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Regulagem marcha lenta

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Mensagem por Alvaro Seg Dez 14, 2009 2:37 pm

Oi pessoal

Como faço a regulagem da marcha lenta ?

Preciso de uma explicação "passo a passo" (sou apenas "Fuçador" e nao entendo muito de motor).

Dados tecnicos: motor 1600, 1 carburador e sem conta giros no painel.

Grato pelas ajudas que certamente terei.

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Regulagem marcha lenta Empty Re: Regulagem marcha lenta

Mensagem por jperson Seg Dez 14, 2009 3:02 pm

É bem simples, localize no carburador o parafuso que regula a rotação do motor, fica junto com o cabo do acelerador, regule para uma rotação entre 800 e 900 rpm, voce vai saber de ouvido quando está legal, nem muito baixa, nem muito alta.
Agora vá para um parafuso com uma mola que tem no lado esquerdo na base do carbura, melhor com uma chave de fenda, vá fechando o parafuso sentido horario até o motor ameaçar morrer, aí volte uma volta ou uma volta e meia até se estabilizar e está ok.
Se não ficar bom refaça o serviço.
Tem um outro modo também, que é regular o motor desligado primeiro.
Voce vai no parafuso da mistura aquele com a mola e fecha ele até enconstar no fundo(sem forçar), daí volta 1 volta e meia.
Liga o motor e vai no parafuso do cabo do acelerador e regula a rotação.
A marcha lenta está bem regulada quando voce acelerar com vontade e soltar rápido o motor continua funcionando sem morrer ou ameaçar morrer.
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Mensagem por Alvaro Ter Dez 15, 2009 1:30 pm

Grato jperson

Segui as orientaçoes e parece que deu certo. Quando solto de uma vez o acelerador o motor nao morre mais (fica so na lenta).

Mais uma pergunta: Pra que serve a peça indicada na foto ? No meu buggy tem 1 pequena mangueira (3 cm) encaixada nela e com 1 parafuso na outra extremidade. O parafuso esta apertado ate o "talo" impedindo a entrada de ar (pelo o que parece). Com o motor funcionando, tirei essa mangueira e nada aconteceu com a rotação do motor.

Regulagem marcha lenta Carburador30pic
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Regulagem marcha lenta Empty Duvida!!!

Mensagem por Farina Ter Dez 15, 2009 2:28 pm

Essa mangueira normalmente vai ligada ai avanço a vacuo na distribuição, alguns modelos da BRM vem com distribuidor para injeção e ai não usa essa mangueira não é o correto mas funciona...

Abraço

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Mensagem por jperson Ter Dez 15, 2009 3:05 pm

É isso aí que o Farina falou.
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Regulagem marcha lenta Empty Obrigado...!!Valeu

Mensagem por joicy Sex Jun 04, 2010 9:49 pm

..tenho um golzinho chaleirinha com as dicas aqui do topico regulei meu solex e agora o quadradinho ta tinindo...numa outra oportunidade volto pra saber mais um pouco.. valeu...!!!

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Mensagem por jperson Sáb Jun 05, 2010 7:18 am

Joicy, bem vindo, sinta-se em casa.
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Mensagem por Bugólatra Sáb Abr 09, 2011 5:45 pm

joicy escreveu:..tenho um golzinho chaleirinha com as dicas aqui do topico regulei meu solex e agora o quadradinho ta tinindo...numa outra oportunidade volto pra saber mais um pouco.. valeu...!!!
Seja bem vindo(a) Joicy, hehe como no perfil dessa pessoa não esta mostrando o sexo então fiquei curioso pra saber se esse nome pronuncia-se Jóice (feminino) ou Joicí (masculino).
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Mensagem por DakarItape Sáb Ago 04, 2012 3:45 pm

O texto não é de minha autoria, foi retirado de outro fórum, que agora não me lembro o nome...

Devemos lembrar que esta regulagem somente afeta o funcionamento em baixa.
Em alta é o tamanho dos gicleurs que define a regulagem e aquele parafuso de mistura não atua em nada.
Assim para regular a mistura de lenta eu costumo fazer o seguinte.
Feche tudo como o Rafinha disse e volte o parafuso uma volta e meia a duas.
Ligue o motor e aguarde seu aquecimento.
Vá fechando o parafuso de mistura até a rotação começar a cair. Este ponto é onde o motor começa a ficar instável, vamos chamar esta posição de posição 1.
Vá voltando (abrindo) contando as voltas até o motor chegar na máxima rotação. Em geral uma volta e meia a partir da posição 1. esta é a posição 2. Continue abrindo contando as voltas até perceber que a rotação começa a cair um pouco (menos perceptível que no ponto 1) este é o ponto 3.
E aí qual a posição que se deve deixar o parafuso da mistura?
O ideal é exatamente no meio do caminho entre as posições 2 e 3, pois esta é região de maior estabilidade da marcha lenta.
Assim temos 3 possibilidades conforme a experiência de cada um
a) Se consegui definir os 3 pontos, deixe a regulagem entre os pontos 2 e 3.
Este é o ponto ideal.
b) Se não conseguiu definir o ponto 3 ( o mais difícil de perceber), deixe a regulagem meia volta mais aberta que a posição 2 (uma aproximação boa).
c) Se não conseguiu definir o ponto 2 (relativamente fácil de achar, a não ser que exista entrada falsa de ar a qual deve rá ser corrigida), avance 2 voltas em relação à posição 1 ( uma aproximação razoável).

Vejam que o carburador funciona bem numa larga faixa de regulagens e a minha sugestão é baseada na melhor regularidade possível da marcha lenta.
Esta regularidade ocorre aproximadamente com mistura levemente rica.
Outra possibilidade é regular a carburação com foco em emissões, aí ele ficará muito próxima ao ponto 1. em geral meia volta mais aberta que o ponto 1. Não é a melhor situação para esta regulagem do ponto de vista de linearidade, mas já funciona.
Se considerarmos a regulagem visando emissões e a que visa linearidade do motor, temos uma diferença em alguns carros de mais de 2 voltas!
Assim a chance de sucesso nesta regulagem deixando o motor com a marcha lenta boa é muito grande mesmo para os menos experientes.
Caso não consiga estabilizar a marcha lenta provavelmente existirá alguma entrada falsa de ar.
Outra dica é regulara a rotação no parafuso de abertura da borboleta (parafuso de marcha lenta) a cada ponto determionado, pois como a rotação varia com a regulagem da mistura ela deve ser reajustada.
Após a determinação da regulagem final da mistura revise finalmente o parafuso de marcha lenta e curta seu Fusca.[u]
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Mensagem por Marcus Ribeiro Sáb Ago 04, 2012 5:20 pm

jperson escreveu:É bem simples, localize no carburador o parafuso que regula a rotação do motor, fica junto com o cabo do acelerador, regule para uma rotação entre 800 e 900 rpm, voce vai saber de ouvido quando está legal, nem muito baixa, nem muito alta.
Agora vá para um parafuso com uma mola que tem no lado esquerdo na base do carbura, melhor com uma chave de fenda, vá fechando o parafuso sentido horario até o motor ameaçar morrer, aí volte uma volta ou uma volta e meia até se estabilizar e está ok.
Se não ficar bom refaça o serviço.
Tem um outro modo também, que é regular o motor desligado primeiro.
Voce vai no parafuso da mistura aquele com a mola e fecha ele até enconstar no fundo(sem forçar), daí volta 1 volta e meia.
Liga o motor e vai no parafuso do cabo do acelerador e regula a rotação.
A marcha lenta está bem regulada quando voce acelerar com vontade e soltar rápido o motor continua funcionando sem morrer ou ameaçar morrer.

como vou saber se estar batendo 800 A 900 RPM... com que instrumento...
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Mensagem por jperson Sáb Ago 04, 2012 5:31 pm

Normalmente se usa um contagiros, mas a maioria não tem, aí voce regula de ouvido.
A regulagem original dos motores a ar e por a.í,No seu caso a regulagem está ok quando a luz(caso do dinamo) ameaça apagar, a luz vermelha do velocimetro..
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Mensagem por Convidad Sáb Ago 04, 2012 8:24 pm

jperson escreveu:Normalmente se usa um contagiros, mas a maioria não tem, aí voce regula de ouvido.
A regulagem original dos motores a ar e por a.í,No seu caso a regulagem está ok quando a luz(caso do dinamo) ameaça apagar, a luz vermelha do velocimetro..

Regulagem sem o contagiros é como falou o JP, precisa de sensibilidade que vem com o tempo e tentando acertar a marcha lenta.... treino, treino e treino!! Não é difícil é até bem simples...

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Mensagem por lubisomem01 Sáb Ago 04, 2012 8:54 pm

com um puco de habilidade e bom censo voce vai ver e sentir se o motor esta muito acelerado na marcha lenta ai é só fazer a correção, ok.
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Mensagem por Fabrício®© Sáb Ago 04, 2012 10:31 pm

é isso ai, como os amigos falaram, vc precisa ter sensibilidade, sentir o motor trabalhar com armonia, tipo um reloginho, ai irá acertar o ponto da marcha lenta.
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