Meu BUG de 25 anos atrás, mas que ainda está comigo
+9
Clayton
Nil
Beco
Reinaldo
Luciano Bohn
jperson
ClaudioLC
Bugólatra
Eduardo Hilton
13 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Seguem fotos de meu BUG
Projeto meu, chassi próprio, com a casca de um Bugre. Na estrada dirijo com um Joystick. Feito para ter facilidade na manutenção.
Abraços
Eduardo Hilton
Projeto meu, chassi próprio, com a casca de um Bugre. Na estrada dirijo com um Joystick. Feito para ter facilidade na manutenção.
Abraços
Eduardo Hilton
Eduardo Hilton- Buggueiro
- Número de Mensagens : 30
Tipo de Buggy : Chassi próprio, com carroçaria baseado no Bugre
Pontos : 3598
Re: Meu BUG de 25 anos atrás, mas que ainda está comigo
Bem diferente, gostei da personalização, parabéns.
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
- Número de Mensagens : 4999
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11962
Beleza, vou ver se depois escaneio fotos e coloco imagens do chassi dele que não é do fusca.
Abraços
Eduardo Hilton
Abraços
Eduardo Hilton
opa agora nesse post vi que a carroceria é mesmo de um bugre, ou partiu de um bugre . Eu pessoalmente adoro esses desenhos antigos, no estilo californiano.
vou acompanhar também, aprender e conhecer como foi feito o chassis próprio.
parabéns pelo projeto !
vou acompanhar também, aprender e conhecer como foi feito o chassis próprio.
parabéns pelo projeto !
ClaudioLC- Desbravador
- Número de Mensagens : 179
Tipo de Buggy : Zuggy
Pontos : 4497
Oi Claudio
Só usei a casca bem de cima dele, a parte de baixo fiz toda.
Abraços
Eduardo Hilton
Só usei a casca bem de cima dele, a parte de baixo fiz toda.
Abraços
Eduardo Hilton
Gostei.
Tem mais detalhes?
Tem mais detalhes?
jperson- Moderador
- Número de Mensagens : 4836
Pontos : 10985
Segue um pequeno relato com fotos.
Na foto acima a desmontagem do BUG original.
Soldagem e montagem do chassi.
Chassi pronto, falta agora acertar a fibra ao chassi. A fibra tem que ser cortada sem dó. A posição do banco já está definida depois de muito ser testada. A posição do guidon saiu depois do banco, bem como a posição do freio de mão a alavanca de marchas. Tudo foi testado antes, inclusive posição das pedaleiras, que estão perfeitamente centradas em relação ao guidon.
Reparem nestas fotos a fixação do eixo dianteiro, pelas laterais e não pelo meio. Pedaleira, marcha e freio de mão definidos, o caster também, um pouco maior que o original.
Na foto acima, pode-se ver a frente já cortada e agora já da para estudar o posicionamento desta parte.
Repare que as parte frontal e traseiras já estão na posição. O bug ficará 120 mm maior que o original, já que o meu objetivo era conforto para dirigir.
O Regis que ai aparece, não sabia nem laminar, mas foi minha grande ajuda. Alias aprendeu ai também a fazer parte elétrica, pois fiz os esquemas elétricos e aos poucos conseguiu ligar tudo só cometendo 3 pequenos erros que rapidamente acertei. Foi uma baita ajuda.
A articulação da frente é feita com rolamento. Zero manutenção em 20 anos aproximadamente.
Poliuretano, foi desta forma que fiz sumir a estrutura metálica no bug. Depois de colocar o poliuretano, coloquei fibra nos dois lados. Por dentro, perto da pedaleira, o poliuretano foi desbastado para afastar da pedaleira.
A frente já definida, com lanternas que a roda não pega na fiação. Para as lanternas, internamente foi colocada em fibra uma chapa de proteção contra água. Nesta foto a lateral já está acertada com 120 mm a mais, e a fibra agora já pertence ao chassi.
Reparem nesta foto, que o motor, câmbio e suspenção entram tudo junto. Uma só pessoa monta, basta pegar pelo escapamento. Este conjunto é preso por apenas 6 parafusos. Com este sistema já troquei a cilindrada com o motor no local.
Motor sendo montado.
Motor já montado no local e traseira pronta para ir no seu ponto de giro.
Traseira montada. Reparem onde é o ponto de giro. Reparem também que existe uma caixa para a bateria, que fica protegida de pedras, areia, etc. Reparem também na caixa do estepe. A lanterna traseira possui também uma proteção contra água, areia e pedras.
Como ficou após todos os cortes.
Já articulando.
Montado e pintado.
Espero que com isso dá para terem uma idéia do que foi feito.
Abraços
Eduardo Hilton
Na foto acima a desmontagem do BUG original.
Soldagem e montagem do chassi.
Chassi pronto, falta agora acertar a fibra ao chassi. A fibra tem que ser cortada sem dó. A posição do banco já está definida depois de muito ser testada. A posição do guidon saiu depois do banco, bem como a posição do freio de mão a alavanca de marchas. Tudo foi testado antes, inclusive posição das pedaleiras, que estão perfeitamente centradas em relação ao guidon.
Reparem nestas fotos a fixação do eixo dianteiro, pelas laterais e não pelo meio. Pedaleira, marcha e freio de mão definidos, o caster também, um pouco maior que o original.
Na foto acima, pode-se ver a frente já cortada e agora já da para estudar o posicionamento desta parte.
Repare que as parte frontal e traseiras já estão na posição. O bug ficará 120 mm maior que o original, já que o meu objetivo era conforto para dirigir.
O Regis que ai aparece, não sabia nem laminar, mas foi minha grande ajuda. Alias aprendeu ai também a fazer parte elétrica, pois fiz os esquemas elétricos e aos poucos conseguiu ligar tudo só cometendo 3 pequenos erros que rapidamente acertei. Foi uma baita ajuda.
A articulação da frente é feita com rolamento. Zero manutenção em 20 anos aproximadamente.
Poliuretano, foi desta forma que fiz sumir a estrutura metálica no bug. Depois de colocar o poliuretano, coloquei fibra nos dois lados. Por dentro, perto da pedaleira, o poliuretano foi desbastado para afastar da pedaleira.
A frente já definida, com lanternas que a roda não pega na fiação. Para as lanternas, internamente foi colocada em fibra uma chapa de proteção contra água. Nesta foto a lateral já está acertada com 120 mm a mais, e a fibra agora já pertence ao chassi.
Reparem nesta foto, que o motor, câmbio e suspenção entram tudo junto. Uma só pessoa monta, basta pegar pelo escapamento. Este conjunto é preso por apenas 6 parafusos. Com este sistema já troquei a cilindrada com o motor no local.
Motor sendo montado.
Motor já montado no local e traseira pronta para ir no seu ponto de giro.
Traseira montada. Reparem onde é o ponto de giro. Reparem também que existe uma caixa para a bateria, que fica protegida de pedras, areia, etc. Reparem também na caixa do estepe. A lanterna traseira possui também uma proteção contra água, areia e pedras.
Como ficou após todos os cortes.
Já articulando.
Montado e pintado.
Espero que com isso dá para terem uma idéia do que foi feito.
Abraços
Eduardo Hilton
Parabéns Eduardo, belíssimo trabalho e devidamente registrado.............. showw......
Luciano Bohn- Homem das Dunas
- Número de Mensagens : 2187
Tipo de Buggy : SEM BUGGY NO MOMENTO.........
Pontos : 7276
Eduardo, bom dia.
Parabéns pelo projeto!
Tem mais detalhes da fixação do "powertrain" na traseira?
Você fez algum desenho ou esboço disso?
Reinaldo
Parabéns pelo projeto!
Tem mais detalhes da fixação do "powertrain" na traseira?
Você fez algum desenho ou esboço disso?
Reinaldo
Vou ver se tenho fotos
Cara, muito legal! A carroceria é de um Glaspac e não de um Bugre, mas ficou muito bom, mesmo!
mas não entendi a história de dirigir com um joystick na estrada! como funciona?
Caraca, procuro detalhes desse buggy a mais de 10 anos!! Parabens Eduardo Hilton. Até hj só conhecia essa foto que voce esta ao lado, a do buggy pronto com as partes basculadas e algumas informações superficiais.
Ficou realmente um belo trabalho e na carroceria do Glaspac ficou perfeito.
Ficou realmente um belo trabalho e na carroceria do Glaspac ficou perfeito.
Nil- Homem das Dunas
- Número de Mensagens : 3761
Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos : 10314
Legal! Assim fica muito fácil a manutenção! Mas e os documentos, como ficou?
Clayton- Atolado na Lama
- Número de Mensagens : 1397
Tipo de Buggy : Glaspac 1971
Pontos : 7308
O Joystick nada mais é que uma alavanca tipo manche de avião, que vai ligado na barra de direção. O curso é pequeno e por isso só serve para estrada. A qualquer instante você desacopla ele. O volante sempre fica ativo. Em emergência se necessitar mexer no volante ele vai funcionar até um ponto, após isso, ele endurece um pouco mas não para de funcionar. Se desativar o Joystick, o volante continuará normal.
Abraços
Eduardo Hilton
Abraços
Eduardo Hilton
Valeu. Achei que era de um Bugre, mas já via agora que era um Glapac. A documentação está como bug. Normal.
PS: o Joystick funciona com duas polias de correias denteda, que unem a barra de direção e a barra do Joystick. Lembrando porém que o Joystick desacopla, ou patina se a gente forçar na direção. Andar na estrada é uma delícia com este artifício. Não entendo como os carros não saem da fábrica já com isso.
Abraços
Eduardo Hilton
PS: o Joystick funciona com duas polias de correias denteda, que unem a barra de direção e a barra do Joystick. Lembrando porém que o Joystick desacopla, ou patina se a gente forçar na direção. Andar na estrada é uma delícia com este artifício. Não entendo como os carros não saem da fábrica já com isso.
Abraços
Eduardo Hilton
posta uma foto desse joystick instalado ?
ClaudioLC- Desbravador
Reinaldo, não achei fotos da parte traseira. De qualquer forma, fiz 4 "U", que montei deitados. Estes "U" recebem o tubo da barra de torção. Dois destes "U" Os centrais, possuem uma capa parafusada, dois parafusos cada, tipo uma biela. Quando eu parafuso esta capa, o conjunto fica totalmente preso. Para não girar, o chassi se apoia no ponto onde normalmente é apoiado a carrocharia dos carros na suspensão traseira. São ai mais 2 pontos, totalizando 6 parafusos para soltar toda a traseira.
Abraços
Eduardo Hilton
Abraços
Eduardo Hilton
OI Claudio. Estou tendo que alargar os paralamas, pois coloquei duas rodas aro 10" na traseira com 255 e duas 8" com 225 aro 15. Como o offset da roda era maior do que imaginei, as rodas passaram o paralama. Desta forma o BUG está só pó de fibra. Assim que conseguir acertar ele, vou ver se tiro umas fotos e posto.
Abraços
Eduardo HIlton
Abraços
Eduardo HIlton
valeu Hilton !
abração
abração
ClaudioLC- Desbravador
Eduardo, boa noite.Eduardo Hilton escreveu:Reinaldo, não achei fotos da parte traseira. De qualquer forma, fiz 4 "U", que montei deitados. Estes "U" recebem o tubo da barra de torção. Dois destes "U" Os centrais, possuem uma capa parafusada, dois parafusos cada, tipo uma biela. Quando eu parafuso esta capa, o conjunto fica totalmente preso. Para não girar, o chassi se apoia no ponto onde normalmente é apoiado a carrocharia dos carros na suspensão traseira. São ai mais 2 pontos, totalizando 6 parafusos para soltar toda a traseira.
Abraços
Eduardo Hilton
Se você ainda tem o Buggy e se você puder/quiser tirar novas fotos dos detalhes e postar aqui, seria muito bom pois é de grande interesse de todos.
Também estou curioso para ver o sistema do joystick...
Abraço.
Reinaldo
Oi Reinaldo, ele atualmente está só pó de fibra, já que estou mexendo nos paralamas dele e tá tudo bagunçado. Assim que terminar ele, vou limpá-lo e tirar fotos da ficação traseira e do Joystick, ambos bem simples.
Abraços
Eduardo Hilton
Abraços
Eduardo Hilton
Hilton essas rodas gauchas serão vendidas ? caso sim quais medidas, e valor ?
ClaudioLC- Desbravador
Sim serão vendidas. Estão com os Pneus Michelam acredito que com mais de meia vida. Ainda não tenho preço, mas estou aberto, já que as rodas já estão fora do BUG.
Se tiver alguma proposta pode entrar em contato comigo direto. Veja abaixo;
Eduardo Hilton
Tel 011 43540347
Cel 011 996027069
eduhilto@kbonet.com.br
Se tiver alguma proposta pode entrar em contato comigo direto. Veja abaixo;
Eduardo Hilton
Tel 011 43540347
Cel 011 996027069
eduhilto@kbonet.com.br
Faltou, são aro 14, acho que a traseira é tala 10 ou 8 e a dianteira 8 ou 6, teria que medir.
Abraços
Eduardo Hilton
Abraços
Eduardo Hilton
Página 1 de 2 • 1, 2