CHASSI TUBULAR

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Mensagem por FFJUNTO em Qua Abr 25, 2012 8:49 am

CCal, bom dia, bem lembrado, vamos aguardar detalhes de fabricação do Nil, sei que existem produtos com alto teor de zinco que podem exibir as propriedades de oxidação (doação de elétrons como no anôdo de sacrifício) protegendo o material ferroso (tubo), a vantagem é que pode ser aplicado à frio, a desvantagem é que não tem a mesma resistência à abrasão como no resto do tubo galvanizado, posso estar redondamente enganado, afinal, metalurgia não é minha área de expertise mas posso pesquizar mas acredito que o Nil ou outro colega com conhecimento poderá ajudar, gande abraço.

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Mensagem por Luciano Bohn em Qua Abr 25, 2012 8:57 am

FFJUNTO escreveu:CCal, bom dia, bem lembrado, vamos aguardar detalhes de fabricação do Nil, sei que existem produtos com alto teor de zinco que podem exibir as propriedades de oxidação (doação de elétrons como no anôdo de sacrifício) protegendo o material ferroso (tubo), a vantagem é que pode ser aplicado à frio, a desvantagem é que não tem a mesma resistência à abrasão como no resto do tubo galvanizado, posso estar redondamente enganado, afinal, metalurgia não é minha área de expertise mas posso pesquizar mas acredito que o Nil ou outro colega com conhecimento poderá ajudar, gande abraço.

Nossa amigo FFJUNTO, estou espantado com o seu conhecimento.............parece até um FABRICANTE falando...............Parabéns, pelo jeito você tem tirado bom proveito das leituras (sua colaboração vai ser de extrema valia para o nosso P.B.)................abs.

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Mensagem por VIVINHOM em Qua Abr 25, 2012 4:36 pm

Verdade!

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Mensagem por Convidad em Qui Abr 26, 2012 9:01 pm

Luciano Bohn escreveu:
Nossa amigo FFJUNTO, estou espantado com o seu conhecimento.............parece até um FABRICANTE falando.

É verdade, tem bastante desenvoltura. Cool

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Mensagem por Ccal em Sex Abr 27, 2012 8:14 pm

Olá FFJUNTO,

Poderia citar alguns produtos ?

Tenho usado Ferlicon (acho que, é só para uso amador) e o resultado é "muito pobre", não resiste por muito tempo...

Este assunto é importante, pois sempre aparece corrosão em pontos e é difícil combate.

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Mensagem por FFJUNTO em Sex Abr 27, 2012 8:51 pm

Prezado CCal, segue o que achei de imediato no Dr. Google:
Galvanox > Adere como tinta e depois faz fusão eletroquimica.
CRZ-Lectrol > Similar ao acima, tinta epoxi seguido de fusão eletroquimica (http://189.19.64.174:3001/catalogo/ct_crz.pdf)
Tem material muito explicativo de zincagem à quente (imersão); fiz busca rápida no Google, digite "zincagem à frio" ou "galvanização à frio" que vai aparecer os dois acima e mais um montão de informação (outros), vou pesquisar melhor e ver se existe material melhor que a epoxi (mais durável), grande abraço.


Última edição por FFJUNTO em Sex Abr 27, 2012 9:33 pm, editado 1 vez(es)

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Mensagem por FFJUNTO em Sex Abr 27, 2012 8:57 pm

Em tempo! Existe um tópico no forum chamado "galvanização a frio" onde o Nil também recomenda o CRZ:
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Essa agora é da Sherwin Williams:
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Etil Silicato de Zinco
Tintas de fundo utilizadas em sistemas de pintura expostos à ambientes marítimos ou a altas temperaturas (até 500ºC). Protegem o aço-carbono e evitam a progressão de corrosão sob a película nas áreas afetadas por danos mecânicos. Em alguns casos, pode ser empregada como revestimento único na pintura interna de tanques de aço, para armazenamento de solventes orgânicos industriais e para álcool. As tintas de Etil Silicato de Zinco por conterem altos teores de zinco metálico na película seca, são chamadas de tintas “ricas em zinco”. São chamadas também de “galvanização a frio” por que em muitos casos são comparáveis a uma galvanização. Esta tinta funciona como proteção catódica, pois o zinco é sacrificado para que o aço permaneça intacto.
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Mensagem por Ccal em Qua Maio 02, 2012 8:31 pm

Olá FFjunto,

Então a galvanização, seria a deposição de oxido de zinco sobre o ferro.

Similar a anodização do alumínio, que aplicando soda caustica a frio, cria uma fina película e "a quente" em um banho de soda com corrente elétrica, cria uma película de óxido de espessura ontrolável.

Acho que, o galvanox é similar, não é tinta e produto que funde/cria o óxido.

Ferlicon não é bom, cria uma camada muito fina e fraca, quie logo é atacada novamente pela ferrugem.

Já testou os produtos ?

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Mensagem por FFJUNTO em Qua Maio 02, 2012 11:23 pm

Prezado CCal, boa noite, entendo que a anodização é um processo de "selagem" dos compostos de oxidação de modo a fazer uma capa "impermeável" aumentando o poder de resistência do substrato (alumínio, na maioria dos casos); no caso específico da anodização a deposição do Zn em contado do Fe (tubo) provoca uma natural migração dos elétrons do Zn para o Fe em ambiente oxidante, fazendo uma proteção via sacrifício (oxidação) do composto Zn para ZnO + 2E. No caso de uma tinta com alto teor de Zn o resultado deve ser equivalente, o problema é preservar a tinta, nesse ponto, um polímero de boa qualidade é a resposta e entendo que uma tinta epóxi (2 componentes) poderia dar essa proteção, ainda não tive necessidade ou oportunidade de testar os produtos recomendados mas se fosse fazer isso iniciaria pela recomendação do Nil (CRZ) ou o Silicato de Zinco da SW, grande abraço e boa sorte!

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Mensagem por Ccal em Seg Maio 14, 2012 3:36 pm

Olá FFJUNTO,

Voce recomenda que, aplicada a "tinta Zn" , seja aplicada uma nova "tinta epoxi" de proteção da galvanização a frio, correto ?
Seria interessante testar, pois este problema de corrosão é muito importante.

Tempo atrás pesquisando, verifiquei que existia uma empresa que fazia proteção/reparos de dutos da Petrobras, com um composto que envolvia fibra de vidro, mas não tinha detalhes.
A Petrobras deve ter muito conhecimento sobre o assunto.

O fato é que o buggy é exposto a corrosão e uma proteção eficaz e prática seria muito útil.

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Mensagem por FFJUNTO em Ter Maio 15, 2012 1:28 am

CCal ,desculpe se não fui claro, use qualquer das tintas de alto teor de Zn que foram indicados que elas já vão ter a proteção polimérica que mencionei, só não posso dizer por experinência porque nunca as usei, pena que o Nil ainda não podeu opinar e reconfirmar sua experiência que acredito ser a do CRZ, eu pessoalmente experimentaria a de Silicato Inorgânico de Zn da Sherwin Willians que é emprêsa bem conceituada e prima pela qualidade dos seus produtos, sei disso porque já fou fornecedor de insumos deles, boa sorte e grande abraço

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Mensagem por HelioViana em Seg Maio 21, 2012 5:23 am

Olá Pessoal, estou precisando de uma grande ajuda de voces. Preciso reparar boa parte do chassi tubular do meu buggy, um Magnata fabricado em 1990 pela Fibrav, pois está quase todo enferrujado, comprometendo inclusive a segurança. Isso significa cortar a fibra, substituir varios pedaços do tubo e refazer a fibra. O problema é que moro em Angra dos Reis e não conheço oficinas especializadas nesse assunto por aqui. Acabei achando uma oficina na Vila do Frade, mas o orçamento foi bem alto. Gostaria de saber se alguem tem ideia do preço para um serviço desse tipo. Será necessario trocar praticamente 70% dos tubos. Alguem conhece outra oficina na região onde eu possa fazer outro orçamento?

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Mensagem por VIVINHOM em Seg Maio 21, 2012 7:36 am

Helio, por curiosidade, quanto te cobraram aí em Angra?

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chassi - CHASSI TUBULAR - Página 10 Empty Qual o orçamento para um serviço desse tipo?

Mensagem por HelioViana em Ter Maio 22, 2012 7:06 am

Kibe escreveu:COM 20 ANOS DE USO, É NECESSÁRIO A TROCA DO CHASSI

Qual o orçamento para um serviço desse tipo????

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Bom gostaria de saber SR Nill se vc faz chassi por encomenta ! tenho Um buggy eu queria o chassi igual aquela do Brasilia pois tem o Tunel e na frente a cabeça de Porco que prende a suspensão catracada ! este modelo acima ! nw sei se ficaria bem colocado no Meu buggy ! mais vc esta muito longe de SP para levar o Buggy até vc ! gostaria de colocar o Motor AP com chassis tubular !
Sei que vc trabalha há muito tempo com Buggy ! sei vc sabe como resolver este problema meu ! fico no aguardo ! obrigado ![/quote]

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Mensagem por Terra em Ter Maio 22, 2012 8:16 am

ótimo....
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Mensagem por VIVINHOM em Qua Maio 23, 2012 6:30 am

HelioViana escreveu:
Kibe escreveu:COM 20 ANOS DE USO, É NECESSÁRIO A TROCA DO CHASSI

Qual o orçamento para um serviço desse tipo????

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Bom gostaria de saber SR Nill se vc faz chassi por encomenta ! tenho Um buggy eu queria o chassi igual aquela do Brasilia pois tem o Tunel e na frente a cabeça de Porco que prende a suspensão catracada ! este modelo acima ! nw sei se ficaria bem colocado no Meu buggy ! mais vc esta muito longe de SP para levar o Buggy até vc ! gostaria de colocar o Motor AP com chassis tubular !
Sei que vc trabalha há muito tempo com Buggy ! sei vc sabe como resolver este problema meu ! fico no aguardo ! obrigado !
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Esqueceu de responder a minha pergunta?

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Mensagem por HelioViana em Qua Maio 23, 2012 6:47 am

Que pergunta?

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Mensagem por VIVINHOM em Qua Maio 23, 2012 6:49 am

Quanto te cobraram em Angra!

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Mensagem por HelioViana em Qua Maio 23, 2012 6:52 am

um roubo R$ 3800,00

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Mensagem por VIVINHOM em Qua Maio 23, 2012 6:54 am

Caraca! chamou a polícia? Razz Razz

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Mensagem por HelioViana em Qua Maio 23, 2012 6:58 am

Me indicaram um cara em Bacaxa, proximo a Saquarema, chamado Zacarias. Falei com ele ontem e, sem olhar o buggy, ele disse que o maior preço seria R$ 1500,00. Estou pensando em levar o carro até lá na proxima semana. O ruim é que nao dara para acompanhar o serviço

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Mensagem por VIVINHOM em Qua Maio 23, 2012 7:07 am

Helio! eu trabalho com fibra também, minha cidade é bem antes de Bacaxá, se quiser entre em contato comigo via mp, podemos acertar um orçamento!

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Mensagem por Nil em Dom Ago 05, 2012 7:52 am

chassi tubular seção quadrada do Wake

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esse chassi se originou de um modelo esportivo, onde é realmente seu forte. Imaginem esse chassi com uma carroceria cupê e pneus perfis baixos e uma auto estrada lisinha!!!!??? eu apertava o pé!!!


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Mensagem por Beco em Dom Ago 05, 2012 8:24 am

é bem parecido com o do Emis que tem um comportamento bem esportivo mesmo.

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Mensagem por Bugólatra em Dom Ago 05, 2012 8:33 am

Carlão escreveu:é bem parecido com o do Emis que tem um comportamento bem esportivo mesmo.
É mas o emis não tem esses reforços laterais não, é somente o túnel no meio.

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Mensagem por Nil em Dom Ago 05, 2012 8:38 am

Evilasio escreveu:
Carlão escreveu:é bem parecido com o do Emis que tem um comportamento bem esportivo mesmo.
É mas o emis não tem esses reforços laterais não, é somente o túnel no meio.

o do Emis é modelo espinha. Esse tipo "machuca" muito a carroceria por falta de apoios laterais.

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