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bobina esquentando motor 1600 Empty Esquentamento da bobina

Mensagem por Ed Ter maio 12, 2009 2:32 pm

Olá pessoal, já vi varios amigos bugueiros reclamando do esquentamento da bobina, eu particularmente já passei por isso, como não achei uma solução definitiva o que eu fiz foi instalar uma bobina a mais, quando uma esquenta, desligo os cabos e ligo na outra e assim vou indo (o velho jeitinho brasileiro). Quem nunca precisou um dia jogar agua na bendita para resfriar, eu na falta de agua, até ja mijei nela.
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Mensagem por Stitch Ter maio 12, 2009 6:25 pm

Ed escreveu:Olá pessoal, já vi varios amigos bugueiros reclamando do esquentamento da bobina, eu particularmente já passei por isso, como não achei uma solução definitiva o que eu fiz foi instalar uma bobina a mais, quando uma esquenta, desligo os cabos e ligo na outra e assim vou indo (o velho jeitinho brasileiro). Quem nunca precisou um dia jogar agua na bendita para resfriar, eu na falta de agua, até ja mijei nela.

HAHAHA! Eu também, faz tempo, na quebrada a luz do dia indo embora vc faz qualquer coisa pra resolver. O difícil é convencer o "velho companheiro" que está na hora de agir.

Depois disso não saio de carro sem uma pet com água, serve pra tudo: Lavar a mão, completar o radiador (quando tem) e esfriar bomba e bobina. De buggy também levo uma bobina extra, mas nas ferramentas.

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Mensagem por Nil Ter maio 12, 2009 8:57 pm

Ed escreveu:Olá pessoal, já vi varios amigos bugueiros reclamando do esquentamento da bobina, eu particularmente já passei por isso, como não achei uma solução definitiva o que eu fiz foi instalar uma bobina a mais, quando uma esquenta, desligo os cabos e ligo na outra e assim vou indo (o velho jeitinho brasileiro). Quem nunca precisou um dia jogar agua na bendita para resfriar, eu na falta de agua, até ja mijei nela.

ED,QUANTO A BOBINA ESQUENTA É PORUQE ESTÁ NA HORA DE TROCA-LA OU EM CASOS MAS RAROS, O CHICOTE ELÉTRICO ESTÁ COM PROBLEMAS E FAZ COM QUE A BOBINA SEJA SOBRECARREGADA OU AINDA SE VOCÊ TEM UM SISTEMA DE PLATINADO E USA UMA BOBINA DE ALTA QUE DEVERIA SER USADA PRA SISTEMA DE INGNIÇÃO ELETRÔNICA.

ERRONEAMENTE ALGUMAS PESSOAS COSTUMAM USAR A BOBINA DE ALTA EM PLATINADOS ACHANDO QUE IRÁ MELHORAR O SISTEMA ENVIANDO MAIS CENTELHA. ISSO COSTUMA QUEIMAR O PLATINADO
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Mensagem por Prado Sáb maio 16, 2009 5:29 pm

EAI pessoal !!!!
bom quem nunca esquentou a cabeça por causa de uma bobina , justamemte na hora que não tem uma alma viva para ajudar affraid !!!!
depois desta experiencia ! Sempre levo uma garrafa de agua para esfriar a bendita Very Happy !!!!
O problema que isto e uma ação provisoria! Embarassed Mas a gente sempre esquece de trocar ela depois!!!!
Um abraço a todos cheers !!!!!
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Mensagem por rodrigo vieira Ter Out 06, 2009 11:01 pm

kkkk mijo na bobina o mijo é quente tbm, uahsuahsuahsuh


eu que me mijei de rir uahsuahsuahsuahsuha

o meu ta dando esse problema de bobina
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Mensagem por rodrigo vieira Ter Out 06, 2009 11:11 pm

daew galera meu buggy ta esquentandu a bobina de ignição uma bobina boch 12v, a eletrica dele foi feita a menos de uma semana comprei um bateria nova tbm,a bobina esquenta muito dai depois de anda um pouco quandu desligo nao liga mais da um barulho de estralo e num liga depois esfria e pega oque faço pra nao ter esse problema apenas trocar ou andar com uma rezerva no buggy?

queria fazer algo pra nao encomodar tao cedo e nao ficar com garraja com agua e nem mijar na bobina igual alguns aki ja fizeram uahsuahsaushau
vlw.
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Mensagem por Waybecker Ter Out 06, 2009 11:38 pm

Ed escreveu:Olá pessoal, já vi varios amigos bugueiros reclamando do esquentamento da bobina, eu particularmente já passei por isso, como não achei uma solução definitiva o que eu fiz foi instalar uma bobina a mais, quando uma esquenta, desligo os cabos e ligo na outra e assim vou indo (o velho jeitinho brasileiro). Quem nunca precisou um dia jogar agua na bendita para resfriar, eu na falta de agua, até ja mijei nela.


kkkkkk.e se o cara não tiver agua por perto e pior não tiver vontade de mijar ai o cara ta F. bobina esquentando motor 1600 Icon_biggrin bobina esquentando motor 1600 Icon_biggrin

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Mensagem por Ed Qua Out 07, 2009 7:16 am

Seria bom saber que tipo de estalos são estes que estão ocorrendo, se for só na hora em que da a partida, o problema pode estar o motor de partida, pode ser um simples mal contato ou um curto. As luzes do painel apagam quando dá partida? Experimente dar a partida e por a mão nos cabos que são ligados na bateria, se esquentar é porque o motor de partida está pesado ou em curto. Aí só abrindo e fazendo o reparo. Não esqueça de trocar as buchas também se precisar mexer.
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Mensagem por Guga Pedrosa Qua Out 07, 2009 8:40 am

rodrigo,
quando a bobina esquenta ela apenas deixa de mandar faísca.
Ou seja, o carro dá solo, mas o motor não liga, pois não tem faísca.

Volte no eletricista e veja porque o carro não está dando partida. Deve ser problema no motor de partida...

Agora, já a bobina... tem alguma coisa que faz ela esquentar.
Não deve ser defeito da fiação (já que ela é nova). Então acredito que possa ser folga muito pequena no platinado (se usar esse sistema) ou porque a bobina está muito velha...
Por isso verifique em quanto está a folga do platinado (se tiver). E se não melhorar, compre outra bobina, de preferência bosch (não compre marflex!)

Abraços,
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Mensagem por Fabrício Marcon-Catarina Qua Out 07, 2009 9:46 am

Tenho observado o pessoal utilizando muito a bobina do gol MI. Caso vc vá trocar a bobina fale com seu eletricista sobre ela (aquela quadradinha). Sei que um dos problemas dela é de: caso esqueça o carro com a chave virada por muito tempo ela queima..... teve um pessoal que andou queimando bobina dessa maneira........ Mas ela é muito boa, comprei uma essa semana para deixar na praia por R$ 89,00 da bosch, mas tem desde R$ 65,00 (paralelo)..... Com excelentes resultados!! Aquela quadradinha, tem de 2 pinos e com 3 pinos (plug). SHOW DE BOLA!!!
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Mensagem por Guga Pedrosa Qua Out 07, 2009 8:07 pm

Quando a minha bobina (redonda) ficou ruim, troquei por uma do Gol MI.
Coloquei a de dois pinos.
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Mensagem por RONALDO Ter Jan 19, 2010 3:33 pm

Guga Pedrosa escreveu:Quando a minha bobina (redonda) ficou ruim, troquei por uma do Gol MI.
Coloquei a de dois pinos.

Guga,
Eu comprei e pedi pra fazer a instalação de ignição eletrônica, percebi que depois disso a bobina esta esquentando um pouco alem do normal.
Estou pensando em substitui-la. O q vc acha devo adquerir a Gol MI, e a diferença de valor? e a adaptação é facil?

Desde já obrigado pela ajuda.

Ronaldo.
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Mensagem por Convidad Ter Jan 19, 2010 4:33 pm

Veja se a bobina de alta voltagem exige pré-resistência! Se exigir e não for colocada ela vai esquentar mesmo com ignição eletrônica, aliás só serve para ignição, platinado não.
Você vai ouvir da maioria dos eletricistas que é bobagem e desnecessário ... todos eles estão corretos, só a Bosch é que está errada, ainda assim experimente!!

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Mensagem por RONALDO Qua Jan 20, 2010 8:53 am

Márcio SPA escreveu:Veja se a bobina de alta voltagem exige pré-resistência! Se exigir e não for colocada ela vai esquentar mesmo com ignição eletrônica, aliás só serve para ignição, platinado não.
Você vai ouvir da maioria dos eletricistas que é bobagem e desnecessário ... todos eles estão corretos, só a Bosch é que está errada, ainda assim experimente!!

Marcio,

Grato pela informação. Porem gostaria se possivel me informar qual o valor em ome´s da resistencia a ser instalada na bobina.

Grato,

Ronaldo.
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Mensagem por Guga Pedrosa Qua Jan 20, 2010 8:25 pm

RONALDO escreveu:
Marcio,

Grato pela informação. Porem gostaria se possivel me informar qual o valor em ome´s da resistencia a ser instalada na bobina.

Grato,

Ronaldo.
Essa pré-resistência vende em autopeças.
Não lembro o valor exato dela, mas era algo muito grande, coisa que não se vende em casa de componentes eletrônicos. Se você for numa autopeças e pedir uma pré-resistência para bobina, eles já vão saber o que é.
Se eu não me engano ela reduz a voltagem de 12 para 9 volts.

Quanto a adaptação da bobina de Gol Mi, com ignição eletrônica eu não sei ao certo como fica. Eu sei que existe, muita gente usa, mas agora eu não lembro se você usa a bobina de 2 ou de 3 pinos.
A de 2 deve funcionar tranqüilo, afinal as bobinas asfáticas usadas na ignição eletrônica tem dois pólos.
Mas eu não sei se a de 3 fica melhor. Ela é usada em carros com injeção eletrônica, tem um pino só para mandar o sinal de rpm para o môdulo de injeção. Mas não sei se tem alguma outra diferença.

O preço depende muito. Na época eu comprei a minha por 85 reais, marca Delphi. Era mais ou menos o preço de uma Bosch asfática. Lembrando que a minha era de 2 pinos, acho que a de 3 é mais cara.
Ah sim, nunca compre Marflex, falam que não dura um mês. Até a asfática dessa marca não presta. É barato, mas não vale a pena.

A adaptação é simples, não tem mistério não. Você vai precisar de um conector para ligar nos pinos da bobina, comprei por 12 reais.
Fica de olho no cabo de vela que vai usar, pois a saída da bobina é um pino, e não aquele encaixe redodinho das asfáticas.
No meu caso a bobina era de pino e o distribuidor com o encaixe redondo. Ai fiz uma gambiarra com um cabo de vela antigo, o que vai do distribuidor para a vela.
Depois foi só checar para ver se não tinha fuga de faísca.
Mas o certo mesmo é usar uma tampa de distribuidor com encaixe de pino também, e trocar todos os cabos de vela pelo de pino (talvez precise até trocar o rotor).
Depois de um tempo de uso percebi que a bobina estava esquentando, ai coloquei essa pré-resistência, custou 22 reais. Agora, meu sistema é diferente do seu, ignição eletrônica assistida, provavelmente você não precise.

Não é uma adaptação de outro mundo não, dá para fazer tranquilo. Agora se eu fosse você, tentaria colocar só a pré-resistência primeiro, e resolver esse problema ai da bobina. Eu só trocaria quando a bobina queimasse mesmo...

Abraços,
Gustavo Pedrosa.
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Mensagem por RONALDO Qua Jan 20, 2010 11:59 pm

Vlw Guga, muito obrigado pela orientação. Vou providenciar a instalação da pre-resistencia.

Abraços.

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Mensagem por Convidad Qui Jan 21, 2010 4:55 am

Olá Ronaldo!

Acho que o Guga já disse tudo ... vou me permitir apenas uma pequena correção, na verdade a pré resistência vai abaixar a voltagem do primário da bobina de 12 para 8 volts. A pré resistência é de 8 Ohm e como o nome diz, deve ser colocada antes da bobina, ou seja, o fio que sai da caixinha da ignição para a bobina vai ser conectado na resistência que por sua vez vai conectar na bobina ... no meu Bugre deu certo e não tive mais problemas com aquecimento mesmo em condições extremas.
A resistência não é cara paguei R$ 16,00 a um ano atrás, mas pelo menos na minha região foi muito difícil encontrar, só consegui em uma auto elétrica de um Município vizinho. Veja as fotos para ver se te ajuda!

Grande abraço.

https://2img.net/r/ihimizer/img710/6298/bobina001.jpg
https://2img.net/r/ihimizer/img51/9829/bobina003.jpg

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Mensagem por Guga Pedrosa Qui Jan 21, 2010 10:32 am

Márcio SPA escreveu:
https://2img.net/r/ihimizer/img710/6298/bobina001.jpg
https://2img.net/r/ihimizer/img51/9829/bobina003.jpg

A pré-resistência é aquela peça branca do lado esquerdo da bobina. A minha é quase igual, só muda a forma de encaixar os fios, o seu é de encaixe e a minha é um parafuso para prender terminal.
Instalei da mesma forma, prendi a pré-resistência no parafuso do suporte da bobina.

Vendo as fotos, vi que você usa desborbulhador. Muito importante essa peça.
Estou querendo colocar no meu buggy, só falta fazer um retorno no tanque de combustível.

Abraços,
Gustavo Pedrosa
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Mensagem por Convidad Qui Jan 21, 2010 10:42 am

Guga sua resistência deve ser exatamente igual a esta que instalei, a diferença é que para aproveitar os terminais já existentes no Buggy, apnenas desamassei e esmerilhei as pontas da resistência para dar encaixe, ignorando os parafusos originais!
Quanto ao desborbulhador o que dá trabalho é passar a mangueira de retorno, mas sua bomba de combustível vai agradecer.
Abraço para você!! bobina esquentando motor 1600 Icon_smile

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Mensagem por RONALDO Qui Jan 21, 2010 3:54 pm

Guga e Marcio, meus nobres;

Só tenho a agradecer a atenção de vcs e aprender cada dia mais.

Muito obrigado vou providenciar essas mudanças e verificar como a bobina vai se comportar.

Forte abraço

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Mensagem por Guga Pedrosa Qui Jan 21, 2010 5:43 pm

Márcio SPA escreveu:Quanto ao desborbulhador o que dá trabalho é passar a mangueira de retorno, mas sua bomba de combustível vai agradecer.
Acho que não só a bomba, como a agulha também...
Para mim, passar a linha de retorno é tranqüilo, meu buggy não tem túnel central. O difícil mesmo é tirar tanque, secar bem ele e mandar o funileiro fazer um furo e colocar um nipe...

Abraços,
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Mensagem por Convidad Qui Jan 21, 2010 6:23 pm

Hehehe ... Guga por isso é que fascina ser buggueiro! Cada um tem uma dificuldade, um problema diferente. A mesma situação com soluções diversas por conta das peculiaridades dos carros. Ainda assim faça o esforço, vale a pena!!!

Ao amigo Ronaldo digo que não faço nenhum favor ... o pouco conhecimento repassado hoje, certamente retornará ampliado pelas mãos dos outros companheiros do Planeta quando precisar (já nem lembro quantas vezes me ajudaram!).

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Mensagem por Guga Pedrosa Sáb Jan 23, 2010 3:09 am

Márcio SPA escreveu:Hehehe ... Guga por isso é que fascina ser buggueiro! Cada um tem uma dificuldade, um problema diferente. A mesma situação com soluções diversas por conta das peculiaridades dos carros. Ainda assim faça o esforço, vale a pena!!!
Com certeza. Um buggueiro é acima de tudo um guerreiro!
Sinceramente, o que eu já aprendi com esse carro não é brincadeira....
É um carro totalmente diferente, você aprende a analisar o problema, você vê como funciona e procurar a melhor solução para aquilo...
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Mensagem por mauricio r vasconcelos Dom Out 30, 2011 7:20 pm

estou com problemas na bobina do buggy.o motor é boxer,1600,bateria nova 45 amperes,alternador,bobina cilindrica.o motor quando aquece,morre.dou partida,nao chega a pegar,morre novamente.quando passa alguns minutos,pega,e logo depois morre novamente.preciso de auxilio.quero trocar pela bobina do gol mi,o que acham?o que é preciso?me deem uma luz.
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Mensagem por Pietro Seg Out 31, 2011 5:38 am

Maurício, o que faz a bobina esquentar são as perdar nos cabos por mau contato. O ideal é utilizar cabo, bobina e tampa do distribuidor, todos com pino. Elimina o mau contato da oxidação (zinabre).

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