Restauração do Bugre IV
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Re: Restauração do Bugre IV
E ai Clayton tudo bem? Ainda não pintei os tambores... preciso de uma tinta para alta temperatura. Sei que existe em spray mas talvez pinte quando for pintar as rodas, em breve.Clayton escreveu:Boa Enrico, aproveita e pinta os tambores também.
Re: Restauração do Bugre IV
está indo muito bem! força total! vai estar com um lindo Bugre pra curtir o verão.
Gostei do serviço na pedaleira, Custo baixo, capricho e resultado ótimo!
vou por na minha lista pra fazer também.
Gostei do serviço na pedaleira, Custo baixo, capricho e resultado ótimo!
vou por na minha lista pra fazer também.
Novos Itens da Parte Elétrica
Valeu Zefinho, a opção de comprar uma outra pedaleira além de ser difícil de encontrar em bom estado, sai bem mais caro.
E essa é uma das partes mais legais de ter um Buggy, poder mexer nele. Com o tempo a gente acaba conhecendo cada detalhe e vai deixando ao nosso gosto.
Hoje chegou o par de faróis que serão instalados junto com o chicote elétrico. Ainda não sei quando farei a instalação mas já vou adiantando a apresentação dos itens para quem estiver procurando algo similar.
Chicote Elétrico
Ele tem aterramento específico para Buggy segundo o fabricante. Vem com caixa fusíveis de lâmina, conectores identificados e 3 esquemas completos, inclusive um específico para a chave de seta.
Link do produto: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-637549651-chicote-buggy-caixa-fusivel-completo-motor-fusca-esquemas-_JM
Faróis e Lâmpadas
Os faróis que vieram no Bugre são modelo "SEALED BEAM" (onde todo o corpo de vidro do farol é a própria lâmpada) e não estavam funcionando.
O "SEALED BEAM" (bloco óptico selado) é um farol antigo de 75W, mais forte que os de lâmpadas halogenas atuais (55/60W). Raramente queima, resistente a água e equipava os Fuscas, Kombis e Jeeps antigos.
Este novo conjunto utiliza lâmpadas automotivas H4 (farol alto e baixo na mesma lâmpada) fáceis de encontrar no mercado.
Junto também veio uma Luz Vigia de Led Branco que vai instalada dentro do farol.
Link do produto: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-641932455-farol-principal-gaiola-buggy-para-adaptar-usa-lampada-h4-_JM
E essa é uma das partes mais legais de ter um Buggy, poder mexer nele. Com o tempo a gente acaba conhecendo cada detalhe e vai deixando ao nosso gosto.
Hoje chegou o par de faróis que serão instalados junto com o chicote elétrico. Ainda não sei quando farei a instalação mas já vou adiantando a apresentação dos itens para quem estiver procurando algo similar.
Chicote Elétrico
Ele tem aterramento específico para Buggy segundo o fabricante. Vem com caixa fusíveis de lâmina, conectores identificados e 3 esquemas completos, inclusive um específico para a chave de seta.
Link do produto: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-637549651-chicote-buggy-caixa-fusivel-completo-motor-fusca-esquemas-_JM
Faróis e Lâmpadas
Os faróis que vieram no Bugre são modelo "SEALED BEAM" (onde todo o corpo de vidro do farol é a própria lâmpada) e não estavam funcionando.
O "SEALED BEAM" (bloco óptico selado) é um farol antigo de 75W, mais forte que os de lâmpadas halogenas atuais (55/60W). Raramente queima, resistente a água e equipava os Fuscas, Kombis e Jeeps antigos.
Este novo conjunto utiliza lâmpadas automotivas H4 (farol alto e baixo na mesma lâmpada) fáceis de encontrar no mercado.
Junto também veio uma Luz Vigia de Led Branco que vai instalada dentro do farol.
Link do produto: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-641932455-farol-principal-gaiola-buggy-para-adaptar-usa-lampada-h4-_JM
Última edição por Enrico_UBT em Ter Set 15, 2015 9:22 am, editado 1 vez(es)
ENRICO_UBT- Super Bugueiro
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Troca do Oleo
Enquanto não inicio o processo da pintura (lixamento e reparo na fibra) fiz troca de óleo e limpeza dos componentes.
Segui o tutorial deste vídeo do Tonella e foi bem tranquilo:
https://www.youtube.com/watch?v=8MzlLYlqnDI
Tampa e Peneira
Já limpos com Tínner, a peneira deu um pouco de trabalho para sair pois as duas juntas que fazem a vedação estavam coladas com silicone. Fiz a remoção com uma chave de fenda pequena, com bastante cuidado, mas mesmo assim amassou um pouco a borda. Como ela é feita de alumínio e bem fina, foi relativamente fácil alinhar novamente.
Oleo e Juntas
3 Litros 20W-50 R$ 39,00 + 2 juntas da peneira R$ 1,00
Retrovisor
Aproveitei para pintar a peça de metal da articulação do retrovisor e a chapinha que faz a fixação na moldura do para-brisa.
Moldura do Para-Brisa
Fiz uma limpeza na moldura usando uma solução de detergente neutro + vinagre, esfregando com uma lixa bem fina. Já deu pra notar a diferença no brilho comparando a parte de cima com a de baixo, porém vou remover os rebites e fazer um serviço mais completo em breve.
Segui o tutorial deste vídeo do Tonella e foi bem tranquilo:
https://www.youtube.com/watch?v=8MzlLYlqnDI
Tampa e Peneira
Já limpos com Tínner, a peneira deu um pouco de trabalho para sair pois as duas juntas que fazem a vedação estavam coladas com silicone. Fiz a remoção com uma chave de fenda pequena, com bastante cuidado, mas mesmo assim amassou um pouco a borda. Como ela é feita de alumínio e bem fina, foi relativamente fácil alinhar novamente.
Oleo e Juntas
3 Litros 20W-50 R$ 39,00 + 2 juntas da peneira R$ 1,00
Retrovisor
Aproveitei para pintar a peça de metal da articulação do retrovisor e a chapinha que faz a fixação na moldura do para-brisa.
Moldura do Para-Brisa
Fiz uma limpeza na moldura usando uma solução de detergente neutro + vinagre, esfregando com uma lixa bem fina. Já deu pra notar a diferença no brilho comparando a parte de cima com a de baixo, porém vou remover os rebites e fazer um serviço mais completo em breve.
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MANUTENÇÃO DO CARBURADOR
Salve salve pessoal, boa noite a todos !
Passados 5 meses do último post que publiquei, volto a ativa novamente !
Escolhi iniciar na limpeza e substituição de alguns componentes do carburador pois ele não responde de imediato quando piso fundo no acelerador, engasga sempre que afundo o pé, em qualquer marcha/velocidade.
Na marcha ré quando o Bugre está em um aclive muito ingrime ele quase não sai do lugar, perde muita potencia. Nessa manutenção vou verificar o nível de combustível dentro da cuba do carburador, analisar a boia os giclês, etc etc
Esta vídeo aula do professor Tonella (link abaixo) será meu guia:
https://www.youtube.com/watch?v=-R-WY-einx0
KIT CARBURADOR (NC PARTS)
R$ 29,00
REMOÇÃO DO CARBURADOR
Bem sujo com areia de praia impregnada por todos os cantos !
DESMONTAGEM DO CARBURADOR
Esta parte onde fica o diafragma estava na situação mais crítica devido ao fato da gasolina fica por mais tempo parada dentro do carburador.
CÂMARA DO DIAFRAGMA DO CARBURADOR
Detalhe com zoom onde nota-se muitos resíduos que contaminam todo o sistema do carburador.
LIMPEZA DO CARBURADOR
Deixando todas as partes de molho no tíner.
PEÇAS LIMPAS DO CARBURADOR
Depois de remover as peças do tíner apliquei WD-40 em todos os orifícios do sistema.
Agora que a limpeza foi finalizada irei levar o carburador em uma oficina especializada para que seja analisado por um profissional antes da montagem.
O conjunto de giclês deste carburador estão fora do padrão ideal definido no tutorial do professor Tonella (lenta 60 / principal 125 ) e vou realizar a troca.
MONTAGEM DO CARBURADOR
A montagem foi bastante tranquila, fiz a regulagem da altura da boia em 3,6 cm conforme recomendado e instalei o carburador no Bugre para testar.
REGULAGEM E VAZAMENTO DO CARBURADOR
Após a instalação levou um certo tempo para dar partida devido ao tempo necessário para preencher o sistema com gasolina e acionei a borboleta do afogador para acelerar o processo.
No primeiro momento aparentemente tudo certo, então saí para dar uma volta. Notei que a aceleração ficou mais eficiente, o Bugre andou com potencia superior a que estava andando.
Pisando fundo em primeira marcha ainda deu uma pequena engasgada (menor do estava antes) e desenvolveu uma aceleração bem melhor. Porém estava desligando o motor em marcha lenta, então retornei para a garagem e removi novamente o carburador para reajustar a altura boia em 3,4 cm. Instalei novamente e verifiquei que sanou o problema, não estava mais morrendo em marcha lenta. Fiz a regulagem do parafuso da mistura e dei mais uma breve rodada para teste. Existe uma pequena entrada falsa de ar pelo eixo da borboleta devido a uma folga de desgaste (foto abaixo).
Na oficina de carburadores que visitei, o mecânico constatou essa folga e indicou a troca do eixo e da borboleta.
Os giclês instalados atualmente são: lenta 70 / principal 122,5
Passados 5 meses do último post que publiquei, volto a ativa novamente !
Escolhi iniciar na limpeza e substituição de alguns componentes do carburador pois ele não responde de imediato quando piso fundo no acelerador, engasga sempre que afundo o pé, em qualquer marcha/velocidade.
Na marcha ré quando o Bugre está em um aclive muito ingrime ele quase não sai do lugar, perde muita potencia. Nessa manutenção vou verificar o nível de combustível dentro da cuba do carburador, analisar a boia os giclês, etc etc
Esta vídeo aula do professor Tonella (link abaixo) será meu guia:
https://www.youtube.com/watch?v=-R-WY-einx0
KIT CARBURADOR (NC PARTS)
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REMOÇÃO DO CARBURADOR
Bem sujo com areia de praia impregnada por todos os cantos !
DESMONTAGEM DO CARBURADOR
Esta parte onde fica o diafragma estava na situação mais crítica devido ao fato da gasolina fica por mais tempo parada dentro do carburador.
CÂMARA DO DIAFRAGMA DO CARBURADOR
Detalhe com zoom onde nota-se muitos resíduos que contaminam todo o sistema do carburador.
LIMPEZA DO CARBURADOR
Deixando todas as partes de molho no tíner.
PEÇAS LIMPAS DO CARBURADOR
Depois de remover as peças do tíner apliquei WD-40 em todos os orifícios do sistema.
Agora que a limpeza foi finalizada irei levar o carburador em uma oficina especializada para que seja analisado por um profissional antes da montagem.
O conjunto de giclês deste carburador estão fora do padrão ideal definido no tutorial do professor Tonella (lenta 60 / principal 125 ) e vou realizar a troca.
MONTAGEM DO CARBURADOR
A montagem foi bastante tranquila, fiz a regulagem da altura da boia em 3,6 cm conforme recomendado e instalei o carburador no Bugre para testar.
REGULAGEM E VAZAMENTO DO CARBURADOR
Após a instalação levou um certo tempo para dar partida devido ao tempo necessário para preencher o sistema com gasolina e acionei a borboleta do afogador para acelerar o processo.
No primeiro momento aparentemente tudo certo, então saí para dar uma volta. Notei que a aceleração ficou mais eficiente, o Bugre andou com potencia superior a que estava andando.
Pisando fundo em primeira marcha ainda deu uma pequena engasgada (menor do estava antes) e desenvolveu uma aceleração bem melhor. Porém estava desligando o motor em marcha lenta, então retornei para a garagem e removi novamente o carburador para reajustar a altura boia em 3,4 cm. Instalei novamente e verifiquei que sanou o problema, não estava mais morrendo em marcha lenta. Fiz a regulagem do parafuso da mistura e dei mais uma breve rodada para teste. Existe uma pequena entrada falsa de ar pelo eixo da borboleta devido a uma folga de desgaste (foto abaixo).
Na oficina de carburadores que visitei, o mecânico constatou essa folga e indicou a troca do eixo e da borboleta.
Os giclês instalados atualmente são: lenta 70 / principal 122,5
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CONTINUAÇÃO DA LIMPEZA DO CARBURADOR
NOVA DESMONTAGEM EM 14/09/2015
O carburador foi desmontado novamente pois não estava injetando combustível como deveria. O canal que liga a cuba de combustível ao reservatório do diafragma estava entupido. Dentro desse canal existe uma esfera que serve como retentor para que a gasolina não volte para a cuba. No caminho até o injetor existe uma outra esfera menor que também faz a função de impedir o retorno do combustível.
Procurei no Google e encontrei um site onde explica como faz a desmontagem e remoção destas duas esferas:
http://1967beetle.com/carburetor-rebuild/
ESFERA DA CUBA
Removi a peça com a ajuda de um parafuso, WD-40 e alicate. A esfera estava oxidada e presa naqueles resíduos do reservatório do diafragma (antes da primeira limpeza).
Muito cuidado na remoção pois a peça é de metal mole e pode trincar ou danificar.
ESFERA DO INJETOR
Removi o pino com alicate de bico e WD-40. Mais uma vez muito cuidado ao remover para não danificar o pino.
PEÇAS REMOVIDAS
Vou tentar trocar esse pino e a esfera grande por novos. O giclê principal vou trocar por 130 já que o motor é 1600 (está com 122,5 atualmente).
SUBSTITUIÇÃO DO GICLÊ E ESFERA
Com a substituição da esfera e a limpeza da câmara onde ela fica, em conjunto com a troca do giclê principal para 130 o resultado ficou excelente.
Pisando fundo para uma aceleração rápida o carro deixou de engasgar e a aceleração está mais forte.
O pino de travamento da esfera menor não consegui substituir no momento, porém está satisfatório.
O carburador foi desmontado novamente pois não estava injetando combustível como deveria. O canal que liga a cuba de combustível ao reservatório do diafragma estava entupido. Dentro desse canal existe uma esfera que serve como retentor para que a gasolina não volte para a cuba. No caminho até o injetor existe uma outra esfera menor que também faz a função de impedir o retorno do combustível.
Procurei no Google e encontrei um site onde explica como faz a desmontagem e remoção destas duas esferas:
http://1967beetle.com/carburetor-rebuild/
ESFERA DA CUBA
Removi a peça com a ajuda de um parafuso, WD-40 e alicate. A esfera estava oxidada e presa naqueles resíduos do reservatório do diafragma (antes da primeira limpeza).
Muito cuidado na remoção pois a peça é de metal mole e pode trincar ou danificar.
ESFERA DO INJETOR
Removi o pino com alicate de bico e WD-40. Mais uma vez muito cuidado ao remover para não danificar o pino.
PEÇAS REMOVIDAS
Vou tentar trocar esse pino e a esfera grande por novos. O giclê principal vou trocar por 130 já que o motor é 1600 (está com 122,5 atualmente).
SUBSTITUIÇÃO DO GICLÊ E ESFERA
Com a substituição da esfera e a limpeza da câmara onde ela fica, em conjunto com a troca do giclê principal para 130 o resultado ficou excelente.
Pisando fundo para uma aceleração rápida o carro deixou de engasgar e a aceleração está mais forte.
O pino de travamento da esfera menor não consegui substituir no momento, porém está satisfatório.
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FILTRO DE AR
Aproveitando a manutenção do carburador resolvi restaurar o filtro de ar.
ESTADO ORIGINAL
Pintura descascando e pontos de ferrugem por todos os lados.
REMOÇÃO DA TINTA
Usando tíner consegui remover quase toda a tinta, depois usei lixa 400 em todas as partes.
APLICAÇÃO DO FERROX
Depois de 8 horas da pra notar que a cor avermelhada da oxidação foi eliminada. Uma lixa fina bem de leve para remover pequenos resíduos do processo químico e está pronto para pintura.
PINTURA DAS PEÇAS
Apliquei spray uso geral preto, duas demãos.
ARRUELA DE BORRACHA
Para evitar danificar a lata na fixação do filtro, cortei um pedaço de câmara de pneu para fazer uma proteção.
ANTES E DEPOIS
ESTADO ORIGINAL
Pintura descascando e pontos de ferrugem por todos os lados.
REMOÇÃO DA TINTA
Usando tíner consegui remover quase toda a tinta, depois usei lixa 400 em todas as partes.
APLICAÇÃO DO FERROX
Depois de 8 horas da pra notar que a cor avermelhada da oxidação foi eliminada. Uma lixa fina bem de leve para remover pequenos resíduos do processo químico e está pronto para pintura.
PINTURA DAS PEÇAS
Apliquei spray uso geral preto, duas demãos.
ARRUELA DE BORRACHA
Para evitar danificar a lata na fixação do filtro, cortei um pedaço de câmara de pneu para fazer uma proteção.
ANTES E DEPOIS
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Re: Restauração do Bugre IV
Muito bom o capricho.
VIVINHOM- Homem das Dunas
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MOTOR DE ARRANQUE
Chegou a hora da manutenção preventiva no motor de arranque do Bugre. A intenção é verificar o estado das escovas, fazer uma boa limpeza e lubrificação.
Esta manutenção foi feita seguindo as orientações do Professor Tonella no vídeo tutorial abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=99kmCCRlJmo
ESTADO GERAL
Embora esteja funcionando de forma satisfatória estava impregnado de graxa, terra e areia de praia. Certamente depois desta manutenção o motor irá girar melhor e dar partida com mais facilidade.
LIMPEZA EXTERNA
Antes de desmontar o motor de arranque fiz uma limpeza externa para remover todos os resíduos. Essa terrinha da foto abaixo foi só o começo.
SOLENOIDE DE PARTIDA
Devido ao estado dos parafusos que fixam o solenoide de partida, decidi não tentar abrir, levei na auto-elétrica e substitui por novos.
DESMONTAGEM
Dentro do motor havia mais areia e graxa velha por todos os cantos. No porta escovas bastante resíduo do carvão.
As escovas estão com meia-vida e não será necessário substituir no momento.
SECAGEM DAS PEÇAS
Depois da limpeza apliquei Ferrox na carcaça do motor e depois da secagem será feita a pintura.
Esta manutenção foi feita seguindo as orientações do Professor Tonella no vídeo tutorial abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=99kmCCRlJmo
ESTADO GERAL
Embora esteja funcionando de forma satisfatória estava impregnado de graxa, terra e areia de praia. Certamente depois desta manutenção o motor irá girar melhor e dar partida com mais facilidade.
LIMPEZA EXTERNA
Antes de desmontar o motor de arranque fiz uma limpeza externa para remover todos os resíduos. Essa terrinha da foto abaixo foi só o começo.
SOLENOIDE DE PARTIDA
Devido ao estado dos parafusos que fixam o solenoide de partida, decidi não tentar abrir, levei na auto-elétrica e substitui por novos.
DESMONTAGEM
Dentro do motor havia mais areia e graxa velha por todos os cantos. No porta escovas bastante resíduo do carvão.
As escovas estão com meia-vida e não será necessário substituir no momento.
SECAGEM DAS PEÇAS
Depois da limpeza apliquei Ferrox na carcaça do motor e depois da secagem será feita a pintura.
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MOTOR DE ARRANQUE - PARTE 2 (PINTURA e MONTAGEM)
PREPARAÇÃO
Com o Ferrox já seco, uma lixa fina para remover qualquer resíduo e fita adesiva para proteger as partes que não serão pintadas.
VEDAÇÃO
Usando uma câmara de pneu fina para fazer a proteção afim de evitar a entrada de umidade.
PINTURA
As partes já pitadas e uma foto com todas as peças do motor de arranque.
MONTAGEM
Engraxando o eixo do garfo que aciona o Bendix e a engrenagem do indutor.
CARCAÇA
Posicionada aguardando o porta-escovas.
PORTA-ESCOVAS
É um pouco trabalhoso afastar as molas que empurram as escovas para fazer o encaixe.
GUARNIÇÕES E FINALIZAÇÃO
Fixação da tampa e arruelas.
Fixação da tampa que protege o eixo.
Fixação do Solenoide.
ANTES E DEPOIS
Com o Ferrox já seco, uma lixa fina para remover qualquer resíduo e fita adesiva para proteger as partes que não serão pintadas.
VEDAÇÃO
Usando uma câmara de pneu fina para fazer a proteção afim de evitar a entrada de umidade.
PINTURA
As partes já pitadas e uma foto com todas as peças do motor de arranque.
MONTAGEM
Engraxando o eixo do garfo que aciona o Bendix e a engrenagem do indutor.
CARCAÇA
Posicionada aguardando o porta-escovas.
PORTA-ESCOVAS
É um pouco trabalhoso afastar as molas que empurram as escovas para fazer o encaixe.
GUARNIÇÕES E FINALIZAÇÃO
Fixação da tampa e arruelas.
Fixação da tampa que protege o eixo.
Fixação do Solenoide.
ANTES E DEPOIS
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parabens
parabens belo trabalho
igor matias- Novato
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Tipo de Buggy : bugre
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LANTERNAS - PARTE 1
A hora de iniciar os reparos na fibra da carroceria está se aproximando, então decidi que era tempo de pesquisar novas lanternas para o Bugre.
REMOVENDO AS LANTERNAS
A mesma situação de costume, ferrugem e sujeira por todos os lados. Os plugues das lâmpadas eram de metal e estavam rebitados na carroceria.
Dentro da cavidade do pisca dianteiro o plug era de plástico e estavam fixados com silicone.
As lanternas que estavam instaladas no Bugre, amareladas e trincadas devido ao tempo.
A luz de placa e suas partes.
NOVAS LANTERNAS
Encontrei todas as peças nas cores que queria, inclusive a guarnição necessária para impedir a entrada de água por R$ 17,00 tudo.
Colocando a guarnição na lanterna.
Esse plástico na lanterna em forma de círculos não existia nas antigas e acabam encostando nas divisórias de fibra da carroceira. Será necessário remover um pouco da fibra para fazer o encaixe.
LUZ DE PLACA
Usei a mesma carcaça que estava instalada que estava em bom estado.
Depois da limpeza, lixei e apliquei Ferrox na peça de metal que segura a lâmpada.
Para impedir a entrada de água fiz uma pequena arruela de borracha usando um pedaço de câmara de pneu fina.
SIMULAÇÃO DE CORES
Fiz essa simulação dos tipos de lanterna para ver qual ficava melhor logo que comprei o Bugre. Acho interessante simular no computador as cores antes da compra pois já vemos o resultado final.
CONTINUA EM BREVE ...
REMOVENDO AS LANTERNAS
A mesma situação de costume, ferrugem e sujeira por todos os lados. Os plugues das lâmpadas eram de metal e estavam rebitados na carroceria.
Dentro da cavidade do pisca dianteiro o plug era de plástico e estavam fixados com silicone.
As lanternas que estavam instaladas no Bugre, amareladas e trincadas devido ao tempo.
A luz de placa e suas partes.
NOVAS LANTERNAS
Encontrei todas as peças nas cores que queria, inclusive a guarnição necessária para impedir a entrada de água por R$ 17,00 tudo.
Colocando a guarnição na lanterna.
Esse plástico na lanterna em forma de círculos não existia nas antigas e acabam encostando nas divisórias de fibra da carroceira. Será necessário remover um pouco da fibra para fazer o encaixe.
LUZ DE PLACA
Usei a mesma carcaça que estava instalada que estava em bom estado.
Depois da limpeza, lixei e apliquei Ferrox na peça de metal que segura a lâmpada.
Para impedir a entrada de água fiz uma pequena arruela de borracha usando um pedaço de câmara de pneu fina.
SIMULAÇÃO DE CORES
Fiz essa simulação dos tipos de lanterna para ver qual ficava melhor logo que comprei o Bugre. Acho interessante simular no computador as cores antes da compra pois já vemos o resultado final.
CONTINUA EM BREVE ...
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BOMBA DE COMBUSTÍVEL
A BOMBA
Hoje fiz uma breve manutenção na bomba de combustível do Bugre, que é do modelo mais moderno (blindada).
As duas juntas para substituição são mais finas que as originais, mas do mesmo tamanho.
Muita graxa velha, restos de cola, etc.
As peças já limpas e com graxa.
Uma limpeza na base antes da montagem.
Bem difícil o acesso ao parafuso de trás sem retirar o distribuidor.
O ideal é usar uma chave 13 tipo meia-lua pois tem uma inclinação na ponta que facilita o processo.
Instalada e testada !
Hoje fiz uma breve manutenção na bomba de combustível do Bugre, que é do modelo mais moderno (blindada).
As duas juntas para substituição são mais finas que as originais, mas do mesmo tamanho.
Muita graxa velha, restos de cola, etc.
As peças já limpas e com graxa.
Uma limpeza na base antes da montagem.
Bem difícil o acesso ao parafuso de trás sem retirar o distribuidor.
O ideal é usar uma chave 13 tipo meia-lua pois tem uma inclinação na ponta que facilita o processo.
Instalada e testada !
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REPARO NA FIBRA - PREPARAÇÃO PARA PINTURA - Parte 1
Agora em dezembro/2016 retomei a restauração do Bugre e entramos na fase da carroceria.
Primeiramente fiz a desmontagem completa dos instrumentos do painel, bancos, santo antônio e acessórios do capô para iniciarmos o reparo.
Foram corrigidos os trincados, o fechamento dos furos em mal estado, algumas adpatações para melhoria do conforto e instalação de novos componentes.
No geral como de costume, muitos detalhes para reparar e corrigir.
CAPÔ
Remoção dos limpadores e da plaquetinha com a logomarca da BUGRE.
Detalhe da abertura onde fica a tamba do tanque.
Furos de fixação do farol e pisca dianteiro esquerdo.
Furos de fixação do farol e pisca dianteiro direito.
Furos de fixação do capô na carroceria.
No detalhe as presilhas de fixação do chicote elétrico que serão substituídos por outro tipo de fixador.
Estado geral do painel de instrumentos.
Estado geral do capô.
Instrumentos, uma parte do chicote elétrico antigo e a plaquetinha do BUGRE.
Primeiramente fiz a desmontagem completa dos instrumentos do painel, bancos, santo antônio e acessórios do capô para iniciarmos o reparo.
Foram corrigidos os trincados, o fechamento dos furos em mal estado, algumas adpatações para melhoria do conforto e instalação de novos componentes.
No geral como de costume, muitos detalhes para reparar e corrigir.
CAPÔ
Remoção dos limpadores e da plaquetinha com a logomarca da BUGRE.
Detalhe da abertura onde fica a tamba do tanque.
Furos de fixação do farol e pisca dianteiro esquerdo.
Furos de fixação do farol e pisca dianteiro direito.
Furos de fixação do capô na carroceria.
No detalhe as presilhas de fixação do chicote elétrico que serão substituídos por outro tipo de fixador.
Estado geral do painel de instrumentos.
Estado geral do capô.
Instrumentos, uma parte do chicote elétrico antigo e a plaquetinha do BUGRE.
Última edição por ENRICO_UBT em Ter Dez 13, 2016 7:37 pm, editado 1 vez(es)
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REPARO NA FIBRA - PREPARAÇÃO PARA PINTURA - Parte 2
CARROCERIA
Aqui também temos muitos reparos para fazer na fibra antes de iniciar o processo de pintura.
No interior posso destacar os furos da alavanca de câmbio, freio de mão e trambulador.
Na foto abaixo a minha tentativa frustrada de remover a pintura antiga em casa.
Furos de fixação do estepe.
Estado calamitoso do assoalho onde fica a pedaleira.
Buracos e trincas no local de fixação do capô na carroceria.
Aqui também temos muitos reparos para fazer na fibra antes de iniciar o processo de pintura.
No interior posso destacar os furos da alavanca de câmbio, freio de mão e trambulador.
Na foto abaixo a minha tentativa frustrada de remover a pintura antiga em casa.
Furos de fixação do estepe.
Estado calamitoso do assoalho onde fica a pedaleira.
Buracos e trincas no local de fixação do capô na carroceria.
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REPARO NA FIBRA - PREPARAÇÃO PARA PINTURA - Parte 3
FIBRA RESINA E MASSA
Início dos reparos da carroceria.
Detalhe na remoção dos arrebites da capota e fechamento dos furos.
Início dos reparos da carroceria.
Detalhe na remoção dos arrebites da capota e fechamento dos furos.
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REPARO NA FIBRA - PREPARAÇÃO PARA PINTURA - Parte 4
ADAPTAÇÕES E MODIFICAÇÕES
A maior modificação que escohi fazer é a remoção do estepe de seu local original. Ele ocupava espaço no banco traseiro e com a remoção iremos prolongar o assento e encosto.
Outra modificação foi nos conectores das lâmpadas de lanternas e piscas que agora são sob medida.
Foi feito também um molde para fixar melhor o bocal do tanque no capô.
Abaixo o prolongamento do encosto e assento do banco traseiro, onde ficava o estepe. Ambas as peças serão fixadas na carroceria com velcro.
Suporte para o conector de lâmpada do pisca.
Molde de acoplamento do bocal do tanque.
Furo de fixação e conector de lâmpada da lanterna traseira
A maior modificação que escohi fazer é a remoção do estepe de seu local original. Ele ocupava espaço no banco traseiro e com a remoção iremos prolongar o assento e encosto.
Outra modificação foi nos conectores das lâmpadas de lanternas e piscas que agora são sob medida.
Foi feito também um molde para fixar melhor o bocal do tanque no capô.
Abaixo o prolongamento do encosto e assento do banco traseiro, onde ficava o estepe. Ambas as peças serão fixadas na carroceria com velcro.
Suporte para o conector de lâmpada do pisca.
Molde de acoplamento do bocal do tanque.
Furo de fixação e conector de lâmpada da lanterna traseira
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Re: Restauração do Bugre IV
Legal, ótimo trabalho!
Não deixe de colocar mais fotos e depois o resultado final. Boa sorte!
[]'s
Não deixe de colocar mais fotos e depois o resultado final. Boa sorte!
[]'s
chevas- Moderador
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Re: Restauração do Bugre IV
acompanhando posta maais
Mad Well- Homem das Dunas
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Tipo de Buggy : Sabre amarelo 93 motor boxer 1600 da kombi carburador solex 40/44 EIS marcha lenta 75, alta 200, injetor 65, difusor 7, venture 30! projeto em caminho de aro 16 nas 4! amortecedor dianteiro, traseiro do celta. amortecedor traseiro, traseiro da montana!, pneu traseiro 265/75r16 BFgoodrich A/T
Pontos : 7074
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Re: Restauração do Bugre IV
Excelente serviço amigo!
Desmontei o meu todo, comprei maior parte das peças e devido mudança na programação da empresa, acabou ficando parado de novo.
Se Deus quiser, chego em casa dia 10 de Janeiro e volto a trabalhar nele.
Está de parabéns.
Desmontei o meu todo, comprei maior parte das peças e devido mudança na programação da empresa, acabou ficando parado de novo.
Se Deus quiser, chego em casa dia 10 de Janeiro e volto a trabalhar nele.
Está de parabéns.
Gefraga- Interessado
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Tipo de Buggy : Bugre II
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REPARO NA FIBRA - PREPARAÇÃO PARA PINTURA - Parte 5
BARRA DE APOIO TRASEIRA DA CARROCERIA
Essa barra no Bugre dá mais firmeza na parte traseira da carroceria, porém a que estava instalada era feita com um cano que estava quebrado devido a corrosão.
Troquei por um vergalhão de aço e pintei com tinta Hamerit anti-ferrugem.
PAINEL DE INSTRUMENTOS
Foram feitos 3 novos furos para instalação dos acionadores de Luz, Limpador de Para-Brisa e Farol de Milha.
Essa barra no Bugre dá mais firmeza na parte traseira da carroceria, porém a que estava instalada era feita com um cano que estava quebrado devido a corrosão.
Troquei por um vergalhão de aço e pintei com tinta Hamerit anti-ferrugem.
PAINEL DE INSTRUMENTOS
Foram feitos 3 novos furos para instalação dos acionadores de Luz, Limpador de Para-Brisa e Farol de Milha.
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INSTRUMENTOS DO PAINEL
Optei por usar os instrumentos originais que vieram no Bugre, apenas removendo a sujeira e a ferrugem.
VELOCÍMETRO
MARCADOR DE COMBUSTÍVEL
BOTÃO DE ACIONAMENTO
VELOCÍMETRO
MARCADOR DE COMBUSTÍVEL
BOTÃO DE ACIONAMENTO
Última edição por ENRICO_UBT em Qua Jan 25, 2017 6:24 pm, editado 1 vez(es)
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PINTURA DA CARROCERIA - PARTE 1
Finalmente iniciamos a etapa da pintura da carroceria!
As cores escolhidos foram o Branco Cristal e Preto Fosco Vinílico.
CARROCERIA
ACESSÓRIOS
O parachoque dianteiro, a moldura do para-brisa e o santo antônio serão pintados com tinta eletrostática preto texturizado.
As cores escolhidos foram o Branco Cristal e Preto Fosco Vinílico.
CARROCERIA
ACESSÓRIOS
O parachoque dianteiro, a moldura do para-brisa e o santo antônio serão pintados com tinta eletrostática preto texturizado.
Última edição por ENRICO_UBT em Qua Fev 08, 2017 2:21 pm, editado 1 vez(es)
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Re: Restauração do Bugre IV
Aquele recorte no banco traseiro, é para o estepe???
Nevio- Super Desbravador
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Idade : 66
Localização : SP/SP
Tipo de Buggy : Buggy Menon/71, Amarelo, 1.6, carburação dupla, rodas Gauchas....
Pontos : 5296
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Re: Restauração do Bugre IV
Nevio escreveu:Aquele recorte no banco traseiro, é para o estepe???
Olá Nevio, boa noite.... originalmente sim, porém optei em remover o estepe desse local aumentando o espaço para os passageiros.
Foi preenchido a parte do encosto e colocado um apoio para o banco, veja no link abaixo:
https://planetabuggy.forumeiros.com/t6177p50-restauracao-do-bugre-iv#99097
Abraço,
ENRICO_UBT- Super Bugueiro
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Re: Restauração do Bugre IV
Ta ficando muito bonito! Parabéns!
Peguei no meu está semana, aí da estou tirando algumas fotos.
Qual tinta vc usou na sua pintura?
Usei uma sintética que o vwndor disse já ter verniz, mas não ficou com tanto brilho q n o seu.
Será q só falta dar polimento daqui alguns dias?
O seu já foi polido?
Grato,
George.
Peguei no meu está semana, aí da estou tirando algumas fotos.
Qual tinta vc usou na sua pintura?
Usei uma sintética que o vwndor disse já ter verniz, mas não ficou com tanto brilho q n o seu.
Será q só falta dar polimento daqui alguns dias?
O seu já foi polido?
Grato,
George.
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