CHASSI TUBULAR

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Mensagem por Nil em Dom Ago 05, 2012 8:38 am

Evilasio escreveu:
Carlão escreveu:é bem parecido com o do Emis que tem um comportamento bem esportivo mesmo.
É mas o emis não tem esses reforços laterais não, é somente o túnel no meio.

o do Emis é modelo espinha. Esse tipo "machuca" muito a carroceria por falta de apoios laterais.

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Mensagem por Bugólatra em Dom Ago 05, 2012 9:06 am

em breve vou recuperar o meu chassi e vou fazer esses reforços laterais com tubos mas ainda vou soldar uma especie de uns 3 ou 4 facões de chapas 3/8 ou 5/8 vindo do túnel e passando por baixo desses novos tubos, começando bem largo no pé do túnel e vindo afinado no sentido das laterais.

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Mensagem por Bugólatra em Dom Ago 05, 2012 1:46 pm

vejam ai o chassi desse hot, parece ser em inox.

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Mensagem por Convidad em Dom Ago 05, 2012 1:57 pm

Os atuais chassis da Baby e da Bugre são semelhantes ao utilizado pela EMIS!!

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Mensagem por Luciano Bohn em Dom Ago 05, 2012 3:49 pm

Márcio ® escreveu:Os atuais chassis da Baby e da Bugre são semelhantes ao utilizado pela EMIS!!

Showwwww Marcinho, no site deles tem a foto será ? Gostaria de dar uma olhada como ficou...............se achar e quiser colocar o link/fotos agradeço, abs.

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Mensagem por Fabrício®© em Dom Ago 05, 2012 7:58 pm

São sim, estilo chassi VW.
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Mensagem por Convidad em Dom Ago 05, 2012 8:04 pm

Luciano Bohn escreveu:
Márcio ® escreveu:Os atuais chassis da Baby e da Bugre são semelhantes ao utilizado pela EMIS!!

Showwwww Marcinho, no site deles tem a foto será ? Gostaria de dar uma olhada como ficou...............se achar e quiser colocar o link/fotos agradeço, abs.

Ahhhhhhhhhhhhh Luciano... estive numa oficina a uns 20 dias atrás que tinham 2 Babys em reforma, cujas carrocerias estavam separadas dos respectivos chassis, se eu soubresse tinha fotografado pra postar aqui... se eu conseguir alguma coisa coloco depois, ok.

Abração!!

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Mensagem por Luciano Bohn em Dom Ago 05, 2012 8:07 pm

Márcio ® escreveu:
Luciano Bohn escreveu:
Márcio ® escreveu:Os atuais chassis da Baby e da Bugre são semelhantes ao utilizado pela EMIS!!

Showwwww Marcinho, no site deles tem a foto será ? Gostaria de dar uma olhada como ficou...............se achar e quiser colocar o link/fotos agradeço, abs.

Ahhhhhhhhhhhhh Luciano... estive numa oficina a uns 20 dias atrás que tinham 2 Babys em reforma, cujas carrocerias estavam separadas dos respectivos chassis, se eu soubresse tinha fotografado pra postar aqui... se eu conseguir alguma coisa coloco depois, ok.

Abração!!

Beleza Marcinho, até dei uma olhada no site da bugre mas não tinha fotos do chassis, abs.

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chassi - CHASSI TUBULAR - Página 11 Empty CHASSI TUBULAR DO GURGEL X12

Mensagem por Nil em Dom Ago 05, 2012 9:06 pm

CRIADO PELO AMARAL GURGEL, O CHASSI TUBULAR DE SECÇÃO QUADRADA DO X12, INSPIROU OS CHASSIS TUBULARES DOS MODELOS CEARENSES.
BATIZADO DE "PLASTEEL" ERA LAMINADO A CARROCERIA CRIANDO UM SISTEMA MONOBLOCO RÍGIDO E DURAVEL. TINHA UMA OUTRA QUALIDADE: SUSPENSÃO INDEPENDENTE COM MOLAS HELICOIDAIS

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Mensagem por alex_pgj em Qua Jan 02, 2013 2:52 pm

Uma dúvida, esse questão da troca do chassi a cada 20 anos é regra, ou depende do uso do veículo?

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Mensagem por fernando mola junior em Qui Nov 12, 2015 12:46 pm

Nil escreveu:VEJAM COMO É UM CHASSI TUBULAR.



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COM 20 ANOS DE USO, É NECESSÁRIO A TROCA DO CHASSI

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Caro Nil,
Estou me aposentando no próximo ano e pretendo me mudar para o nordeste (CE ou RN). Atualmente moro em São Paulo. 
Preciso comprar um Buggy quando chegar ai e me interessei muito pelo seu Buggy, porem não terei dinheiro suficiente para comprar um novo. Portanto estarei em busca de um usado Cauype. 
Caso não encontre um que caiba no meu bolso, talvez acabe comprando um velhinho e sei que terei problemas com a plataforma ou chassi tubular. Você terminou o projeto do chassi tubular universal?
Estou interessado nele!
Gostaria muito de entrar em contato com você como faço? Telefone email ?

PS. Gostei muitíssimo do que vi neste site e em particular as suas participações!

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Mensagem por chevas em Qui Nov 24, 2016 6:28 am

alex_pgj escreveu:Uma dúvida, esse questão da troca do chassi a cada 20 anos é regra, ou depende do uso do veículo?
Desenterrando...claro que depende do uso e da manutenção do carro.

Aliás, sobre manutenção do chassi, o que acham da prática recomendada por alguns de "engraxar o chassi" por dentro, pelos furos que normalmente existem nos tubos por baixo? Vale a pena ou não adianta nada na prevenção da ferrugem?

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Mensagem por Bugólatra em Sab Nov 26, 2016 8:23 pm

chevas escreveu:
alex_pgj escreveu:Uma dúvida, esse questão da troca do chassi a cada 20 anos é regra, ou depende do uso do veículo?
Desenterrando...claro que depende do uso e da manutenção do carro.

Aliás, sobre manutenção do chassi, o que acham da prática recomendada por alguns de "engraxar o chassi" por dentro, pelos furos que normalmente existem nos tubos por baixo? Vale a pena ou não adianta nada na prevenção da ferrugem?

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Mensagem por VIVINHOM em Dom Nov 27, 2016 5:53 am

Pulverize com vaselina líquida sob forte pressão, não conheço método melhor.

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Mensagem por chevas em Dom Nov 27, 2016 6:52 am

Bugólatra escreveu:
chevas escreveu:
alex_pgj escreveu:Uma dúvida, esse questão da troca do chassi a cada 20 anos é regra, ou depende do uso do veículo?
Desenterrando...claro que depende do uso e da manutenção do carro.

Aliás, sobre manutenção do chassi, o que acham da prática recomendada por alguns de "engraxar o chassi" por dentro, pelos furos que normalmente existem nos tubos por baixo? Vale a pena ou não adianta nada na prevenção da ferrugem?

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Mensagem por chevas em Dom Nov 27, 2016 6:53 am

VIVINHOM escreveu:Pulverize com vaselina líquida sob forte pressão, não conheço método melhor.
Onde eu faço isso? Posto de gasolina ou de lavagem? 
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Mensagem por Bugólatra em Ter Nov 29, 2016 8:21 am

chevas escreveu:
Bugólatra escreveu:
chevas escreveu:
alex_pgj escreveu:Uma dúvida, esse questão da troca do chassi a cada 20 anos é regra, ou depende do uso do veículo?
Desenterrando...claro que depende do uso e da manutenção do carro.

Aliás, sobre manutenção do chassi, o que acham da prática recomendada por alguns de "engraxar o chassi" por dentro, pelos furos que normalmente existem nos tubos por baixo? Vale a pena ou não adianta nada na prevenção da ferrugem?

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Tu pode marcar ai onde seria os furos do teu?

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Mensagem por chevas em Ter Nov 29, 2016 10:43 am

Sabe onde pegam os apoios dos braços de um elevador de carro de oficina? Eles ficam mais ou menos ali. São furos pequenos, aproximadamente de 8mm.
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Mensagem por Bugólatra em Qua Nov 30, 2016 6:13 am

Entendo, Os nossos aqui não tem os furos nem os apoios para elevadores.

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Mensagem por chevas em Qua Nov 30, 2016 6:40 am

Os apoios que eu falei são dos elevadores, não do chassi do buggy, hehe.  Very Happy

Por curiosidade, o chassi do meu tem tubos quadrados na parte do assoalho e da frente, e redondos na parte traseira. Não tenho foto só do chassi, mas esta aqui abaixo dá uma idéia. Esta é a parte traseira onde os tubos são redondos. Dali pra frente, os tubos são quadrados, não me pergunte porque. Eu particularmente considero o chassi de vocês mais resistente.

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Mensagem por chevas em Ter Maio 16, 2017 3:14 pm

Depois de muito tempo, consegui que o fabricante me mandasse fotos do chassi antes de colocar a fibra. Este é de outro buggy, não é do meu. Notem que os tubos, pelo que dá pra ver,  são todos redondos, e vão direto até o quadro da suspensão dianteira:
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O meu não era assim, e acho que descobri o porquê. Quando ele estava sendo feito, a intenção do fabricante era colocar uma suspensão de mola, baseada na do Chevette (inclusive usava as bandejas e cubos dele), por isso ele deve ter sido cortado e/ou montado diferente dos tradicionais, usando tubos quadrados aos invés de redondos na parte da frente. Mas como ele encontrou muitos problemas na adaptação, acabamos desistindo e optando pelo tradicional quadro dianteiro de Fusca, que foi soldado na frente. Nessa foto ainda não estava terminada a colocação, ainda faltavam reforços, ficando no final algo parecido com o da primeira foto, só que com tubos quadrados.
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Espero que não interfira na resistência e durabilidade, pois sempre achei esse chassi muito fraco na frente, comparando com os tubulares nordestinos ou mesmo com esse da foto que ele me mandou, com tubos redondos e sem emendas até a suspensão dianteira...

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Mensagem por Reinaldo em Ter Maio 16, 2017 6:43 pm

O quadro da suspensão foi soldado no chassi?

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Mensagem por chevas em Qua Maio 17, 2017 6:48 am

Reinaldo escreveu:O quadro da suspensão foi soldado no chassi?
Sim...mas não é assim em todos, ou pelo menos na maioria?
Sei que tem alguns em que o quadro é aparafusado, como nos Selvagem e alguns gringos, mas esses tubulares padrão nordestino como o meu são todos soldados, que eu saiba...não são?
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Mensagem por Reinaldo em Qua Maio 17, 2017 8:28 am

Não, não é padrão soldar o quadro da suspensão dianteira no chassi em carro nenhum... Muito pelo contrario, isso é uma "aberração"...

Nenhum VW teve a suspensão soldada no chassi, nem os Puma, nem os Gurgel, e os inúmeros derivados da mecânica VW a Ar também não.

Os BRM, Fyber, Bugre, Selvagem também não são...

O chassi deve se rígido e forte suficiente para receber o quadro da suspensão, fixado ao cabeçote do chassi (Tubular ou VW). E não usar o quadro da suspensão como parte da estrutura do chassi...

Além disso, impede a retirada para uma eventual manutenção ou correção do Caster, que é muito comum em Buggy por causa das rodas grandes na traseira.

Obs: Já vi projetos de fixação do quadro da suspensão em outros pontos diferentes do original (Mais abertos), mas sempre parafusados e nunca soldados.

Soldar a suspensão no chassi, é como soldar o motor e o cambio no chassi...

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Mensagem por chevas em Qua Maio 17, 2017 9:00 am

Bom, eu falei só de buggies, sei que em todos os VWs a ar (e outros carros) o quadro da suspensão é aparafusado no cabeçote. Mas voltando ao meu caso, nessa foto do chassi que o fabricante me mandou parece que está soldado também, deve ser padrão dele. E não acho que seja parte da da estrutura do chassi, simplesmente o quadro está preso ao chassi por soldas. Ressalto que não gosto disso, se fosse viável eu trocaria o sistema ou mesmo de chassi, pois nunca gostei deste meu. Sinceramente acho ele fraco. Mas só vim saber disso muito tarde...espero que não dê problema ao longo do tempo...
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Mensagem por Reinaldo em Qua Maio 17, 2017 9:12 am

Sinto muito... Só estou explicando tecnicamente...

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