Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Marcha Lenta (Literalmente)

4 participantes

Ir para baixo

Marcha Lenta (Literalmente) Empty Marcha Lenta (Literalmente)

Mensagem por Victor Hugo (vtr_kd) Seg Mar 14, 2011 10:54 am

Salve Buggueiros do planeta!

Abro um novo tópico pois o que tinha referente à marcha lenta envolvia regulagem de carburador e mais voltado para o desmonte e limpeza do mesmo.

Hoje venho questionar esta dúvida que está me matando desde o carnaval... vejam bem, vou contar um pouco da minha história... Quando o Buggy chegou em minhas mãos no dia 20 de dezembro de 2010, a marcha lenta estava muito pobre e inclusive caso vc afundasse o pé no acelerado ele estando em marcha lenta, em vez de ele subir o giro, ele afogava e morria... fiquei levando isso nas coxas e não parei para arrumar e regular ou mesmo fazer uma limpeza no carburador. andava com ele sempre acelerado e tals... A verdade é que em meados de janeiro, creio que como só abasteço o carro com gasolina boa, podium ou a texaco techron plus... foi dando alguma limpeza e ele parou de morrer com uma marcha lenta em torno de 800 rpm... estava ótimo, tanto que ele nem afogava mais caso atolasse o pé no acelerador repentinamente...
Até chegar o carnaval... Fui para uma praia e brinquei com o buggy, acelerei, brinquei de fazê-lo derrapar isso sempre com o pé embaixo, e mantendo rotações altíssimas... hoje pela manhã quando o liguei para levar na Dejauto, não sei se foi pelo clima frio e tals... percebi que ele baixou as rotações para menos de 500 RPM... fica entre 300 e 500, pendendo mais para 300RPM...
O que vcs acham que podem ser?

Perguntas:

1 - Um mecânico me disse no achômetro que as aceleradas na praia podem ter de fato dado alguma limpada e etc e desta forma melhorou... Será?

2 - Tem algum problema o carro ficar nesta rotação baixa?

3 - Como pude perceber, os antigos donos deste buggy nunca fizeram revisào nenhuma, logo, conclui-se que nunca devem ter mandado limpar o carbura... seria bom fazer este serviço?

Grande Abraço!
Victor Hugo (vtr_kd)
Victor Hugo (vtr_kd)
Desbravador
Desbravador

Número de Mensagens : 158
Idade : 33
Localização : Sâo Paulo
Tipo de Buggy : Fercar Naja-One 2002
Motor: 1600 Monocarburado
Carbura: H30 Pic
Pneus:: Diant.: Rosava 185/70 R14 Tras: Maxxis Bravo A/T 235/75 R15
Ignição Eletrônica, Alternador

Pontos : 4987
Data de inscrição : 11/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Marcha Lenta (Literalmente) Empty Re: Marcha Lenta (Literalmente)

Mensagem por Convidad Seg Mar 14, 2011 2:15 pm

Victor se o carburador não apresenta (hoje) qualquer problema, melhor é só fazer uma regulagem simples no parafuso de aceleração, mas se continuar essas oscilações, uma boa limpeza com a substituição das juntas e regulagem fina, deve deixar o carrinho em dia!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Marcha Lenta (Literalmente) Empty Verdade!

Mensagem por Victor Hugo (vtr_kd) Seg Mar 14, 2011 2:17 pm

Márcio SPA escreveu: Victor se o carburador não apresenta (hoje) qualquer problema, melhor é só fazer uma regulagem simples no parafuso de aceleração, mas se continuar essas oscilações, uma boa limpeza com a substituição das juntas e regulagem fina, deve deixar o carrinho em dia!

Muito obrigado Márcio, vou tentar partir pra esta alternativa que é até boa para meu bolso! =)
Valeu!
Victor Hugo (vtr_kd)
Victor Hugo (vtr_kd)
Desbravador
Desbravador

Número de Mensagens : 158
Idade : 33
Localização : Sâo Paulo
Tipo de Buggy : Fercar Naja-One 2002
Motor: 1600 Monocarburado
Carbura: H30 Pic
Pneus:: Diant.: Rosava 185/70 R14 Tras: Maxxis Bravo A/T 235/75 R15
Ignição Eletrônica, Alternador

Pontos : 4987
Data de inscrição : 11/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Marcha Lenta (Literalmente) Empty Re: Marcha Lenta (Literalmente)

Mensagem por Fabrício®© Seg Mar 14, 2011 3:06 pm

É isso ai mesmo que o Marcio falou meu camarada, e complementando... se quiser andar mais um tempo sem precisar abrir o carburador, compre spray CAR 80, é ótimo pra limpar.

Solte a mangueira do avanço, e jogue car 80 na entrada do carburador.
Retire o parafuso da marcha lenta, a sua frente do lado direito e injete car 80, injete bastante, repare que dentro do carburador ira sair car 80, próximo a borboleta.

Depois coloque a mangueira e o parafuso, funcione o motor sem o filtro, e acelerando manualmente, vá injetando car 80 por dentro do carburador que vai ficar limpinho.
Fabrício®©
Fabrício®©
Louco das Dunas
Louco das Dunas

Número de Mensagens : 4296
Idade : 44
Localização : Campos - RJ
Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
Pontos : 9904
Data de inscrição : 02/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Marcha Lenta (Literalmente) Empty Boa fabrício!

Mensagem por Victor Hugo (vtr_kd) Seg Mar 14, 2011 3:12 pm

Fabrício-RJ escreveu:É isso ai mesmo que o Marcio falou meu camarada, e complementando... se quiser andar mais um tempo sem precisar abrir o carburador, compre spray CAR 80, é ótimo pra limpar.

Solte a mangueira do avanço, e jogue car 80 na entrada do carburador.
Retire o parafuso da marcha lenta, a sua frente do lado direito e injete car 80, injete bastante, repare que dentro do carburador ira sair car 80, próximo a borboleta.

Depois coloque a mangueira e o parafuso, funcione o motor sem o filtro, e acelerando manualmente, vá injetando car 80 por dentro do carburador que vai ficar limpinho.

Legal Fabrício, mas seguinte o que é esse CAR 80 e onde acho???
Victor Hugo (vtr_kd)
Victor Hugo (vtr_kd)
Desbravador
Desbravador

Número de Mensagens : 158
Idade : 33
Localização : Sâo Paulo
Tipo de Buggy : Fercar Naja-One 2002
Motor: 1600 Monocarburado
Carbura: H30 Pic
Pneus:: Diant.: Rosava 185/70 R14 Tras: Maxxis Bravo A/T 235/75 R15
Ignição Eletrônica, Alternador

Pontos : 4987
Data de inscrição : 11/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Marcha Lenta (Literalmente) Empty Re: Marcha Lenta (Literalmente)

Mensagem por Fabrício®© Seg Mar 14, 2011 3:18 pm

É um spray descarbonizante, vem em lata tipo aerosol, parece uma lata de óleo Desingripante, tipo wd 40.
é utilizado para este serviço.

Marcha Lenta (Literalmente) Car%2080

Achado em autopeças.
Fabrício®©
Fabrício®©
Louco das Dunas
Louco das Dunas

Número de Mensagens : 4296
Idade : 44
Localização : Campos - RJ
Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
Pontos : 9904
Data de inscrição : 02/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Marcha Lenta (Literalmente) Empty Legal!

Mensagem por Victor Hugo (vtr_kd) Seg Mar 14, 2011 3:22 pm

Fabrício-RJ escreveu:É um spray descarbonizante, vem em lata tipo aerosol, parece uma lata de óleo Desingripante, tipo wd 40.
é utilizado para este serviço.

Marcha Lenta (Literalmente) Car%2080

Achado em autopeças.

Perfeitoooooo! Já comprarei este domingo, tenho que fazer uma manutenção no buggy, vou trocar o filtro de comb. do lugar pois está em cima do coletor... =S

Junto com este serviço farei este do CAR 80... muito obrigado Fabrício!
Victor Hugo (vtr_kd)
Victor Hugo (vtr_kd)
Desbravador
Desbravador

Número de Mensagens : 158
Idade : 33
Localização : Sâo Paulo
Tipo de Buggy : Fercar Naja-One 2002
Motor: 1600 Monocarburado
Carbura: H30 Pic
Pneus:: Diant.: Rosava 185/70 R14 Tras: Maxxis Bravo A/T 235/75 R15
Ignição Eletrônica, Alternador

Pontos : 4987
Data de inscrição : 11/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Marcha Lenta (Literalmente) Empty Re: Marcha Lenta (Literalmente)

Mensagem por Fabrício®© Seg Mar 14, 2011 3:31 pm

blz, qualquer coisa estamos aí!
Fabrício®©
Fabrício®©
Louco das Dunas
Louco das Dunas

Número de Mensagens : 4296
Idade : 44
Localização : Campos - RJ
Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
Pontos : 9904
Data de inscrição : 02/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Marcha Lenta (Literalmente) Empty Re: Marcha Lenta (Literalmente)

Mensagem por jperson Seg Mar 14, 2011 4:14 pm

Depois de tudo limpo, regule a marcha lenta.
Acelere no parafuso da borboleta até 800/900 rpm, depois feche o parafuso da mistura(fica do lado direito e tem uma mola para mante-lo fixo) até o motor ameaçar a morrer, volte meia volta ou um pouco mais. Repita a operação até ficar OK.
A marcha lenta estará correta ao acelerar fundo e soltar, o motor se estabilizar, não cair a rotação.
jperson
jperson
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4836
Idade : 63
Localização : IJUI-RS
Pontos : 10777
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Marcha Lenta (Literalmente) Empty Re: Marcha Lenta (Literalmente)

Mensagem por Fabrício®© Seg Mar 14, 2011 4:16 pm

é isso aê, o jperson fechou com chave de ouro complementando a explicação.
Fabrício®©
Fabrício®©
Louco das Dunas
Louco das Dunas

Número de Mensagens : 4296
Idade : 44
Localização : Campos - RJ
Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
Pontos : 9904
Data de inscrição : 02/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Marcha Lenta (Literalmente) Empty Re: Marcha Lenta (Literalmente)

Mensagem por jperson Seg Mar 14, 2011 4:18 pm

É isso aí Fabricio, estamos aí para ajudar, no que eu sei colaboro sempre.
jperson
jperson
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4836
Idade : 63
Localização : IJUI-RS
Pontos : 10777
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Marcha Lenta (Literalmente) Empty Agora fechou!

Mensagem por Victor Hugo (vtr_kd) Seg Mar 14, 2011 4:29 pm

Legal galera, agradeço muito e espero um dia parar de só postar dúvidas e adquirir este conhecimento de vcs! farei tudo o que foi mandado e depois posto o resultado... se bobear até um videozinho com a marcha lenta dele!

Obrigado a todos!
Victor Hugo (vtr_kd)
Victor Hugo (vtr_kd)
Desbravador
Desbravador

Número de Mensagens : 158
Idade : 33
Localização : Sâo Paulo
Tipo de Buggy : Fercar Naja-One 2002
Motor: 1600 Monocarburado
Carbura: H30 Pic
Pneus:: Diant.: Rosava 185/70 R14 Tras: Maxxis Bravo A/T 235/75 R15
Ignição Eletrônica, Alternador

Pontos : 4987
Data de inscrição : 11/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Marcha Lenta (Literalmente) Empty Re: Marcha Lenta (Literalmente)

Mensagem por Fabrício®© Seg Mar 14, 2011 4:31 pm

É isso ai, por isso não saio deste forum nunca.
Fabrício®©
Fabrício®©
Louco das Dunas
Louco das Dunas

Número de Mensagens : 4296
Idade : 44
Localização : Campos - RJ
Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
Pontos : 9904
Data de inscrição : 02/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Marcha Lenta (Literalmente) Empty Re: Marcha Lenta (Literalmente)

Mensagem por Bugólatra Seg Mar 14, 2011 7:27 pm

A galera já deu boas dicas e você fazendo o que eles indicaram provavelmente vai sanar o seu defeito mas eu acho que ainda tem um pequeno detalhe que ta ajudando a atrapalhar as rápidas acelerações, como você citou que o motor estando em marcha lenta ele funciona perfeitamente mas ao pisar fundo no acelerador em vez de o motor subir as rotações ele faz é morrer então eu penso que o seu giclê esta muito pequeno pra suprir a alimentação do motor em altas rotações, as numerações dos giclês apara o carburador solex/brosol para fuscas elas vão de 115 até 135 e geralmente eu vejo gente usando o 115 quando na verdade o ideal seria o 135, pensando que isso faz economizar combustível mas isso as vezes faz é atrapalhar o bom funcionamento do motor, tem que achar um giclê ideal ao seu carro, no meu caso eu estava usando o 122,5 mas as vezes eu notava que o carro sentia falta de combustível pois as ele fazia a mesma coisa que o seu carro faz quando você acelera fundo, então botei um giclê 125 a coisa diminuiu mas não parou então eu botei um 127,5 e pronto, ficou ótimo, e o melhor foi que não percebi grande aumento no consumo não.
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11754
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Marcha Lenta (Literalmente) Empty Re: Marcha Lenta (Literalmente)

Mensagem por Fabrício®© Seg Mar 14, 2011 9:32 pm

Bem lembrado evilasio, eu tb estava com este problema, a um tempo atrás fiz o que vc falou, mas usei o 125, ainda não está 100%, tem hora que da uma minima falha, mas quem conhece percebe, vou por um gicle na medida que vc citou e reparar o que irá ocorrer.
Fabrício®©
Fabrício®©
Louco das Dunas
Louco das Dunas

Número de Mensagens : 4296
Idade : 44
Localização : Campos - RJ
Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
Pontos : 9904
Data de inscrição : 02/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Marcha Lenta (Literalmente) Empty Boa Evilásio!

Mensagem por Victor Hugo (vtr_kd) Seg Mar 14, 2011 10:44 pm

Evilásio, boa colocação man, nunca sequer chegaram a comentar este ponto... vou tentar os procedimentos... se eu ver que não resolve vou partir pra esta alternativa... sanando de vez o problema eu ficarei tranquilo!
rsrsrs... muito obrigado mesmo!
Victor Hugo (vtr_kd)
Victor Hugo (vtr_kd)
Desbravador
Desbravador

Número de Mensagens : 158
Idade : 33
Localização : Sâo Paulo
Tipo de Buggy : Fercar Naja-One 2002
Motor: 1600 Monocarburado
Carbura: H30 Pic
Pneus:: Diant.: Rosava 185/70 R14 Tras: Maxxis Bravo A/T 235/75 R15
Ignição Eletrônica, Alternador

Pontos : 4987
Data de inscrição : 11/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Marcha Lenta (Literalmente) Empty Re: Marcha Lenta (Literalmente)

Mensagem por jperson Ter Mar 15, 2011 7:16 am

Tem outra coisa que atrapalha a aceleração rápida, o gicle de marcha lenta, ele funciona também como gicle intermediario, se for pequeno ou estiver parcialmente obstruido atrapalha a aceleração.
jperson
jperson
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4836
Idade : 63
Localização : IJUI-RS
Pontos : 10777
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Marcha Lenta (Literalmente) Empty Re: Marcha Lenta (Literalmente)

Mensagem por Convidad Ter Mar 15, 2011 7:36 am

Victor lendo o tópico fiquei em dúvida!! Esse engasgo é com o carro parado acelerando o motor rapidamente, é andando quando se pisa no aceleador com mais vontade ou nas duas situações??? Pode parecer indiferente mas não é ... esssas circunstâncias podem definir se o carburador está dando falta (é o caso de mexer nos gigleurs como disseram os companheiros), excesso (afogamento como citou aí é regulagem de bóia) ou mesmo problema na injeção ou bomba de aceleração rápida do carburador onde somente com limpeza troca do diafragma e injetor que também pode estar pequeno.
Nada disso é um grande problema, tudo de fácil solução, só tem que ter um pouco de paciência. Acertar o diagnóstico é fundamental para resolver o problema e não perder tempo e dinheiro. Na dúvida faça a limpeza completa e ajuste a giglagem pela tabela que não haverá erro.

https://2img.net/r/ihimizer/i/brosol2.jpg/

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Marcha Lenta (Literalmente) Empty Com ele parado!

Mensagem por Victor Hugo (vtr_kd) Ter Mar 15, 2011 7:48 am

Márcio,
Bom dia man,

Então, como eu dizia ele estava com este problema até que do nada ele meio que consertou, só que hoje na verdade o problema que to tendo é com a marcha lenta estar bem lenta memso, em torno de 300 rpm...

Mas recebi ótimas dicas e serviços que quando comprei o buggy não fiz nenhuma, farei elas assim que o buggy voltar pra casa, pois hoje até quinta ele está na oficina...
Victor Hugo (vtr_kd)
Victor Hugo (vtr_kd)
Desbravador
Desbravador

Número de Mensagens : 158
Idade : 33
Localização : Sâo Paulo
Tipo de Buggy : Fercar Naja-One 2002
Motor: 1600 Monocarburado
Carbura: H30 Pic
Pneus:: Diant.: Rosava 185/70 R14 Tras: Maxxis Bravo A/T 235/75 R15
Ignição Eletrônica, Alternador

Pontos : 4987
Data de inscrição : 11/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Marcha Lenta (Literalmente) Empty Re: Marcha Lenta (Literalmente)

Mensagem por Convidad Ter Mar 15, 2011 7:57 am

Seu carro deveria ter algum cisco atrapalhando a passagem correta de combustível pelos gigleurs ... a gasolina de boa qualidade e o uso mais severo devem ter resolvido o problema. Agora, rotação a 300 Rpm é muito baixa, pode ser que pela trepidação ele possa ter desregulado o parafuso de abertura da borboleta (aceleração) ... isso acontece se a molinha não estiver dando pressão suficiente para sustentar o parafuso na posição de regulagem (aí é só trocar e subir a rotação para o desejável).
Abração.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Marcha Lenta (Literalmente) Empty Re: Marcha Lenta (Literalmente)

Mensagem por Fabrício®© Ter Mar 15, 2011 9:29 am

Mais uma dica;
Uma coisa que também causa engasgos na aceleração é o avanço a vacuo, se estiver com o diafragma do avanço furado, ou até mesmo a mesa do distribuidor trancada, causa engasgos... mas acho que não é o seu caso.
Se quiser testar o funcionamento da mesa, solte a mangueira do avanço no carburador, abra o distribuidor e com uma bomba de vacuo, veja se esta irá se mover, se não tiver a bomba, use a boca mesmo e sugue a mangueira... Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
Fabrício®©
Fabrício®©
Louco das Dunas
Louco das Dunas

Número de Mensagens : 4296
Idade : 44
Localização : Campos - RJ
Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
Pontos : 9904
Data de inscrição : 02/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Marcha Lenta (Literalmente) Empty Re: Marcha Lenta (Literalmente)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos