?
Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
Bom, trocei a bateria por uma Moura 45A (R$210). Pensei que era resolvido mas nao é. Continua falhando depois dum tempo, bobina e CDI muito quentes. Falta so tentar essa pre-resistencia, e conferir de novo as conexoes da bobina e do CDI......
Pois é Fabrício, tinha marcado que o problema tava resolvido, mas un teste prolongado mostrou que nao era...
Então coloque a resistência, mas a questão de bobina em pé ou deitada nao tem nada a vê, se eu fosse você compraria uma bobina de gol mi 1.6 ou santana 2.0 de 2 pinos e instalava, o carro fica uma maravilha redondo, e acaba o problema de bobina esquentar...
Mas aqui, você tem certeza que a bobina está instalada correta, positivo com positivo e negativo com negativo?
Dê uma conferida no aterramento que tem entre o cambio e o chassi, por de baixo do carro, e o aterramento da caixinha de ignição, se você souber utilizar um multimetro messa a resistencia da sua bobina, bobina quando começa a esquentar é porque está cansada, e utilizar o carro com bateria arriada é um erro fatal, queima vários sistemas eletrônicos dos carros...
Mas aqui, você tem certeza que a bobina está instalada correta, positivo com positivo e negativo com negativo?
Dê uma conferida no aterramento que tem entre o cambio e o chassi, por de baixo do carro, e o aterramento da caixinha de ignição, se você souber utilizar um multimetro messa a resistencia da sua bobina, bobina quando começa a esquentar é porque está cansada, e utilizar o carro com bateria arriada é um erro fatal, queima vários sistemas eletrônicos dos carros...
Essa aqui é boa, pode comprar sem medo que ficará ótimo, vem até com o plug para adaptar, link abaixo;
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-151368136-bobina-do-gol-mi-bosch-serve-em-fusca-kombi-brasilia-magneti-_JM
A minha é uma dessa, nunca mais tive problema de bobina esquentar!
Se você comprar, na entrada do conector da bobina, tem a marcação + e - para efetuar a ligação correta, não irá se arrepender, e qualquer duvida, posso ajudá-lo na adaptação e tem outros amigos aqui no forum que com certeza irão ajudar!
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-151368136-bobina-do-gol-mi-bosch-serve-em-fusca-kombi-brasilia-magneti-_JM
A minha é uma dessa, nunca mais tive problema de bobina esquentar!
Se você comprar, na entrada do conector da bobina, tem a marcação + e - para efetuar a ligação correta, não irá se arrepender, e qualquer duvida, posso ajudá-lo na adaptação e tem outros amigos aqui no forum que com certeza irão ajudar!
A bobina com inscrição KW é para trabalhar com pré resistencia (serve aquelas de porcelana que os Opalas usavam), ela da uma queda de tensão de +/- 3 volts, com certeza vai parar de esquentar, só que pode dificultar a partida, por isso no automatico do motor de arranque tem um terminal que alimenta direto a bobina com 12v, só no momento da partida. A pré resistencia é instalada no positivo da bobina, a alimentação do modulo vem da chave de contato e tem que trabalhar com 12v, se ela tambem esquenta pode ter algum problema. Descarta esses modulos do paralelo, prefira um bosch. ABS
Armando1- Doido por areia!!!!
- Número de Mensagens : 123
Tipo de Buggy : Kadron 1970
Pontos : 6125
Esqueci,tem mais uma coisa, coloquei uma injeção no Kadron e sobrou bobina, chicote, modulo, pre resistencia se interessar posso ver o frete para o Ceará, passa seu CEP. Vendo tudo por R$ 100,00. Abraços
Armando1- Doido por areia!!!!
- Número de Mensagens : 123
Tipo de Buggy : Kadron 1970
Pontos : 6125
Boa dica Fabricio... vou eperar juntar uma graninha e tentar essa bobina.
Mas eu continuo achando que é um simples problema életrico. Eu conferi todas as conexoes, lixando os conectores, vaporizando desengripante, ... e melhorou bastante. Ainda esquenta mas bem menos.
Outra coisa : tu falou do aterramento entre a caixa e o chassi... dai eu descobri que aquela bracadeira com os coxims que segura a caixa de marcha (lado oposto a base da caixa) ta meio solta, parafusos travado, imposivel apertar. E como o aterramento da caixa é justalmente nessa barcadeira, pode ser que nao seja otimo !
Vou dar um jeito nisso tambem
Mas eu continuo achando que é um simples problema életrico. Eu conferi todas as conexoes, lixando os conectores, vaporizando desengripante, ... e melhorou bastante. Ainda esquenta mas bem menos.
Outra coisa : tu falou do aterramento entre a caixa e o chassi... dai eu descobri que aquela bracadeira com os coxims que segura a caixa de marcha (lado oposto a base da caixa) ta meio solta, parafusos travado, imposivel apertar. E como o aterramento da caixa é justalmente nessa barcadeira, pode ser que nao seja otimo !
Vou dar um jeito nisso tambem
Ta Armando, vou ver se eu encontro uma pré resistencia por aqui para fazer um teste
O senao eu troco uma vez por toda essa bobina KW por outra foncionando no 12V !! Talvez seja mais simple que enjambraçoes
O senao eu troco uma vez por toda essa bobina KW por outra foncionando no 12V !! Talvez seja mais simple que enjambraçoes
Fabrício, essa bobina do Gol MI est compativel com cabos de pino ?
Camarada, ela é de pino no cabo de vela, é isso que queria saber? Qualquer duvida é so falar, se quiser faço um esquema pra vc de como ligar...
E isso ai que eu queria saber... porque a minha instalaçao toda é com cabos de pino
E em relaçao a instalaçao, eu acho que eu consigo, ja que vocé disse que o positivo e o negativo eram marcados no corpo da bobina. Mas um esquema poderia enriquecer esse tópico
E em relaçao a instalaçao, eu acho que eu consigo, ja que vocé disse que o positivo e o negativo eram marcados no corpo da bobina. Mas um esquema poderia enriquecer esse tópico
é isso aê, mas weshwesh, se vc no momento não puder trocar a bobina, instale a pré resistencia, na linha 15 + da bobina que irá quebrar o galho até que vc possa instalar a bobina de gol MI, vai parar de esquentar, como disse o Márcio SPA..., ela quebra a corrente de 12 v para 8 v.
Pode ir sem medo, Weshwesh!! Essas pré-resistências não são caras e resolvem o problema, aliás, não é gambiarra não, há indicação da própria Bosch pra seu uso ... o díficil, pelo meos aqui na minha região, foi achar!!!
Convidad- Convidado
Você pode escolher em trocar o fio por um fio resistivo ou a resistência igual a foto, é universal essa.
Como disse o Marcio, não é mesmo gambiarra...
Fabrício-RJ escreveu:Você pode escolher em trocar o fio por um fio resistivo ou a resistência igual a foto, é universal essa.
Se olhar as fotos que postei verá que é exatamente esta aí da foto que coloquei no Bugre V!! vai nessa!!
Convidad- Convidado
Márcio SPA, aqui do trabalho nao abre imagens do ImageShack, não tinha visto por isso, mas vlw!
Gente, passando na frente do jeep willys 1964 desmontadissimo que eu comprei a pouco tempo, que ta esperando uma reforma PESADA, vi que tinha uma pre-resitencia ao lado da bobina !!! Se isso nao é sorte... !!! Achei tambem na garagem uma Marflex, que nao deve precisar de pre-resitencia. Com tudo isso acho que eu vou puder dar um jeito
Página 1 de 2 • 1, 2